Caça & pesca & natureza
Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas

Ir para baixo 
+5
sergio-monteiro
Ciclone
Filipex
Vitor21
jlmendonca
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
jlmendonca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jlmendonca


Número de Mensagens : 137
Idade : 44
Localização : SINTRA / PORTALEGRE
Data de inscrição : 27/03/2013

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptyQua Mar 27, 2013 2:38 pm

Boa Tarde a todos,

Por não ter coelhos Bravos, nem Cruzados nem sequer manços e por intermedio de alguns amigos meus conecei a treinar os futuros cachoros para os coelhos com porquinho da india na cerca, com paletes e silva.



O que Pensão sobre isso?



Quando na procura poderam os cães andarem a procura do cheiro do porquinho da india em vez do cheiro dos coelhos?



Comprimentos a todos
Ir para o topo Ir para baixo
jlmendonca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jlmendonca


Número de Mensagens : 137
Idade : 44
Localização : SINTRA / PORTALEGRE
Data de inscrição : 27/03/2013

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Treino com porquinhos da india   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptyQua Mar 27, 2013 3:52 pm

Boa Tarde amigos,



Como sou novato neste Forum, não sei se estão a ler ou não?



Gostava de alguem responde-se as minhas questões para ter a certeza que esta a ser lido?



Cumprimentos a todosTreino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas 688738
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptyQua Mar 27, 2013 5:07 pm

Olá,
da minha experiência com coelheiros, que não é muita, o que te posso dizer é: Para com isso já!

O que estás a fazer na prática é treinar cães para caçarem/procurarem porcos da índia.
Um dia mais tarde, quando os levares ao monte, eles vão é começar a procurar porcos em vez de coelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
jlmendonca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jlmendonca


Número de Mensagens : 137
Idade : 44
Localização : SINTRA / PORTALEGRE
Data de inscrição : 27/03/2013

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptyQua Mar 27, 2013 8:32 pm

Obrigado pelo conselho, ha diversas openiões, quem me disse tem 15 cães de coelhos muito bons e diz fazer assim quando em cachoros...não sei o que fazer se calhar vou mesmo adquirir um coelho cruzado, mas não sei a onde?



Alguem sabe na região de Lisboa ou Portalegre?



Grato pela atenção
Ir para o topo Ir para baixo
Filipex
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Filipex


Número de Mensagens : 133
Idade : 32
Localização : Guimares
Data de inscrição : 26/09/2010

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptyQua Mar 27, 2013 8:41 pm

no meu intenter, não e problema nenhum, pois se nao tens coelhos o menos inicias com o porquinho da india se não fizer bem mal tambem não faz... e se ele procurar rastos, quando der com um de coelho faz-se a mesma(quantas e quantas vezes os caes dão com ouriços cacheiros, etc??)... os meus alguns durante o ano e eu nao os treino para isso!!!

e ja que falas-te em treinar sem ser com coelhos, ouve aqui na minha zona uma historia onde um senhor treinava os caes com as ratazanas, nos silvados encostados ao rio... e quando começava a caça nao era por isso que eram piores que os outros!!!!

agora tambem te digo, o que e demais e erro, por isso não vale a pena andar sempre a insistir na mesma coisa com isto quero dizer que podes fazer isso com o porquinho umas 3, 4 vezes para os cachorros irem aprendendo a seguir rastos e depois se possivel levar para o monte, pois ai e que se vam fazer....
Ir para o topo Ir para baixo
jlmendonca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jlmendonca


Número de Mensagens : 137
Idade : 44
Localização : SINTRA / PORTALEGRE
Data de inscrição : 27/03/2013

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptyQua Mar 27, 2013 11:36 pm

Obrigado Felipe...algem mais pode dar a sua openião?

Alguem que ja tenha feito o mesmo, treino com porquinhos da india?

Sim agora é so monte, mas como devo fazer no monte?

Levar os porquinhos da india, ou somente a procura da sorte de darem com um coelho? é que na minha zona não perdomina muito o coelho, pelo menos no campo de treino?

Grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 59
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptyQui Mar 28, 2013 1:03 am

Tenta comprar um coelho manso ''novo'',isto é ,que não seja muito grande,e que tenha alguma bravura,que corra pelo menos.
Solta-o em zona suja,e com uma cana vai fazendo com que se movimente ,para que deixe ''rasto'',no chão.Até pode deslocar-se sem teres de lá ir,o que será melhor.
Depois dele se deslocar algumas dezenas de metros,se tiveres uma gaiola de pássaros sem fundo põe em cima e uma pedra ou algo para que os cães não consigam chegar ao coelho,e só depois é que os soltas e levas até próximo do local onde o soltas-te inicialmente.
Aí vais ver se os cães têm nariz para detectar o cheiro do coelho e o seguirem até à gaiola.
Se o fizerem e depois de veres o comportamento deles,retiras o coelho e esconde dentro do casaco,podes dar uma volta pelos arredores,e quando os cães estiverem um pouco afastados ,pousa o coelho no chão e arrasta-o um pouco para que deixe ''cheiro'',volta a esconder no casaco ,sem que o vejam e quando lá passarem ,vez novamente se têm nariz para detectar algo.
Não faças isto mais que duas ou três vezes,sempre em locais diferentes,e a partir daí !!!!,mato com eles ,e tenta levá-los onde houver vestígios de coelhos bravos.
Outra coisa ,espero que se trate de cachorros,(cães novos).
E!!!!!! Espero ter ajudado.
Esquece os porcos. ******
Ir para o topo Ir para baixo
jlmendonca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jlmendonca


Número de Mensagens : 137
Idade : 44
Localização : SINTRA / PORTALEGRE
Data de inscrição : 27/03/2013

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptyQui Mar 28, 2013 1:18 am

Obrigado Ciclone vou fazer isso mesmo...comprimentos a todos
Ir para o topo Ir para baixo
jlmendonca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jlmendonca


Número de Mensagens : 137
Idade : 44
Localização : SINTRA / PORTALEGRE
Data de inscrição : 27/03/2013

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptyQui Mar 28, 2013 9:44 am

Sim São cachoros novos 1 de 14 meses, 2 de 8 meses, 1 de 5 mese e 1 de 2 meses.

o de 14 meses acham que ja é tarde? ja fez uma epoca com os mais velhos mas queria era brincadeira mas andava sempre a latir quando na presensa de cheiros
Ir para o topo Ir para baixo
sergio-monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
sergio-monteiro


Número de Mensagens : 7
Idade : 41
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 03/01/2013

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptyQui Mar 28, 2013 1:02 pm

jlmendonca escreveu:
Sim São cachoros novos 1 de 14 meses, 2 de 8 meses, 1 de 5 mese e 1 de 2 meses.

o de 14 meses acham que ja é tarde? ja fez uma epoca com os mais velhos mas queria era brincadeira mas andava sempre a latir quando na presensa de cheiros

Caro jlmendonca, não tem mal nenhum treinar os cachorros com porcos da índia, até lhe posso dizer que é uma excelente prática (entre os 2 a 4 meses) todos os outros, seria melhor optar por coelhos...

Mas isso numa fase inicial, apenas para poderem correr e treinar instintos de caça, após estarem a dar claros sinais de terem desenvolvido instintos de caça, deve abandonar tal pratica e passar a treinar somente com coelhos....

Facilmente adquire coelhos numa feira...
Ir para o topo Ir para baixo
Aldonio Paulino
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Aldonio Paulino


Número de Mensagens : 160
Idade : 40
Localização : Ribeira Brava Madeira
Data de inscrição : 25/12/2011

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptyQui Mar 28, 2013 11:54 pm

sergio-monteiro escreveu:
jlmendonca escreveu:
Sim São cachoros novos 1 de 14 meses, 2 de 8 meses, 1 de 5 mese e 1 de 2 meses.

o de 14 meses acham que ja é tarde? ja fez uma epoca com os mais velhos mas queria era brincadeira mas andava sempre a latir quando na presensa de cheiros

Caro jlmendonca, não tem mal nenhum treinar os cachorros com porcos da índia, até lhe posso dizer que é uma excelente prática (entre os 2 a 4 meses) todos os outros, seria melhor optar por coelhos...

Mas isso numa fase inicial, apenas para poderem correr e treinar instintos de caça, após estarem a dar claros sinais de terem desenvolvido instintos de caça, deve abandonar tal pratica e passar a treinar somente com coelhos....

Facilmente adquire coelhos numa feira...
sou da mesma opinião os porcos da india são bons pa começar a viciar os cachorros e logo que os cães ja tenham interesse é mudar logo para coelhos que é para isso que os queremos.
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 59
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySex Mar 29, 2013 12:17 am

Na minha opinião,se o interesse é utilizar o cão para caçar coelhos,por que não começar a ensinar com coelhos,não me parece que seja muito difícil arranjar um coelho manso para ensinar cachorros.Talvez mais fácil que arranjar ''porcos da índia''.
Em qualquer mercado ou feira ,certamente não faltam.
Daqui a pouco podemos começar a ensinar com o gato do vizinho,e depois de ganhar vício ,passamos para coelhos,será idêntico!!!!

Mas!!!! isto é apenas a minha humilde opinião,cada um que os inicie com o que entender.

Abraço e boa sorte com os cachorros.
Ir para o topo Ir para baixo
Filipex
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Filipex


Número de Mensagens : 133
Idade : 32
Localização : Guimares
Data de inscrição : 26/09/2010

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySex Mar 29, 2013 4:36 pm

o Sr. Ciclone, pelo o inicio do texto e pelo que o autor escreveu, ele referiu que "Por não ter coelhos Bravos, nem Cruzados nem sequer manços ", uma pessoa deu as opnioes que deu... claro que se tiver coelhos e muito melhor que o porquinhos ou mesmo outro animal... dai terem havido as opinioes que ouve...

jlmendoncadesde ja tambem queria referir para dar atençao ao primeiro post que o Ciclone escreveu pois dai tiras um grande probeito, de como treinar/iniciar um cachorro.... se possibel depois e levar os caes ao amanhacer pois os rastos estao mais frescos ou na boca da noite para ver se eles se cruzam com algum coelho que esta de levante!!!

salvo erro acho que li na tua apresentação que tinhas outros caes, ja velhos e caçados, deverias levar sempre um outro a saber ao que anda pois o melhor professor nem sempre é o dono mas sim o "amigo"...
Ir para o topo Ir para baixo
jlmendonca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jlmendonca


Número de Mensagens : 137
Idade : 44
Localização : SINTRA / PORTALEGRE
Data de inscrição : 27/03/2013

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySex Mar 29, 2013 5:53 pm

Amigos Obrigado pelas openiões...mas digo-vos que o homem que treina os cães com porquinhos da india tem 15 maquinas a trabalhar em silvados e a levantar coelhos.



Hoje levei-os pela primeira vez ao monte...dia chuvoso "Molha Parvos" e de manha, não deram com nem um coelho é verdade o dia, não estava propicio e tive pouco mais de 1 hora e poço dizer que vicio tem numca tinham saido e balsas furam-nas todas, tambem não levei para balsedos serrados mas só levei as 2 de 7 mese e 1 de 5 meses.



Estou a ficar contente, ja adqueri um coelho manso coloquei numa gaiola não levei para o monte porque o dia estava mau, mas e até fazia impesão pois mordiam na gaiola e tudo... no meu pouco entender porquinhos da india é melhor que coelhos mansos pois não param quietos furam tudo na cerca e os cães tem de seguir muito o rasto pois é muito pequeno e por vezes nem o vem a sair das paletes acho que acaba por ser um bom teino tambem
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySáb Mar 30, 2013 12:00 am

Na minha humilde opinião, geralmente nunca uso coelhos de casa para ativar os meus cães para a caça, agora o que costumo fazer, quando têm á volta 2 ou 3 meses, começo a brincar com uma bola dessas de tenis forrada com pele de coelho, atirar a bola para o cão brincar e mordiscar, depois quando achar que o animal já tem corpo, começa a andar atras de mim para o monte, ambientar-se com rastos e afins.

E a partir daí, é sempre monte, sempre contínuo, várias vezes por semana, e sempre a ateimar, se tiverem sangue, com 7 ou 8 meses, já poderão dizer alguma coisa, e de preferencia em zonas onde sabemos á partida que existem coelhos.

Com essas idades que o amigo mensionou, esses animais já deviam ter feito uns kms no monte.

Se tiverem sangue eles proprios se farão, o que é preciso é não desistir, há uns que começam mais cedo, e outros que tardam um pouco mais.

Para mim, porcos da india ou peruanos, só são engraçados quando estão a pedir comer.

Cumprimentos e força nesses treinos, que eles agradeçem.
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 59
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySáb Mar 30, 2013 2:27 am

Boas pessoal.
Filipex,eu li o que o Jmendoça escreveu,e apenas lhe quis dar a entender,que não seria assim muito difícil arranjar um coelho.
Se não se consegue bravo ou travesso,existem alguns mansos com alguma bravura,seria apenas uma questão de escolha.
Como muitos de nós sabemos os cães funcionam por associações,isto é relacionam os odores a determinadas coisas.
Cada animal tem o seu cheiro distinto,e um rato ou um porquinho,não têm o odor do coelho bravo,nem o coelho manso o terá certamente.
Nós humanos ,não em crianças,mas numa fase de evolução começamos também a distinguir os odores quando os sentimos,e sabemos dizer por experiências anteriores que :Cheira a gás,a queimado,a podre etc.
Atenção:Na minha opinião penso que os cachorros aprendizes,quando levados ao mato pelas primeiras vezes e sem qualquer tipo de experiência,vão cruzar-se com uma vasta gama de cheiros diferentes,provavelmente até com o odor do coelho bravo,podem sentir curiosidade ,e tentar seguir,como não.Por isso se o puser-mos em contacto com aquilo que queremos que ele faça futuramente,por duas ou três vezes,mostrando-lhe coelhos e incentivando-o a persegui-los,primeiro com a vista depois onde deixam de os ver ,(no mato)com o sentido que eles têm mais apurado(olfacto),certamente não lhes irá fazer mal nenhum.É claro que existem cachorros provenientes de linhas de caça muito boas que não precisam de nada disto,basta apenas leva-los ao mato e os genes que têm encarregam-se do resto.
Os cães caçados aos coelhos, e experientes,durante a busca ,durante todo o tempo que andam a furar mato e de venta no chão,procuram o quê?? aquele cheiro que está memorizado (O odor do coelho bravo),e assim que se cruzam com ele,voltam atrás ,acusam-no muitas vezes dando ao rabo mais fortemente,outros com um latido,e a partir daí tentam segui-lo.
Com os das perdizes passa-se o mesmo,se os queremos a caçar perdizes e codornizes,não devemos metê-los com coelhos.
Quantos cães destes por serem sempre treinados com peças de cativeiro,que devem ter um cheiro diferente ou mais activo,na minha opinião,são uns foras de série em provas ,e com caça real (brava) não passam de medianos!!!
Quantos cães de coelhos por terem sido habituados a caçar ratos ,volta e meia andam feitos doidos no monte de volta de uma pilha de lenha ou algo semelhante,a fazer-nos perder tempo por causa de um simples ratito.
Enquanto que os que procuram o cheiro do coelho,nem vão ligar ao cheiro do rato,em circunstância de caça.
Por tudo isto,se queremos que os cães procurem e encontrem um determinado odor ,será esse que os devemos tentar fazer memorizar,e quanto mais contacto com esse odor melhor.
Como exemplo disto posso-vos dizer que à muitos anos atrás deram-me um cão que diziam ser muito bom para a caça,pois mal via um gato,corria logo atrás dele,comecei a caçar com esse cão,ainda no tempo em que havia coelhos,e ainda matei alguns com ele,mas de coelhos já pouco aprendeu,não era capaz de seguir um rasto de coelho,agora perto de povoados,assim que apanhava o rasto de algum gato que andasse no monte,meus amigos!!!,nunca mais o largava,no inicio pensava ser atrás de coelhos,aquele latir sempre em velocidade,só que acabava sempre aos saltos à volta de uma árvore,ou na porta de alguém (dono do gato) ******
Viciou-se em cachorro nos gatos ,e foi esse o odor que ele memorizou para encontrar e seguir,cheguei à conclusão que a busca que ele fazia no mato seria à procura de gatos,mesmo cruzando diariamente dezenas de rastos de coelhos.
Esta é a minha opinião,mas se acharem que treinar com os porcos será útil!!!! força com isso.
Ps:Desculpem o testamento amigos
Ir para o topo Ir para baixo
sergio-monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
sergio-monteiro


Número de Mensagens : 7
Idade : 41
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 03/01/2013

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySáb Mar 30, 2013 3:04 am

O amigo Julio tem razão, que é na memorização olfativa que está a base de qualquer cão vir a caçar melhor ou pior...

Mas, numa idade compreendida entre os 2 a 3 meses (ou mesmo até aos 4 meses), os porcos da índia, colocados num local devidamente preparado desperta bastantes e bastante os instintos de caça, como (latir; correr atrás; furar = (utilizava parras de videira) e morder), desperta estes instintos todos e é muito útil depois numa iniciação com coelhos...

Treinei muitos cachorrinhos assim, e depois com coelhos em cerca ou largados e a reação ao coelho em cães que tiverem contacto com porquinhos da índia em muito tenra idade, foram sempre reações muito mais discernidas e objectivas...

...é logico que é uma prática que deve ter somente como objectivo despertar de tenra idade instintos de caça, e não é um treino de caça, já com coelhos mansos, de bravura muito branda, só tive desgostos, pois o coelho agacha-se e os cachorros tendem a perder a "gana", e essa desmotivação pode e é muito mais prejudicial!!!!


Ir para o topo Ir para baixo
Filipex
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Filipex


Número de Mensagens : 133
Idade : 32
Localização : Guimares
Data de inscrição : 26/09/2010

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySáb Mar 30, 2013 11:08 am

aqui o colega sergio disse uma coisa que teem toda a razao "já com coelhos mansos, de bravura muito branda, só tive desgostos, pois o
coelho agacha-se e os cachorros tendem a perder a "gana", e essa
desmotivação pode e é muito mais prejudicial!!!!", se for um coelho que nao "mexa" mais vale estar queto... são ideias

e o caro Ciclone mais uma vezes escreveu e bem nos termos do cherio o cheiro do coelho bravo é muito diferente ao coelho manso, pois ate nos o sentimos, quanto mais os cães... mas tudo isso se resumo ao iniciar um cachorro a sentir os odores e tentar os seguir...

referiu tambem na parte das perdizes "eu nao pesco nada disso pois nunca tive caes de parar", se a poucos coelhos na minha zona as perdizes nem se fala... mas ja vi e assisti a pessoas a treinar os caes com pombas mança(por ser mais baratas e por não se deixar apanhar "foi a explicaçao que me deram"), e na pratica de caça os caçadores tambem não as vao querer cobrar/matar então porque e que treinam os caes com as pombas????
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 59
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySáb Mar 30, 2013 4:40 pm

Filipex
Porque estão a treinar um cão a ''parar'' ,e a respeitar ,o levante ,ficando ''parados '' na mesma.
O cobro depois em caso de abate,só quando o dono ordenar.
O cão de parar ,até pode parar uma cotovia,mas para que desenvolva através de treinos,todo o seu potencial,é necessário que repitam muiiiitas vezes , a ''Paragem ,respeito ao tiro e cobro''.
Por vezes a maior dificuldade está em fazê-lo respeitar o tiro,e não sair em corrida rápida após ouvir um disparo.
Nem está em causa nalguns casos o cobro,pois podem já cobrar bem.
É durante a fase de treinar o respeito pelo tiro ,que muita gente utiliza aquilo que lhe fica mais barato,por ex:os pombos,que metidos dentro de uma caixa lançadora,e depois de parados pelo cão,que se mantém durante a aproximação do dono sempre parado,vai deixa-lo (por vezes,carregar a arma),ejectar a ave que estiver na caixa,disparar ,matando ou não,e continua no mesmo local,só saindo,depois da ordem de cobro.Depois do cobro,os bem ensinados percorrem todo o trajecto até chegar ao dono sentam-se,e esperam que a peça seja retirada da sua boca.
Tudo isto só funcionará depois de se repetir durante muito tempo e muitas vezes,nas mãos de profissionais do ensino de cães de parar(ou não).
É aí que os pombos entram ,por saírem mais baratos que codornizes ou perdizes de aviário .
Penso ser unicamente esta a explicação ,para a utilização de pombos nesta fase do ensino de um cão de parar.mas certamente existirá neste fórum quem entenda muito mais disso que eu.
Apenas respondi neste tópico por esta ser a forma que eu sempre utilizei com os cachorros dos coelhos,se será adequada ou não????,fica a questão,mas atenção, que coelhos que não fujam,eu nunca utilizei,esses mais fracos apenas servem para deixar rasto no chão,são retirados antes da solta do cachorro,!!!nem os chegam a ver.Mas se tiverem nariz ,irão certamente procurar,que é o que se pretende.
Espero que tenham entendido o que escrevi.
Ir para o topo Ir para baixo
Filipex
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Filipex


Número de Mensagens : 133
Idade : 32
Localização : Guimares
Data de inscrição : 26/09/2010

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySáb Mar 30, 2013 6:49 pm

sim senhor ciclone eu conpreendi tudo... e a pergunta que fiz se voce tambem me entendeu vai dar tudo a mesma questão,
o cão de parar e para treinar a respeitar o levante (tanto vale ser de uma pomba, perdiz, cordoniz e ate mesmo um passarinho),certo!? o que interesa e que ele o respeite ate ordem do dono...

e porque é que não se pode iniciar os cachorros coelheiros com coelhos, porquinhos da india, etc... pois o objectivo vai dar todo ao mesmo tambem é que siga os rastos, e depois de o saber seguir e com horas perdidas no monte os caes se tiverem viciofazem-se com os coelhos bravos.... isto é a minha opiniaoe fez muito bem responder pois isto para mim esta a ser um debate saudavel,e é sempre bom aprender com os mais experientes!!!
Ir para o topo Ir para baixo
jlmendonca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jlmendonca


Número de Mensagens : 137
Idade : 44
Localização : SINTRA / PORTALEGRE
Data de inscrição : 27/03/2013

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySáb Mar 30, 2013 9:23 pm

Concordo com o felipex ja não esta a ser saudavel mas contudo ja retirei algumas ideias para treinar melhor os meu cães de caça...Quanto ao ciclne vejo que tem experiencia com treino de cães aos coelhos cosegui tirar algumas concusões futuras, mais um treino de 50 minutos foi engraçado mas não tive a sorte de levantarem coelho, tambem ha poucos por aqui...lol



Obrigado a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 59
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySáb Mar 30, 2013 9:30 pm

Eu nunca disse que não se podia ensinar os cachorros com porquinhos!
Eu simplesmente não o faria,começaria sempre por aquilo que será o objectivo final,(coelhos).
Não será muito difícil de arranjar,e qual a vantagem de começar com uma coisa e depois ir passar para outra?Não será preferível começar ,e dar continuidade ao que se começou,apenas mudando a cerca pelo monte, aumentando o grau de dificuldade.
Até porque esse tipo de treinos,no mesmo local (cerca),não devem ser feitos mais que duas ou três vezes,ganham vício no local,viram tudo lá dentro atrás de um coelho, depois no mato ,não te largam os calcanhares.Voltas à cerca e tens máquinas novamente!!!!
PS: Filipex,não me trates por Sr.. cheers
Jlmendoca,o que queres dizer,com a frase'' já não está a ser saudável''?,referes-te ao treino ou ao tópico?
Ir para o topo Ir para baixo
jlmendonca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jlmendonca


Número de Mensagens : 137
Idade : 44
Localização : SINTRA / PORTALEGRE
Data de inscrição : 27/03/2013

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySáb Mar 30, 2013 9:42 pm

Cilone refiro-me a treinar os meu cães com o porquinho, agora quer e monte, mas o grande problema é que só venho ao alentejo de 15 em 15 dias e as vezes mais, o meu pai é que vai treinando mas começa a ter ja pouca paciencia para o fazer...

ha 12 anos atraz antes de ir para lisboa saia quase todos os dias com eles, eu é que treinava os cães, é era so no o monte e eles faziam-se sempre çães razoaveis/Bons na caça ao coelho mas tambem avia mais caça...agora esta-me mais dificil treinalos a ficarem Razoaveis/Bons... há poucos coelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
jlmendonca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jlmendonca


Número de Mensagens : 137
Idade : 44
Localização : SINTRA / PORTALEGRE
Data de inscrição : 27/03/2013

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySáb Mar 30, 2013 9:49 pm

Os cães que tenho tambem foram todos dados e por vezes é me dificil ter boas maquinas...mas devido aos sangues dos mesmos podem não ser os melhores sangues...agora tenho gostado de ver a caçar os talibans e os podengos da ericeira mas o guito para os adquirir é que não dá.



Amigos se alguem quiser-me dar alguma raça dessas diga...para poder treinar.



Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 59
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySáb Mar 30, 2013 11:56 pm

OK companheiro.
É como dizes,com a quantidade cada vez mais reduzida do número de coelhos bravos ,presentemente, torna-se cada vez mais difícil conseguir treinar um cachorro.
Mas !! Continua,no monte é que eles se fazem.
Boa sorte e boa Páscoa. amigos
Ir para o topo Ir para baixo
Filipex
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Filipex


Número de Mensagens : 133
Idade : 32
Localização : Guimares
Data de inscrição : 26/09/2010

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptyDom Mar 31, 2013 12:03 pm

jlmendonca como digo o que é demais é erro, e treinar os cachorros sempre no mesmo sitio/resisto como neste caso a cerca mais tarde vai se refletir quando fores para outra zona ao qual os caes não reconhece e depois acontece como o Ciclone disse e afirmou, eles ate tem medo de se afastar, quanto mais procurar rastos.... se ja viste que eles ja "mexem", tenta e perder horas e horas a fio no monte onde acha coelhos, pois mais tarde ou mais sedo eles mostram o que vale, mesmo havendo poucos...

p.s ciclone atençao que eu tambem sou da sua ideia de iniciar os cachorros com os coelhos bravos ou cruzados que se mexam bem, mas como no inicio do topico o
jlmendonca referiu que não tinha possiblidade de arranjar coelhos, dai se ter começado o debate de se treinar com os tais porquinhos da india!!!!

p.s2 e desde ja posso dizer que todos os debates deveriam de ser como este, sem haver ofenças, e deitar a gente mais nova a baixo, pois apesar de haver rapazes novos de idade, não quer dizer que seja novos nas andaças da caça!!! Pois uma pessoa não começa a ser Caçador depois de ter a carta na mão...

Boa Pascoa
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 59
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptyDom Mar 31, 2013 3:21 pm

Acho que o tópico apesar de ter tido pouca participação,seguiu o seu decurso,dentro da normalidade que foi o mais importante.
Um bem haja a todos os que participaram. Agreement
E continuação de bons treinos.
Ir para o topo Ir para baixo
jlmendonca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jlmendonca


Número de Mensagens : 137
Idade : 44
Localização : SINTRA / PORTALEGRE
Data de inscrição : 27/03/2013

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySeg Abr 01, 2013 6:53 pm

Boa tarde a todos, muito obrigado a todos pelas duvidas tiradas.

Grande abraço quando possivel relato um treino no monte da pedra.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
jlmendonca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jlmendonca


Número de Mensagens : 137
Idade : 44
Localização : SINTRA / PORTALEGRE
Data de inscrição : 27/03/2013

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptySeg Abr 01, 2013 11:21 pm

Boa noite a todos, retirei este comentario de um post aqui dos treinos cpmentado pelo "berreta" que ajuda o porque de se poder treinar cães com porquinhos da india...

"Caros amigos,

Tenho em casa uma cadela, que com 5 meses fugia-me de casa por uma hora... e depois voltava a tresandar...

Um
dia chegou-me a casa ao colo do vizinho, que me disse que ela fugia
para a estrumeira dele para caçar ratos... apanhava dois ou três ratos e
voltava para casa...

Com 7 meses começou a caçar dentro das silvas...

Aos
10 meses (6 de Setembro de 2007) levei-a pela primeira vez à caça...
quando a soltei, devido ao tamanho da cachorra (literalmente anã - tem
um palmo de altura) reinaram comigo, a dizer que eu deveria ter trazido
cães "a sério"...
Cerca de 30 minutos depois, e sendo o unico animal
da linha que entrava nas silvas, que dado ao calor pareciam arame
farpado, agarrou um coelho... que dado à inexperiência deixou fugir...
nesse ano, com 10/11 meses agarrou-me 3 coelhos nas silvas, e deixou-os
fugir aos 3... no ano seguinte era uma máquina de inventar coelhos,
agarrava-me coelhos com fartura, e já não fugiam...


Mas conto
isto, porque a idade normal de começarem a caçar a sério é 10 meses... E
a minha começou precocemente porque ia brincar com os ratos, e aquilo
para lá lhe estimulou o instinto... e depois nos primeiros treinos tive a
sorte dela embicar (por acaso) em 5 ou 6 coelhos, e foi assim que ela
se fez... nunca antes tive outro animal a caçar tão cedo...

E no
seguimento da vossa conversa... um cão/cadela com 6/7 meses quer é
brincadeira... nada mais... e se caçar (ás vezes apenas aparentam
fazê-lo) é por considerarem aquela actividade uma brincadeira com os
outros... agora com 3 meses a achar coelhos..."

Abraços companheiros Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas 739466
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: ola   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas EmptyTer Abr 02, 2013 10:21 am

Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas 679215camaradas.....

eu tb tenho lá uma cadela com 9 meses so mostrei coelhos e levo a algumas vezes ao monte

não tantas quanto cria tb o tempo não tem ajudado aki pra minha zona mas eu noto que ela ainda só

quer brincar embora vá atraS dos outros cães pelo mato dentro mas ainda não ganhou aquele instinto de caça

de deitar o nariz ao chão e procurar.......espero que se fassa este ano
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas   Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Treino de cães podengos
» Treino de caes podengos no cobro
» Treino de caes de caça ao coelho
» Truques e dicas de treino de cães de coelho
» Treino ao Coelho

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: DIÁRIO DO TREINO DE CÃES DE CAÇA :: DIÁRIO DO TREINO DE CÃES DE CAÇA-
Ir para: