Caça & pesca & natureza
Para vocês o que e um coelho bravo Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Para vocês o que e um coelho bravo Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Para vocês o que e um coelho bravo

Ir para baixo 
+11
JPedro
Augusto Moreira
Vitor21
francisco santos
Delgado
heros
Tero Lero
j.Oliveira
rafeirage
brunoferraz
podengos
15 participantes
AutorMensagem
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptySeg Out 19, 2009 2:12 pm

Amigos estou a criar este tópico para saber a vossa opinião sobre a bravura do nosso coelho bravo como sabem morrem muitos e tem se feito muitos repovoamentos em todo território português a muitos bem de Espanha porque são mais em conta . Agora muitos já não compram em Espanha porque dizem que tem melhores resultados com coelhos perto da zona de caça .A pergunta e esta a maior parte de zct dizem temos caçadas coelhos 100 por cento bravos como e que vamos conhecer se realmente são bravos ,pergunto isto porque eu tenho coelhos meios bravos em casa a criar em gaiolas para treinar os cães ,e quando quero treinar os cães solto os coelhos numa cerca para eles correrem um pouco só os tenho la uma noite e um dia e depois no outro dia vou treinar logo de manha e posso dizer que já correm muito bem mesmo .Se os deixar mais dias na cerca ele fazem um buraco a fogem nunca mais os apanho atenção a cerca esta vedada 60 cm para baixo da terra .Se eu os puser o lado dos coelhos onde caço a diferença não e nenhuma por isso eu pergunto será que andamos a caçar a coelhos bravos ou só meus bravos como os que tenho em casa ?????????Como é na vossa zona amigos ,abraço :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptySeg Out 19, 2009 2:41 pm

Coelho bravo entende-se nascido e criado em pleno monte aberto.

Agora como disse, é muito dificel distinguir de um coelho bravo puro de um coelho com a mesma genetica solto no monte 3 a 9 meses antes da caça começar.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptySeg Out 19, 2009 3:34 pm

brunoferraz escreveu:
Coelho bravo entende-se nascido e criado em pleno monte aberto.

Agora como disse, é muito dificel distinguir de um coelho bravo puro de um coelho com a mesma genetica solto no monte 3 a 9 meses antes da caça começar.

Pois e amigo bruno por isso fez a pergunta e complicado mesmo ,fez mais a pergunta porque ja vi muitas zca e dizem todas a mesma coisa coelhos 100% bravos ..Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptySeg Out 19, 2009 8:34 pm

não sei se é geral e se não estou enganado, mas na minha zona é mais ou menos assim...
Mas na cor existe 2 um pardo mais escuro que é o que chamamos da fazenda e um mais amarelo do pinhal. E têm uma definição boa das cores (ou seja para mudar a cor é instantaneo e não progressivo) o branco da barriga para o pardo bem como a mancha castanha na nuca.
As orelhas finas e sem exesso de pelos no rebordo e se dobrar para o nariz não deve ultrapassar a ponta do nariz e não serem demasiado largas.
A cabeça deve ter uns olhos bogalhados sem grande saliencia ossea da caverana dos olhos. O fucinho deve ser ponteagudo e não redondo.
As patas devem ser fininhas tanto as trazeiras como dianteiras e um corpo sob o comprido não deve ter um grande lombo "grosso"
Ir para o topo Ir para baixo
j.Oliveira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
j.Oliveira


Número de Mensagens : 637
Idade : 49
Localização : londres inglaterra
Data de inscrição : 05/06/2009

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptyQua Out 28, 2009 12:02 am

o meu pai um dia disse que os coelhos criados em cativeiro depois de serem lancados para o monte.
passado 2 anos de os soltarem ficao tao bravios como os que ja la estao a mais tempo.
um abraco Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Tero Lero
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Tero Lero


Número de Mensagens : 112
Idade : 40
Localização : Carviçais (Torre de Moncorvo), Mirandela
Data de inscrição : 31/03/2009

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptyQua Out 28, 2009 4:18 pm

Coelho Bravo é o coelho nascido e criado no monte, o mesmo tendo acontecido aos seus pais, avós, bisavós, trisavós, tetravós e por aí em diante!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://tempodoavesso.blogspot.com/
heros
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
heros


Número de Mensagens : 33
Idade : 50
Localização : lourinhã
Data de inscrição : 07/12/2009

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptyQui Dez 10, 2009 8:31 pm

Algumas zct entendem que coelho bravo é todo aquele que não se deixa agarrar á mão.
Ir para o topo Ir para baixo
Delgado
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Delgado


Número de Mensagens : 42
Idade : 43
Localização : montalegre
Data de inscrição : 30/11/2009

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Coelhos bravos....   Para vocês o que e um coelho bravo EmptySex Dez 11, 2009 9:18 am

Na minha modesta opininão existem sempre algumas diferenças por mais ténues que sejam. Eu também tenho coelhos (meio bravos) em casa para treinar os cães e no sitio onde caço nunca foram feitos quaisquer repovoamantos (na minha opinião ainda bem!!!). já por diversas vezes comparei e os que matamos na caça são mais pequenos e têm umas orelhas bem mais pequenas.
Acho que seria engraçado colocar-mos todos umas fotos dos coelhos que matamos com uma régua para referência de 20 cm junto ao corpo e ás orelhas e depois tirávamos as conclusões.
o que acham?
cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
francisco santos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 34
Idade : 61
Localização : sesimbra
Data de inscrição : 18/04/2009

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: coelhos bravos   Para vocês o que e um coelho bravo EmptyTer Ago 31, 2010 10:16 pm

pra mim existem diferençcas entre o coelho bravo e o coelho domestico e a principal é agenética se não os coelhos ditos do monte eram de varias cores como aconteçe com os coelhos de capoeira podemos comparar com os toiros de lide em que é mantida uma genetica sempre com a mesma linha porque aquela linha é verdadeiramente brava o mesmo aconteçe com o coelho de monte quando ele é verdadeiramente puro fugeir toudes fogem pra mim é´uma questão de raça ser pura ou não chau e bons tiros
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 36
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptyTer Ago 31, 2010 11:25 pm

Para mim um coelho bravo é aquele coelho que nasceu, cresceu e viveu sempre num ambiente selvagem.
Podemos ter coelhos, ditos "do monte" - com as mesmas dimensões, cores,etc - mas se for criado em cativeiro e depois lançado para o monte para ser morto, como acredito que muitas turísticas o faça, para mim deixa de ser um coelho bravo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Augusto Moreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Augusto Moreira


Número de Mensagens : 105
Idade : 65
Localização : Maia
Data de inscrição : 14/03/2008

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptyQua Set 01, 2010 3:09 pm

j.Oliveira escreveu:
o meu pai um dia disse que os coelhos criados em cativeiro depois de serem lancados para o monte.
passado 2 anos de os soltarem ficao tao bravios como os que ja la estao a mais tempo.
um abraco Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers

Dois anos?????????? Ao fim de meia dúzia de meses e se calhar nem tanto.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 36
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptyQua Set 01, 2010 3:51 pm

Augusto Moreira escreveu:
j.Oliveira escreveu:
o meu pai um dia disse que os coelhos criados em cativeiro depois de serem lancados para o monte.
passado 2 anos de os soltarem ficao tao bravios como os que ja la estao a mais tempo.
um abraco Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers Para vocês o que e um coelho bravo Icon_cheers

Dois anos?????????? Ao fim de meia dúzia de meses e se calhar nem tanto.


se por terem sido criados em cativeiro, não morrerem antes.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
JPedro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
JPedro


Número de Mensagens : 55
Idade : 32
Localização : Braga
Data de inscrição : 27/12/2009

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptySáb Set 18, 2010 3:57 am

Coelho bravo é um coelho peqeno, a frente da pata deve ser toda castanha sem manchas brancas, rabo peqeno, cabeçudo, e orelha peqena.
O meu pai tem coelhos bravos e posso dizer q os coelhos alimentados com farelo até 1 ano dao maiores do q os peqenos q sao logo soltos com 3 meses.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptySáb Set 18, 2010 7:02 am

JPedro escreveu:
Coelho bravo é um coelho peqeno, a frente da pata deve ser toda castanha sem manchas brancas, rabo peqeno, cabeçudo, e orelha peqena.
O meu pai tem coelhos bravos e posso dizer q os coelhos alimentados com farelo até 1 ano dao maiores do q os peqenos q sao logo soltos com 3 meses.

Abraço

bom dia concordo coelhos criados a farelo ficam maiores ,gostava de saber só uma coisa como e que o seu pai cria numa gaiola como os coelhos caseiros ou soltos no quintal ???? abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
JPedro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
JPedro


Número de Mensagens : 55
Idade : 32
Localização : Braga
Data de inscrição : 27/12/2009

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptySáb Set 18, 2010 3:16 pm

Em casota, como os mansos.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
setter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
setter


Número de Mensagens : 100
Idade : 59
Localização : setubal
Data de inscrição : 19/07/2010

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: para voces o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptySáb Set 18, 2010 4:46 pm

Boa tarde a todos.
Até entre os bravos propriamente ditos há diferenças consideráveis. Quando se podia caçar aqui em Setubal, na zona da serra os coelhos ai mortos, geralmente eram sempre mais pequenos do que os coelhos mortos nos arredores em zonas mais planas.
O habitat em que os coelhos vivem tem muito a ver com a aparencia dos mesmos, quer em tamanho quer na tonalidade do pelo.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptySáb Set 18, 2010 5:00 pm

JPedro escreveu:
Em casota, como os mansos.

Abraço

bem eu fez a pergunta porque eu ja teve uns que eram mesmo bravos teve umas 5 femias e dois machos e nunca consegui tirar ninhadas ,depois arranjei umas femias idênticas mas ja não eram puras a 100% e metias juntas os machos ai sim tenho tido coelhos mas não posso dizer que são sem por cento bravos .Agora dos mesmos bravos numa cerca grande sei que se tem criado coelhos na minha zona agora nas gaiolas não ..abraço Para vocês o que e um coelho bravo 589810 Para vocês o que e um coelho bravo 589810 Para vocês o que e um coelho bravo 589810 Para vocês o que e um coelho bravo 589810
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptySáb Set 18, 2010 5:01 pm

setter escreveu:
Boa tarde a todos.
Até entre os bravos propriamente ditos há diferenças consideráveis. Quando se podia caçar aqui em Setubal, na zona da serra os coelhos ai mortos, geralmente eram sempre mais pequenos do que os coelhos mortos nos arredores em zonas mais planas.
O habitat em que os coelhos vivem tem muito a ver com a aparencia dos mesmos, quer em tamanho quer na tonalidade do pelo.

total mente de acordo .
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Armenio Tavares
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Armenio Tavares


Número de Mensagens : 211
Idade : 51
Localização : oliveira de frades viseu
Data de inscrição : 09/07/2009

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptySáb Set 18, 2010 7:06 pm

heros escreveu:
Algumas zct entendem que coelho bravo é todo aquele que não se deixa agarrar á mão.


Nao sejas tao mau affraid affraid
Olha que ha aqui muita boa gente a caçar em zct :oops: :oops:
comprimentos
Armenio tavares
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Teixeira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Ricardo Teixeira


Número de Mensagens : 36
Idade : 49
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 31/05/2010

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptySáb Set 18, 2010 7:06 pm

Só é possivel ter a certeza se um coelho é bravo ou nao por testes geneticos, pois um coelho pode se cruzado com um manso e ter o fenotipo (aspecto morfologico) de bravo mas na genetica já tem percentagens de manso, por isso para se ter a certeza é fazer um teste genetico, e nas perdizes tb dá para fazer, por isso alguns criadores dizem que criam perdizes bravas porque apos varias geraçoes estas tem genotipo de 99% de bravas, e a venatória costuma fazer usos destes testes geneticos....
abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo EmptySáb Set 18, 2010 9:24 pm

Eu concordo inteiramente com o dito pelo Setter.
Ha muitos anos, 20 ou mais, não se falava em reservas nem repovoamentos, havia pelo menos duas espécies de coelhos bravos. E digo pelo menos. Uns eram mais gordinhos e mais pequenos do que outros de determinadas zonas. E só falo aqui da região Centro, onde sempre cacei.
Calculo também que as diferenças estivessem na alimentação.. ou então sempre houve mais do que uma subespécie, vamos chamar-lhe assim.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Para vocês o que e um coelho bravo Empty
MensagemAssunto: Re: Para vocês o que e um coelho bravo   Para vocês o que e um coelho bravo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Para vocês o que e um coelho bravo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Criação de coelho-bravo em cativeiro
» Coelho-Bravo
» Procuro coelho bravo
» Recuperação do coelho bravo
» O que fazer contra a doença do Coelho

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: