Caça & pesca & natureza
Caça maior em detrimento de caça menor. Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Caça maior em detrimento de caça menor. Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Caça maior em detrimento de caça menor.

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Caça maior em detrimento de caça menor. Empty
MensagemAssunto: Caça maior em detrimento de caça menor.   Caça maior em detrimento de caça menor. EmptySex Jul 24, 2009 9:32 pm

Vemos cada vez mais caçadores a dedicarem-se á caça maior em detrimento da caça menor. Há cada vez mais ofertas de montarias, ganchos e esperas. Os gestores preocupam-se cada vez mais com o nº de abates, com o nº de efectivos existentes, mantêm as manchas incólumes e alguns fazem sementeiras para manterem e cativarem efectivos.

Não deixando de ser uma forma de gestão deixa-me entristecido. Porquê? Porque vejo o nosso País por excelência de caça menor e tudo o que queiramos modificar é inventar.

Este assunto é actualmente, a par com outros, também ele controverso.

Teremos também aqui que nos adaptar como o fizemos noutras situações?

Com esta evolução e quando os meus netos se iniciarem na caça e não tendo contacto com caça menor, vão achar também que assim está bem.

Será que algum louco ainda pensa introduzir elefantes em Portugal? Não me admirava nada. São maiores, mais lentos logo mais fáceis de abater, julgo eu que não percebo nada de elefantes.

Devemos acompanhar a evolução ou levantaremos a voz em defesa da caça menor?
Ir para o topo Ir para baixo
Tero Lero
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Tero Lero


Número de Mensagens : 112
Idade : 40
Localização : Carviçais (Torre de Moncorvo), Mirandela
Data de inscrição : 31/03/2009

Caça maior em detrimento de caça menor. Empty
MensagemAssunto: Re: Caça maior em detrimento de caça menor.   Caça maior em detrimento de caça menor. EmptySáb Jul 25, 2009 11:38 am

Talvez em alguns casos haja essa maior preocupação pela Caça Maior. Mas tem que se analisar o panorama global, por exemplo a mais rápido combate aos incêndios faz com q muitos destes "morram" à nascença, logo os matagais continuam enormes sendo estes consequentes do êxodo rural e do abandono da agricultura estando assim criadas condições para os bichos grandes.

Mas falemos da gestão em si pois na ZC onde caço temos a preocupação de gerir tanto Menor como Maior. Nós fazemos semeadas de Centeio, Trigo, Aveia e Feijão pequeno, todas a pensar na caça menor, mas é claro que sabemos que também seram aproveitas pelos Javalis, os pontos de água criados, não aqueles bebedouros automáticos, mas pequenas charcas, também são aproveitados por ambos.
Agora a grande expanção dos Javalis deve-se sim à sua elevada capacidade reprodotora, à sua facilidade de adaptação a quase todos os ecossistemas e ao facto de serem omnívoros que lhes permite ter papinha durante quase todo o ano.

Por fim, eu também sou da opinião que se tem que pensar mais na Caça Menor, mas enquanto as ZC quer sejam Associativas, Municipais ou Turísticas possuam dimensões diminutas, menos de 4000ha, ou se pensa numa ou noutra, nunca numa gestão conjunta, o pior das que apostam na Menor é ao serem "invadidos" pela Maior acabou-se-lhes a festa pois não têm mais para onde ir.
Ir para o topo Ir para baixo
http://tempodoavesso.blogspot.com/
j.Oliveira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
j.Oliveira


Número de Mensagens : 637
Idade : 48
Localização : londres inglaterra
Data de inscrição : 05/06/2009

Caça maior em detrimento de caça menor. Empty
MensagemAssunto: Re: Caça maior em detrimento de caça menor.   Caça maior em detrimento de caça menor. EmptySáb Jul 25, 2009 2:44 pm

eu estou de acordo com o tero lero avendo a lei para linpessa dos montes ou matagal,os donos nao linpam.
por isso aver mais fogos matando assim mais a caca menor.
acerca da agricultura,meus amigos ja nao a quem trabalhe as terras.
agora depende das associativas que no meu ver ter de falar com os agricultores,para ver se cultivao mais trigo aveia porque na minha zona agora e so milho nao tem mais nada.
como e que vai aver caca menor se nao tem que comer.
a minha opiniao as associativas tem aqui um papel importante,para com os agricultores,encentivalos na cultiva de algun terreno ou terrenos para avercomida para caca menor.
porque se continuar assim mais alguns anos e nao vamos ter caca menor .
teremos que nos virar para a caca maior ou disistir de cacar.
esta e minha opiniao.cheers cheers cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Caça maior em detrimento de caça menor. Empty
MensagemAssunto: Re: Caça maior em detrimento de caça menor.   Caça maior em detrimento de caça menor. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Caça maior em detrimento de caça menor.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
»  Qual a melhor arma classe D para caça Menor e Maior?
» Videos de caça-menor
» Espécies cinegéticas de caça menor
» Escolha de arma caça menor
» Campo de treino para caça menor

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: