Caça & pesca & natureza
o que podemos fazer...???? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
o que podemos fazer...???? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 o que podemos fazer...????

Ir para baixo 
+4
artmar
Abílio Vidal
coelhobravo
matador
8 participantes
AutorMensagem
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

o que podemos fazer...???? Empty
MensagemAssunto: o que podemos fazer...????   o que podemos fazer...???? EmptyTer Fev 28, 2012 4:45 pm

razoes para o declinio....!!!!!

este ano parece que entraram na peninsula iberica mais tordos

que na temporada passada mas nao nas quantidades de antigamente

em que se faziam caçadas a atingir os limites com grande facilidade isto relatado

por caçadores amigos mais antigos com mts anos de caça......



a razao para se cobrar menos tordos nao é facil de decobrir :

há quem afirme que a pressão de caça excessiva poderá ter reduzido

a populaçao de tordos na europa de forma consideravel.....fica aqui o quadro das contagens ....

contagem total....

2008 = 2.710.000 (tordo ruivo)2.111.000

2009= 1.322.000 (tordo ruivo)762.000

2010= 1.287.000 (tordo ruivo) 430.000

2011=1.863.000(tordo ruivo)980.000

por alguma razao todos caçadores se queixaram que foi um dos piores anos

de caça ás aves migratorias ou porque somos exterminadores ou porque nunca

estamos satisfeitos com o nr de peças abatidas ou entap estes numeros das contagens

nao corresponde á realidade que vemos no campo.....

....eu tenho a minha opiniao....



é preciso mudanças obrigatorias.....

a colocaçao dos postos em lugares que nao mudifiquem as rotas de deslocaçao dos tordos

(dormida/comida/dormida) é mt importante é preciso cuidar e respeitar o tordo e os seus

mecanismos de defesa porque senao o tordo começa alterar os seus habitos naturais

começando a comer e a dormir no mesmo sitio...na minha opiniao...para começarmos

a ter alguns resultados na caça em vez de quantidade passar a dias de qualidade

a caça ao tordo devia abrir so no primeiri dia de janeiro ate ao ultimo de fevereiro

mas isto sou eu....



abraços e segurança acima de tudo.....o que podemos fazer...???? 739466
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

o que podemos fazer...???? Empty
MensagemAssunto: Re: o que podemos fazer...????   o que podemos fazer...???? EmptyTer Fev 28, 2012 5:09 pm

Na minha opinião sabias palavras, estou completamente de acordo.o que podemos fazer...???? 687241

Sou também da opinião que se façam regras para todos os países, a começar pela Europa em que são exigidas regras completamente distintas aos caçadores, sendo nós que estamos na cauda sempre os prejudicados no que diz respeito às migratórias. Dou um exemplo para mim inadmissível em França, nas Landes as quantidades de pombos que se apanham nas redes durante a migração, tambem as quantidades de rolas que se matam e as épocas, em alguns países, entre outras que todos temos conhecimento
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

o que podemos fazer...???? Empty
MensagemAssunto: Re: o que podemos fazer...????   o que podemos fazer...???? EmptyTer Fev 28, 2012 5:43 pm

Citação :
a caça ao tordo devia abrir so no primeiri dia de janeiro ate ao ultimo de fevereiro

mas isto sou eu....

Ai é que está o cerne da questão!

Muito cassarreta que eu conheço assim que chega o dia 1 de Novembro, começam logo a dedicar-se aos tordos, claro as condições para que os tordos se fiquessem ficam logo abaladas.

Penso também que uma das medidas que devia ser tomada era proibir a caça nos locais de entrada,ou então criar um período de "quarentena" para que eles se pudessem adaptar ás áreas onde entram.

Este ano numa associativa da qual sou sócio, abriu uma parte do Santuário no principio de Novembro, bem caiu o "Carmo e a Trindade", caçadores eram mais que as mães , (PARECIA O TEMPO DO REGIME LIVRE), tiros eram mais que muitos.
Quando cheguei questionei um colega se aquilo eram tiros às perdizes, ele todo lampreiro abre o colete e mostra-me uma molhada de tordos, respondendo, "estão a chegar, são só ossos e penas"!

Claro escusado será dizer que durante o resto da época de caça, tordos nem pr'o molho ******

Eles cada vez são menos.
-Alteração do clima, que faz com que se alterem as rotas migratórias
-Pressão Cinegética, à uns anos para cá com a escassez de coelhos muitos caçadores viraram-se para os tordos, hoje em dia cada vez é mais fácil abate los derivado à evolução das armas e cartuchos.
- Abandono do Mundo rurral, tudo o que era terra de cultivo, hoje é uma selva que quase não se consegue lá entrar.

O que aconteceu com a Rola Brava, não tarda muitos Anos acontece com os tordos também !!!


Ir para o topo Ir para baixo
artmar
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
artmar


Número de Mensagens : 312
Idade : 60
Localização : Aveiro
Data de inscrição : 10/06/2010

o que podemos fazer...???? Empty
MensagemAssunto: Re: o que podemos fazer...????   o que podemos fazer...???? EmptyTer Fev 28, 2012 6:44 pm

Ola amigos !
Excelente tema.
Apesar de não ser o melhor dia para exprimir o que sinto em relação a este tema, que volto a afirmar, como excelente.... aqui vai.
Já começo a sofrer do síndroma do defeso. Passar o domingo sem ter ás costas uma das minhas meninas, é triste...rsrs, mas é verdade. Eu só precisava de ir ao monte, dar um tiro ou dois e a alma estava logo aliviada.
Claro que ir ao campo de tiro e fazer uma pranchada de pratos, não me sabe tão bem. PRONTOOOO.....é defeso é defeso e muito bem...o toledo tem de passar, tipo ressaca e tem....
Quanto ao tema em si e falando dos tordos, posso dizer que todos os comentários tem o seu "que" de razão, mas a nivel Europeu, temos que nos mentalizar que a caça não tem sido bem tratada pelo poder politico e possivelmente continuará a não ser dado as dificuldades que estão a surgir com o euro. EURO mais EURO mais EURO.
Alem dos problemas que poderão surgir no futuro, a nível de legislação e outros, o que mais triste me deixa, é o ter que deixar o desporto que o meu falecido pai me incutiu, dizendo que preferia me ver caçando do que metido em vícios letais.
Cumprimentos a todos
Artmar
Ir para o topo Ir para baixo
lobo cal. 12
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
lobo cal. 12


Número de Mensagens : 486
Idade : 55
Localização : oli.do bairro aveiro
Data de inscrição : 16/02/2012

o que podemos fazer...???? Empty
MensagemAssunto: Re: o que podemos fazer...????   o que podemos fazer...???? EmptyTer Fev 28, 2012 6:58 pm

Boas:

Eu caço aos tordos na zona de Viseu e este ano foi muito fraco.A caça ao tordo abre em dezembro.
O tordo ruivo que costuma ser a fartura só entrou apartir de fevereiro, poderei estar enganado mas penso que foi por causa dos nevões nos
paises de leste. Não estavam muito gordos.
Em França os familiares disseram que ouve muitos tordos este ano, mais que o normal,
Também sou da opinião que o clima é que está a mudar a émigração das aves.
Ouvi dizer que ha zonas que ja fazem sebadouros para os tordos o que sinhifica agrupamentos dos bandos a chegada.
Com tudo hoje ha mais caçadores de tordos que ha vinte anos atras.

Boas caçadas..... 123
Ir para o topo Ir para baixo
monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
monteiro


Número de Mensagens : 99
Idade : 39
Localização : guarda
Data de inscrição : 21/05/2008

o que podemos fazer...???? Empty
MensagemAssunto: Re: o que podemos fazer...????   o que podemos fazer...???? EmptyTer Fev 28, 2012 7:48 pm

Para mim, e sendo eu muito novo nesta arte arrisco-me a dizer que o grande problema passa pela forma prematura que se deixa caçar ao tordos, ora vejamos, antigamente os tordos só começavam a levar fogo a partir de finais de dezembro principios de janeiro,e não era por todos os caçadores pois não havia €€€ para, e agora? agora a partir de 1de novembro já anda tudo a eles, podemos perguntar o porque? e para mim esse porque tem uma resposta facil, é um facto que a geral já não é o que era antigamente, mas é muito mais facto que o caçador também já não é o que era, agora os caçadores querem caça facil, de preferençia dar 2 voltas por uma rodeira e matar 2ou3 coelho e 1ou2 perdizes sem que para isso tenham que se esforçar tenham que sofrer para conseguir ser mais inteligentes que aquela peça que quer matar, pouco importa o trabalho que a peça deu o que importa é que matou e de preferençia em quantidade nem que leve a cinta um bocado de "farinha"..

com essa mudança de mentalidade do caçador faz com que a partir de novembro a caça deixe de ser a geral e passe a ser o tordo, aquilo "não custa nada" estamos ali paradinhos eles vem ter connosco e nós depois é só dar fogo,matando ou não..

é logico que o que eu digo não acenta seguramente a todos os que vão ler estas "barbaridades" que escrevi..

Se queremos continuar a usufruir deste prazer que é o ir à caça temos que mudar mentalidades..

quanto aos tordos que é o que estamos a debater, podemos começar com, só se caçar a eles a partir do primeiro dia de janeiro até ao ultimo dia de fevereiro, e quando abri-se para uma reserva abria para todas, para evitar o aglomerado descontrolado de caçadores numa determinada zona que leva ao extreminio de tudo que ali se fixou, num só dia de caça, seria um principio e seguramente iamos notar bem a diferençia..

esta é a minha humilde opinião..
Ir para o topo Ir para baixo
lobo cal. 12
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
lobo cal. 12


Número de Mensagens : 486
Idade : 55
Localização : oli.do bairro aveiro
Data de inscrição : 16/02/2012

o que podemos fazer...???? Empty
MensagemAssunto: Re: o que podemos fazer...????   o que podemos fazer...???? EmptyQua Fev 29, 2012 10:23 am

Monteiro escreve:
(com essa mudança de mentalidade do caçador faz com que a partir de novembro a caça deixe de ser a geral e passe a ser o tordo, )....

Isso por falta do terreno livre? Pelo preço dos combustíveis? POr outros motivos?
Da minha parte e se calhar muitos mais colegas....
Anos atras começava a caça ao tordo em novembro um dia por outro, alternando com caça as perdizes, pombos,etc...
Hoje,preço combustiveis e das caçadas fica num preço exorbitante.
Um exemplo: anos atras 3;4 fomos entre colegas para zona de Castelo branco. Viagem 550km caçada 35 euros « pensávamos em 20 »
para nosso espanto só se podia cobrar uma perdiz uma levre,coelhos,pombos nem pensar. Aqueles senhores com a nossa equipe e outras fizeram
(galinha dos ovos de ouro)
Hoje caçamos mais perto, menos km, menos distribuição dos caçadores e caça aos tordos mais acessível

Só minha openião, poerei estar errado. Digam vossa justiça

Abraço Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

o que podemos fazer...???? Empty
MensagemAssunto: Re: o que podemos fazer...????   o que podemos fazer...???? EmptyQua Fev 29, 2012 7:44 pm

Em tudo o que vocês dizem há uma ponta de razão.
É certo que a abertura permatura da caça ao tordo, a maior concentração de caçadores em zonas de caça (devido ao aumento de combustíveis, mas sobretudo ao ordenamento do território), evolução de armas/munições, etc... são fatores que sem dúvida contribuem para um "desgaste" do número de exemplares - mas não é menos verdade que estes fatores (principalmente a abertura) já se verificam há muitos anos para cá, e segundo dizem, este foi o pior ano de caça ao tordo e onde se verificou menos entradas.

Mas tratando-se de uma espécie migratória penso que nós caçadores Portugueses não nos devemos culpabilizar/responsabilizar em demasia. É uma ave que vem de Norte/Este, e Portugal estará sempre dependente da forma como os outros países gerirem a caça ao tordo.
Por outro lado, estas mudanças climatéricas também não beneficiam em nada as migratórias. Para nós humanos é um mete casaco/tira casaco, mas o mesmo não acontece no mundo animal... ao que também se pode aliar a perda de terrenos (através de incêndios, por exemplo) que constituem habitat para o tordo; e ao abandono da agricultura que provoica escassez de alimento.

Por isso eu não me admiraria que nos próximos anos a diminuição do tordo seja cada vez maior, ou até que o tordo deixe de ser migratório... ou até começar a avistar tordos no meio das cidades
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
durao23


Número de Mensagens : 228
Idade : 32
Localização : Alter do Chão
Data de inscrição : 28/04/2010

o que podemos fazer...???? Empty
MensagemAssunto: Re: o que podemos fazer...????   o que podemos fazer...???? EmptyQui Mar 01, 2012 5:47 pm

Na minha associativa assim como na do meu pai só se começa a caçar aos tordos no fim da caça geral ou seja quase a meio de janeiro...
e NINGUÉM la caça antes disso que as associativas não dão permissão.

Cumprimentos
João Durão
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





o que podemos fazer...???? Empty
MensagemAssunto: Re: o que podemos fazer...????   o que podemos fazer...???? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
o que podemos fazer...????
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: