Caça & pesca & natureza
ajuda Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
ajuda Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 ajuda

Ir para baixo 
+2
cmatos
anselmo
6 participantes
AutorMensagem
anselmo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
anselmo


Número de Mensagens : 97
Idade : 31
Localização : sendim
Data de inscrição : 16/07/2011

ajuda Empty
MensagemAssunto: ajuda   ajuda EmptyTer Ago 02, 2011 5:47 pm

boas pessoal.. eu comprei uma baikar ij58 canos paralelos de 73,5 e gostaria de caçar ao coelho.. que cartucho me aconcelhao? o mato de ond eu vou caçar e bastante denço e com muitas rochas
Ir para o topo Ir para baixo
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos


Número de Mensagens : 101
Idade : 30
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/06/2011

ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: ajuda   ajuda EmptyTer Ago 02, 2011 6:34 pm

O melhor será caçar com dois dispersores ou com cartuchos carregados com bucha de cortiça.
Ir para o topo Ir para baixo
anselmo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
anselmo


Número de Mensagens : 97
Idade : 31
Localização : sendim
Data de inscrição : 16/07/2011

ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: ajuda   ajuda EmptyTer Ago 02, 2011 6:37 pm

de que marca e modelo
Ir para o topo Ir para baixo
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos


Número de Mensagens : 101
Idade : 30
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/06/2011

ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: ajuda   ajuda EmptyTer Ago 02, 2011 6:40 pm

Eu costumo utilizar o melior vit dispersante 32gr chumbo nrº 8
Ir para o topo Ir para baixo
anselmo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
anselmo


Número de Mensagens : 97
Idade : 31
Localização : sendim
Data de inscrição : 16/07/2011

ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: ajuda   ajuda EmptyTer Ago 02, 2011 6:55 pm

o 8 nao e muito leve para o coelho?
Ir para o topo Ir para baixo
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos


Número de Mensagens : 101
Idade : 30
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/06/2011

ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: ajuda   ajuda EmptyTer Ago 02, 2011 6:56 pm

Nao, mas se preferir utilize o 7, so é melhor o 8, pq sendo dispersor leva muito mais bagos, logo aumenta a chumbada.
Ir para o topo Ir para baixo
anselmo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
anselmo


Número de Mensagens : 97
Idade : 31
Localização : sendim
Data de inscrição : 16/07/2011

ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: ajuda   ajuda EmptyTer Ago 02, 2011 6:59 pm

mas pelo que me parece nao fas tanto impacto.. "n mata tao bem" axo eu
Ir para o topo Ir para baixo
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos


Número de Mensagens : 101
Idade : 30
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/06/2011

ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: ajuda   ajuda EmptyTer Ago 02, 2011 8:05 pm

Dependendo do terreno um tiro de 32gr dispersor nrº8 para o coelho é razoavel, nem mutio forte nem muito fraco é o suficiente. Atirar com chumbo nrº6 ou maior em dispersor é um erro, pois nao compoe a chumbada, fica com muitas abertas. Eu atiro com dispersor 8 ao primeiro tiro e embalador 7,5 no segundo e acho suficiente. Mas para tirar as suas duvidas compre duas caixas de dispersor, uma de 8 e outra de 7 ou 7,5. Dê uns tiros na chapa e logo ve a prefuraçao e a distribuiçao do chumbo. Nao ha nada como exprimentar.
Ir para o topo Ir para baixo
gangas
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
gangas


Número de Mensagens : 207
Idade : 46
Localização : santarem
Data de inscrição : 23/06/2011

ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: ajuda   ajuda EmptyTer Ago 02, 2011 8:10 pm

Eu utilizo uma saca de papel aberta ao meio pra ver a distribuição da chumbada e uma lista telefonica pra ver o poder de perfuração
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: ajuda   ajuda EmptyTer Ago 02, 2011 8:22 pm

anselmo escreveu:
mas pelo que me parece nao fas tanto impacto.. "n mata tao bem" axo eu

boas,
Eu utilizo o chumbo 8 inclusiver nas perdizes para primeiro tiro, e posso dizer-lhe que se o tiro for bem centrado, uma perdiz a 35 metros cai que nem um trapo!
já matei tambem duas lebres com chumbo 8, uma completamente morta, outra ferida mortalmente na barriga depois apanhada com facilidade pelo cao.
Os coelhos que matei até hoje, embora não muitos porque não é uma caça a qual me dedique, ficam completamente secos com o chumbo 8.
Acredite que é um optimo bago, ainda mais tratando-se de distancias curtas.
Tem tambem a vantagem de favorecer a dispersão por conter mais bagos do que o 7 ou o 6.
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

ajuda Empty
MensagemAssunto: ajuda   ajuda EmptyTer Ago 02, 2011 11:27 pm

Na minha opinião,tudo o que foi aqui referido acerca do chumbo miúdo,está correcto!!!! Melhor concentração da chumbada com poucos espaços vazios nos casos do dispersor.

Mas dentro de matos fortes,será útil apenas a curta distância,por ex:De uma encosta para outra,onde por vezes apenas se consegue ver a caça através do mato,(estevas,ou carrascos),e onde o tiro vai ter de ''cortar'' muito mato até chegar à peça,não acho que o chumbo 8,seja o mais apropriado,muitos bagos vão certamente ficar cravados ou desfeitos nos troços do mato,por vezes apenas ferimos a ''peça''.

Assim como para caçar às lebres,também não acho que seja o mais indicado,podem matar-se lebres a curta distância com chumbo oito,''Sem dúvida'',mas e aquelas que se levantam e apenas as vemos já a uma distância considerável e de rabo,???? Será que o chumbo 8 tem poder de penetração suficiente para partir uma perna,ou ambas à lebre????,ou serão mais os casos de caça ferida que de caça morta ????

Se apenas atirar-mos ás que se levantam debaixo dos nossos pés,e que dão tempo para tudo ;aí estou de acordo que seja uma boa opção,.

Esta é a minha opinião,e eu em determinadas situações,opto por chumbo mais grosso.

Mais vale ''uma ''pedra da calçada ,que um ''balde'' cheio de areia.

Opinem e comentem,

Abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 487
Idade : 29
Localização : Leiria
Data de inscrição : 15/12/2010

ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: ajuda   ajuda EmptyQua Ago 03, 2011 9:38 am

Ciclone escreveu:
Na minha opinião,tudo o que foi aqui referido acerca do chumbo miúdo,está correcto!!!! Melhor concentração da chumbada com poucos espaços vazios nos casos do dispersor.

Mas dentro de matos fortes,será útil apenas a curta distância,por ex:De uma encosta para outra,onde por vezes apenas se consegue ver a caça através do mato,(estevas,ou carrascos),e onde o tiro vai ter de ''cortar'' muito mato até chegar à peça,não acho que o chumbo 8,seja o mais apropriado,muitos bagos vão certamente ficar cravados ou desfeitos nos troços do mato,por vezes apenas ferimos a ''peça''.

Assim como para caçar às lebres,também não acho que seja o mais indicado,podem matar-se lebres a curta distância com chumbo oito,''Sem dúvida'',mas e aquelas que se levantam e apenas as vemos já a uma distância considerável e de rabo,???? Será que o chumbo 8 tem poder de penetração suficiente para partir uma perna,ou ambas à lebre????,ou serão mais os casos de caça ferida que de caça morta ????

Se apenas atirar-mos ás que se levantam debaixo dos nossos pés,e que dão tempo para tudo ;aí estou de acordo que seja uma boa opção,.

Esta é a minha opinião,e eu em determinadas situações,opto por chumbo mais grosso.

Mais vale ''uma ''pedra da calçada ,que um ''balde'' cheio de areia.

Opinem e comentem,

Abraço a todos.







Amigo CICLONE ajuda 687241 ajuda 922137 ajuda 922137 ajuda 922137 ajuda 922137 ajuda 922137 ajuda 922137 ajuda 922137 ajuda 922137 ajuda 922137 ajuda 922137





Nem mais.



E uns atiram melhor com um tamanho de chumbo e outros com outro.



ajuda 922137
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: ajuda   ajuda EmptyQua Ago 03, 2011 11:39 am

Ciclone escreveu:
Na minha opinião,tudo o que foi aqui referido acerca do chumbo miúdo,está correcto!!!! Melhor concentração da chumbada com poucos espaços vazios nos casos do dispersor.

Mas dentro de matos fortes,será útil apenas a curta distância,por ex:De uma encosta para outra,onde por vezes apenas se consegue ver a caça através do mato,(estevas,ou carrascos),e onde o tiro vai ter de ''cortar'' muito mato até chegar à peça,não acho que o chumbo 8,seja o mais apropriado,muitos bagos vão certamente ficar cravados ou desfeitos nos troços do mato,por vezes apenas ferimos a ''peça''.

Assim como para caçar às lebres,também não acho que seja o mais indicado,podem matar-se lebres a curta distância com chumbo oito,''Sem dúvida'',mas e aquelas que se levantam e apenas as vemos já a uma distância considerável e de rabo,???? Será que o chumbo 8 tem poder de penetração suficiente para partir uma perna,ou ambas à lebre????,ou serão mais os casos de caça ferida que de caça morta ????

Se apenas atirar-mos ás que se levantam debaixo dos nossos pés,e que dão tempo para tudo ;aí estou de acordo que seja uma boa opção,.

Esta é a minha opinião,e eu em determinadas situações,opto por chumbo mais grosso.

Mais vale ''uma ''pedra da calçada ,que um ''balde'' cheio de areia.

Opinem e comentem,

Abraço a todos.


As lebres foram as duas perto. E o coelho mesmo com mato se
normalmente o primeiro tiro é perto acho que continua a ser uma boa
opção para primeiro tiro. Digo para primeiro tiro. A minha caça é a
perdiz. tudo o resto vem por arrasto. E as costas das perdizes são
rijas, e como disse a 35 metros enquanto que com 8 lhe meto 7 ou 8 bagos
, com o chumbo 7 por exemplo meto apenas uns 5 e com o 6 dificilmente
se poem mais do que 3. Se falarmos no mes de outubro até meados de
novembro em que o tempo ainda está quente parece-me a mim que o chumbo
miudo é mais eficaz. Obviamente que não uso na caça de salto o chumbo 8
quando o tempo está frio ou com chuva. Mas com tempo seco e quente tem
me dado muito bons resultados.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: ajuda   ajuda Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
ajuda
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: