Caça & pesca & natureza
Tambem já vos aconteceu? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Tambem já vos aconteceu? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Tambem já vos aconteceu?

Ir para baixo 
+2
diogo30alvite
Delfim Firmino Gonçalves
6 participantes
AutorMensagem
Delfim Firmino Gonçalves
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 72
Idade : 54
Localização : Seixo de Manhoses
Data de inscrição : 16/11/2010

Tambem já vos aconteceu? Empty
MensagemAssunto: Tambem já vos aconteceu?   Tambem já vos aconteceu? EmptyQua Nov 13, 2013 2:29 pm

Á uns tempos atrás precisava de cruzar uma cadela da qual não queria perder  a raça tive de procurar no forum os membros que estivessem com disposição e tempo, que tivessem um macho  e que não se importassem em deixar cruzar a cadela.
Verdade seja dita o membro Podengos & Coelhos neste sentido foi 5***** disponibilizou-se para encontar um macho para cruzar a cadela pelo facto de ele não ter mas que pedia a um colega dele, pessoa mais que  espectacular muito bem haja.
Para não fazer tantos Kms cruzei a cadela com um macho daqui da minha zona que diziam que era bom, (guardei 2 cachoras).
conclusão saium asneira com 4 ou 5 meses quando lhes mostrava  um coelho até desaparecem dá a sensação que viam o diabo.
Com 8 meses nem procuram nem se importam, se houvem um tiro, adeus só aparecem á noite em casa.
Aspras que parecem malaguetas.
Este domingo mato um coelho e passam a cerca de dois palmos dele e nem lhe liga.
Sera que este tipo de coisas so me acontece a mim ou tambem acontece aos outros, é que já começo a estar farto de aturar
mocas sem nariz, das criações que guardo desta cadela só saem mocas e mais nada, no entanto ela é daqueles animais que só nos aparecem uma vez na vida.

Cumprimentos
DFG
Ir para o topo Ir para baixo
diogo30alvite
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
diogo30alvite


Número de Mensagens : 153
Idade : 34
Localização : Viseu
Data de inscrição : 01/05/2012

Tambem já vos aconteceu? Empty
MensagemAssunto: Re: Tambem já vos aconteceu?   Tambem já vos aconteceu? EmptyQua Nov 13, 2013 7:10 pm

Boas amigo
Isso e ao que eu chamo caes sem raça, caes que são muito bons para a caça e que depois não dão filhos bons. Calhou a serem bons para a caça.
Dou lhe um conselho de alguém que tem larga experiência de caes, arranje um casal de caes de raça, mesmo que não sejam fora de série na caça mas que sejam de uma excelente raça, garanto lhe que tará sucesso no futuro e nunca mais lhe faltaram caes bons. O que está a contar a mim nunca me aconteceu, em 20 anos que apuro a raça de podengo se calhar saíram 2 ou 3 caes assim, a criar 2 barrigas por ano. Os meus cães saem sempre com qualidade, uns melhores outros piores, mas nenhum que não de nada para a caça. Só mesmo essas 2 ou 3 exceções o que em 20 anos não e nada.
 Com a crise que está e com o preço a que estão as licenças e toda a caça em geral, temos que ser exigentes com os cães, pois ir para a serra com caes fracos não da prazer e só andamos a deitar dinheiro fora. Agreement 

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Tambem já vos aconteceu? Empty
MensagemAssunto: Re: Tambem já vos aconteceu?   Tambem já vos aconteceu? EmptyQui Nov 14, 2013 1:44 pm

20 Anos ? Com 4 Anos já fazias criação de podengos ?

 Fora essa parte concordo em parte com o que dizes ...
Ir para o topo Ir para baixo
diogo30alvite
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
diogo30alvite


Número de Mensagens : 153
Idade : 34
Localização : Viseu
Data de inscrição : 01/05/2012

Tambem já vos aconteceu? Empty
MensagemAssunto: Re: Tambem já vos aconteceu?   Tambem já vos aconteceu? EmptyQui Nov 14, 2013 7:22 pm

L.AGOSTINHO escreveu:
20 Anos ? Com 4 Anos já fazias criação de podengos ?

 Fora essa parte concordo em parte com o que dizes ...
 Com 4 anos nao fazia criação de podengos mas ja ia a caça acompanhar o meu pai e conheço perfeitamente os caes que deram origem a estes todos. Se falo e porque sei amigo!
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

Tambem já vos aconteceu? Empty
MensagemAssunto: Re: Tambem já vos aconteceu?   Tambem já vos aconteceu? EmptyQui Nov 14, 2013 7:59 pm

Concordo com tudo o que foi dito, mas não em pleno.
Um cão mesmo de bons sangues, é um autentico "totobola", mesmo com muito conhecimento de terreno, nem sempre se acerta.
E digo isto porquê?
Tenho aqui um apodengado médio, que é o meu  grande trabalhador coelheiro, e no entanto o irmão que é fotocopia integral deste,  que ficou um primo meu com ele, não quer silvas, nem coelhos, e dedica-se mais á pena, e saíram da mesma barriga,  no entanto passo a época a esfregar o meu com betadine.
Tenho aqui um de rasto que levanta o seu coelho, mas sem garra, com pais de grande  sangue, e no entanto ainda não ganhou aquela garra, e é de rasto.
Por isso meus amigos, são sortes.
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

Tambem já vos aconteceu? Empty
MensagemAssunto: Re: Tambem já vos aconteceu?   Tambem já vos aconteceu? EmptyQui Nov 14, 2013 8:01 pm

Ah, e para vos dizer o quê?
Estas coisas acontecem com todos vocês...
Ir para o topo Ir para baixo
Aldonio Paulino
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Aldonio Paulino


Número de Mensagens : 160
Idade : 40
Localização : Ribeira Brava Madeira
Data de inscrição : 25/12/2011

Tambem já vos aconteceu? Empty
MensagemAssunto: Re: Tambem já vos aconteceu?   Tambem já vos aconteceu? EmptyQui Nov 14, 2013 8:48 pm

batistuta escreveu:
Ah, e para vos dizer o quê?
Estas coisas acontecem com todos vocês...
concordo com o amigo batistuta a mim também já me aconteceu o mesmo isto de cães tem muito que se diga.
Ir para o topo Ir para baixo
master
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
master


Número de Mensagens : 316
Idade : 39
Localização : valado
Data de inscrição : 29/10/2009

Tambem já vos aconteceu? Empty
MensagemAssunto: Re: Tambem já vos aconteceu?   Tambem já vos aconteceu? EmptyQui Nov 14, 2013 9:44 pm

Delfim Firmino Gonçalves escreveu:
Á uns tempos atrás precisava de cruzar uma cadela da qual não queria perder  a raça tive de procurar no forum os membros que estivessem com disposição e tempo, que tivessem um macho  e que não se importassem em deixar cruzar a cadela.
Verdade seja dita o membro Podengos & Coelhos neste sentido foi 5***** disponibilizou-se para encontar um macho para cruzar a cadela pelo facto de ele não ter mas que pedia a um colega dele, pessoa mais que  espectacular muito bem haja.
Para não fazer tantos Kms cruzei a cadela com um macho daqui da minha zona que diziam que era bom, (guardei 2 cachoras).
conclusão saium asneira com 4 ou 5 meses quando lhes mostrava  um coelho até desaparecem dá a sensação que viam o diabo.
Com 8 meses nem procuram nem se importam, se houvem um tiro, adeus só aparecem á noite em casa.
Aspras que parecem malaguetas.
Este domingo mato um coelho e passam a cerca de dois palmos dele e nem lhe liga.
Sera que este tipo de coisas so me acontece a mim ou tambem acontece aos outros, é que já começo a estar farto de aturar
mocas sem nariz, das criações que guardo desta cadela só saem mocas e mais nada, no entanto ela é daqueles animais que só nos aparecem uma vez na vida.

Cumprimentos
DFG
vou opinar sobre o assunto mas gostava também de saber algumas coisas da cadela, quando diz "não queria perder a raça" refere-se a uma raça que você criou ao longo dos anos e sabe portanto todos os antepassados ou quando diz não perder a raça refere-se as caracteristicas que essa cadela tem, e são essas que quer perservar? 

Se conheçer os antepassados da cadela e do cão pode tirar logo algumas conclusões pela qual os cachorros estão a sair assim, se não conheçer os antepassados é altamente provavel que sejam estes os responsaveis pelo que está a acontecer.

Se pretende apenas tirar as caracteristicas que a cadela apresenta na caça, digo-lhe que isso não é nada facil e com alguns sangues ainda mais dificil fica a tarefa... mas pode consegui-lo, mas alem de precisar de sorte, ainda teria que ficar com a ninhada toda para então saber qual deles estava mais perto do que pretende.

Acredito também muito mesmo, que os machos que estão a cobrir a cadela, não são nada de especial no que toca a tirar filhos... pois mesmo que a cadela não tenha boa descendencia um macho daqueles mesmo bons a tirar filhos dava um resultado diferente do que esta a ter, cães sem interesse e com medos, não saem assim tantos quando se fala  de um bom reprodutor.... agora esses cães bons reprodutores, só dão saltos para os amigos ou para quem larga os euros.. e nisto até concordo.

Quando nos pergunta se só acontece consigo ou também acontece aos outros... eu acho que pode acontecer a qualquer um, mas quando o sangue é bom a probabilidade de acontecer fica reduzida, o mesmo não quer dizer que sejam todos maquinas, agora com medos e sem interesse poucos ficam.. até agora aqui tem sido assim. Agora para que isto não seja tão totobola guardar uma boa parte da ninhada aumenta as probabilidades do pretendido..isto claro se tiver as devidas condições.

Ainda acrescento sem ter muito haver com o tópico, que mesmo quando saem cachorros que são bons, os mesmos precisam de muito treino e muito treino não é só sair para o terreno, mas sim ir "lendo" o cachorro e dar-lhe o que ele precisa para ir subindo na sua evolução... e depois dos treinos todos nada melhor que uma epoca de caça em cima...e se possivel continuar com os treinos ate mesmo depois da caça!
Ir para o topo Ir para baixo
Delfim Firmino Gonçalves
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 72
Idade : 54
Localização : Seixo de Manhoses
Data de inscrição : 16/11/2010

Tambem já vos aconteceu? Empty
MensagemAssunto: Re: Tambem já vos aconteceu?   Tambem já vos aconteceu? EmptySex Nov 15, 2013 9:40 am

Bom dia

A cadela em causa só conheci a mãe que era fotocopia dela tanto no tamanho como no modo de caçar dos outros antepassados não conheci nenhum. Em relação ao macho pouco ou nada conheço dos seus antepassados, até do proprio cão conheço pouco já que não é de nenhum colega de caça. Dizem que é bom, mas o que é bom para uns pode não ser bom para os outros e como alguem costuma dizer nos cafés são todos bons no monte é que não.
Eu pessoalmente agora que me aconteceu isto desconfio do reprodutor e após perguntar a varias pessoas conhecidas informações sobre
o cão desconfio que é mais conversa de café do que outra coisa.
Mas como já não é a primeira vez que me acontece fica desconfiado de tudo, agora que não queria perder as caracteristicas que esta cadela têm isso não. Porque ainda no Domingo onde ninguem mata coelhos eu matei dois.
Pode ser que um dia destes tenha sorte com algum reprodutor e que alguma criação corra bem.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tambem já vos aconteceu? Empty
MensagemAssunto: Re: Tambem já vos aconteceu?   Tambem já vos aconteceu? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tambem já vos aconteceu?
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: