Caça & pesca & natureza
Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Kika


Número de Mensagens : 75
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 25/11/2012

Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas   Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas EmptyDom Nov 25, 2012 11:07 pm

Boa noite a todos!

Eu gostaria de tirar a carta de caçadora mas tenho algumas dúvidas e antes de dar início a este processo moroso e dispendioso (principalmente) gostaria de ouvir as vossas opiniões.
-Será que ainda vou a tempo para me inscrever para tirar a carta? Alguém tem as datas, sff?
-A inscrição para o exame teórico contempla a frequência de algumas aulas, por exemplo, como acontece com o exame de código para a carta de condução?
-Eu não percebo nada dos cartuchos, quais são os mais adequados para cada tipo de caça e dos tipos de armas que existem mas isso irei aprender para o exame teórico, certo?
-Nunca tendo disparado um único tiro, acham que seria possível a minha aprovação depois na parte prática (acho que é no LUPA, certo?)?
-O facto de ser rapariga, depois na parte prática, não será um factor desfavorável?

Resumindo... Este é um mundo totalmente novo para mim em termos de conhecimentos, mas já o conheço à alguns anos através do meu pai e é por ele que eu gostaria de tirar a carta e assim o poder acompanhar!

Cumprimentos e obrigada desde já!


Última edição por Kika em Seg Nov 26, 2012 6:36 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
RC78
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RC78


Número de Mensagens : 122
Idade : 46
Localização : Mirandela
Data de inscrição : 14/11/2012

Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas   Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas EmptySeg Nov 26, 2012 6:21 pm

amiga kika,para tirar a carta pode inscrever-se ate Dezembro,

quanto ao resto das perguntas tem ai um excelente professor,que é o seu Pai,

fale com ele e vai ver que é facil, a escrever nao é facil de explicar,

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
joaomachado87
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaomachado87


Número de Mensagens : 60
Idade : 36
Localização : Trás-os-Montes
Data de inscrição : 10/08/2012

Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas   Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas EmptySeg Nov 26, 2012 6:32 pm

Kika escreveu:
Boa noite a noite!

Eu gostaria de tirar a carta de caçadora mas tenho algumas dúvidas e antes de dar início a este processo moroso e dispendioso (principalmente) gostaria de ouvir as vossas opiniões.
-Será que ainda vou a tempo para me inscrever para tirar a carta? Alguém tem as datas, sff?
-A inscrição para o exame teórico contempla a frequência de algumas aulas, por exemplo, como acontece com o exame de código para a carta de condução?
-Eu não percebo nada dos cartuchos, quais são os mais adequados para cada tipo de caça e dos tipos de armas que existem mas isso irei aprender para o exame teórico, certo?
-Nunca tendo disparado um único tiro, acham que seria possível a minha aprovação depois na parte prática (acho que é no LUPA, certo?)?
-O facto de ser rapariga, depois na parte prática, não será um factor desfavorável?

Resumindo... Este é um mundo totalmente novo para mim em termos de conhecimentos, mas já o conheço à alguns anos através do meu pai e é por ele que eu gostaria de tirar a carta e assim o poder acompanhar!

Cumprimentos e obrigada desde já!
Boa tarde :)
1º Sim, ainda vais a tempo porque é até dia 31 de Dezembro.
2º A inscrição para exame teórico para a carta de caçador não contempla quaisquer aulas. Apenas terás aulas para o exame teórico da lupa se ficares aprovada no exame da carta de caçador.
3ºEm relação aos cartuchos, apenas saem essas perguntas no exame teorica para a LUPA, e o máximo que podem perguntar é qual é o tipo de munição usada numa carabina e qual é a muniçao da caçadeira (bala e cartucho respectivamente.
4ºCertamente que não :)

Espero ter ajudado :)
Ir para o topo Ir para baixo
joaomachado87
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaomachado87


Número de Mensagens : 60
Idade : 36
Localização : Trás-os-Montes
Data de inscrição : 10/08/2012

Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas   Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas EmptySeg Nov 26, 2012 6:39 pm

joaomachado87 escreveu:
Kika escreveu:
Boa noite a noite!

Eu gostaria de tirar a carta de caçadora mas tenho algumas dúvidas e antes de dar início a este processo moroso e dispendioso (principalmente) gostaria de ouvir as vossas opiniões.
-Será que ainda vou a tempo para me inscrever para tirar a carta? Alguém tem as datas, sff?
-A inscrição para o exame teórico contempla a frequência de algumas aulas, por exemplo, como acontece com o exame de código para a carta de condução?
-Eu não percebo nada dos cartuchos, quais são os mais adequados para cada tipo de caça e dos tipos de armas que existem mas isso irei aprender para o exame teórico, certo?
-Nunca tendo disparado um único tiro, acham que seria possível a minha aprovação depois na parte prática (acho que é no LUPA, certo?)?
-O facto de ser rapariga, depois na parte prática, não será um factor desfavorável?

Resumindo... Este é um mundo totalmente novo para mim em termos de conhecimentos, mas já o conheço à alguns anos através do meu pai e é por ele que eu gostaria de tirar a carta e assim o poder acompanhar!

Cumprimentos e obrigada desde já!
Boa tarde :)
1º Sim, ainda vais a tempo porque é até dia 31 de Dezembro.
2º A inscrição para exame teórico para a carta de caçador não contempla quaisquer aulas. Apenas terás aulas para o exame teórico da lupa se ficares aprovada no exame da carta de caçador.
3ºEm relação aos cartuchos, apenas saem essas perguntas no exame teorica para a LUPA, e o máximo que podem perguntar é qual é o tipo de munição usada numa carabina e qual é a muniçao da caçadeira (bala e cartucho respectivamente.
4ºCertamente que não :)

Espero ter ajudado :)
Em relação aos tiros não te preocupes, tirei a carta á pouco tempo e poucos tiros tinha dado. Não custa nada, depois do 1º não vais querer outra coisa :D
Ir para o topo Ir para baixo
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Kika


Número de Mensagens : 75
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 25/11/2012

Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas   Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas EmptySeg Nov 26, 2012 6:46 pm

Amigo RC78 e joaomachado87 muito obrigada pelas vossas respostas e esclarecimentos!

Eu sei que poderei contar com o meu pai durante todo este processo e devido à sua experiência, ele saberá mais do que qualquer livro e ele também anda sempre atento às novas leis e regras. Um orgulho! cheers E sendo ele um orgulho para mim, também eu o quero deixar orgulhoso, sendo este mundo predominantemente de Homens, não queria que o estigma de ser mulher me deixasse ficar mal e eu própria achar que não sou capaz de fazer isto tudo certinho!!

Então no total e se tudo correr bem, terei de realizar 3 exames: o teórico para a carta e o teórico e prático para a LUPA, certo?

Muito sinceramente, é a parte prática que me assusta mais, devido à minha total inexperiência. Teoria estou eu farta de estudar na faculdade. Agreement

Mais uma vez, obrigada a ambos!!
Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
joaomachado87
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaomachado87


Número de Mensagens : 60
Idade : 36
Localização : Trás-os-Montes
Data de inscrição : 10/08/2012

Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas   Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas EmptySeg Nov 26, 2012 6:48 pm

Kika escreveu:
Amigo RC78 e joaomachado87 muito obrigada pelas vossas respostas e esclarecimentos!

Eu sei que poderei contar com o meu pai durante todo este processo e devido à sua experiência, ele saberá mais do que qualquer livro e ele também anda sempre atento às novas leis e regras. Um orgulho! cheers E sendo ele um orgulho para mim, também eu o quero deixar orgulhoso, sendo este mundo predominantemente de Homens, não queria que o estigma de ser mulher me deixasse ficar mal e eu própria achar que não sou capaz de fazer isto tudo certinho!!

Então no total e se tudo correr bem, terei de realizar 3 exames: o teórico para a carta e o teórico e prático para a LUPA, certo?

Muito sinceramente, é a parte prática que me assusta mais, devido à minha total inexperiência. Teoria estou eu farta de estudar na faculdade. Agreement

Mais uma vez, obrigada a ambos!!
Cumprimentos.

Correcto, o exame pratico da lupa engloba o tiro propriamente dito, o reconhecimento da classe das armas e o manuseamento delas em andamento. Pelo menos comigo foi assim. Não tem nada que saber e é divertido, pelos menos quando eu fui não tive qualquer problema :)
Ir para o topo Ir para baixo
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Kika


Número de Mensagens : 75
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 25/11/2012

Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas   Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas EmptySeg Nov 26, 2012 7:04 pm

Eu já li que antes da LUPA há uma formação na PSP... Ou será que essa formação é que a LUPA?

joaomachado87 tu disparaste no teu exame prático da LUPA?

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
André Sousa


Número de Mensagens : 212
Idade : 39
Localização : Alcoobaça
Data de inscrição : 10/04/2012

Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas   Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas EmptySeg Nov 26, 2012 7:10 pm

Kika escreveu:
Eu já li que antes da LUPA há uma formação na PSP... Ou será que essa formação é que a LUPA?

joaomachado87 tu disparaste no teu exame prático da LUPA?

Cumprimentos.

A formação na PSP chama-se Curso de Formação Técnico e Cívico (CFTC) e é obrigatório para quem quer a Licença de Uso e Porte de Arma (LUPA).
No exame prático da LUPA (após o CFTC) há disparos ara realizar, só de espingarda se tirares licença D e também com carabina se tirares licença C.
Ir para o topo Ir para baixo
joaomachado87
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaomachado87


Número de Mensagens : 60
Idade : 36
Localização : Trás-os-Montes
Data de inscrição : 10/08/2012

Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas   Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas EmptySeg Nov 26, 2012 7:13 pm

É assim, a formação na PSP é uma aula teorica uma semana antes do exame. Eles dão-te um manual e vais ter uma aula durante o dia todo sobre aquilo que está no manual (classe de armas, tamanho e tipo canos, segurança, componentes da arma). O exame incide sempre nisto, eu tenho varios exames e manuais comigo se quiseres posso enviar-te.

E sim, disparei. eu tirei a classe C e tive de disparar de carabina e de caçadeira. Confesso que a 1ª vez que disparei de carabina foi no exame, e é igual a caçadeira.
No tiro com a caçadeira tive de disparar contra dois baloes que estavam no meio das silvas. Mas não interessa se acertas ou não, o que interessa é dares mesmo o tiro. Mas é obvio que se quando poes o cartucho e fechas a arma, viras a arma a alguém podes chumbar, tens de olhar para dentro do cano antes de colocar o cartucho, cenas assim... procedimentos básicos. Basicamente o que importa é a segurança não é se acertas ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Kika


Número de Mensagens : 75
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 25/11/2012

Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas   Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas EmptySeg Nov 26, 2012 8:16 pm

André Sousa e joaomachado87, super esclarecedores! Agreement

Todos os exames que terei de realizar serão feitos na minha área de residência? É que eu já li relatos em que uns fizeram o exame da carta na área de residência, enquanto que outros tiveram de vir até Lisboa...

Já agora, a formação na PSP também é na área de residência?

Alguém sabe mais ou menos por volta de que altura é que se realizam os exames para a carta? Eu já li que havia duas fases.


Cumprimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
André Sousa


Número de Mensagens : 212
Idade : 39
Localização : Alcoobaça
Data de inscrição : 10/04/2012

Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas   Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas EmptySeg Nov 26, 2012 8:23 pm

Kika escreveu:
André Sousa e joaomachado87, super esclarecedores! Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas 232712

Todos os exames que terei de realizar serão feitos na minha área de residência? É que eu já li relatos em que uns fizeram o exame da carta na área de residência, enquanto que outros tiveram de vir até Lisboa...

Já agora, a formação na PSP também é na área de residência?

Alguém sabe mais ou menos por volta de que altura é que se realizam os exames para a carta? Eu já li que havia duas fases.


Cumprimentos!

Não tem que ser na área de residência, é na área onde te inscreveres. Tanto vale para a carta de caçador como para a LUPA.
Por exemplo, eu sou natural do distrito de Leiria e fiz exame em Évora.

No site do ICNF temos:
À partida, não nos é possível indicar a data do seu exame.

Os exames iniciar-se-ão entre 15 de
Abril a 15 de Maio e 15 de Junho e 15 de Julho, no caso, respectivamente
da 1.ª e 2.ª chamadas da Época Normal, e entre 1 a 24 de Agosto e 2 a
24 de Dezembro, no caso da Época Especial.


A data concreta do seu exame, bem como a
hora e o local, ser-lhe-ão comunicados por correio registado a seu
tempo (normalmente, entre um mês a quinze dias antes). Logo que
concluído o planeamento dos exames, disponibilizaremos no nosso Portal o
calendário dos exames, ou seja, o período em que os mesmos vão decorrer
num dado local.
Ir para o topo Ir para baixo
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Kika


Número de Mensagens : 75
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 25/11/2012

Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas   Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas EmptySeg Nov 26, 2012 9:52 pm

Essas informações estavam todas nas Perguntas Frequentes e eu só andava na parte da Carta e Licença de Caçador e não via nada daquilo que queria. mau

Felizmente que há grande flexibilidade (pelo que me parece) nas datas dos exames e de poder alterar o dia em que se vai, porque de certeza que isso vai-me dar um jeitaço por estar a estudar em Lisboa!!

Cumprimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas   Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Carta de caçador(a) mas algumas dúvidas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Carta de Caçador 2013: dúvidas e angústias aqui!
» Caçadores tiram carta em Espanha
» carta de caçador
» Carta de caçador
» Carta de Caçador

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Eventos :: formulários-
Ir para: