Caça & pesca & natureza
Intoxicação por Pecusanol Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Intoxicação por Pecusanol Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Intoxicação por Pecusanol

Ir para baixo 
+12
batistuta
LUIS DIAS
Hélio
simao carvalho
coelhobravo
Luis Filipe
setter
arcanais
Banzé
L.AGOSTINHO
lopes
podengos
16 participantes
AutorMensagem
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyQua Jun 01, 2011 9:21 pm

Clínica Veterinária de Alcochete
Este produto é composto por diazinão, um organofosforado que actua no controlo de parasitas externos, sendo tóxico para os nossos animais de companhia.

A exposição a este produto leva a alterações no sistema nervoso central através da inibição de uma enzima responsável pela transmissão nervosa.

É tóxico tanto em cães como em gatos, contudo estes últimos são bastante mais sensíveis ao seu efeito, bastando apenas uma gota para que se desenvolvam sinais de intoxicação. Isto deve-se ao facto de existir maior sensibilidade de inibição da enzima acima mencionada por parte desta espécie.

Os animais surgem com dificuldade respiratória, hipersalivação, vómito, diarreia, pupilas dilatadas, frequência cardíaca diminuída, depressão, descoordenação de movimentos, tremores musculares, aumento de temperatura corporal e, por vezes, convulsões. Estes sinais são inespecíficos e comuns a qualquer tipo de intoxicação, sendo vital que o proprietário nos indique que usou o produto.

Deve ser tratada como uma urgência, sendo indispensável a descontaminação do animal assim que esteja estabilizado em termos respiratórios e centrais. Pode ser necessária oxigenoterapia e deve ser administrado o antídoto (atropina) para reverter os efeitos do produto. A fluidoterapia e a administração de anticonvulsivos podem ser necessárias caso existam sinais de alteração nervosa.

De seguida, é necessário dar-lhe um banho em bastante água corrente e detergente da louça para remover o produto do pelo e da pele do animal.

Posteriormente, deve permanecer em observação durante pelo menos 24h, com monitorização contínua das frequências respiratória e cardíaca.

RECOMENDAÇÃO: se quer prevenir ou eliminar parasitas externos (pulgas, carraças, piolhos e mosquitos) peça conselho ao Médico Veterinário. Este recomendará o produto adequado a cada tipo de situação.

________________________________________________

Ontem lavei a minha cadela com pecusanol, foi o maior erro da minha vida, logo que a lavei com o produto dissolvido em água, voltei a lava-la com água fresca, limpida...ela estava bem, como já era habitual qdo a lavava com este produto, mas algo correu muito mal, ela começou a ficar hiperactiva, tentando se enterrar e em fracções de minutos teve morte imediata...Fui aconselhada em tempos a dar-lhe banho com este maldito produto, das outras vezes tudo correu bem, desta vez, pedi a minha cadela, fui culpada, sinto-me um monstro, quis ajuda-la, mas acabei por mata-la...
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
lopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 147
Idade : 44
Localização : guimaraes
Data de inscrição : 27/12/2008

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Re: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyQua Jun 01, 2011 9:46 pm

boas
eu uso percusonol a muitos anos tanto diluido em agua como um que ja bem preparado, que tem um cheiro forte tem
mas nunca tive problemas, e logico que os doutores que tratam caes e gatos desaconselham o uso deste produto,pois querem vender
as marcas que eles teem COMIÇÃO.
uma grande parte dos veterinarios nunca trataram nenhum animal a não ser caes ou gatos, so querem tratar o que esta na moda caes ou gatos e estes é que dão €€€€€€€€€ .

o percusonol é de uso veterinario indicado para banhos em ovinos, caprinos,caes acho que so estes.

e claro que ha no mercado melhor mas os preços são mais altos .
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Re: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyQua Jun 01, 2011 10:07 pm

Ainda neste Sabado , pulverizei os meus cães,como faço cada vez que vou ao

campo de treino.Nunca tive problemas,disolvo em agua e depois pulvorizo nos cães.

Ainda bem que correu sempre bem.

Sera que foi mesmo do banho?

Pois conheço muita gente que usa e nunca aconteceu nada e eu uso em


cães com menos de um ano.



Boas caçadas Intoxicação por Pecusanol 600400 Intoxicação por Pecusanol 600400 Intoxicação por Pecusanol 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Re: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyQui Jun 02, 2011 8:18 am

Eu sempre ouvi dizer isto da toxicidade do pecusanol, não só por veterinários, como por colegas meus que depois de notarem alterações nos cães, me alertaram.
Infelizmente verifiquei isto ao vivo, pois há cerca de 3 anos uma cadela minha morreu depois de lhe dar banho com este produto.
A cadela estava cheia daquela carraça pequenina, tipo "chumbo", dei-lhe banho com o pecusanol, depois soltei-a, a dada altura a cadela parecia que estava alcoolizada, andava tonta, desde aí nunca mais foi a mesma, soltava-a para a caça e meia hora depois ela estava esgotada, não aguentava correr nem nada embora quando estava no canil tivesse bastante enérgica.
Levei-a ao veterinário, que todo o sistema hepático estava parado há já alguns dias, não sabiam como ela ainda estava viva.
Ficou internada, a soro, mas não resistiu.

Eu acho que tem tudo a ver com a quantidade de pecusanol que misturamos na agua, quanto maior for o seu estado puro, mais mortal se torna e eu terei contribuído para isso, porventura estava muito forte.

Pessoalmente acho um desperdicio de dinheiro neste produto, eu uso as pipetas e lavo os canis com lixivia.
Acredito que borrifando os cães com o pecusanol antes dos treinos, possa evitar que eles tragam carraças para casa e pelo facto de eles se irem esfregar e roçar no mato e silvas alivie os efeitos nocivos deste produto.

Como disse e pela má experiência por que passei, nunca mais usei esse produto e desaconselho vivamente.
Um amigo meu usava o pecusanol e ciclicamente as carraças voltavam, desde que usa pipetas nunca mais teve pragas no canil e poupa muitos euros.
O pecusanol tem um efeito temporário, no meu entender as pipetas têm um efeito mais duradouro e eficaz.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Re: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyQui Jun 02, 2011 8:26 am

Eu nunca usei este produto também não é uso da casa lavar os cães uso as coleiras para as pulgas e carraças o canil e todos os dias ou de dois em dois dias lavado e de 6 em 6 meses e desinfetado .A respeito a este produto não será que quem o usa não o esta a usar corretamente deita quantia a mais ( o portuga tem a mania de nem ler o que esta no produto ) não teriam metido doze a mais para a quantidade de agua e que dizer que os produtos são maus isso e fácil mas eu acredito mais que fosse erro humano dose a mais .abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Re: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyQui Jun 02, 2011 9:18 am

Na parte que me toca, foi isso mesmo, eu admiti isso, terei abusado na dose que misturei na agua, mas o que devemos ter em atenção é que o produto não deixa de ser tóxico.
Outra coisa também que acontece, é que não devemos molhar a cabeça do cão e quem já os lavou por este processo, sabe bem que a cabeça do cão fica preta destes carraços tipo chumbo, ora a tendencia é sempre de mergulhar a cabeça do cão, também, o que leva a outro erro pois mais fácil é ingerido pelo animal.
Uma indicação que se deve cumprir é NUNCA deixar o cão lamber-se, por isso, mesmo que a dose não seja elevada, se depois o prendermos a primeira coisa que ele faz é lamber-se.
A minha opinião é que são demasiados cuidados e demasiados perigos, o que não indica que seja um bom produto a usar.
Ir para o topo Ir para baixo
arcanais
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
arcanais


Número de Mensagens : 60
Idade : 62
Localização : Condeixa-a-Nova
Data de inscrição : 28/01/2011

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: USO de Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyQui Jun 02, 2011 9:53 am

Olá a todos.

Eu uso pecusanol há alguns anos. Nunca tive problemas de intoxicação com qualquer aninal.
No entanto devo acrescentar que tenho cuidado nas doses da mistura, duas três tampas do produto em 10 l de água + ou -, quando estou a lavar o animal, neste caso o câo, tenho o cuidade de o ter imobilizado pelo pescoço, uso uma esponja para o esfregar com o produto, evito ao máximo chegar-lhe com o produto aos olhos, nariz e boca, deixo actuar um pouco e logo de seguida dou um banho de mangeira com alguma abundância. Aliás, parece-me que são estas as indicações que vêm no rótulo.
Também já usei pepetas e gostei do resultado e da duração, pareceram-me carotas....

A. Canais
Ir para o topo Ir para baixo
setter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
setter


Número de Mensagens : 100
Idade : 59
Localização : setubal
Data de inscrição : 19/07/2010

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: intoxicação por pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyQui Jun 02, 2011 10:54 pm

Eu até há pouco tempo atrás. tambem nunca tinha tido problemas, mas a semana passada depois de lavar todos os cães, notei que algo de errado se passava com a epagneul breton. A cadela começou a ficar muito inquieta e nervosa, a nivel muscular revelava muitos tremores e salivava mais que o normal.
A quantidade de pecusanol diluido na agua foi a mesma de sempre. De diferente só o facto de estar um pouco de calor, não enconto outra explicação.
Só espero que a nivel fisico mão tenha deixado sequelas. Portanto muito cuidado ao administrar este produto aos nossos cães.
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Luis Filipe


Número de Mensagens : 9
Idade : 41
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 11/05/2011

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Re: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyTer Jun 21, 2011 1:01 pm

Eu tenho uma opiniao contraria ao do colega que falou nas pipetas!
Desde ha muito que uso pecusanol e nunca me aconteceu nada, ou melhor aos meus caes. Como diz podengos, se calhar nao respeitam a dosagem e depois dizem que é o produto que é muito nocivo...
Comprei, de proposito, um doseador, desses que se usam nos laboratorios de quimica nas escolas, para nao falhar nas instruçoes. É que nem sequer vou pl'aquela de nao sei quantas tampas por litros de agua!...

E em relaçao às pipetas, cuidado! um amigo meu, com um pinsher, usou pipetas e nao perdeu o cao por sorte. Sintomas: corpo todo dorido e cheio de dores quando tocavam no animal. nem deitado estava bem. Safou-se porque foi logo ao veterinario e por sorte guardou a ampola e a levou consigo. O veterinario desanconselhou vivamente ate porque o principio activo daquela marca ja tinha sido retirado do mercado! (desconheço a marca)

Por isso acho que se nao se entrar em sobredozagem nao ha problema. ou entao tenho tido sorte.

Se prestarem atençao ao folheto pode-se ver que existe uma doze para banhos e outra para sulfataçoes!!!
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Re: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyTer Jun 21, 2011 3:26 pm

Eu já utilizei pecusanol e os meus cães não tiveram problemas, deixei de utilizar porque não era pratico e o efeito curto voltavam a apanhar parasitas logo na 1º saída, acabei por gastar o frasco a sulfatar de vez em quando o canil. Eu respeitava a dose prescrita já a um vizinho morreram-lhe 2, mas punha à sorte e não os lavava no fim, é preciso seguir o que é prescrito, e mesmo assim acho arriscado.
Ir para o topo Ir para baixo
simao carvalho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
simao carvalho


Número de Mensagens : 55
Idade : 34
Localização : coimbra
Data de inscrição : 15/11/2010

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Re: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyTer Jun 21, 2011 3:49 pm

boas, eu usava pecusanol, mas pelos relatos secalhar vou deixar de usar...mas se o produto é consevido para caes e outros animais porque é que isto acontece devem ter de fazer testes antes para poder estar no mercado, as vezes tambem pode ter a aver com as doses que são utilizaadas nao sei..é uma opinião.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Re: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyTer Jun 21, 2011 8:56 pm

Não morrem do mal, morrem da cura!

Eu sempre usei também pecusanol. Não tenho tido problemas mas seja o diabo cego surdo e mudo!

Actualmente dou apenas um a dois banhos por ano e depois aplico pipetas (especialmente nesta altura dos treinos).
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS DIAS
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
LUIS DIAS


Número de Mensagens : 3
Idade : 53
Localização : montemor o velho
Data de inscrição : 24/08/2011

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyQua Ago 24, 2011 3:48 pm

boas a todos na semana passada dei banho á minha molher cadela com pecusanol como faço á anos e de manhã estava morta por envenenamaento segundo o medico este ultimo ano teem morrido muitos cães com pecusanol.
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Re: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyQua Ago 24, 2011 7:40 pm

Caros companheiros, relativamente a pecuzanol, já o utilizo há muitos anos e nunca tive problemas, é necessário é levar as dosagens a preceito e enxaguar com bastante água no final, que realmente o produto é muito forte, isso nós todos sabemos, o próprio cheiro assim o indica, evitar ao máximo o contacto do produto os olhos, boca e ouvidos no animal, e no final do enxaguamento secar o pelo com toalhas secas, comigo tem resultado a 100%, é remédio santo, só espero uma boa continuação, e passado uns dias, antes de saírem do canil, ponho 1 pipeta em cada um, não acredito que hajam lotes de frascos que venham com principio activo superior ao recomendado isto porque trabalho com medicamentos.Agora acredito sim que seja erro humano, que já foi mencionado em cima por colegas, isto porque. geralmente o portuga quando vê carraças a mais tem tendencia para exagerar nas doses, lembrando-se que mata as carraças todas e muito rápido, não se lembrando que está a matar tambem o animal.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo1977
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Ricardo1977


Número de Mensagens : 1
Idade : 46
Localização : Portugal
Data de inscrição : 10/04/2012

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Sou um monstro!   Intoxicação por Pecusanol EmptyTer Abr 10, 2012 10:55 am

ontem dei banho com pecusanol a uma cadela que rondava a minha casa há uns meses e que eu alimentava com muito gosto. ela tinha pêlo no meio das carraças em vez de carraças no meio do pêlo, tentei ajudar a meiguinha e só vi aumentar o seu sofrimento. estou arrependido de me ter lembrado de fazer isto. foi a segunda vez que usei e foi a ultima. a primeira vez também achei estranho mas nunca associei ao banho talvez pelo facto do primeiro cão ser muito maior e a reacção ter sido muito mais leve, mas morreu passado umas semanas... acho que o matei também com pecusanol. infeliz ideia de não ter me informado aqui antes de comprar o produto, porque a bula que vem na embalagem não é igual á que está publicada na net.
Ir para o topo Ir para baixo
pinho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
pinho


Número de Mensagens : 205
Idade : 48
Localização : aveiro
Data de inscrição : 11/03/2010

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Re: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyTer Abr 10, 2012 1:14 pm

boa tarde, eu uso pecusanol talvez à uns 6 anos,aliás ainda ontem lavei todos os caes e canis com o pecusanol e nunca tive problemas, agora o pessoal que tem problemas só encontro uma explicaçao que é dose excessiva, tentem triplicar ou quadruplicar um medicamento que o medico vos receite e depois vamos ver o resultado, a culpa nao é do medicamento mas sim de quem o está a usar. Intoxicação por Pecusanol 139124
Ir para o topo Ir para baixo
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
durao23


Número de Mensagens : 228
Idade : 32
Localização : Alter do Chão
Data de inscrição : 28/04/2010

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Re: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptyTer Abr 10, 2012 4:38 pm

A mim também me aconteceu uma situação do género, a minha rottweiler apanhou esses carraços chumbeiros, o o meu avô tinha la o produto já misturado com agua que era das ovelhas, eu pus ainda muita mais água para não estar tão forte.

Nisto a cadela fica zonza e a cair e esbarrar com as coisas, reguei-a logo toda só com água e levei- para a rua para apanhar ar, ela la se começou a esfregar na terra e passado ai meia hora passou e voltou ao normal, e também nunca mais lhe pus disso, de vez enquanto ponho caniaves que é muito eficaz e pulverizo o canil com esse pó.
Ir para o topo Ir para baixo
Aldonio Paulino
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Aldonio Paulino


Número de Mensagens : 160
Idade : 40
Localização : Ribeira Brava Madeira
Data de inscrição : 25/12/2011

Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Re: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol EmptySex Abr 13, 2012 8:24 pm

Eu só usei pecusanol uma vez nos cães e segui todas as instruçôes, não tive problemas mas depois de tudo o que li aqui só vou usa-lo pa pulverisar o canil e vou continuar com as pipetas para os cães que na minha opinião são eficases e sem problemas,a marca que eu uso pos cães é ADVANTIX,e claro varia conforme o peso do cão digo isto porque uma vez tava eu no veterinário e chegou la um cão com graves problemas na pele devido ao seu dono lhe administrar uma pipeta de cães com peso superior a 25kg quando ele pesava no máximo 5kg era um podengo pequeno,la está negligencia por parte do dono,todo o cuidado com os nossos cães é pouco.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Intoxicação por Pecusanol Empty
MensagemAssunto: Re: Intoxicação por Pecusanol   Intoxicação por Pecusanol Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Intoxicação por Pecusanol
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Alimentação&saúde&Criação-
Ir para: