Caça & pesca & natureza
Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!

Ir para baixo 
+49
tipe09
MRodrigues
CORDOVAguty
rodriguesf
katyaVtavares
Rafa888
fábio009
Avx777
kevin.santos.50
QuED_X
Paulo Jorge
ruca14
Rocha
r.coelho
pedo
Tiago Leitão
mify
A.Ramos
warped
Alex ribas
matador
andre.patinter
tiagomartins
Miguel Silva
Tibe1987
geraldina
miguelsf
Carlos Branco
jlmendonca
francisco.vasconcelos.752
andre13
HAGV
jn
domacas
Paulo Alves
Batata
helder taborda
gonçalo85
nuno.correia.9465
evscm6
fernando.diogo.matos
plingrino
David Almeida
Gonçalo Xareu
joaop
nsantos
André Sousa
titano19
Kika
53 participantes
Ir à página : 1, 2, 3 ... 7 ... 14  Seguinte
AutorMensagem
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Kika


Número de Mensagens : 75
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 25/11/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQua Jan 16, 2013 12:09 am

Boa noite a todos!

Reparei que havia um tópico com o mesmo título mas relativo a 2012 e achei engraçado criar-se um novo tópico para todos aqueles que já se inscreveram e que tal como eu, iremos realizar o exame em 2013.

Podia-se gerar aqui uma espécie de "tópico das lamentações", onde se colocaria dúvidas, troca de materiais de estudo, sugestões de leitura e relatos do longo processo que nos espera pela frente... Assim fica-se com a Casa (Fórum) mais arrumadinha, não há necessidade de andar a desenterrar tópicos mais antigos e cria-se aqui um ponto de discussão exclusivo deste assunto. Agreement


Posso começar por mim, sou de Leiria, meti os papéis no ICNF da Marinha Grande em Dezembro. Já tenho alguns exames e o manual em PDF (disponibilizados por outros users), os quais poderei partilhar... Já li o manual 1 vez e é de fácil leitura (português acessível), porém confesso que vamos ter muito para ler e muitos pormenores/informação para decorar! affraid


Fico a aguardar!
Cumprimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
titano19
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
titano19


Número de Mensagens : 109
Idade : 40
Localização : coimbra
Data de inscrição : 26/11/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQua Jan 16, 2013 11:08 am

bom dia amigo, pois isso é mesmo verdade,este site ja me ajudou bastante, foi aqui que consegui uns testes para o exame, foi aqui que aprendi algumas coisas sobre caça e tambem duvidas para o exame que se esta aproximar, mas apesar disto tudo ainda tenho certas duvidas de perguntas que nao consigo encontrar no manual, a mim ja me dizeram que vem la tudo mas mesmo assim fico com duvidas em algumas respostas, mas vou continuar a estudar, pode ser que consiga encontrar essas respostas, abraço Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
André Sousa


Número de Mensagens : 212
Idade : 39
Localização : Alcoobaça
Data de inscrição : 10/04/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQua Jan 16, 2013 12:16 pm

Caros,

Estamos aqui para mutuamente nos ajudarmos.
Venham de lá essas dúvidas e lamentações.

Eu fiz o exame em 2012 e as coisas ainda estão frescas :P

Alguns exames poderão ser antigos e as questões já não fazerem sentido.
assim como algumas respostas já não estarem atualizadas.
É necessário estudar os exames com sentido crítico!

Cpts,
André Sousa
Ir para o topo Ir para baixo
nsantos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
nsantos


Número de Mensagens : 66
Idade : 39
Localização : matosinhos
Data de inscrição : 09/01/2013

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQua Jan 16, 2013 6:16 pm

ola. eu tb vou tirar a carta este ano. e infelizmente o tempo nao è muito para estudar. o manual tem muita coisa que nao faz sentido no terreno. mas enfim temos que as saber. espero quando chegar o dia estar pronto para tudo. e espero juntamente com todos deste forum aprender muito. obrigado a todos.
abraços
Ir para o topo Ir para baixo
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
André Sousa


Número de Mensagens : 212
Idade : 39
Localização : Alcoobaça
Data de inscrição : 10/04/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQua Jan 16, 2013 6:31 pm

nsantos escreveu:
ola. eu tb vou tirar a carta este ano. e infelizmente o tempo nao è muito para estudar. o manual tem muita coisa que nao faz sentido no terreno. mas enfim temos que as saber. espero quando chegar o dia estar pronto para tudo. e espero juntamente com todos deste forum aprender muito. obrigado a todos.
abraços

Caro nsantos,

Quais são os pontos do manual que a si lhe parecem mais desfasados da realidade?

Cpts,
André Sousa
Ir para o topo Ir para baixo
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Kika


Número de Mensagens : 75
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 25/11/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQua Jan 16, 2013 6:58 pm

Boa tarde a todos!

Titano19 só uma pequena correcção: é amiga! espi2
Relativamente a vir tudo, eu penso que seja verdade, menos aquela parte do Capítulo IX - Armas de Fogo e Munições, mas também está lá assinalado que essa parte não sai para o exame da carta de caçador, mas na minha opinião penso que depois seja importante para a LUPA (Licença de Uso e Porte de Arma)... Eu penso que tenho o manual mais actual que há, pois é de Dezembro de 2011. O meu pai ofereceu-mo quando me trouxe os papeis (apesar de lhe ter dito que já o tinha em suporte digital). Agreement

Titano19 quais são as suas dúvidas mais em concreto?

Em relação ao tempo para estudar, também sinto o mesmo, a data está a aproximar-se a passos largos mas também pelas minhas contas, em princípio não poderei ir à 1ª Chamada da Época Normal, mas para quem não sabe, quando isso acontece, ficamos logo automaticamente inscritos para a 2ª Chamada da Época Normal e e não tem de se pagar nada. Agora em relação à Época Especial já não sei muito bem como funciona.


Cumprimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaop


Número de Mensagens : 135
Idade : 30
Localização : sintra
Data de inscrição : 27/01/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQua Jan 16, 2013 8:28 pm

Boas pessoal eu também estou inscrito para fazer exame este ano.
As datas dos exames é entre 15 de Abril e 15 de Maio certo?
Espero que o dia chegue rápido e que corra tudo bem porque eu e os cães estamos á espera do nosso primeiro dia de caça comigo já caçador.
Um abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo Xareu
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Gonçalo Xareu


Número de Mensagens : 28
Idade : 31
Localização : Mata Mourisca
Data de inscrição : 29/05/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQua Jan 16, 2013 8:35 pm

Eu tambem tirei a carta o ano passado, pensava que era muito mais dificil do que foi, para mim é mais dificil o teste na psp do que propriamente o teste para a carta de caçador, mas quando se gosta duma coisa basta aplicar um pouco de tempo ao estudo e tudo passa.. Se ouver duvidas ainda me lembro dumas coisitas :D
Ir para o topo Ir para baixo
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Kika


Número de Mensagens : 75
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 25/11/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQua Jan 16, 2013 10:08 pm

joaop essas realmente são as datas que estão no site do ICNF mas não sei se estão actualizadas já para o ano de 2013. ******


Gonçalo Xareu porque é que achou o exame da PSP mais difícil?


Cumprimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
André Sousa


Número de Mensagens : 212
Idade : 39
Localização : Alcoobaça
Data de inscrição : 10/04/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQua Jan 16, 2013 10:12 pm

O exame para a LUPA, na PSP, é composto por duas partes - uma teórica e outra prática.

Existem poucos exemplos de exames e vai-se mais na dúvida do que poderá sair.
A matéria também é mais chata e muito pormenorizada (legislação, segurança, armas, primeiros socorros, etc.).
Depois a parte prática tem uma coisa fundamental, manusear as armas com absoluta segurança.

Tem que se estudar bem e ir com confiança!
Ir para o topo Ir para baixo
David Almeida
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
David Almeida


Número de Mensagens : 217
Idade : 37
Localização : Rio Maior
Data de inscrição : 27/08/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQua Jan 16, 2013 10:57 pm

Boa noite pessoal, desculpem la´ a minha ignorância, mas tirei a minha carta de caçador aos 18 anos e foi diferente, que tipo de exame são feitos na psp que tanto se fala hoje?
Cumprimentos
David Almeida 123
Ir para o topo Ir para baixo
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Kika


Número de Mensagens : 75
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 25/11/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQua Jan 16, 2013 11:30 pm

Os exames que são feitos na PSP, tal como o André Sousa disse, são para a obtenção da Licença de Uso e Porte de Arma (LUPA).

Só depois de termos passado nesses 2 exames é que podemos pedir a LUPA e assim ficar legalmente habilitados para caçar com arma de fogo (corrijam-me se estiver enganada sff).

O David Almeida com certeza que também terá de ter a LUPA, só não teve é de fazer estas coisas todas...


Cumprimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
André Sousa


Número de Mensagens : 212
Idade : 39
Localização : Alcoobaça
Data de inscrição : 10/04/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQua Jan 16, 2013 11:48 pm

Atualmente para obter a LUPA é necessário frequentar o Curso de Formação Técnica e Cívica (CFTC).
Neste momento apenas a PSP está a realizar estes cursos, no futuro estes serão dados por entidades privadas (à semelhança da carta de condução).

O CFTC é dado pela PSP num dia apenas, essencialmente a dar as noções de legislação em vigor, classes e tipos de armas existentes, segurança no manuseamento de armas, munições e primeiros socorros.
No meu caso concreto foi pouco valorizada a parte prática, quase partem do princípio que toda a gente manuseou e sabe manusear armas. Para quem tira a LUPA C é importante saber qual a carabina que utilizarão no exame prático e como carregá-la e municiá-la (eu utilizei uma Merlin de alavanca de calibre 0.444).

O exame para aprovação no CTFC (que habilita a que se peça a LUPA e consequentemente a carta de caçador com arma de fogo) é dividido em duas partes:

  1. exame teórico com 20 perguntas (se a memória não me falha) com peso diferente, no mínimo há que ter 60%, saiu-me um exame igual a um que circula aí na net;
  2. exame prático onde se deve saber identificar espingardas e carabinas dos diferentes tipos, identificar munições (atenção aos zagalotes), escolher munições, aplicar TODAS as regras de segurança no manuseamento de armas, fazer circuito de caça com espingarda (não atirar quando há obstáculos e não se vê bem o alvo, não atirar se houver um vulto na zona, descarregar a e largar a arma ao passar obstáculos, verificar canos desentupidos quando se municia/carrega a arma, etc) e fazer tiro com carabina a 50m (só para quem tira LUPA C).

É mais ou menos isto :)
Ir para o topo Ir para baixo
titano19
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
titano19


Número de Mensagens : 109
Idade : 40
Localização : coimbra
Data de inscrição : 26/11/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQui Jan 17, 2013 5:29 pm

estas sao as minhas duvidas, quem poder ajudar agradeço:::::

1- Em que condiçoes pode ser autorizada a caça com carabinas calibre 22:
A- A carabina 22 apenas é permitida na caça menos á raposa.
B- A carabina 22 só é permitida na caça maior quando praticada pelo processo de aproximaçao.
C- Nunca.

2- No regime cinegetico nao ordenado com arma de fogo, pode-se caçar ao corso todo ano, mas apenas:
A- Autorizaçao do Director geral das florestas.
B- Autorizaçao do Ministerio da Agricultura.
C- Autorizaçao dos Serviços da Divisao Florestal passada pelo guarda florestal.

3- Os exemplares de especies cinegeticas migradoras, quando abatidas em zonas de regime cinegetico ordenado:
A- Devem ser transportados acompanhados de guia de transporte emitida pela zona de caça.
B- Devem ser devidamente marcadas.
C- Podem ser transportadas dentro dos legais limites diarios de abate.

4- Em que situaçao se pode disparar, em segurança, a um alvo que se encontre na direcçao de um matagal:
A- Quando o alvo estiver bem visivel.
B- Quando o tiro for efectuado com chumbo.
C- Nunca.

5- Qual os seguintes processos é autorizado na caça maior ao javali:
A- Espera.
B- Batida.
C- Aproximaçao.

6- Um caçador possuindo carta de caçador e licença de aves aquaticas, que outro tipo de licença necessita:
A- Geral.
B- Especial.
C- Caça maior.

7- Qual das entidades compete dar autorizaçao para concesão de zona de caça:
A- Direcçao geral das florestas.
B- Concelho municipal e associaçoes.
C- Governo.

8- Qual das seguintes afirmaçoes nao constitui crime de caça:
A- Capturar ou destruir ninhos,covas,luras, de qualquer especie autorizado pelos serviços competentes.
B- Caçar em terrenos onde o exercicio seja proibido.
C- Caçar em terrenos cobertos de neve, pelo processo de batida ao muflao.

Ir para o topo Ir para baixo
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
André Sousa


Número de Mensagens : 212
Idade : 39
Localização : Alcoobaça
Data de inscrição : 10/04/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQui Jan 17, 2013 5:37 pm

As perguntas a todas estas questões estão no Manual para a Carta de Caçador do ICNF (ex. ANF).
Um conselho importante é estudar bem o livro antes de começar a treinar os exames.
Ir para o topo Ir para baixo
titano19
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
titano19


Número de Mensagens : 109
Idade : 40
Localização : coimbra
Data de inscrição : 26/11/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQui Jan 17, 2013 6:03 pm

eu sei amigo andre sousa, mas sao as unicas que tenho duvidas, e assim nao respondo pork fico na duvida, sao 12 exames e so essas perguntas é que tenho duvidas, por isso é que peço aqui ajuda 123 123
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo Xareu
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Gonçalo Xareu


Número de Mensagens : 28
Idade : 31
Localização : Mata Mourisca
Data de inscrição : 29/05/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQui Jan 17, 2013 6:28 pm

Como diz o Andre Sousa tens de ler o manual, as respostas as perguntas do teste estao la todas no livro, basta procurar e perder algum tempito...
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo Xareu
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Gonçalo Xareu


Número de Mensagens : 28
Idade : 31
Localização : Mata Mourisca
Data de inscrição : 29/05/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQui Jan 17, 2013 6:29 pm

Kika escreveu:
joaop essas realmente são as datas que estão no site do ICNF mas não sei se estão actualizadas já para o ano de 2013. Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! 139124


Gonçalo Xareu porque é que achou o exame da PSP mais difícil?


Cumprimentos!




Eu achei o exame da psp mais dificil pq nao tinha preparaçao quase nenhuma, mas afinal de contas nao foi nada doutro mundo, basta ter calma e confiança naquilo que fazemos :D
Ir para o topo Ir para baixo
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
André Sousa


Número de Mensagens : 212
Idade : 39
Localização : Alcoobaça
Data de inscrição : 10/04/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQui Jan 17, 2013 6:57 pm

Eis o meu exame teórico no CTFC (encontrei aqui na net e saiu-me igual, não era nada difícil mas em 10 examinandos houve 1 reprovação):

1 - A arma de fogo que, mediante uma única acção sobre o gatilho, faz uma série contínua de vários disparos, designa-se:

a) Arma de acção Simples;
b) Arma automática;
c)Arma de repetição;
d) Arma de acção dupla.

2 - Como se designa uma arma de fogo longa com cano de alma estriada?

a)Arma automática;
b)Espingarda;
c)Carabina;
d)Arma de alarme.

3 - Por munição de arma de fogo, entende-se:

a)A parte da munição que se destina a ser lançada através do cano;
b)O cartucho ou invólucro ou outro dispositivo contendo todos os
componentes em condições de ser imediatamente disparado numa arma de
fogo
;
c) O cartucho ou invólucro contendo todos os componentes em condições de não ser imeditamente disparado numa arma de fogo;
d) A carga de composto químico usada para carregar as munições ou a
carga de pólvora preta usada para carregar as armas de carregamento pela
boca.

4 - Os projécteis com diâmetro superior a 4,5mm, que fazem parte de um
conjunto de múltiplos projecteis para serem disparados em armas de fogo
com cano de alma lisa, denominam-se:

a) Chumbos de caça;
b) Zagalotes;
c) Cartuchos de caça;
d)Bala ou projéctil.

5 - Uma arma de fogo longa semiautomática, de repetição ou de tiro a
tiro, com dois ou mais canos integra-se na classe C, desde que:

a) Todos os canos sejam de alma estriada;
b) Que pelo menos um deles seja de alma estriada;
c) Todos os canos sejam de alma lisa;
d) Nenhuma das respostas está correcta.

6 - A aquisição, detenção, o uso e porte de armas da classe C podem ser autorizados a quem seja titular de:

a) Licença de uso e porte de arma da classe C e aos titulares da carta de condução;
b)Liecença de uso e porte de arma da classe C e aos Deputados à Assembleia da Répública;
c) Licença de uso e porte de armas da classe C, ou a quem a
respectiva lei orgânica ou estatuto profissional, preveja a dispensa ou
atribuição da licença de uso e porte de Arma;

d) Licença de uso e porte de arma da classe C, e aos Seguranças das empresas privadas de segurança.

7 - A verificação das condições de segurança no domicílio do requerente,
pode levar a que a autorização de aquisição, tenha em consideração à
existência de:

a) Idosos;
b) Crianças;
c) Menores;
d) Adolescentes.

8 - Sempre que seja autorizada pelo Director Nacional da PSP, que a arma
fique averbada em nome do cabeça-de-casal até às partilhas dos bens e
herança, diga o que é obrigatório:

a) O seu depósito num armário de segurança não portátil;
b) O depósito da arma à guarda da PSP;
c) O depósito da Arma na força policial da área de residência;
d) O depósito numa casa-forte.

9 - Para efeitos de fiscalização sobre exame de pesquisa de álcool, ou
para a realização dos exames de despistagem de substâncias
estupefacientes ou outras, pode utilizar-se os aparelhos e outros meios
homolgados ao abrigo do Código da Estrada e legislação complementar:

a) às veses;
b) Sim, sempre que necessários;
c)Nunca;
d) Só após falha.

10 - O condenado que deixar de entregar a ou as armas, no prazo de 15
dias contados a partir de trânsito em julgado, para cumprimento da pena
acessória de interdição temporária, incorre em:

a) Pena de multa;
b) Crime de desobediência;
c) Crime de desobediência qualificada; (n tenho a certeza, mas acho q é esta!)
d) Crime e pena de multa.


GRUPO II - As perguntas deste grupo referem-se a matérias do
conhecimento sobre normas e procedimentos de segurança no manuseamento
de armas de fogo, valendo cada resposta certa 7,5% do total. (artigo
14.º da Portaria n.º932/2006 de 8 Setembro).

11 - O proprietário das armas, deve tomar todas as precauções necessárias para prevenir:

a) O seu extravio;
b) Ocorrência de acidentes;
c) O furto ou roubo;
d) Todas as alíneas estão correctas.

12 - Uma espingarda de canos justapostos considera-se fechada quando:

a) Unir os canos ao fuste;
b) A coronha e o fuste tiverem unidos;
c) Quando os canos se encontram perpendiculares à coronha;
d) Após a união das câmaras à báscula.

13 - Quando tiver perto de pessoas como deve ter as armas de classe C e D?

a) Mantê-las sempre abertas e sem munições;
b) Mantê-las dirigidas para o ar;
c) Manter o dedo ao longo do guarda-mato;
d) Mantê-la em segurança.

14 - Ao colocar o cadeado de gatilho se este não ficar bem colocado o que nunca deve acontecer?

a) Abrir-se e saltar fora deixando o gatilho desprotegido;
b) O seu eixo accionar o gatilho, quando pressionado por um obstáculo;
c) Ficar travado pelos liguetes;
d) Nenhuma das respostas está correcta.

15 - Se uma arma tiver massa de protecção ou excesso de óleo no interior do cano, no momento do disparo, o que pode acontecer:

a) Facilitar o deslizar da munição no seu interior;
b) Causar o aumento das pressões e acosionar o rebentamento dos canos;
c) A manutenção dos canos em perfeitas condições;
d) Todas as respostas estão certas.

16 - Nos postos de tiro quando for dada a ordem para municiar as armas empunhadas, estas devem ficar sempre:

a) Apontadas para o chão;
b) Apontadas para o ar;
c) Apontadas na direcção dos alvos a atingir;
d) Conforme o atirador achar melhor.

17 - Em acto venatório quando deve carregar a arma?

a) Após montar a arma;
b) Quando verificar que os alvos se aproximam;
c) Quando estiver afastado dos companheiros;
d) Sempre que pegue na arma.

18 - Numa arma carregada deve sempre desconfiar do seu mecanismo de segurança, porque:

a) Uma pancada, uma queda ou um defeito mecânico podem não impedir o disparo;
b) Uma pancada, uma queda, pode impedir o disparo da arma;
c) Este pode actuar sobre o aparelho de pontaria através de um defeito mecânico;
d) Após uma quedaou pancada pode impedir que o aparelho de pontaria accione o cão.

19 - Quando se encontrar em acto venatório ao aperceber-se que alguém se aproxima da sua posição o que deve fazer?

a) Fechar a arma e carregá-la;
b) Abra e descarregue a arma;
c) Abra e carregue a arma;
d) Feche e descarregue a arma.

20 - Indique as partes essenciais de uma arma de fogo semi-automática?

a) Culatra, estojo de limpeza, coronha com caixa de mecanismos de disparar e ejector e porta cartuchos;
b)Culatra, coronha com caixa dos mecanismos de disparar e ejector e porta cartuchos, cano, estojo de limpeza.
c) Culatra, coronha com caixa dos mecanismos de disparar e ejector e
porta cartuchos, cano, fuste ou guarda mão, tampa do carregador.

d) Coronha com caixa de mecanismos de disparar e ejector e porta-cartuchos, canos, estojo de limpeza.
Ir para o topo Ir para baixo
David Almeida
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
David Almeida


Número de Mensagens : 217
Idade : 37
Localização : Rio Maior
Data de inscrição : 27/08/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQui Jan 17, 2013 7:16 pm

Desculpem la´ alguém me pode dizer a designação "LUPA"?
Ir para o topo Ir para baixo
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
André Sousa


Número de Mensagens : 212
Idade : 39
Localização : Alcoobaça
Data de inscrição : 10/04/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQui Jan 17, 2013 7:25 pm

LUPA - Licença de Uso e Porte de Arma
CFTC - Curso de Formação Técnica e Cívica
Ir para o topo Ir para baixo
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Kika


Número de Mensagens : 75
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 25/11/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyQui Jan 17, 2013 11:53 pm

Boa noite a todos!

Antes de mais nada pedia que se abstenham de comentários do género "vai ler o manual, as respostas estão lá.". Eu criei este tópico mesmo com o objectivo de se poder expor aqui todas as nossa dúvidas, sejam elas quais forem (em relação ao processo em si, de testes, da matéria, etc.) e esse tipo de comentários não irá certamente esclarecer nada!
Claro que as respostas estão no manual porque é o único método pelo qual podemos estudar mas como referiu o titano19, apesar de tudo, estas são as únicas dúvidas que ainda permanecem. E a interpretação dele pode ser diferente da nossa e é para isso que cá estamos, para nos ajudarmos uns aos outros. As dúvidas dele podem ser as minhas ou de outros users ou pessoas que estão a lutar para o mesmo objectivo!!

Chega de moralismos... Eu vou tentar ajudar da minha maneira.

1- Em que condiçoes pode ser autorizada a caça com carabinas calibre 22:
A- A carabina 22 apenas é permitida na caça menos á raposa.
B- A carabina 22 só é permitida na caça maior quando praticada pelo processo de aproximaçao.
C- Nunca.

Eu penso que esta matéria só irá sair no curso de CTFC (curso da PSP) pois a resposta está na página 109 do capítulo IX e diz lá que esta matéria não será alvo de avaliação do exame.

2- No regime cinegetico nao ordenado com arma de fogo, pode-se caçar ao corso todo ano, mas apenas:
A- Autorizaçao do Director geral das florestas.
B- Autorizaçao do Ministerio da Agricultura. página 89
C- Autorizaçao dos Serviços da Divisao Florestal passada pelo guarda florestal.

3- Os exemplares de especies cinegeticas migradoras, quando abatidas em zonas de regime cinegetico ordenado:
A- Devem ser transportados acompanhados de guia de transporte emitida pela zona de caça.
B- Devem ser devidamente marcadas.
C- Podem ser transportadas dentro dos legais limites diarios de abate.

Não sei a resposta.

4- Em que situaçao se pode disparar, em segurança, a um alvo que se encontre na direcçao de um matagal:
A- Quando o alvo estiver bem visivel.
B- Quando o tiro for efectuado com chumbo.
C- Nunca. página 117

5- Qual os seguintes processos é autorizado na caça maior ao javali:
A- Espera.
B- Batida.
C- Aproximaçao.


Será que esta pergunta está completa? Não faltará ai se é em terreno ordenado ou não ordenado? É que a pergunta desta maneira pode ter essas respostas todas. página 89.

6- Um caçador possuindo carta de caçador e licença de aves aquaticas, que outro tipo de licença necessita:
A- Geral.
B- Especial.
C- Caça maior.

Não sei.

7- Qual das entidades compete dar autorizaçao para concesão de zona de caça:
A- Direcçao geral das florestas.
B- Concelho municipal e associaçoes.
C- Governo. página 79

8- Qual das seguintes afirmaçoes nao constitui crime de caça:
A- Capturar ou destruir ninhos,covas,luras, de qualquer especie autorizado pelos serviços competentes.
B- Caçar em terrenos onde o exercicio seja proibido.
C- Caçar em terrenos cobertos de neve, pelo processo de batida ao muflao. páginas 76 e 77.

Espero ter conseguido ajudar e se houver alguma resposta errada pedia que corrigissem por favor.

Cumprimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
André Sousa


Número de Mensagens : 212
Idade : 39
Localização : Alcoobaça
Data de inscrição : 10/04/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptySex Jan 18, 2013 12:06 am

Boas,

Kika, quando digo que as respostas estão no manual não é de uma forma simplista nem fastidiosa que o digo.
Tenho todo o gosto e colaborar porque as vossas dúvidas de hoje foram ontem as minhas.

Contudo, quando não sabemos a resposta a uma questão de exame devemos procurá-la nas fontes mais fidedignas.
Ao ler-se e reler-se o manual vamos assimilando mais conhecimento e deixamos de saber apenas a resposta aquela pergunta concreta, mas saberemos muito mais.

Quanto a mim, uma boa forma de estudar é fazer os exames apenas várias leituras atentas e consistentes do livro.
Depois pode fazer-se muitos exames tipo mas sempre com o livro ao lado.

O pior que nos pode acontecer é acertar questões à sorte e julgarmos que já estamos preparados.

Por exemplo, fartei-me de acertar a questão da validade da carta de caçador.
Contudo, saiu-me no exame e comecei a patinar. Seria 65 anos ou apenas 60?

Bom estudo!
Ir para o topo Ir para baixo
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
André Sousa


Número de Mensagens : 212
Idade : 39
Localização : Alcoobaça
Data de inscrição : 10/04/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptySex Jan 18, 2013 12:10 am

Aproveito para mais uma chamada de atenção que julgo ser importante.
Muitos dos exames que se encontram em circulação são bastante antigos.
As perguntas podem estar desatualizadas, já não fazer sentido, nenhuma das opções ser a correta ou a resposta assinalada como correta já não ser aquela.

Mais um motivo para ir encontrar na fonte correta as respostas.
Olhem para os exames e identifiquem no manual onde se encontra a resposta.
Ir para o topo Ir para baixo
plingrino
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
plingrino


Número de Mensagens : 141
Idade : 73
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 11/09/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptySex Jan 18, 2013 10:42 am

Tem razão o amigo André Sousa. Os candidatos devem estudar pelo manual e ter cuidado com toda a matéria que não seja fidedigna. Quanto mais exercícios fizerem, melhor. Todo o conhecimento é importante mas devem limitar-se à matéria do manual e nunca com recurso a coisas manhosas e desatualizadas que só vai confundir e induzir em erro.
Por exemplo nas dúvidas do amigo Titano19, em oito perguntas, se não estou em erro, duas são capítulo IX que não vai sair no exame do ICNF (embora possa ajudar para o da PSP) e três estão mal feitas e portanto sem resposta:
N.º 3 - Devia referir em dias diferentes do regime não ordenado.
N.º 5 - Os três processos es tão certos.
N.º 6 - Nem sequer existe licença de aves aquáticas. Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Kika


Número de Mensagens : 75
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 25/11/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptySex Jan 18, 2013 6:42 pm

Boa tarde a todos!

Eu sei que as respostas estão no manual, aliás, eu justifiquei as minhas respostas dadas pondo à frente as páginas do manual onde poderiam ser encontradas... Eu só tenho estudado por ai e mesmo assim já é muita coisa! =/

Pelo género de perguntas colocadas, eu deduzi que o exame das quais foram retiradas já devia de ser desactualizado e acho que essa seja umas das razões da existência das dúvidas do titano19...


Obrigada a todos pelos conselhos e chamadas de atenção, por vezes é melhor a experiência do que aquilo que vem nos livros! Agreement
E obrigada também André Sousa por teres disponibilizado o teu exame do CTFC.

Peço desculpa por alguma coisa!!

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
titano19
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
titano19


Número de Mensagens : 109
Idade : 40
Localização : coimbra
Data de inscrição : 26/11/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptySáb Jan 19, 2013 10:52 am

[quote="Kika"]Boa tarde a todos!

Eu sei que as respostas estão no manual, aliás, eu justifiquei as minhas respostas dadas pondo à frente as páginas do manual onde poderiam ser encontradas... Eu só tenho estudado por ai e mesmo assim já é muita coisa! =/

bom dia, pois agora da para perceber que a experiencia é uma mais valia para este topico, desde ja agradeço, agora relativamente as respostas que eu dei foi as mesmas que a kika respondeu, mas como estava na duvida coloquei estas questoes, obrigada pela ajuda, apesar de ja ter lido o livro algumas vezes as duvidas aparecem sempre, mas o melhor que faço é continuar a ler Agreement abrigado a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Kika


Número de Mensagens : 75
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 25/11/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptyDom Jan 20, 2013 2:20 pm

Boa tarde a todos!

Venho aqui contar uma história para dar um up aqui ao tópico. Agreement

Actualmente encontro-me no 3ºano da licenciatura em Fisioterapia e de momento estou a estagiar numa clínica aqui em Lisboa, na valência de Neurologia... Certo dia vejo um utente a ler a Revista Caça e Cães de Caça e eu fui-lhe perguntar se já era a do mês de Janeiro e o Sr disse-me que sim e mostrou-me a capa e depois perguntou-me qual era o meu interesse ao que eu lhe respondo "Eu ando a tirar a carta de caçador e este ano vou a exame". Vocês nem imaginam a alegria do Sr!! cheers Disse-me que nunca tinha conhecido uma rapariga caçadora e depois contou-me as histórias das caçadas dele, que tem 2 filhos e tem pena que nenhum tenha este bixinho. Também me contou que quando era pequenito chegou a levar porrada por chegar a casa todo molhado depois de vir da caça e que eram muitas as madrugadas em que ia sozinho caçar porque ninguém da família dele era caçador.
O Sr teve uma queda em 2012 da qual resultou ter ficado paraplégico e um dos maiores desgostos dele é não poder ir à caça e eu até lhe sugeri ir agora aos tordos mas depois ele disse-me que não tinha ninguém depois para lhe ir buscar os tordos e eu disse-lhe para ele pedir aos filhos só para o Sr fazer o gosto ao dedo mas ele disse que os filhos preferiam as noitadas... É triste ouvir isto mas por um lado quando não se nasce com este bixinho, penso que as outras pessoas não percebem que não é sacrifício nenhum levantar de madrugada e fazer km por este "vício"!
O Sr também me contou que matou de tudo o que se podia matar mas nunca matou um javali e era um grande desejo dele "reformar-se" da caça e ter matado pelo menos um javali mas também que na época de 2011 lhe tinha corrido bem e parecia ele que sentiu que nunca mais voltaria a caçar!! Fogo lá para o 6º sentido! cao
Agora todos os dias falo um bocadinho com o Sr, já tirei com ele algumas dúvidas e num dia logo de manhã me veio dizer que tinha visto 3 patos ao pé da caça dele e se pudesse tinha ido logo lá!!
É bom poder partilhar este gosto e poder aprender com a experiência de alguém!! 123

Vamos lá nos esforçar, ter juízo (acima de tudo) para um dia também podermos partilhar as nossas histórias com alguém! bravo


Cumprimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
fernando.diogo.matos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
fernando.diogo.matos


Número de Mensagens : 12
Idade : 39
Localização : Braga
Data de inscrição : 21/08/2012

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: OLa!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptySeg Jan 21, 2013 7:01 pm

Tudo bem camaradas?
Vou fazer o exame este ano, ha alguem aqui da zona de Braga que vá fazer o exame?

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
evscm6
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
evscm6


Número de Mensagens : 3
Idade : 27
Localização : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 21/01/2013

Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Carta de caçador   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! EmptySeg Jan 21, 2013 8:03 pm

Boas pessoal, ja li várias experiências de quem fez o exame para a carta de caçador, mas algumas delas já sao antigas. Se nao fosse pedir muito gostava de saber como foi o vosso exame prático pois vou a exame em Abril e gostava de saber para o que vou. Um muitíssimo obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!   Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!
Ir para o topo 
Página 1 de 14Ir à página : 1, 2, 3 ... 7 ... 14  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas
» Carta de Caçador 2013
» exames modelo para carta de caçador
» Apresentaçao de um mais um futuro caçador
» carta de caçador

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Eventos :: formulários-
Ir para: