Caça & pesca & natureza
Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO

Ir para baixo 
+3
HORACIO
castilho
manuluis
7 participantes
AutorMensagem
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
manuluis


Número de Mensagens : 381
Idade : 34
Localização : Evora
Data de inscrição : 09/07/2011

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptySáb Jul 16, 2011 1:54 am

Existe alguma diferenca significativa em podengos cerdosos? e ou de pelo liso?? na caça ao coelho???

se souberem responder ajudem obrigado

abracos
Ir para o topo Ir para baixo
http://matilhadomanu.blogspot.com/
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 48
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptySáb Jul 16, 2011 11:18 pm

Acho que não há nenhuma diferença que se manifeste sempre entre uns e outros e que se distinga no tipo de pêlo...
O pelo cerdoso está à partida mais indicado para terrenos mais duros e sujos por ter uma "protecção.." maior... mas não quer dizer que por ter pelo cerdoso que entre mais nas silvas, por exemplo... essa apetência, vem mais do carácter do cão, da predisposição para o trabalho, dos treinos e terrenos onde foi treinado, dos colegas de matilha com quem treinou em jovem, do treinador, ser de boa linhagem ou não, etc..

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
HORACIO
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
HORACIO


Número de Mensagens : 15
Idade : 48
Localização : alcanena
Data de inscrição : 09/07/2011

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptySáb Jul 16, 2011 11:29 pm

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO 753366 concordo perfeitamente abraço horacio da matilha do eliasQual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO 688738
Ir para o topo Ir para baixo
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
manuluis


Número de Mensagens : 381
Idade : 34
Localização : Evora
Data de inscrição : 09/07/2011

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptyDom Jul 17, 2011 1:44 pm

entao a unica diferenca sera nomeadamente apenas o tipo de pelo
eu abtive agora uma podenguinha de pelo cerdoso com 6semanas e gosto muito dela e muito bonitinha e a mae e optima cacadora em silvas a partida ela sera de boa linhagem agora quando tiver mais um pouco de idade comecamos os treinos e vamos esperar que ela fique boa neste momento tenho algo medo porque ela e muito fugittiva sempre que vou tratar dela ela esconde-se


cmprmts
Ir para o topo Ir para baixo
http://matilhadomanu.blogspot.com/
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
manuluis


Número de Mensagens : 381
Idade : 34
Localização : Evora
Data de inscrição : 09/07/2011

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptyDom Jul 17, 2011 3:00 pm

[img:76ac][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Laraf[/img]
Ir para o topo Ir para baixo
http://matilhadomanu.blogspot.com/
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
manuluis


Número de Mensagens : 381
Idade : 34
Localização : Evora
Data de inscrição : 09/07/2011

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptyDom Jul 17, 2011 3:01 pm

esta é a lara a minha podenga media de pelo liso
Ir para o topo Ir para baixo
http://matilhadomanu.blogspot.com/
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
manuluis


Número de Mensagens : 381
Idade : 34
Localização : Evora
Data de inscrição : 09/07/2011

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptyDom Jul 17, 2011 3:04 pm

[img:1376][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Rufas[/img]

este e o rufia o meu ppodengo medio de pelo liso com 3meses
Ir para o topo Ir para baixo
http://matilhadomanu.blogspot.com/
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
manuluis


Número de Mensagens : 381
Idade : 34
Localização : Evora
Data de inscrição : 09/07/2011

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptyDom Jul 17, 2011 3:06 pm

[img:1026][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Fugitiva[/img]

Esta é a minha podenga media de pelo cerdoso com 6semanas é a minha jovem promessa
Ir para o topo Ir para baixo
http://matilhadomanu.blogspot.com/
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Qual a Diferença entre PODENGOS pelo Liso e Cerdoso   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptySeg Jul 18, 2011 1:00 am

Colega Manuluis,a tua Lara,não me parece ser aquilo que é conhecido por ''pelo liso'',parece mais um meio termo,entre o liso e o cerdoso.
Mas na minha opinião quer seja uma coisa ou outra,é preciso é que sejam bons.
Acerca da diferença entre os dois tipos de pelo no desempenho da actividade,já ouvi dizer que em dias de chuva ,ou quando o mato está bastante molhado,e entre dois cães muito equivalentes a caçar,o de pelo liso vai ter um rendimento superior,porque não vai fazer tantas paragens para se sacudir.
Tem a sua lógica,mas provar que isto tem algum fundo de realidade ,a mim será certamente díficil de analisar porque os cães que tenho são quase todos cerdosos ou meio pelo.
Ir para o topo Ir para baixo
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
manuluis


Número de Mensagens : 381
Idade : 34
Localização : Evora
Data de inscrição : 09/07/2011

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptySeg Jul 18, 2011 1:16 am

ola boa noite amigo ciclone realmente eu ja me tinha apercebido que ela era o meio termo quem sabe o pai era pelo liso e a mae cerdosa e daim sair assim com este pelo mas ela é mais virada para o pelo liso apesar de o ter um poucco comprido.
Realmente essa conclusao do sacudirem em dias de chuva faz sentido mas nao é de todo uma diferenca abismal que me faca apenass optar por um dos tipos de pelo.

boaa noite amigo ciclone
Ir para o topo Ir para baixo
http://matilhadomanu.blogspot.com/
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptyQua Jul 20, 2011 2:35 pm

Aqui vai a minha opinião em dias de frio e quem caça mais nos montes altos o melhor e os de pelo cerdoso porque por vezes o frio aperta agora o problema é quando chove como o amigo Júlio já falou e bem ,por exemplo eu tenho lisos e cerdoso mas quando bem um chuveiro daqueles fortes que bem meia hora e passa os meus cães encolhesse a meus pés mas logo o chuveiro passou os de pelo liso estão muito mais rápido prontos a procurar os de pelo cerdoso demoram mais tempo a estarem o mesmo ritmo ,Mas depende de cao para cão também tenho uma femia de pelo cerdoso e um macho dois machos dois machos de pelo liso que pouco importa .Se for em dias que chove todo o dia noto que os de pelo liso são mais rápidos os de pelo cerdoso o sair fora do mato la se tem de sacudir novamente . Depois no canil e muito melhor de limpar caes de pelo liso eu noto que no canil dos de pelo cerdoso fica sempre mais pelo desde que o canil nao esteja feito como deve de ser caso do meu canil . Também estou da opinião do amigo julio mas vou dizer ainda um pouco mais não me parece lisa mas sim meio pelo e por o que vejo nas fotos nem o cachorro é puro O menos os meus cachorros com essa idade ja tem o pelo grande da para ver que sao de pelo cerdoso e ai a sua cachorra na cabeça da para ver que o pelo e curto bem curto para a idade .O que faz isto e os tais cruzamentos depois da nisto .abraço e tudo de bom para a sua matilha
(Atenção não esteve a criticar nesta minha resposta foi so a minha opinião )
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
manuluis


Número de Mensagens : 381
Idade : 34
Localização : Evora
Data de inscrição : 09/07/2011

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptyQua Jul 20, 2011 2:43 pm

sim amigo podengos a cadelinha nova que chamo pelo cerdoso a mae é cerdosa pura e o pai pelo liso e o cao é que o pai e pelo liso e a mae é meio pelo mas como o cao se parece mais com pelo liso chamo pelo liso e como a cadelinha é mais parecida com cerdoso digo isso nao tem mal nenhum mas boas obsrvacoes e boa sorte tmbem pos seus amigos de4patas
Ir para o topo Ir para baixo
http://matilhadomanu.blogspot.com/
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptyQua Jul 20, 2011 3:26 pm

manuluis escreveu:
sim amigo podengos a cadelinha nova que chamo pelo cerdoso a mae é cerdosa pura e o pai pelo liso e o cao é que o pai e pelo liso e a mae é meio pelo mas como o cao se parece mais com pelo liso chamo pelo liso e como a cadelinha é mais parecida com cerdoso digo isso nao tem mal nenhum mas boas obsrvacoes e boa sorte tmbem pos seus amigos de4patas

Claro que não tem mal nenhum , Eu só tentei dizer o que acho mal porque este e um fórum visto por muitos e não vá daqui a uns dias vir um que tem podengos de meio pelo que isso na raça não existe o à lisos ou cerdosos grandes médios e pequenos ,O resto são todo cruzamentos mal feitos por gente que pouco entende da nossa raça que temos . espero que me tenha entendido agora que mal não há cada um faz o que quer nos cruzamentos .abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
manuluis


Número de Mensagens : 381
Idade : 34
Localização : Evora
Data de inscrição : 09/07/2011

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptyQui Jul 21, 2011 1:45 am

entao e o que tenho na imagem no avatar sabe dizer o que é??
ja me deram os outros assim amigo podengos nao fui eu que fiz os cruzamentos mas 1dia quando puder vou adquirir puros mas com lop xD

abraco
Ir para o topo Ir para baixo
http://matilhadomanu.blogspot.com/
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptyQui Jul 21, 2011 11:42 am

castilho escreveu:
O pelo cerdoso está à partida mais indicado para terrenos mais duros e sujos por ter uma "protecção.." maior... mas não quer dizer que por ter pelo cerdoso que entre mais nas silvas, por exemplo

Vou dar a minha opinião e começo por dizer que os podengos caçam melhor ou pior conforme as linhas e respectivo treino.
Contudo um cão liso é muito mais resistente ao frio, chuva e silvas. Se tiverem cães a trabalhar em silvas, no final do dia olharem com olhos de ver para eles e, verificarão que o cerdoso está muito mais arranhado do que o liso, pois contrariamente ao que o pessoal pensa o cerdoso tem menos pêlo que o liso tem é o pêlo mais comprido e rijo.
Em relação aos cachorros apresentarem pouco pêlo, muitas vezes é normal, ainda é mais normal se for de Verão, o verdadeiro pêlo de um cerdoso só aparece depois do ano de idade.
Não estou a defender lisos ou cerdosos, quem me conhece sabe que eu tenho dos dois.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
manuluis


Número de Mensagens : 381
Idade : 34
Localização : Evora
Data de inscrição : 09/07/2011

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptyQui Jul 21, 2011 12:41 pm

boas observacoes amigo gabriel
ja agora podia tmbem comentar as fotos dos meus caes neste topico??

obrigado e saudacoes
Ir para o topo Ir para baixo
http://matilhadomanu.blogspot.com/
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptyQui Jul 21, 2011 1:12 pm

Gabriel escreveu:
castilho escreveu:
O pelo cerdoso está à partida mais indicado para terrenos mais duros e sujos por ter uma "protecção.." maior... mas não quer dizer que por ter pelo cerdoso que entre mais nas silvas, por exemplo

Vou dar a minha opinião e começo por dizer que os podengos caçam melhor ou pior conforme as linhas e respectivo treino.
Contudo um cão liso é muito mais resistente ao frio, chuva e silvas. Se tiverem cães a trabalhar em silvas, no final do dia olharem com olhos de ver para eles e, verificarão que o cerdoso está muito mais arranhado do que o liso, pois contrariamente ao que o pessoal pensa o cerdoso tem menos pêlo que o liso tem é o pêlo mais comprido e rijo.
Em relação aos cachorros apresentarem pouco pêlo, muitas vezes é normal, ainda é mais normal se for de Verão, o verdadeiro pêlo de um cerdoso só aparece depois do ano de idade.
Não estou a defender lisos ou cerdosos, quem me conhece sabe que eu tenho dos dois.

[url=http://www.flordesteva.pt.vu
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Concordo totalmente com a opinião do amigo Gabriel. Na matilha com que habitualmente caço temos vários lisos e cerdosos, normalmente caçamos em zonas de mato e algumas silvas e as diferença que mais se evidenciam são o rendimento com o tempo húmido não precisa de ser chuva, basta o orvalho forte que se deposita no mato que se não estivermos prevenidos saímos completamente encharcados nas pernas e pés. Nos lisos não se nota grande diferença no rendimento dá a impressão que a àgua não passa o pêlo pois é muito denso e tem uma gordura que o torna um bocado impermeavel, nos cerdosos o pêlo até dá a sensação que se afasta, até se vê a pele e se por algum motivo param durante algum tempo é frequente vê-los a tremer. Já com o tempo quente e seco dão mais rendimento que os lisos e aguentam melhor a jornada, outro pormenor temos mais problemas com os olhos dos lisos e muitas vezes com o rabo quando esta assim o tempo do que com os cerdosos, passo a explicar com o tempo seco temos muitas vezes problemas nos olhos dos lisos à noite quando chegam ao canil nem os conseguem abrir, de picados que estão se não forem logo tratados no outro dia não veêm, os olhos ganham um muco branco e ficam bastante inflamados, e também sofrem mais do rabo dá a impressão que o abanam mais, fica uma lastima sangram e ganham ferida, nos cerdosos não costuma acontecer, à volta dos olhos fica o pêlo cortado e com um picotado vermelho, nada que no outro dia não esteja já bom e os nossos no rabo não costumam ter problemas.
Ir para o topo Ir para baixo
manuluis
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
manuluis


Número de Mensagens : 381
Idade : 34
Localização : Evora
Data de inscrição : 09/07/2011

Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO EmptyQui Jul 21, 2011 1:57 pm

obrigado amigo coelho bravo muito boa a sua explicacao

saudacoes amigo
Ir para o topo Ir para baixo
http://matilhadomanu.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO   Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual a Diferenca entre PODENGOS PElo Liso e CERdosO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Podengos Médios Cerdoso da Vinheira
» Treino de Podengo médio cerdoso/Podengo pequeno liso (tintin)
» pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher
» Casal de podengos de pelo liso com lop. e casal de bracos linha Hege Haus
» Podenga de Pêlo Cerdoso

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: