Caça & pesca & natureza
Calibre 410 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Calibre 410 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Calibre 410

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
wal
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
wal


Número de Mensagens : 23
Idade : 53
Localização : Ribatejo
Data de inscrição : 18/11/2009

Calibre 410 Empty
MensagemAssunto: Calibre 410   Calibre 410 EmptyQua Mar 31, 2010 8:53 am

Bons Dias a Todos

Gostaria de vos perguntar qual a utilização do calibre 410 magnum, ou seja existe algum enquadramento desportivo para este calibre, ou em caça o que é que se pode caçar?
Isto porque uma vez estava no club onde costumo atirar e estava lá um colega a partir pratos no percurso de caça com uma arma destas. Assim fiquei sem saber se isto é normal ou não. Falaram-me tambem que existe um cartucho bala para este calibre isso é util para quê?

Eu tenho de familia duas armas destas e modestia á parte bastante bonitas e não sei bem que utilidade lhes devo dar

Peço desculpa pelas perguntas parecerem um pouco tolas mas gostava mais saber algo mais sobre este tipo de armas uma vez que tenho pouca experiencia sobre estas coisas

Obrigado
Val
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Calibre 410 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 410   Calibre 410 EmptyQua Mar 31, 2010 9:11 am

Tenho uma de canos paralelos e percussão de cães.

O calibre 410, ou .32 ou 14 mm é um normal calibre de caça, podendo pois ser utilizado em toda a caça. Assim obviamente esteja a arma e o seu utilizador habilitados legalmente.

Eu pessoalmente nunca cacei com a minha, mas utilizo-a frequentemente a treinar os cães.

Tambem já a levei a um campo de tiro, onde fiz umas provas de compak, e devo assumir que fiquei admirado com os resultados, e com a capacidade de tiro da arma.
Utilizei cartuchos normais, não magnum, da marca RIO, e pese embora obviamente não consiga as performances de tiro de um calibre 12 ou 20, não restou duvidas que caso a certar na peça, esta não se vai embora...

Em suma, é uma arma bastante divertida de utilizar, onde o atirador é realmente posto à prova...
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)
JoaoAntunes


Número de Mensagens : 262
Idade : 65
Localização : Freixianda
Data de inscrição : 19/10/2008

Calibre 410 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 410   Calibre 410 EmptyQua Mar 31, 2010 10:01 am

Amigo o calibre 410 e muito utilizado nos EUA para cacar coelho e lebre, e nao com o magnum, sim ha cartucho de bala para essa arma e e a cacadeira que chega mais perto de uma carabina em balisticas, tanto que nos EUA nao e autorizado utilizar esse cartucho de bala para caca grossa onde uma carabina tb nao e autorizada.
mas amigos se gostam do 410 o 28 ainda e melhore um pouco maiore e um prato de tiro muito mas mesmo muito homogenio Calibre 410 Icon_cheers Calibre 410 Icon_cheers Calibre 410 Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
wal
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
wal


Número de Mensagens : 23
Idade : 53
Localização : Ribatejo
Data de inscrição : 18/11/2009

Calibre 410 Empty
MensagemAssunto: calibre 410   Calibre 410 EmptyQua Mar 31, 2010 1:46 pm

Boas Tardes a Todos

Antes de mais gostaria de agradecer a pronta ajuda que me deram.Bom quanto as minhas duvidas , devo dizer que estou seriamente pronto para ir esprimentar as minhas espingardinhas no tiro ao prato. Calibre 410 Icon_bounce
Bem provalvelmente no inicio vai ser mais por os pratos a vôar, mas conhecendo-me como conheço isso vai aumentar mais a minha vontade de acertar.

Quanto as minhas espingardas devo dizer que são de canos sobrepostos uma, a minha preferida é exacatamente uma espingarda de calibre 12 normal e inclusive se desmonta como as mesmas a outra é um pouco mais esquesita visto que se dobra ao meio e ambas tem camara de 76 ou seja estão mesmo a pedir uso visto que devem ter até agora qualquer coisa com dez tiros se tanto e para não ganharem ferrugem vao começar a "" Bulir"""

Mais uma vez obrigado a todos

cpts

Val
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Calibre 410 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 410   Calibre 410 EmptyQua Mar 31, 2010 2:45 pm

Para o campo de tiro... mas com calma...

Se o meu amigo vai tentar as armas nos fossos (olimpico ou universal), vai sair de lá desiludido e se calhar sem vontade de pegar mais nas armas...

Já se o meu caro for para o percurso de caça ou compak sporting, garanto que lhe vai dar mais gozo que utilizar qualquer calibre 12...

Principalmente o prato do coelho, e os que passam na transversal a cerca de 20/25 passos... é perfeitamente possível partir esses pratos... carece é um pouco mais de rigor na hora de apontar...

O meu caro experimente essa arma no compak, que vai sair satisfeito... escolha é bem os tiros, pois há marcas que descuram as cargas e depois os cartuchos saem com dispersões ordinárias e sem força.

Aconselho o RIO. São mesmo muito bons... vão deixá-lo a ponderar porque não usar aquela arma na caça...

Se hoje tiver tempo, ainda aqui posto uma foto da minha arma.

Depois diga qualquer coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
wal
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
wal


Número de Mensagens : 23
Idade : 53
Localização : Ribatejo
Data de inscrição : 18/11/2009

Calibre 410 Empty
MensagemAssunto: Calibre 410   Calibre 410 EmptyQua Mar 31, 2010 3:01 pm

Ok Amigo Beretta

Fica combinado! depois da direi alguma coisa. Já agora se não for pedir muito ai na zona de Azeitão existe algum campo de tiro ?, pois embora vá usualmente para o club de Tiro do Vale das Pedras-Ota que fica perto de onde eu moro costumo ir bastantes vezes para os Brejos de Azeitão e gostaria de saber se existe alguma coisa para esses lados

Mais uma vez
Obrigado
Val
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Calibre 410 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 410   Calibre 410 EmptyQua Mar 31, 2010 3:34 pm

Aqui perto existem dois bons campos de tiro, existe o clube de tiro "Os Rolos", sito perto do barreiro, e a Escola de Tiro de Santo Isidro de Pegões.

Qualquer um deles com excelentes condições para a prática da modalidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedrohunter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 96
Idade : 40
Localização : V.N.Famalicão
Data de inscrição : 19/06/2009

Calibre 410 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 410   Calibre 410 EmptySex Abr 02, 2010 12:07 am

Foi dito aqui atrás: O calibre 410, ou .32 ou 14 mm

Não está correcto! :scratch:

Calibre 410, ou .36 ou 12mm

Tenho uma SAINT-ETIENNE cal.36 de culatra e adoro atirar com ela.
Nem "miau" dizem... 🐱

☀
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Calibre 410 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 410   Calibre 410 EmptySex Abr 02, 2010 7:42 pm

Tem toda a razão caro amigo.. mea culpa...

Acabei de constatar que de facto o 410 se reporta ao .36 (vulgo 12 mm) e não ao .32 (vulgo 14 mm).

Quanto às origens dos calibres, encontrei isto:

""Calibre 32
As espingardas para este calibre são quase exclusivamente de origem européia. Na América, tiveram muito pouca, quase inexistente, divulgação, dependendo do local. Os fabricantes nos EUA não se interessaram muito por este calibre, e somente no Brasil pode ser encontrada alguma quantidade destas armas.
Na Europa e na América do Sul, o calibre 32 é conhecido também como 14 mm. [/size]
Calibre 36
[size=12]Mais conhecido como 12 mm, este calibre teve um invólucro de três polegadas ou 76 mm desenvolvido para ele, sendo o único cartucho pequeno que conta com essa característica. Este “novo” cartucho foi denominado .410 e atualmente foi adotada universalmente a medida 36 ou 12 mm para as cargas normais e .410 para as “Magnum” .
A carga deste cartucho é sempre de chumbo fino entre os números 4 e 9. No entanto, há um capítulo à parte no que se refere à bala sólida: com estes projéteis, o .410 comporta-se de uma forma mais parecida a um cartucho de espingarda curta do que aos outros de espingarda.
O pequeno projétil sólido (pesando entre 10 e 12 gramas) sai da boca da .410 a 560 m/s, sensivelmente mais rápido que o normal nesse tipo de arma. Também por esse motivo as pressões são um pouco maiores. Mas, em qualquer caso, se para os calibres menores que o 16 o uso de balas sólidas é desaconselhável, com o .410 podem ser utilizadas com êxito em peças de pequeno tamanho e pouco peso. Esse é mais um dos fatores que faz com que o calibre 36 sobreviva aos outros irmãos mais velhos.""
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Calibre 410 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 410   Calibre 410 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Calibre 410
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Calibre .300 WM
» Aya calibre 28
» calibre 20/76
» Calibre 28
» Qual o melhor calibre

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: