Caça & pesca & natureza
Caça aos coelhos? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Caça aos coelhos? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Caça aos coelhos?

Ir para baixo 
+5
Marcodatsun
D13
sergio magalhaes
podengos&coelhos
Pedro5
9 participantes
AutorMensagem
Pedro5
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Pedro5


Número de Mensagens : 138
Idade : 29
Localização : Abrantes
Data de inscrição : 07/02/2010

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyQui Out 25, 2012 4:03 pm

Boas amigos gostava de abrir uma espécie de debate sobre caçar aos coelhos com cães que perseguem perto como por exemplo o podengo ibicenco, o podengo canário, o podengo médio(embora não todos mas alguns perseguem muito perto) que são raças que na maioria perseguem o coelho muito perto, os caçadores mais experientes (eu só devo caçar para o ano) acham que estes cães são essenciais numa matilha de caça ao coelho embora as vezes possam atrapalhar na hora do tiro vistos irem em cima do coelho e ser arriscado atirar podendo ferir o cão, agradecia a quem caça com raças destas deixem aqui a vossa opinião.
Se os moderadores acharem que o tópico não tem nexo eliminem-o, sabem como e um futuro caçador as vezes faz perguntas estranhas sobre tudo e a vontade de aprender Caça aos coelhos? 232712
Desde já um obrigado a quem responder. Caça aos coelhos? 600400
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptySex Out 26, 2012 10:53 am

Desses todos que referiste eu só usava os médios.
Os outros não foram "feitos" para os nossos terrenos e a nossa forma de caçar.
Se quiseres "podengos espanhóis" opta pelo Andaluz.
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptySáb Out 27, 2012 9:20 pm

sim eu tambem so usaria os medios mas vai dos gostos que todos temos e assima de tudo o nosso terreno nao esta adecuado para esses caes
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
D13
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
D13


Número de Mensagens : 154
Idade : 41
Localização : Loures
Data de inscrição : 19/04/2011

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyTer Out 30, 2012 8:42 am

O podengo médio,mas conforme a orografia do terreno e o tipo de vegestação,mas o médio por norma é um cão que se bate bem em qualquer tipo de terreno,já agora se estás a pensar em começar a formar a tua matilha deixo te um conselho,segue uma linha bem defenida e que já tenha dado frutos em outros criadores(caçadores),e não tenhas um destes porque é bom e outro destes porque dizem que é bom,e no fim não tens nada,ou seja tens uma matilha e por muito bons que sejam não tens linha nenhuma.







SAUDAÇÔes CINEgÈticas e não tenhas problemas em colocar as tuas questões,se não sabes fazes ou tens dúvidas,faz as questões nínguem nasceu ensinado e nínguem pode ter a mania que tudo sabe,senão morre na ignoranciaCaça aos coelhos? 922137


Última edição por D13 em Qua Out 31, 2012 8:23 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyTer Out 30, 2012 1:33 pm

Pedro aplica-te no que é nacional e nunca te esqueças de uma coisa muitos dos podengos espanhois senão quase todos são descendentes do podengo portugues como o nome indica.

Como diz o Rui desses escolhia o medio podes ainda escolher um tipo de cães que penso ser o mais indicado de todos apesar de não mencionares que são os bons Caça aos coelhos? 52363
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyTer Out 30, 2012 5:10 pm

Pedro8 escreveu:
Boas amigos gostava de abrir uma espécie de debate sobre caçar aos coelhos com cães que perseguem perto como por exemplo o podengo ibicenco, o podengo canário, o podengo médio(embora não todos mas alguns perseguem muito perto) que são raças que na maioria perseguem o coelho muito perto, os caçadores mais experientes (eu só devo caçar para o ano) acham que estes cães são essenciais numa matilha de caça ao coelho embora as vezes possam atrapalhar na hora do tiro vistos irem em cima do coelho e ser arriscado atirar podendo ferir o cão, agradecia a quem caça com raças destas deixem aqui a vossa opinião.
Se os moderadores acharem que o tópico não tem nexo eliminem-o, sabem como e um futuro caçador as vezes faz perguntas estranhas sobre tudo e a vontade de aprender Caça aos coelhos? 232712
Desde já um obrigado a quem responder. Caça aos coelhos? 600400

Pedro essenciais numa matilha são todos os cães bons cujo funcionamento colectivo produza o resultado pretendido o resto são cantigas, grandes, pequenos, lentos rapidos. Todos podem ser de topo.
Ir para o topo Ir para baixo
David Almeida
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
David Almeida


Número de Mensagens : 217
Idade : 37
Localização : Rio Maior
Data de inscrição : 27/08/2012

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptySeg Jan 07, 2013 1:09 pm

Bom dia desde já dou-lhe os parabéns por colocar as suas duvidas, Sr. Pedro8. Em relação `a sua questão informo que esta raça de animais são as indicadas para a pratica desta caça, desde dos 18 anos que caço e sempre me habituei a caçar com estas linhas, mas como disse e muito bem e´ complicado caçar aos coelhos com esta raça por caçarem tão perto.
Em felizmente já matei uma das minhas cadelas e já não fiz o resto da época.
Se esta a pensar em adquirir uma raça destas, dou-lhe uma sugestão, arranje uma fêmea, pois são mais obedientes ao treino.
Cumprimentos
David Almeida 123
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptySeg Jan 07, 2013 3:14 pm

Pedro, a escolha da raça depende fundamentalmente do local onde caçamos e da forma de caçar, eu já tive muitos podengos e cães da linha que fala o Marco, já caço à uns anos bons e já cacei com muitos caçadores com diferentes tendencias e métodos. E agora cheguei à conclusão que para mim os cães que mais rendem e mais me divertem são os de rasto, optei pelos fauves mas à outras raças bastante úteis e que são sempre de ponderar e depois dentro da mesma raça há os que saem bons mas tambem existem desilusões. - Dentro da mesma raça a coisa não é tão linear como na teoria parece há podengos que a caçar são autenticos cães de rasto. Agora mais porque existe muita gente que quer cães de rasto mas de orelha direita, eu mesmo os tenho. Mas tambem há cães de rasto que caçam de forma mais identica a podengos do que a cães de rasto, as raças tem muito que se lhe diga. Isto para dizer a quem se inicia que tambem existem outras raças que vale a pena ponderar. Eu concordo com o Marco com dar oportunidade ao que é nacional mas quando cá não existe temos que procurar noutro lado, apesar de haverem linhagens com cruzamentos como disse, muito parecidas a caçar com cães de rasto mas não são raças são apenas linhagens e nunca serão tão homogéneas.
Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Cláudio


Número de Mensagens : 82
Idade : 51
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 23/08/2011

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyTer Jan 08, 2013 12:04 pm

Bom dia a todos!

Também não tenho muita experiência pois a cadela mais velha que tenho, tem cerca de 2 anos. No entanto posso partilhar aqui a minha pequena experiência…

Tenho 3 podengas médias, dois podengos pequenos e uma cruzada ((podenga X Griffon) X podengo) e agora mais três cachorros (2 podengos pequenos e 1 podenga média). Esta foi a minha escolha depois de fazer a mesma pergunta que tu, no fórum…

Assim, na minha opinião, há uma coisa muito importante a ponderar: Onde vamos caçar?

A partir daqui escolhemos a linha que queremos. Ou seja:

Para caçar na serra (em cima de uma rocha) são bons os podengos grandes e cães de rasto tipo beagle ou griffon porque vão buscar o coelho longe e seguem-no até ao buraco.

Para caçar em tojos, carqueja e em terrenos menos sinuosos o podengo médio será o mais indicado.

Para as silvas não troco os podengos pequenos…

Confesso que tenho tendência para os podengos nacionais mas a verdade é que, das minhas cadelas, a que mais coelhos encontra é a cruzada… Contudo se tivesse que me desfazer de alguma essa seria a primeira! Coisas da caça que por vezes parecem não ter explicação…

Vai devagar, mas vai…

Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyTer Jan 08, 2013 4:19 pm

Tenho 3 podengas médias, dois podengos pequenos e uma cruzada ((podenga X Griffon) X podengo) e agora mais três cachorros (2 podengos pequenos e 1 podenga média). Esta foi a minha escolha depois de fazer a mesma pergunta que tu, no fórum…

Confesso que tenho tendência para os podengos nacionais mas a verdade é que, das minhas cadelas, a que mais coelhos encontra é a cruzada… Contudo se tivesse que me desfazer de alguma essa seria a primeira! Coisas da caça que por vezes parecem não ter explicação…

Explicação tem e é simplesmente por ser cruzada. Há caçadores que preferem cães mais fracos e puros ou por vezes basta ter as orelhas direitas do que cruzados, são ideias que por vezes ate têm bastante lógica. Tenho um exemplo que verifiquei à pouco quando coloquei um anuncio de venda de uns cães aqui no forum, os apodengados de orelha direita tiveram logo bastante procura, postei tambem o de um cruzado de podenga com griffon um cão muito bom tanto a achar como a seguir tanto no mato como em silvas, bastante barato para a qualidade e não tive ninguem que pergunta-se por ele. Há neste forum um companheiro que concerteza não se importa que eu diga o nome que é o amigo Zambujal, que tem relatado sobre um cão que tem que considera fenomenal, é um cruzado, possivelmente se um dia o quize-se vender talvez pelos relatos que tem postado o vende-se com facilidade caso contrario venderia com maior facilidade e melhor preço qualquer um dos de orelhas direitas. São ideias.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyTer Jan 08, 2013 7:30 pm

amigo coelho bravo pode falar no meu nome a vontade -----mas olha que tenho reparado que em varias matilhas que conheço daqui onde caço e outras ---que estao a incluir 2 orelhudos como lhes chamam por matilha ----aqui na z c a que caço graças ao coto o tal x que falas vejo muitos caçadores a perguntarem pelo sangue do cao e raças que fizeram esse x ---e muitos estao a optar por adquirir 1 ou 2 caes desses ----eu na minha atualmente tenho 2 orelhudos ----e nao sao os podengos que lhes dao a volta ----e preciso e saber caçar com eles ---e muita gente infelismente nao sabe ---sao caes que recuperam muito coelho ja perdido ---ter caes de orelha direita e uma mania e sao muitas as pessoas com essas manias -------amigo o coto e um aviao ----segue 1 coelho com o nariz a 1 palmo do chao e sempre a latir e a correr ---mesmo por dentro do mato e sempre em velocidade ---o amigo CAL20que este ano foi algumas vezes comigo e com o meu grupo ficou pasmado com os trabalhos que o cao faz ----ele pode dizer da veracidade do que escrevo ---amigo se so quer podengos e tem um orelhudo bom e nao o quer ---nao tenho mais palavras para lhe dizer ---sao manias ---------------e a mania e pior que a doença ---------------------
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyQua Jan 09, 2013 11:38 am

Ora aqui esta, a experiencia de alguem que tem e por onde já passaram muitos cães, muitas vezes um bom cruzado ou um bom cão de rasto, elevam a matilha muitos furos, na minha opinião é sempre de ter isto em consideração.
Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Cláudio


Número de Mensagens : 82
Idade : 51
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 23/08/2011

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyQua Jan 09, 2013 12:02 pm

Bom dia a todos!

Queria esclarecer uma questão que por ventura terá ficado mal explicada, a avaliar pelas palavras do amigo “Zambujal”…

Eu nunca disse que não gostava de cães por terem “ orelha caída”. Eu não gosto é da forma como ela caça, ou seja ela dispersa-me muito a matilha. O que faz com que fiquem muitos cantos por bater. Ou seja como ela encontra muitos coelhos (longe) e os outros cães acabam por se dispersar muito.

Já quanto a manias, cada um tem as suas. E pelo que vejo, não estou descontente...
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyQua Jan 09, 2013 12:30 pm

amigo claudio ---entao diga o seguinte ---a cadela e boa mas nao se enquadra na minha forma de caçar ----alarga-se um bocado ---
Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Cláudio


Número de Mensagens : 82
Idade : 51
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 23/08/2011

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyQua Jan 09, 2013 1:42 pm

Amigo Zambujal,

É como diz. Mas não será comum aos cães de rasto?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyQua Jan 09, 2013 2:01 pm

nao e comum aos caes de rasto ---so que e facil de compreender como os caes de rasto seguem melhor e teem melhor nariz teem tendencia em seguir o rasto da caça ate mais longe --- mas isso e uma carateristica dos caes de rasto ---e e preciso saber caçar com esses caes ---o seguir melhor da-nos a sençaçao que se alargam ----mas so estao a fazer aquilo para que foram concebidos seguir rastos ----so como latem regra geral bem ---os outros caes seguem-nos-----certo ?
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyQua Jan 09, 2013 2:40 pm

Quando se diz que um cão se alarga estamos a referir-nos à "busca" e não ao "seguir".
Se não querem que os cães sigam bem "cortem-lhes" o nariz. Caça aos coelhos? 600400
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyQua Jan 09, 2013 2:56 pm

Amigo Cláudio, um cão de rasto não é um cão de levante, o cão de rasto grupo 6 não deve caçar como um cão do grupo 5 mais indicado para levante apesar de haver alguns como referi capazes de seguir melhor que alguns cães de rasto e estes quando possuem estas caracteristicas tambem se afastam nas perseguições, mas no meu entender um bom cão de rasto deve sempre seguir e ser mais autónomo que um podengo, o podengo para mim é um cão que depende mais do dono são cães para zonas mais abertas onde haja mais coelhos ou deveriam ser ou seja deveriam levantar seguir uns metros e voltar ao dono para voltar a levantar outro, ao cão de rasto não se deve exigir que trabalhe desta forma. Deve procurar se fôr necessario ir ao meio de um matagal nem que seja a 100 metros dos donos, pois todos sabemos que em zonas de grandes matos ou silveiras os coelhos só estão nas bordas no inicio da caça, depois de serem levantados varias vezes ou vão para as zonas mais densas ou então é procura-los junto às casas ou estradas e no fim de os encontrarem um bom cão de rasto deve segui-lo até a espingarda ou até ao buraco nem que para isso ande afastado de nós nem que seja uma hora. Existem e são úteis se os utilizarmos desta forma, se fôr para caçar de salto cão de parar ou podengo. Há muito caçador que arranja cães de rasto porque para os outros dão bom resultado mas esquecem-se que a forma de caçar e onde se caça é o mais importante. Cada macaco no seu galho. Eu quando vejo podengos a seguir muito e a levantar mal para mim não valem muito não esta de acordo com a raça, se ver um cão de rasto a levantar bem e a seguir mal para mim tambem não presta. Se fôr de raça indefinida temos de perdoar seja o que fôr.
Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Cláudio


Número de Mensagens : 82
Idade : 51
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 23/08/2011

Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? EmptyQua Jan 09, 2013 5:31 pm

coelhobravo escreveu:
Há muito caçador que arranja cães de rasto porque para os outros dão bom resultado mas esquecem-se que a forma de caçar e onde se caça é o mais importante. Cada macaco no seu galho.


Amigo "coelhobravo",

Foi exatamente isso que eu disse...

obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Caça aos coelhos? Empty
MensagemAssunto: Re: Caça aos coelhos?   Caça aos coelhos? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Caça aos coelhos?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Caça aos coelhos.
» Caça as lebres e aos coelhos mértola 09
» caçadores de coelhos e criadores caes de caça
» [ Ajuda, zona de caça turistica para caçar coelhos no baixo alentejo ou Algarve]
» Como estão nesta época as Zonas de Caça? Muitos coelhos? Vai ser uma boa época?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: