Caça & pesca & natureza
Abrir a caça ao coelho em setembro? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Abrir a caça ao coelho em setembro? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Abrir a caça ao coelho em setembro?

Ir para baixo 
+6
podengos&coelhos
marteleiro
Banzé
podengos
canil.da.regada
Marcodatsun
10 participantes
AutorMensagem
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptySeg Jul 28, 2008 4:42 pm

Gostava de saber as vossas opiniões sobre este tema, acham k devia continuar a abrir em setembro ou devia voltar ao mes de outubro? :D
Ir para o topo Ir para baixo
canil.da.regada
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 44
Idade : 37
Localização : guarda
Data de inscrição : 16/07/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptySeg Jul 28, 2008 6:20 pm

nao a caça so devia abrir em outubro e nao em setembro, pk ja a poucos coelhos quanto mais caçarmos em vez de 3 meses caçarmos 4 meses, eu gostaria era que o governo fizese alguma coisa para descobrir a cura, para que as culonis se multiplicasem isso sim e k ja se podia caçar em setembro
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 46
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptySeg Jul 28, 2008 7:03 pm

Bem este é um tema complicado vai dar que falar ,bem já sabemos que o estado português pouco tem feito mas nao é de agora o problema já bem de traz à mais de 20 anos claro que agora e daqui para a frente se nota mais .Voltando o tema deste tópico agora são os dirigentes de cada zona de caça que tem de fazer um bom trabalho ver a quantidade das peças de caça que tem .Eu nao sou contra ela abrir em Setembro desde que seja um bom trabalho feito. Eu estou em duas zca e uma delas só abre em Outubro e a outra no ultimo fim de semana de Setembro e uma delas à anos que à pouca caça e então eles fazem o fim da caça o coelho a fim de Novembro ,muitos dizem que se começar a caça mais sedo em Setembro que assim a doença é menos nao sei se é verdade ou nao . para descobrir a cura para os coelhos nao vai ser fácil o menos para já os nossos vizinhos de Espanha já estão a trabalhar à 20 anos para descobrir uma vacina e até agora nada . por isso vamos esperar para ver . :D
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptySeg Jul 28, 2008 7:29 pm

A unica caça ao coelho que abre em Setembro á a das zonas ordenadas e nem sei se todas, as Municipais, por exemplo, acho que só em Outubro e o terreno livre só em Outubro.
As zonas ordenadas, têm todo o direito de serem eles a gerir a caça que produzem, a Turistica que frequento, em nada é afectada pro começarem a caçar em Setembro, fui lá no ano passado, na ultima semana de Dezembroe mataram-se tantos coelhos quantos na segunda semana de Setembro.
É tudo uma questão de gestão, essas mesmas zonas sabem a caça que lá têm, se entretanto se acabou, fechou as caçadas, quem quiser mais vai para o terreno livre, se o descobrir.
Veja-se que essas zonas de caça, decidem o numero de coelhos a abater por caçador e fiscalizam nesse sentido, se formos todos pelo progresso e não pela extinção, vamos cumprir e assim temos caça para toda a época.
Quando se diz "não há coelhos e ainda por cima, começa-se a caçar em Setembro", mas se eles são poucos e só dão para um mês, tanto dá começar em Setembro como em Outubro, como em Novembro.
O maior crime está em quando acaba e não em quando começa, o mês de Dezembro deveria ser proibido caçar, é o forte das coelhas prenhas e é aqui que está parte do sucesso do proximo ano.
Ir para o topo Ir para baixo
marteleiro
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
marteleiro


Número de Mensagens : 761
Idade : 45
Localização : Paderne Albufeira
Data de inscrição : 20/06/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptyTer Jul 29, 2008 7:24 am

Eu estou de acordo com a abertura em setembro, por exemplo na minha associativa, abre-se em setembro e feixa-se no ultimo domingo de Novembro.
Por duas razoes:
1ª ao começar-mos a caçar em setembro evita-se que a mixomato-se ataque uma populaçao maior de coelhos pois esta na minha zona esta ataca com as primeiras chuvas , ou seja nos fins de outubro.
2ª as coelhas em dezembro já estao 70% cobertas e ao não caçarmos nesta altura evitamos mortes denecessarias e almentamos esponencialmente os efectivos que ainda procriarao antes da nova epoca começar..
Ir para o topo Ir para baixo
http://coelheiros.blogspot.com/
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptyQui Jul 31, 2008 7:15 am

marteleiro<table cellSpacing=0 cellPadding=0 width="100%" border=0><tr><td width="100%">Abrir a caça ao coelho em setembro? Icon_minipostedTer Jul 29, 2008 9:24 am </TD></TR>
<tr><td colSpan=2>
</TD></TR>
<tr><td colSpan=2>Eu estou de acordo com a abertura em setembro, por exemplo na minha associativa, abre-se em setembro e feixa-se no ultimo domingo de Novembro.
Por duas razoes:
1ª ao começar-mos a caçar em setembro evita-se que a mixomato-se ataque uma populaçao maior de coelhos pois esta na minha zona esta ataca com as primeiras chuvas , ou seja nos fins de outubro.
2ª as coelhas em dezembro já estao 70% cobertas e ao não caçarmos nesta altura evitamos mortes denecessarias e almentamos esponencialmente os efectivos que ainda procriarao antes da nova epoca começar..
</TD></TR></TABLE>
eu não concordo ctg amigo, acho que a caça só devia abrir em outobro a "melestia" ataca mais em justo,agosto e setembro mts dos coelhos k se matam em setembro nem se aproveitam para "comer" nem se curam pk alguns ainda curavam, quanto a ninhadas nesta altura tb ainda há muitos laparos cheers e caçar em setembro é um inferno pelo calor para nós e para os animais 😢
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptyQui Jul 31, 2008 10:12 am

Fixando o periodo de caça ao coelho de Setembro a Dezembro dá às entidades gestoras das zonas de caça a possibilidade de cada uma definir o seu calendário venatório indo de acordo com as suas necessidades. Apesar do nosso país ser pequeno nunca nos podemos esquecer que as realidades da caça são muito diferente de norte a sul do país.
Para dar um exemplo no sul do país em Dezembro as coelhos quase todas já andam cheias e na minha opinião é um crime caçar-se em Dezembro.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptyQui Jul 31, 2008 10:48 am

aqui mais para o centro/norte é ao contario :D
Ir para o topo Ir para baixo
marteleiro
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
marteleiro


Número de Mensagens : 761
Idade : 45
Localização : Paderne Albufeira
Data de inscrição : 20/06/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptyQui Jul 31, 2008 3:22 pm

No sul a mixomatose só ataca depois das primeiras chuvas,fins de outubro principio de novembro, a unica chatice de caçar em setembro sao as moscas , o calor pode-se contornar acabando a jornada mais cedo... os caes e que sofrem um bocado mais , mas o vicio é mais forte e depois dos primeiros dois dias até sobem paredes atras os orelhudos... :twisted:
Ir para o topo Ir para baixo
http://coelheiros.blogspot.com/
FALCÃOPEREGRINO
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 32
Idade : 64
Localização : TERRAS DE BOURO
Data de inscrição : 06/10/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Caça ao Coelho em Setembro   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptyTer Out 07, 2008 4:03 pm

Na minha opnião a caça ao coelho em Setembro não deveria abrir pelo menos no Continente
Pois deveria ser a abertura da Geral para todas as especies sedentáris em Outubro
e no mesmo dia sendo Associativas ou Municipais.
Para que não ouvessem tentações:twisted:
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptyTer Out 07, 2008 4:07 pm

A caça ao coelho só abre em Setembro nas zonas ordenadas, no regime geral, só abre em Outubro.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 46
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptyTer Out 07, 2008 5:30 pm

Banzé escreveu:
A caça ao coelho só abre em Setembro nas zonas ordenadas, no regime geral, só abre em Outubro.
Sim é verdade é só as zonas ordenadas tens razão ,mas já estou com medo para a próxima época jà é tudo ordenado e isso pode trazer muitos problemas para a caça .Vai ser mais tempo de caça por isso tem de se ter mais coelhos perdiz etc. será que a qualidade das peças de caça bom se manter o menos como esta agora ,talvez sim talvez nao vamos estar aqui para ver .Esta época numa zca que o meu tio caça tem coelhos mansos enormes o meu tio matou um que pendurado quase chegava o chão,é por isso que eu tenho medo é que o homem dà cabo de tudo em pouco tempo .abraço lol! lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptyTer Out 07, 2008 6:47 pm

Mas isso tem a ver com a gestão da zona de caça.
Se a quantidade de caça que lá existe não chega, não se caça, não abram em Setembro, cacem só Outubro e Novembro, vão ver que para o ano há mais.
Conheço zonas de caça que se decide a abertura e o fecho mediante a quantidade de caça que lá há, outras só se caça á perdiz nos primeiros 3 dias, depois não há mais caça á perdiz, que se faça o mesmo com o coelho.
A isso chama-se má gestão.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptyQua Out 08, 2008 7:18 am

Concordo ctg Banze! uma boa gestão é meio caminho adando para um repovoamento natural...
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 46
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptyQua Out 08, 2008 11:25 am

Marcodatsun escreveu:
Concordo ctg Banze! uma boa gestão é meio caminho adando para um repovoamento natural...

Também estou de acordo que com uma boa gestão é meio caminho andado .Mas eu tenho muitas duvidas porque os euros bom falar mais alto e o povo português com a crise que se anda o que quer é dinheiro e nao a qualidade ..Espero bem que corra tudo bem.abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
adjumago
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
adjumago


Número de Mensagens : 157
Idade : 64
Localização : Pedrouços - Maia
Data de inscrição : 12/03/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptyQua Out 08, 2008 2:59 pm

É claro que uma boa gestão é fundamental para que haja caça.
Deve-se ter em conta os efectivos e a sua condição relativamente a doenças.
Na ZCM em que caço estivemos sem caçar 2 anos e no terceiro com bastantes restrições.
Claro que existem sempre os bota-abaixo que o que querem é "caçar" haja muito ou pouco, mas a direcção manteve-se inflexivel nesse aspecto e os resultados acabaram por surgir.
Depois há sempre o imponderável da questão meteorológica que, como sabem, influi bastante nas criações tanto de coelhos como de perdizes mas contra isso não há nada a fazer 🇳🇴
Ir para o topo Ir para baixo
josemcpires
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
josemcpires


Número de Mensagens : 7
Idade : 46
Localização : Evora
Data de inscrição : 29/08/2008

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptyTer Fev 03, 2009 2:54 am

Da forma como a gestao cinegetica esta a ser feita na grande maioria das reservas acho que não se justifica a caça a coelho em setembro, no entanto, tenho vindo a verificar que no pais vizinho a caça ao coelho esta a ser feita em alguns locais em agosto...e esta? o problema a meu ver esta em primeiro lugar com o ordenamento do territorio, que no país é simplesmente deficiente, depois a gestão cinegética não protege as especies, pelo contrario, tem tendencia a explorar em demasia os recursos. por outro lado existe por parte da grande maioria dos caçadores um desconhecimento acentuado relativamente ao comportamento dos animais. Desde que numa reserva e falamos de uma reserva por ser um dos locais mais faceis para implementar um programa de recuperação da fauna, existam por um lado comida em abundancia, quer agua em igual quantidade, que nao obriguem as especies a deslocaçoes muito grandes afastando-as dos seus refugios naturais elas proliferam. outro erro que se comete é que os animais doentes, no caso dos coelhos, com mixomatose se abatem, para impedir que a doença se propague, em espanha estes animais nao se matam, porque os que sobrevivem a esta doença ficam imunes ao virus, esta comprovado cientificamente, logo as criações seguintes são tambem imunes a doença. todos estes aspectos têm influencias nos resultados finais e enquanto as coisas sigam por este caminho acho um abuso caçar-se em setembro, porque nos finais de setembro ha colonias que começam a ter novas criações e acabamos por matar os pais e os filhos.por mim caçava-se em agosto e em Dezembro novamente, desta forma as colonias tinham 3 meses para se restabelecer voltando a ter criações e e dezembro ja todos os coelhos são adultos. é preciso re-ordenar o caledario venatorio e re-educar os caçadores e gestores de caça e talvez se voltem a ter grandes caçadas. por fim e extremamente importante seria a inclusão dos agricultores no processo de gestao cinegetica, sem os campos agricolas que eles cuidam e trabalham nao ha caça, nem caçadores. enquanto os caçadores e os agricultores nao partilharem a mesma paixao...a caça...nao ha nada a fazer. veja-se o exemplo de frança...um grau de cooperação elevado...os agricultores alimentam a caça, protegem-na, e são recompensados por isso, porque o alimento que se da aos animais quando estes precisam, compra-se ao dono da terra e por epoca caso existam numeros de peças em abundancia o proprietario tem direito ao abate de uma percentagem de animais, que ele distribui da forma que quiser, mas sempre controlados claro. desta forma teremos sucesso, se continuarmos como ate aqui, nao tarda muito que nao tenhamos que arrumar a espingarda em caça...um grande bem haja a todos...
Ir para o topo Ir para baixo
rafeiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 38
Idade : 47
Localização : MARINHA GRANDE, LEIRIA
Data de inscrição : 09/02/2009

Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? EmptySex Fev 13, 2009 10:04 pm

Eu acho que a caça deve de abrir em setembro conforme a gestão da zona. Por exemplo na zona de Santarem acho e têm feito e muito bem abrir em setembro pois normalmente a mixomatose aparece nos finais de setembro. Aqui na minha zona acho que deve de continuar a abrir em outubro pois não existe tanta mixomatose nem hemorragica. É claro que o fecho tambem deve de variar conforme a abertura.

Quando uma reserva abre em setembro está muito calor mas tambem quando se abre em outubro o 1º dia tambem é dificil. Por isso eu acho quando é o 1º dia em setembro o calor é para todos e nós só temos que facilitar as coisas para os nossos fieis amigos como por exemplo irem bem preparados fisicamente e não apertar tanto com eles. E talvez um pouco de cheltox.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir a caça ao coelho em setembro?   Abrir a caça ao coelho em setembro? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Abrir a caça ao coelho em setembro?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Abrir os coelhos em Setembro
» Zonas de caça com abertura em Setembro
» Eleiçoes Autarquicas - 29 Setembro - Caça
» por isso e que deve abrir a caça ao corvo
» caça ao coelho

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Fauna Cinegética-
Ir para: