Caça & pesca & natureza
Caça de salto aos javalis Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça & pesca & natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe

Caça de salto aos javalis

Ir em baixo 
AutorMensagem
Luiscaçador
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Luiscaçador

Número de Mensagens : 35

Caça de salto aos javalis Empty
MensagemAssunto: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptySeg Mar 21, 2011 10:49 pm

Boa Noite amigos, algum de voces caça aos javalis de salto???

Abraço
Luis Filipe
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21

Número de Mensagens : 708

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptySeg Mar 21, 2011 11:00 pm

Não muitas, mas já fiz algumas
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Luiscaçador
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Luiscaçador

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptySeg Mar 21, 2011 11:03 pm

Em que zonas?
Simão
Moderador
Moderador
Simão

Número de Mensagens : 482

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyTer Mar 22, 2011 9:35 pm

Boas tambem ja cacei uma ou duas vezes de salto na zona de tondela e serra do caramulo.
Luiscaçador
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Luiscaçador

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyTer Mar 22, 2011 10:10 pm

e da para matar uns porcos?
é mais fácil caçar-los de salto ou montaria?
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyQua Mar 23, 2011 2:25 am

Isso da facilidade depende do porco ou da zona.
Mas em salto, para mim, não tem comparação... é muito mais excitante.
Nas montarias é aquela coisa... se a caça rodar perto da nossa porta e mesmo que não vejamos nada nem dêmos qualquer tiro acaba por ser interessante, caso contrário acaba por serem horas aborrecidas.
Simão
Moderador
Moderador
Simão

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyQua Mar 23, 2011 6:36 pm

Dar pa matar porcos, da... Agora depende muito dos terrenos, por exemplo se soubermos bem onde os porcos estao acamados e se forem silvados ou matos pequenos, mata se porcos com facilidade... Tal como o Vitor disse, depende muito do tipo de terreno, e tambem do tipo de vegetaçao e do tamanho da mesma...
Luiscaçador
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Luiscaçador

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyQua Mar 23, 2011 7:16 pm

pois eu compreendo perfeitamente o que acabaram de dizer, eu gosto muito de caçar aos coelhos e raposa de salto e agora vou-me virar também para os javalis, porque nas montarias apanha-se cada seca.
E cada vez mais, devido a ma organização de muitas montarias, o que interessa e dinheiro e se morrer alguma coisa já e um acréscimo. Paga-se bastante em maior parte delas e nao se come nada de jeito e no monte apanha-se muitas secas mesmo.
E como eu tenho mais 3 amigos, e vamo-nos fazer ao monte este ano a ver no que vai dar, mesmo que nao se mate nada fazemos um convivio que e o que mais importa e que ninguem se aleije.
Este ano fui a 2 montarias a primeira ainda vi um agarre a um navalheiro. a segunda nem cães vi.
E para mim ir a caça e nao levar caes, ja nao e caça.
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyQua Mar 23, 2011 7:56 pm

Luiscaçador escreveu:
E para mim ir a caça e nao levar caes, ja nao e caça.

Totalmente de acordo. Bons ou maus nada me satisfaz tanto como os meus canitos.

Quanto às montarias nas com organização de confiança é preciso ter sorte nos sorteios das portas, Naquelas onde não se conhece a organização ou ela é "duvidosa" é mais complicado, porque apostava que as melhores portas nem a sorteio vão.

Já apanhei de tudo, mas esta época tive sorte
Simão
Moderador
Moderador
Simão

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyQua Mar 23, 2011 9:01 pm

Montarias, ha que saber selecciona las, pois com a oferta que ha, é normal sair alguns barretes... E nem sempre o que é caro é bom, posso dizer que esta epoca fui a uma montaria convidado por um forista, na qual o valor por porta foi 12,50 euros e foi das melhores montarias a que fui este ano. É verdade que n falta por aí quem keira enganar, mas tb ha muito boa gente a trabalhar e a querer agradar. É uma questao de as saber escolher e depois ter um bocadinho de sorte, pk isso de portas boas, é muito relativo, tudo bem que haja akelas portas mais querençudas, mas portas boas sao akeles por onde os bichos passam e isso so se sabe no fim... Posso vos dizer que o primeiro porco que matei , a minha porta n estava a mais de 20 de uma estrada de alcatrao com muito movimento, e no entanto matei um porco e errei outro, se calhar se fossem a escolher ninguem keria akela porta... Mas como em tudo ha gostos, eu adoro montarias, mas n podemos gostar todos do mesmo. Mas uma coisa e certa, tb prefiro qualquer tipo de caça com cao do k akela sem cao.
Luiscaçador
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Luiscaçador

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyQua Mar 23, 2011 9:15 pm

Sim isso e verdade Simão, eu este ano fui a 2 montarias para as portas como ja referi a traz, e fui a uma montaria bater com os cães de um amigo que e matilheiro, e não paguei nada mas que quisesse ir para as portas pagava 30€ e foi uma montaria muito bem organizada, desde a colocação das portas, solta de cães, tudo mesmo, pequeno almoço, ate que chegou o almoço e isso sim comeu-se muito bem mesmo, ja passei mais fome em muitos casamentos.
Foi num restaurante com entradas, prato de peixe e carne, sobremesa, de luxo mesmo. Não sei se tem aqui algum forista que esteve presente nessa montaria que foi em Barcelos. E se não estou enganado no nome da associativa era na de agua longa.
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho

Número de Mensagens : 801

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyQua Mar 23, 2011 11:09 pm

Estão aqui a falar em caçar javalis de salto. Por acaso é permitido? Atenção.
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyQui Mar 24, 2011 2:00 am

Simão escreveu:
E nem sempre o que é caro é bom, posso dizer que esta epoca fui a uma montaria convidado por um forista, na qual o valor por porta foi 12,50 euros e foi das melhores montarias a que fui este ano.

Completamente de acordo.
Simão escreveu:
pk isso de portas boas, é muito relativo, tudo bem que haja akelas portas mais querençudas, mas portas boas sao akeles por onde os bichos passam e isso so se sabe no fim...

Neste caso quando falo em portas boas, refiro-me a portas onde pelos menos se vejam sinais fresco da passagem dos porcos. Quando fogem aos cães (com grande distância) usam normalmente os trilhos habituais e é certo que vão passar nessas portas. Depois de terem levado tiro ou irem muito picados, aí podem passar em qualquer porta. Tudo uma questão de sorte.
Simão
Moderador
Moderador
Simão

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyQui Mar 24, 2011 6:58 pm

JCoelho escreveu:
Estão aqui a falar em caçar javalis de salto. Por acaso é permitido? Atenção.

Que eu saiba é um processo de caça ao javali, completamente legal. Mas se estiver errado, corrijam me por favor...
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyQui Mar 24, 2011 7:15 pm

Também tenho as minhas dúvidas sobre a legalidade do processo, mas pelo menos aparece no manual de exame para obtenção da carta de caçador, como podendo ser praticada.
Nelson P
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Nelson P

Número de Mensagens : 7

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyQui Mar 24, 2011 7:32 pm

Sim, o processo de caça "de Salto ao Javali"é totalmente legal, basta estar no plano anual de exploração das ZC.

O regulamento da caça em vigor define este processo como "aquele em que o caçador se desloca para procurar, perseguir ou capturar exemplares de espécies cinegéticas que ele próprio levanta, com ou sem auxílio de cães de caça". No entanto, o processo é vulgarmente utilizado sobre a caça menor e constitui, por si, o processo de caça mais natural e mais vulgar para todos os praticantes da caça. Ora, tratando-se de caça maior, a mesma legislação refere que este processo só é permitido para o javali, pelo que as restantes espécies, apenas podem ser caçadas por montaria, batida, espera e aproximação. E contrariamente à ronda este processo só pode ser praticado de dia e, apesar de tudo, com arma de fogo.
Tratando-se de uma processo de caça com características tão especiais para o javali, é um método muito pouco vulgar e pouco usado no nosso país. Sendo limitado o número de caçadores e bem assim o número cães, este processo torna-se incerto pelos resultados sempre duvidosos que é possível obter.

Espero ter acabado com as duvidas.

Abraço

N.P.

Simão
Moderador
Moderador
Simão

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyQui Mar 24, 2011 7:33 pm

É permitido, 99% de certeza...
Nelson P
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Nelson P

Número de Mensagens : 7

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyQui Mar 24, 2011 7:33 pm

Basta que as zonas de caça, o coloquem no seu plano anual de exploração!!

e é 100% legal

Última edição por Nelson P em Sex Mar 25, 2011 11:27 am, editado 2 vez(es)
monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
monteiro

Número de Mensagens : 99

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptySex Mar 25, 2011 9:42 am

A caça de salto aos javalis é 100% legal quando mensionada no calendário venatório da reserva em questão..

mas salvo erro só é autorizada pela DGRF nos meses de janeiro e fevereiro..
Simão
Moderador
Moderador
Simão

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptySex Mar 25, 2011 10:26 am

É permitida de Outubro a Fevereiro, pelo menos ja participei numa em Novembro.
Luiscaçador
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Luiscaçador

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptySab Mar 26, 2011 11:36 pm

Sim , e praticada de outubro a fevereiro.
sei de algumas zonas de caça que cumeça em outubro.
E em outubro estarei pronto para começar.

Exmº Sr. Luis Filipe

Relativamente ao assunto em epígrafe, por determinação do Exmº Tenente – General Comandante Operacional, encarrega-me o Exmº Director do SEPNA de informar o seguinte:

O número de cães não é limitado na caça ao javali pelo processo de salto.

As munições permitidas são os cartuchos com um projéctil único, conhecido por bala.

Não é permitido uso ou detenção de cartuchos carregados com os denominados zagalotes, bem como os carregados com múltiplos projecteis (chumbos).

De salientar que terá que ter sempre em conta os Editais, nos quais poderão estar estabelecidas condicionantes a este acto venatório no terreno não ordenado.

Segue a legislação aplicável à situação em apreço.

Decreto-Lei nº 2/2011 de 6 de Janeiro

Artigo 79.º

Armas de fogo

3 — No exercício da caça com armas de fogo é proibido o uso ou detenção de:

a) Cartuchos carregados com múltiplos projécteis de diâmetro superior a 4,5 mm, vulgarmente designados por zagalotes;

b) Na caça às espécies de caça menor, cartuchos carregados com um projéctil único, vulgarmente designado por bala;

c) Na caça às espécies de caça maior, cartuchos carregados com múltiplos projécteis, vulgarmente designados por chumbos.

Artigo 84.º

Cães de caça

4 — Nas montarias e caça de salto, previstas no artigo 105.º, o número de cães não é limitado, devendo no caso das montarias ser utilizadas apenas matilhas de caça maior.

Artigo 105.º

Caça ao javali

1 — A caça ao javali pode ser exercida à espera, de salto, de aproximação, de batida, de montaria e com lança.

2 — Em terrenos cinegéticos não ordenados, a caça a esta espécie só pode ser permitida de batida e de montaria e apenas nos meses de Outubro a Fevereiro e nos locais e nas condições estabelecidos por edital da DGRF.

3 — Em terrenos cinegéticos ordenados, com excepção da caça de salto, de batida e de montaria, que só pode ser permitida nos meses de Outubro a Fevereiro, inclusive, a caça ao javali pode ser permitida durante toda a época venatória.

Espero ter conseguido acavar com todas as duvidas em relaçao a caça de salto ao javali, isto e uma resposta do SEPNA que me enviaram para me esclarecer todas as duvidas.

Cumprimentos

Simão
Moderador
Moderador
Simão

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyDom Mar 27, 2011 12:22 pm

Luiscaçador escreveu:
Sim , e praticada de outubro a fevereiro.
sei de algumas zonas de caça que cumeça em outubro.
E em outubro estarei pronto para começar.

Exmº Sr. Luis Filipe

Relativamente ao assunto em epígrafe, por determinação do Exmº Tenente – General Comandante Operacional, encarrega-me o Exmº Director do SEPNA de informar o seguinte:

O número de cães não é limitado na caça ao javali pelo processo de salto.

As munições permitidas são os cartuchos com um projéctil único, conhecido por bala.

Não é permitido uso ou detenção de cartuchos carregados com os denominados zagalotes, bem como os carregados com múltiplos projecteis (chumbos).

De salientar que terá que ter sempre em conta os Editais, nos quais poderão estar estabelecidas condicionantes a este acto venatório no terreno não ordenado.

Segue a legislação aplicável à situação em apreço.

Decreto-Lei nº 2/2011 de 6 de Janeiro

Artigo 79.º

Armas de fogo

3 — No exercício da caça com armas de fogo é proibido o uso ou detenção de:

a) Cartuchos carregados com múltiplos projécteis de diâmetro superior a 4,5 mm, vulgarmente designados por zagalotes;

b) Na caça às espécies de caça menor, cartuchos carregados com um projéctil único, vulgarmente designado por bala;

c) Na caça às espécies de caça maior, cartuchos carregados com múltiplos projécteis, vulgarmente designados por chumbos.

Artigo 84.º

Cães de caça

4 — Nas montarias e caça de salto, previstas no artigo 105.º, o número de cães não é limitado, devendo no caso das montarias ser utilizadas apenas matilhas de caça maior.

Artigo 105.º

Caça ao javali

1 — A caça ao javali pode ser exercida à espera, de salto, de aproximação, de batida, de montaria e com lança.

2 — Em terrenos cinegéticos não ordenados, a caça a esta espécie só pode ser permitida de batida e de montaria e apenas nos meses de Outubro a Fevereiro e nos locais e nas condições estabelecidos por edital da DGRF.

3 — Em terrenos cinegéticos ordenados, com excepção da caça de salto, de batida e de montaria, que só pode ser permitida nos meses de Outubro a Fevereiro, inclusive, a caça ao javali pode ser permitida durante toda a época venatória.

Espero ter conseguido acavar com todas as duvidas em relaçao a caça de salto ao javali, isto e uma resposta do SEPNA que me enviaram para me esclarecer todas as duvidas.

Cumprimentos

Muito bom... Nada como ir logo ao sitio certo. Concerteza que acabou com as duvidas que havia por aí.
Luiscaçador
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Luiscaçador

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis EmptyDom Mar 27, 2011 8:59 pm

Eu acho que isto e a melhor coisa fazer a pergunta ao SEPNA e tira-se uma copia e isso anda sempre connosco sempre que formos caçar nao custa nada levar mais um papel que ate pode ficar no carro e aparecendo a fiscalização e implicando mostra-molhe a lei e esta feito.
Eu fiz isso este ano que foi aquela trengueira com os pombos que não se pudia caçar em Outubro e depois ja permitiram em outubro mas so em terreno ordenado e eu para não ter problemas Fiz a pergunta e tirei uma copia ao mail e andava com ela no saco da arma.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Caça de salto aos javalis   Caça de salto aos javalis Empty

Caça de salto aos javalis
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça & pesca & natureza :: Caça Maior :: Debates-
Ir para: