Caça & pesca & natureza
O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ?

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ?   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 12:49 pm

Boas , goastava de saber a vossa opinião sobre esta raça.Eu tenho uma femea e gosto mt do trabalho que faz.Penso que ha pouca gente aqui do fórum com esta raça.



BOAS CAÇADAS




BOAS CAÇADAS
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ?   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 2:07 pm

L.AGOSTINHO escreveu:
Boas , goastava de saber a vossa opinião sobre esta raça.Eu tenho uma femea e gosto mt do trabalho que faz.Penso que ha pouca gente aqui do fórum com esta raça.



BOAS CAÇADAS




BOAS CAÇADAS

Luis estas a falar do basset griffon fauve da bretagne?
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 3:10 pm

Olá Marco! Desculpa mas acho que estás a misturar duas raças completamente distintas que a única coisa que têm em comum é serem ambos cães de rasto.
Uma delas é o basset Fauve da Bretanha,a outra será os Griffons que como nos Podengos se apresenta com vários tamanhos e diferentes nomes. o griffon que normalmente é utilizado para os coelhos é o Petit Basset Griffon Vendeen
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Desculpa Marco ,mas provavelmente assim ficará esclarecido.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ?   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 3:21 pm

boas amigo julio, compreendo o que voce disse mas eu já explico
estou me a referir a esta raça
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
costuma-se dizer basset fauve da bretagne na realidade o seu nome é Basset griffon fauve da bretagne pois na sua origem está a raça griffon fauve da bretagne que apos ter sido cruzado com o basset deu origem ao basset fauve da bretagne normalmente chamado de basset fauve bretagne.

a raça mãe é esta

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] está raça é pouco conhecida mas é descrita em muitos livros sobre cães, como a raça mãe de todos os griffons
Resta-nos saber qual a raça que o Luis se estava a referir O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ?   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 3:34 pm

Basset griffon




BOAS CAÇADAS
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ?   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 3:40 pm

L.AGOSTINHO escreveu:
Basset griffon




BOAS CAÇADAS

Obrigado luis, Não sendo eu um grande admirador desta raça já tive alguns exemplares e na minha opinião são cães dotados de uma excelente nariz, trabalhadores incansaveis mas têem tanto de trabalhadores como de teimosos, evitando assim por vezes que o caçador de diriga para onde a sua vontade manda. é um cão de rasto e como tal enquanto houver rasto esquece-se do dono. Certamente existem excepções.
São animais que adoram trabalhar em matilha "normalmente".
Mas existem membros com mais experiencia nesta raça que eu O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Icon_biggrin


Última edição por Marcodatsun em Qui Mar 25, 2010 3:56 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 3:40 pm

Sim ,até parece que segundo as descendências ainda são parentes,mas acho que os nomes utilizados hoje em dia são de duas raças distintas e da forma que eu utilizei,até porque (Fauve) em francês quer dizer castanho,e uma das características do Basset Fauve da bretanha Puro é ser todo castanho,coisa que não acontece nos griffons.
Hoje em dia penso que se trata de duas raças distintas.
O nosso colega L.Agostinho que meta uma foto do Petit basset griffon vendeen que possui,e eu meto uma do basset da bretanha,para vermos que existe uma semelhança,mas ao mesmo tempo uma grande diferença,digna de duas raças distintas.
Acho que ambos temos razão,(vamos ver quem vai levar a taça) O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Icon_cheers O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Icon_cheers O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Icon_cheers .
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ?   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 3:43 pm

Ciclone escreveu:
Sim ,até parece que segundo as descendências ainda são parentes,mas acho que os nomes utilizados hoje em dia são de duas raças distintas e da forma que eu utilizei,até porque (Fauve) em francês quer dizer castanho,e uma das características do Basset Fauve da bretanha Puro é ser todo castanho,coisa que não acontece nos griffons.
Hoje em dia penso que se trata de duas raças distintas.
O nosso colega L.Agostinho que meta uma foto do Petit basset griffon vendeen que possui,e eu meto uma do basset da bretanha,para vermos que existe uma semelhança,mas ao mesmo tempo uma grande diferença,digna de duas raças distintas.
Acho que ambos temos razão,(vamos ver quem vai levar a taça) O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Icon_cheers O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Icon_cheers O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Icon_cheers .

Amigo sim são duas raças distintas, basset fauve da bretagne e o Petit basset griffon vendeen mas estão os dois ligados aos griffons O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Icon_cheers apesar de serem raças diferentes O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Icon_cheers

P.S. vendemos a taça os dois e ainda dá para um almoço :D
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 3:58 pm

Agora gostava de saber qual é que o colega Agostinho tem?Deve ser o grande pois ele não mencionou o Petit .
E com tudo isto estamos a fugir ao tópico,porque ainda ninguém respondeu.
Eu já tive um desses Griffons médios,e não gostei nada dele,muito lento e com uma particularidade (latia até no rasto de outro cão que fosse à frente dele) era passado dos cornos,era só garganta .E desta raça foi o único que vi a caçar ,por isso pouco posso dizer,mas acredito que como em todas as raças existem bons e maus cães.
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ?   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 4:18 pm

É de raça pequena , no latir é como todos os cães de rasto ha uns que nunca se calam e ha outros que latem só no rasto fresco e vão logo dar com o coelho , que é o caso.Tem prós e contras.Uma das coisas boas é que matilha bem , depois late no rasto fresco onde mete logo os podengos em sentido e em seguida dão logo com o coelho.Está raça é um bocado lenta, mas eficas, por isso os podengos chegarem mais rápido .Um defeito é serem mt teimosos e não largarem o rasto fresco só mesmo se houver covas é que param,tambem não gostam de ser contrariados , ficam logo ´´amuados´´,basta ralhar para andar ai uma meia hora sem caçar ,a não ser que ouçam um late.Nos silveirões são maquinas , não largam.Gosto desta raça para matões,por isso eu a ter chegado a outro cão igual.Ha opiniões que cruzados com podengos ficam máquinas.Não sei,sei que gosto como eles são...




BOAS CAÇADAS
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ?   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 4:22 pm

L.AGOSTINHO escreveu:
É de raça pequena , no latir é como todos os cães de rasto ha uns que nunca se calam e ha outros que latem só no rasto fresco e vão logo dar com o coelho , que é o caso.Tem prós e contras.Uma das coisas boas é que matilha bem , depois late no rasto fresco onde mete logo os podengos em sentido e em seguida dão logo com o coelho.Está raça é um bocado lenta, mas eficas, por isso os podengos chegarem mais rápido .Um defeito é serem mt teimosos e não largarem o rasto fresco só mesmo se houver covas é que param,tambem não gostam de ser contrariados , ficam logo ´´amuados´´,basta ralhar para andar ai uma meia hora sem caçar ,a não ser que ouçam um late.Nos silveirões são maquinas , não largam.Gosto desta raça para matões,por isso eu a ter chegado a outro cão igual.Ha opiniões que cruzados com podengos ficam máquinas.Não sei,sei que gosto como eles são...




BOAS CAÇADAS

Boas amigo, talvez dê resultado misturar um ou dois numa matilhas de podengos não pdoem é ser muitos cães desses O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ?   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 4:24 pm

Tambem é a minha opinião.Mas conheço matilhas só dessa raça.





BOAS CAÇADAS
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 4:55 pm

Afinal sempre é um Petit Basset Griffon,se desse para meter umas fotos do bicho era porreiro.
Marco porque é que achas que não podem ser muitos?,Existe quem só cace com estes cães,é obvio que depois deixamos de ser nós a levar os cães O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Kopfschuettel eles depois é que nos levam a nós.
Mas deixa-me contar-te uma história que se passou comigo já lá vão uns anos,havia um cabeção de mato aqui na minha zona,uma coisa feia de lá andar dentro,tojo mais alto que um homem e com troços como um braço,um ribeiro na base (silvas).à volta era fácil ,era onde toda a gente caçava,esse cabeço quando chegava ao fim da caça certos anos ainda estava virgem,apenas alguns cães lá tinham entrado,e era o forte dos coelhos dos arredores,só havia aqui um grupo que lá caçava ,mas até tinham de preparar caminhos com antecedência para poderem bater aquele mato.Eu fui lá uma vez com eles convidado,como espera,e depois de ver o que vi apostei que para matar a mesma quantidade de coelhos apenas bastavam dois cães e nem era preciso matilheiro(apenas necessitava da mesma quantidade de esperas)para cercar o cabeço.Riram-se de mim,mas passado algum tempo ,passaram a acreditar quando viram o trabalho de um Beagle e uma Fauve sózinhos a bater aquele matão e eu nem pus os pés lá dentro,acabaram por se matar mais coelhos que da primeira vez com 15 cães e um batedor lá dentro.As covas eram cá do lado de fora ,aquilo era redondo,o pessoal conhecia as passagens para as covas a diferença foi que estes cães quando pegavam num coelho só paravam de o procurar quando o encontravam morto ou tivesse encovado,as voltas que davam atrás de um fizeram mexer mais uns quantos que foram aparecendo a pouco e pouco nas portas,e acabou por se fazer melhor caçada.Agora se eu visse que era sempre mato seguido ,aqueles dois só paravam no Afeganistão,mas o que eu quero dizer com tudo isto é que os cães de rasto podem ser até bem aproveitados atendendo sempre ás características do terreno.Caso contrário teremos de ir para onde eles nos levam com o seu latir.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ?   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 5:00 pm

Ciclone escreveu:
Afinal sempre é um Petit Basset Griffon,se desse para meter umas fotos do bicho era porreiro.
Marco porque é que achas que não podem ser muitos?,Existe quem só cace com estes cães,é obvio que depois deixamos de ser nós a levar os cães O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Kopfschuettel eles depois é que nos levam a nós.
Mas deixa-me contar-te uma história que se passou comigo já lá vão uns anos,havia um cabeção de mato aqui na minha zona,uma coisa feia de lá andar dentro,tojo mais alto que um homem e com troços como um braço,um ribeiro na base (silvas).à volta era fácil ,era onde toda a gente caçava,esse cabeço quando chegava ao fim da caça certos anos ainda estava virgem,apenas alguns cães lá tinham entrado,e era o forte dos coelhos dos arredores,só havia aqui um grupo que lá caçava ,mas até tinham de preparar caminhos com antecedência para poderem bater aquele mato.Eu fui lá uma vez com eles convidado,como espera,e depois de ver o que vi apostei que para matar a mesma quantidade de coelhos apenas bastavam dois cães e nem era preciso matilheiro(apenas necessitava da mesma quantidade de esperas)para cercar o cabeço.Riram-se de mim,mas passado algum tempo ,passaram a acreditar quando viram o trabalho de um Beagle e uma Fauve sózinhos a bater aquele matão e eu nem pus os pés lá dentro,acabaram por se matar mais coelhos que da primeira vez com 15 cães e um batedor lá dentro.As covas eram cá do lado de fora ,aquilo era redondo,o pessoal conhecia as passagens para as covas a diferença foi que estes cães quando pegavam num coelho só paravam de o procurar quando o encontravam morto ou tivesse encovado,as voltas que davam atrás de um fizeram mexer mais uns quantos que foram aparecendo a pouco e pouco nas portas,e acabou por se fazer melhor caçada.Agora se eu visse que era sempre mato seguido ,aqueles dois só paravam no Afeganistão,mas o que eu quero dizer com tudo isto é que os cães de rasto podem ser até bem aproveitados atendendo sempre ás características do terreno.Caso contrário teremos de ir para onde eles nos levam com o seu latir.

è isto mesmo amigo O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Icon_cheers
Eu quando digo que não convem ter muitos posi acho que se deixa mais coelhos por achar, se bem que os poucos que se acharem vão ser mais bem seguidos como voce disse e muito bem, tudo depende da zona onda vamos caçar O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ?   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 5:10 pm

Eu caço em matões e só somos 3 caçadores e 1 cadela griffon , 1 podengo pêlo liso(PENAFIEL),1 podenga pêlo liso (vermelha),1 podenga pêlo cerdoso,1 cruzada de beagle e podengo,1 cruzada de griffon e epagnol e mais um ou outro aprendiz.E até a data temos se dado bem,uma coisa é certa a griffon e as cruzadas fazem um trabalho O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Star3 O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Star3 O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Star3 O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Star3 O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Star3 os podengos tambem ajudam e mt.Tudo depende do terreno e na forma de caçar,claro que para o Alentejo não levo a griffon nem as cruzadas.




BOAS CAÇADAS
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? EmptyQui Mar 25, 2010 5:23 pm

Estes cães de rasto quando bem utilizados, em dias de calor em que os outros cães perdem a força e o nariz cedo,ou em situações em que se cace depois de almoço,acabam por ser os motores de arranque dos outros,põem-nos a mexer em dias que a preguiça e o cansaço está instalada na matilha.Eu por já ter tido o privilégio de caçar com cães destas raças posso afirmar isso,e já tenho dito que começam onde ,e quando os outros acabam,mas isto apenas nas situações que referi,porque levar bons cães de rasto para sítios com abundância de coelhos,com tempo fresco,e logo de manhã é uma dor de cabeça para os donos e vão estragar mais do que constroem.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ?   O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O que acham do GRIFFON na caça ao coelho ?
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: