Caça & pesca & natureza
Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?

Ir para baixo 
+13
Banzé
rafeirage
M.Mendes
j.Oliveira
Stick
Augusto Moreira
podengos&coelhos
luis carvalho
Tero Lero
Henriques58
Pedrohunter
brunoferraz
JCoelho
17 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?
Sim
Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Vote_lcap21%Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Vote_rcap
 21% [ 4 ]
Não
Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Vote_lcap79%Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Vote_rcap
 79% [ 15 ]
Total de votos : 19
 

AutorMensagem
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyQui Jul 23, 2009 1:57 pm

Tema bastante debatido em outros fóruns, sempre bastante polémico com diversificadas opiniões, algumas a ultrapassar o limite de aceitação mas sempre útil para dizermos o que nos vai na alma.

Ainda este Fórum não existia quando num outro disse: - que um dia que acabassem com o Rlivre se arrependeriam. Talvez não seja agora o caso porque todos criticam os vários regimes mas que tem muito a ver, tem.

Disse também que o actual ordenamento não satisfaz a maioria dos caçadores e passado todo esse tempo vejo precisamente as queixas da maioria.

Nas Municipais porque as direcções não pagam, não trabalham, ocupam as melhores portas sem sorteio, não passam recibos, são transição para associativas, apenas servem os interesses dos da terra, …

Nas associativas porque as cotas são caras, poucos dias de caça, sócios que não cumprem os planos, cartões convite, sócios auxiliares, …

Nas turísticas gestores mafiosos que só vêem €, caça mansa, preços impraticáveis, …

Todos têm as suas razões, porque será?

Os caçadores mais novos terão uma percepção diferente dos mais velhos porque não praticaram no dito Rlivre. Os mais velhos cada vez são menos a caçar.

O que ainda não entendi é se estamos nesta situação por falta de capacidade ou porque quem decide assim o quer?

Há quem seja de opinião de alterar. Será que o mudar vai resolver a questão?
Temos observado alterações e na prática não melhoramos nada.

Há quem diga que é de manter mas estamos cada vez pior. Algo há a fazer.



Poucas linhas para pensarmos e opinar.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyQui Jul 23, 2009 5:46 pm

Estamos todos insatisfeitos porque a quantidade de especies ja nao é o que era.
A uns 20 anos 25 o grupo do meu pai chegou fazer molhes de 60 coelhos e algumas levres num dia, hoje para matar 5 coelhos ja se ve aflito e tem que pagar uma cota.Custa sempre mudar do bom para o fraco, mas se o livre continua-se hoje em dia como a uns 20 anos atras ja nao haveria caça em Portugal.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedrohunter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 96
Idade : 40
Localização : V.N.Famalicão
Data de inscrição : 19/06/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyQui Jul 23, 2009 11:18 pm

Bruno e se o Livre Actual só permitisse por exemplo:

Abates:
2coelhos por caçador/dia de caça
1 lebre por caçador/dia de caça
1 perdiz por caçador/dia de caça
10 pombos por caçador/dia de caça
25 tordos por caçador/dia de caça

Isto de um modo geral, podendo haver certas excepções(+/-)

Com aumento da fiscalização no terreno, e com limites iguais para todos os caçadores, eu penso que a caça seria sustentável!

Agora da maneira que isto está, em Palma dois caçadores abatem num dia de caça 350 pombos-torcaz, na múnicipal ao lado cada caçador só pode abater 5 pombos-torcaz, é caso para dizer: "Uns matam, os outros ficam a olhar"

😕 😕 😕
Ir para o topo Ir para baixo
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Henriques58


Número de Mensagens : 190
Idade : 66
Localização : torres vedras
Data de inscrição : 04/03/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyQui Jul 23, 2009 11:38 pm

[quote=

Agora da maneira que isto está, em Palma dois caçadores abatem num dia de caça 350 pombos-torcaz, na múnicipal ao lado cada caçador só pode abater 5 pombos-torcaz, é caso para dizer: "Uns matam, os outros ficam a olhar"

😕 😕 😕[/quote]


Meu amigo por acaso sabe quanto custa uma porta na herdade de palma?
é que quem tem unhas é que toca viola,eu tambem gostava mas!!!!
a caça hoje em dia é um negócio e como já alguem disse movimenta mais dinheiro do que a super liga.
Por isso não se ademire,pode ser que lhe calhe o euro milhões:lol: :lol: :lol:
Ir para o topo Ir para baixo
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Henriques58


Número de Mensagens : 190
Idade : 66
Localização : torres vedras
Data de inscrição : 04/03/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyQui Jul 23, 2009 11:50 pm

Sou a favor do actual modelo de ordenamento,embora não muito satisfeito mas entre este e o regime livre do mal o menos com este ainda vamos tendo alguma caça para matar o vicio,com o outro tenho quase a certeza,que nem pouca nem muita,já estava tudo extreminado isto é o meu ponto de vista de trinta e cinco anos de caçador.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedrohunter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 96
Idade : 40
Localização : V.N.Famalicão
Data de inscrição : 19/06/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySex Jul 24, 2009 1:03 am

Não é a questão de ter unhas para tocar guitarra, mas sim a questão de ter dinheiro.... Pela sua ordem de ideias, os grandes caçadores estão em Palma, o resto são os outros...

Acha justo e legal os abates(chacinas) feitas em zonas como essas?
Pagam muito, logo podem matar muito.... é assim que você pensa!!?

Falei nos pombos como poderia ter falado nos tordos em Talhas e Talhinhas, onde em 2/3 horas de manhã se matam 100 tordos!!!
Esses é que são os caçadores? Os tordos nessa zona voam encosta acima entre os 10 a 20 metros de altura e super lentos.... é preciso ser grande atirador para matar tordos numa zona como essa!!???

Os verdadeiros caçadores distinguem-se no meio dos outros, não pela quantidade, mas sim pela qualidade.... :bball:
Ir para o topo Ir para baixo
Tero Lero
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Tero Lero


Número de Mensagens : 112
Idade : 40
Localização : Carviçais (Torre de Moncorvo), Mirandela
Data de inscrição : 31/03/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySex Jul 24, 2009 2:33 am

Não tendo muito, mas algo tem a haver, acho que devia ser obrigatório a divulgação e a anilhação de toda e qualquer espécie repovoada em todas as ZC em que isso acontece!! De resto concordo com o actual modelo de ordenamento.
Ir para o topo Ir para baixo
http://tempodoavesso.blogspot.com/
luis carvalho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
luis carvalho


Número de Mensagens : 237
Idade : 44
Localização : soure - coimbra
Data de inscrição : 05/12/2008

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySex Jul 24, 2009 9:47 am

Saudações cinegéticas a todos:
Achei a pergunta do colega do forum muito pertinente por isso decide deixar aqui a minha opinião:
Acho que todos(caçadores), devem ter direito a caçar onde querem, ou seja, a caça é um convívio não uma fábrica de fazer dinheiro, logo sou contra as reservas, associativas, municipais, túristicas, visto que todos nós (caçadores), pagamos uma licença de caça que custa uma quantia, que é igual para todos, nacional 63 euros, regional 33 euros.
vamos há 2ª parte da questão o que se mata ou se deixa de matar ???!!!!!
eu verifico que temos caçadores de 1ª e caçadores de 2ª, isto é quem tem dinheiro tem boas reservas e mata o que quizer, quem não tem dinheiro paciência paga na mesma um licença que custa igual a qalquer outra, mas o sol só nasce para um lado.
dizem que hoje em dia não há CAÇA, nas Associativas ????
vejamos se pagamos uma quota é para caçar, logo não há terreno que não fique por pisar, ou seja, eu vou pisar o sitío A vejo 2 coelhos mato 1, nesse sítio fica 1 coelho para repovoamento, mas passado algum tempo outro caçador passa no s´tio A e mata o coelho que lá ficou, logo deixou de haver coelhos para repovoamento.
para finalizar deixo aqui uma solução:
licença nacional: 150 euros
licença regional: 100 euros
licença concelhia: 50 euros
boas caçadas para 2009/2010
Ir para o topo Ir para baixo
http://luiscarvalho.blogs.sapo.pt
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySex Jul 24, 2009 10:06 am

Na minha opinião a caça hoje em dia é o retracto fiel de uma sociedade economicista com todos os seus defeitos e virtudes sendo que a economia é a ciência de aproveitar os recursos materiais (que são sempre escassos) obedecendo á lei da oferta e da procura, lei esta que estabelece a relação entre a procura e a quantidade que é oferecida - a oferta - e a partir da qual é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços.
Ir para o topo Ir para baixo
Augusto Moreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Augusto Moreira


Número de Mensagens : 105
Idade : 65
Localização : Maia
Data de inscrição : 14/03/2008

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySex Jul 24, 2009 5:22 pm

podengos&coelhos escreveu:
Na minha opinião a caça hoje em dia é o retracto fiel de uma sociedade economicista com todos os seus defeitos e virtudes sendo que a economia é a ciência de aproveitar os recursos materiais (que são sempre escassos) obedecendo á lei da oferta e da procura, lei esta que estabelece a relação entre a procura e a quantidade que é oferecida - a oferta - e a partir da qual é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços.

Está tudo dito. Mais palavras para quê? lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySex Jul 24, 2009 9:43 pm

Esta questão é ingrata e difícil de responder sem paixão ou controvérsia.
È óbvio que não podemos esperar que a caça não acompanhe o modelo global econimicista que prevalece na sociedade de hoje.
É óbvio que isso implica muitas injustiças, muitos já deixaram de caçar e por este andar vai ficar apenas quem tem poder de compra, o que por si só atenta contra as ráizes da caça enquanto desporto. Isto é real e é negativo. :x
Mas convenhamos, eu não tenho memória curta... havia zonas que estavam literalmente "depenadas" e graças a um trabalho de ordenamento e investimento, hoje voltaram a ter caça.
A lebre estava despaparecida de certas zonas e hoje vai reaparecendo, graças a quê? O mesmo se pode dizer do reequilíbrio de certas zonas que já eram consideradas deserto cinegético.
Na minha opinião o salto foi brusco demais e não atendeu em devido tempo às assimetrias sociais.
Mas prefiro o Regime Ordenado ao Regime Anárquico de há 20 anos para trás.

Saudações cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Henriques58


Número de Mensagens : 190
Idade : 66
Localização : torres vedras
Data de inscrição : 04/03/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySáb Jul 25, 2009 11:43 pm

Pedrohunter escreveu:
Não é a questão de ter unhas para tocar guitarra, mas sim a questão de ter dinheiro.... Pela sua ordem de ideias, os grandes caçadores estão em Palma, o resto são os outros...

Acha justo e legal os abates(chacinas) feitas em zonas como essas?
Pagam muito, logo podem matar muito.... é assim que você pensa!!?

Falei nos pombos como poderia ter falado nos tordos em Talhas e Talhinhas, onde em 2/3 horas de manhã se matam 100 tordos!!!
Esses é que são os caçadores? Os tordos nessa zona voam encosta acima entre os 10 a 20 metros de altura e super lentos.... é preciso ser grande atirador para matar tordos numa zona como essa!!???

Os verdadeiros caçadores distinguem-se no meio dos outros, não pela quantidade, mas sim pela qualidade.... :bball:



Eu não disse que os grandes caçadores estavam em Palma,o que quis dizer e quem caça em Palma é quem tem dinheiro.

Em relação pagar muito matar muito ,não é assim que penso mas é assim que acontece.

Essa dos verdadeiros caçadores se distinguirem pela qualidade e não pela quantidade,não percebi bem,então os verdadeiros caçadores que tem dinheiro e matam muita caça,não tem qualidade? No meu entender nada tem uma coisa haver com a outra
Ir para o topo Ir para baixo
j.Oliveira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
j.Oliveira


Número de Mensagens : 637
Idade : 48
Localização : londres inglaterra
Data de inscrição : 05/06/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyDom Jul 26, 2009 11:57 am

pois amigos eu acho que a caca mais tarde ou mais cedo so vai ser cacada por brocratas.
senhores do papel porque os que nao podem nao cacao.
vamos voltar ao fachismo os ricos mandam os pobres obedecem.
sera que salazar voltou.
na minha opiniao todos os clubes de cacadores,deviam levantar mais a voz nao ter medo.
porque mais uns anos e nem o use e porte de armas podemos tirar teremos que faser curso para tudo.
esta e a minha opiniao espero que tenhamos boas cacadas este ano e que sejam respeitadas as regras por ex:nao mais de 2 a 3 coelhos por cacada porque nos cacadores temos que olhar pelo repovoamento das especis para futuros anos penso eu.
abraco:cheers cheers cheers cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
M.Mendes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
M.Mendes


Número de Mensagens : 128
Idade : 58
Localização : Ermidas-Sado
Data de inscrição : 14/06/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyDom Jul 26, 2009 3:19 pm

Boa Tarde,

Penso que o modelo actual nao agrada a gregos nem a troianos, olhando para a minha zona ( Baixo Alentejo ) que e uma zona com fracos recursos economicos e onde existe uma densidade de pessoas já com alguma idade sendo muitas delas caçadores e que estavam abituados a pegar na espingarda e nos cães e passados 5 a 10 minutos após sairem de casa ja estavam a caçar, como e logico com o ordenamento isso deixou de ser possivel, foi criada uma ZCA onde inicialmente entraram cerca de 50 socios com a garantia que nos proximos anos todos os caçadores da freguesia iriam tambem nela poder caçar, coisa que nao veio a acontecer porque muitos caçadores devido a idade ja estao reformados e nao conseguem pagar a cota e os que nao sao tambem nao tem dinheiro para fazer face a joia que e pedida como entrada que sao 2,250 €, perante este facto penso que era possivel fazer algumas alteraçoes porque caminhamos para uma reduçao drastica dos caçadores embora eu pense que e precissamente isso que as pessoas que tem poder de desiçao querem neste momento.

Cumprimentos,
Ir para o topo Ir para baixo
j.Oliveira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
j.Oliveira


Número de Mensagens : 637
Idade : 48
Localização : londres inglaterra
Data de inscrição : 05/06/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyDom Jul 26, 2009 3:57 pm

amigo mendes 2.250euros e eu a pensar que tinha pago muito pela joia na minha associativa.150euros en aveiro.
que roubalheira.
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyDom Jul 26, 2009 4:51 pm

2250€?
Estou mesmo desactualizado. Pensava eu que preços destes já eram.
Já agora podia dizer quanto é depois a mensalidade.
Ir para o topo Ir para baixo
M.Mendes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
M.Mendes


Número de Mensagens : 128
Idade : 58
Localização : Ermidas-Sado
Data de inscrição : 14/06/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyDom Jul 26, 2009 10:32 pm

Amigo JCoelho se nao estou em erro a mensalidade e 30 €

Cumprimentos,
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyDom Jul 26, 2009 10:34 pm

Ano ou por mes?
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySeg Jul 27, 2009 5:38 pm

Bem anualidade cerca de 360€ mas depois ainda aparecem uns extras, pelo menos em quase todas acontece isso. Podemos chamar extras a uma reparação inopinada na viatura do guarda se houver, a uma recolocação de placas ou até a uma sementeira. Com os adicionais o valor pode aumentar um pouco. Quanto a preços, mais euro menos euro, estou esclarecido.

Como é feita a gestão? Quantos caçadores são? Que espécies existem e em que quantidade?

Estas e outras questões é que podem ditar se é caro ou barato. Também o que para mim poderá ser caro, para o companheiro do lado é uma pechincha.



Há umas 4/5 épocas e num raio de mais ou menos 100Km da minha zona, sondei a disponibilidade de algumas associativas para entrar para sócio. Vagas? Nada. Existia uma ordem de inscrição mas que naquele momento não estavam a aceitar. No momento em que ia falando com as pessoas fui-me inteirando das condições e métodos de caça. As jóias variavam entre 1250€ e 3000 €. Hoje já aparecem vagas e as jóias são inferiores. Ainda não fiz inscrição em nenhuma das que sondei apenas pelo método de caçadas não ser o meu preferido. No dia das respectivas jornadas comparecem todos os sócios, caçam em grupo ou em linha e o total de peças é para o monte. Após os términos da jornada, cerca das 12/13 horas, o almoço. Quando o nº de peças reduz significativamente ao fim de 3/4 jornadas e não se abate peças que dêem para todos, encerram as sedentárias. Apenas nas migratórias é livre de se ir á hora que quer, ir para o local que quer, acompanhado ou individual e o almoço é por inscrição. Sendo a minha caça preferida o coelho, só ou acompanhado com 1/2/3 companheiros no máximo não me adapto a romarias. Nem todas são assim eu sei. No Norte não é assim e no Sul também as há com métodos diferentes. Não deixa de ser associativismo mas há aqui qualquer coisa que não me convence. Prefiro pagar 400€ numa Turística, dois dias por semana de Outubro até finais de Dezembro. Atenção é só coelhos. Tem poucos? Eu não quero matar muitos. Um por jornada chega. Eu quero é caçar e ver os canitos divertirem-se. Migratórias passam-se épocas que nem sei o que isso é. Almoços? Quando quero almoçar almoço com os amigos em qualquer altura.

Há tantas diferenças de umas para outras que o melhor que temos que fazer é procurar e procurar aquela que melhor nos satisfaça.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySeg Jul 27, 2009 6:09 pm

Pesço desculpa pela minha pergunta anterior.
Onde é que andas com a cabeça Bruno.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySeg Jul 27, 2009 6:50 pm

Eu por acaso estou tentar saber se alguem sabe de associativas com umas joias baixas, mas principalmente com cotas em conta. Claro se possivel com caça mas principalmente o mais perto possivel de casa, ou seja, Aveiro principalmente.

Quando receber todos documentos, a minha prioridade é-me tornar socio da municipal aqui a minha beira, so com o intuito de poder treinar.
Depois ai sim uma associativa baratita, mas so para o ano em principio.
Sei de duas que a joia é de 350 Euro e a cota numa é de 100 Euro e noutra 160 Euro, so ao coelho de Outubro a Dezembro, mata pendura.
Quer uma quer outra tem uns pombitos e tordos/tordeias, mas pouca coisa.Vamos ver é se existe vagas.
Mas mal por mal antes quero uma associativa baratita, que comprar aos dias numa municipal a pagar classe c ou d.
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyQui Jul 30, 2009 6:35 pm

E esta noticia do Correio da Manhã. O que dizemos?


29 Julho 2009

Caça: Federação diz que há zonas com número de caçadores inferior ao permitido

Denúncia de coutadas ilegais na Procuradoria

A Federação Nacional de Caçadores e Proprietários (FNCP) apresentou uma queixa na Procuradoria Geral da República (PGR), denunciando o que diz ser um incumprimento à Lei de Bases Gerais da Caça. Em causa estarão pelo menos duas dezenas de Zonas de Caça Associativa (ZCA), no Alentejo, com número de caçadores inferior ao exigido pelas normas legais – vinte sócios por cada ZCA, com uma área nunca superior a 50 hectares por cada um.

Segundo a federação, dirigida por Eduardo Biscaia, esta situação leva a que a caça destinada a pelo menos vinte caçadores esteja a ser aproveitada, em alguns casos, "por apenas cinco ou seis, que a seu belo proveito caçam numa enormidade de terreno e até se dão ao luxo de vender caça".

"O número de caçadores passou de 300 mil para 130 mil, o terreno ordenado aumentou para 90 por cento do território nacional. Quando o sector apresenta dados de crise e os caçadores abandonam a actividade, verifica-se o aumento das coutadas. Algo não está certo", acrescentou o secretário-geral da FNCP, que solicitou a investigação da existência de concessões que não cumprem as regras.

As alegadas situações irregulares denunciadas pela FNCP à PGR situam-se todas no Alentejo, devido às maiores dimensões das ZCA. A estrutura critica ainda a forma como a fiscalização é feita. Em documento a que o CM teve acesso, pode ler-se que segundo esta organização, esta situação só se verifica "por falta de inspecção dos serviços competentes" que regulamentam e legislam o sector da caça.

EXPOSIÇÃO À PGR SEGUIU PARA O DCIAP

A carta enviada pela Federação Nacional de Caçadores e Proprietários que denuncia as alegadas irregularidades em pelo menos vinte Zonas de Caça Associativa do Alentejo foi encaminhada para o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), dirigido pela procuradora Cândida Almeida. "Recebemos resposta da Procuradoria Geral da República dando conta que estão a analisar o documento que enviámos, que entretanto já foi encaminhado para o DCIAP, que é a entidade com competência para investigar este género de irregularidades", disse a federação, que representa cerca de cinco mil caçadores das Zonas de Caça Municipais. "Aguardo que seja chamado para prestar declarações neste âmbito", referiu ao CM o secretário-geral Eduardo Biscaia.

FOTOCÓPIAS VICIADAS AJUDAM

No documento entregue à PGR, a Federação Nacional de Caçadores e Proprietários diz que o esquema utilizado para a aprovação das ZCA passa pela viciação de fotocópias.

"Para o cumprimento dos requisitos, basta às associações a entrega de identificação de caçadores e fotocópias das cartas de caçador. Muitos nem sabem da existência da sua inscrição e não pagam quotizações, o seu nome é apenas utilizado para fazer número. Há pessoas inscritas em três ou mais zonas de caça para este efeito", disse ao CM Eduardo Biscaia.

"Como podem associações constituídas em escritura pública gerir zonas de caça se os seus membros não existem?", questionou, acrescentando que muitas funcionam correctamente e dentro de toda a legalidade.

"As ZCA tinham como finalidade ordenar o território e possibilitar que um maior número caçasse em terreno ordenado. A prática diz-nos que é bem diferente".

APONTAMENTOS

DECRETO-LEI DE 2004

O decreto-lei n.º 202/2004 indica que as ZCA são concessionadas pelo Ministério da Agricultura a associações com o mínimo de vinte membros, correspondendo a cada um uma área nunca superior a 50 hectares.

ACTUALIZAÇÃO

As ZCA têm de reportar alterações no número de associados até 31 de Maio de cada ano.

FISCALIZAÇÃO

Compete ao Estado a fiscalização do cumprimento das obrigações dos concessionários.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySex Jul 31, 2009 8:32 am

Amigo Coelho, essa notícia pra quem anda no mundo da caça à algum tempo não pode espantar. Sócios "invisiveís" pra fazer n.º em algumas ZCA já sabiamos que existiam e isto agora só peca por tardio.

Vamos esperar pra ver onde leva esta investigação!
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySex Jul 31, 2009 5:13 pm

Quer dizer que toda a genta sabia mas estava tudo caladinho?
Conseguimos acabar com o Livre. Pelo que leio e ouço as Reservas Municipais estão a ser contestadas pela maioria. As Associativas afinal não são um mar de rosas. Então em que ficamos?
Eu sei, é o salve-se quem puder, como foi até aqui, só que alguns começaram a abrir olhos e na minha opinião actualmente não vale a pena fazer nova legislação. Fazer legislação para não se cumprir, deixem-se estar e tentem fazer cumprir a actual.
Deêm bons exemplos, tentem mudar as mentalidades a partir das escolas e vamos ver se daqui por uns Anos não estaremos melhor. Destruir é facil, o contrário leva muitos e muitos Anos.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySáb Ago 01, 2009 8:30 am

Amigo Coelho, nem todas sao mas.
Aqui no Norte em relaçao a associativas nao tenho ouvido assim muitas queixas, ouço muito pessoas a querer entrar e nao terem lugar por ter realmente muitos socios.
Em relaçao as municipais, pode-se dizer que ainda funcionam um pouco mal, principalmente nas inscriçoes para o pessoal de fora.
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySáb Ago 01, 2009 11:18 am

pois é o pessoal de fora esta sempre lixado e torna-se um ciclo vicioso...
não posso ir ai tambem vou tentar dificultar a tua entrada aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
j.Oliveira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
j.Oliveira


Número de Mensagens : 637
Idade : 48
Localização : londres inglaterra
Data de inscrição : 05/06/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyDom Ago 02, 2009 5:01 pm

amigo bruno na associativa onde eu caco,que e aveiro e vouga 150 EUROS JOIA e 40 euros a cota por ano .penso eu que nao e caro.
para aquilo que ouco falar doutras associativas.
cheers cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptySeg Ago 03, 2009 8:11 am

Amigo Oliveira têm vagas para entradas?

Nao precisa de responder, porque ja sei a resposta.É nao.

Pelo menos em Aveiro e Norte de Coimbra, as associativas que têm alguns coelhos e que sao baratitas estao a pinha.
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyTer Ago 04, 2009 9:43 am

Caros Amigos,
não se conseguirá NUNCA um consenso entre os caçadores e qualquer regime que lhes seja imposto.
Uns, porque acham que o RL é que é bom, permitindo a bandalheira total e a chacina descontrolada, até á extinção, depois vamos para casa e esperamos que no proximo ano apareçam mais alguns coelhitos e lá vamos todos outra vez que nem Rambos dar uns tiros, mas se no proximo ano não houver lá nada, que se lixe, tambem não lhes custou nada, nem pagam joia nem nada, não pagaram qualquer repovoamento, mas vão sempre reclamar, mais que não seja com a Mãe Natureza que não criou as condições necessárias á procriação.
Outros, porque as jóias são caras, ou as quotas são caras, ou é caro ir a uma ZCT pois a caça é paga, mais viagens com portagens e gasóleos e almoços, etc.
Outros ainda que acham que assim é que está bem, há uma selecção de caçadores, aqueles que pela idade chumbaram no exame ou na inspecção médica e foram obrigados a desistir, pois de outra forma ainda andavam com armas no meio de nós, outros porque chumbaram logo no exame da condução e deixaram de ter o transporte para se deslocarem, outros deixaram porque a fiscalização é mais apertada e eles querem é andar bebâdos e corriam mais riscos.
Enfim, podemos ter uma panóplia de opiniões e nem todas elas consensuais mas, no meu ver, todas reais.

Vejamos, quando aparecem denuncias do Sr. Eduardo Biscaia á comunicação social é evidente que dada a guerra que ele tem com a Fencaça, ele não viria dizer coisas boas, interessa-lhe mostrar os podres, mas se ele tem tantos podres para mostrar no RL, porque não o faz?
Ele que mostre as zonas de caça de RL, que são melhores que outra zona de caça de regime ordenado.
Mas existe alguma caça no RL?
O que tem o RL para nos oferecer? e refiro-me a caça sedentária, não migratórias.
Quando se pergunta se prefere o regime ordenado ou o livre? claro que quem prefere o livre é unicamente por causa da questão economica, pois ninguem quer pagar.

TODOS os caçadores com quem eu tenho falado que me dizem "esses gajos das ZCT são uns ladrões, isso devia acabar, não deveriam de haver ZCT's, é uma vergonha o que fazem", depois quando eu lhes digo "ofereceram-me umas caçadas em tal ZCT, aquilo tá cheio de coelhos, vamos lá dar uns tiros que é oferta", Ui, nem pensam duas vezes... então mas que critério é o desta gente? então mas não são contra as ZCT's? então e para depois irem lá caçar o que os gestores se esforçaram por arranjar durante todo o ano, enquanto eles estavam sentados no sofá, já gostam daquilo?

O problema não é dos caçadores, é porque nós portugueses, somos assim mesmo, preferimos que alguem faça o trabalhinho e depois nós vamos lá recolher os lucros.

Hoje temos as ZCT, ZCA, etc, mas aqueles caçadores que louvam o RL, esquecem-se que no passado já havia zonas que eram as Reservas do Estado, ou Reservas da Orla Maritima, em que era proibido caçar todo o ano e com severas coimas para quem ousasse transgredir/passar as ditas placas, MAS, em determinado mês, SE EU PAGASSE podia lá caçar, havia um sorteio e 4 ou 5 grupos faziam lá as caçadas.
Qual é a diferença para os dias de hoje?
A diferença é que hoje o regime ordenado semeia e espera obter frutos disso e no passado o Estado não investia, como NUNCA investiu na caça e colhia á mesma os frutos, ou seja, LUCRO PURO,e alguem se queixou disso?
Queixaram-se os que não saiam no concurso, mas todos lá queriam ir.

Claro que para caçar é preciso poder de compra, como é para tudo, eu quando vou fazer uns passeios organizados de moto4, sei que tenho de pagar, preciso de equipamento, gasolina, etc, se fôr de motocross é igual, não vejo qual o espanto e nem consigo acreditar que alguem deixa de caçar porque não pode pagar 20€ por mês.
Devo dizer que a nova lei das armas veio tambem retirar muito pseudo-caçador da rua, o que foi uma vantagem para muitos.

As jóias altas de algumas reservas, são unicamente porque não querem lá os de fora e acho bem, se a lei permite joias desse valor todos vão aplicar a tabela maxima, o mesmo se aplica para os caçadores de fora nas Municipais por jornada de caça.

Sou, por experiencia propria, a favor do regime ordenado, no local onde resido infelizmente aidna é livre, se fosse ordenado hoje teriamos caça e uma optima zona de coelhos e perdizes, assim temos ZERO.
Mas nada disto se faz sem trabalho e no regime livre quem é que vai trabalhar, repovoar, semear, criar comedouros e bebedouros, etc?
Se isto não fôr feito, seja qual for o regime nunca vai resultar.
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? EmptyTer Ago 04, 2009 12:47 pm

Certo e de acordo com tudo o que o Banzé postou.

Estranho é quando começamos a ler as diferentes opiniões e todos têm razão. Quando vejo a campanha eleitoral na televisão, também vejo que tanto o PS, PSD, BE, CDS ou PCP, tem razão. Deve ser da idade e cada vez mais revoltado com o estado de situações com que me deparo.

Ainda haverá alguém a caçar no livre em exclusivo? Se houver eu não acredito. Ainda há livre? Parece que se houver é muito pouco. Então esqueçamos de uma vez por todas esse regime que descambou como o amigo Banzé muito bem refere mas descambou, talvez por interesses ou talvez não, fico na dúvida. Não vale a pena falarmos no passado. Toda a gente sabe que o passado é o culpado. Quanto a caça a única coisa que o passado me deixou saudades foi a liberdade e essa não tem valor e os mais novos que não passaram por isso, não sabem o que é. Atenção que essa liberdade nunca foi usada para matar o borrego de quem o criou ou colher a azeitona de quem cavou a terra, isso sempre condenei mas nesse aspecto também empolgamos um pouco e não foram os caçadores do livre, foram simplesmente os caçadores.

Podem-me perguntar como eu resolveria a situação actual? Não sei. Aquilo que sei é que está na altura certa para nos segurarmos como estamos. Pararmos agora. Olharmos para o de mal fizemos. Já o disse e volto a dizer, não vale a pena mais leis se não as cumprimos.

Há situações que funcionam? Então vamos segui-las como exemplo.

Agora caça mansa, cevadeiros, caçar com linhas de 15 a 20 com portas de espera, não sou de opinião mas tenho que aceitar, são modernices que não pratico.

Outra duvida que tenho é se todos caso o queiram, com pouco dinheiros conseguem caçar?

Quando não posso ter um Ferrari, tenho um Fiat ou uma bicicleta ou ainda caso não tenha sequer para uma bicicleta ando a pé. Poderei fazer essa comparação com a caça? Muitos dizem que sim. Eu digo claramente que não.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty
MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» manual para exame de carta de caçador
» exames modelo para carta de caçador
» ITHACA SKB Modelo 100 cal 20
» Ajuda, Browing- Modelo Morgan??
» Novo modelo bota le chameau alsace

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: