Caça & pesca & natureza
mistérios  e segredos de  galinholas Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
mistérios  e segredos de  galinholas Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 mistérios e segredos de galinholas

Ir para baixo 
+14
Arminio
Ricardo Dias
LOPES CORREIA
Nuno_benelli
tiago
castilho
Ciclone
alexcaenandes
Rikardo
Gabriel
Maga
podengos&coelhos
Marcodatsun
podengos
18 participantes
AutorMensagem
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptySeg Out 20, 2008 11:46 am

Estou a criar este tópico para se falar sobre a galinhola que é uma ave magnifica gostava de saber mais sobre esta ave já teve a procurar na net. mas nao encontro la grande coisa .Gostava de saber onde se pode encontrar e como se pode caçar quais as melhores técnicas que o caçador tem de usar para ter bons resultados .Dizem que tem de ser bons cães para se ter bons resultados , e que um bom cão de perdiz pode nao ser um bom cão de caça para as galinholas será verdade ??E se é verdade como é que podemos treinar os nossos cães para a caça à galinhola ..
Outra pergunta é se no terreno onde à galinholas se no terreno se pode ver alguns sinais que por ali à galinholas .Dizem que é uma peça de caça com muitos segredos e muitos mistérios vamos então tentar desvendar alguns destes segredos ,abraço fico à espera das vossas opiniões



mistérios  e segredos de  galinholas 220px-10




lol! lol! lol! lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptySeg Out 20, 2008 3:13 pm

terrenos humidos no meio do mato, locais de uma vegatação normalmente um pouco humida, costumam ver-se penoiros dela sitios com penas é dificil caçar a esta especie pois existem poucos exemplares e vivem muito bem escondidos cheers
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptySeg Dez 22, 2008 11:28 am

Ontem por volta das 17.15 na zona de
Sernancelhe-Viseu quando regressava a casa vindo da caça avisto uma galinhola a atravessar a estrada em voo e qual o meu espanto quando vejo a galinhola a embater com violência num cabo de telefone(daqueles antigos fininhos) e a saltaram-lhe bastantes penas e ela bastante combalida e com um voo muito arrastado a fazer-se ao chão uns bons 40/50mts do local.

Fiquei estupefacto com a cena e o meu colega em tom de brincadeira e visto que a cena se passou pertinho de uma discoteca(Via Lactea) existente na zona disse: "Ela vem é com os copos da matiné!"
Ir para o topo Ir para baixo
Maga
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 5
Idade : 39
Localização : Braga
Data de inscrição : 28/12/2008

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptyQua Dez 31, 2008 12:36 am

A caça á galinhola tornou-se ultimamente um dos meus tipos de caça preferidos muito por influência do meu tio. Ele é um apaixonado por essa caça e ao fim da época das perdizes, aqui vamos nós para as galinholas cheers .
A galinhola pode ser avistada em bosques, em zonas húmidas, de preferência com correres de água, mas também pode ser vista em campos de cultivo junto aos rios. Normalmente onde há água, há humidade, e é onde esta prefere estar.
Um facto curioso, há 2 domingos atrás, o meu tio e eu fomos caçar mesmo para baixo de casa, situação que nunca tinha experimentado pois não era zona habitual de caça para ele, e uma coisa é verdade, ás vezes andamos muito e mesmo á nossa beira se podem fazer umas graçinhas lol! . Mas adiante este pormenor, o certo é que nesses ditos campos, nuns silvados, sai a primeira galinhola...Resultado...Caiu...Mais a frente e após o cão ter entrado em outro sujo, levanta-se outra galinhola...Resultado...Esta fugiu lol! .
A galinhola é uma ave muito esquiva, misteriosa portanto dificil de a caçar. Outro facto que torna esta caça dificil é o imenso arvoredo( em bosques), o que faz com que o tiro seja muito complicado.
Em relação aos vestigios, somente as caganitas delas, estas parecem um ovo estrelado, e se numa zona húmida virem isso, atenção, anda aí uma bicuda:bounce:
Espero ter ajudado um pouco...
Um abraço e boas caçadas
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptySex Jan 16, 2009 3:44 pm

Saúdo todos os que gostam desta modalidade apaixonante.
Eu começo a caçar codornizes depois passo para os coelhos, sendo esta a minha eleita, e por ultimo passo 2 meses particamente a tentar caçar galinholas.
Em relação ao sitio onde se podem encontrar já foi tudo dito, penso que falta falar sobre os cães.
Pois então, segundo os mais entendidos os cães idiais são os Setter Inglês, têm uma busca larga, não têm medo do mato e têm uma paragem firme, além disso cobram bem.
Pois eu penso que se tivermos um cão de parar com estas caracteristicas, não interessa muito a raça. Eu pessaolmente caço com um casal de Bertons que têm dado muitos bons resultados, por vezes ou a grande maioria das vezes as ditas saem completamente tapadas e nem tiro levam, mas isso depende da zona onde se caça.
Espero ter ajudado


mistérios  e segredos de  galinholas 220px-10




Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptyDom Jan 18, 2009 9:55 am

bem o pior é em matar um bicho destes como sabem foi esta época a minha primeira época com cão de parar com o meu breton e nao foi muito ma 9 perdizes ,ainda encontrou duas galinholas mas o erro foi meu com a rapidez que elas saiem nao me deu tempo aida fez fogo as duas mas nada :evil:
ainda tenho de treinar muito mais :lol: para o ano à mais :lol: :lol: :lol:..
abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Rikardo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Rikardo


Número de Mensagens : 22
Idade : 46
Localização : Ponte de Lima
Data de inscrição : 04/03/2008

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptySex Jan 30, 2009 11:33 am

A Dama do Bosque, realmente uma ave cheia de misterios.
É a minha caça de eleição, nestas ultimas epocas, mas principalmente esta epoca, porque cada vez me apaixono mais por esta maravilhosa ave, que tanto nos faz sofrer no meio dos matagais, nao só a nos mas tambem aos nossos companheiros e fieis amigos, os caes.
Ainda tenho muito que aprender, mas sinceramente cada manha de domingo passada no meio dos bosques, faz com que eu seja mais experiente nesta caça e começo a aprender muito sobre esta ave.
O essencial nesta caça é ter bons caes, que nao tenham medo de entrar no meio do mato para procurar e cobrar a famosa Dama e claro que tem de ter um bom nariz, pois as emanações que a Dama liberta no meio dos bosques são muito "fracas".

"Amanha, num bosque longe de si, EL BECADERO...."

Abraço

Ricardo Martins
Ir para o topo Ir para baixo
alexcaenandes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 6
Idade : 60
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 09/05/2009

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptySáb maio 09, 2009 9:01 pm

Rikardo escreveu:
A Dama do Bosque, realmente uma ave cheia de misterios.
É a minha caça de eleição, nestas ultimas epocas, mas principalmente esta epoca, porque cada vez me apaixono mais por esta maravilhosa ave, que tanto nos faz sofrer no meio dos matagais, nao só a nos mas tambem aos nossos companheiros e fieis amigos, os caes.
Ainda tenho muito que aprender, mas sinceramente cada manha de domingo passada no meio dos bosques, faz com que eu seja mais experiente nesta caça e começo a aprender muito sobre esta ave.
O essencial nesta caça é ter bons caes, que nao tenham medo de entrar no meio do mato para procurar e cobrar a famosa Dama e claro que tem de ter um bom nariz, pois as emanações que a Dama liberta no meio dos bosques são muito "fracas".

"Amanha, num bosque longe de si, EL BECADERO...."

Abraço

Ricardo Martins
Não é bem assim, as emanações têm é um odor desagradavel para alguns cães, alguns até se recusam a por-lhe a boca.
Se alguem quiser ser um bom becadeiro (odeio esta palavra, temos que arranjar um termo português para caçador de galinholas), tem que se abster de treinar ou caçar com os cães a outra caça que não sejam galinholas para evitar os alarmes falsos (por isso alguns falam em cães de galinholas), no terreno onde encontramos as ditas cujas cujas é frequente tambem ser territorio de patos, galinhas de agua etc..., e isso é o que menos interessa ao caçador de galinholas,perder tempo com outras espécies.
A galinhola não é tão rara e solitaria como alguns pensam, este ano cheguei a fazer um troble (com 3 tiros abati 3 galinholas paradas pelos meus 2 cães e saltaram-me 4 todas juntas de um silvado) e foi frequente saltarem as 2 juntas ou separadas por uns metros escassos. A dificuldade para a maioria dos caçadores resume-se a sò se dedicarem a sua caça depois da geral fechar, e elas estarem fartas de ser levantadas por casualidade, com coelheiros, começam a ser mais esquivas e desconfiadas conseguindo furtar-se aos cães menos exprientes ou aos que passaram a época atras de perdizes e codornizes que se embaralham depois com os odores do rasto e levam um baile da galinhola, que por vezes até passa pelo meio das pernas do caçador sem ele as ver.
As melhores raças de cães para galinholas são sem sombra de duvida os seters ingleses , seguidos de perto pelos epagneul breton e então se forem cruzados entre os 2 são umas verdadeiras maquinas (os melhores que conheço são cruzados, não são meus mas do meu colega de caça), mas isto é como tudo, não hà regra sem excepção.
Isto das galinholas é ingrato, este ano abati 42 galinholas, 7 patos(caça que adoro a seguir as galinholas), 2 perdizes , 4 narcejas e 1 faisão, ao todo 56 peças de caça ,ñão é nada comparado com os abates de quem caça a tudo, eu só utilizo os meus seters e epagnois para as galinholas , o que me dá garantias nas paragens (quando se param é galinhola de certeza , salvo rarissimas excepções) as outras espécies caço com um labrador, e vou aproveitando o que salta, nas largadas de perdizes levo uma epagneul com 14 anos(este ano ja não vai mais, vou dar-lhe a reforma, já a merece , comidinha demolhada e cama quente) e o labrador, faço poucos abates mas vivo o momento que é o que intressa. Abrindo a caça a galinhola arrancam os seters e epagnois, só atiro a galinholas, para não meter os cães a outra caça.
Devido a dedicar-me só e exclusivamente a esta espécie, até ja advinho onde pode estar uma, a maioria das vezes acerto e as outras os cães dao sinal que lá esteve.
Espero que vos tenha elucidado em alguma coisa, é assim que eu caço e parece que os resultados não são maus.
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptyDom maio 10, 2009 9:42 pm

Recapitulando o inicio do tema (acerca de indicios de galinholas numa determinada zona)É facil saber se existem galinholas numa determina da area.Basta que nos coloquemos em certos pontos,de onde possamos observar uma determinada área,Mas isto ao crepusculo,ou então de madrugada ,onde vão passar quase nos mesmos locais,mas no sentido inverso,Passam sempre á mesma hora e nos mesmos locais,apenas variando para um pouco mais cedo se o dia estiver escuro (alguns minutos) E a rota se o tempo ou o vento mudar.
Chegam a vir ás duas três de cada vez num bailado e com um voar tipo morcego que nada se assemelha ao voar atabalhoado que apresentam levantadas pelos cães.
À tardinha saem de serras ou áreas com matos fechados ,para se dirigirem a olivais ou terrenos practicamente limpos mas humidos,onde exista abundância de minhocas da terra das quais se alimentam.Ao nascer do dia fazem o mesmo trajecto,mas no sentido inverso.
Se forem observadas por quem habite na zona onde vamos caçar um ou dois dias antes ,ficaremos com uma noção aproximada do numero que existe na area que iremos caçar.
Ir para o topo Ir para baixo
alexcaenandes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 6
Idade : 60
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 09/05/2009

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptyDom maio 10, 2009 9:49 pm

Ciclone escreveu:
Recapitulando o inicio do tema (acerca de indicios de galinholas numa determinada zona)É facil saber se existem galinholas numa determina da area.Basta que nos coloquemos em certos pontos,de onde possamos observar uma determinada área,Mas isto ao crepusculo,ou então de madrugada ,onde vão passar quase nos mesmos locais,mas no sentido inverso,Passam sempre á mesma hora e nos mesmos locais,apenas variando para um pouco mais cedo se o dia estiver escuro (alguns minutos) E a rota se o tempo ou o vento mudar.
Chegam a vir ás duas três de cada vez num bailado e com um voar tipo morcego que nada se assemelha ao voar atabalhoado que apresentam levantadas pelos cães.
À tardinha saem de serras ou áreas com matos fechados ,para se dirigirem a olivais ou terrenos practicamente limpos mas humidos,onde exista abundância de minhocas da terra das quais se alimentam.Ao nascer do dia fazem o mesmo trajecto,mas no sentido inverso.
Se forem observadas por quem habite na zona onde vamos caçar um ou dois dias antes ,ficaremos com uma noção aproximada do numero que existe na area que iremos caçar.
Exactamente, bem observado, alem disso ainda se podem procurar as famosas cagadas e os furos que fazem no terreno a alimentr-se
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptySeg maio 11, 2009 8:58 am

Um outro pormenor digno de realçe,será o facto da galinhola ter o bico (mole ) apenas endurece depois de morta.
A ave pousa num determinado local ,escolhe a area onde lhe parece que possam existir minhocas,ferra o bico no solo e espera,segundos,se não acusar nada retira o bico e desloca-se um pouco para repetir num outro local,depois de pesquisar algumas vezes de repente retira o bico do solo e ferra-o noutro ponto escolhido milimetricamente,de onde retira uma minhoca da terra.
O bico da galinhola funciona como um RADAR conseguindo detectar todos os movimentos subterraneos na área a volta do sitio onde está ferrada.Sabe a que profundidade,e a que distância está a minhoca.O bico está equipado na ponta para as capturar.
Já ouvi muita gente dizer que as galinholas se alimentavam de SUMO DA TERRA ,e por vezes tenho vontade de perguntar que tipo de alimento será mas enfim!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptySeg maio 11, 2009 2:23 pm

O que se passou com o nosso colega Rui (podengos e coelhos),foi sem duvida o avistamento de uma galinhola que se deslocava para a zona de alimentação.Se houvessem muitas mais nessa área iriam passar no mesmo sentido e dentro do mesmo horario,com apenas minutos de diferença (antes ou depois) Até parece que trazem relogio de pulso.
Se esse local ficar proximo de onde mora ,experimente em janeiro ou fevereiro do próximo ano ,com as condições climatericas idênticas ás que estavam no dia em que viu essa ,perder 15minutos no mesmo local e á mesma hora (convem ir para o sitio um pouco antes) e garanto-lhe que se houver galinholas na área irá ver passar várias,mesmo antes de escurecer completamente.Enquanto o tempo não mudar (vento,Céu limpo ou tapado) vão manter exatamente a mesma rota e horario de passagem num determinado local.
Nem os transportes publicos conseguem igualar a Scolopax rusticola.
Ir para o topo Ir para baixo
alexcaenandes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 6
Idade : 60
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 09/05/2009

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptySeg maio 11, 2009 5:46 pm

Só a ponta do bico é que é mole.
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 48
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptyQui Nov 10, 2011 8:38 pm

Tópico parado à algum tempo mas que gostei de ler.. Agreement


Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptyQui Nov 10, 2011 9:29 pm

Boas pessoal,
já alguem aqui do forum avistou galinholas na zona de penela??
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptyQui Nov 10, 2011 9:37 pm

Gostava de experimentar um dia, mas aqui não sei de nenhuma zona que tenha, fica a vontade de experimentar!!!
Ir para o topo Ir para baixo
LOPES CORREIA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
LOPES CORREIA


Número de Mensagens : 4
Idade : 66
Localização : PONTA DELGADA
Data de inscrição : 16/11/2011

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptyQui Nov 17, 2011 11:53 am

Caro caçador de Penela:

Pese embora resida nos Açores há cerca de 25 anos (cá as galinholas são residentes todo o ano), sou natural de Miranda do Corvo onde me desloco todos os anos e já cacei galinholas, que é a minha caça preferida, no Concelho de Penela. Procure-as nas matas de carvalhos quando o tempo estiver de chuva e nos salgueirais quando estiver mais seco.

Boas caçadas
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Dias
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Ricardo Dias


Número de Mensagens : 32
Idade : 36
Localização : Proximo de Santo Tirso
Data de inscrição : 13/12/2011

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptyTer Dez 13, 2011 2:26 pm

Boas companheiros, a mim bastou-me um primeiro lance de caça a galinhola para ficar completamente viciado, para não falar do cão que até sangrou por aquela galinhola. No meu ponto de vista, embora novato, o cão é o mais importante neste tipo de caça, precisa de um bom nariz, de uma boa paragem e sem duvida de uma busca pormenorizada do terreno. Relativamente aos sinas no solo penso que já foram aqui todos falados, os furos perfeitos no solo e as cagadas menos visíveis mas um bom sinal. Só é pena na zona onde caço haver muito poucas, este ano só vi mesmo uma, já agora se alguém quiser me ajudar a encontrar uma zona nova na zona norte do país onde possa me dedicar somente a bicuda diga :) obrigado.

cumprimentos, ricardo mistérios  e segredos de  galinholas 843707
Ir para o topo Ir para baixo
Arminio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Arminio


Número de Mensagens : 9
Idade : 48
Localização : Pedrógão grande
Data de inscrição : 21/12/2010

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptyQui Dez 15, 2011 10:06 am

Boas people....

Sou caçador já a alguns anos desconhecia todas estas técnicas á volta da galinhola.....kkkkkk estamos sempre a aprender....não costumo participar muito no forum mas gosto de ler.....

e este topico sobre as galinholas está altamente educativo a respeito ......os meus parabéns aos especialistas na matéria e boa sorte a quen se dedica ao bicho......na minha vida inteira apenas matei uma galinhola q quase me saiu debaixo das botas.....e acho q só vi mais uma .....pensei q fosse uma ave quase em vias de extinção..kkkk.....

Acho q deviam abrir outros tópicos como este, sobre outas espécies .......

Foi bem conseguido...nota-se q os intervenientes sabem daquilo q falam.....kkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptySex Ago 03, 2012 6:41 pm

Boas,
Alguem já caçou na zcm da lousã as galinholas? o que teem a dizer da zona?
Cumprimentos mistérios  e segredos de  galinholas 600400
Ir para o topo Ir para baixo
lobo cal. 12
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
lobo cal. 12


Número de Mensagens : 486
Idade : 56
Localização : oli.do bairro aveiro
Data de inscrição : 16/02/2012

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptyDom Nov 04, 2012 8:16 pm

boas

alguem tem avistado as damas dos bosques.
divulguem...

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptySeg Nov 05, 2012 12:52 am

Ciclone escreveu:
Um outro pormenor digno de realçe,será o facto da galinhola ter o bico (mole ) apenas endurece depois de morta.
A ave pousa num determinado local ,escolhe a area onde lhe parece que possam existir minhocas,ferra o bico no solo e espera,segundos,se não acusar nada retira o bico e desloca-se um pouco para repetir num outro local,depois de pesquisar algumas vezes de repente retira o bico do solo e ferra-o noutro ponto escolhido milimetricamente,de onde retira uma minhoca da terra.
O bico da galinhola funciona como um RADAR conseguindo detectar todos os movimentos subterraneos na área a volta do sitio onde está ferrada.Sabe a que profundidade,e a que distância está a minhoca.O bico está equipado na ponta para as capturar.
Já ouvi muita gente dizer que as galinholas se alimentavam de SUMO DA TERRA ,e por vezes tenho vontade de perguntar que tipo de alimento será mas enfim!!!





mistérios  e segredos de  galinholas 687241mistérios  e segredos de  galinholas 687241mistérios  e segredos de  galinholas 687241



Estas palavras denominam um caçador com um grande conhecimento de causa sobre esta famosa peça de caça considerada a Rainha dos Bosques.

Muito obrigado por partilhar.

Começei a ler os textos desde o inicio, e estava a ver que ninguem comentava estas famosas caracteristicas e vivencias desta peça.

São autenticos relógios, e certinhos.
Ir para o topo Ir para baixo
pbandeiras
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
pbandeiras


Número de Mensagens : 27
Idade : 37
Localização : portalegre
Data de inscrição : 18/10/2012

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptyQui Nov 08, 2012 10:24 pm

Gostava de poder caçar mais vezes a galinhola mas os terrenos na associativa onde caço nao tem muitas e por isso e raro la se caçar a dama.

Ainda so atirei a duas e foi mero acaso resultado falhei as duas

E uma ave extremamente dificil de atirar.

Boas caçadasmistérios  e segredos de  galinholas 739466
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptySex Nov 09, 2012 11:03 am

por ser dificil e rara e que torna essa peça tao apreciada se fosse facil nao dava pica !!!!!!!!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas EmptySex Nov 09, 2012 12:00 pm

pbandeiras escreveu:

E uma ave extremamente dificil de atirar.


A dificuldade está mais no facto de a ave sair muito perto no meio de um mar de mato. Ainda ontem (minha abertura a elas) errei uma mais que estupidamente por não ter calma. ("É o que dá a chamada tesão de mijo").
Outra dificuldade, no meu ver a pior, está no facto de esta ave mexer a sério com os nervos de alguns caçadores, dentro dos quais me incluo, que faz com que os tiros sejam dados a parva, sem o mínimo de técnica e atreveria-me ate a dizer sem apontar. E quando não se aponta....
A dama a qual atirei ontem, dei-lhe três tiros e ainda teria tempo de lhe dar um quarto. a verdade seja dita, foi a primeira vez que tive tempo de dar os três tiros, sendo que dois só dei uma vez e já praticamente sem a ver.
mistérios  e segredos de  galinholas 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





mistérios  e segredos de  galinholas Empty
MensagemAssunto: Re: mistérios e segredos de galinholas   mistérios  e segredos de  galinholas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
mistérios e segredos de galinholas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» As Galinholas
» Galinholas Março
» GALINHOLAS
» galinholas
» Galinholas 2012/2013

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Fauna Cinegética-
Ir para: