Caça & pesca & natureza
cadelas paridas e a caça. Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
cadelas paridas e a caça. Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 cadelas paridas e a caça.

Ir para baixo 
+6
beretta302
Marcodatsun
podengos
rafeirage
podengos&coelhos
Nuno Miguel
10 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyTer Jun 29, 2010 5:19 pm

tenho uma duvida pois penso que uma cadela minha se anda para sair, mas eu nem sei se faço bem cobri-la ou não pois tenho medo que depois em plena caça ela n caçe tao bem visto ter cachorros. ao fim de quanto tempo é aconselhavel uma mae sair do pé dos cachorros para ir caçar? visto nas primeiras semanas ela não poder sair por causa do frio. se colocar uma lampada de aquecimentos acham que este podem ficar sozinhos? a parir de quanto tempo não precisam da mãe por umas horas? ou acham que até ao desmame precisam da mae o tempo inteiro?
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyTer Jun 29, 2010 5:38 pm

Nuno, vou dar-te a minha opinião que não é cientifica e advém da minha experiência:
nos primeiros quinze dias não é aconselhável tirares a mãe dos cachorros e depois disso podes começar a tira-la por algum tempo e podes caçar com ela desde que a leves aos cachorros à hora de almoço e depois à tarde não andares muito tempo com ela porque os cachorros precisam de comer muitas vezes ao dia. Depois do mês os cachorros já começam a comer sozinhos e aí já terás que começar a pensar no desmame.

Mas o ideal é mesmo cruzares a cadela fora da época da caça até porque não convém saíres com a cadela com a barriga já grande pois corres o risco da cadela bater com a barriga em alguma coisa e morrer um cachorro lá dentro e arranjas uma enrascada das grandes.
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyTer Jun 29, 2010 5:39 pm

Se necessitar mesmo de tirar raça ou preicisar de cães novos é de tirar pk num ano se perde a matinha e demora 10 para refazer. É certo que uma cadela no ano que parir fica mais diferente mesmo sendo bem tratada, se bem que 10 a 15 por cento faz bem e até melhora...
Mas fazendo as contas que vai parir em setembro, o normal é começar a caçar em outubro já teram 5 semanas altura que começo o desmame, não convem leva-la antes pork fere as mamas nas silvas e não deixa mamar os pequenos... Mas se não tiver outra cadela e não se importar de a explorar mesmo tratando bem a ela e os pequenos para não "sugarem" tanto a mae a partir do mes de parir é o limite para a levar no meu ver...
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyTer Jun 29, 2010 5:42 pm

Marco, já agora sobre o tema achas que as cadelas melhoram sempre depois de parirem?
Que te diz a experiência?
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyTer Jun 29, 2010 5:47 pm

rui ja fizest isso com alguma cadela? eu na minha zona de caça só caçamos até ao meu dia. achas que os cachorros se aguentam sem mamar a partir dos quinze dias se eu tirar a mãe do pe deles as 6h da manha e a trouxer perto das 2 horas da tarde? ja fizest isso alguma vez?
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyTer Jun 29, 2010 5:50 pm

Diz que 70% baixa notoriamente no primeiro ano 10 a 15% melhora (se forem muito activas e tiverem falta de concentração é o caso mais normal) e o restante é neutro... Isto nas minhas fracas linhas pk em alguns canis é sempre a melhorar e mais estimo melhor os cães que a mim...
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyTer Jun 29, 2010 6:14 pm

Aqui vai a minha opinião se fosse eu não fazia criação porque a cadela depois mesmo que a levas pode ir mas passado um pouco tempo pode vir para casa por causa dos cachorros tenho um exemplo a minha melhor cadela ate os cachorros terem mês e meio se a levar ela bem sempre para casa .Por isso tento chegar as cadelas no massimo ate o fim de Abril para ter as cadelas livres no tempo de caça .Depois tens de ter em conta ela pode picar as tetas como ja foi dito e por vezes nos queremos tudo e o fim não temos nada ,deve-se ter muito cuidado .quando as cadelas são muito vivas nos primeiros dois anos por vezes um pouco cabeça no ar em depois não seguir o coelho e andam ali os saltos no meu ver faz bem fazer criação elas ficam mais calmas ,temos de ter em conta em escolher um macho veterano com outras características para fazer criação para evitar problemas nos cachorros ..abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyTer Jun 29, 2010 6:29 pm

Concordo com Zé ou entam criar e só a levar no final da caça. Resumidamente era isto que queria dizer anteriormente só referi alguns aspectos para se ter melhor a noção.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyTer Jun 29, 2010 10:48 pm

Nuno, segue os conselhos do Zé e do Marco(Rafeirage) que eles estão certos.
Se quiseres mesmo fazer o cruzamento não tires a cadela dos cachorros das 6.00 às 14.00 antes destes terem 4 semanas.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyTer Jun 29, 2010 10:50 pm

rafeirage escreveu:
Diz que 70% baixa notoriamente no primeiro ano 10 a 15% melhora (se forem muito activas e tiverem falta de concentração é o caso mais normal) e o restante é neutro... Isto nas minhas fracas linhas pk em alguns canis é sempre a melhorar e mais estimo melhor os cães que a mim...
Eu talvez não diga 70% mas mais de 50% é de certeza e isso já me aconteceu até em cadelas muito activas que baixaram bastante o rendimento depois de parirem.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyTer Jun 29, 2010 11:54 pm

então nao a deixo cobrir. cadelas paridas e a caça. Icon_wink vale mais fazer a cena pensada e no defeso na primavera. obrigado a todos
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 8:35 am

Nuno Miguel escreveu:
então nao a deixo cobrir. cadelas paridas e a caça. Icon_wink vale mais fazer a cena pensada e no defeso na primavera. obrigado a todos
Ora aí está a melhor decisão que podias tomar. ;)
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 8:52 am

Nuno Miguel escreveu:
então nao a deixo cobrir. cadelas paridas e a caça. Icon_wink vale mais fazer a cena pensada e no defeso na primavera. obrigado a todos
E o melhor que fazes a não ser que tenhas poucos cães e estejam a ficar velhos e queiras fazer criação para teres cachorros para a próxima época ,assim eles ja tem mais o menos 11 meses se estas a pensar na próxima época e diferente faz a criação mas não contes com a cadela para os primeiros meses só la mesmo para o fim .abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 8:55 am

sem esquecer que para alem do tempo que os cachorros precisam da mãe 5/6semanas, não se podemos esquecer que as cadelas levam tempo a recuperar, mesmo com boa ração e vitaminas as cadelas vão sempre um pouco abaixo, condicionando assim o seu desempenho na caça
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 9:22 am

A meu ver - eu que só tenho cadelas - creio que a melhor altura de cobrir as cadelas é mesmo no final da caça, se possível, ora vejamos, se castiçares a cadela em Dezembro, vai parir em Janeiro, ao que em Outubro, quando começar a caça os cachorros vão ter cerca de 9 meses. Isto é, se os começares a treinar a sério aos 6 meses, levas já os cachorros com 3 meses de treino, ou seja já a mexer bem.

Se porventura quizesses vender os cachorros a mesma coisa, quem os comprasse já levava um cãozinho capaz de fazer qualquer coisa e principalmente em condições de aprender muito...

Mas parece-me que esta altura não será a melhor, primeiro porque uma cadela com cachorros, quer queiramos quer não, não rende o mesmo que renderia em condições normais. Depois há a questão fisica que o Rui frisou, a cadela tem mais necessidades, quer de comida, quer de água, e em virtude de vir do parto, não tem a mesma condição fisica de cães que correram o Verão todo sem qualquer limitação...

... mas isto digo eu...
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 9:35 am

beretta302 escreveu:
A meu ver - eu que só tenho cadelas - creio que a melhor altura de cobrir as cadelas é mesmo no final da caça, se possível, ora vejamos, se castiçares a cadela em Dezembro, vai parir em Janeiro, ao que em Outubro, quando começar a caça os cachorros vão ter cerca de 9 meses. Isto é, se os começares a treinar a sério aos 6 meses, levas já os cachorros com 3 meses de treino, ou seja já a mexer bem.
Não podia concordar mais com isto e apenas acrescento o facto dos cachorros nascendo em Janeiro/Fevereiro ou mesmo Março apanham ainda o tempo de inverno que é muito menos propício ao aparecimento de doenças e o únicio senão é o frio (problema este facilmente resolvido com o recurso a uma lâmpada de aquecimento por cima da cadela e respectivos cachorros).
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 9:39 am

podengos&coelhos escreveu:
beretta302 escreveu:
A meu ver - eu que só tenho cadelas - creio que a melhor altura de cobrir as cadelas é mesmo no final da caça, se possível, ora vejamos, se castiçares a cadela em Dezembro, vai parir em Janeiro, ao que em Outubro, quando começar a caça os cachorros vão ter cerca de 9 meses. Isto é, se os começares a treinar a sério aos 6 meses, levas já os cachorros com 3 meses de treino, ou seja já a mexer bem.
Não podia concordar mais com isto e apenas acrescento o facto dos cachorros nascendo em Janeiro/Fevereiro ou mesmo Março apanham ainda o tempo de inverno que é muito menos propício ao aparecimento de doenças e o únicio senão é o frio (problema este facilmente resolvido com o recurso a uma lâmpada de aquecimento por cima da cadela e respectivos cachorros).

é isso mesmo amigos, é tambem na minha opinião a melhor altura, mas a saude dos cachorros, e vem numa idade boa para fazer uns dias de caça no ano que nascem, chegar as cadelas desde a segunda quinzena de novembro até final de janeiro/fevereiro é as melhores alturas sem duvida cadelas paridas e a caça. Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 9:42 am

E isto tudo era muito bonito e perfeito se as cadelas tivessem um botão pra nós podermos regular-lhes o cio! :lol:
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 9:45 am

podengos&coelhos escreveu:
E isto tudo era muito bonito e perfeito se as cadelas tivessem um botão pra nós podermos regular-lhes o cio! cadelas paridas e a caça. Icon_lol

se bem que há gaijos "inteligentes" ou não cadelas paridas e a caça. Lol que dão vacinas para provocar o cio............ depois choram que teem azares cadelas paridas e a caça. Icon_evil cadelas paridas e a caça. Icon_evil cadelas paridas e a caça. Icon_evil
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 9:45 am

O pior é que se vocês tiverem a mesma sorte que eu, raramente se saem nessas alturas ideais. Ao mínimo descuido já estão a parir em cima ou durante a caça.
Mas pessoalmente, além dos meses entre Janeiro e Abril já referidos, considero o mês de Agosto como menos mau para os cães nascerem. Isto porque só caço em Outubro salvo raríssimas excepções, o que faz com que as cadelas lá para o 2º, 3º dia possam começar a caçar. E os cachorros passam a fase crítica dos 2 aos 3 meses já de Outubro para Novembro, quando os vírus estão menos activos. Para além do mais, mal acaba os tordos, Fevereiro - Março estão mais que na altura de treinar cadelas paridas e a caça. Icon_biggrin cadelas paridas e a caça. Icon_basketball
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 9:47 am

Stick escreveu:
O pior é que se vocês tiverem a mesma sorte que eu, raramente se saem nessas alturas ideais. Ao mínimo descuido já estão a parir em cima ou durante a caça.
Mas pessoalmente, além dos meses entre Janeiro e Abril já referidos, considero o mês de Agosto como menos mau para os cães nascerem. Isto porque só caço em Outubro salvo raríssimas excepções, o que faz com que as cadelas lá para o 2º, 3º dia possam começar a caçar. E os cachorros passam a fase crítica dos 2 aos 3 meses já de Outubro para Novembro, quando os vírus estão menos activos. Para além do mais, mal acaba os tordos, Fevereiro - Março estão mais que na altura de treinar cadelas paridas e a caça. Icon_biggrin cadelas paridas e a caça. Icon_basketball

é uma altura que considero tambem boa, veem numa excelente altura para treinar cadelas paridas e a caça. Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 10:00 am

os meus machos nunca estão em contacto com as cadelas logo não ha esse problema amigo stick. mas o problema é que a cadela no final da caça faz 2 anos e ela ja se saiu como é obvio mas nunca dei conta. e as minhas saem se muito pouco. acho que nem 2 vezes por ano se saem. até agora no ano passado em toda a época tambem é verdade nunca tive problema com o cio, até comprei um spray para os cães não se chagarem a elas mas nem foi preciso. mas este ano uma delas vai se sair quer eu queira quer não, e um cio no minimo duas semanas tem de ficar em casa sem ir a caça para não me estragar as jornadas. eu não tenho falta de caes, mas o meu padrinho queria cachorros pois não tem nenhuma cadela e ela gostava de ter duas cadelinhas, mais uma po canil da minha avó que tem la muito espaço.
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 7:17 pm

Ainda tem dois anos???
Só deixo encher as minha a partir dos 2.5 a 3 idade matura sexual, na minha opinião é quando têm idade para ser boas mães. Mais uma razão para não a chegar. Eu tenho uma com 7 anos das melhores que tenho e queria tirar filhos e é unica daquela raça não a chego por estar muito em cima da caça.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 7:31 pm

aos dois anos está na altura certa pois ja teve o primeiiro cio e até talvez ja seja o 3(nao sei) e o corpo está mais que desenvolvido. nao sofre mais alteraçoes.
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 8:45 pm

Não me referia só à estrutura qual não te posso afirmar quem tem razão pois um veterinario é que poderá responder, mas referia-me tambem à ter mais cabeça... Para cadelas tontas aos dois anos é o ideal...
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 10:21 pm

E relativamente ao mito que diz que os cães da 1.ª barriga não prestam?

Por aqui há um ditado antio que diz que nunca se deve aproveitar cachorros da 1.ª barriga, porque saem sem qualidade.

Cientificamente, como é obvio, acho isso dúbio, mas o que é facto é que esse mito reina entre os caçadores daqui e conheço uns quantos que chegam a castiçar cadelas aos 2 anos com um cão indiferente, só para a fazer parir a 1.ª vez, e que matam ou dão os cachorros. Depois no ano seguinte, na 2.ª parição, aproveitam então cães.

Eu pessoalmente, não por seguir o ditado, mas por uma questão de lógica, fico sempre com cachorros de cadelas com 4, 5 anos, porque aí sim já tenho confirmação de qualidade da cadela. Mas aí tambem já tem parido antes...

É como a história das bruxas... "ninguem acredita, mas que as há... há..."
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 10:33 pm

nunca ouvi tal coisa... isto intriga me
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 10:44 pm

Isso quanto a mim não passa de um mito já tenho varias crias da primeira barriga e não me queixo, alias até noutros caçadores já conheci bons cães da primeira barriga.
O que se pode notar é quando parem novas de mais podem ser más mães, podem criar bem mas trasmitir medos e irrrequietas entre outros, por isso me referia que a altura ideal será a partir dos 3 anos... São ideias.
Ir para o topo Ir para baixo
epirikito
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
epirikito


Número de Mensagens : 354
Idade : 43
Localização : Arruda dos Vinhos
Data de inscrição : 25/11/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQua Jun 30, 2010 10:46 pm

beretta302 escreveu:

Eu pessoalmente, não por seguir o ditado, mas por uma questão de lógica, fico sempre com cachorros de cadelas com 4, 5 anos, porque aí sim já tenho confirmação de qualidade da cadela. Mas aí tambem já tem parido antes...


Esta frase para mim desvenda o mito.... cadelas paridas e a caça. Icon_biggrin
Acho que o mito da 1ª barriga vem do não sabermos o que poderá sair, por ser a 1ª vez...
Penso eu de que....
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. EmptyQui Jul 01, 2010 6:06 am

beretta302 escreveu:
E relativamente ao mito que diz que os cães da 1.ª barriga não prestam?

Por aqui há um ditado antio que diz que nunca se deve aproveitar cachorros da 1.ª barriga, porque saem sem qualidade.

Cientificamente, como é obvio, acho isso dúbio, mas o que é facto é que esse mito reina entre os caçadores daqui e conheço uns quantos que chegam a castiçar cadelas aos 2 anos com um cão indiferente, só para a fazer parir a 1.ª vez, e que matam ou dão os cachorros. Depois no ano seguinte, na 2.ª parição, aproveitam então cães.

Eu pessoalmente, não por seguir o ditado, mas por uma questão de lógica, fico sempre com cachorros de cadelas com 4, 5 anos, porque aí sim já tenho confirmação de qualidade da cadela. Mas aí tambem já tem parido antes...

É como a história das bruxas... "ninguem acredita, mas que as há... há..."

rafeirage escreveu:
Isso quanto a mim não passa de um mito já tenho varias crias da primeira barriga e não me queixo, alias até noutros caçadores já conheci bons cães da primeira barriga.
O que se pode notar é quando parem novas de mais podem ser más mães, podem criar bem mas trasmitir medos e irrrequietas entre outros, por isso me referia que a altura ideal será a partir dos 3 anos... São ideias.

epirikito escreveu:
beretta302 escreveu:

Eu pessoalmente, não por seguir o ditado, mas por uma questão de lógica, fico sempre com cachorros de cadelas com 4, 5 anos, porque aí sim já tenho confirmação de qualidade da cadela. Mas aí tambem já tem parido antes...


Esta frase para mim desvenda o mito.... cadelas paridas e a caça. Icon_biggrin
Acho que o mito da 1ª barriga vem do não sabermos o que poderá sair, por ser a 1ª vez...
Penso eu de que....

Na Minha opinião é um mito eu já teve ninhadas e nunca me dei mal ,Teve sim uma vez um problema tenho uma cadela a minha melhor que a cheguei a um macho de um amigo que era muito bom mas tinha o mesmo defeito que a minha cadela era tímido não na caça mas no canil la fez a criação e não deu nada os cães não saiam da gaiola e tremiam por todo o lado nunca vi nada assim eu ofereci os meus e ele ainda ficou com um casal mas nunca deu nada .desde ai antes de fazer criação estudo bem qual macho é que vai fazer criação escolho sempre o macho com características diferentes das femias .As femias ainda as tiro do canil uma semana ou duas antes de ter a ninhada para um sitio mais calmo e que só se passe la para dar de comer para a mãe não se levantar e ficar nervosa o menos o primeiro mês.. Acho que antes de fazer a criação devemos ter alguns factores em conta ,eu este ano como não tenho podengos de pelo cerdoso teve de pedir um macho de um amigo de ponte de lima ele la me emprestou o macho ficou na minha casa uns dias mas não fez o trabalho conclusão não teve ninhada foi tudo feito a presa nao sei se foi por isso.Por isso e por mais algumas coisas digo tem de ser tudo muito bem feito para no fim correr tudo bem .abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





cadelas paridas e a caça. Empty
MensagemAssunto: Re: cadelas paridas e a caça.   cadelas paridas e a caça. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
cadelas paridas e a caça.
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: