Caça & pesca & natureza
Cartuchos 30gr Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Cartuchos 30gr Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Cartuchos 30gr

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Sarriugarte
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Sarriugarte


Número de Mensagens : 105
Idade : 37
Localização : Faroeste
Data de inscrição : 05/10/2011

Cartuchos 30gr Empty
MensagemAssunto: Cartuchos 30gr   Cartuchos 30gr EmptySex Set 21, 2012 2:20 pm

Malta Amiga,

como correm essas caçadas?

como ha aqui gente entendida no assunto, alguem me pode ajudar na seguinte questao, para alem do obvio (menos quantidade de bagos de chumbos), quais as vantagens e desvantagens de usar cartuchos de 30 gr na geral, coelhos perdizes, etc



abraço
Ir para o topo Ir para baixo
furao
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
furao


Número de Mensagens : 44
Idade : 34
Localização : MUNDO
Data de inscrição : 23/05/2012

Cartuchos 30gr Empty
MensagemAssunto: cartuchos de 30 gr   Cartuchos 30gr EmptySex Set 21, 2012 4:39 pm

Boas amigo, embora eu não seja muito entendido no assunto vou tentar responderte.

Eu na geral custumo usar sempre cartuchos de 32gr pois sempre tem um maior alcance do que os de 30gr mas tambem tem muito haver com as marcas por exemplo se usares os bons 30gr isso pode equivaler a uns cartuchos medios de 32gr, mas tambem podem ter desvantagens por exemplo, eu conheço um homem que como tem problemas no ombro em que atira e não pode usar cargas exessivas para não o danificar ainda mais opta por cartuchos de 28 e 30gr, mas se não é esse o teu problema eu usava cartuchos de 32gr pois sempre podes(na maior parte das vezes), matar caça a uma distancia maior, e bem vistas as coisas o preço é quase igual.

Cumprimentos furaoCartuchos 30gr 688738
Ir para o topo Ir para baixo
joaocrd
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaocrd


Número de Mensagens : 111
Idade : 42
Localização : Ansião
Data de inscrição : 22/11/2010

Cartuchos 30gr Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos 30gr   Cartuchos 30gr EmptySex Set 21, 2012 4:58 pm

Boas,

Menor gramagem normalmente significa tiros mais rápidos.

O alcance do tiro é pouco influenciado pela gramagem, mas teoricamente se o tiro é mais rápido para menor gramagem deverá tambem ter mais alcance, é claro que não é bem assim porque ai entrão outros factores.

O que influencia significativamente o alcance é o diametro do bago, maior diametro significa maior alcance.

Vantagens de usar menor gramagem que me lembro agora:
* tiro mais rápido. Melhor para zonas mais sujas e com mais arvoredo onde a peça de caça passa rapidamente pelas abertas dando pouco tempo para disparar e pouco espaço para dar descontos ao tiro.
* cartuchos mais baratos.

Desvantagens:
* Menos quantidade de bagos sendo necessária maior precisão.





Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Cartuchos 30gr Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos 30gr   Cartuchos 30gr EmptySex Set 21, 2012 5:01 pm

furao escreveu:
Boas amigo, embora eu não seja muito entendido no assunto vou tentar responderte.

Eu na geral custumo usar sempre cartuchos de 32gr pois sempre tem um maior alcance do que os de 30gr mas tambem tem muito haver com as marcas por exemplo se usares os bons 30gr isso pode equivaler a uns cartuchos medios de 32gr, mas tambem podem ter desvantagens por exemplo, eu conheço um homem que como tem problemas no ombro em que atira e não pode usar cargas exessivas para não o danificar ainda mais opta por cartuchos de 28 e 30gr, mas se não é esse o teu problema eu usava cartuchos de 32gr pois sempre podes(na maior parte das vezes), matar caça a uma distancia maior, e bem vistas as coisas o preço é quase igual.

Cumprimentos furaoCartuchos 30gr 688738

A gramagem de chumbo dos cartuchos nada tem a ver com o alcance dos mesmos, muito pelo contrário, os 30gr como referiu tem menos chumbo e tendencia em fechar mais o tiro,logo mais dificuldade no abate das peças, essa é a principal desvantagem, a vantagem é de ter mais comodidade por ser mais macio logo uma melhor recuperação de tiro, dependendo do cartucho atinge mais velocidade e maior penetração matando mais longe que um com mais gramagem mas cada caso é um caso não quer dizer que seja sempre assim.
Ir para o topo Ir para baixo
joaocrd
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaocrd


Número de Mensagens : 111
Idade : 42
Localização : Ansião
Data de inscrição : 22/11/2010

Cartuchos 30gr Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos 30gr   Cartuchos 30gr EmptySex Set 21, 2012 7:14 pm

É verdade, mais uma vantagem importante que me escapou e que o Sr. Antonio referiu. Tiros mais macios, menor pancada no ombro, menor recuo e levantamento do cano apos o tiro, logo teoricamente mais rápido será mandar os restantes tiros porque o cano não se desvia tanto da peça de caça e a precisão não será tão afectada.

Num dia bom de tordos, após algumas dezenas ou centenas de tiros, o corpo vai agradecer ter escolhido menor gramagem...
Ir para o topo Ir para baixo
furao
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
furao


Número de Mensagens : 44
Idade : 34
Localização : MUNDO
Data de inscrição : 23/05/2012

Cartuchos 30gr Empty
MensagemAssunto: cartuchos 30gr   Cartuchos 30gr EmptySex Set 21, 2012 9:39 pm

Então se é assim peço desculpa pelo que escrevi, como eu disse não percebo muito do assunto.

CumprimentosCartuchos 30gr 688738
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Cartuchos 30gr Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos 30gr   Cartuchos 30gr EmptySex Set 21, 2012 11:58 pm

furao escreveu:
Então se é assim peço desculpa pelo que escrevi, como eu disse não percebo muito do assunto.

CumprimentosCartuchos 30gr 688738

Atendendo á sua idade e não havendo regra sem excepção nos dias que correm não pode entender muito, noutros tempos poderia ser um expert, mas quando se é novo a tendencia é quando mais gramagem de chumbo melhor, á medida que a idade vai avançando e a experiencia, a tendencia é ir reduzindo as gramagens de chumbo obtendo-se melhores resultádos os atiradores de topo na caça que se pratica em Portugal raramente gastam mais de 32gr utilizam 30/32gr.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cartuchos 30gr Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos 30gr   Cartuchos 30gr Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cartuchos 30gr
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cartuchos MB Light 30gr B&P
» Tipo de Chumbo - Estatística
» cartuchos rio 100
» Cartuchos marca Rio
» Carregamento de Cartuchos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: