Caça & pesca & natureza
Discusão da(s) Votação(ões)! Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Discusão da(s) Votação(ões)! Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Discusão da(s) Votação(ões)!

Ir para baixo 
+9
Stick
zambujal
epirikito
rafeirage
podengos&coelhos
sergio magalhaes
Vitor21
Armenio Tavares
brunoferraz
13 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 13, 2010 12:27 pm

Estou a abrir este tópico para discutirmos de uma forma saudável os nossos pontos de vista relacionados com os topicos Votação 1 e Votação 2.

Votaçao 1 - Características morfológicas e de carácter:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



1.1-Ser educado e obediente ao dono

1.2-Não ter medo aos tiros

1.3-Não correr nos caminhos sem necessidade

1.4-Tamanho

1.5Ser puro

1.6-Não ter qualquer fobia

1.7-Trazer a mão

1.8-Capacidade de agarrar coelhos


Votação 2 - Características Cinegéticas/Atitude:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


2.1-Caçador polivalente

2.2-Rapidez

2.3-Não desistir prematuramente

2.4-Cão capaz de achar como de seguir

2.5-Resistência

2.6-Acudir/matilhar

2.7-Caçar perto

2.8-Caçar longe

2.9-Latir só à visto do coelho

2.10-Latir no rasto quente


Então quais foram as vossas opções?
O porque de acharem essas mais importantes em relaçao as outras?

Nota: Nao esquecer que a votaçao 1 era limitada a 3 opçoes de escolha e a votaçao 2 a 4 escolhas.

Cumprimentos Bruno Ferraz
Ir para o topo Ir para baixo
Armenio Tavares
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Armenio Tavares


Número de Mensagens : 211
Idade : 51
Localização : oliveira de frades viseu
Data de inscrição : 09/07/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Votaçao 1 - Características morfológicas e de carácter:   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 13, 2010 4:28 pm

Não correr nos caminhos sem necessidade

eu digo nao estar nos caminhos Discusão da(s) Votação(ões)! 753366

comprimentos Armenio tavares
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 36
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 13, 2010 6:18 pm

Desde já, parabéns BrunoFerraz pela excelente ideia de criar este tópico.

Quanto à votação, as minhas escolhas foram as seguintes:
Votação 1:

  • Não ter medo aos tiros
  • Trazer a mão
  • Capacidade de agarrar coelhos


Não ter medo aos tiros é sempre importante, porque até podemos ter um bom cão a procurar, mas se dermos um tiro e ele tiver medo, podemos ir para casa, porque o dia acabou ali. Naquele dia o cão nunca mais voltará a ser o mesmo.

Trazer à mão e capacidade de agarrar os coelhos, para mim estão relacionadas e também são muito importantes. Agarrar os coelhos é uma característica muito boa, porque muitas vezes os cães entram em silvados muito densos, nós sempre a ouvi-los latir, mas não conseguimos lá chegar. Pelas mesmas razões considerei trazer à mão importante, porque por vezes o cão consegue agarrar o coelho, nós ouvimos o coelho a chiar, e não gostamos que o cão o coma.



Votação 2:

  • Cão capaz de achar como de seguir
  • Latir no rasto quente
  • Caçar perto
  • Latir só à visto do coelho


Quanto ao cão capaz de achar como de seguir, considerei-o porque é sempre importante que ele faça as duas coisas. De pouca adianta o cão conseguir achar um coelho, e perdê-lo logo a seguir.
Quanto ao latir no rasto quente, eu particularmente gosto deste tipo de cães. Isto se considerarmos o rasto quente, uma distância inferior a 3 metros. Este tipo de cães servem sempre para chamar/motivar os outros. O latir só à vista do coelho também é bom, porque assim temos a certeza de que nos pode sair um coelho a qualquer momento. Eu neste momento tenho cães com estas duas características no canil e como os conheço bem, já sei o que esperar de cada um, e assim antecipar o que vai acontecer a seguir.


Por fim, só gosto de cães que cacem perto. Detesto aqueles cães que quando estão no rasto de um coelho, seguem-no para muito longe, e depois acabam por perder-se dos donos.




Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptySeg maio 17, 2010 9:34 am

Armenio Tavares escreveu:
Não correr nos caminhos sem necessidade

eu digo nao estar nos caminhos Discusão da(s) Votação(ões)! 753366

comprimentos Armenio tavares

Os meus mal saem do carro, começam a fazer algumas necessidades fisiologicas nos caminhos.
passam de um lado para o outro do terreno, pelos caminhos.
se o coelho atravessa o caminho, eu tambem quero que eles o façam seguindo-o.
Se tiver no caminho, nao queria ir ao meio do silvado ir buscar o coelho.
Ao vir embora, eles que venham pelo caminho porque eu nao os quero ir busca-Cumprimentoslos ao colo no meio do sujo.
...
Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptySeg maio 17, 2010 9:34 am

Vitor21 escreveu:
Desde já, parabéns BrunoFerraz pela excelente ideia de criar este tópico.

Quanto à votação, as minhas escolhas foram as seguintes:
Votação 1:

  • Não ter medo aos tiros
  • Trazer a mão
  • Capacidade de agarrar coelhos


Não ter medo aos tiros é sempre importante, porque até podemos ter um bom cão a procurar, mas se dermos um tiro e ele tiver medo, podemos ir para casa, porque o dia acabou ali. Naquele dia o cão nunca mais voltará a ser o mesmo.

Trazer à mão e capacidade de agarrar os coelhos, para mim estão relacionadas e também são muito importantes. Agarrar os coelhos é uma característica muito boa, porque muitas vezes os cães entram em silvados muito densos, nós sempre a ouvi-los latir, mas não conseguimos lá chegar. Pelas mesmas razões considerei trazer à mão importante, porque por vezes o cão consegue agarrar o coelho, nós ouvimos o coelho a chiar, e não gostamos que o cão o coma.



Votação 2:

  • Cão capaz de achar como de seguir
  • Latir no rasto quente
  • Caçar perto
  • Latir só à visto do coelho


Quanto ao cão capaz de achar como de seguir, considerei-o porque é sempre importante que ele faça as duas coisas. De pouca adianta o cão conseguir achar um coelho, e perdê-lo logo a seguir.
Quanto ao latir no rasto quente, eu particularmente gosto deste tipo de cães. Isto se considerarmos o rasto quente, uma distância inferior a 3 metros. Este tipo de cães servem sempre para chamar/motivar os outros. O latir só à vista do coelho também é bom, porque assim temos a certeza de que nos pode sair um coelho a qualquer momento. Eu neste momento tenho cães com estas duas características no canil e como os conheço bem, já sei o que esperar de cada um, e assim antecipar o que vai acontecer a seguir.


Por fim, só gosto de cães que cacem perto. Detesto aqueles cães que quando estão no rasto de um coelho, seguem-no para muito longe, e depois acabam por perder-se dos donos.





Aqui esta uma boa resposta.
Cumprimentos Bruno ferraz
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptySeg maio 17, 2010 10:01 am

Vou dar a minha opiniao, visto parecer que o pessoal esta com medo.

Para a 1 Votaçao:

1.1
1.2
1.6

Estas sao as minhas preferidas.
Isto Porque?
Por muito bom que um cao seja, se tiver qualquer medo ou fobia que o impeça de o mostrar aquilo que é durante a epoca de caça é uma desvantagem.Falo em epoca de caça, visto ser muito diferente dos treinos.
Quanto ao ponto 1.1, para mim é uma das coisas importantes num cao. O caçador é que deve controlar e comandar o cao e nao o contrario. Se eu quero ir para um sitio eu é que mando e nao o cao so porque ele foi para o outro lado. Outra coisa, é no chamamento.Se o chamo ele tem que vir, tem que estar ligado ao caçador e nao ser um cao independente.

Para a votaçao 2:

2.1
2.4
2.6
2.7

Ser um caçador polivalente, cao capaz de trabalhar em qualquer tipo de vegetaçao mesmo que tenha rendimentos diferentes, mas o mais importante é que nao se renuncie de trabalhar.
escolhi o ponto 2.4, porque gosto de uma cao que seja capaz e bom nas duas coisas.Caso seja bom nestes dois aspectos é meio caminho andado para ser um cao completo.
Acudir e matilhar, é mesmo por opiniao pessoal.Adoro um trabalho bem realizado em equipa. Caso tenhamos uma equipa de caes a trabalhar bem em conjunto, é meio caminho andado para matar um orelhudo. Para alem disso, adoro a barulheira que um conjunto de caes fazem atras de um coelho, repito, atras de um coelho.
por fim, o ponto 2.7, porque detesto caes que caçam largo.Gosto sim caes a caçar debaixo dos olhos e arma. Gosto de os controlar e ver onde estao e se o coelho assim o exigir, eles que se alarguem e o tragam novamente à arma.

Estas sao as minhas opinioes, muitas delas relativas ao terreno que caço e pura e simplesmente pessoais.
Cumprimentos bruno ferraz.
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptySeg maio 17, 2010 4:07 pm

eu sei que ninguem responde por ninguem mas faço das palavras do bruno as minhas Discusão da(s) Votação(ões)! 688738 Discusão da(s) Votação(ões)! 739466
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQua maio 19, 2010 10:18 am

Bruno, concordo com todo aquilo que escreveste e apenas acrescento que a qualidade de um cão é sempre proporcional ao maior ou menor conhecimento que se tem das diferentes realidades de um cão de caça coelheiro(neste caso).
Ir para o topo Ir para baixo
Armenio Tavares
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Armenio Tavares


Número de Mensagens : 211
Idade : 51
Localização : oliveira de frades viseu
Data de inscrição : 09/07/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQua maio 19, 2010 10:41 am

[quote="brunoferraz"]
Armenio Tavares escreveu:
Não correr nos caminhos sem necessidade

eu digo nao estar nos caminhos Discusão da(s) Votação(ões)! 753366

comprimentos Armenio tavares

Os meus mal saem do carro, começam a fazer algumas necessidades fisiologicas nos caminhos.
passam de um lado para o outro do terreno, pelos caminhos.
se o coelho atravessa o caminho, eu tambem quero que eles o façam seguindo-o.
Se tiver no caminho, nao queria ir ao meio do silvado ir buscar o coelho.
Ao vir embora, eles que venham pelo caminho porque eu nao os quero ir busca-Cumprimentoslos ao colo no meio do sujo.
...
Cumprimentos.


TRETAS TUAS, SABES O QUE EU DIGO COMO CAÇADOR DE COELHO Discusão da(s) Votação(ões)! 739466 OU ES TU QUE ANDAS NO MONTE E ELES NOS CAMINHOS Discusão da(s) Votação(ões)! 753366 .

COMPRIMENTOS ARMENIO TAVARES
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQua maio 19, 2010 10:59 am

Caro Armenio, o que quis dizer nesse ponto é que existe caes que mal o soltamos eles começam logo a correr pelo caminho fora sem necessidade, como ja tive.
Por vezes ficava sem caes a minha beira para poder começar a caçar por 5 a 10 minutos e quando regressavam ainda perdiam mais 5 a 10 minutos a dar as suas primeiras mijadelas e a recuperar o folego.

Agora disse: "nao estar nos caminhos".
é obvio.quem quer um cao para estar no caminho parado a olhar para nos?
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQua maio 19, 2010 11:03 am

podengos&coelhos escreveu:
Bruno, concordo com todo aquilo que escreveste e apenas acrescento que a qualidade de um cão é sempre proporcional ao maior ou menor conhecimento que se tem das diferentes realidades de um cão de caça coelheiro(neste caso).

por isso é que peço a vossa colaboraçao no topico para nos fazerem ver(aos mais inexperientes como eu) os diferentes pontos de vista.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQua maio 19, 2010 11:10 am

Bruno, eu falo em termos gerais em relação às qualidades de um cão porque em termos específicos e atendendo às minhas necessidades eu concordo com as características que tu escolheste pro teu "cão ideal".

O grau de exigência sobre um cão de caça nunca é igual para um dono que apenas viu meia dúzia de cães a caçar sempre na sua realidade e/ou pra outro dono que está habituado a caçar em vários pontos do país com diferentes orografias e tipos de matos e que se cruza com muitos e bons cães de caça.
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQua maio 19, 2010 5:48 pm

Exatamente Rui por isso ainda não me pronunciei sobre este tema. É muito vago, nem numa conversa falada é facil ententer quanto mais escrita.
O que pra uns latir pouco para outros é muito ou ideal e podem dizer os dois que gostam a latir bem é só um exemplo do que tenho encontrado entre outros pormenores...
Ir para o topo Ir para baixo
epirikito
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
epirikito


Número de Mensagens : 354
Idade : 43
Localização : Arruda dos Vinhos
Data de inscrição : 25/11/2008

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQua maio 19, 2010 8:15 pm

podengos&coelhos escreveu:

O grau de exigência sobre um cão de caça nunca é igual para um dono que apenas viu meia dúzia de cães a caçar sempre na sua realidade e/ou pra outro dono que está habituado a caçar em vários pontos do país com diferentes orografias e tipos de matos e que se cruza com muitos e bons cães de caça.

Esta frase diz tudo....
Cada dono tenta adaptar o cão a sua realidade de caça (terrenos) e a sua forma de caçar.
E aqueles cães que por vezes servem para uns terrenos e para alguns caçadores não servem para outros.
P/ Ex.: Posso gostar muito de caes a latir de rasto, mas se o local onde caçar tiver muitas covas e eu caçar sozinho, tou tramado (bem pelo menos poupo nos cartuchos)....
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 10:04 am

epirikito escreveu:
podengos&coelhos escreveu:

O grau de exigência sobre um cão de caça nunca é igual para um dono que apenas viu meia dúzia de cães a caçar sempre na sua realidade e/ou pra outro dono que está habituado a caçar em vários pontos do país com diferentes orografias e tipos de matos e que se cruza com muitos e bons cães de caça.

Esta frase diz tudo....
Cada dono tenta adaptar o cão a sua realidade de caça (terrenos) e a sua forma de caçar.
E aqueles cães que por vezes servem para uns terrenos e para alguns caçadores não servem para outros.
P/ Ex.: Posso gostar muito de caes a latir de rasto, mas se o local onde caçar tiver muitas covas e eu caçar sozinho, tou tramado (bem pelo menos poupo nos cartuchos)....

Por isso é que eu no fim referi que a minha opiniao era relativa ao local onde caço e uma questao pessoal(gostos).
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 10:13 am

Bruno, tu personalizas a máxima: " A HUMILDADE É A MÃE DA SABEDORIA! "

Gosto das tuas intervenções e apesar de novo já és bem batidos nos cães, sabes bem o que é um cão coelheiro e continuas com a mesma humilde e vontade de aprender de sempre. Outros há que pelo simples facto de serem mais velhos acham-se os maiores conhecedores de cães e diminuem os novos apenas porque são novos.

Continua assim porque a humildade nunca diminui assim como a vaidade não engrandece!
Ir para o topo Ir para baixo
epirikito
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
epirikito


Número de Mensagens : 354
Idade : 43
Localização : Arruda dos Vinhos
Data de inscrição : 25/11/2008

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 10:16 am

podengos&coelhos escreveu:
Bruno, tu personalizas a máxima: " A HUMILDADE É A MÃE DA SABEDORIA! "

Gosto das tuas intervenções e apesar de novo já és bem batidos nos cães, sabes bem o que é um cão coelheiro e continuas com a mesma humilde e vontade de aprender de sempre. Outros há que pelo simples facto de serem mais velhos acham-se os maiores conhecedores de cães e diminuem os novos apenas porque são novos.

Continua assim porque a humildade nunca diminui assim como a vaidade não engrandece!

Discusão da(s) Votação(ões)! 600400
Ir para o topo Ir para baixo
epirikito
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
epirikito


Número de Mensagens : 354
Idade : 43
Localização : Arruda dos Vinhos
Data de inscrição : 25/11/2008

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 10:18 am

brunoferraz escreveu:

Por isso é que eu no fim referi que a minha opiniao era relativa ao local onde caço e uma questao pessoal(gostos).

Sim, eu percebi só reforcei essa ideia... Discusão da(s) Votação(ões)! 600400
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 10:36 am

rui nao me venhas dizer que um caçador que tenha caes desde começou a caçare que tenha 50 ou 60 anos nao tem mais conhecimento de caça do que malta que caça a meia duzia de anos-----a arte da caça e daqueles desportos que estamos sempre a aprender ----mas a experiencia e o que conta mais ----a velhice e um posto e este ditado na caça aplica-se
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 10:49 am

zambujal escreveu:
rui nao me venhas dizer que um caçador que tenha caes desde começou a caçare que tenha 50 ou 60 anos nao tem mais conhecimento de caça do que malta que caça a meia duzia de anos-----a arte da caça e daqueles desportos que estamos sempre a aprender ----mas a experiencia e o que conta mais ----a velhice e um posto e este ditado na caça aplica-se

estamos a levar o topico para onde nao queria mas respondendo a si amigo zambujal, existe caçadores com mais de 60 anos que nunca tiveram cao ou ensinaram um.(quando falo aqui dos 60, podia falar de uma outra idade qualquer)
Eu sei de alguns.
Como sabe, muita gente tem muito atrito para se levantar cedo, ter trabalho de alimentar, ter trabalho de limpar, cuidar, gastar dinheiro,...
Isso custa e decerto que me dara razao.
Para ser mais ousado, nao tera elementos do seu grupo a nao ter um cao sequer?
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 10:59 am

Zambujal, nos cães a experiência conta muito mas terá que ser sempre aliada a uma outra permissa que é a inteligência e também o conhecimento global do "mundo" e de outras realidades que não a nossa.
Conheço muitos caçadores já com alguma idade que sempre tiveram cães mas que nunca sairam do cantinho deles e tudo aquilo que eles conhecem é apenas a sua vivência isolada e os seus procedimentos sem qualquer conhecimento do meio exterior ou quando muito conhecem os cães deles e os dos amigos com quem caça. Ora isto é muito pouco para poderem aferir as qualidades e existência de bons cães de caça e poder dizer que já viram de tudo.
Pessoalmente e apesar de novo tenho a felicidade de já ter caçado coelhos um pouco por todo o nosso país e até no estrangeiro em diferentes tipos de matos e utilizando diferentes formas de caçar e sempre na companhia de muitos e diversos cães, cães esses que me permitiram ter uma visão muito mais abragente e mais rigorosa na avaliação de um cão coelheiro. Sinceramente penso que já vi quase de tudo e um cão que há vinte anos pra mim era topo de gama hoje possivelmente não teria lugar na minha matilha.
Esquisitices ou mania?! Apenas mudança no grau de exigência e utilidade.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 11:02 am

para mim e tao simples quanto isto caçador que nao lide com caes ou que nao tenha conhecimento de caes nao o considero caçador no meu grupo so um nao tem caes e ha 3 que ao domingo nunca levam caes so eu e outro levamos e esta pre estabelecido que tem os caes melhores sou eu portanto levo 7 de manha e ele 3 a tarde levo 3 que ficaram em casa e mais 4 que foram de manha e ele leva outros 3 e e assim a epoca toda -----a quinta feira caço sozinho a partir de agora vao sempre os 10 caes
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 11:11 am

rui nao te esqueças do que te vou dizer nem sempre quem tem melhores caes mata mais caça pelo menos na minha reserva e assim muito dificil de caçar e preciso muito conhecimento do terreno ----eu paço os meses que antecedem a caça a ver os matos e os cantos todos da reserva onde hei-de colocar as espingardas onde hei-de começar a batewr com os caes ---isto porque a paisagem da reserva muda de ano para ano ou por causa dos fogos ou do excesso de mato -----por ex --um mato queo ano passado andavas la bem este ano nem la consegues entrar ----no alentejo e diferente nao se pode fazer uma avaliaçao correta nem dos caes nem do caçador
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 11:18 am

Zambujal, não te parece correcto nas 5ªs feiras que irás sozinho, caçares com menos cães? E que com 10, é inevitável que não controles tudo, a não ser que sejam uma equipa mais coesa do que o actual SLB.
Quanto ao Alentejo, tens a ideia que tens, é tua, obviamente respeitável.
Eu que sei pouco, digo que há muita diferença dentro do Alentejo e há zonas onde dá para ver o que são bons cães a dar o litro, e ter que deixar o casaco para se matar 1 coelho ou 2. Nem só de planícies boas para lebres se faz o Alentejo. Discusão da(s) Votação(ões)! Icon_smile

Saudações Discusão da(s) Votação(ões)! Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 36
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 3:58 pm

brunoferraz escreveu:
zambujal escreveu:
rui nao me venhas dizer que um caçador que tenha caes desde começou a caçare que tenha 50 ou 60 anos nao tem mais conhecimento de caça do que malta que caça a meia duzia de anos-----a arte da caça e daqueles desportos que estamos sempre a aprender ----mas a experiencia e o que conta mais ----a velhice e um posto e este ditado na caça aplica-se

estamos a levar o topico para onde nao queria mas respondendo a si amigo zambujal, existe caçadores com mais de 60 anos que nunca tiveram cao ou ensinaram um.(quando falo aqui dos 60, podia falar de uma outra idade qualquer)
Eu sei de alguns.
Como sabe, muita gente tem muito atrito para se levantar cedo, ter trabalho de alimentar, ter trabalho de limpar, cuidar, gastar dinheiro,...
Isso custa e decerto que me dara razao.
Para ser mais ousado, nao tera elementos do seu grupo a nao ter um cao sequer?

Acho que devemos separar o treino dos cães em duas épocas, o antigamente e o agora.
Não manusprezando os caçadores mais antigos, têm que compreender que primeiro havia mais caça e era fácil formar um bom cão coelheiro. O meu pai nunca levou um cão ao treino durante o defeso, e quando abria a caça, 3 ou 4 dias depois conseguia ficar com um bom cão.
Agora nós, os caçadores novos, se fossemos por esse caminho, quando chegarmos à abertura vamos andar a pastar cães em vez de serem um auxilio para nós.
Não é por eu ser novo, mas temos que saber dar o valor aos caçadores novos que conseguem ter bons cães, porque isso não se consegue com meia dúzia de treinos. E nós bem sabemos o que por vezes no custa sair para ir dar um treino.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 8:08 pm

estamos a fugir ao tema desculpa lá bruno... E concordo com o podengos a humildade é uma das maiores virtudes continua assim...

Agora o "antigamente" e o "hoje"...
Caro Zambujal a idade não é porpocional a sabedoria, seriam os meus avos todos Eng. lol
Existe muitos para mim que pararam no tempo em relação a cães, não digo que seja o seu caso porque existe sempre a exepção.
Agora explique pk o Rui entre outros apresenta melhores resultados que outros que caçam onde e quando ele tambem esta a caçar? (Desculpa la Rui falar em ti é um exemplo)
Conheço pouca malta nova mas todos têm equipas melhores que os muitos que conheço de idade mais avançada, claro que exepcionalmente um cota ou 2 tem muito bom material.
Os metodos de hoje superam em muito os de à 20 anos e metade dos caçadores não evoluiu..

Rui no que referes do topo à uns anitos não concordo em relção ao meu caso. Apesar de haver mais caça acho que tinham outra maneira de ser personalidade mais forte e aguerrida, por de baixo de minha casa até havia menos coelhos e dava lá um treino e parecia a guerra com um coelhito ou dois, Hoje tenho 5 ou 6 e pouco ou nada valem.
Acho que tem a ver com o tempo ambiente alteração climaterica os cães ainda não se adaptaram...
Mas uma coisa é certa os niveis de qualidade aumetaram na genaralidade, há mais cães bons mas isso deve se ao facto de mais caçadores ligarem à caça.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 36
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 8:25 pm

rafeirage escreveu:
Os metodos de hoje superam em muito os de à 20 anos e metade dos caçadores não evoluiu..
Mas uma coisa é certa os niveis de qualidade aumetaram na genaralidade, há mais cães bons mas isso deve se ao facto de mais caçadores ligarem à caça.

Não creio que seja só pelos caçadores de hoje ligarem mais à caça.O vício de hoje é igual ao de sempre.
Acho que é mesmo por necessidade. É que se queremos ter 2 ou 3 cãozitos bons temos que trabalhar o ano inteiro.
E hoje em dia, sem ter esses cãozitos bons não se consegue matar coelhos (a não ser aqueles índios da caça que andam de noite nos estradões).

De resto amigo rafeirage, concordo em pleno com as suas afirmações.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 8:53 pm

Vitor21 escreveu:
rafeirage escreveu:
Os metodos de hoje superam em muito os de à 20 anos e metade dos caçadores não evoluiu..
Mas uma coisa é certa os niveis de qualidade aumetaram na genaralidade, há mais cães bons mas isso deve se ao facto de mais caçadores ligarem à caça.

Não creio que seja só pelos caçadores de hoje ligarem mais à caça.O vício de hoje é igual ao de sempre.
Acho que é mesmo por necessidade. É que se queremos ter 2 ou 3 cãozitos bons temos que trabalhar o ano inteiro.
E hoje em dia, sem ter esses cãozitos bons não se consegue matar coelhos (a não ser aqueles índios da caça que andam de noite nos estradões).

De resto amigo rafeirage, concordo em pleno com as suas afirmações.

Deve ser da zona, porque onde vivo caçadores é porta sim e porta tambem os numeros minimos de cães é 12 para cima para não dizer mais, no entanto resultados poucos a malta nova é que esta a puxar melhor, acho que se deve ao facto de reservas e diminuição de efectivos, estavam habituados a grandes numeros e o vicio passou e ainda mais com as maravilhosas reformas e sem forças para ganhar uns extras para pagar ao chulo do estado.

Quanto aos caçadores de estradões nem comento
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 9:43 pm

amigo stick tanto posso levar 10 todo o dia ou levar 6 e levar 4 a tarde eu caço sempre quintas e domingos todo dia ---quanto ao alentejo e mais facil de caçar mesmo esses silvados grandes e melhor de caçar porque pode ser valente mas tem coelhos os caes caçam sempre melhor onde ha rasto permanente ---na min ha reserva no fim da caça a moioria da malta nao mata um coelho mesmo o meu grupo para matar meia duzia tem de dar no duro o coelho e pouco no alentjo nas vezes que la fui o ano passado mesmo ja em novembro numa 1 ou 2 horas faz-se a caçada em varias turisticas mesmo dentro de grandes silvados ha sempre mais coelhos logo os caes caçam melhor
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! EmptyQui maio 20, 2010 9:49 pm

amigo vitor tanto ha caes bons agora como havia antigamente ----estas raças que ha agora ---podengos---beagles e outrs raças antigamente nao havia era tudo a base de rafeiros mas havia grandes caes e eu tive muitos e bons que tomara te-los agora agora era mais facil fazer um cao porque havia muitos coelhos e era tudo livre tu treinavas um cao onde querias e ninguem te chateava agora e bem pior
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Discusão da(s) Votação(ões)! Empty
MensagemAssunto: Re: Discusão da(s) Votação(ões)!   Discusão da(s) Votação(ões)! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Discusão da(s) Votação(ões)!
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Votaçao 1 - Características morfológicas e de carácter
» Votação 2 - Características Cinegéticas/Atitude
» Votação sobre preço das rações que damos os nossos cães

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: