Caça & pesca & natureza
Pólvoras Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Pólvoras Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Pólvoras

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
P.Marques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
P.Marques


Número de Mensagens : 28
Idade : 28
Localização : Castelo Branco
Data de inscrição : 06/07/2013

Pólvoras Empty
MensagemAssunto: Pólvoras   Pólvoras EmptyDom Mar 09, 2014 9:05 pm

Olá a todos.
Dado que sei pouco ou quase nada sobre carabinas e respetivos calibres, a minha dúvida é a seguinte.
Todos sabemos que uma carabina é uma arma bastante mais potente que uma espingarda, porém existem cartuchos de bala potentes com velocidades e energias razoavelmente altas ( ex. cartucho bala winchester xp3 cal.12), mas com pesos (grains) algo elevados, logo o minha questão é, dado que uma munição disparada por uma carabina atinge maiores velocidades/energias/alcances, será que as pólvoras utilizadas nas munições de carabina são mais "potentes" que as pólvoras utilizadas nos cartuchos de bala ? Por exemplo, pondo condições idênticas, uma carabina de um determinado calibre e com projéctil de 200 grains, e uma espingarda cal.12 com cano slug utilizando cartucho de bala winchester xp3( dado ser um dos mais potente), com peso também de 200 grains ( apesar de na realidade o peso deste cartucho  bala ser de 300 grains), e com quantidades de pólvora idênticas, será que ambos os disparos teriam resultados/efeitos praticamente iguais ou seriam totalmente diferentes ?
Eu sei que esta pergunta é algo confusa e até mesmo estranha, mas queria saber até que ponto dois tipos diferentes de armas podem mesmo fazer a diferença.
Agradecia bastante que me esclarecessem, quem souber do assunto.
Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Biri


Número de Mensagens : 328
Idade : 46
Localização : Abrantes
Data de inscrição : 14/10/2011

Pólvoras Empty
MensagemAssunto: Re: Pólvoras   Pólvoras EmptySeg Mar 10, 2014 11:11 am

o resultado seria.... um desastre!!!

As pólvoras que se utilizam nas balas de envolucros metálicos são mt mais "vivas" e desenvolvem pressões mt mais elevadas que as dos cartuchos plásticos. Por isso o resultado seria uma arma com os canos rebentados e provavelmente um caçador/atirador com lesões graves ao nível das mãos , da cara e do peito!!

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Pólvoras Empty
MensagemAssunto: Re: Pólvoras   Pólvoras EmptySeg Mar 10, 2014 11:20 am

CUIDADO!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
jorge25
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jorge25


Número de Mensagens : 49
Idade : 38
Localização : fafe
Data de inscrição : 12/02/2012

Pólvoras Empty
MensagemAssunto: Re: Pólvoras   Pólvoras EmptySeg Mar 10, 2014 6:00 pm

P.Marques escreveu:
Olá a todos.
Dado que sei pouco ou quase nada sobre carabinas e respetivos calibres, a minha dúvida é a seguinte.
Todos sabemos que uma carabina é uma arma bastante mais potente que uma espingarda, porém existem cartuchos de bala potentes com velocidades e energias razoavelmente altas ( ex. cartucho bala winchester xp3 cal.12), mas com pesos (grains) algo elevados, logo o minha questão é, dado que uma munição disparada por uma carabina atinge maiores velocidades/energias/alcances, será que as pólvoras utilizadas nas munições de carabina são mais "potentes" que as pólvoras utilizadas nos cartuchos de bala ? Por exemplo, pondo condições idênticas, uma carabina de um determinado calibre e com projéctil de 200 grains, e uma espingarda cal.12 com cano slug utilizando cartucho de bala winchester xp3( dado ser um dos mais potente), com peso também de 200 grains ( apesar de na realidade o peso deste cartucho  bala ser de 300 grains), e com quantidades de pólvora idênticas, será que ambos os disparos teriam resultados/efeitos praticamente iguais ou seriam totalmente diferentes ?
Eu sei que esta pergunta é algo confusa e até mesmo estranha, mas queria saber até que ponto dois tipos diferentes de armas podem mesmo fazer a diferença.
Agradecia bastante que me esclarecessem, quem souber do assunto.
Cumprimentos.

Caro amigo não se ponha com ideias as pólvoras para bala não pode ser metida em cartuchos tenha muito cuidado e não pense em experiencias pois o resultado vai ser uma catástrofe.
Ir para o topo Ir para baixo
P.Marques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
P.Marques


Número de Mensagens : 28
Idade : 28
Localização : Castelo Branco
Data de inscrição : 06/07/2013

Pólvoras Empty
MensagemAssunto: Re: Pólvoras   Pólvoras EmptySeg Mar 10, 2014 7:29 pm

Obrigado pelo esclarecimento amigo Biri.
Amigo Jorge25, apenas coloquei a dúvida pela simples razão de querer perceber até que ponto realmente as carabinas têm mais vantagens que as espingardas, na caça maior obviamente....aliás, não possuo carabina apesar de querer muito adquirir uma brevemente. Peço desculpa se transmiti a ideia de querer fazer "invenções", mas a minha intenção não era essa.
Cumprimentos e obrigado a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge25
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jorge25


Número de Mensagens : 49
Idade : 38
Localização : fafe
Data de inscrição : 12/02/2012

Pólvoras Empty
MensagemAssunto: Re: Pólvoras   Pólvoras EmptySeg Mar 10, 2014 8:22 pm

P.Marques escreveu:
Obrigado pelo esclarecimento amigo Biri.
Amigo Jorge25, apenas coloquei a dúvida pela simples razão de querer perceber até que ponto realmente as carabinas têm mais vantagens que as espingardas, na caça maior obviamente....aliás, não possuo carabina apesar de querer muito adquirir uma brevemente. Peço desculpa se transmiti a ideia de querer fazer "invenções", mas a minha intenção não era essa.
Cumprimentos e obrigado a todos.
Ainda bem pois nos não queremos e que ninguém se aleije.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pólvoras Empty
MensagemAssunto: Re: Pólvoras   Pólvoras Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pólvoras
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» pólvoras
» Pólvoras e munições
» Duvida sobre polvoras

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: