Caça & pesca & natureza
da mesma ninhada Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
da mesma ninhada Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 da mesma ninhada

Ir para baixo 
+4
zambujal
Ciclone
podengos
sergio magalhaes
8 participantes
AutorMensagem
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptySáb maio 15, 2010 5:31 pm

amigos a pedido de um colega do clube de caçadores da minha zona foi le oferecido um casal de podengos mas da mesma ninhada e ele queria tirar uma ninhada ate que ponto se pode cruzar irmaos sera que se pode ou nao deve espero poder ajudar o sr que me pediu um abraço da mesma ninhada 688738 da mesma ninhada 739466
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptySáb maio 15, 2010 6:45 pm

Este tipo de cruzamento é bastante utilizado pelos criadores com o intuito de aperfeiçoamento das raças, mas ele também traz o grande problema do empobrecimento genético. Pois ao mesmo tempo que fixa qualidades desejáveis, também aumenta as chances de aparecimento de doenças, uma vez que ressalta características recessivas indesejáveis que estavam inaparentes. Ou seja, os genes “ruins” que determinavam a doença estavam encobertos por genes “bons”, que não deixavam que a doença aparecesse.
O mecanismo pelo qual essas doenças surgem, através da consanguinidade, é o seguinte: dois cães irmãos possuem um gene x (x pequeno) que determina uma certa doença. Porém esse gene x está encoberto por um gene X (x grande), que não permite o aparecimento da doença. Se cada um dos irmãos cruzar com um outro cão que não possua esse gene x, a doença não ocorrerá, porque certamente esse gene estará encoberto. Mas, se os irmãos cruzarem entre si, haverá 25% de chance de que os dois genes x se encontrem e de que essa doença ocorra. Logo, o cruzamento entre animais que não são parentes acrescenta genes novos à linhagem e diminui as chances de surgirem doenças hereditárias.
Muitas anormalidades podem ocorrer devido a esse tipo de cruzamento, desde alterações genéticas, como displasias e criptorquidismo (testículo localizado fora da bolsa escrotal), até doenças neurológicas, como epilepsia.evite cruzar animais que possuem parentesco próximo.abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptySáb maio 15, 2010 7:38 pm

Há já alguns anos conheci um individuo aqui na zona que tinha uns podengos brancos médios ,eram uns cães fora do comum,verdadeiras máquinas para o coelho,mas ponteiros demais para o meu gosto,pareciam cães de rasto porque chegavam a andar mais de meia hora atrás do mesmo coelho,por vezes à tardinha era um problema para os apanhar porque arrancavam atrás de coelhos que já estavam fora das covas e metia-se a noite e eles ainda não davam mão.
Ora esse homem começou a deixar filhos desse casal de cães,mais tarde as duas melhores filhas com o pai,e a partir daí sempre com o pai,só que começaram a nascer cachorros com problemas (defeituosos),nas últimas ninhadas que ele fez.
Vi uma cachorra com as pernas abertas como uma rã;e um macho que tinha os olhos diferentes (um normal ,o outro muito grande),mas em tudo parecia ser saudável .
Dessas ninhadas em que o pai cobriu as filhas,todos os cães que nasceram saíram máquinas,menos os defeituosos,até eu tive o privilégio de poder aceitar duas cachorras oferecidas, da primeira ninhada desses cães,mas que foram criadas por uma cadela minha.
Comprei então um Podengo puro com LOP,e comecei a criar a minha própria linha.
Esse macho que o homem tinha,acabou por morrer já velhote,mas ainda cobriu diferentes cadelas de outros proprietários da zona,ele tinha as cadelas dele presas à corrente ,e começaram a ser cobertas por cães rafeiros,hoje a linha nas mãos dele acabou completamente.Eu ainda os mantenho porque sei quem ainda tem netos desse cão e ao levar lá uma cadela minha para se cobrir ainda consigo sem que exista consanguinidade,manter essa linha,já existe outros sangues pelo meio,quer nos meus ,quer nos outros ,mas ao arraçar com um cão de outro que eu saiba ter ainda sangue desses podengos brancos ,vou buscar mais ao menos a mesma linha e não corro riscos.
Agora filhos com os pais ou irmãos da mesma barriga é arriscado,podem nascer com defeitos visíveis ou invisíveis.
Apura-se as boas qualidades mas também os defeitos,(caso existam)
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: os caes   da mesma ninhada EmptySáb maio 15, 2010 10:02 pm

amigo magalhaes va ao topico das fotos que eu pus dos meus caes e veja o casal de podengos brancos sao os dois maquinas em todo o tipo de terreno e sao filhos de dois irmaos um e o cao que esta nas fotos a mae deles morreu-me a 2 anos era uma podenga branca -----vou-lhe dar um conselho tire uma ninhada e nao tem problema nenhum a partir da primeira ninhada e que se deve fazer outros crusamentos eu faço isso e tenho-me dado bem -----por isso comprei esse podengo castanho ao marco para crusar os sangues a partir daqui porque esse podengo que comprei ao marco late com coelho a vista e late muito bem de rasto e os meus so latem com coelho a vista ----espero que fique esclarecido
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptySáb maio 15, 2010 10:54 pm

e ainda tem outro crusamento da mesma familia ----pai e filha ----e estao nas fotos pai tino podengo 4 anos e mae traquina 2 anos ----nasceu a cornelia com 10 meses e uma maquina a achar coelhos e a seguir e furar agora digam do mesmo sangue que nao presta nao se pode e fazer por muitas geraçoes ai concordo
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptySáb maio 15, 2010 11:43 pm

obrigado amigos ja tenho resposta para o sr muito obrigado da mesma ninhada 688738 da mesma ninhada 739466
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 36
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptyDom maio 16, 2010 12:38 am

Grande explicação amigo podengos.
Já vi que anda a estudar Mendel. Só faltou o xadrez mendeliano.

Parabéns...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: os caes   da mesma ninhada EmptyDom maio 16, 2010 10:39 am

a explicaçao do amigo podengos e excelente mas nao e exacta para todos os casos e eu dei como exemplo estes meus casos e ainda lhe digo mais pai com filha deu um crusamento excelente essa cachorra malhada branco e castanho com 10 meses e uma fora de serie com 3 meses ja achavasozinha coelhos e aos 4 ja os seguia bem nunca tive tao novos a fazer isso e aos 10 ja esta coberta do cao que comprei ao marco o poengo chamado ----castanho----
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptyDom maio 16, 2010 12:40 pm

amigo sergio isso vai lhe dar prblemas, um amigo meu foi levar ontem a a cadela da avó dele pois está cheia de problemas e o corpo cheia de manchas negras e mal anda, foi filha de uma caniche e do filho dela que deu esta cadela que é uma pobre coitada. nao se meta nisso, pois isso para mim devia ser proibido, e depois da outra reportagem que vi na sic ainda me mais pena ver o sofrimento dos caes, coitados dos animais...
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptyDom maio 16, 2010 7:54 pm

zambujal escreveu:
a explicaçao do amigo podengos e excelente mas nao e exacta para todos os casos e eu dei como exemplo estes meus casos e ainda lhe digo mais pai com filha deu um crusamento excelente essa cachorra malhada branco e castanho com 10 meses e uma fora de serie com 3 meses ja achavasozinha coelhos e aos 4 ja os seguia bem nunca tive tao novos a fazer isso e aos 10 ja esta coberta do cao que comprei ao marco o poengo chamado ----castanho----

Como disse eu não o fazia mas claros que que se pode fazer e pode correr tudo bem não se nota nada por fora e por dentro pode ter alguma coisa ,eu não faço isso e vou dizer porque ,Porque já o fez há uns bons anos ainda tinha uns 11 anos mais o menos o meu pai tinha dos cães irmãos e estavam separados para não fazer criação mais eu queria cachorros como era puto la fez eu meti o macho com a femia não disse nada porque o meu pai era contra ,mas eu o que queria era ter uns cachorros para brincar .Como o meu pai vinha para a suíça ele não iria saber . O problema foi quando nasceu os cachorros a cadela teve 6 cachorros 3 dos quais morreram logo o nascer ,os outros 3 um tinha um olho azul e muito mais grande que o outro que era normal morreu os 4 meses , o outro não tinha a pata da frente e um outro estava tudo normal , o problema dele era não ouvir e não ladrava .Conclusão fiquei com um cachorro o tal que não ouvia nem ladrava quando era adulto olhava para ele e parecia um cão morto ,por isso digo nunca mais o faço e tenho tentado me informar o mais que posso sobre os cães ..Agora acredito que você possa ter tido bons cachorros mas como os teve bons também os podia ter muito maus cabe a cada um de nos fazer o que acharmos estar mais certo ,mas hoje em dia so faz isso quem quer porque a informação é muita ..abraço isto é a minha opinião eu respeito as vossas

12345 12345 12345 12345
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptyDom maio 16, 2010 8:04 pm

eu acasalei 2 irmaos fui experimentar por acaso deu resultado sairam 2 podengos bonitos e bons---depois experimentei pai com filha e tambem sairam bonitos e bons nao so a minha como outras 2 que estao em malta aqui do forum mas agora vou-me virar para outros crusamentos uma vez que ja tenho outro sangue no canil dos caes que comprei ao marco -----o primeiro crusamento ja esta feito ----um podengo comprado ao marco com uma cadela minha e penso que pelas caracteristicas dos caes vao sair excelentes cachorros em qualidade e tamanho
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptyDom maio 16, 2010 8:30 pm

amigos obrigado ja informei o indevido de toda a informaçao que me deram agora o sr que tire as suas conclusoes obrigado da mesma ninhada 688738 da mesma ninhada 739466
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 36
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptyDom maio 16, 2010 9:55 pm

Amigo Zambujal, no seguimento do raciocínio do amigo podengos, acrescento que os genes que transmitem as anomalias entre cães da mesma ninhada são sempre transmitidos aos filhos, mas podem não se manifestar durante várias gerações.
Numa geração futura, podem vir a manifestar-se e aí os resultados serão desastrosos, como podem andar décadas sem se manifestarem, mas existirão sempre dentro dos cães.

Até agora tem tido sorte em não ter problemas com as crias, mas isso pode acabar daqui para a frente.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptySeg maio 17, 2010 12:41 am

Acho que o Podengos já disse tudo acerca deste tópico E BEM.
Parece-me que também viu mais ou menos o mesmo que eu, resultado de uma consanguinidade,Uma deformação dos olhos em que um se apresenta muito maior que o outro.
Eu não aconselho.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptySeg maio 17, 2010 8:15 am

Nada melhor do que olhar para nós, humanos.

Quais as consanguinidades, em termos de parentesco, que se podem fazer?

Pais com filhos? NÃO
Irmãos? NÃO

Então porquê inventar?
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptySeg maio 17, 2010 9:06 am

Gabriel escreveu:
Nada melhor do que olhar para nós, humanos.

Quais as consanguinidades, em termos de parentesco, que se podem fazer?

Pais com filhos? NÃO
Irmãos? NÃO

Então porquê inventar?
Nada mais acertado.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptySeg maio 17, 2010 10:08 am

entao como e que me explicam o sucesso que tenho tido com alguns exemplares eu e outros foristas que teem caes que eram meus e todos os caes sao acima da media os que estao nas fotosao todos do mesmo sangue o pai deles todos e o cao podengo amarelo e branco chamado ----tino com 4 anos----e nunca tive nenhum com defeitos geneticos
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptySeg maio 17, 2010 10:13 am

e logico que agora com outro sangue no canil e a latirem de rasto vou mudar porque os meus so latem a vista para mim e o unico defeito que tem pelo menos para que caço em grupo e grandes matagais caes que latam um pouco de rasto e bom apertam mais com o coelho
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptySeg maio 17, 2010 11:47 am

Amigo Zambujal,
Quantos malucos há por esse mundo fora que molestam as filhas e passam a ser pais e avôs ao mesmo tempo.
Nem sempre os filhos saem atrasados ou com defeitos, o que aqui foi dito é que, a probabilidade de isso acontecer é maior, o mesmo se passa com as virtudes ambos ficam potenciadas, mas tanto pode correr mal como bem, na certeza, que mesmo nos que corre bem existe uma grande probabilidade de mais tarde aparecerem doenças genéticas e com mais intensidade.
Ao sr. correu bem e as caracteristicas foram potenciadas.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptySeg maio 17, 2010 11:48 am

nem mais. e é por esses motivos que acho que nao se deve correr o risco.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada EmptySeg maio 17, 2010 12:08 pm

se calhar no meu caso foi o lado positivo talvez por ser sempre o mesmo cao com as filhas eu como tem saido bem fui fazendo mas agora vou mudar visto ter outros sangues bons no canil
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





da mesma ninhada Empty
MensagemAssunto: Re: da mesma ninhada   da mesma ninhada Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
da mesma ninhada
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: