Caça & pesca & natureza
Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Qual a melhor raça para caçar coelhos?

Ir para baixo 
+45
cm1974
Nuno Miguel
Abílio Vidal
Ciclone
ondas
altesa
pedro eusebio
diogo30alvite
coelhobravo
JCoelho
batistuta
marcosousa
RC78
Didas
bruno cabo
oliveira2
Vitor21
Hélio
João Paulo
sergio magalhaes
kikiamc
vitorlopes
Pedrohunter
tintin
Stick
jlopes
BRAVO
podengos&coelhos
Marcodatsun
beretta302
ricky
pelex
Tero Lero
rodline
podengos
L.AGOSTINHO
Helder Marques
brunoferraz
Augusto Moreira
paulo fernandes
vitor76
JoaoAntunes
zambujal
rafeirage
Celso Santos
49 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
marcosousa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
marcosousa


Número de Mensagens : 33
Idade : 48
Localização : Madeira
Data de inscrição : 12/02/2013

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyQua Mar 20, 2013 7:51 pm

ainda a uns dias atrás encontrei um colega de escola, que agora anda também por estas andanças, ele costuma caçar numa planície aqui na Madeira (Paul), e o grupo dele caça com cães tekel e arraçados de tekel com podengos, ele disse que os cães são um espectáculo mas nunca os vi a caçar.
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyQui Mar 21, 2013 11:31 am

batistuta escreveu:
Engraçado amigos;

Tanto caçador, tanta resposta dada:

E ninguem fala dos Fauves?
É verdade amigo Batistuta ainda ninguém falou dos fauves, talvez tambem não haja muita gente com fauves e podengos quase todos temos e em Portugal são cães que passam de geração em geração é quase como dizer que sempre existiram. Quando comecei a caçar o 1º cão que tive foi um Perdigueiro Nacional para as aquaticas e codornizes um rafeiro e uma podenga oferecidos por um amigo caçador. Tanto a podenga como o Perdigueiro desenrascavam o rafeiro nunca consegui que caça-se. Depois disto já tive muitos podengos alguns beagles, sabuesos, teckel e à uns anos para cá fauves, que para mim são os cães de eleição, apesar de continuar com alguns podengos, já tive a ideia de os vender todos, pois os meus colegas todos têm muitos podengos e eu ficava só com fauves mas depois olho para eles e mudo de ideias. Mas isto de raças depende muito dos gosto e da zona onde se caça e os que gostamos mais são sempre os que mais rendem.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyQui Mar 21, 2013 12:55 pm

Se tivesse "orelhudos" para caçar coelhos a minha escolha recairia nos Fauves e nos PBGV.
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyQui Mar 21, 2013 2:56 pm

Rui ja caçaste alguma vez com pbgv ? Pergunto isto porque apesar de nunca ter caçado só com uma matilha desta raça mas já ter estado a caçar próximo e ter já visto vários treinos não gosto muito da forma como caçam pois os que tenho visto é dificil saber onde anda o coelho latem muito no rasto antes de levantar e por vezes não chegam a levantar e parece que andam em cima dele. Agora um ou dois numa matilha de cães matiquem mais pela certa já é outra história . Mas isto são os que tenho visto, mas já vi bastantes a fazerem isto, gosto do latido ouve-se a kms. Mas tambem tenho um colega que caça com 6 lindas podengas portuguesas medias e uma cruzada de beagle com podengo a que late menos é esta última, tambem latem tanto no rasto que para mim não dá parece por vezes que estão em cima do coelho e ele nunca mais aparece e são podengas que nem deviam fazer isto, por isso este tema é de resposta difícil pois por vezes à muita diferença entre a mesma raça e o dono tem muita influência.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyQui Mar 21, 2013 3:12 pm

Gil, cacei em França com uma pequena matilha de PBGV. Certinhos e muito discretos. Fiquei fã. Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 232712
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyQui Mar 21, 2013 4:31 pm

podengos&coelhos escreveu:
Gil, cacei em França com uma pequena matilha de PBGV. Certinhos e muito discretos. Fiquei fã. Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 232712
Pois aí esta a diferença entre cães da mesma raça, os que conheço tambem tiveram origem em três cães que foram comprados em França apesar de muitos já serem filhos e netos não digo que os cães não sejam bons e são muito ativos mas são tudo menos discretos.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyQui Mar 21, 2013 4:37 pm

É como dizes dos podengos ... um cantam que se fartam e outros nem um ai dizem. Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 232712
Ir para o topo Ir para baixo
diogo30alvite
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
diogo30alvite


Número de Mensagens : 153
Idade : 34
Localização : Viseu
Data de inscrição : 01/05/2012

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptySáb Mar 23, 2013 10:55 am

A meu ver para coelhos só existe uma raça. Podengo português.
Mas percebo que se calhar 50% dos caçadores tem podengos e esta descontente, visto latirem pouco e n seguirem nada. Mas começando por aí, e como em todas as raças e quem tenha beagles e tbm n valem nada. Agora a comparação que se poderá fazer e agarrar em 5 cães bons de qualquer raça ( beagles, griffons etc) e agarrar em 5 podengos bons e testar no terreno durante 3 ou 4 horas ou até um dia de caça. Aí acredito que seja qual for o tipo de terreno o podengo saíra melhor. Agora claro para quem não tiver pernas podemgo n serve porque a seguir ao pé de outra raça e muito mais rápido hehehe lol!
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptySáb Mar 23, 2013 3:18 pm

.....Diogo,já percebemos que és fã dos podengos!!! Agreement ......mas em todas as raças há cães bons e maus é como em tudo na vida.e gostos não se descutem.
....dou-te os parabens pelos podengos que tens porque da maneira como falas poucos dos portugueses que caçam com podengos tem cães como os teus....cantam de rasto,seguem um coelho horas e rapidissimo, e caçam de manhã á noite.
....sabes Portugal tem um território pequeno,mas mesmo pequeno tem zonas bem destintas e com vegetação bem diferente, os teus podengos aí nessas serras podem render maravilhas,mas acredita com o tamanho que eles tem se vierem para aqui para a zona centro para os silvados serrados não é os "ocos" é daqueles serrados como por aqui há muitos,ao fim de 2 horas tens os cães a "encostar"......da mesma maneira que a malta aqui no forum que tem uns rafeiros pequenos, que rendem pa caraças cá nas silvas....mas se os levarmos aí para o teu terreno de serra e mato, possivelmente ao fim das 2horas tanbem encostam...temos de caçar com gosto e com o que se adapta a nossa zona.

....sabes independentemente de adquiriremos ou não podengos,beagles,teckel seja o que for as vezes temos de ver mais que a nossa freguesia.
...em espanha existem 3 ou 4 raças de podengos, e cada um que os tem diz maravilhas de todas e todas são excelentes....mas lá está vai da zona onde se caça......os podengos ibicencos são podengos espetaculares e bem rápidos....nem é preciso levar espingardas...mas se os meteres a caçar em silvadões não funciona....da mesma maneira que os manetos não funcionam nos matos baixos e cheios de pedras onde os ibicencos rendem.

.....os mesmos espanhois,com tantas raças de podengos, em muitas serras de matagais enormes em espanha, caçam com beagles grifons ou fauves...talvez porque para esses sitios acham que tiram mais rendimento com esses tipos de cães.....e por gosto tanbem como é óbvio.

...olha,conheço um rapaz que caça aqui perto...que tem 4 teckels caça em silvas que muitas delas crescem em volta de restos de podas das macieiras,e fica tipo molhos de lenha debaixo das silvas ele diz que para caçar curto e nestes sitios não quer outros cães......e lá está a mim os teckel não fazem o meu gosto nem de perto nem de longe......por isso cada zona é uma zona e o que pode ser muito bom aí, aqui pode ser só razoavel e vice versa.....e cães bons há em todas as raças.

......sabes mesmo nos cães de rasto tanbem há para vários tipos de terreno, o beagle é melhor para matagais, enquanto os fauves ou os grifons trabalham bem em silvas.
...pena tenho eu de não ter 5 ou 6 de rasto dos bons.....porque se os tivesse sabia bem como me divertir nos coelhos!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptySáb Mar 23, 2013 8:57 pm

pedro eusebio escreveu:
.....Diogo,já percebemos que és fã dos podengos!!! Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 232712 ......mas em todas as raças há cães bons e maus é como em tudo na vida.e gostos não se descutem.
....dou-te os parabens pelos podengos que tens porque da maneira como falas poucos dos portugueses que caçam com podengos tem cães como os teus....cantam de rasto,seguem um coelho horas e rapidissimo, e caçam de manhã á noite.
....sabes Portugal tem um território pequeno,mas mesmo pequeno tem zonas bem destintas e com vegetação bem diferente, os teus podengos aí nessas serras podem render maravilhas,mas acredita com o tamanho que eles tem se vierem para aqui para a zona centro para os silvados serrados não é os "ocos" é daqueles serrados como por aqui há muitos,ao fim de 2 horas tens os cães a "encostar"......da mesma maneira que a malta aqui no forum que tem uns rafeiros pequenos, que rendem pa caraças cá nas silvas....mas se os levarmos aí para o teu terreno de serra e mato, possivelmente ao fim das 2horas tanbem encostam...temos de caçar com gosto e com o que se adapta a nossa zona.

....sabes independentemente de adquiriremos ou não podengos,beagles,teckel seja o que for as vezes temos de ver mais que a nossa freguesia.
...em espanha existem 3 ou 4 raças de podengos, e cada um que os tem diz maravilhas de todas e todas são excelentes....mas lá está vai da zona onde se caça......os podengos ibicencos são podengos espetaculares e bem rápidos....nem é preciso levar espingardas...mas se os meteres a caçar em silvadões não funciona....da mesma maneira que os manetos não funcionam nos matos baixos e cheios de pedras onde os ibicencos rendem.

.....os mesmos espanhois,com tantas raças de podengos, em muitas serras de matagais enormes em espanha, caçam com beagles grifons ou fauves...talvez porque para esses sitios acham que tiram mais rendimento com esses tipos de cães.....e por gosto tanbem como é óbvio.

...olha,conheço um rapaz que caça aqui perto...que tem 4 teckels caça em silvas que muitas delas crescem em volta de restos de podas das macieiras,e fica tipo molhos de lenha debaixo das silvas ele diz que para caçar curto e nestes sitios não quer outros cães......e lá está a mim os teckel não fazem o meu gosto nem de perto nem de longe......por isso cada zona é uma zona e o que pode ser muito bom aí, aqui pode ser só razoavel e vice versa.....e cães bons há em todas as raças.

......sabes mesmo nos cães de rasto tanbem há para vários tipos de terreno, o beagle é melhor para matagais, enquanto os fauves ou os grifons trabalham bem em silvas.
...pena tenho eu de não ter 5 ou 6 de rasto dos bons.....porque se os tivesse sabia bem como me divertir nos coelhos!!!!!!

Pedro Eusébio os meus parabéns pelo bom trabalho!!!Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 687241
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptySáb Mar 23, 2013 9:27 pm

Pedro, está tudo dito mas realço que os podengos são os mais polivalentes.
Ir para o topo Ir para baixo
ondas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 81
Idade : 58
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 14/10/2009

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptySáb Mar 23, 2013 10:48 pm

pedro eusebio escreveu:
.....Diogo,já percebemos que és fã dos podengos!!! Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 232712 ......mas em todas as raças há cães bons e maus é como em tudo na vida.e gostos não se descutem.
....dou-te os parabens pelos podengos que tens porque da maneira como falas poucos dos portugueses que caçam com podengos tem cães como os teus....cantam de rasto,seguem um coelho horas e rapidissimo, e caçam de manhã á noite.
....sabes Portugal tem um território pequeno,mas mesmo pequeno tem zonas bem destintas e com vegetação bem diferente, os teus podengos aí nessas serras podem render maravilhas,mas acredita com o tamanho que eles tem se vierem para aqui para a zona centro para os silvados serrados não é os "ocos" é daqueles serrados como por aqui há muitos,ao fim de 2 horas tens os cães a "encostar"......da mesma maneira que a malta aqui no forum que tem uns rafeiros pequenos, que rendem pa caraças cá nas silvas....mas se os levarmos aí para o teu terreno de serra e mato, possivelmente ao fim das 2horas tanbem encostam...temos de caçar com gosto e com o que se adapta a nossa zona.

....sabes independentemente de adquiriremos ou não podengos,beagles,teckel seja o que for as vezes temos de ver mais que a nossa freguesia.
...em espanha existem 3 ou 4 raças de podengos, e cada um que os tem diz maravilhas de todas e todas são excelentes....mas lá está vai da zona onde se caça......os podengos ibicencos são podengos espetaculares e bem rápidos....nem é preciso levar espingardas...mas se os meteres a caçar em silvadões não funciona....da mesma maneira que os manetos não funcionam nos matos baixos e cheios de pedras onde os ibicencos rendem.

.....os mesmos espanhois,com tantas raças de podengos, em muitas serras de matagais enormes em espanha, caçam com beagles grifons ou fauves...talvez porque para esses sitios acham que tiram mais rendimento com esses tipos de cães.....e por gosto tanbem como é óbvio.

...olha,conheço um rapaz que caça aqui perto...que tem 4 teckels caça em silvas que muitas delas crescem em volta de restos de podas das macieiras,e fica tipo molhos de lenha debaixo das silvas ele diz que para caçar curto e nestes sitios não quer outros cães......e lá está a mim os teckel não fazem o meu gosto nem de perto nem de longe......por isso cada zona é uma zona e o que pode ser muito bom aí, aqui pode ser só razoavel e vice versa.....e cães bons há em todas as raças.

......sabes mesmo nos cães de rasto tanbem há para vários tipos de terreno, o beagle é melhor para matagais, enquanto os fauves ou os grifons trabalham bem em silvas.
...pena tenho eu de não ter 5 ou 6 de rasto dos bons.....porque se os tivesse sabia bem como me divertir nos coelhos!!!!!!


Muito bem Pedro.
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 59
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyDom Mar 24, 2013 12:02 am

Acaba sempre por ser um tópico difícil de se chegar a alguma conclusão concreta.
No meu ponto de vista,cada um deve utilizar os cães que se enquadrem mais aos terrenos e matos onde caça na maioria das vezes.
Quando se fala em cães bons,eu já à muito tempo respondi aqui num outro tópico,que o que é muito bom num determinado local,noutro poderá não passar de suficiente.
Penso que o Pedro Eusébio realçou,e muito bem,esse meu comentário.
Também concordo com o Rui quando diz que o podengo e seus derivados, talvez sejam os mais polivalentes para os nossos terrenos,mas também será de salientar,que existem em muito maior quantidade por todo o país,e mais fáceis de adquirir em termos de custo,quando comparados com cães de rasto.
Tanto gosto de podengos ,como de cães de rasto,e existem locais onde se consegue tirar algum partido das duas raças em conjunto,nos matos cerrados,silvados etc.,se o tempo estiver seco,com pouca humidade,talvez,os de rasto consigam fazer ''jus''à categoria que têm,e comandar .Mas!!!! isto apenas falando de cães dentro da normalidade(medianos),pois muitos de nós sabemos que também existem podengos e rafeiros cruzados super dotados capazes de seguir tanto ou mais que os de rasto e que não pertencem a nenhuma ''categoria definida''.Com o terreno húmido,já o caso será diferente,pois a velocidade imposta por uns acaba por ser incompatível para outros,e aí terá de haver opções ,ou uns, ou outros.
Noutros locais,por ex: Em estevais,e com alguma abundância de caça,na minha opinião,os cães de rasto,acabam por ser mais uma ''dor de cabeça'' para quem os leva ,que um dia de caça bem passado,assim como qualquer outra raça que siga muito bem,quer sejam podengos ou rafeiros.
Em pouco tempo vão andar cães a latir na ''zona de caça vizinha'',e nós à espera deles.
Por tudo isto ,e pelo que já foi referido por outros colegas, penso que ,a melhor raça para caçar aos coelhos,será a que se enquadrar melhor nos terrenos onde caçamos.
Ir para o topo Ir para baixo
diogo30alvite
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
diogo30alvite


Número de Mensagens : 153
Idade : 34
Localização : Viseu
Data de inscrição : 01/05/2012

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyDom Mar 24, 2013 10:51 am

pedro eusebio escreveu:
.....Diogo,já percebemos que és fã dos podengos!!! Agreement ......mas em todas as raças há cães bons e maus é como em tudo na vida.e gostos não se descutem.
....dou-te os parabens pelos podengos que tens porque da maneira como falas poucos dos portugueses que caçam com podengos tem cães como os teus....cantam de rasto,seguem um coelho horas e rapidissimo, e caçam de manhã á noite.
....sabes Portugal tem um território pequeno,mas mesmo pequeno tem zonas bem destintas e com vegetação bem diferente, os teus podengos aí nessas serras podem render maravilhas,mas acredita com o tamanho que eles tem se vierem para aqui para a zona centro para os silvados serrados não é os "ocos" é daqueles serrados como por aqui há muitos,ao fim de 2 horas tens os cães a "encostar"......da mesma maneira que a malta aqui no forum que tem uns rafeiros pequenos, que rendem pa caraças cá nas silvas....mas se os levarmos aí para o teu terreno de serra e mato, possivelmente ao fim das 2horas tanbem encostam...temos de caçar com gosto e com o que se adapta a nossa zona.

....sabes independentemente de adquiriremos ou não podengos,beagles,teckel seja o que for as vezes temos de ver mais que a nossa freguesia.
...em espanha existem 3 ou 4 raças de podengos, e cada um que os tem diz maravilhas de todas e todas são excelentes....mas lá está vai da zona onde se caça......os podengos ibicencos são podengos espetaculares e bem rápidos....nem é preciso levar espingardas...mas se os meteres a caçar em silvadões não funciona....da mesma maneira que os manetos não funcionam nos matos baixos e cheios de pedras onde os ibicencos rendem.

.....os mesmos espanhois,com tantas raças de podengos, em muitas serras de matagais enormes em espanha, caçam com beagles grifons ou fauves...talvez porque para esses sitios acham que tiram mais rendimento com esses tipos de cães.....e por gosto tanbem como é óbvio.

...olha,conheço um rapaz que caça aqui perto...que tem 4 teckels caça em silvas que muitas delas crescem em volta de restos de podas das macieiras,e fica tipo molhos de lenha debaixo das silvas ele diz que para caçar curto e nestes sitios não quer outros cães......e lá está a mim os teckel não fazem o meu gosto nem de perto nem de longe......por isso cada zona é uma zona e o que pode ser muito bom aí, aqui pode ser só razoavel e vice versa.....e cães bons há em todas as raças.

......sabes mesmo nos cães de rasto tanbem há para vários tipos de terreno, o beagle é melhor para matagais, enquanto os fauves ou os grifons trabalham bem em silvas.
...pena tenho eu de não ter 5 ou 6 de rasto dos bons.....porque se os tivesse sabia bem como me divertir nos coelhos!!!!!!



Amigo se nessa zona centro, com esses silvados, tivessem podengos com sangue a habituados Para tal seriam melhores k os de rasto. Dependendo da zona, silvas estevas matagais etc, podengo para mim será o de eleição. Pois o amigo Rui ja caçou aqui na minha zona, sabe como e o tipo de mato, não e fácil. N e só as silvas que sangram e moem os cães. Mas bom são opiniões, a minha e esta. Um podengo de raça, habituado a caçar no determinado tipo de mato fica muito a frente de qualquer raça.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyDom Mar 24, 2013 11:32 am

Meus amigos a melhor raça para caçar coelhos é, qualquer cão ou cadela bom, que se adapte bem ao tipo de terreno onde caçamos, independentemente de que raça seja é preciso é ser bom e há-os bons em todas as raças.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyDom Mar 24, 2013 11:41 am

podengos&coelhos escreveu:
Pedro, está tudo dito mas realço que os podengos são os mais polivalentes.

Rui....lá está, daí haver tanto cruzamento "utilizando" os podengos.
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyDom Mar 24, 2013 1:25 pm

pedro eusebio escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
Pedro, está tudo dito mas realço que os podengos são os mais polivalentes.

Rui....lá está, daí haver tanto cruzamento "utilizando" os podengos.

Quer queiramos quer não o Podengo é um cão de LEVANTE.

Todos os cruzamentos que se fazem é sempre com o objectivo de lhe acrescentar algo mais, tal como seguir no rasto e cantar de peugada. Depois aparecem sangues já bem defenidos,como os famosos TALIVANS, os ERICEIRAS, ou RAFEIROS DE LEIRIA mas tendo sempre como base o nosso PODENGO. Agreement

Ir para o topo Ir para baixo
diogo30alvite
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
diogo30alvite


Número de Mensagens : 153
Idade : 34
Localização : Viseu
Data de inscrição : 01/05/2012

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyDom Mar 24, 2013 1:34 pm

amigo pedro eusebio, sem qualqer tipo de ofensa, posto um video de podengos portugeses, 4 caes.
3 cadelas ( 2,3,5 anos) e uma macho 3 anos. curiosamente os 4 mais fracos dos meus 8 caes caçados.
posto apenas para podermos ver as diferenças entre podengos portugueses e caes de raso, e verdade que e um cao a mais que os teus, mas podemos ver as diferenças.

abraço


Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyDom Mar 24, 2013 5:49 pm

a pessoas aqui neste forum que nao se convençem que cada um caça coma raça de caes que mais gosta nao vale a pena estar sempre a dizer que os podengos sao melhores que os fauves ,grifones, beagles ou au comtrario sertamente a pessoas que dizem que os podengos sao melhores que os caes de rasto porque nunca caçaram com outras raças e isto igualmente que caça com caes de rasto nunca caçou com podengos nao vale a pena estar a tentar dizer que os podengos sao isto e os caes de rasto sao aquilo so da confusao !!!!! mas isto e a minha humilde opiniao
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyDom Mar 24, 2013 6:54 pm

Diogo, não ando aqui em competição contigo nem com ninguen. atenção...muito menos está escrito por mim am algum post que eu tenho cães melhores que A B ou C ....ou tenha alguma coisa para vender!!!
....as diferenças que te referes será que os teus cães "andam" mais em cima do coelho ?...é isso?....é que no video que eu coloquei o coelho como já disse foi andar ao cimo da encosta e nessa altura os cães deixam de se ouvir por estarem longe de onde eu estava.. . .mas garantote que mesmo mais lentos que os teus nunca o perderam.
...sabes eu só tenho mesmo esses 3 e o mais velho é a beagle com quaze 3anos os fauve com ano e meio e uma fema fauve com um ano, como eu disse anteriormente não me importava nada de ter 5 ou 6 de rasto dos bons.......tenho de continuar a trabalhar!!!
......com já disse várias vezes os podengos são mais rápidos....mas os de rasto seguem melhor....até podes dizer o contrário, é a tua opinião.
....aliás, os teus podengos pelo que dizes....nem devem seguir muitos minutos, pois a tendençia é o coelho acabar na boca dos cães!?!?certo???
....voltamos sempre ao mesmo gostos...e gostos não se discutem...os de rasto são mais lentos...mas a velocidade para mim é "irrelevante" desde que sigam o coelho por onde ele passou dou pouco relevo a "tanta"velocidade....outra coisa que gosto nos de rasto é a resistençia, ao fim de um dia de caça se for preciso seguir um coelho mais meia hora eles seguem...
.....portanto esta coisa de quais são melhores ou piores...pouco sentido faz,como já foi dito várias vezes cães bons há em todas as raças.

.......sem entrar em competições,vou por um video da minha beagle na alutra com dois anos e de um fauve novito com 10meses na altura,posso te dizer e vê o video todo que andaram com esse coelho meia hora...mas foi meia hora onde o coelho fez um trageto grande e teve de mudar de "encosta" duas ou 3 vezes,,,,e como podes ouvir os cães a "partirem" mato, não é mato roto.....

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
ondas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 81
Idade : 58
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 14/10/2009

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyDom Mar 24, 2013 10:51 pm

[quote="diogo30alvite"]amigo pedro eusebio, sem qualqer tipo de ofensa, posto um video de podengos portugeses, 4 caes.
3 cadelas ( 2,3,5 anos) e uma macho 3 anos. curiosamente os 4 mais fracos dos meus 8 caes caçados.
posto apenas para podermos ver as diferenças entre podengos portugueses e caes de raso,

Vais desculpar-me mas nesse mato até os meus filas de são miguel caçam, não vale a pena estar a dizer que só uma raça á que têm cães bons pois em todas os encontras, pelos teus comentários penso que precisas de ter experiencia de caça com cães de rasto para fundamentares mais a tua posição," pois dizer que é porque é" não têm qualquer rigor.
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptySeg Mar 25, 2013 12:06 am

Meus caros amigos, eh, eh.

Afinal, eu pensava que não, mas eu encontro-me á vossa frente.

Os meus lobinhos dão para caçar de norte a sul de Portugal. Lobinhos porque os gajos uivam muito de noite, e fazem muito barulho.

Eh, eh, tenho 1 que se fazia um herói ao pé dos do Diogo, outro que se faria idem ao pé dos do Pedro.

São uma autentica salada russa, mas para aqui para a minha zona centro são ideais, e para mim são os melhores cães do mundo, isto porque são meus, eh, eh.

Ah, e um outro muito novito, que vamos ver no que vai dar.

Uma boa continuação com os vossos treinos, continuem a filmar e a mostrar, porque a malta agradeçe, isto porque voçês para as vossas zonas tambem têm os melhores cães do mundo, isto porque são vossos.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptySeg Mar 25, 2013 9:56 am

Amigos, não discutam o sexo dos anjos!
Cada qual tem o que tem e se o tem é porque está satisfeito.
Abraço a todos. Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 232712
Ir para o topo Ir para baixo
diogo30alvite
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
diogo30alvite


Número de Mensagens : 153
Idade : 34
Localização : Viseu
Data de inscrição : 01/05/2012

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptySeg Mar 25, 2013 12:06 pm

amigo , nao coloquei o video para mostrar que sao melhores ou pores, apenas para vermos a diferença, ja k estavamos a dicutir qual o melhor cao para caçar colehos, assim as pessoas podem ver as diferenças, mas claro gosto sao gosto e cada um caça com uma que tem.

agora dizerem me qe neste mato ate os fila sao miguel caçam. Agreement

traga os ca entao para ver se eles caçam.

mas bom gosto sao gosto, e temos que passar o tempo a discutir alguma coisa hehe.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptySeg Mar 25, 2013 12:52 pm

podengos&coelhos escreveu:
Amigos, não discutam o sexo dos anjos!
Cada qual tem o que tem e se o tem é porque está satisfeito.
Abraço a todos. Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 232712


Rui tens 200% de razão.!!!! bravo
...chover no molhado...outra vez!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptySeg Mar 25, 2013 11:58 pm

tem sempre de discutir algoQual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 600400 o que é bom, porque se fosse para se concordar e dizer que sim a tudo não estaria aqui. A minha teimosia já me levou a aprender muita coisa por aqui ou ali... e já mostrei também o meu ponto de vista várias vezes.
Concordo que os cães do Diogo estão mais que talhados para a zona em que caça, e na minha acho que fariam uma figura parecida em alguns tipos de matos que por aqui temos. O vicio faz andar um cão!! mas tenho de concordar com o Rui que em silvas muito fechadas os podengos altos não rendem tanto, mas eu refiro-me a velocidade, não falo de nariz... Uma coisa é adaptar um jogador a uma posição, outra coisa é um jogador talhados para aquela posição. O que quero dizer é que cães pequenos rendem mais em silvas apertadas, pois é a favor da sua natureza. Um cão grande pode lá andar, pode demorar mais ou menos tempo mas "sofre mais" e o terreno não a permite brilhar, porque onde uns andam com mais facilidade e em correrias outros andam com maiores dificuldades...
O mesmo se aplica aos terrenos onde o Diogo caça, uma matilha só de podengos pequenos não teria o mesmo rendimentos, para os coelhos que dão grandes pancadas, até porque a malta coelheira de podengos está habituada a lances mais rápidos porque eles são talhados para isso.
Este ano caçei com um colega que tem um "podengo" que tem muito mais nariz do que qualquer cruzado ou de rasto que vi aqui até hoje, mas por contra partida é muito lento, canta demasiado no rasto e segue muito bem mesmo! Mas para mim aquele cão teria rendimento na minha matilha com o tempo quente, de tarde ou então para recuperar alguns coelhos depois de encostados. Não conseguiria caçar com vários cães assim na minha matilha porque estou habituado a maior rapidez. Sai sai, não sai vamos a outro.
Claro que todos os cães s enganam e quanto maior a rapidez por vezes maior é o engano.. mas há podengos que o fazem de forma eximia. Ou os podengos andaluzes dos nossos amigos espanhois que fazem isso e muito mais têm sangue de rasto?
Outra pergunta que deixo, e porque não pesquisei : "um podengos não pode cantar de rasto por ser de levante? como por ignorancia nunca procurei a definição de cães de levante pergunto" . A selecção faz-se a maioria das vezes pela diversidade entre a especie e pela inceerteza dentro dos processos biológicos (mitoses, meioses etc etc...) pela combinação dos cromossomas.
Uma coisa é a velocidade, outra é exactidão no rasto. Para mim não me interessa que os meus cães pisem exatamente os mesmos terrenos que o coelho em fuga, até porque o podengo em alta rotação de nariz no ar nem sempre o consegue fazer, mas não deixa de ir no encalce do coelho. De podengos percebo mal e de cães de rasto então...Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 139124
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyTer Mar 26, 2013 12:09 am

Se a selecção só fosse feita dessa forma que muitos dizem ou pensam... não haveria ninhadas heterogeneas onde uns são mais cantadores, outros seguem melhor, outros não passam de medianos, outros nem isso...
Pensem o que para cada um de voçês é seguir. Acredito que quem caça com cães de rasto prefere cães de rasto a seguir mais rápido que mais lentos. Porque? eficiencia vs rapidez, se as pudermos ter não quereremos outra coisaQual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 600400Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 688738
Porque tantos (assim como eu) gostamos do videos de cães de rasto muito aqui divulgado, porque tinham a velocidade aliada ao excelente nariz.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyTer Mar 26, 2013 9:35 am

Obviamente que não há nada "escrito" que diga que um podengo não possa cantar de rasto. Pessoalmnte gosto deles a dar uma "cantada" mas nada de exageros.

Depois em relação aos pequenos e médios, é muito mais fácil a uma matilha de cães pequenos caçar em matos rotos que uma matilha de cães médios caçar em silvas apertadas. Os médios por mais vontade que tenham não conseguem encolher e depois de muito massacrados o corpo vai dar de si e vai impedi-los de se continuar a "picar".

Escrevo isto com experiência a caçar coelhos com cães pequenos e cães médios em diferentes zonas do país e em diferentes tipos de mato.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyTer Mar 26, 2013 1:44 pm

podengos&coelhos escreveu:
Obviamente que não há nada "escrito" que diga que um podengo não possa cantar de rasto. Pessoalmnte gosto deles a dar uma "cantada" mas nada de exageros.

Depois em relação aos pequenos e médios, é muito mais fácil a uma matilha de cães pequenos caçar em matos rotos que uma matilha de cães médios caçar em silvas apertadas. Os médios por mais vontade que tenham não conseguem encolher e depois de muito massacrados o corpo vai dar de si e vai impedi-los de se continuar a "picar".

Escrevo isto com experiência a caçar coelhos com cães pequenos e cães médios em diferentes zonas do país e em diferentes tipos de mato.

Nem mais amigo Rui é isso mesmo .Por vezes falamos sem saber como eu ja o fez ate que teve o prazer de conhecer quem caçava com podengos medios e pequenos e vi logo que seria uma mais valia , para mim e ja caço com eles e porque gosto de caes mais rapidos e de orelha fitada para mim o melhor e ter uma matilha mista de podengos pequenos e medios e que seja uma matilha bem composta .
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 EmptyTer Mar 26, 2013 3:20 pm

Já aqui escrevi e volto a escrever, as pessoas têm uma ideia muito errada da capacidade de um podengo pequeno e isso é provocado pela falta de exemplares de qualidade a caçar no nosso país. É muito mais fácil arranjar-se uma linha de podengos médios com aptidões cinegéticas acima da média do que podengos pequenos. Há poucas linhas de podengos pequenos efectivamente bons de caça.
Eu falo por experiência própria pois fartei-me de correr e saltar e gastar €€€ até conseguir arranjar podengos pequenos capazes daquilo que eu espero deles.
Eu caço com uma matilha de podengos médios e pequenos e garanto-vos que se complementam às mil maravilhas e isso mesmo o nosso amigo Zé já pode comprovar ao vivo e a cores e penso que ele se estava a referir isso mesmo no post anterior. É isso Zé?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a melhor raça para caçar coelhos?   Qual a melhor raça para caçar coelhos? - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual a melhor raça para caçar coelhos?
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» cartuchos
» Qual a melhor raça de rasto?
» Raça para planície
» Calendário mais curto e espécies proibidas de caçar em Portugal mas no resto da Europa pode-se caçar Porque ???
» Que raça?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: