Caça & pesca & natureza
Otites - Em canídeos. Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Otites - Em canídeos. Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Otites - Em canídeos.

Ir para baixo 
+5
coelhobravo
setter
Ciclone
M.Mendes
brunoferraz
9 participantes
AutorMensagem
Convidad
Convidado
avatar



Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: Otites - Em canídeos.   Otites - Em canídeos. EmptySáb maio 14, 2011 2:03 pm

Boas a todos;

Como já devem ter visto, tive problemas com uma otite, na minha cachorra beagle, assim, e porque estive a pesquisar no fórum, e não encontrei nada sobre o assunto, e por achar que mais tarde ou mais cedo, poderá haver mais colegas do fórum a ter problemas destes, decidi abrir este tópico, para que quem tenha conhecimentos, informações e dados/experiencias desta enfermidade, se possa exprimir, e assim ajudar os menos avisados, como é o meu caso.

Penso também, não ser um problema só de cães de orelha caída, contudo pelo que me dizem, é mais comum nestes….

Acho que este tópico é pertinente, pois é um problema muito sério, que por experiencia própria, acho que até poderá levar à morte do animal.


Gostaria assim, de convidar a partilharem experiencias, e soluções!!!
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: Re: Otites - Em canídeos.   Otites - Em canídeos. EmptyDom maio 15, 2011 8:10 am

Amigo Sérgio, as otites como disse e bem aparecem mais frequentemente nos cães de orelha caída, pois as orelhas caídas não deixam circular o ar tão bem.
Normalmente reparamos nas mesmas quando os cães estão sempre a coçar-se nas orelhas.
Se formos às orelhas dos animais e espreitarmos para dentro, vemos uma cera castanha escura.
Isto é, lixo e bactérias.
A solução passa por um pano/ligadura húmido (lotion Micellaire) que possa passar por dentro da orelha, tentando limpar o máximo possível dessa cera.
Posteriormente, poderá aplicar uma ou duas gotas de Conofite Forte, à venda nas farmácias.
Vai ver que passa.
Boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
M.Mendes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
M.Mendes


Número de Mensagens : 128
Idade : 58
Localização : Ermidas-Sado
Data de inscrição : 14/06/2009

Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: Re: Otites - Em canídeos.   Otites - Em canídeos. EmptyDom maio 15, 2011 10:22 pm

Depois de limpar a orelha,como disse e bem o amigo Bruno,pode tambem aplicar Aurizon.
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 59
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: Otites -Em canídeos   Otites - Em canídeos. EmptyDom maio 15, 2011 10:36 pm

Ou então Oridermyl.
Ir para o topo Ir para baixo
setter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
setter


Número de Mensagens : 100
Idade : 59
Localização : setubal
Data de inscrição : 19/07/2010

Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: otites em canideosD   Otites - Em canídeos. EmptyDom maio 15, 2011 11:48 pm

Durante 5 a 6 dias aplicar 5 a 6 gotas de tintura de iodo no ouvido e fazer uma pequena massagem na base do mesmo. digo isto, não só por ouvir falar, mas porque já o fiz e resulta.
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: Re: Otites - Em canídeos.   Otites - Em canídeos. EmptySeg maio 16, 2011 11:04 am

Cuidado com as inveções, eu ja tive diversos cães com otites e resolvia o problema com oridermyl pelo menos aparentemente, pois de vez em quando voltava. Tive um problema grave com uma podenga em que o oridermyl não funcionava e lhe administrei medicamentos aconselhados por amigos, quase com fim desastroso. até que resolvi ir ao veterinario que após bastantes trabalho a conseguiu tratar, ficando surda desse ouvido e a orelha ficou meia torcida.
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 66
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: Re: Otites - Em canídeos.   Otites - Em canídeos. EmptySeg maio 16, 2011 1:04 pm

Depois de ler tudo, acho que o amigo coelhobravo é o mais acertivo.
Por esta ser uma área em que profissionalmente estou à vontade, começo por aconselhar sempre uma ida ao veterinário. E porquê? Porque há várias formas de otite e existem vários agentes patológicos que podem ser responsáveis por isso.
Assim, as otites mais frequentes podem ser externas ou médias. Serão externas, quando não atingem o ouvido médio e se localizam no canal auditivo até ao tímpano. Serão médias se atingirem o ouvido médio, o espaço atrás da membrana timpânica. O que as provoca é que pode diferir. As extrenas a maior parte das vezes são provocadas por fungos, embora possa ter também uma origem bacteriana. As médias, são mais frequentemente provocadas por bactérias.
Por isso o tratamento será diferente de caso para caso e uma ida ao veterinário é fundamental. Só ele poderá identificar o agente causador da infecção e receitar o melhor tratamento.
Uma forma de prevenir as otites, é ter muito cuidado e limpar regularmente os ouvidos dos cães.
Quando virem o cão abanar muito com a cabeça, coçar a orelha insistentemente, ou até apresentar perda de equilíbrio, não exite e leve-o ao veterinário!
Ir para o topo Ir para baixo
setter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
setter


Número de Mensagens : 100
Idade : 59
Localização : setubal
Data de inscrição : 19/07/2010

Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: otites em canideos   Otites - Em canídeos. EmptySeg maio 16, 2011 10:03 pm

Em resposta ao amigo coelho bravo, queria dizer-lhe que não estou a inventar nada. Penso que a finalidade de lançar este tipo de tópicos, seja o intercambio de conhecimentos entre os foristas.
A maior parte das infeções auriculares são provocadas por acomulação de fungos e a tintura de iodo é eficaz na sua eliminação.
Se as pessoas não são recetivas a este tipo de conhecimentos, então não há que perder tempo em criar tópicos deste genero e vai-se diretamente ao veterinario.
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: Re: Otites - Em canídeos.   Otites - Em canídeos. EmptyTer maio 17, 2011 4:50 am


Boas;

Antes de mais, agradeço as participações, e venho acrescentar dados relativamente aos sinais e sintomas das otites em canídeos, pois como é do conhecimento, infelizmente foi bafejado com um caso grave à pouco tempo, que parece estar melhor, mas que ainda assim, não está resolvido.

Sinais indicadores de otite:
» Quebra de rendimento.
» Coça a (s) orelha (s), com as patas ou no chão.
» O animal, abana a cabeça consecutivamente.

» Tendência para deixar descair a cabeça para o lado onde se está a formar a otite.
» Perda de apetite, pois o movimento do maxilar a comer, provoca dor.
» Emagrecimento.
» Tendência a estar deitado e imóvel, e quando se levanta, anda em círculos, como se estivesse louco.
» O animal, não deixa mexer na (s) orelha (s), por sentir dor.
» Intolerância a ruídos, começando a gemer.

Sintomas:
» Febre (tendência para beber muita água).
» Perda de equilíbrio.
» Produção e acumulação, intensificada de sujidade/cera, escura na entrada do canal auditivo e orelhas.



Última edição por sergio-monteiro em Ter maio 17, 2011 12:28 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: Re: Otites - Em canídeos.   Otites - Em canídeos. EmptyTer maio 17, 2011 9:15 am

Amigo Setter, estou de acordo consigo, qualquer tópico serve para partilha e cada um deve tentar transmitir o seu conhecimento pois pode ser útil para os outros, se não fôr assim os foruns não têm interesse nem razão para existir. Eu apenas quiz narrar o que me aconteceu, mas não digo que se voltar a ter mais algum problema do género que é o mais provavel pois tenho muitos cães, não experimente a sua técnica que não conhecia, mas que tem bastante lógica no meu ponto de vista e pela sua experiencia com resultados positivos, agradeço pois a sua partilha, mas se o problema persistir não vou exitar em ir ao veterinário e é o que continuo a aconselhar, também pelo que já tenho passado.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: Re: Otites - Em canídeos.   Otites - Em canídeos. EmptyTer maio 17, 2011 9:02 pm

Penso que os amigos coelhobravo e RMBC já tudo disseram, apenas vou dar uma opinião não utilizem gotas nos ouvidos dos cães utilizem medicamentos via oral,
abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: Re: Otites - Em canídeos.   Otites - Em canídeos. EmptyTer maio 17, 2011 9:18 pm

E o que é que recomendas via oral?
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 59
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: Otites -Em canídeos   Otites - Em canídeos. EmptyQua maio 18, 2011 5:30 pm

Bem,eu como já tinha falado com o colega Sérgio,antes do tópico ser iniciado,apenas referi aqui o nome de um medicamento,mas deveria ter explicado que ''Perante ,uma otite já declarada'',o animal vai necessitar de antibiótico e anti inflamatório,e neste caso o melhor mesmo é não nos pormos a inventar,e levar o animal ao veterinário o mais rápido possível.
O Oridermyl serve apenas como ''prevenção'',se der-mos uma vista de olhos periódica(1 por mês,no máximo),ao interior dos ouvidos dos nossos cães,podemos perante a presença de sujidade,(concentração de ácaros)fazer logo uma limpeza do canal auditivo utilizando o Oridermyl,e quase posso garantir que se isto for feito periódicamente,dificílmente chegaremos a ser confrontados com uma otite.
A primeira e única vez que levei um cão ao veterinário,com sintomas de estar a chocar uma otite,a parte referente á limpeza do canal foi tratada com este medicamento e a partir dessa data eu sempre tive isso cá em casa como prevenção,e ainda á dias fui descobrir numa cachorra Fauve,uma acumulação de acaros num ouvido,utilizei o respectivo oridermyl,e está limpa,mas o grande problema será quando não fazemos a limpeza a tempo e horas,é a partir daí que surgem as otites.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: Re: Otites - Em canídeos.   Otites - Em canídeos. EmptyQua maio 18, 2011 6:15 pm

Boas, deixo aqui, o receituário, que me foi determinado na clínica veterinária, onde a minha cadela foi seguida:

(isto num caso de otite confirmada, e um animal de 10 Kg)

Anti-inflamatório.
Nome: Norocarp 50mg.

Tempo de utilização: 6 Dias

Forma de Utilização: 1/2 comprimido diariamente.
___________________________//________________________

Antibiótico:
Nome: Amoxicilina e ácido clavulânico - ratiopharm (500mg e 125 mg comprimidos revestidos)

Tempo de Utilização: 10 dias

Forma de Utilização: 1/3 comprimido de 12 em 12 horas
___________________________//____________________
Líquido de Limpeza:
Nome: Omniotic

Para prevenção e limpeza.

Forma de utilização: Aplicar dentro do canal auditivo, e massajar o canal da base do canal para o exterior (para fora), direccionando o movimento para fora.

______________________________//_____________________

Líquido de desinfecção:

Nome: Canaural gotas (supressão oleosa 15 ml)

Aplicar em caso de infecção, e após ter sido limpo o canal auditivo com o líquido de limpeza.

Forma de utilização: Aplicar dentro do canal auditivo, e massajar o canal, direccionando o movimento para a base do canal auditivo (dentro), para que se entranhe o mais possível, devendo ser aplicado, até ao final da medicação, ou seja 10 dias.

Nota: A quando da aplicação, tentar que o animal, não sacuda a (s) orelha (s), para assim poder ser mais eficaz.

__________________________//_____________________________

Se alguém tiver conhecimentos, que deixe aqui as respectivas opiniões, sobre o receituário.
Ir para o topo Ir para baixo
diasibiza
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
diasibiza


Número de Mensagens : 20
Idade : 44
Localização : v. conde
Data de inscrição : 10/09/2010

Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: Re: Otites - Em canídeos.   Otites - Em canídeos. EmptySáb maio 21, 2011 11:21 pm

limpeza periodica com octoclean como forma de prevenção.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Otites - Em canídeos. Empty
MensagemAssunto: Re: Otites - Em canídeos.   Otites - Em canídeos. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Otites - Em canídeos.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mourão - Fiscalização a equídeos e canídeos
» Almodôvar – Maus tratos a canídeos
» Kit primeiros socorros para acidentes com os nossos canideos
» CANÍDEOS DE ELEVADO VALOR RECUPERADOS
» Horta - Apreensão de Canídeos da raça Pit Bull

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Alimentação&saúde&Criação-
Ir para: