| Limpeza de espingarda. | |
|
Autor | Mensagem |
---|
artmar Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 312 Idade : 57 Localização : Aveiro Data de inscrição : 10/06/2010
 | Assunto: Limpeza de espingarda. Qui Out 21, 2010 3:36 pm | |
| Meus amigos, não sei se já foi escrito algo sobre o tema que agora iniciei (limpeza de espingarda), mas ainda procurei e não encontrei. Quanto a mim, mais do que a limpeza da espingarda, é mais a limpeza do cano e no seu interior. Tenho alturas que ate me passo da cabeça para conseguir deixar o cano sem resíduos. Fica chumbo agarrado as paredes do cano e não é fácil remove-lo. Ponho um pouco de WD40 dentro do cano e tenho de coçar pra frente e pra trás com o escovilhão amarelo, penso que de metal e as vezes tenho que lhe dar 2ª de mão. Já ouvi falar em produtos de limpeza (solventes ou coisa assim), mas gostaria que alguém com conhecimentos e boas experiências do caso me aconselhassem. Um muito obrigado Artmar | |
|
 | |
antonio silva Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1396 Idade : 58 Localização : alentejo Data de inscrição : 17/07/2009
 | Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Qui Out 21, 2010 7:39 pm | |
| Chumbo agarrado ás paredes do cano? | |
|
 | |

Número de Mensagens : 312 Idade : 57 Localização : Aveiro Data de inscrição : 10/06/2010
 | Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Qui Out 21, 2010 9:39 pm | |
| Sim chumbo !!!... Se fosse resto de pólvora penso que não custaria tanto a sair Cumprimentos Artmar | |
|
 | |
pisca Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 16 Idade : 51 Localização : montreal canada Data de inscrição : 15/08/2010
 | Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Qui Out 21, 2010 11:24 pm | |
| penso que nao sera chumbo mas sim residos de plastico dos embaladores e isso sim e dificil de limpar , eu o que faco limpo com soulevante depois de cada fim de semana de tiro e quando veijo que esta a ficar com muintos residos de plastico utiliso o escovelao num berbiquim et fica logo todo limpo | |
|
 | |
j.Oliveira Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 637 Idade : 45 Localização : londres inglaterra Data de inscrição : 05/06/2009
 | Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Sex Out 22, 2010 2:53 am | |
| ola amigos a limpeza dos canos de uma arma nunca deve ser feito com o escovilhao de arame porque risca o interior da arma quando tal ja nao e cacadeira pois esta tem os canos lisos e se limpar com o escovilhao de arame ainda ficam estriados, eu para limpar a arma ja o meu pai fasia assim e fica bem limpa com o escovilhao normal de pano e depois usa por cima um pouco de pano por ex de uma camisa ou outra coisa mas nunca o escovilhao de metal que no meu ver deveria ser proibido vir com as cacadeiras. isto e a minha opiniao. | |
|
 | |
Prates Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 58 Idade : 48 Localização : Corroios Data de inscrição : 17/03/2008
 | Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Sex Out 22, 2010 7:58 pm | |
| - j.Oliveira escreveu:
- ola amigos a limpeza dos canos de uma arma nunca deve ser feito com o escovilhao de arame porque risca o interior da arma quando tal ja nao e cacadeira pois esta tem os canos lisos e se limpar com o escovilhao de arame ainda ficam estriados, eu para limpar a arma ja o meu pai fasia assim e fica bem limpa com o escovilhao normal de pano e depois usa por cima um pouco de pano por ex de uma camisa ou outra coisa mas nunca o escovilhao de metal que no meu ver deveria ser proibido vir com as cacadeiras. isto e a minha opiniao.
Porque nunca se deve limpar os canos com o escovilhão de arame? Achas que alguma vez risca o interior?se não for com esse nunca limparás os residuos,principalmente se usares dispressores. Se isso se riscasse o interior o que não faria o chumbo dos cartuchos. | |
|
 | |
Hélio Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841 Idade : 40 Localização : Leiria Data de inscrição : 12/03/2008
 | Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Sex Out 22, 2010 8:03 pm | |
| O Crómio dos canos tem uma dureza superior ao ferro do escovilhão. Se os riscasse muito deixavam de brilhar e ficavam foscos e tal não acontece. | |
|
 | |

Número de Mensagens : 1396 Idade : 58 Localização : alentejo Data de inscrição : 17/07/2009
 | Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Sex Out 22, 2010 9:52 pm | |
| - Hélio escreveu:
- O Crómio dos canos tem uma dureza superior ao ferro do escovilhão. Se os riscasse muito deixavam de brilhar e ficavam foscos e tal não acontece.
Pode-se limpar com o escovilhão de arame e de aço sem problema, não risca os canos, logo depois com um pano de flanela fica nova. | |
|
 | |

| Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Sex Out 22, 2010 10:59 pm | |
| Quanto a produtos de limpeza, os tais solventes....ninguém aconselha ??? | |
|
 | |

Número de Mensagens : 841 Idade : 40 Localização : Leiria Data de inscrição : 12/03/2008
 | Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Sab Out 23, 2010 1:20 pm | |
| Acho que até o petróleo serve para esse efeito mas facilmente encontrarás isso num armeiro ou nas lojas online de venda de artigos de caça. | |
|
 | |

| Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Sab Out 23, 2010 1:28 pm | |
| | |
|
 | |

| Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Sab Out 23, 2010 2:20 pm | |
| Obrigado amigo Hélio.. Bom fim de semana e boa caçada
| |
|
 | |
j.Oliveira Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 637 Idade : 45 Localização : londres inglaterra Data de inscrição : 05/06/2009
 | Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Sab Out 23, 2010 11:08 pm | |
| bom amigos cada um e como cada qual eu nao o uso e nunca o vou usar mas daqui a uns anos as armas limpas com o escovilhao de arame estao mais gastas por dentro de qualquer que nao seja limpa com ele adem limpar a arma so com o escovilhao de pano mais um pano limpo e vao ver a diferenca. na tropa que era a tropa usavamos um escovilhao de arame mas nao era tao rijo como os que vendem para as cacadeiras o cobre era mole .esprimentem um dia so com o de pano atencao isto e a minha opiniao e falo por experiencia propria . um muito obrigado a todos umas boas cacadas e um abraco. | |
|
 | |
wal Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 23 Idade : 50 Localização : Ribatejo Data de inscrição : 18/11/2009
 | Assunto: Bom Dia a Todos, Bom Dia Artmar Seg Out 25, 2010 9:07 am | |
| Venho pelo presente dizer como faço depois o amigo Artmar logo vê se pode tirar algumas ideas para si.
Depois de desmontar os canos escovo-os com um escovilhão de latão, não daqueles que agora se usa elicoidais, mas sim dos que parecem uma escova amarelos (não sei o nome mas posso mandar uma foto se o desejar)juntamente com gasoleo varias vezes e pincipalmente junto ás camaras e junto aos choques apos varias esfregadelas passo com um pano de flanela ate o pano sair +/- claro e claro os canos ficarem um espelho depis com um pincelito embebido em gasoleo tambem limpo a zona dos extractores onde acumula muita porcaria. De seguida oleo tudo com oleo youngs 303 ou Ballistol. Na bascula faço o mesmo com pincelito e inclusive por baixo do guarda mato onde pode ocorrer picos de corrosão uma vez que uma zona de dificil acesso e de possivel esquecimento.
E agora para os mais equesitos como eu ainda encero a coronha e puxo brilho (enfim um exagero mas como a coronha fica lindissima vale o sacrificio)
Em resumo de solventes ultilizo apenas gasoleo que compro na bomba uma garrafita quando calha
Espero ter ajudado
Comprimentos
Wal . | |
|
 | |

| Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Seg Out 25, 2010 7:23 pm | |
| Confrade Wal....entendi !! Um bem haja e boas caçadas.
Com os melhores cumprimentos Artmar | |
|
 | |
GildoCCC Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 487 Idade : 25 Localização : Leiria Data de inscrição : 15/12/2010
 | Assunto: P Qua Dez 29, 2010 12:18 pm | |
| Eu utilizo Mistolin, se experimentar vai ver que sai tudooooooooooooooo. No fim daga-me se saio, mas não deixe tar isso muito tempo nos dedos porque passado algum tempo a pele fica frágil.Mistolin não de esqueça
| |
|
 | |
Hélder79 Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 139 Idade : 42 Localização : Vila de Prado Data de inscrição : 04/12/2010
 | Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Qua Dez 29, 2010 12:30 pm | |
| O comfrade Wal é cá dos meus... .....eu ainda passo com uma escova dos dentes, por debaixo da fita e nos sitios onde é dificil limpar ...... | |
|
 | |

| Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Qua Dez 29, 2010 12:43 pm | |
| - GildoCCC escreveu:
- Eu utilizo Mistolin, se experimentar vai ver que sai tudooooooooooooooo. No fim daga-me se saio, mas não deixe tar isso muito tempo nos dedos porque passado algum tempo a pele fica frágil.Mistolin não de esqueça
Amigo devia ter mais cuidado com este tipo de conselhos não vá alguem fazer isso, esse produto danifica os canos é um produto corrusivo que é ulilizado para tirar gorduras. | |
|
 | |
Convidad Convidado

| Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Qui Dez 30, 2010 6:53 pm | |
| Escovilhão só uso com o de pano e sai tudo, os outros eu nao uso, de certeza que riscam e desgastam o cano, mesmo que seja pouco. |
|
 | |

| Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Qui Dez 30, 2010 7:22 pm | |
| Penso que o escovilhão de metal (amarelo) não faz mal nenhum ao interior do cano. Eu passo sempre esse, molhado em gasóleo ou óleo para diminuir algum (possível) atrito e para desencostar alguma impureza de pólvora, chumbo ou de plástico da bucha. O interior do cano tem de ser um espelho. Abraço Artmar | |
|
 | |
Luiscaçador Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 35 Idade : 28 Localização : Vila do Conde Data de inscrição : 16/12/2010
 | Assunto: Boas amigos Qui Dez 30, 2010 11:14 pm | |
| Eu ca nao estou la com tanta coisa para limpar o interior dos canos, o chumbo ao sair limpa muito bem, e mantense sempre limpo isto na altura da caça de salto que o muito que do por dia e 2 ou 3 tiros num dia de muita sorte, mas quando e aos pombos, rolas, tordos ou mesmo aos pratos o chumbo poe o interior do cano a brilhar. A unica coisa que passo nos canos e oleo de sprai por fora dos canos para ao ganhar ferrugem. Estão a brilhar os canos por dentro. Tambem o lixo no interior dos canos tem muito a haver com o tipo de cartuchos que se usa. Por exemplo o tiro da armusa é um tiro que suja muito os canos, o Saga, e o caso dos disperssores tambem deixam os canos com residuos de polvora. Abraço | |
|
 | |
Convidad Convidado

| Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Qua Fev 02, 2011 10:53 pm | |
| passe algum produto de limpeza de armas,depois passa o escovão acompanhando as raias,entrando e girando |
|
 | |
RMBC Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 313 Idade : 63 Localização : Porto Data de inscrição : 29/12/2010
 | Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Qua Fev 02, 2011 11:25 pm | |
| O escovihão amarelo é feito de latão. Não estraga nada. Para remover os residuos de chumbo, aconselho a pôr o interior dos canos de molho em petróleo, antes de passar o escovilhão. Há um escovilhão elicoidal, feito em arame (não sei qual o material em si), mas esse só uso em casos extremos. Se se limpar a arma regularmente, sempre que é usada, nunca chega a acumular muito lixo. | |
|
 | |
antcarper1 Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 179 Idade : 39 Localização : Braga Data de inscrição : 01/02/2011
 | Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Qui Fev 03, 2011 10:26 am | |
| Ola amigos bom dia... eu faço a limpeza da minha arma com o escovilhao de arame e ate ao dia de hoje nao estragou nada... eu limpo sempre com petroleo e com o escovilao de arame e de seguida passo um escovilhao de pano para q fique bem limpo... Cumprimentos António Pereira Boas caçadas  | |
|
 | |
GJAM Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 34 Idade : 41 Localização : ZCA do Gião Data de inscrição : 08/04/2014
 | Assunto: Re: Limpeza de espingarda. Qui Jun 25, 2015 10:51 am | |
| para remover ferrugem dos canos a palha de aço com oleo nao risca? | |
|
 | |
Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Limpeza de espingarda.  | |
| |
|
 | |
| Limpeza de espingarda. | |
|