Caça & pesca & natureza
Arma com 4 tiros Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Arma com 4 tiros Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Arma com 4 tiros

Ir para baixo 
+5
Marcodatsun
podengos
José Pimenta
adjumago
Magro
9 participantes
AutorMensagem
Magro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 60
Idade : 51
Localização : Montijo
Data de inscrição : 06/05/2008

Arma com 4 tiros Empty
MensagemAssunto: Arma com 4 tiros   Arma com 4 tiros EmptySex Set 12, 2008 1:50 pm

Até que ponto será legitimo no espirito "desportista" de um caçador o uso de 4 tiros na tentativa de abate de uma peça de caça?

Será que isso se enquadra no espirito de um caçador que gosta de desfrutar da actividade em comunhão com a naturesa, será que õs 4 tiros não são a procura desesperada de obter uma peça a qualquer custo?

Uma reflexão, no último fim de seman, uma lebre levou 11 (ONZE) tiros por três caçadores...e foi embora (ainda bem, grandes martelos - eu não atirei) será este um exemplo da atitude a apreciar num caçador em que a dita lebre nem mereceu o trabalho de qualquer cão, nem tão pouco um simples pontapé numas quaisquer giestas, pura e simplesmente foi vista na cama e feito o seu levante para o pelotão de fuzilamento.

Será excesso ou presunção de purismo da minha parte, ou comungão da opinião? Eu caço c/ 1 sobrepostos monogatilho e até penso caçar com uma paralela de 2 gatilhos, por considerar "mais ético", apesar de diminuir o cinto.

Enfim, por certo não será o ponto de vista mais adequado , mas é o meu.
E o vosso?
Ir para o topo Ir para baixo
adjumago
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
adjumago


Número de Mensagens : 157
Idade : 64
Localização : Pedrouços - Maia
Data de inscrição : 12/03/2008

Arma com 4 tiros Empty
MensagemAssunto: Re: Arma com 4 tiros   Arma com 4 tiros EmptySex Set 12, 2008 2:14 pm

Cá por mim acho que o três tiros (leia-se munições) são mais que suficientes.
Tenho que me reportar apenas ás perdizes que é a minha caça. Na caça ao coelho posso aceitar que seja diferente a diferença que pode fazer 3 para 4 tiros.
Também caço com sobrepostos e, salvo raras excepções, o segundo tiro por vezes já é largo e consequentemente com menos hipóteses de abater e muito mais de apenas ferir. É certo que nos fazemos acompanhar de cão para tentar remediar as que caem mais longe mas, quantas já eu vi a cair a distâncias inatingiveis... basta levarem o tiro, abrirem a asa e lá vão elas encosta abaixo 400/500mts e nem as vemos cair.
Prefiria, nestes casos falhar sempre a vê-las ir caír onde não as posso cobrar.
Ir para o topo Ir para baixo
Magro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 60
Idade : 51
Localização : Montijo
Data de inscrição : 06/05/2008

Arma com 4 tiros Empty
MensagemAssunto: Re: Arma com 4 tiros   Arma com 4 tiros EmptySex Set 12, 2008 2:38 pm

adjumago escreveu:
Prefiria, nestes casos falhar sempre a vê-las ir caír onde não as posso cobrar.

Pois, lamentavelmente não parece ser esta a opinião da maioria.:study:
Ir para o topo Ir para baixo
José Pimenta
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Pimenta


Número de Mensagens : 97
Idade : 62
Localização : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 13/03/2008

Arma com 4 tiros Empty
MensagemAssunto: Re: Arma com 4 tiros   Arma com 4 tiros EmptySex Set 12, 2008 8:09 pm

Caros amigos,tudo depende do ponto de vista de cada um e penso que um não terá mais razão que o outro. Senão vejamos,ao primeiro e segundo tiro apenas consigo ferir a peça e com o terceiro abato-a. O terceiro tiro foi útil e não só pelo abate,mas porque evitou uma peça ir ferida morrer longe, sem proveito.O mesmo se pode defender para o quarto tiro e por aí fora.Quanto a mim,penso que dois tiros são suficientes,embora eu utilize uma Benelli semi-automática nem tanto pelo terceiro tiro,mas também por não se sentir tanto o "couço" no ombro.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Arma com 4 tiros Empty
MensagemAssunto: Re: Arma com 4 tiros   Arma com 4 tiros EmptySáb Set 13, 2008 1:08 pm

Bem se nao estou enganado so podemos caçar com 3 tiros ,se nao estou em erro .na verdade nao sou contra ter mais que 3 cartuchos na arma mas no meu ver 3 jà som mais e suficiente para matar a peça de caça .Eu caço com uma arma paralela e tenho outras duas de canos sobrepostos .O meu pai tem uma benelli de 3 tiros jà com alguma idade uns 15 anos e poucas vezes o vi a dar o 3 tiro .O meu estilo de caçar é assim levo um gozo do meu pai ou mesmo do grupo quando ando os coelhos e eles ficam parados no meio do caminho nao dou o tiro só do tiro o coelho quando ele vai a correr , com o coelho parado nao faço o tiro .Na caça à pena também podemos matar só as peças que são levantadas depois do cão fazer a paragem à peça.Se gostamos mesmo da natureza temos de fazer alguma coisa por ela e deixar de ter a mentalidade de muitos caçadores antigos .Como vocês sabem aqui na suíça nao posso caçar por isso só tenho a pesca e a medida daqui é de 24 cm. nas trutas ,agora nos aqui um grupo de pescadores fizemos um acordo so pescamos trutas com a medida superior a 28 cm, o que tiver menos fica outra vez na agua ,estamos a dar por ela que cada vez à menos truta do que à 10 anos por isso nos pescadores estamos a por esta medida sabemos que à outros pescadores que bom tirar na mesma com 24 cm. mas assim jà somos menos uns 55 pescadores e estamos a tentar a mentalizar os outros pescadores a fazer o mesmo .E aqui ainda nao à falta de trutas à manha é o ultimo dia de trutas desta época e eu tirei 2004 trutas com mais de 28cm..Peço desculpa estar neste tópico a falar de pesca mas o que quero dizer com isto é que se nao fizermos nada pela caça daqui a uns anos nao vamos ter nada mesmo nada ,vamos depois mostrar as peças de caça nos livros os nosso netos ...
E ainda à dias vi no canal caça&pesca de Espanha que numa zona zca nao se podia caçar com armas mais de dois tiros e muitos dos novos caçadores jà caçam com armas de dois tiros calibre 20..


O mais importante nao é matar & a melhor coisa que podemos ter é um bom dia de caça bem passado em grupo & porque se queremos carne temos os hipermercados ..

abraço a todos
lol! lol! lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Arma com 4 tiros Empty
MensagemAssunto: Re: Arma com 4 tiros   Arma com 4 tiros EmptyDom Set 14, 2008 8:40 pm

eu sou apologista de 2 tiros, por vexes é ao contrario do k o meu amigo pimenta diz ou seja pode errar nos 2 primeiros e ferir ao 3 e depois?
quando há tempo de dar 2 tiros a uma peça o caçador teve oportunidade de a matar se não matou paciencia mata outro dia e isso é k é bonito! cheers
matar tudo não é sinonimo de grande caçador.....
é um tema muito subjectivel mas apesar desta minha opiniao tb entendo o k o pimenta diz...
Ir para o topo Ir para baixo
Magro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 60
Idade : 51
Localização : Montijo
Data de inscrição : 06/05/2008

Arma com 4 tiros Empty
MensagemAssunto: Re: Arma com 4 tiros   Arma com 4 tiros EmptyDom Set 14, 2008 10:12 pm

É um tema de dificil acordo, onde independentemente da razão de cada um tem uma maior relevância nas postura que cada um tem no campo.

Eu acredito que muitos de nós mesmo tendo o 3º tiro não o utilizariamos, sabendo antemão que seria dificil o abate, infelizmente somos a maioria, acreditem.

Caro Zé, eu li bem? 2004 trutas? Dass...., Quantos dias?
E com tanta fartura não te fartas? Faz-me lembrar tipos que conheço que foram ás rolas ao Uruguai e mataram 1000.

Ando doido quando vejo esse teu podengo , parabens parece uma estampa.
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

Arma com 4 tiros Empty
MensagemAssunto: Re: Arma com 4 tiros   Arma com 4 tiros EmptyQui Set 18, 2008 8:21 pm

Eu não sei se quando se escolhe uma arma, se escolhe somente pela quantidade de tiros e com isso a maior probabilidade de acertar na peça.
Eu tenho uma automatica, no primeiro ano cacei com uma de sobrepostos velhinha que já tinha sido mal tratada pelo meu Pai durante muitos anos, depois comprei esta automatica a um amigo meu e só penso em trocá-la se esta se avariar, ela ultimamente tem falhado muitos tiros, nao sei se isto já é um sinal de avaria.
Essencialmente acho que a automatica tem a vantagem de ser pratica depois de disparada é só carregar, para alguem que como eu nao apanha os cartuchos.
Se sair uma lei de só se poder ter 2 tiros de cada vez, vou cumprir, nao tenho uma arma porqeu tenho amis um tiro que o meu colega.
Qualquer um pode ter uma arma de 4 ou 7 tiros e só a carrega com 2 cartuchos.
Há automaticas que se lhes tirarmos o "calço" ficam com capacidade para 5 tiros, a minha não o permite mas se o permitisse eu colocava 5 tiros, não o fazia pela pseudo-vantagem de me dar mais hipoteses de matar a peça, ou de a ferir nos primeiros 3 tiros e matá-la nos ultimos 2, carregava-a simplesmente "porque sim", mas volto a dizer, se com essa mesma arma a lei ou alguma outra coisa me dissesse para o nao fazer, eu punha somente 2, não vejo a logica da coisa, é a mesma coisa que só se poder caçar com um tiro.
O exercicio da caça ou o manual do bom caçador não define quantas munições deve usar para ser melhor ou pior que o outro, poderiamos falar aqui era de os que como eu não apanham os cartuchos, dos que caçam com 2, 3 ou 4 tiros, quantos apanham os cartuchos?
Ah pois é bébé!!
Ir para o topo Ir para baixo
adjumago
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
adjumago


Número de Mensagens : 157
Idade : 64
Localização : Pedrouços - Maia
Data de inscrição : 12/03/2008

Arma com 4 tiros Empty
MensagemAssunto: Re: Arma com 4 tiros   Arma com 4 tiros EmptySex Set 19, 2008 10:31 am

Banzé escreveu:
ela ultimamente tem falhado muitos tiros, nao sei se isto já é um sinal de avaria.
Essencialmente acho que a automatica tem a vantagem de ser pratica depois de disparada é só carregar, para alguem que como eu nao apanha os cartuchos.
O exercicio da caça ou o manual do bom caçador não define quantas munições deve usar para ser melhor ou pior que o outro, poderiamos falar aqui era de os que como eu não apanham os cartuchos, dos que caçam com 2, 3 ou 4 tiros, quantos apanham os cartuchos?
Ah pois é bébé!!

Caro Banzé.
Então a arma é que falha os tiros?:lol: É melhor explicares isso como deve ser...:twisted:
Não apanha os cartuchos? Nem um? Mau, mau. Vamos lá a vergar essa espinhela. Sei bem que alguns caem em locais de dificil acesso mas, nem todos não é?
No exercício da caça, deves saber, no caso das semi-automáticas NÃO se pode carregá-la com mais de três munições mesmo que a mesma permita fazê-lo (e há muitas que o permitem) mas se fores apanhado...já sabes o resultado.
Eu, sempre que tenho acesso aos cartuchos vazios, apanho-os e acho que todos deviam fazer o mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
FALCÃOPEREGRINO
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 32
Idade : 64
Localização : TERRAS DE BOURO
Data de inscrição : 06/10/2008

Arma com 4 tiros Empty
MensagemAssunto: Arma com 4 tiros   Arma com 4 tiros EmptyTer Out 07, 2008 4:32 pm

Quanto a esta questão Armas com mais de dois tiros
na minha openião e segundo algumas estatisticas o terceiro tiro é de grande proveito quando levanta uma segunda peça de caça independente de se ter abatido a primeira ou não pois há sempre a possiblidade de cobrar essa pessa o que não será facil mas com 4 tiros acho demais pois se calhar averá quem caçe com schot gane essas suportam 10 munições
e mesmo assim sabe Deus para apanhar os envolcuos:lol!:
Ir para o topo Ir para baixo
Pangolim
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 19
Idade : 58
Localização : Moreira da Maia / Maputo
Data de inscrição : 22/09/2008

Arma com 4 tiros Empty
MensagemAssunto: Re: Arma com 4 tiros   Arma com 4 tiros EmptyQui Nov 20, 2008 5:42 pm

Caros amigos,
Tenho a sorte de viver num país onde ainda se pode caçar com caçadeiras de 5 e/ou mais tiros. As velhinhas que tenho são ambas de 2 tiros, uma Browning Double Automatic e a outra uma Darne de dois gatilhos, de canos paralelos, de carrinho. Às vezes uso uma Browning A5 mas é muito raro dar o 3º tiro.
No meu entender a ética nada tem a ver com o n.º de tiros que a arma leva e se os utilizamos todos ou não, tem mais a ver com o avaliar a situação de caça e se devemos atirar ou não.
Três rambos a um coelho e 11 tiros é que me parece pouco ético.
1º Avaliar se está dentro do campo de tiro e se devemos ou podemos atirar ou não.
2º Falhamos os tiros que temos, deixa-se a peça ir embora. Pode ser que apareça mais à frente.
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

Arma com 4 tiros Empty
MensagemAssunto: Re: Arma com 4 tiros   Arma com 4 tiros EmptyQui Dez 11, 2008 11:17 pm

Caros amigos,
Comecei a caçar com uma sobrepostos do meu pai, passei para uma beretta 302 automática, agora tenho mais uma beretta sobrepostos e uma paralelos velhinha (Sabati).
O que eu posso dizer é que raramente uso o treceiro tiro e quando o faço é na caça aos coelhos quando eles andam a "brincar" nos matos, pois evito atirar à caça longe, dá-me mais gozo um bom lance em que a caça cai redonda, do que ver uma peça de caça arrastar-se para longe ferida.
Neste momento ando a pensar comprar uma calibre 20 de 60cm ou 66cm de cano.
Para quê 4 tiros?
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Arma com 4 tiros Empty
MensagemAssunto: Re: Arma com 4 tiros   Arma com 4 tiros Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Arma com 4 tiros
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» onde dar us tiros
» COMO TREINAR O CÃO PARA QUE ELE NÃO TENHA MEDO DE TIRO
» Qual o melhor cartucho para a Perdiz
» Medo dos tiros
» tiros aos pratos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: