Caça & pesca & natureza
Diário de caçadas 2011- Castilho  Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Diário de caçadas 2011- Castilho  Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Diário de caçadas 2011- Castilho

Ir para baixo 
AutorMensagem
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptyDom Out 02, 2011 9:02 pm

ZCM
0 perdizes vistas..
ZCA atingido o limite.. 2 caçadores, 6 coelhos...
ZCM - 3 caçadores, 5 coelhos...


Como a ZCA só permitia começar a caçar ás 7h45m, eu e um colega começá-mos o dia em busca das perdizes na Municipal.. levei os meus 2 "perdigueiros" de serviço... nem uma vimos...

E segue um resumo de alguns lances que segui mais de perto durante os ataques aos coelhos...:

Às 8h15m chegá-mos à associativa com os "cantitos" onde nas vésperas tinha-mos visto uns coelhos, já batidos por outros caçadores...
"Perdigueiros" a descansar e levei 6 para o primeiro impacto com os tiros... expectativa por ver como reagiriam as P.Portuguesas a eles.. primeiro a Morena.. como se não ouvisse nada... Agreement
Andaluzas a levantar o 1º da época à minha frente... embrulhados com ele e eu ainda "perro" por meses sem atirar, não atirei...
Entrá-mos num rio seco... Zuca a dar sinal.. saiu para os dentes da Boina.. Agreement
[img]Diário de caçadas 2011- Castilho  004vui [/img]

Maia "amarrada" na borda de um olival exactamente por onde o meu colega tinha passado... completamente imóvel... o meu colega não confiou e coelho saiu a rir... mau
Mais à frente no rio saiu outro... levou fogo dos 2 mas mesmo assim encovou... de seguida novamente os cães a latir nuns caniços... sai-me um gatão com coleira ****** e sobe a uma oliveira... pena não ter escada para lhe fazer umas festas...
Entrá-mos numa barreira de silvas... cerca de meia hora de volta de um que não quis sair...
Sai outro ao meu colega... Agreement
Sai outro e acaba por sair o primeiro que tinha saído mas já estava fora de tiro...
Maia novamente "petrificada.." com o anterior... saiu para mim... Agreement
Paragem para pequeno almoço... deixei 2 no descanso e soltei Diana e a Lara... metros à frente e Diana "amarrada...".. o meu colega.. "não é.. isso já foi batido... "... está bem, está bem.. saíu para mim.. Agreement e a Lara ok com os tiros...
Entretanto o meu colega erra outro...
Estáva-mos com 4 e a procurar o que ele tinha errado quando ouço o telefone... um amigo que estava perto a convidar para umas minis... não dava porque ia demorar prender os cães todos... fica para a próxima amigos .. pouso o telefone e um a sair debaixo dos pés... Agreement
Outro que a Maia dá de bandeja ao meu colega... foi com mais saúde do que tinha.. mas não foi longe... uns metros abaixo e xiiiiii... já estava nos dentes da Maia...
Limite atingido.. prender os cães e almoço...
Resumo da manhã... a "malandrona" da Maia a surpreender e a velhinha da Zuca ainda a conseguir ser uma super cadela...
No geral todos em bom nível a atacar mas essas a sobressaírem... no levantar...
Foram esses os da manhã mais o que a Maia agarrou que apesar de ter vindo ao colo, não aguentou...

Diário de caçadas 2011- Castilho  002gcv



Tarde na Municipal...
Começo louco... levei eu toda a matilha... entram nuns silvados de uma barroca.. uma gritaria ensurdecedora... e em poucos minutos o colega da manha "limpa" 2... a Flecha sai de lá assim...:


[img]Diário de caçadas 2011- Castilho  007uo [/img]

Mais uns metros e uma oliveira coberta por um silvado... A Morena a pegar de rasto cá fora, o rabo parecia uma ventoinha.. aviso aos colegas que ele estava ali... entrou e ele saíu para mim... Agreement
Mais um ataque de uma das andaluzas e outro para o meu lado... parti-lhe uma pata.. Agreement
Os cães já andavam a seu belo prazer.. nós descontraídos e eles exaustos... a Joaninha amarra-se com um... foi até eu me cansar... e o meu colega avisa... A Maia também está parada ao lado dela... ****** até um Podengo sabe "patronar..." acabei por ir levantar o coelho mas ali era impossível...
Adiante e mais um xiiii nas silvas de uma barroca... mas nada... fiquei sem saber se escapou ou se foi falta de cobro... affraid


Dia terminado...

Resumo... :
Apesar de até prometerem umas "coisitas", desilusão total os cães do meu colega da manhã vai arranjando por aqui e por ali... a última aquisição tem medo dos tiros... 123 enfim...
Surpresa do dia foi a Maia... uma podenga pequena de pelo cerdoso com 6 anos... o coração nunca a puxou muito para trabalhar mas tem dias que nem os melhores chegam para ela...
Do melhor do dia foi o coelho da Morena... deu-me um gozo enorme ver esta "miúda" fazer isto no 1º dia de caça...

Foi excelente o dia... calor abrasador mas com lances para todos os gostos...

[img]Diário de caçadas 2011- Castilho  013ro [/img]

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptyQua Out 05, 2011 8:48 pm

ZCA - 2 Coelhos
ZCM - 0

Começo ás 7h45m na associativa... Ao primeiro coelho começo a correr menos bem... saíu sem fogo para zona de refúgio com a Flecha e P. Portuguesas no encalço... como não faltam lá coelhos, o regresso delas tardou.. mas continuá-mos a caçar... Primeira silveira e um coelho para o lado do meu colega que não lhe atirou... mais uns metros e outro para o lado dele... com fogo mas seguiu... trocá-mos de lugares e sai outro para o lado dele.. com fogo mas seguiu... ****** como não andava descansado porque as cadelas não chegavam e os coelhos parecia que adivinhavam o melhor lado para escapar, parei para as ir buscar... voltei a prender os cães para os conseguir juntar todos e ir para mais longe da zona de refúgio....

A boina foi a última que consegui prender...
[img][IMG=https://2img.net/r/ihimizer/img221/3945/003bqop.jpg][/IMG] [/img]

Regresso para junto do meu colega que entretanto já tinha mandado fogo a outro... affraid

Deixei a Flecha e as P. Portuguesas (de castigo) no reboque e soltei os outros 7...
Menos de um minuto e a Boina a parar junto a umas canas... corri mas não cheguei a tempo.. o coelho estava mexido e arrancou de imediato com ela atrás.. não lhe pude-mos atirar... atravessou um rio seco e pela trajectória, ia para uns silveirões na outra margem... era caso para pensar que como não tenho cao , nem valia a pena ir atrás... ****** cerca de um minuto depois, aparece a Boina com ele na boca... Agreement chega a um metro de mim e joga-o para o chão... deu para animar... um Podengo a terminar o lance é sempre do melhor de um dia de caça...
Continuá-mos num barreira de silvas o Apolo avisa que está ali um... bau e bau... saí para o meu lado.. calhou-me a mim errar este... ******
Fomos ao pequeno almoço com o desânimo bem vincado...
Voltei a soltar as cadelas e segui-mos direito ás margens do rio... sai um para o meu lado... Agreement
Mais à frente a Maia com outro... bau bau.. (é como o algodão...).. mais um para o meu colega errar... ******
Cansei... Final da manhã ás 11h30m ..

De tarde começá-mos ás 15h porque tinha interesse em não prolongar a caçada até muito tarde... apareceram 4 coelhos mas nenhum a tiro...
terminá-mos ás 17h45m porque os cães não paravam de caçar apesar da escassez de coelhos e do calor infernal...

Enfim... por aqui vêem-se grades e um ou outro coelhito pendurado... podia ter sido mais uma boa caçada para duas armas... amanhã vou sozinho de manhã... espero que os coelhos desta vez se enganem a escolher o lado... amigos


Abraço e boas caçadas..


Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptyQui Out 06, 2011 9:17 pm

ZCA
Das 8 ás 11 e 30 e das 18 ás 19..
7 coelhos levantados pelos cães de manhã e 3 de tarde.. 1 coelho cobrado..
https://2img.net/r/ihimizer/img571/424/002ssj.jpg

Levei 7 cães de manhã.. começo lento e descontraído e a notarem-se nos cães as mazelas da véspera...

Cacei em silvas e os coelhos que apareceram, bem duros de sair.. sempre a movimentarem-se para tras e para a frente de forma e fintar os cães ou encovarem e a saírem como balas e só quando completamente cercados...

Às 10 horas ainda não tinha conseguido ver pelo... resolvi prender 2 cães porque sózinho e com 7, as oportunidades de fogo a algum que aparecesse seriam poucas.. acabei por ter sorte, sairam 2... 1 deles... Agreement

De tarde levei os 3 cães que ficaram no descanso de manhã mais os 2 que prendi ás 10h... fui para um olival onde ainda não tinha ido este ano e em que as silvas cobriam cada oliveira e o intervalo entre elas era preenchido por erbanços... nada fácil para caçar.. mas como era uma hora de caça, continuei... O único que saíu dos silvados, só me deixou ver os erbanços a abanar.. os outros não se mostraram...

Mesmo fazendo rotatividade necessária á matilha, os coelhos vão aparecendo... os cães de primeiro ano estão a incorporar-se muito bem... amigos.. o terreno é que está muito seco e áspero e as silvas ainda pouco caçadas são um óptimo refúgio para os coelhos e dose grande para a canzoada...

Abraço e boas caçadas..
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptyDom Out 09, 2011 6:12 pm

ZCA e ZCM..
Manhã com um colega na ZCA e tarde só na ZCM..

Dia sem grande entusiasmo... muito vento de manhã a prejudicar o trabalho dos cães... e poucos coelhos se encontram por aqui...
Começo cerca das 8h a bater umas oliveiras cobertas de silvas e uma zona de murtanheiras... apareceram 2 coelhos mas nenhum a fogo...
De seguida para uma zona de pinheiros e silvas... umas latidelas e xiiii..... Agreement
O meu colega teve de ir mais cedo e continuei mas numa zona mais limpa de caniços e bordas de silvas... mas já limpas nos dias anteriores.. acabei a manhã ás 11h..
Tarde na municipal.. começo cerca das 15h30m.. deixei o tractor no meio de uma vinha minha.. andei cerca de 30m para outra vinha e sinto rebuliço ao meu lado... estava o Rapazote enrolado com um.. "neste sítio só pode estar cheio de moléstia.. " pensei.. óbvio que estava..
Uns metros abaixo e aparece outro numas canas.. passa para um silvado que tinha ao lado mas desapareceu..
Passo por uma presa e aproveito para refrescar os cães.. vejo uma zona tipo bosque.. carvalheiros e pinheiros mansos com o chão mais ou menos limpo e o fresco a ajudar os cães.. fui para lá e esperei... uns latidos e a fuga dele a passar-me ao lado.. [img]Diário de caçadas 2011- Castilho  Fotografia0082 [/img]

Continuei lá e o Apolo arranca-me com outro mas para o lado contrário.. não o vi..
Passei para uma zona de mato e arrancaram com outro... também não mostrou o pelo...

Chuvas precisam-se para tirar os coelhos das tocas, pedras e ajudar os cães na busca e seguimento dos rastos...

Abraço e boas caçadas para todos..
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptySáb Out 15, 2011 6:25 pm

13/10/2011 (Um daqueles dias de manhã que nem de tarde se pode sair à noite... ****** )

ZCM - 1 coelho

Combinei caçar perto de um amigo do Fórum.. ligou-me a avisar onde estava eu decidi começar a caçar a uns 300 metros do grupo dele...
Atrasei-me um pouco, cheguei, preparei-me e soltei os cães... começo a andar começam a surgir cães de todos os lados... já lá andavam mais grupos... como estava cercado por uma estrada municipal, decidi voltar a prender os cães... assim fiz... mudei para uma zona mais calma mas mais perigosa.. um triângulo delimitado por estradas municipais e IP3... afasto-me das estradas e escolho umas barrocas com canas e silvas... aparece o primeiro numa vinha... corro ao topo vejo-o.. atirei mas seguiu... apesar de ter visto a trajectória, não fui atrás.. voltei à barroca com os cães.. pouco tinha passado e surge outro de frente para mim..

[img]Diário de caçadas 2011- Castilho  Fotografia0083b [/img]

Continuei e apareceram mais uns 4 até ás 10 horas... um deles foi a Joaninha que se amarrou à minha frente com ele... paragem irrepreensível como de costume e como sabia que a "coisa" ia demorar, saco o telemóvel e começo a gravar... gravei, mas como não havia meio da cadela avançar, resolvi avançar eu .. o coelhos saiu e entrou logo numa vinha cheia de rama... mandei para lá e quase de certeza que lhe atrasei o passo... fui no encalço e vejo-o mais á frente no topo da vinha.. sigo para lá e os cães a dar sinal dele na toca de uma oliveira... foi-se..
Outro tinha-o visto furtado a uns 200 metros... como era perto da estrada municipal, prendi os cães e fiquei só com 2 das mais calmas... deram com ele mas emburacou de seguida... não o voltei a ver...
Perdido esse, dá a Zuca com outro numa murtanheira á minha frente.. vi-o relampejar mas não deu para atirar...
Eram cerca de 10 horas e um calor infernal... A Diana tinha-me desaparecido... chamei, assobiei, e nada da cadela... andei por ali a fazer tempo e nada dela aparecer... fui ao encontro da equipa do amigo aqui do Fórum... conversa e mais conversa (tinham apanhado 2 sadios e 2 com Mixo..) e como a Diana sabe o caminho de casa, ficou e acabá-mos por ir beber umas fresquinhas ali perto... como tinha de ir trabalhar de tarde e eles almoçar, não estive-mos muito tempo... cada um foi á sua vida... pouco tempo tinha passado e o telefone a tocar... affraid era o amigo a dar a triste notícia que a cadela tinha sido atropelada e se não estava morta, aparentava estar quase... bem, isto deixa qualquer um de rastos e para lá, fui... tiraram a cadela da estrada e esta nem se despediu deles... ****** ganhou novo fôlego e foi ter a casa... lol! fartei-me de assobiar mas já por ali não estava... eu não ganhei para o susto e ela ainda tem uma pata meio empenada mas ainda está aí para as curvas... UFA..
[img]Diário de caçadas 2011- Castilho  Diana4 [/img]


Amanhã há "farinheiras.." para testar os meus "perdigueiros"... não aprecio essas peças de caça mas gosto de ver os cães em busca delas... vamos ver..


Abraço, boas caçadas e sem sustos.. Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptyDom Out 16, 2011 10:52 pm

ZCA- 5 coelhos, 1 faisão, 2 perdizes..

Manhã na ZCA com 2 colegas..
Até ás 10 horas em busca de caça que para mim vale pouco enquanto viva e depois de morta não tem valor nenhum.. as "farinheiras.."
Levei 2 cães e apenas um tiro dei.. uma perdiz.. um colega pendurou um faisão e um coelho e o outro pendurou uma perdiz... a partir das 10h30m soltá-mos a restante matilha e o colega que tinha morto a perdiz, pendurou um coelho...
Passei a manhã toda do lado errado.. ******
De tarde fui com um dos colegas aos coelhos... já tive mais sorte e os que mostraram o pelo, vieram ter comigo.. Agreement

[img]Diário de caçadas 2011- Castilho  Fotografia0086 [/img]


Hoje não menciono o trabalho individual de nenhum dos cães.. estiveram todos a alto nível quando solicitados.. cada um ao seu estilo consegue protagonismo e utilidade na matilha.. eu limito-me a orientá-los, a apreciar e auxiliar o trabalho deles.. Agreement

O pior do dia vai para uma cena que me contaram.. um vizinho foi a uma terra em plena ZCM.. lá estava a tratar da horta e ouve 2 tiros por cima dele.. caem-lhe 2 perdizes ao lado... espera, espera e espera e ninguém aparece para as procurar.. trouxe-as...
É triste que caçadores de M&RD@ não saibam respeitar as leis da caça e as espécies cinegéticas... a caça à perdiz só foi permitida nos 2 primeiros domingos.. hoje era o terceiro... affraid para já não falar do excesso de cães que devia proliferar por ali... e da falta de coragem para dar a cara e as ir buscar.. enfim...

Abraço e continuação de boas caçadas..
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptyQui Out 20, 2011 5:04 pm

ZCA das 13h30m ás 16h30m..

Fui sozinho para 3 horas de caça no período mais quente do dia... 123 mas teve de ser... Agreement
Deixei 2 das "habituais" em casa para levar 2 cachorras pela primeira vez... no inicio não estava a ser fácil movimentar-me porque as "novitas" não estavam nada habituadas aquelas lides... mas lá fui andando... sempre pelas sombras...
Comecei numa zona de silvados... devagar para os cães assentarem... primeiras ladras e salta o primeiro para o meu lado... Agreement
Continuei por uma margem de um rio seco e sai outro que não vi.. encovou... pouco depois outro mas estava na outra margem.. nem lá fui.. tinha passado cerca de uma hora e fui dar água aos cães...
Regressei mas para uma vala cheia de silvas... mais uns "ais" mas com covas perto... nenhum se mostrou...
Mais uma hora que tinha passado e mais água para os cães... segui depois para uma barreira de silvas no topo de uma vinha... o sol ali batia directo e coelhos nada... quase no fim da barreira olho para o fundo da vinha e vejo algo a mexer.. a uns bons 50 metros... levantam as primeiras perdizes bravas que vi depois da época começar... umas 10... bravo gostei de ver que os "kadafis" ainda não as derrubaram todas... seguiram o caminho delas e eu o meu direito a um matagal... não era fácil cercar aquilo tudo mas a ideia era os cães correrem um bocado e tentar que abocanhassem algum... pouco tempo tinha passado e arrancam a latir... tentei ir ao encontro da ida dos cães e vejo-o a entrar num silveiral mais em baixo... "mandei" para lá.. e lá estava... Agreement

Caçada feita... "Baptismo" da Laica "Silva"... lol!
[img]Diário de caçadas 2011- Castilho  Fotografia0089 [/img]

Água aos cães, prendê-los e casa com eles...

Abraço e boas caçadas...



Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptyDom Out 23, 2011 2:06 pm

ZCM e ZCA

Começo na ZCM pouco antes das 8 horas com um colega que só podia caçar até ás 9... só eu levei cães..
A ideia era caçar uma barroca com uns caniços e silvas, um de cada lado e os cães no meio..
Apareceu o 1º que vi "relampejar" mas desapareceu sem levar tiros.. tinha cova perto...
Mais à frente aparece outro que só consegui ver a entrar numa vinha...mandei para lá.. mas seguiu..
De seguida encontram outro que sai para o lado do meu colega e entra numa vinha.. também levou um tiro mas seguiu..
Estava fraquito o começo da caçada e chegam as 9 horas.. passo a caçar sozinho... prendi os cães e fui para a Associativa... prefiro caçar lá e é menos cercada por estradas...
Uns minutos de pausa para pequeno almoço e sigo direito a um matagal onde ainda não tinha ido este ano... só por milagre saíria algum para o meu lado mas fui ver... estava um na borda que me deixou ver o pelo mas não me deu tempo de atirar... cerca de meia hora ali e os cães a darem uns valentes ataques.. mas era inglório estar ali... ao lado do mato estava uma vinha com uma carreira de silvas no topo... chamei os cães para caçar ali e fiquei onde estava.. junto ao mato.. segundos que tinham passado e já estavam a latir... pensei, "vens como um tiro para o mato..".. assim foi... Agreement
Continuei em frente e sai outro que não consegui ver.. avançou e eu estava na rectaguarda... enfim.. sozinho é complicado...
Sigo para outro matagal.. mais umas valentes latidelas e eu num caminho à espera que saltasse algum.. nenhum se mostrou... mais à frente arrancam outro numas silvas junto ao troço de uma oliveira.. corri mas não cheguei a tempo...
Eram cerca 11 horas e fiz pausa para dar água aos cães...
Segui para uma barreira de silvas com vinha do lado de baixo e um caminho encostado a pinheiros e mato do lado de cima... o normal é fugirem para cima mas para evitar que os cães fossem para o mato, entrei na vinha...
Salta um.. segue em frente nas silvas e acaba por ir para cima...
Continuei... dão sinal de outro mesmo à minha frente... saiu direito e mim... viu-me e desviou... 1º tiro perto.. errei.. 2º tiro já na 2ª carreira de videiras... seguiu... como já não o conseguia ver deitei-me e tento encarar a arma para o 3º tiro por baixo das videiras... impecável a posição mas já não o vi mais... ******
Bem.. desanimado por ter errado... dorido porque bati com o cotovelo numa pedra... deixei-me estar um pouco a lamentar e a pensar que ele no 2º tiro torceu mas seguiu de tal forma que nem deu tempo para o 3º... enfim...
Uns momentos que passaram e aparece a Maia toda contente com ele na boca... excelente a ida no rasto e o cobro ... bravo indescritível o "sorriso" da cadela... belo lance a começar e acabar em trabalho irrepreensível dos cães... 12345
Era meio dia.. 2 coelhitos já são para mim uma excelente caçada... reunir cães e casa..

A Morena e a caçada de hoje..

[img]Diário de caçadas 2011- Castilho  Fotografia0090001 [/img]


Abraço e continuação de boas caçadas..
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptySeg Out 31, 2011 11:56 pm

30/10/2011
ZCA das 07.45 ás 12.30

Fui com 1 colega..
Os coelhos já não abundam e os resistentes dão uma luta tremenda... e saem embrulhados com os cães dificultando ou impossibilitando os tiros...
Dia não para as espingardas... 4 coelhos errados (2 por mim e 2 pelo meu colega) mais alguns que foram vistos mas não deram possibilidades de tiro...
Safaram-nos os cães que estão em excelente forma.. agarraram 3 e alguns escaparam-lhes aos dentes por milagre... assim que um deles diz "béu", as silvas vêm abaixo... Agreement
O 1º que agarraram saiu de umas silvas e ainda o vi atravessar mas não tive possibilidade de tiro... voltaram a encontrá-lo e acabei por não saber quem o agarrou pois já lá estavam vários a abocanhar quando cheguei.. Agreement
O segundo saiu numas silvas na borda de um rio seco... sai para o rio onde estava o meu colega mas rodeado de cães.. encovou mais à frente mas numa toca com 2 entradas e pouco profunda.. acabou nos dentes da Maia que exigiu o respeito para que os outros não ousassem tirar-lho e fez cobro irrepreensível.. Agreement
O 3º apareceu logo de seguida.. estava a acabar de o colocar o anterior à cinta quando o Apolo apareceu com ele na boca.. nem sei onde o foi buscar... Agreement

Segue foto do 2º e 3º.. (o 1º foi para o meu colega..)



[img]Diário de caçadas 2011- Castilho  Transferir2v [/img]

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptyTer Nov 01, 2011 8:04 pm

ZCM das 08.30 ás 12.00

Manhã a começar com muito nevoeiro..
Eu e o colega do costume..
Fomos para uns silveirões... pouco tinha-mos andado e a Joaninha fica parada numas ervas na borda das silvas... logo de seguida chega a Maia e respeita a paragem.. mais uma à "patron" mas por pouco tempo.. a Maia avança e "empurra-o" para as silvas.. grande trabalho que deu aos cães a andar de um lado para o outro.. acabou por sair para o meu lado.. Agreement
Foi o único que deu possibilidades de tiro.. eu ainda vi outro e o meu colega 2 mas fora de alcance.. mais alguns que não se mostraram.. os cães continuam a achar e a atacar muito bem mas os coelho já estão fartos de levar ataques.. cheers sabidos.. ou avançam antes dos cães chegarem, ou fartam-se de andar encobertos no caminho das tocas e se por acaso têm de mostrar o pelo, só tiros de sorte os conseguem segurar...
Mas pronto, caça fácil não é caça.. Agreement

O coelhito de hoje..

[img]Diário de caçadas 2011- Castilho  Transferiri [/img]

Abraço e continuação de boas caçadas..
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptySeg Nov 07, 2011 6:43 pm

06/11/2011
ZCA das 08.00 ás 12.00 e das 15 ás 17.00
2 armas..

Dia em que resolve-mos caçar onde ainda não tinha-mos ido esta época porque os locais habituais estão a zeros..
Começo tranquilo porque de coelhos nem sinal.. a zona estava húmida e era aberta demais para os coelhos encontrarem refúgios.. decidi-mos mudar para um eucalipal novo com abundância de silvas, cascas de eucalipto secas.. saltou o 1º do dia para o meu lado..:

[img]Diário de caçadas 2011- Castilho  Gdhb [/img]
Continuá-mos e pouco depois saiu outro mas fora de tiro...
E como coelhos em zonas limpas são miragens e como tenho alguns cães novos que faço questão que sintam a existência e proximidade dos coelhos, entrámos num matagal de perder de vista mas com algumas boas abertas pelo meio.. apareceram uns 5 coelhos maioritariamente nas bordas viradas para o sol mas o caminho era sempre para onde tinham garantias de defesa... eu consegui ver um e o meu colega outro, mas não fáceis de segurar.. deu para testar os cães a seguir e muito bem no rasto e a perderem-nos e recuperarem-nos diversas vezes...
Finda a manhã com apenas um coelho capturado..

De tarde já estava para nem ir mas desafiado pelo colega, lá fui..
Regressá-mos a uma das zonas habituais... sem exitações entrá-mos num matagal com periferia de mato menos forte e arbustos ..
Não sei se acossado durante a manhã ou se simplesmente estava ao sol, um estava com pouco coberto por cima... ouvi um xii pouco expressivo e poucos segundos tinham passado e lá vinha o podengo andaluz com ele pendurado pelo pescoço...:
[img]Diário de caçadas 2011- Castilho  Fotografia0103 [/img]
Na foto com a Zuca, a minha "velhinha" fora de série..
De seguida a Boina levantou outro que vi passar devagar e relativamente perto mas como não conseguia ver o posionamento dos cães e o interior do mato para onde seguiu, deixei seguir...
Mais outros 2 que levantaram com grandes e longas perseguições... mas não se mostraram..


Domingo há mais..
Abraço e boas caçadas para todos.. Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptyDom Nov 13, 2011 8:05 pm

ZCA das 10 ás 12.30 e das 14 ás 16.30

Sozinho de manha e com 1 colega de tarde..
De manhã chovia bastante pelo que atrasei o começo da caçada.. o meu colega já tinha ido para a chuva porque tinha de almoçar cedo e eu fui quando ela parou..
Começo tranquilo e depois mau começo... deram com o 1º do dia numas silvas e eu fiquei a tentar intersectar-lhe a fuga numa aberta antes das tocas... passou por lá, levou chumbo e deixou pelo... encovou...
De seguida o Apolo manda "estocada"para um monte de ramos ao meu lado.. enrolou-se com a Maia e depois ainda lhe mandei chumbo mas perto demais.. foi embora..
Aquela zona tem bastantes tocas e por isso se encontram uns coelhos mas sozinho e como aquilo é muito sujo, não são fáceis...
Pouco depois saiu outro.. bem que o seguiram mas foi para o lado contrário onde eu estava... lá ficou...
Segue-se outro que a Diana encontrou debaixo de uns ramos secos, lenha, silvas, etc... pelo latir parecia buraco e a ver que nada se ia passar ali, virei costas para outro mato... andei aí uns 30 a 40 metros por uma lavrada, esperei e olhei para traz para ver se a cadela vinha... e em boa hora.. saiu com ele na boca e pousou no chão... Agreement se não olho naquela altura acho que ficava lá.. o cobro não é a especialidade dela...
Segui para o mato... faz fronteira com uma vinha e aí fiquei.. arrancam com um em pouco tempo.. não estava fácil sair mas passou-me perto.. Agreement
Já se estava a compor a manhã..
Ainda vi a Boina picar um mas não tive tempo de lá chegar.. depois saí do mato e fui novamente para a terra lavrada.. eles continuaram a latir no mato mas era impossível que viessem ter comigo e eu não tinha outro sitio para os cercar...
Entretanto chega a hora de almoço...:
A caçada da manhã..:



[img]Diário de caçadas 2011- Castilho  Fotografia0108g [/img]

De tarde fui com o colega habitual... mas como cheguei primeiro que ele fui ver se o que chumbei de manhã tinha saído da toca.. não saiu... a Joaninha tinha ficado para traz (provavelmente parada pois não é habito atrasar-se muito) e arranca com um.. mas toca com ele...
Depois chegou o meu colega e segui as ideias dele de andar a mudar de sítios para experimentar aqui e ali e não se caçou nada de jeito apesar de terem aparecido mais uns 4 coelhos.. não consegui-mos ver nenhum.. enfim.. escapei da molha da manhã mas da da tarde não me livrei...
Ainda ouvi-mos uma equipa que caçava afastada de nós dar 4 tiros... os 3 primeiros de semi automática mas por sinal até foram espaçados uns dos outros... no último dos tiros ouve-se um cão a ganir forte e feio.. "chumbaram o cão", disse eu... de seguida o 4º tiro... "foi para acabar com ele.." disse o meu colega.. não sei se foi assim porque não me dei ao trabalho de confimar se o cão lá estava, mas quase que apostava... enfim..affraid

Lamento que os directores de uma ZC Municipal aqui perto, sejam também sócios da associativa pois são uns transgressores de m&rd@... à 3 semanas seguidas que os vejo caçar e matar caça a menos de 100 metros do IP3 e a uns 150 de uma metalúrgica... onde os outros têm medo de caçar ou respeitam a caça e leis é onde eles enchem o "papo".. gente de baixo nível no que respeita a caçar e os maiores moralistas a exigir cotas, cobrar coimas por incumprimento de prazos, etc... dass...


Abraço e continuação de boas caçadas em segurança..
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptyTer Nov 22, 2011 12:28 am

20/11/2011
ZCA, 2 armas das 07.45 ás 12.30

A (minha) pior caçada da época.. affraid vi um coelho mas nem um tiro dei...
Tinha-mos planeado caçar numa margem de um rio repleta de silvas e caniços pois têm lá aparecido uns coelhos.. chego lá e estava um rebanho com mais de 100 ovelhas numa vinha encostada... fomos para um matagal afastado mas já muito fustigado por caçadores nos dias anteriores... não apareceu nada pois também não insisti-mos muito.. era terreno demais para 2 armas... desce-mos para uns silveirões e apareceram uns 2 ou 3.. grande trabalho deram aos cães mas nem se mostraram... paragem para o pequeno almoço e segui-mos para verificar se já podia-mos ir para o rio.. não estava o rebanho mas já estava a ser caçado.. novamente mudança de rota para uma matagal que seguramente já tinha sido caçado.. não apareceu nada... a não ser caçadores que se viam por todos os lados... estava a ser complicado conseguir concentrar os cães... entramos numas oliveiras cobertas e apareceu um que o meu colega chumbou mas conseguiu encovar... pouco depois saiu-me outro mas já estava levantado.. não o consegui ver.. não me deu tempo de nada.. encovou...
De seguida apareceu outro que o meu colega deixou entrar na mesma toca... ****** e no mesmo sítio estava outro mas que os cães não conseguiram tirar de uma toca pouco profunda...
Os cães arrancam com outro perto do meu colega que não chegou a ver.. vem para o meu lado mas os cães inverteram-lhe a rota.. desapareceu...
Eram cerca de 11 horas e já a zona estava calma.. entramos num silveiral.. eu a cercar do lado de uma vinha e o meu colega do lado de um matagal que tinha por cima.. pouco tardaram a encontrar um que saiu para o meu colega.. 1º e único do dia... Agreement
Avancei uns metros e vejo um a atravessar uma carreira de videiras e entrar onde tinha saído o anterior.. fomos lá e saiu para o lado do meu colega embrulhado com os cães.. seguiu..
Até à hora de almoço não apareceu mais nada...
Dia que pouco prazer me deu.. difícil para os cães caçarem porque estavam sempre a colidir com outras matilhas... ou latiam e vinham outros cães, ou ouviam outros a latir e iam eles...
Não era definitivamente o meu dia.. apareceram uns bons coelhos mas não eram para mim...
Zona com um nº razoável de tordos e a apetecer para a semana soltar os cães mais tarde para antes deitar alguns abaixo .. vamos ver..

Abraço e boas caçadas..
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptySeg Nov 28, 2011 8:45 pm

ZCA
27/11/2011
Das 07.45 ás 12 e das 14.30 ás 16.30
2 armas

Dia em que nem os cães nem os donos se entusiasmaram muito... apesar do frio da manhã, esteve um bom dia de caça..
Ficaram 2 elementos da matilha no canil de manha e outros 2 de tarde para poder levar uns novitos... é hora de puxar por eles...
Acabei por não ir inicialmente aos tordos... e também não perdi nada.. só estavam meia dúzia deles naquela zona e não se viram mais a circular durante a manhã..
Entrá-mos a caçar no rio onde no dia anterior fomos impedidos de ir por um rebanho de ovelhas...
Tinha-mos andado uns 30 metros e apareceu o primeiro do dia.. A Boina encarregou-se de lhe travar a marcha.. Agreement foi o único (adulto) do dia que consegui-mos enganar... nem eu nem o meu colega de-mos tiros.. affraid só consegui ver o pelo de um a "relampejar" num matagal que por sinal até tinha uns coelhitos mas mais sabidos que a Lúcia. lol! deu para animar a canzoada... bons ataques e boas ladras e claro, coelhos para a toca... os outros que apareceram noutros locais, tinham a cabeça de fora e o resto do corpo dentro da toca... e a maioria já la estava dentro...
Já se vê criação nova.. um andou a brincar com a Lara numas pedras e o outro, lamentavelmente, agarraram-no..
O resto do tempo foi andar por lá a ver algumas grades e a ouvir um ou outro tiro a tordos de tempos a tempos...


Continuação de boas caçadas e acima de tudo, em segurança.. Agreement

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptySex Dez 02, 2011 6:09 pm

01/12/2011
ZCA
2 armas das 8 ás 11 horas e depois sozinho até ás 12.30 e das 14.30 ás 16.30..
Começo numa zona deserta de coelhos... apareceram 2 (que não levaram tiros) até ás 10h e depois disso, pequeno almoço e ida para uma zona habitual com um matagal que tem um ou outro coelhito.. coloquei-me numa aberta lá no meio e consegui segurar o único do dia.. Agreement


[img]Diário de caçadas 2011- Castilho  Fotografia0138 [/img]

De tarde fui mais um pouco mas mais valia não ter ido... desapareceu-me uma cadela (presumo que a esgravatar numa toca..) mas fica sempre a dúvida e preocupação de poder ter comido algo que não devia ou ir para alguma estrada... à noite apareceu no canil... Agreement não se ganha para o susto...

Uma palavra para 2 cadelas do meu colega... eram nulidades no inicio da época mas aos poucos estão a evoluir e a ajudar com mais consistência os meus...

Também a referir que aqui perto, dum canil isolado no meio de uma terra agrícola desapareceram os cães todos.. adultos e cachorros... o dono foi de manha para os ir buscar e depara-se com aquele triste cenário... enfim, os "amigos do alheio" andam por aí...

A hora é de dar lugar aos cachorros e a juntar à escassez de coelhos e algum desgaste dos cães adultos, origina caçadas sem grande brilho em termos de números... livra-se a grade e palmas


Continuação de boas caçadas em segurança e dentro da lei para ninguém nos chatear...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  EmptyDom Dez 04, 2011 4:11 pm

ZCA das 08 ás 11.30

Caçada mais curta que o normal... mas teve de ser...
A minha "velhina" Zuca já acusa o peso da idade e ficou em casa.. boa comida e vitaminas para ver se recupera a forma.. Agreement
Começam os "suplentes" a ter mais oportunidades para mostrar serviço, pena é que os coelhos já não se mostrem... e começam as de 1º e 2º ano a tomar as rédeas... haja coelhos e olhos... bravo
Lá apareceram uns coelhitos e inclusívé um foi encurralado num silveiral pelos cães e quando eu pensava que só poderia sair para mim, ele bem que me enganou.. affraid
O brinde saí ao meu colega... estava a dizer-lhe que a zona era boa para galin e pouco depois já ele me estava a chamar para ajudar a buscar uma que deitou abaixo mas que caiu de asa.. Agreement primeira da época..

No trajecto de regresso cruzo-me com um "batalhão" de GNR... affraid 3 juntos (dentro da Associativa) e mais 2 num cabeço ao lado (que pertence à Municipal) a observar as 2 reservas.. affraid

Boas caçadas, em segurança e dentro da lei.. bravo


Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
Conteúdo patrocinado





Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de caçadas 2011- Castilho    Diário de caçadas 2011- Castilho  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Diário de caçadas 2011- Castilho
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Diário de caçadas - 2011/2012 - GildoCCC
» Meu diario de caçadas 2011-2012 (João Silva)
» diário das caçadas 2011/2012--Mário Ferreira
» caçadas 2011.....Pedro Eusebio!!!!
» Diario caça 2011

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Estatísticas / Sondagens :: O meu diário 2011&2012-
Ir para: