Caça & pesca & natureza
Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.

Ir para baixo 
+7
coelhobravo
rpepereira
podengos
festas
Aldonio Paulino
zambujal
andre13
11 participantes
AutorMensagem
andre13
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
andre13


Número de Mensagens : 214
Idade : 33
Localização : Castedo-Alijo
Data de inscrição : 16/04/2010

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptyQua Dez 12, 2012 9:09 pm

Muito boa noite a todos os aficionados pela caça.

Pretendo com este tópico por um pouco de parte a genética das raças, respeitando profundamente todos os apaixonados pela pureza dos sangues, para falar um pouco sobre esses magníficos cães,( não raça, não sangue) que sempre acompanharam os caçadores portugueses que são Os Rafeiros que nos aparecem para maravilhar de todas as formas e feitios os caçadores, tanto eles de perdiz como de coelho.

Gostava que falassem um pouco sobre a vossa experiência, se é natural terem Rafeiros na vossa matilha, e qual a explicação para o aparecimento de certas maquinas sem sangue, nem registo que nos enchem o ego no que toca a caçar.


Com os melhores cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Re: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptyQua Dez 12, 2012 9:35 pm

amigo andre me desculpa ---mas os rafeiros teem sangue e a muitos sangues de rafeiros por ex ---os talibas os ericeiras e outros ----nao sao e uma raça -----a minha matilha e composta por 10 rafeiros 2 orelhudos e 3 podengos ---os rafeiros sao os melhores caes de caça --para mim---
Ir para o topo Ir para baixo
andre13
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
andre13


Número de Mensagens : 214
Idade : 33
Localização : Castedo-Alijo
Data de inscrição : 16/04/2010

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Re: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptyQua Dez 12, 2012 9:45 pm

Sr. Zambuzal o sangue é que me referia era a questão de Lop e Pedigree, vejo que partilha da mesma opinião que eu que seria de tantos e tantos caçadores sem os rafeirinhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Aldonio Paulino
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Aldonio Paulino


Número de Mensagens : 160
Idade : 40
Localização : Ribeira Brava Madeira
Data de inscrição : 25/12/2011

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Um cão rafeiro   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptyQua Dez 12, 2012 11:20 pm

Boas eu na minha matilha só tenho dois cães com lop,tenho alguns podengos(sem lop) e um Rafeiro que ja esta na minha casa á 4 anos,alem de caçar tambem é um optimo cão de companhia,que não me desfaço dele por nada,na minha opinião seja o cão com lop,sem lop,cruzado de duas raças diferentes,puro rafeiro,bonito ou feio desde que caçe e eu goste dele o resto não me importa ate podem dizer que tenho uma salada russa no canil,o que interessa é tarmos satisfeitos com eles e que nos deem muitas alegrias.
Ir para o topo Ir para baixo
festas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
festas


Número de Mensagens : 26
Idade : 48
Localização : Bragança
Data de inscrição : 26/10/2010

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Re: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptyQui Dez 13, 2012 5:42 pm

Os "rafeiros" muitas vezes revelam-se muito bons, a minha melhor é rafeira.

Tem vantagens ao nível da riqueza genética, mas tem o inconveniente da criação...a probabilidade dos filhos sairem bons é menor.

Ainda assim admito estar errado.

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Re: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptyQui Dez 13, 2012 9:32 pm

eles querem e treinos e ver coelhos o resto com o tempo bem na maioria dos casos sejam puros ou nao .abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
rpepereira
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
rpepereira


Número de Mensagens : 160
Idade : 44
Localização : Cacem
Data de inscrição : 01/08/2011

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Re: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptySex Dez 14, 2012 10:32 am

Os Cães são aquilo que os donos fizerem deles, esta é e sempre foi a minha opinião, já vi cães rafeiros a caçar que até prazer ver e cães de raça, filhos de cães XPTO e até dos tiros fogem.

eu concordo com o amigo "Podengos" se tiverem caça para ver e o mínimo de treino por parte do dono....até voam LOL
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Re: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptySex Dez 14, 2012 3:28 pm

Há cães rafeiros e cães rafeiros ou seja à cães de raça indefinida, que são de origem de linhagens que já vêm sendo apuradas ao longo de muitas gerações para darem criação com determinadas caracteristicas e que vão sendo transmitidas ao longo de gerações. São aqueles a que normalmente se acaba por dar um nome à linhagem pelas caracteristicas observadas e os filhos uns piores outros melhores e por vezes alguns com caracteristicas tanto fisicas como cinegeticas que não se enquadram minimamente com a linhagem que esperamos dos quais dizemos que foram buscar sangues antigos que não é mais do que o aparecimento dos genes por vezes latentes de um cruzamento com cães que ninguem imagina e aparece um naquela ninhada, por exemplo numa linhagem já aqui bastante badalada os " talibãs " em algumas ninhadas em cachorros tenho visto alguns que parecerem Bretons e aparentemente não tem nada a ver.

Há os rafeiros a que pelo menos eu chamo de cruzados são filhos de pai e mãe puros que se cruzam ou por acidente e se guarda um cachorro para ver o que dá ou prepositadamente por os pais terem caracteristicas que gostamos e nós vamos à procura do somatório mas que na maior parte das vezes o resultado é a subtração das qualidades dos progenitores mas tambem pode aparecer um excelente e que traduz o que procuravamos.

E há aqueles filhos de um cão que andava por lá e de uma cadela filha de uma que por cá tinha, que ele como é o chefe dos vadios lá da zona tem para aí até sangue de «pastor alemão» e mais qualquer coisa guardamos 2 cahorros e o meu é o melhor que tivemos até hoje e o que foi para o meu vizinho nem para guardar a casa presta.

Não estou para aqui a dar novidade nenhuma a niguém estou só a querer dizer que na minha opinião é errado afirmar "Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas." pois há refeiros sem raça e rafeiros com muito sangue.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Re: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptySex Dez 14, 2012 3:29 pm

Cães bons há-os em todas as raças, tamanhos e feitios.
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Re: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptySex Dez 14, 2012 3:45 pm

podengos&coelhos escreveu:
Cães bons há-os em todas as raças, tamanhos e feitios.
Eu também concordo mas afirmo com segurança que alguns de nós já passamos essa fase de querer ter um cão bom e passamos à de querer ter uma linha que nos garanta que ao cruzarmos teremos uma grande hipotese de a maior parte saír da forma que pretendemos uns melhores outros piores mas com maior sucesso que insucesso.
Ir para o topo Ir para baixo
epirikito
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
epirikito


Número de Mensagens : 354
Idade : 43
Localização : Arruda dos Vinhos
Data de inscrição : 25/11/2008

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Re: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptySex Dez 14, 2012 4:27 pm

coelhobravo escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
Cães bons há-os em todas as raças, tamanhos e feitios.
Eu também concordo mas afirmo com segurança que alguns de nós já passamos essa fase de querer ter um cão bom e passamos à de querer ter uma linha que nos garanta que ao cruzarmos teremos uma grande hipotese de a maior parte saír da forma que pretendemos uns melhores outros piores mas com maior sucesso que insucesso.

salta salta

Ora ai está uma grande verdade!!
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Re: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptySex Dez 14, 2012 4:33 pm

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. 232712 Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. 232712 Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. 232712
Ir para o topo Ir para baixo
Talibans
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Talibans


Número de Mensagens : 663
Idade : 32
Localização : Montemor-o-Velho
Data de inscrição : 29/05/2011

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Re: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptySex Dez 14, 2012 4:42 pm

A descendencia é algo muito importante mas acho que mais importante ainda é a forma como o dono lida com o cão , pois tem de haver uma grande ligação e a maneira como é ensinado ! Nada é garantido, nem pais bons, nem linhas boas, nem cruzamentos bons. A sorte tambem é determinante nisso, e quando digo sorte refiro me a tudo, no treino basta haver um lance diferente que o cão passa logo a ter outra atitude, do 8 para o 80 e depois o dono tem de tentar manter essa atitude do cão ao mais alto nivel no exercicio da caça. Todos nós já tivemos ou temos o cão que parece que fala connosco , que sabe o que queremos, e é a isso que chamo de ligação. Já houve cães de rua que deram excelentes cães de caça como cães filhos de X e Y que não deram nada. É um tema muito complexo mas no fundo o dono tem de ser exceptional como trata o cão e só assim é que vai obter produtividade dele. Não chega prende lo na corrente ou canil meses ou semanas a fio e quando é a casa soltar. tem de haver uma amizade e ligação com todos os cães pois é a isto que chamamos equipa, ou seja, a nossa equipa de cães de caça. espero fazer me entender . Tem de haver um dar e receber pelo homem / cão e isso reflecte se muito na caça . Eu corra bem a caça ou não trato os cães da mesma maneira. a maioria dos meus são rafeiros como alguns lhes preferem chamar, e a grande maioria tem me dado grandes alegrias e bons lances.

O ditado já é velho : " de uma fraca moiteira pode sair um bom coelho " amigos
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Re: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptySex Dez 14, 2012 4:55 pm

grande comentario talibas -----simples e explicito ----e tal e qual como escreves-te ---
Ir para o topo Ir para baixo
hugo50
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 65
Idade : 49
Localização : LEIRIA
Data de inscrição : 29/01/2009

Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Re: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. EmptySex Dez 14, 2012 7:48 pm

Boas amigo ai esta um belissimo topico; os meus 30 caes sao todos rafeiros tem vantagens desvantagens como todos outros caes de raca tentamos apurar o sangue para termos sempre melhor do que temos e isso tambem acontece com caes com lop mas nao deixa de ser interessante como caes de raca indefenida que dos quais muitos nao temos origens antigas e trabalhamos nos cruzamentos que dps saeem autenticos caes de caca com qualidades fora do normal e e isto que me faz ter estas caes e continuar a tentar a ter sempre melhor ... so um exemplo teho uma cadela ( rafeira ) ja a cruzei 2 vezes com maxos diferentes e saeem caes fora de serie mesmo do que e bom ou seja a cadela apesar de raca indefinida tem um (sangue)muito( forte) .... como essa tenho outras muito boas na caca e como reprodutoras....mas tambem concordo com o nosso AMIGO Podengos & COELHOS quando diz que caes bons ha os em todo lado e em
todas as racas....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty
MensagemAssunto: Re: Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.   Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Um cão rafeiro, uma maquina sem sangue que faz maravilhas.
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: