Caça & pesca & natureza
Idade dos cães a começar a caçar. Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Idade dos cães a começar a caçar. Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Idade dos cães a começar a caçar.

Ir para baixo 
+14
Hélio
podengos
jlmendonca
Talibans
altesa
RMBC
fernandojorge
rafeirage
Nuno Miguel
JCoelho
podengos&coelhos
tiago
master
Abílio Vidal
18 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 08, 2013 12:47 pm

Aqui fica mais um tema a debate, à cerca da idade até a qual devemos manter as esperanças num cão...Qual a vossa opinião? Vejo muita gente a dizer que alguns cães com 4 ou 5 meses já são máquinas, outros que com 1 ano ainda não fazem quase nada mas que já dão boas indicações...Em vossa opinião até que idade devemos aguentar um cão para ver o que ele realmente dá? Acham que há uma idade máxima até à qual é legitimo ainda ter esperanças? ou acham que devemos analisar cada cão individualmente em vez de generalizar? Será que os que começam mais cedo depois mais tarde serão os melhores? Fica lançado o debate....PARTICIPEM Agreement

Ir para o topo Ir para baixo
master
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
master


Número de Mensagens : 316
Idade : 39
Localização : valado
Data de inscrição : 29/10/2009

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 08, 2013 1:43 pm

Abílio Vidal escreveu:
Aqui fica mais um tema a debate, à cerca da idade até a qual devemos manter as esperanças num cão...Qual a vossa opinião? Vejo muita gente a dizer que alguns cães com 4 ou 5 meses já são máquinas, outros que com 1 ano ainda não fazem quase nada mas que já dão boas indicações...Em vossa opinião até que idade devemos aguentar um cão para ver o que ele realmente dá? Acham que há uma idade máxima até à qual é legitimo ainda ter esperanças? ou acham que devemos analisar cada cão individualmente em vez de generalizar? Será que os que começam mais cedo depois mais tarde serão os melhores? Fica lançado o debate....PARTICIPEM Idade dos cães a começar a caçar. 232712


Gostei deste tópico, a minha opinião comprovada por alguns exemplos tidos com os treinos que tenho dado aos cachorros dizem-me que até ao ano e meio maximo 2 anos, podemos ter esperanças, depois poderá haver alguns cães que ainda depois disso abrem, contudo essa percentagem de cães a abrir depois de 2 anos ja é mt baixa.
Um ponto importante a ter em conta é o numero de treinos que o cão tem dos 3meses ate ao tal ano e meio,quem dá poucos treinos é normal que o cão começe mais tarde ao contrario quem treina todas as semanas tera a obrigaçao de ver resultados mais cedo. tambem depende de quem esta a dar o treino, se está a saber compreender o que cão precisa para poder evoluir, para mim não é so largar o cao no campo de treino e esta feito, tem que se ir vendo o cão que estamos a ensinar e proporcionar-lhe um treino que faça com que ele melhore alguns aspectos até que fique na "perfeição".
Quanto a haver cães maquinas com 5/6 meses, a mim isso diz-me mt pouco, eu ja assisti com um cachorro que tive que com essa idade caçava melhor que quando tinha 1ano, e não parei de lhe dar treinos, simplesmente a medida que foi crescendo foi perdendo vontade... em contra partida ja assisti a cães que com 6meses pouco mostravam e ao um ano estavam a caçar bem.
Concluindo sobre este ponto, gosto de ver um cão a abrir cedo, mas o que me interessa mesmo é ver o resultado que cada cão tem ao final de ano e meio que é quando acho que teve ja o tempo suficiente para adquirir todos os conhecimentos sobre caçar ao coelho!!
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 08, 2013 2:53 pm

Acho que depende, para além do treino, com a maior ou menor precocidade dos cães. Um cão precoce por norma e a meu ver, virá a ser na maior percentagem dos casos bom. Já o cão menos precoce, demora mais a dar-nos as certezas. Mas tambem não podemos ver um cão precoce, com 5 ou 6 meses a fazer umas coisas, e pronto já está. Já tenho cão! Não, o cão tem de treinar tanto quanto possivel.

Quanto a coelhos não sei. Mas custa me a crer que um cão com ano e meio esteja feito.
Com menos de três anos o cão não está a meu ver caçado.

E depois dos três anos, á medida que o cão vai ganhando experiência com os diversos lances, vai sempre melhorando, qual vinho do porto.

No caso das galinholas, ouvi já alguem dizer, que ao bom cão de galinholas, lhe falta uma pata por cada ano de caça. Ou seja, só aos 4 anos, o bom cão de caça as Galinholas, caça com as 4 patas, lol! santa Idade dos cães a começar a caçar. 600400
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 08, 2013 3:03 pm

Cães muito precoces não são sinónimo de qualidade pois costumam estagnar rápido e muitas vezes são ultrapassados pelos "irmãos" mais atrasados.
No primeiro ano de vida o cão tem que mostrar forçosamente qualidades cinegéticas (apesar de às vezes serem difíceis de perceber e aí entra a experiência do criador/treinador).
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 08, 2013 3:30 pm

podengos&coelhos escreveu:
Cães muito precoces não são sinónimo de qualidade pois costumam estagnar rápido e muitas vezes são ultrapassados pelos "irmãos" mais atrasados.

Não concordo lá muito contigo nisto. Talvez assim seja nos cães de coelho. Nos de parar, ponho as minhas duvidas. mas a experiência também ainda é pouca!
Ir para o topo Ir para baixo
master
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
master


Número de Mensagens : 316
Idade : 39
Localização : valado
Data de inscrição : 29/10/2009

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 08, 2013 5:39 pm

tiago escreveu:
Quanto a coelhos não sei. Mas custa me a crer que um cão com ano e meio esteja feito.
Com menos de três anos o cão não está a meu ver caçado.


com ano e meio não esta feito, mas ja tem que mostrar muita coisa, aos 3 anos para mim esta caçado.
mas o tópico, pede-nos para debater ate que idade devemos de manter as esperanças e nesse contexto referi o ano e meio, caso o debate fosse ate que idade o cão esta feito eu tambem diria 3 anos!
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 08, 2013 6:22 pm

tiago escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
Cães muito precoces não são sinónimo de qualidade pois costumam estagnar rápido e muitas vezes são ultrapassados pelos "irmãos" mais atrasados.

Não concordo lá muito contigo nisto. Talvez assim seja nos cães de coelho. Nos de parar, ponho as minhas duvidas. mas a experiência também ainda é pouca!
Tiago, sim eu estava a referir-me aos cães coelheiros. Idade dos cães a começar a caçar. 232712

Um cão coelheiro com dois anos tem que estar caçado (com a aprendizagem completa) e depois o que pode melhorar è a matreirice que advém da experiência.

Nos cães de parar a consolidação do treino (até porque há várias variantes) prolonga-se por mais tempo e um cão com dois anos é ainda e tão só um cão "iniciado" sendo que só aos 4 anos se pode considerar um cão caçado.

Esta é a minha opinião.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 08, 2013 6:46 pm

Acho que quem discute este tópico deverá dizer se se está a referir a coelheiros, ou a cães de parar, porque de facto relativamente ao ensino, não tem nada a ver. Até porque nestes cães o ensino "completo" pouca gente o dá. Estou me a lembrar por exemplo dos respeitos, que quase só quem compete, é que ensina. E quem o ensina, ás vezes só aos tres anos o faz!

Quanto aos coelheiros, tambem concordo que no primeiro ano, já deve mostrar algum trabalho feito.

Quanto ao cão de parar, penso que se deverá aguardar até aos dois anos. A mim custa me a crer que um cão demore dois anos a mostrar serviço, mas conheço pelos menos dois casos. além disso, quando falamos de britanicos, segundo sei, há quem só lhes mostre caça depois de completarem um ano affraid. Eu não concordo com isso, nem conseguia estar tanto tempo a espera, mas há quem o faça (desconfio que sei o porquê), e pelos vistos com resultados. Idade dos cães a começar a caçar. 600400
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 08, 2013 6:55 pm

podengos&coelhos escreveu:
Cães muito precoces não são sinónimo de qualidade pois costumam estagnar rápido e muitas vezes são ultrapassados pelos "irmãos" mais atrasados.
Pronto aí está ele a estragar as minhas expectativas.

Não passo cartão a meses ou anos. 1ª época para aprender, 2ª para confirmar. Pode haver um caso ou outro a mostrar melhorias na 3ª época mas são sempre melhorias pouco significativas.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 08, 2013 7:35 pm

JCoelho, não desanimes porque cada caso é um caso e o teu está em constante evolução. Idade dos cães a começar a caçar. 232712
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 08, 2013 7:38 pm

Amigos quando abri o tópico esqueci-me de referenciar que era referente a cães coelheiros, mas também serve para os cães de pena cafe

Estou a gostar do que escreveram, mas podem referenciar raças.

No meu caso tenho uma linha de podengos pequenos que a partir dos 3 meses já mostram o que é que valem, claro que muito superficial, tem vicio, procuram muito bem, latem, mas têm muito que dar ao pedal para serem um cão caça.

Por outro lado adquiri um podengo médio que com um ano não me sai-a debaixo das botas e de-repente, desabruxou ******

Tem um ditado que diz que um cão para ser bom na caça, tem que ter tantos anos como de patas Agreement

Fico á esperas de mais opiniões bravo
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 08, 2013 9:08 pm

concordo plenamente com o Rui e o Coelho.
Primeira época dá-nos muitas indicações e a segunda época vem confirmar. Mas em muito pode contar em que mês nasce o cachorro. Pois há cachorros que quando vão a primeira época à caça tem um ano e aí também já acho um bocado tarde (mas não o impede de vir a ser um bom cão).
Cães coelheiros para mim a avaliação tem de ser constantemente mas depois depende do criador/treinador, há malta que espera demasiado tempo pelos cães das duas uma ou não os conhece/linhas ou lhe dá tão poucos treinos e pensa que a razão seja essa.
Há surpresas boas, mas as surpresas para mim são "proporcionais" à idade.
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 08, 2013 9:31 pm

No meu existe algumas coisa a ter em conta como linha e raça, digo isso porque dentro da mesma raça existe linhas diferentes.
Pelo que tenho visto, caes de rasto dão uma melhor facilidade de ensino ao treinador nos primeiros treinos, comparando raças da mesma idade. O que não significa que sejam melhor caçadores que os considerados caes de levante.
Depois varia muito a densidade"ter melhores zonas de treino" de coelhos que se mostra de inicio o que tambem não significa que no fim o cao que treinou numa maior densidade seja melhor no que treinou em pouca. No meu ver seria de inicio dar facilidade e depois ir aumentando o grau de dureza e dificuldade.
Eu como o amigo Coelho tambem me rejo pelas epocas, para mim caçar é diferente de treinar.
E só considero um cão apto a partir dos 1,5/2 anos se ate aqui manteve a regularidade de bem caçar. Esta idade pode variar com o sangue se conheço ou não ou com a falta ou não de treinos.
Cada cão é um cão e não ha tabelas para medir estas coisas.
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 08, 2013 10:03 pm

Eu sei que nem todos os casos são idênticos. É lógico que um cão precoce venha a estagnar mais cedo uma vez que atinge o pico mais cedo. Ele continua a evoluir nem que seja na tal matreirice.
O Abílio tem uns cachorros que tudo indica que sejam precoces. Actualmente tenho um, também pequeno, que fez a época passada com meses e que época ele fez. Estamos a falar, tanto num caso como noutro de podengos pequenos. Pergunto a quem possui, médios e pequenos, se notam que os pequenos sejam mais precoces que os médios? Pergunto isto porque todos os médios que tive até hoje levaram mais tempo a atingir o ponto.
Ir para o topo Ir para baixo
fernandojorge
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
fernandojorge


Número de Mensagens : 50
Idade : 59
Localização : Leiria
Data de inscrição : 19/11/2010

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQui maio 09, 2013 7:40 am

Gostei do topico e apeteceme dizer que cada raça é diferente como os colegas já frisaram, eu tanho por esperiencia que a genética do bixo conta muito mas o ambiente em que o animal é tratado e treinado é que conta. eu tanho dois que são irmãos (grifons) um com dois meses já corria atrás dos coelhos o outro tinha medo, aos 7 meses um caçava o outro lambia-me as botas, bom esse no final desta epoca de caça decobrio de repente que era engraçado correr atrás dos coelhos e acho que tanho mais uma máquina para o proximo ano! Agora os cães de parar para serem alguma coisa de entereçante dependem dos treinos que se dá logo a partir dos dois meses. prá-lem disso quando se gosta de um cão e se tem onde e condições de treino, quanto mais melhor!Idade dos cães a começar a caçar. 753366Idade dos cães a começar a caçar. 232712
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQui maio 09, 2013 8:48 am

rafeirage escreveu:
(...), para mim caçar é diferente de treinar.
Aqui está o cerne da questão!
Eu, se possível, prefiro treinar pouco e caçar muito.
A arma modifica um cão para o bem e para o mal: cães há que nos treinos são bombas e depois na caça ficam paralisados e outros há que nos treinos não valem um chavo e na caça são bombas!

A título de curiosidade dois exemplos:

- Tive um macho podengo de pêlo liso, que alguns amigos desta casa conheceram e caçaram com ele, que a única coisa que fazia nos treinos era andar a correr os caminhos e mijar todos os pontos de marcação. Nem ao cantar dos outros cães ia e limitava-se a controlar de longe sem interesse algum. Chegava à caça .... e era tão só um excelente cão de caça.

- Há dias fui com um Amigo desta casa fazer um treino aos seus cães de parar e, mesmo com arma, a sua Braco andava a fazer um frete que só visto! Quando chega às provas/caça a cadela é uma máquina!
Explicações!? Idade dos cães a começar a caçar. 139124 Alguns cães percebem perfeitamente quando andam a brincar e quando andam a sério. Idade dos cães a começar a caçar. 232712
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptySáb maio 11, 2013 4:11 pm

podengos&coelhos escreveu:

- Há dias fui com um Amigo desta casa fazer um treino aos seus cães de parar e, mesmo com arma, a sua Braco andava a fazer um frete que só visto! Quando chega às provas/caça a cadela é uma máquina!
Explicações!? Idade dos cães a começar a caçar. 139124 Alguns cães percebem perfeitamente quando andam a brincar e quando andam a sério. Idade dos cães a começar a caçar. 232712

Ehehe. É verdade.
Alguns cães de parar, com a idade, estão tão saturados da disciplina do treino, que apenas cumprem os serviços minimos.
Treino é treino, jogo é jogo...

Rui, viste-a na sexta, agora vê-a no domingo: Idade dos cães a começar a caçar. 40618

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptySáb maio 11, 2013 6:39 pm

É sempre a dar-lhe.
Parabéns Rui.
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptySáb maio 11, 2013 10:02 pm

Excelente trabalho amigo Rui, é sempre gratificante ver um bom trabalho quando se tem amor á camisola.
Muitos parabéns.
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptySáb maio 11, 2013 10:24 pm

Obrigado amigos. Idade dos cães a começar a caçar. 232712
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyDom maio 12, 2013 12:10 pm

RMBC escreveu:

Rui, viste-a na sexta, agora vê-a no domingo: Idade dos cães a começar a caçar. 40618

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Quem sabe sabe e o resto é conversa! Idade dos cães a começar a caçar. 232712 Idade dos cães a começar a caçar. 232712 Idade dos cães a começar a caçar. 232712
Parabéns Amigo Rui.
Ir para o topo Ir para baixo
Talibans
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Talibans


Número de Mensagens : 663
Idade : 32
Localização : Montemor-o-Velho
Data de inscrição : 29/05/2011

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyTer maio 14, 2013 1:48 pm

A idade penso que nunca menos de ano e meio para ter esperanças , mas tambem acho que epocas de caça é que fazem muito do cão, por isso se a segunda epoca não der nada por mim está tudo dito!

Um cão bom com 7 /8 meses já demostra muito , mas há sempre aqueles que demoram mais , por isso a paciencia é uma virtude !
Para não falar que há quem espere milagres de um cão que mal do canil saiu , ai a culpa é do dono !
Ir para o topo Ir para baixo
jlmendonca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jlmendonca


Número de Mensagens : 137
Idade : 45
Localização : SINTRA / PORTALEGRE
Data de inscrição : 27/03/2013

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyTer maio 14, 2013 11:53 pm

Talibans escreveu:
A idade penso que nunca menos de ano e meio para ter esperanças , mas tambem acho que epocas de caça é que fazem muito do cão, por isso se a segunda epoca não der nada por mim está tudo dito!

Um cão bom com 7 /8 meses já demostra muito , mas há sempre aqueles que demoram mais , por isso a paciencia é uma virtude !
Para não falar que há quem espere milagres de um cão que mal do canil saiu , ai a culpa é do dono !

Concordo com o que foi dito, os cães que não saiem do canil tem dificuldades ou atrasos no seu desnvolvimento cinegetico, grande abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
fernandojorge
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
fernandojorge


Número de Mensagens : 50
Idade : 59
Localização : Leiria
Data de inscrição : 19/11/2010

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 15, 2013 8:00 pm

Caros amigos gostava de voz pedir a vossa opinião, se tiverem um cão com boa linhagem, está com um ano, ainda não foi á caça tem feito uns treinos com a matilha que tanho, mas não sai das minhas botas, no entanto desde sempre denuncia um bom naris descobre tudo o que lhe agrade anda sempre de naris no chão, outra coisa assim que ve um coelho na gaiola parece doido e late muito bem. O que farião com este animal? Eu neste caso acho que quando no campo vir um coelho vai começar a ser um cão de caça!Idade dos cães a começar a caçar. 753366Acho que esta ideia vai muito de encontro ao que se tem falodo neste topicoIdade dos cães a começar a caçar. 687241
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 15, 2013 8:40 pm

fernandojorge escreveu:
Caros amigos gostava de voz pedir a vossa opinião, se tiverem um cão com boa linhagem, está com um ano, ainda não foi á caça tem feito uns treinos com a matilha que tanho, mas não sai das minhas botas, no entanto desde sempre denuncia um bom naris descobre tudo o que lhe agrade anda sempre de naris no chão, outra coisa assim que ve um coelho na gaiola parece doido e late muito bem. O que farião com este animal? Eu neste caso acho que quando no campo vir um coelho vai começar a ser um cão de caça!Idade dos cães a começar a caçar. 753366Acho que esta ideia vai muito de encontro ao que se tem falodo neste topicoIdade dos cães a começar a caçar. 687241

O que eu faria neste caso era levar o cao sozinho quantas mais vezes melhor a sítios com coelhos para ele ver o que vai o resto bem com tempo .abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 15, 2013 8:41 pm

Treine-o sozinho. Só depois de levantar coelhos é saber o que anda a fazer é que deve juntar à matilha e se possível a pouco e pouco (sai cada vez com mais cães) até que ele se sinta bem no meio do grupo. Assim anda à margem.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 15, 2013 8:58 pm

a respeito o tópico é um pouco complicado no meu ver ( quando se diz de bom sangue vocês querem dizer mãe muito boa e o pai também acima da media ) é isso bem se assim fosse so havia maquinas por este pais fora.
Ja esperei por um macho ate os 4 anos e posso dizer que difícil vou ter outro animal assim é daqueles que se tem uma vez , tenho agora um de 9 meses que me faz recordar esse cão e talvez o vá ate superar mas vou ter de dar tempo o tempo é um cão que se for sozinho já da com uns coelhos mas se for com outros fica doido,é muito activo . Hoje em dia eu espero ate a 3 época de caça por um cão seja macho depois da 3 época se nao der já fico com um pé atras e espero ate que ele tenha 4 anos depois fica para cão de companhia. Os cães querem e sair para zonas de coelhos e ver caça no canil eles nao aprendem por isso os meus cães saem no mínimo uma vez por semana durante todo o ano treinos curtos mas que vejam caça.
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 15, 2013 9:30 pm

Hélio escreveu:
Treine-o sozinho. Só depois de levantar coelhos é saber o que anda a fazer é que deve juntar à matilha e se possível a pouco e pouco (sai cada vez com mais cães) até que ele se sinta bem no meio do grupo. Assim anda à margem.
É isso tudo amigo Hélio. Agreement Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyQua maio 15, 2013 10:21 pm

Não sei se acontece com coelheiros, mas há cães que andam a caça do trabalho dos outros. Outros que podendo vir ser bons, como sabem que determinado cão dá com caça regularmente, ficam meio que desanimados. Acho importante, apesar de juntar outros cães, fazer sempre alguns treinos a sólo, para estimular os cães que ainda estão apreender, e dar-lhes a oportunidade de provar que tambem são capazes!
Ir para o topo Ir para baixo
teixeiralx
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
teixeiralx


Número de Mensagens : 6
Idade : 54
Localização : Estoril
Data de inscrição : 09/06/2013

Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. EmptyTer Jun 11, 2013 10:50 pm

Amigo Tiago,cão desanimado a caçar??? Para mim só os que não tem "alma".
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Idade dos cães a começar a caçar. Empty
MensagemAssunto: Re: Idade dos cães a começar a caçar.   Idade dos cães a começar a caçar. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Idade dos cães a começar a caçar.
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» A que idade se pode começar a caçar ?
» Cães para caçar raposas
» Qual é a idade minima para se poder caçar??
» Como se deve treinar um cao de parar
» Idade dos cães

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: