Caça & pesca & natureza
Cães de caça X Cães de competição Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe
 

 Cães de caça X Cães de competição

Ir em baixo 
AutorMensagem
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC

Número de Mensagens : 313
Idade : 62
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 12:29 pm

Falando de cães de parar, surge amiúde a discussão se um (dito) cão de competição serve para a caça. As opiniões são muitas e dividem-se. Os argumentos fazem pender a balança ora para um lado, ora para outro.
Com este tópico pretendo debater o assunto, tendo em vista a chagado a um consenso o mais alargado possível.

Assim, cá vai a minha opinião, que vale tanto como qualquer outra:
1º Temos de definir o que entendemos por competição, pois existem muitos tipos de provas com cães de parar. Santo Huberto, Provas de Primavera (esta neste momento a decorrer a Semana de Andaluzia), Caça Prática, Field Trial de Verão, Field Trial de Outono, Grande Busca, Clássicas, etc.
Cada disciplina tem as suas exigências e é muito raro o cão que consegue ser bom em todas elas. Pode até fazer uma perninha em todas, mas há sempre aquela em que estará mais à vontade. A prova rainha é a Grande Busca, é uma espécie de fórmula 1 e só existe para as raças britânicas. Nela a exigência é máxima, é sempre feita sobre espécies selvagens e é comum os cães fazerem lances de 500mts para cada lado. Por aí já podem imaginar o tamanho dos terrenos. Cá em Portugal não fazem provas deste tipo. Não vou estar a descrever exaustivamente cada prova, mas quem tiver curiosidade pode encontrar facilmente na net.
Passo assim imediatamente para aquela modalidade que tem mais a haver com a caça real, o Santo Huberto. O Santo Huberto não é considerada em si uma prova de cães de parar, mas sim uma prova de caça para caçador com cão de parar. Quer isto dizer que apesar da grande importância do cão, é o caçador o principal elemento. Será porventura nesta modalidade que nós caçadores mais nos revemos e que tem mais adeptos cá em Portugal. Nela também se exige muito dos cães, quer na entrega durante o percurso, quer na forma como o seu trabalho respeita o estalão da raça. Assim, um cão que dê muita caça, mas não o faça de acordo com o estilo da raça, é penalizado. Depois temos ainda o ensino. Por norma exige-se certas coisas ao cão de Santo Huberto que não se exige ao cão de caça. Como sejam a paragem firme, a busca cruzada, o respeito ao levante, ao tiro e o cobro à ordem. Durante a prova nunca se pode atirar a uma peça sem esta ter sido préviamente parada pelo cão. Na caça real isso não acontece muitas vezes, até porque a caça selvagem tem um comportamento diferente da caça de cativeiro.
2º Será que um cão de competição serve para a caça? Eu digo: depende do cão. Se for um cão de grande busca, não... se for um cão de Santo Huberto, porque não? Um cão de caça pratica? Também pode, dependendo da amplitude de terrenos. E todos os outros? Dependerá também de cada cão e do tipo de terreno. Generalizar é que não!

Eu sei que há da parte de alguns caçadores o preconceito de que o cão de provas não serve para a caça, mas as provas servem para seleccionar os melhores exemplares da raça para criação. Aqueles que caçam dentro do estalão, que demonstram carácter e aptidão para aceitar o ensino, aqueles que mostram maior potência olfactiva, demonstram-no nas provas. Numa situação de caça real, é muito difícil conseguirmos criar e avaliar todas as situações que podemos ter numa prova. As provas são importantes por isso.
Em todo o lado ouvimos dizer: o meu cão é uma máquina! O meu cão até inventa caça! O meu tirou de ferido ontem, uma perdiz que deitei abaixo de asa o ano passado! Ehehehe. Todos os cães são fantásticos à mesa do café... à vezes o amor é cego.
Agora não continuo a escrever senão daqui a pouco ninguém tem pachorra para ler tanta coisa de uma vez. Cães de caça X Cães de competição 739466
Abraço e venham de lá essas intervenções.
Voltar ao Topo Ir em baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago

Número de Mensagens : 686
Idade : 32
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 12:50 pm

boas,
antes de mais queria agradecer-lhe a sua exposição. eu estou a pensar em adquirir um setter ingles para a caça para o proximo ano, e tudo o que tenha a ver com caes de parar é do meu interesse.
a minha questão é a seguinte: imagine que ensino um setter, de acordo com as normas de santo humberto, em que como disse é necessario o respeito ao voo, tiro e cobro a ordem, durante os treinos. depois vou para a caça, e como talvez na maioria dos casos as perdizes nao permitem a paragem, eu disparo alem das paradas, tambem aquelas que não deixam o cao parar. este procedimento, não vai alterar a conduta até ai ensinada e conseguida, fazendo com que o cão não se comporte como deve numa prova?
Além disto, gostava tambem de saber no que realmente consiste a caça practica, ja que como o nome indica, nos leva a crer que se trata do exercio normal de caça. gstava tambem de saber se esta prova existe em portugal.
os melhores cumprimentos
tiago forte
Voltar ao Topo Ir em baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal

Número de Mensagens : 869
Idade : 57
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 1:45 pm

Para mim qualquer cão de competição serve para a caça, mas nem todos os cães de caça servem para competição !!

12345
Voltar ao Topo Ir em baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes

Número de Mensagens : 2063
Idade : 37
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 1:51 pm

amigo vidal Cães de caça X Cães de competição 922137
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs

Número de Mensagens : 1208
Idade : 47
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 2:30 pm

O amigo Rui deixa muito pouco por dizer. O seu texto, mais uma vez, sintetisa muito bem o tema.

A minha experiencia sobre cães de parar é algo reduzida. Porém suficiente para tirar as minhas próprias conclusões sobre o tema.

Se alguem procura um cachorro para ensinar quer que seja para a caça ou para as provas. Não tenho dúvidas em afirmar que a escolha de um criador possuidor de uma boa linhagem é a melhor opção.
No meu caso, foi essa a opção que tomei quando decidi comprar o meu EB - Ruca. Agora o treino já foi diferente. Procurei sempre proporcionar caça brava ao cão. Sei que é uma opção arriscada pois as hipoteses do cão encontrar caça são menores. A caça brava não permite certo tipo de aproximações e/ou correcções.
Limitei o ensino do cão na obediência, no cobro, paragem e busca ordenada. O respeito ao tiro e cobro à voz foram postas de parte pois não tenho interesse nelas. Já o respeito ao voo é algo que vou ter de melhorar já que na caça à codorniz é algo que pode fazer a diferença.

Quem quiser adquirir um cão iniciado junto a um criador deve saber se o cachorro foi iniciado às provas ou à caça. Pois faz toda a diferença. Pois pode se dar que o cão foi iniciado às provas e quando o novo dono o levar à caça brava, o cão simplesmente não dá com nada pois nunca cheirou caça brava, logo não a reconhece como sendo algo para ele caçar. Depois dizem que foram enganados e que afinal o cão não vale nada. Nada de mais errado.
Vou só dar um exemplo, há uns anos atrás adquiri ao criador Paulo Correia um pointer lindissimo com 7 meses iniciado de nome ROX. O criador bem me disse que o tinha iniciado para provas de SH mas que o cão não tinha as caracteristicas que ele queria. Isto em junho na feira da caça de Loulé. Em Julho levei o cão a um campo de treino com uns amigos. Foi ver o espetáculo do cão a dar com as perdizes apesar do intenso calor. Vim de lá que nem um perú inchado.
Quando começou a geral na minha Associativa nem uma perdiz brava ele cheirou...nem uma que lhe caiu de asa foi capaz de dar pelo menos com o cheiro, pois passava pelo sitio onde caiu como se nada fosse.
O cão acabou por ir ter às mãos de um conhecido do meu pai, o Vitor Assis. Que passado meia dúzia de meses foi campeão nacional de SH.

Para concluír, penso que um cão de topo para provas não serve para a caça. Já um cão que tenha algum contacto com provas de SH e ao mesmo tempo caça brava pode perfeitamente dar conta do recado. Cão de caça nunca será um cão de provas.



Este é um filho do meu ex-pointer que foi campeao nacional...o meu era igualzinho.

Cães de caça X Cães de competição DSC00741
Voltar ao Topo Ir em baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos

Número de Mensagens : 2927
Idade : 42
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 2:41 pm

Muito obrigado sr. Rui esta aqui mais um excelente texto muitos parabéns,Esta aqui um tópico que pouco ou nada vou dizer porque sou um lego na matéria dos cães de parar ,mas não tenho duvidas que esta aqui um tópico para eu e outros membros aprender mais um pouco .obrigado

copo copo


Cães de caça X Cães de competição Pescador%5B1%5D
Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
monteiro

Número de Mensagens : 99
Idade : 34
Localização : guarda
Data de inscrição : 21/05/2008

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 2:48 pm

Não menosprezando nenhum membro deste forúm mas o membro RMBC é uma mais valia de todo o tamanho, faltava cá alguem com a experiençia e sabedoria ao nivel dos cães de parar como a dele, dá gosto ler os post deste membro cada vez que fala na área que se sente mais avontade expondo os seus conhecimentos de 1 forma simples clara mas miuto elucidativa.
da minha parte sendo eu 1 jovem amante dos caes de parar mas ainda muito "leigo" nesta matéria só tenho que agradecer e dar os meus parabens pelas suas intervençoes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
epirikito
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
epirikito

Número de Mensagens : 354
Idade : 38
Localização : Arruda dos Vinhos
Data de inscrição : 25/11/2008

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 3:15 pm

Neste caso podemos dizer, que quem sabe sabe.....e deste saber é sempre bem vindo!
Saber que advêm essencialmente do lidar com cães de parar há muitos anos, neste campo a experiencia e o gostar de aprender cada vez mais, conta muito.... Cães de caça X Cães de competição 910593 ...até se nota na forma como escreve!

Relativamente ao tópico concordo com a ideia que já foi frisada por outros foristas, um cão de topo em provas não serve para a caça, no entanto, um cão que tenha algum contacto com provas de SH e ao mesmo tempo caça brava pode perfeitamente dar conta do recado.
Agora um cão de caça dificilmente será um cão de provas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC

Número de Mensagens : 313
Idade : 62
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 4:07 pm

Olá amigos. Vou tentar responder a todos. Se começar a ficar muito chato, por favor, avisem-me. Cães de caça X Cães de competição 600400

tiago escreveu:
a minha questão é a seguinte: imagine que ensino um setter, de acordo
com as normas de santo humberto, em que como disse é necessario o
respeito ao voo, tiro e cobro a ordem, durante os treinos. depois vou
para a caça, e como talvez na maioria dos casos as perdizes nao permitem
a paragem, eu disparo alem das paradas, tambem aquelas que não deixam o
cao parar. este procedimento, não vai alterar a conduta até ai ensinada
e conseguida, fazendo com que o cão não se comporte como deve numa
prova?
Nas provas de Santo Huberto, os "respeitos" não são eliminatórios. Quer dizer que, o cão pode arrancar com a peça que não é desclassificado, apenas não é tão pontuado. Essa pontuação normalmente é de mais 2 ou 3pts. Pode até ganhar uma prova com um cão que não faz isso, ao contrário das outras disciplinas (essas de cães propriamente ditas), que se o cão correr atrás da peça é imediatamente eliminado.
O problema de ter um cão para fazer o Sh e também caçar, é sempre mais complicado. Não que seja impossível, mas já exige que o cão tenha a inteligência suficiente para saber quando pode ou não fazer determinadas coisas. Conheço muitos caçadores que têm o mesmo cão para tudo. O nosso amigo Vítor Almeida, por exemplo. Mas nesse caso, ou se desiste de fazer o cão respeitar, ou tem de se dispender muito tempo e com o cão certo. Nem todos eles conseguem assimilar isso.
Eu tenho dois para caça e dois para provas, sendo que uma (PP) da caça já foi a minha cadela de provas e de caça em simultâneo. Claro que não fazia os respeitos, mas não foi por isso que deixou de ganhar várias provas. Ainda o ano passado, ela já com 10 anos, vencemos a prova de Santo Huberto da monográfica da raça. Os cães depois de terem certa experiência, já sabem para o que vão. Eles são mais espertos do que o que nós pensamos...

tiago escreveu:
no que realmente consiste a caça practica, ja que como o nome indica,
nos leva a crer que se trata do exercio normal de caça. gstava tambem de
saber se esta prova existe em portugal.
A caça prática é uma modalidade em que o condutor (neste caso não é caçador) conduz o cão num determinado percurso, durante 15' e onde este tem de procurar as peças, pará-las e cobrar à ordem. Nestas provas os cães têm de fazer uma busca ampla e cruzada, pararem à emanação, fazerem a guia à ordem até ao levante da peça e esta será ou não batida por um atirador. Quando é abatida, o cobro deve ser feito à ordem, quando não há abate faz o chamado cobro a frio, isto é, o juíz leva uma perdiz morta que lança ao ar, é dado um tiro de pistolete enquanto o cão tem de permanecer imóvel e depois cobrar à ordem. (Não me perguntem porque é que se chama Caça Prática... Cães de caça X Cães de competição 739466 )


Amigo Patrick:
Conheço o seu ex-cão. Ainda o ano passado tive o Vítor na minha série em Beja.
O treino com caça mansa X caça brava, tb é um tema de muitas discussões e acho que nunca vamos chegar a conclusão nenhuma. Uma coisa é certa, hoje em dia treinar os cães apenas com caça brava é impossível. Em alguma altura das suas vidas eles têm de ter caça mansa, senão arriscam-se a passar ao lado de uma grande carreira. Reparem que se queremos treinar os cães todo o ano e com abate, temos de usar caça de cativeiro. Não há outra hipótese.
Claro que o comportamento dos cães é diferente em presença dos dois tipos de caça. A minha setter, por exemplo, pára deitada com a caça brava e em pé com a mansa. Lá deve pensar que com aquelas não vale a pena sujar o fato...eheheh
Eu tenho a sorte de acompanhar alguns profissionais nos treinos com caça brava, em Castilla la Mancha e Andaluzia. Só é feito nos meses de Setembro a Fevereiro, sem abate e custa a módica quantia de 120€/dia ou 3.000€ por época. Se não fosse de pendura, nunca teria oportunidade de mostrar caça brava com abundância aos meus cães, nem poder corrigir os defeitos deles. Mas não há duvida que aquilo é outro mundo!
Outro pormenor importante, tenham em mente que treinar com caça mansa também tem o seu quê. Não é só enrolar as perdizes e levar lá o cão...
Outro pormenor curioso e talvez até irónico: os cães da alta competição, quando acabam as suas carreiras (por volta dos 8 anos), são dedicados à reprodução e à: CAÇA! Cães de caça X Cães de competição 462432

PS- Vou respondendo aos poucos para não cansar quem lê. Cães de caça X Cães de competição 600400
Voltar ao Topo Ir em baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago

Número de Mensagens : 686
Idade : 32
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 4:26 pm

[quote="RMBC"]

Eu tenho dois para caça e dois para provas, sendo que uma (PP) da caça já foi a minha cadela de provas e de caça em simultâneo. Claro que não fazia os respeitos, mas não foi por isso que deixou de ganhar várias provas. Ainda o ano passado, ela já com 10 anos, vencemos a prova de Santo Huberto da monográfica da raça. Os cães depois de terem certa experiência, já sabem para o que vão. Eles são mais espertos do que o que nós pensamos...

boas, antes de mais queria agradecer a resposta, mas penso não ter entendido algumas coisas!

quando se refere aos respeitos esta so a falar do respeito ao voo e tiro não é.... não tem nada a ver com a paragem??
quando fiz a pergunta estava me a referir ao facto de haver muitas peças, na caça real, que não chegam a ser paradas!...
uma cão sendo ensinado a faxer os respeitos, penso que supostamente, mesmo na caça brava, quando consegue uma paragem, vai fazer os respeitos todos, como foi ensinado nos treinos.
nas perdizes que são levantadas sem a paragem é que isso não vai acontecer, porque o cão não chegou a parar... eu não sei se me estou a fazer entender!

no que diz respeito a caça pratica, eu vi no you tube uma prova em que os intervenientes caçavam, como se caça normalmente penso eu. possivelmente não é caça pratica mas tem sim outro nome.
o video é este:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

cumprimentos
Voltar ao Topo Ir em baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC

Número de Mensagens : 313
Idade : 62
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 4:39 pm

Os "respeitos" são:

- respeito ao levante da peça (tem de permanecer imóvel e não correr atrás)
- respeito ao tiro (tem de ouvir o tiro e quer a peça caía ou não, tem de permanecer imóvel)
- cobro à ordem (quando a peça é abatida só a pode ir cobrar após receber ordem do condutor/caçador)

Não tem nada a haver com a paragem.

Eu entendo a sua duvida. Na caça real muitas vezes temos de atirar sem o cão ter parado a peça. Nesse caso, quando o cão ouve o tiro deve ficar imóvel onde se encontrar e aguardar a ordem de cobro, no caso da peça ter sido morta. Pode-me dizer que assim arrisca-se a deixar caça no monte, lá isso é verdade. As bravas não esperam...
Eu tenho uma teoria pessoal, que pode ser aceite ou não. Num cão de caça mesmo, o respeito ao levante dá jeito, porque nos dá mais oportunidades de poder atirar em segurança, mas já o respeito ao tiro e o cobro á ordem nem sempre é benéfico. Quando elas caem a gente bem gosta de ter o cão já à espera delas... cheers

O Video que mostrou não é de caça prática é de um campeonato de caça menor com cão. Aí a regra é matar o mais possível, no chão, nas árvores, e até há que as tenha levado já de casa... como esse senhor do video que foi apanhado e suspenso pela federação espanhola.
Eu vou tentar arranjar uns videos para documentar cada modalidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC

Número de Mensagens : 313
Idade : 62
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 4:46 pm

Grande busca

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Caça Prática

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Santo Huberto


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


PS- peço desculpa por serem espanhóis, mas foi o que consegui arranjar
Voltar ao Topo Ir em baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs

Número de Mensagens : 1208
Idade : 47
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 5:15 pm

RMBC escreveu:

Amigo Patrick:
Conheço o seu ex-cão. Ainda o ano passado tive o Vítor na minha série em Beja.
A história desse cão é caricata. Perdi-o num dia de caça geral por causa de uns colegas que começaram aos tiros aos tordos. O tiroteio assustou o cão de tal forma que nunca mais o vi. Ainda voltei lá nos dias a seguir e nada de Rox. Dei-o por perdido.
Passado umas semanas o vitor ligou-me para nos encontrar-mos. Disse que tinha encontrado o meu cão e que tinha descoberto que eu era o dono pela tatuagem...que identificou como sendo do Paulo Correia que por sua vez que o tinha vendido a um "caramelo" de Lagos (eu Cães de caça X Cães de competição 40618 ).
O Vitor perguntou-me quanto é que eu queria pelo cão (depois de eu lhe contar o que tinha acontecido). Eu respondi-lhe "..nada.." eu estava desiludido com o cão não caçar, me ter abandonado e como já tinha dado o cão como perdido não ia agora pedir nem que fosse 1euro.
E assim foi...o Vitor levou um cão de topo de borla Cães de caça X Cães de competição 600400 .

Ainda fui assistir a um treino do cão a convite do Vitor. E simplesmente fiquei de boca aberta com a velocidade e a forma como o cão caçou.


Mas logo ali se fez uma lição para mim. O dono também faz o cão. pois o Paulo Correia vendeu-me o cão porque para as provas de SH ele achou que o cão não servia. Eu dei-o porque achei que o cão não me servia para a caça. O vitor foi a pessoa que soube tirar partido das qualidade do cão e tornou-o num campeão.
Voltar ao Topo Ir em baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC

Número de Mensagens : 313
Idade : 62
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 5:19 pm

Então a culpa de eu ter ficado em 2ºlugar é sua!!!!!!!!!!!!! Cães de caça X Cães de competição 639898

É um belo exemplar de pointer. Lembro-me que na barrage as perdizes caíam na agua e ele lá a foi buscar sem problemas. Pareceu-me um pouco tímido, mas isso é normal nos cães muito condicionados. A minha braco é igual.
Cada cão é cara do seu dono!
Voltar ao Topo Ir em baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago

Número de Mensagens : 686
Idade : 32
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 5:34 pm

mt obrigado sr rui... penso que agora ja tou mais esclarecido
Voltar ao Topo Ir em baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC

Número de Mensagens : 313
Idade : 62
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 5:42 pm

tiago escreveu:
mt obrigado sr rui... penso que agora ja tou mais esclarecido

Não precisa agradecer, disponha.
O video do Santo Huberto não tem grande qualidade, mas para quem quiser ver uma prova é fácil. Há muitas provas por todo o país.
Penso que em Março haverá uma prova de Caça Prática em Ponte de Lima. Quem for aqui do norte tem uma boa oportunidade de ver. Depois talvez em Março tb, haverá uma Clássica de Primavera que deve ser em Rio de Moinhos, assim já podem ir ver os do sul.
Voltar ao Topo Ir em baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs

Número de Mensagens : 1208
Idade : 47
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 6:05 pm

RMBC escreveu:
Então a culpa de eu ter ficado em 2ºlugar é sua!!!!!!!!!!!!! Cães de caça X Cães de competição 639898

É um belo exemplar de pointer. Lembro-me que na barrage as perdizes caíam na agua e ele lá a foi buscar sem problemas. Pareceu-me um pouco tímido, mas isso é normal nos cães muito condicionados. A minha braco é igual.
Cada cão é cara do seu dono!

Hehehehe tadinho de mim...
Voltar ao Topo Ir em baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs

Número de Mensagens : 1208
Idade : 47
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 7:13 pm

Esse cães de grande busca na mão de alguns tinham o pescoço em sangue de tantos choques.

Uma coisa que eu fico admirado é nos grandes resultados que os mais variados participantes portugueses de Sh têm tido alem fronteiras.

Será da dedicação?? da qualidade dos nossos cães??
Voltar ao Topo Ir em baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC

Número de Mensagens : 313
Idade : 62
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 7:50 pm

Pois é. Ás vezes têm sorte de irem para às mãos certas, outras vezes acabam por se perderem. Um cão desses vale muito dinheiro. Para dar uma ideia, só uma monta pode chegar aos 1.000€.
Nós cá temos muito bons treinadores e concorrentes. De salientar que nem só os profissionais fazem boa figura, também os amadores têm alcançado grandes resultados.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel

Número de Mensagens : 652
Idade : 30
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 7:57 pm

pois é uma grande mais valia ter a participação de pessoas assim. parabens Cães de caça X Cães de competição 600400
Voltar ao Topo Ir em baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz

Número de Mensagens : 1803
Idade : 32
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyTer Fev 08, 2011 9:27 pm

Parabéns Rui, não só por este texto, mas sim por todas as suas intervenções.

palmas

Voltar ao Topo Ir em baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal

Número de Mensagens : 869
Idade : 57
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyQua Fev 09, 2011 7:36 am

patrick_lgs

Citação :
Vou só dar um exemplo, há uns anos atrás adquiri ao criador Paulo Correia um pointer lindissimo com 7 meses iniciado de nome ROX. O criador bem me disse que o tinha iniciado para provas de SH mas que o cão não tinha as caracteristicas que ele queria. Isto em junho na feira da caça de Loulé. Em Julho levei o cão a um campo de treino com uns amigos. Foi ver o espetáculo do cão a dar com as perdizes apesar do intenso calor. Vim de lá que nem um perú inchado.
Quando começou a geral na minha Associativa nem uma perdiz brava ele cheirou...nem uma que lhe caiu de asa foi capaz de dar pelo menos com o cheiro, pois passava pelo sitio onde caiu como se nada fosse.

Só uma pergunta:

Hoje o cão faria exactamente a mesma coisa? 12345
Voltar ao Topo Ir em baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC

Número de Mensagens : 313
Idade : 62
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyQua Fev 09, 2011 8:44 am

Abílio Vidal escreveu:

Só uma pergunta
Hoje o cão faria exactamente a mesma coisa? Cães de caça X Cães de competição 753366

Acredito que não. Todos o cães têm maus dias, como nós. E ás vezes (não digo que seja este o caso), nós é que pensamos que sabemos onde caiu a perdiz e esquece-mo-nos que eles é que têm o nariz. Depois de contrariarmos o cão, ele acaba por a encontrar muito longe do local onde a gente insistia. Não digo que seja o que se passou, mas só por causa de um caso, não podemos dizer que o animal não "pegava" nas bravas. Mais ainda com um cachorro novo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs

Número de Mensagens : 1208
Idade : 47
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição EmptyQua Fev 09, 2011 4:19 pm

RMBC escreveu:
Abílio Vidal escreveu:

Só uma pergunta
Hoje o cão faria exactamente a mesma coisa? Cães de caça X Cães de competição 753366

Acredito que não. Todos o cães têm maus dias, como nós. E ás vezes (não digo que seja este o caso), nós é que pensamos que sabemos onde caiu a perdiz e esquece-mo-nos que eles é que têm o nariz. Depois de contrariarmos o cão, ele acaba por a encontrar muito longe do local onde a gente insistia. Não digo que seja o que se passou, mas só por causa de um caso, não podemos dizer que o animal não "pegava" nas bravas. Mais ainda com um cachorro novo.

Possivelmente não.

Até que aquele cão tem grandes aptidões cinegéticas. Mas neste caso estão completamente direcionadas para as provas de SH. Logo condiciona e muito o cão para a caça brava.

Naquele exemplo que referi (e não foi só aquele caso) a pancada da perdiz estava bem marcada com penas.

Mas acreditem que se não o tivesse perdido naquele dia. Teria investido muito em ensina-lo a caçar caça brava. Pois naquela altura eu era sócio de uma ZCA com muita perdiz brava com campo de treino e não podia dar por perdido os 750€ que dei pelo cão. Mas tenho a plena certeza que nunca iria tirar as plenas capacidades cinegéticas do cão. Pelo facto de não ter a experiencia para ensina-lo convenientemente, nem ser um fã da caça à perdiz.
O cão está muito bem entregue ao Vitor. Cães de caça X Cães de competição 600400
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




Cães de caça X Cães de competição Empty
MensagemAssunto: Re: Cães de caça X Cães de competição   Cães de caça X Cães de competição Empty

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Cães de caça X Cães de competição
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: