Caça & pesca & natureza
Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar?

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Paulo Alves
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Paulo Alves


Número de Mensagens : 222
Idade : 54
Localização : Lisboa - Odivelas
Data de inscrição : 03/11/2012

Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? Empty
MensagemAssunto: Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar?   Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? EmptyQui Set 04, 2014 8:58 pm

Boas noites amigos, venho por aqui uma questão para eu poder tirar uma duvida.
As armas designadas de ''pump'' com o cano com menos de 61cm e a culatra só a funcionar se acionada manualmente através da ação exercida no fuste, e usadas na caça, quantos cartuchos pode levar quando em ato venatório?
Gostava se pudessem esclarecer esta duvida e se possível dizerem qual o decreto lei, a lei, o regulamento, artigo ou outro, que fundamente isto, porque eu sempre soube que não era permitido mais que três (3) cartuchos no ato venatório se usasse uma arma que os comportassem (as semi automáticas). 

Cumprs.
Ir para o topo Ir para baixo
luis.miguel.cabral
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
luis.miguel.cabral


Número de Mensagens : 6
Idade : 48
Localização : Oeiras
Data de inscrição : 26/12/2013

Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar?   Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? EmptySex Set 05, 2014 1:53 pm

Boas,

Se não me falha a memória recente, essas armas são classificadas como classe C, exigindo a respetiva LUPA.

Todas as armas de caça semi-automáticas, sem exceção, não podem estar municiadas com mais de 3 projeteis...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] 79)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Agora fica a dúvida (que eu não quereria tirar com o SEPNA no terreno) : O sistema é encarado como recarga manual (e pode assim levar as 6 ou 8 que lá cabem), ou classificado como semi-automático (uma vez que não requer abertura para recarregar) e apenas pode levar 3?

Alguém que ajude! :)

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Alves
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Paulo Alves


Número de Mensagens : 222
Idade : 54
Localização : Lisboa - Odivelas
Data de inscrição : 03/11/2012

Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar?   Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? EmptySex Set 05, 2014 1:59 pm

Eu sei Luís Miguel Cabral, que há ''pumps'', que sendo manuais, são também semi automáticas, bastando para isso mudar o seletor que tem, de uma posição para a outra, mas neste caso em particular é mesmo só manual.
Mais alguém que tenha conhecimento desta situação ou legislação, principalmente o pessoal novo que tirou recentemente a carta de caçador?
Obrigado
Cumprs
Ir para o topo Ir para baixo
luis.miguel.cabral
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
luis.miguel.cabral


Número de Mensagens : 6
Idade : 48
Localização : Oeiras
Data de inscrição : 26/12/2013

Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar?   Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? EmptySex Set 05, 2014 2:17 pm

Eu tirei a minha agora há meses, e o que nos disseram sobre isso foi algo do género: "na dúvida, nenhuma arma de caça pode comportar mais do que três projeteis no seu interior"... mas acho que esses casos são dúbios.

Também já li que se está a tentar acabar com o uso dessas armas na caça. Noutros fóruns existem discussões muito semelhantes.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Alves
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Paulo Alves


Número de Mensagens : 222
Idade : 54
Localização : Lisboa - Odivelas
Data de inscrição : 03/11/2012

Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar?   Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? EmptySex Set 05, 2014 2:26 pm

Pois eu sei disso Luis Miguel, porque num site de caça falavam de usar essas armas na caça menor agora na abertura e falavam que iam por o máximo de tiros que a arma podia levar, quase que me ''matavam'' tal foram as criticas em relação ao que eu disse que só era permitido 3 munições na arma no ato venatório, daí que queria tirar essas duvidas se era proibido ou legal usar mais de 3 cartuchos numa arma ''pump''.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
luis.miguel.cabral
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
luis.miguel.cabral


Número de Mensagens : 6
Idade : 48
Localização : Oeiras
Data de inscrição : 26/12/2013

Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar?   Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? EmptySex Set 05, 2014 3:11 pm

Pois, também li muito sobre isso...

mas vejamos então e excluindo o tamanho do cano, presumindo que é classe D e que não tem possibilidade de ser colocada em modo de carregamento automático através de seletor ou outro:

Ao ler a Lei das armas (Lei 5/2006): Artº2 (Definições Legais), ponto 1:




As Pump:



possuem um depósito ou carregador amovível, logo não estão englobadas nas:



af) «Arma de tiro a tiro ou de tiro simples» a arma de fogo sem depósito ou carregador, de um ou mais canos, que é carregada mediante a introdução manual de uma munição em cada câmara ou câmaras ou em compartimento situado à entrada destas;



Como as de canos justapostos e sobrepostos;



Exigem a ação do atirador para recarregar a arma, logo embora tenham depósito não estão englobadas nas:



ab) «Arma semiautomática» a arma de fogo com depósito fixo ou com carregador amovível que, após cada disparo, se carrega automaticamente e que não pode, mediante uma única acção sobre o gatilho, fazer mais de um disparo;



Como as comuns semiautomáticas;



Assim, só podem ser:



 

aa) "«Arma de repetição» a arma de fogo com depósito fixo ou com carregador amovível que, após cada disparo, é recarregada pela acção do atirador sobre um mecanismo que transporta e introduz na câmara nova munição, retirada do depósito ou do carregador;"



É aqui, na minha opinião, que estão englobadas as armas pump!! Exatamente no mesmo lugar que as carabinas de ferrolho, que permitem o carregamento de mais de 3 munições, necessitam de uma ação do atirador para recarregar e não podem estar municiadas com mais do que 3 munições na prática do ato venatório.





Vale o que vale, mas acho que consigo excluir quaisquer duvidas.



Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Alves
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Paulo Alves


Número de Mensagens : 222
Idade : 54
Localização : Lisboa - Odivelas
Data de inscrição : 03/11/2012

Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar?   Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? EmptySex Set 05, 2014 3:20 pm

Pois eu penso na mesma, mas o que na realidade se passa é o contrario, sendo que eu sempre ouvi dizer que não era permitido mais de 3 munições.
A questão que se põe é que, dizem que nas carabinas de ferrolho, logo tiro a tiro através da ação manual do caçador/atirador, também levam 4+1 munições, 4 no carregador e uma na camara, logo tiram ilações que nas ''pumps'' seja assim.
Sinceramente não entendo e nem entendi ainda se isso é possível, vamos ver se há mais alguém que tenha opiniões sobre este assunto, até porque é do interesse de todos saber isto.

Cumprs.
Ir para o topo Ir para baixo
luis.miguel.cabral
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
luis.miguel.cabral


Número de Mensagens : 6
Idade : 48
Localização : Oeiras
Data de inscrição : 26/12/2013

Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar?   Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? EmptySex Set 05, 2014 3:36 pm

Nada disso. Pelo que me foi dito no curso, as carabinas estão limitadas legalmente a 3 munições, independentemente das que lá cabem, exatamente como as semiautomáticas classe D (temos Benellis a levar 8 cartuchos, de um modo fácil, e praticamente todas conseguem carregar 4 sem mexer na peça de impedimento).
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar?   Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Uso de armas ''pumps'' na caça e quantas munições podem usar?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» quais os melhores cartuchos para a minha arma
» Victor sarasqueta
» Munições de armas de repetição
» COIMBRA - Apreensão de armas e munições
» Malveira – Apreensão de armas e munições

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: