Caça & pesca & natureza
Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros...

Ir para baixo 
+3
menoferreira
mgrilo
ruiguima
7 participantes
AutorMensagem
ruiguima
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
ruiguima


Número de Mensagens : 3
Idade : 49
Localização : Guimarães
Data de inscrição : 30/09/2014

Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... Empty
MensagemAssunto: Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros...   Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... EmptyTer Set 30, 2014 9:02 pm

Boas,

Conclui (acho eu) o longo processo de obtenção de carta de caçador e de licença de porte de arma hoje com a entrega da documentação no ICNF e na PSP. Escrevo estas linhas para desabafo e para quem pretende seguir o mesmo processo esteja elucidado e prevenido para alguns problemas.

1 - O processo começa no ICNF ou na Câmara Municipal com o Requerimento para exame de carta de caçador, aqui é necessário preencher o requerimento e pagar o mesmo. Podem e devem comprar o manual para que possam estudar a cor das penas das aves e outros assuntos... O inicio da curiosidade começa aqui pois só é possivel requerer o exame no mês de Dezembro.

2 - Surge então uma carta na vossa casa a convocar para exame prático para provarem que realmente estudaram e são conhecedores da arte da caça. Aqui há uma deslocação garantida para a capital de distrito para fazer o exame se faltarem á primeira chamada (Março) são automaticamente convocados para a segunda chamada (Junho) se faltarem ás duas ou chumbarem lá se vai embora o dinheiro do requerimento do exame que só podem voltar a fazer em Dezembro... Caso sejam aprovados no exame têm a categoria de apto que convém tirar logo que possivel 2 cópias.

3 - Depois de aprovados no exame de carta de caçador segue-se o exame LUPA na PSP não me vou alongar muito em comentários. São convocados via carta para comparecerem na PSP (1 mês depois) normalmente há duas chamadas mas aconselho a fazerem logo na primeira chamada se puderem pois se precisarem de alguma informação essa surge a conta gotas... O exame LUPA consiste em 3 dias uteis, 1 dia completo curso de formação tecnica e civica em que é distribuido um manual com a legislação e outros procedimentos, uma semana depois exame teórico e prático de porte de arma e uma semanas depois surge a prova prática de tiro em carreira de tiro a designar (muito cuidado com as manobras de segurança, dedo no gatilho e a segurança da arma). Como nada na vida é gratuito obviamente as formações e os exames têm de ser pagos.
Se tudo correr bem e com muita paciência é atribuido a Guia Provisória de Licença de uso e porte de arma. Se não conseguirem comparecer ao exame teórico ou á prova prática ou se chumbarem têm direito a repetir para o proximo ano sujeito a novo pagamento é claro... (desconheço se é possivel fazer na segunda chamada caso corra mal na primeira)

4 - Pedido de Licença definitiva na PSP

Documentos necessários:

-2 Fotografias
-Certidão de registo Criminal para efeitos de Uso e Porte de arma (válido por 90 dias)
-Guia provisória obtida no curso LUPA (cópia)
-Atestado médico de Robustez para efeitos de uso e porte de arma (válido por 90 dias)
-Cópia do BI/Cartão de Cidadão
-Copia de carta de caçador ou comprovativo de exame de carta de caçador
-Cópia de cartão de eleitor para comprovativo de residencia
-Identificação
-Assinatura na certidão fornecida na PSP
-Pagamento (é claro)

Levem fotocópias dos documentos assinalados!!!

5 - Requerimento de carta de caçador no ICNF ou Camara Municipal

-2 Fotografias
-Requerimento (fornecido no local no caso do ICNF)
-Certidão de registo Criminal para efeitos de carta de caçador (válido por 90 dias)
-Atestado médico de Robustez para efeitos de carta de caçador (válido por 90 dias)
-cópia de comprovativo de exame de carta de caçador
-Identificação
-Assinaturas
-Pagamento (calma só faltava mais este!!!)


Conclusões:

Este processo é complicado e com peripécias que nem vou começar a descrever, aconselho a terem disponibilidade e a não faltarem sempre que forem convocados. Não entendo como com  tantas associações e clubes de caçadores neste País é permitido fazer este processo tão complicado e com tanto tempo dispendido.

Como não falei em valores até agora vamos lá a contas:

Pedido de exame ICNF- 59,48€
Manual ICNF - 8,80€
Curso LUPA PSP (Classe C) - 168,40€
Certidão criminal (5€ x 2) - 10€
Fotografias(6) - 8€
Pedido de licença PSP - 128,40€ (29,40€ Certificado C + 49,5£ pagos no acto + 49,5€ pagos assim que receberem carta em casa com referencia MB)
Pedido de Carta de Caçador - 11,04€

TOTAL : 394,12 €

Exclui deste valor 3 dias que não trabalhei, deslocações (mais do que muitas) e consulta médica para os atestados médicos.

Espero ter ajudado os novos caçadores (como eu) com a dura realidade....

Espero não me ter esquecido de nada, caso me tenha esquecido por favor corrijam...
Ir para o topo Ir para baixo
mgrilo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
mgrilo


Número de Mensagens : 18
Idade : 46
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 31/01/2014

Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros...   Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... EmptyQua Out 01, 2014 9:09 pm

Boas, eu até tive sorte. No ano em que tirei a legislação já obrigava o curso na psp, no entanto como ainda não havia condições para o fazer safei-me apenas com uma manhã de formação teórica.

Quem foi no ano seguinte já levou com a bitola maior.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
menoferreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
menoferreira


Número de Mensagens : 30
Idade : 50
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/11/2013

Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros...   Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... EmptyQui Out 02, 2014 12:08 pm

bom dia

muito bem explicado, só faltou falar nas horas de marranço, porque quer o exame para a carta de caçador quer para a licença de uso e porte de arma não são fáceis, a malta não pode ir para lá dormir senão........ 

um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
TiagoLoureiro96
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
TiagoLoureiro96


Número de Mensagens : 4
Idade : 27
Localização : Aveiro
Data de inscrição : 18/10/2014

Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros...   Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... EmptySáb Out 18, 2014 2:54 pm

ruiguima escreveu:
Boas,

Conclui (acho eu) o longo processo de obtenção de carta de caçador e de licença de porte de arma hoje com a entrega da documentação no ICNF e na PSP. Escrevo estas linhas para desabafo e para quem pretende seguir o mesmo processo esteja elucidado e prevenido para alguns problemas.

1 - O processo começa no ICNF ou na Câmara Municipal com o Requerimento para exame de carta de caçador, aqui é necessário preencher o requerimento e pagar o mesmo. Podem e devem comprar o manual para que possam estudar a cor das penas das aves e outros assuntos... O inicio da curiosidade começa aqui pois só é possivel requerer o exame no mês de Dezembro.

2 - Surge então uma carta na vossa casa a convocar para exame prático para provarem que realmente estudaram e são conhecedores da arte da caça. Aqui há uma deslocação garantida para a capital de distrito para fazer o exame se faltarem á primeira chamada (Março) são automaticamente convocados para a segunda chamada (Junho) se faltarem ás duas ou chumbarem lá se vai embora o dinheiro do requerimento do exame que só podem voltar a fazer em Dezembro... Caso sejam aprovados no exame têm a categoria de apto que convém tirar logo que possivel 2 cópias.

3 - Depois de aprovados no exame de carta de caçador segue-se o exame LUPA na PSP não me vou alongar muito em comentários. São convocados via carta para comparecerem na PSP (1 mês depois) normalmente há duas chamadas mas aconselho a fazerem logo na primeira chamada se puderem pois se precisarem de alguma informação essa surge a conta gotas... O exame LUPA consiste em 3 dias uteis, 1 dia completo curso de formação tecnica e civica em que é distribuido um manual com a legislação e outros procedimentos, uma semana depois exame teórico e prático de porte de arma e uma semanas depois surge a prova prática de tiro em carreira de tiro a designar (muito cuidado com as manobras de segurança, dedo no gatilho e a segurança da arma). Como nada na vida é gratuito obviamente as formações e os exames têm de ser pagos.
Se tudo correr bem e com muita paciência é atribuido a Guia Provisória de Licença de uso e porte de arma. Se não conseguirem comparecer ao exame teórico ou á prova prática ou se chumbarem têm direito a repetir para o proximo ano sujeito a novo pagamento é claro... (desconheço se é possivel fazer na segunda chamada caso corra mal na primeira)

4 - Pedido de Licença definitiva na PSP

Documentos necessários:

-2 Fotografias
-Certidão de registo Criminal para efeitos de Uso e Porte de arma (válido por 90 dias)
-Guia provisória obtida no curso LUPA (cópia)
-Atestado médico de Robustez para efeitos de uso e porte de arma (válido por 90 dias)
-Cópia do BI/Cartão de Cidadão
-Copia de carta de caçador ou comprovativo de exame de carta de caçador
-Cópia de cartão de eleitor para comprovativo de residencia
-Identificação
-Assinatura na certidão fornecida na PSP
-Pagamento (é claro)

Levem fotocópias dos documentos assinalados!!!

5 - Requerimento de carta de caçador no ICNF ou Camara Municipal

-2 Fotografias
-Requerimento (fornecido no local no caso do ICNF)
-Certidão de registo Criminal para efeitos de carta de caçador (válido por 90 dias)
-Atestado médico de Robustez para efeitos de carta de caçador (válido por 90 dias)
-cópia de comprovativo de exame de carta de caçador
-Identificação
-Assinaturas
-Pagamento (calma só faltava mais este!!!)


Conclusões:

Este processo é complicado e com peripécias que nem vou começar a descrever, aconselho a terem disponibilidade e a não faltarem sempre que forem convocados. Não entendo como com  tantas associações e clubes de caçadores neste País é permitido fazer este processo tão complicado e com tanto tempo dispendido.

Como não falei em valores até agora vamos lá a contas:

Pedido de exame ICNF- 59,48€
Manual ICNF - 8,80€
Curso LUPA PSP (Classe C) - 168,40€
Certidão criminal (5€ x 2) - 10€
Fotografias(6) - 8€
Pedido de licença PSP - 128,40€ (29,40€ Certificado C + 49,5£ pagos no acto + 49,5€ pagos assim que receberem carta em casa com referencia MB)
Pedido de Carta de Caçador - 11,04€

TOTAL : 394,12 €

Exclui deste valor 3 dias que não trabalhei, deslocações (mais do que muitas) e consulta médica para os atestados médicos.

Espero ter ajudado os novos caçadores (como eu) com a dura realidade....

Espero não me ter esquecido de nada, caso me tenha esquecido por favor corrijam...
Boas, desculpem a ignorância, os 394,12€ são pagos a pronto ou só se paga nos dias de exame?
É que eu quero tirar carta de caçador mas dar 395€ de uma vez é complicado numa altura destas.
Abc
Ir para o topo Ir para baixo
ruiguima
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
ruiguima


Número de Mensagens : 3
Idade : 49
Localização : Guimarães
Data de inscrição : 30/09/2014

Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros...   Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... EmptySáb Out 18, 2014 3:08 pm

Caro Tiago,

Basta seguir a ordem da mensagem, ter paciência e ler com atenção... ******

Aqui vai um resumo...

1- Pagar inscrição 59,48€ (Dezembro)

2- Exame em sede do ICNF Março(+/-3 meses depois)

Se passar no exame


3- Exame Lupa na PSP 168,40€

Se passar no exame teórico, prova prática e prova de tiro da PSP

4 e 5...
Ir para o topo Ir para baixo
TiagoLoureiro96
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
TiagoLoureiro96


Número de Mensagens : 4
Idade : 27
Localização : Aveiro
Data de inscrição : 18/10/2014

Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros...   Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... EmptySáb Out 18, 2014 10:04 pm

ruiguima escreveu:
Caro Tiago,

Basta seguir a ordem da mensagem, ter paciência e ler com atenção... ******

Aqui vai um resumo...

1- Pagar inscrição 59,48€ (Dezembro)

2- Exame em sede do ICNF Março(+/-3 meses depois)

Se passar no exame


3- Exame Lupa na PSP 168,40€

Se passar no exame teórico, prova prática e prova de tiro da PSP

4 e 5...
Boas amigo, agradeço o esclarecimento.
O meu pai é caçador, e sempre que possível acompanho a sua jornada de caça, e com o seu post fiquei esclarecido a cerca do custo da carta de caçador + lupa.
Agora a minha opinião, com um custo tao elevado para a obtenção da carta caçador, a malta nova que são filhos de caçadores irá tirar a carta? Eu falo por mim que sou um amante da caça e das armas, e tenho aqui uma arma em retenção que foi do meu avo, que apesar de não valer nd a nível monetário tem um valor sentimental inestimável, e vou tirar a carta de caçador para usar essa arma no ato vexatório.
 ABC
Ir para o topo Ir para baixo
gbotelho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
gbotelho


Número de Mensagens : 4
Idade : 38
Localização : Moimenta da Beira
Data de inscrição : 05/02/2011

Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros...   Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... EmptyDom Fev 21, 2016 10:26 pm

Boas,O requerimento da carta só pode ser feito em Dezembro? escreveu:
Boas,

Conclui (acho eu) o longo processo de obtenção de carta de caçador e de licença de porte de arma hoje com a entrega da documentação no ICNF e na PSP. Escrevo estas linhas para desabafo e para quem pretende seguir o mesmo processo esteja elucidado e prevenido para alguns problemas.

1 - O processo começa no ICNF ou na Câmara Municipal com o Requerimento para exame de carta de caçador, aqui é necessário preencher o requerimento e pagar o mesmo. Podem e devem comprar o manual para que possam estudar a cor das penas das aves e outros assuntos... O inicio da curiosidade começa aqui pois só é possivel requerer o exame no mês de Dezembro.

2 - Surge então uma carta na vossa casa a convocar para exame prático para provarem que realmente estudaram e são conhecedores da arte da caça. Aqui há uma deslocação garantida para a capital de distrito para fazer o exame se faltarem á primeira chamada (Março) são automaticamente convocados para a segunda chamada (Junho) se faltarem ás duas ou chumbarem lá se vai embora o dinheiro do requerimento do exame que só podem voltar a fazer em Dezembro... Caso sejam aprovados no exame têm a categoria de apto que convém tirar logo que possivel 2 cópias.

3 - Depois de aprovados no exame de carta de caçador segue-se o exame LUPA na PSP não me vou alongar muito em comentários. São convocados via carta para comparecerem na PSP (1 mês depois) normalmente há duas chamadas mas aconselho a fazerem logo na primeira chamada se puderem pois se precisarem de alguma informação essa surge a conta gotas... O exame LUPA consiste em 3 dias uteis, 1 dia completo curso de formação tecnica e civica em que é distribuido um manual com a legislação e outros procedimentos, uma semana depois exame teórico e prático de porte de arma e uma semanas depois surge a prova prática de tiro em carreira de tiro a designar (muito cuidado com as manobras de segurança, dedo no gatilho e a segurança da arma). Como nada na vida é gratuito obviamente as formações e os exames têm de ser pagos.
Se tudo correr bem e com muita paciência é atribuido a Guia Provisória de Licença de uso e porte de arma. Se não conseguirem comparecer ao exame teórico ou á prova prática ou se chumbarem têm direito a repetir para o proximo ano sujeito a novo pagamento é claro... (desconheço se é possivel fazer na segunda chamada caso corra mal na primeira)

4 - Pedido de Licença definitiva na PSP

Documentos necessários:

-2 Fotografias
-Certidão de registo Criminal para efeitos de Uso e Porte de arma (válido por 90 dias)
-Guia provisória obtida no curso LUPA (cópia)
-Atestado médico de Robustez para efeitos de uso e porte de arma (válido por 90 dias)
-Cópia do BI/Cartão de Cidadão
-Copia de carta de caçador ou comprovativo de exame de carta de caçador
-Cópia de cartão de eleitor para comprovativo de residencia
-Identificação
-Assinatura na certidão fornecida na PSP
-Pagamento (é claro)

Levem fotocópias dos documentos assinalados!!!

5 - Requerimento de carta de caçador no ICNF ou Camara Municipal

-2 Fotografias
-Requerimento (fornecido no local no caso do ICNF)
-Certidão de registo Criminal para efeitos de carta de caçador (válido por 90 dias)
-Atestado médico de Robustez para efeitos de carta de caçador (válido por 90 dias)
-cópia de comprovativo de exame de carta de caçador
-Identificação
-Assinaturas
-Pagamento (calma só faltava mais este!!!)


Conclusões:

Este processo é complicado e com peripécias que nem vou começar a descrever, aconselho a terem disponibilidade e a não faltarem sempre que forem convocados. Não entendo como com  tantas associações e clubes de caçadores neste País é permitido fazer este processo tão complicado e com tanto tempo dispendido.

Como não falei em valores até agora vamos lá a contas:

Pedido de exame ICNF- 59,48€
Manual ICNF - 8,80€
Curso LUPA PSP (Classe C) - 168,40€
Certidão criminal (5€ x 2) - 10€
Fotografias(6) - 8€
Pedido de licença PSP - 128,40€ (29,40€ Certificado C + 49,5£ pagos no acto + 49,5€ pagos assim que receberem carta em casa com referencia MB)
Pedido de Carta de Caçador - 11,04€

TOTAL : 394,12 €

Exclui deste valor 3 dias que não trabalhei, deslocações (mais do que muitas) e consulta médica para os atestados médicos.

Espero ter ajudado os novos caçadores (como eu) com a dura realidade....

Espero não me ter esquecido de nada, caso me tenha esquecido por favor corrijam...
Ir para o topo Ir para baixo
beretta76
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
beretta76


Número de Mensagens : 2
Idade : 47
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 08/05/2016

Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros...   Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... EmptyDom maio 08, 2016 4:44 pm

Eu como deixei caducar a licença de uso e porte de arma que antes era obtida no Governo Civil tive que me submeter ao curso e exame teórico e pratico na PSP, felizmente como não tinha armas averbadas na licença não tive coima porque se tivesse teria de pagar uma multa de 400€...

A taxa pagas foram as seguintes:
1-Autorização de Frequência do Curso: 29,50€
2-Realização de Exame do Curso de Formação Técnica e Cívica de Armas de Fogo C e D: 139,10€

Caso optem apenas por categoria D tem o valor de 113,50€

Caso tenham alguma questão e dado que o fiz recentemente disponham.
Ir para o topo Ir para baixo
Roger Soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Roger Soares


Número de Mensagens : 1
Idade : 38
Localização : Milharado
Data de inscrição : 19/01/2016

Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros...   Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... EmptySex Mar 10, 2017 8:33 am

beretta76 escreveu:
Eu como deixei caducar a licença de uso e porte de arma que antes era obtida no Governo Civil tive que me submeter ao curso e exame teórico e pratico na PSP, felizmente como não tinha armas averbadas na licença não tive coima porque se tivesse teria de pagar uma multa de 400€...

A taxa pagas foram as seguintes:
1-Autorização de Frequência do Curso: 29,50€
2-Realização de Exame do Curso de Formação Técnica e Cívica de Armas de Fogo C e D: 139,10€

Caso optem apenas por categoria D tem o valor de 113,50€

Caso tenham alguma questão e dado que o fiz recentemente disponham.
Companheiro obrigado pela informação.

tenho uma duvida que talvez me possa esclarecer, depois de recebermos o certificado do curso quanto tempo demora a emissão da licença definitiva, uma vez que com a guia provisória os armeiros nao vendem armas.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros...   Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Carta de Caçador e Licença de Uso e Porte de Arma - Preços e outros...
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Legislação-
Ir para: