Caça & pesca & natureza
Fluorescentes-sim/não ou talvez? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Fluorescentes-sim/não ou talvez? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Fluorescentes-sim/não ou talvez?

Ir para baixo 
+6
M.Roxo
Stick
vvitor
Vitor21
patrick_lgs
B25
10 participantes
AutorMensagem
B25
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
B25


Número de Mensagens : 317
Idade : 60
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 30/11/2010

Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Fluorescentes-sim/não ou talvez?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? EmptySeg Fev 21, 2011 12:43 pm

Caros Amigos

O fim de semana passado estive numa caçada num pais nórdico onde o uso de côres reflectores é um imperativo legal.

Gostaria que o pessoal expressa-se a sua opinião sobre o uso de côres reflectoras aquando do exercicio da caça.

Até que ponto ele beneficiaria ou prejudica o exercicico da caça?

Será que deveria ser obrigatório tambêm entre nós caçadores portugueses?

E os cães tambem deveriam usar ?


Um Abraço
B25
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Re: Fluorescentes-sim/não ou talvez?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? EmptySeg Fev 21, 2011 1:45 pm

Para mim sem duvida que deveria ser obrigatório.

Eu já decidi e para a próxima época irei usar pelo menos uma peça fluorscente.


Os cães é mais complicado devido ao nosso clima ser quente e colocar algo nos cães pode condicionar o seu desenpenho...mas uma coleira grossa e fluorscente...é uma opção valida
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Re: Fluorescentes-sim/não ou talvez?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? EmptySeg Fev 21, 2011 2:04 pm

Reflectores (ou chapéu com cores "vivas") sempre... segurança em primeiro lugar
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
vvitor
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vvitor


Número de Mensagens : 307
Idade : 52
Localização : montijo
Data de inscrição : 16/02/2010

Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Re: Fluorescentes-sim/não ou talvez?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? EmptySeg Fev 21, 2011 2:09 pm

Na minha opinião devia ser obrigatório o uso de pelo menos uma peça reflectora e que deveria ser um colete ou chapeu , principalmente em montarias e na caça de salto .Em caça de salto penso que não ira fazer diferença o seu uso , e ira criar condições de segurança , pois iremos ver com grande facilidade a colocação do companheiro do lado e logo saber onde se pode atirar ou não , eu por habito que tenho em montarias e ver bem onde estão colocados as portas ao meu lado e ver as linhas de tiro que posso fazer ou não devido a essa colocação .Este ano como me tenho feito acompanhar pelo meu filho e por segurança comprei-lhe um chapéu da browning laranja reflector , e dava sempre conhecimento as portas do lado da nossa colocação .Nos meus cães ja uso umas coleiras reflectoras que adquiri na decatlhon , que ate dão jeito para ver e destingir de todos os outros , para o caso de algum se afastar mais .
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Re: Fluorescentes-sim/não ou talvez?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? EmptySeg Fev 21, 2011 2:36 pm

Para mim, tudo depende do tipo de caça em causa. É tão simples qunto isso.
Caça às aves, nem pensar obviamente.
Outro tipo de caça até devia ser obrigatório.
Ir para o topo Ir para baixo
B25
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
B25


Número de Mensagens : 317
Idade : 60
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 30/11/2010

Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Re: Fluorescentes-sim/não ou talvez?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? EmptySeg Fev 21, 2011 2:41 pm

Amigo Stick Boa tarde

Desculpe a pergunta :
Mas porquê não ás aves e ao resto devia ser obrigatório?

Cumprimentos
B25
Ir para o topo Ir para baixo
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
avatar


Número de Mensagens : 151
Idade : 43
Localização : Fão-Esposende
Data de inscrição : 30/09/2009

Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Re: Fluorescentes-sim/não ou talvez?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? EmptySeg Fev 21, 2011 5:12 pm

Boa tarde malta

Concordo com o uso obrigatorio de equipamento fluorescente na caça, é uma boa maneira de promover e dar uma imagem de segurança na caça.
Agora, na caça aos pombos e ás rolas é capaz de fazer alguma diferença já que ficamos visiveis tambem para eles, mas tudo tem solução nem que seja uma bandeira sinalizadora obrigatoria como se faz na caça submarina em que todos os outros caçadores sabem que está alguem a caçar á espera do pombo ( é só uma ideia e se calhar bem descabida eheheh)
O facto é que concordo com tudo que faça da caça um desporto mais seguro, embora existam factores bem mais importantes na caça para ela ser mais segura EDUCAÇÃO CIVIL E RESPEITO PELO PROXIMO, todos nós já presenciamos situaçoes em que o problema nao era a caça mas a educação do caçador.

Sempre um prazer participar

Cumprimentos:

Mroxo
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Re: Fluorescentes-sim/não ou talvez?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? EmptySeg Fev 21, 2011 7:49 pm

Pessoalmente, na caça de salto, uso sempre uma boina de cor laranja. Não doí nada e até acho que atrai os coelhos. Fluorescentes-sim/não ou talvez? 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Re: Fluorescentes-sim/não ou talvez?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? EmptySeg Fev 21, 2011 7:51 pm

Stick escreveu:
Para mim, tudo depende do tipo de caça em causa. É tão simples qunto isso.
Caça às aves, nem pensar obviamente.
Outro tipo de caça até devia ser obrigatório.

Olhe que a caça a aves que voam baixo (p.e: codorniz) é tanto ou mais perigosa que a restante caça de salto.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Re: Fluorescentes-sim/não ou talvez?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? EmptySeg Fev 21, 2011 10:09 pm

eu nas monterias, uso já á muito um colete florescente....na caça de salto tanbem tenho um boné com dupla face que uso a parte que é laranja.
Ir para o topo Ir para baixo
epirikito
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
epirikito


Número de Mensagens : 354
Idade : 43
Localização : Arruda dos Vinhos
Data de inscrição : 25/11/2008

Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Re: Fluorescentes-sim/não ou talvez?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? EmptyTer Fev 22, 2011 12:38 pm

M.Roxo escreveu:
O facto é que concordo com tudo que faça da caça um desporto mais seguro, embora existam factores bem mais importantes na caça para ela ser mais segura EDUCAÇÃO CIVIL E RESPEITO PELO PROXIMO, todos nós já presenciamos situaçoes em que o problema nao era a caça mas a educação do caçador.

Concordo plenamente com esta frase...

No entanto, acho que na caça de salto, devia ser obrigatório a sua utilização...
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Re: Fluorescentes-sim/não ou talvez?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? EmptyTer Fev 22, 2011 2:15 pm

sou totalmente de acordo assima de tudo uma questao de segurança
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Re: Fluorescentes-sim/não ou talvez?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? EmptyTer Fev 22, 2011 6:22 pm

Quando escrevi caça ás aves referia-me a caça de passagem. Não me parece que o fluorescente atraia de todo e só atira a menos de 3 metros de altura quem não tem qualquer tipo de formação humana, sequer.
Na caça de salto, todo o cuidado é pouco e subscrevo a 100% a frase do M. Roxo.
Montarias e afins, então nem se fala. Falamos doutros campeonatos e outros calibres...
Ir para o topo Ir para baixo
B25
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
B25


Número de Mensagens : 317
Idade : 60
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 30/11/2010

Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Fluorescentes ?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? EmptyTer Fev 22, 2011 6:58 pm

Amigo Stick

Foi o que pensei que queria dizer , mas mesmo assim ainda sou defensor , e penso que mais dia menos dia essa obrigatoriedade cá chegará.

Neste Pais ora erramos por excesso ora erramos por defeito, mas espero que neste assunto lá chegaremos .

Assim e como se sabe os acidentes aconteçem por todo o lado e no tipo de caça praticado no nosso Continente deveria ser obrigatório pelo menos ( caça de salto , preseguição ou montarias ) em 50% da roupa de caçador ela deveria ser fluoresçente.

Penso até mesmo que ela poderia ser por exemplo : nas costas,parte de trás das calças o dos braços e o barrete ou chapeu deveria ser tudo em fluorescente. Ou seja quem via o caçador de frente ele estaria minimamente identificado e quem o vê por de trás ou de lado ele estaria pelo menos quase 100% mais visivél.

Todos nós conheçemos histórias bem tristes e algumas delas até entre grandes amigos ou até mesmo entre familiares.

Eu por exemplo , aqui há uns anos aquando de uma caçada ás perdizes , fazendo parte de um grupo de caçadores já bastante experientes, se alguêm antes da caçada afirma-se que iria aconteçer um acidente, toda a gente diria que as ultimas pessoas a quem poderia tal suceder seria certamente comigo e com o caçador que me atingiu. Não fiquei cego por não calhou , mas que apanhei um grande susto lá isso apanhei.
É claro que se tivesse o colete se calhar o acidente não teria acontecido, não sei, muito possivelmente acontecia na mesma.

Na minha opinião nas montarias nem sequer os atiradores deveriam estar ao alcançe uns dos outros e por isso o uso do colete até poderia ser dispensado, mas como em Portugal e até em outros paises (não muitos) essa regra quase sempre não é respeitada ou levada em conta.

Na caça de salto ai sim deveria ser obrigatório .

Quanto á caça de espera tais como os tordos,pombos,patos , aqui como se poderá entender seria deixado á consideração de cada um sendo que no caso de algum acidente isso poderia ilibar em parte os faltosos!!!


Cumprimentos B25
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty
MensagemAssunto: Re: Fluorescentes-sim/não ou talvez?   Fluorescentes-sim/não ou talvez? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fluorescentes-sim/não ou talvez?
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: