Caça & pesca & natureza
Dúvida sobre limpeza de arma Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Dúvida sobre limpeza de arma Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Dúvida sobre limpeza de arma

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Pedro M.
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Pedro M.


Número de Mensagens : 3
Idade : 32
Localização : Zona norte
Data de inscrição : 15/09/2015

Dúvida sobre limpeza de arma Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre limpeza de arma   Dúvida sobre limpeza de arma EmptyQua Set 16, 2015 2:57 pm

Olá a todos. Como disse na minha apresentação tenho algumas duvidas, no que diz respeito há caça, principalmente em relação há limpeza da arma, pois nunca percebi muito de armas. Comecei a ir há caça quando era muito novo com alguns familiares que já deixaram de caçar há alguns anos. Agora, depois de ter tirado a carta decidi adquirir uma antiga arma semi-automática, no entanto tenho algumas dúvidas em relação há sua limpeza principalmente no interior do cano.
Eu comprei um daqueles kits que vem com três escovas, uma amarela para passar em primeiro lugar para tirar os restos de pólvora, depois uma escova de arame, e no final uma escova de pelo (para olear penso eu). Eu lembro-me de o meu avô (quando caçava) no final passar por dentro do cano uma vara de madeira com um "trapo" atado há ponta para olear, por isso penso que esta ultima escova tenha a mesma função.
A minha principal dúvida é depois de passar com a primeira escova para tirar os restos de pólvora, devemos "borrifar" o interior do cano directamente com óleo? Ou "borrifar" directamente a escova de arame e depois passar pelo interior do cano? E que quantidade de óleo devemos aplicar?
Peço desculpa estar a fazer perguntas tão básicas, mas como referi tenho pouca experiência. Também tentei encontrar algum site, que explicasse isto mas não encontrei nada, por isso se souberem de alguma coisa digam-me por favor.

Gostaria que me respondessem.
Ass: Pedro M.
Ir para o topo Ir para baixo
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Biri


Número de Mensagens : 328
Idade : 46
Localização : Abrantes
Data de inscrição : 14/10/2011

Dúvida sobre limpeza de arma Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre limpeza de arma   Dúvida sobre limpeza de arma EmptyQua Set 23, 2015 2:39 pm

Olá confrade

em relação à limpeza da arma, se não a souber desmanchar, vale mais não o fazer e com óleo fino (spray) deve aplicar um pouco nas partes móveis da culatra e afins.

Em relação ao cano, podem haver 2 tipos de extração, o de aproveitamento de gases (browning's, beretas, fabarm's, etc.) e o de inercia (beneli's, franchi, etc.) e que precisam de cuidados diferentes qt à limpeza.

Se a sua arma é uma das primeiras, deve ter atenção e desentupir 2 furos que existem +/- a meio do cano, na parte inferior do mesmo, que servem para o aproveitamento de gases dos tiros para extração dos invólucros.
Se a sua arma é do segundo tipo, não têm esses furos, pelo que não necessitam de atenção especial nesta situação.
Qt à utilização dos escovilhões que tem, deve em primeiro lugar utilizar o de arame mais grosso para retirar restos de pólvora e de chumbo que ficam após os disparos, podendo para isso utilizar algum solvente para esses materiais (no caso de haver mesmo mta sujidade), ou apenas algum óleo de spray tipo wd40 juntamente com o escovilhão de arame.
No meu caso e após verificar que não há resíduos no cano, apenas passo com vários panos secos no cano, utilizando a vareta de limpeza, até que o mesmo saia do cano limpo, ou seja sem manchas de óleo ou de sujidade. Não devem ficar no cano restos de óleo, nem de nada, pois pode afetar a distribuição da chumbada e servir para acumular sujidade. Qd for altura de arrumar o ferro por uma larga temporada (defeso) poderá então deixar uma camada fina de óleo no interior do cano, mas não deverá ser necessário, pois se o cano estiver bem seco e limpo não deverá ter problemas, devendo sempre antes de iniciar a atividade ter o cuidado de limpar bem o interior do cano.

Espero ter ajudado
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro M.
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Pedro M.


Número de Mensagens : 3
Idade : 32
Localização : Zona norte
Data de inscrição : 15/09/2015

Dúvida sobre limpeza de arma Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre limpeza de arma   Dúvida sobre limpeza de arma EmptyQui Set 24, 2015 2:17 pm

Muito obrigado pelo seu resposta, companheiro Biri, ajudou-me muito. De qualquer das maneiras acho que é melhor levar a arma a um armeiro, para ver se está tudo bem.

Só mais uma pergunta, sendo a minha arma de extracção por aproveitamento de gases, como faço para limpar os dois furos que existem a meio do cano?

Muito obrigado pela atenção.
Pedro M.
Ir para o topo Ir para baixo
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Biri


Número de Mensagens : 328
Idade : 46
Localização : Abrantes
Data de inscrição : 14/10/2011

Dúvida sobre limpeza de arma Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre limpeza de arma   Dúvida sobre limpeza de arma EmptyQui Set 24, 2015 2:28 pm

Não vale a pena levar a arma ao armeiro apenas para limpeza!!

Faça o que lhe disse, ou então se tiver acesso a um compressor, coloque petróleo na pistola e passe a arma à pressão, depois com ar à pressão seque bem a arma e lubrifique com óleo em spray.

os furos no cano podem ser limpos com o petróleo à pressão diretamente para o local, ou então com um arame fino e com algum petróleo consegue limpar os furos manualmente.

Se precisar de mais alguma coisa disponha
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida sobre limpeza de arma Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre limpeza de arma   Dúvida sobre limpeza de arma Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida sobre limpeza de arma
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Armeiro para limpeza de arma
» Limpeza de espingarda.
» Limpeza de espingardas
» Limpeza de Armas
» Armas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Fórum ::  Regras do Fórum - OBRIGATÓRIO LER-
Ir para: