Caça & pesca & natureza
Comentários às Caçadas  - Página 3 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Comentários às Caçadas  - Página 3 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Comentários às Caçadas

Ir para baixo 
+18
FernandoFernandes
podengos&coelhos
patrick_lgs
Simão
Nuno Miguel
sergio magalhaes
pedro eusebio
andre13
CAL.20
zambujal
tiago
Marcodatsun
micael33
Herminio
JCoelho
matador
Biri
podengos
22 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
andre13
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
andre13


Número de Mensagens : 214
Idade : 32
Localização : Castedo-Alijo
Data de inscrição : 16/04/2010

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 11:56 am

Sei que não sou ninguém para estar a chamar os outros a atenção mas acho que seria mais interessante se nos relatos das caçadas alguns membros não se limitassem a colocar numero e relatassem um pouco da jornada, era muito mais interessante de ser lido e muito mais empolgante. Tenham umas otimas caçadas, espero não ferir susceptibilidades.

E os meus parabens ao senhor Zambujal por continuar com os seus belos relatos.

Os meus cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 1:18 pm

tambem penso o mesmo ---acho que quem gosta de ler os relatos das caçadas fica muito mais elucidado ---de como decorreu a caçada e a maneira como se caça ---embora esteja a ler dos outros colegas ----a ler as coisas dos outros tambem se aprende ---eu tento escrever alguns promenores ---e nao escrevo mais ao promenor pra nao ser chato ----cada qual escreve como quer ---mas a malta que e muito vaga naquilo que escreve ---nao consigo compreender ---se calhar nem eles ---e penso que devia haver mais participaçao --alguns começaram a escrever disistiram rapido ---deve-se escrever quando se mata pouco --nada --ou muito ---e assim que façoe outros tambem ----ninguem e obrigado a matar cada qual mata o que pode ----se nao se matar nada tambem fico chateado mas fica pra proxima --
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: ola    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 1:27 pm

ola camaradas eu falo por mim por vezes é por falta de tempo
e vou dizendo só onde caco a arma utilizada etc...
tb kando tenho vais tempo alargo o comentário das caçadas mas por vezes é mesmo
melhor nem dizer nada de todo pk por vezes podemos estar a ser julgados e até a xegar
a ser proibidos de caçar em algumas municipais como aconteceu à minha equipa este ano
uma coisa k nunca me tinha acontecido a desculpa foi "falta de caça"só podem caçar
os residentes......
e nunca se sabe senão é por esses comentários às caçadas espero knao mas eu penso
de muitas maneiras.....
umas boas caçadas pra todos.....
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 1:45 pm

amigo voçe nao precisa de dizer onde caça ----eu isso tambem nao digo ----pra se fazer bons comentarios nao e preciso dizer tudo ----lembra-se de eu hle chamar a atençao das 9 armas ?foi exatamente a olhar a essas situaçoes ----embora voçe depois esclarecesse ----mas ha malta sempre a espreita que nao conhecemos ---e nisto da caça e um mundo de inveja e de vinganças ---que eu certamente nao partilho -----aqui na minha z c a ----passa-se o mesmo com o meu grupo ----em relaçao a outros ----querem matar caça --mas nao se querem picar nem investir em caes ---
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 2:25 pm

É que vejo aqui e em outros foruns chamar farinhentas às perdizes mas os coelhos colocados como lhe chamam?Comentários às Caçadas  - Página 3 232712
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 3:04 pm

Nuno Miguel escreveu:
É que vejo aqui e em outros foruns chamar farinhentas às perdizes mas os coelhos colocados como lhe chamam?Comentários às Caçadas  - Página 3 232712

Embora nao seja nenhum expert em relação a esses coelhos, dá-me a entender que é mais facil estes sobreviverem e darem muita luta aos caes, muitas vezes tão difíceis como os 100% bravos.

As farinhentas, quando são repovoadas com tempo, depois de meia dúzia de caçadas atrás delas, arrisco a dizer que se ficam quase tão bravas, se não tão bravas, quanto as 100% selvagens, sendo que os filhos decorrentes da sua criação no monte, podem a meu ver ser consideradas selvagens.

As farinhentas de que tanto se fala, são aquelas que são largadas no dia anterior a caçada, ou até no próprio dia. Destas as que escapam, morrem todas nos próximos dias, quer seja devido aos predadores quer seja pelas doenças. Isto porque a perdiz é uma ave gregária que sendo largada da forma descrita, após dia de caça ficam muito espalhadas, sendo mais fácil de serem capturadas pelos predadores. Esta perdizes são muito faceis de caçar. Quem tem bons cães deixa ficar muito poucas, e até com caes apenas razoáveis se matam bastantes perdizes. São perdizes que não tiveram qualquer possibilidade de se fazerem ao terreno, perdendo todas as vantagens em relação a caes e caçadores, tornando-se por isso demasiado fáceis.
Eu não chamo a isso caça! Chamo a isso de treino de caça. Desde que se tenha a sensatez de não se abater mais do que 5 ou 6, torna-se num otimo treino para os caes. Tudo o que seja a mais do que isso, serve mais para estragar os caes do que para os treinar, já que estes "ficam com a ideia" de que é demasiado fácil, o que nas bravas não tem nada a ver. Comentários às Caçadas  - Página 3 600400
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 3:15 pm

Bem "dito" Tiago. Comentários às Caçadas  - Página 3 232712
Até digo que anda por ai muita boa gente a matar caça fruto de repovoamentos e pensa e/ou diz que é tudo bravíssimo. A questão do bravo ou do manso é muito subjectivo e desde que a espécie seja a "original" Oryctolagus cuniculus algirus (nos coelhos) e Alectoris rufa (nas perdizes) tudo pode ser bravo e/ou manso conforme a conversa de cada caçarreta.
Já estou como o outro: nunca vi pombos mansos nem pinheiros bravos. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
RC78
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RC78


Número de Mensagens : 122
Idade : 46
Localização : Mirandela
Data de inscrição : 14/11/2012

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 4:01 pm

por vezes é mesmo
melhor nem dizer nada de todo pk por vezes podemos estar a ser julgados e até a xegar
a ser proibidos de caçar em algumas municipais como aconteceu à minha equipa este ano
uma coisa k nunca me tinha acontecido a desculpa foi "falta de caça"só podem caçar
os residentes......
e nunca se sabe senão é por esses comentários às caçadas espero knao mas eu penso
de muitas maneiras.....
umas boas caçadas pra todos.....

boas,amigo matador quando vier para estes lados,(Avidagos)diga alguma coisa,pois eu sou de perto,

vou enviar mp com o meu contato,

cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 6:24 pm

Nuno Miguel escreveu:
É que vejo aqui e em outros foruns chamar farinhentas às perdizes mas os coelhos colocados como lhe chamam?Comentários às Caçadas  - Página 3 232712

ó Nuno,tu bem atiraste o barro a parede mas ninguen se descozeu.

com as doenças que andam para aí não sei se as reservas não fazem bem "repovoar" com coelhos no fim da caça,muitos são comidos e outros morrem por morrer mas na época de caça a seguir os que sobreviveram secalhar não são tão mansos como a malta julga "digo eu".

....a por aí muita malta a caçar em turisticas daquelas que são largados no dia anterior e no entanto tanbem vem para aqui dizer "maravilhas" dos cães por isso cada um acredita e "come" o que quer.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 7:47 pm

sobre repovoamentos ---vou quase sempre largar coelhos pra repovoamento ---estes coelhos largados na minha z c a ---sao coelhos alentejanos apanhados a furao ----vacinados e tratados ----quando se os larga --parecem balas pelos matos fora ---sao sempre largados em principio de fevereiro ----porque as coelhas veem quase todas cheias ---e largam alguns criados em cativeiro ---sai quase iguais ----na epoca a seguir estao completamente adaptados ao terreno logo 100%bravos ---e os filhos deles e claro que sao bravos ----senao nao escapavam aos perdadores ----talvez de 600 coelhos largados escape 200 ---ja e muito bom ---mas esses vao abastecer a z c a toda ---quando chega a caça ---sao tao bravos como os residentes ---nunca se larga caça na altura da caça ----ha z c t que fazem isso no dia anterior senao era impossivel manter a epoca toda com malta a caçar ---se nao forem os repovoamentos ja poucos coelhos havia na minha z c a -----quanto as perdizes e um crime o que fazem com elas ---por isso nunca vou caça-las ----sao muito faceies de matar nos primeiros dias ---mas depois de habituadas sao tao dificeies como as bravas ---escapam algumas e preciso e criar condiçoes pra isso ----das que escapam fazem criaçao e na epoca a seguir sao tao bravas quanto as residentes ----foi uma das formas da perdiz recuperar ----o objetivo das largadas das perdizes e pra entreter a malta que gosta de dar tiros e sempre penduram 2 ou 3 ---e ficam contentes ----aqui na minha z c a ---fizeram 3 largadas de 400 cada ou seja 1200 perdizes ----embora houvesse uns bons bandos de residentes --mas essas so com bons caes e muita pedalada ---e a malta nao esta pra isso --ate por por aqui sao serras muito inclinadas -----o futuro do coelho bravo e mesmo da perdiz passa pelos repovoamentos ---embora a perdiz nem tanto --esta em franca recuperaçao -----o amigo tiago esteve bem a altura na sua intervençao
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 7:49 pm

quanto ao nome dos coelhos ---talvez se chamem nao residentes ----porque eles sao bravos so que veem de outras zonas ---
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 9:44 pm

Zambujal,desde que dentro da lei fazem muito bem largar la coelhos,se for no fim da caça os que escaparem ficam bem bravos.

....e no futuro quem não fizer uns marouços ou bons repovoamentes não se safa, só nas turisticas onde os caes xpto fazem maravilhas atraz de coelhos "bravissimos"

isto tudo para dizer qua o zambujal mata muitos coelhos não por ter caes bons,mas sim porque largam lá muitos....porrra!!!eh,eh,eh,Comentários às Caçadas  - Página 3 139124Comentários às Caçadas  - Página 3 232712Comentários às Caçadas  - Página 3 687241
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 10:16 pm

sem coelhos nao ha bons caes -----os caes nao fazem aparecer coelhos se nao os houver -----mas te digo nos ultimos 10 anos que me lembre foi o ano mais fraco ----e outra onde tenho caçado as quintas e os domingos que eles vao pras farinhentas ---nunca largaram la coelhos ---e onde vou com o cal20 ----
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 11:48 pm

POis Pedro mas não sei porque mas tentaste ser o mais esperto de todos. Porque se chamam farinhenta a uma caça tbem o devem chamar a outras!!! ou não será? se não o chamam a umas n o chamem a outras entendido?!

2º ponto, isto dos repovoamentos nada indica que por si só haja mais coelhos, mais coelhos mais predadores!! se não forem combatidos de nada vale ou mesmo pouco.

Amigo zambujal uma coisa posso garantir quando os coelhos são soltos venham eles de onde vierem, mas qualquer cão os apanha quanto mais predadores, porque eles não sabem as fugas. A fuga do coelho faz se por pequenos refugios mas ainda mais pelas imensas sáidas que os seus trilhos possuem. OU seja, a base da fuga do coelho é a experiencia naquele mapa de caminhos bem definidos. Se não os há nem os conhecem, de nada serve. Não será Pedro? ou é uma teoria mais complexa que esta?

SErá que valem a pena?! sim em alguns locais valem mesmo a pena. COncordo com a forma como os espanhois fazem os repovoamentos não como algumas zc deste país o fazem.

A criação de parques de adaptação e depois a pouco e pouco são abertas pequenas "saidas" para o exterior e a pouco e pouco estes animais vão se afastando repovoando tudo em volta.

Uma coisa temos de pensar, Se todos anos a zc do Zambujal mete 600 coelhos é porque algo está mal. Pelo que diz coelhos poucos são mortos pelos sócios porque não apostam nos cães, então se eles se adaptam tão bem, porque no ano seguinte repovoar outra vez? é que ou as condições não são as favoraveis, ou os tipo de coelhos não é o ideal, devido à distancia e ao tipo de alimentação. Como me explicam isto?

isto sim é debater temos para o futuro da caça. Não quero com isto dizer que não se deva fazer, porque direito à caça todos nós deviamos ter, fosse eu do sul ou do norte. É uma forma de eles caçarem, sorte têm os "alentejanos" que não precisam disso.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySeg Nov 19, 2012 11:54 pm

OLha ainda te digo mais Pedro, isto tudo para "defender" a malta das perdizes e não para atacar a malta dos coelhos. Porque se há-de chamar caça de capoeira a uns e a outros não? e digo mais, como não percebo de repovoamento, como se sabe que os coelhos, alguns deles não são de parques? É que assim pode-se estar a comprometer o futuro de algumas zc, pois 600 coelhos bravos retirados de uma zona de caça têm de ter efeitos secundários, e digo mais, a quem a zc do Zambujal compra hão de comprar mais pessoas, quantos mil coelhos esses senhores capturam por ano? Quantos dias levam a capturar para conseguir grandes quantidades? É tudo do mesmo sitio? Pensem que essas pessoas vendem milhares de coelhos... e mesmo sendo alentejo não estará a comprometer a zc onde se insere? os sócios sabem e não dizem de nada?

Peço aos moderadores se quiserem para abrir um novo tópico, pois isto é uma dúvida de todos nós!!
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptyTer Nov 20, 2012 1:30 am

Como disse e volto a frisar os repovoamentos, é diferente de largadas, e tem lugar muitos meses antes de abrir a caça, para que esta tenha oportunidade de se fazer ao terreno, e encontrar as suas defesas.
No caso de os coelhos serem repovoados todos anos é óbvio que algo está mal, mas não é o repovoamento... São as doenças!
Os coelhos repovoados são vacinados e não apanham hemorrágica ou mixomatose, mas a imunidade proporcionada pela vacina a estas doenças não se passa de pais para filhos, o que faz com que quando os coelhos repovoados são abatidos, a sua descendência pode ser completamente arrasada na época de doenças.
No caso das perdizes isto já não tem razão de acontecer se e só se os repovoamentos forem feitos convenientemente. Contudo, na maioria dos casos as associativas estão sobre-lotadas de caçadores tendo em conta o numero de hectares da zona, e os limites de abate por época ou não são cumpridos, ou não são coerentes com a densidade de caça existente, já para não falar na falta de colheitas, água na época estival etc etc etc...
Pensar no antigamente em que havia caça aos molhos é uma utopia hoje em dia devido aos pontos frisados acima, e também ao numero de caçadores muito superior ao antigamente, melhor qualidade de equipamento dos caçadores, e principalmente devido ao desaparecimento da chamada agricultura de subsistência, que dava ao terreno a forma de mosaico, com campos de cultivo e áreas de refugio. Tudo isto já para não falar das alterações climatológicas, nomeadamente o aquecimento global.............
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptyTer Nov 20, 2012 11:02 am

as perdizes chaman-lhe farinhentas porque sao criadas em cativeiro com farinhas ----os coelhos nao comem farinha quase todos sao apanhados a furao com redes ---ja os fui apanhar ---sao todos vacinados --trazem guia veterinaria ---e vem sempre 2 agentes da sepna pra fiscalizaçao --e respetiva largada pra repovoamento ---assistem ao repovoamento ---e certo que largam 600 coelhos numa reserva de quase 5000h nao e nada ----e claro que os bichos comem muitos ---mas mesmo escapando 200 coelhos faz muita criaçao ---o problema sao os que nascem nao sao imunes as doenças ---morrem muito ----em agosto ve-se centenas de coelhos --como podem testemunhar alguns foristas que ja ca vieram ver ---se nao fosse os repovoamentos ja ca nao havia nada ---o coelho residente ja morreu todo ---os que ca andam sao coelhos dos varios anos de repovoamento -----e tudo coelho alentejano coelhos que sao mais imunes as doenças ---porque passam muito tempo nos buracos e isso protege-os ---e fazem mais criaçao que os residentes ---chegam a parir 7 coelhos por ninhada enquanto os residentes a volta de 3 a 4 -----sei porque algumas coelhas veem a parir nas gaiolas vem todas cobertas --fazes-se sempre no principio de fevereiro ---e algumas loisas mais tarde ve-se quantos estao ----mesmo assim talvez seja a z c a desta zona com mais caça o resto pelo que falo com outra malta esta tudo a 000000----a z c t so a reproduzir pra vender a dezenas delas ----da mais lucro do que caçar la -----visto que cada coelho pra repovoamento --custa 20EUROS ----muitas z c a nao repovoam porque nao teem verba disponivel ------essas vao por acabar todas porque os socios desistem ---por falta de caça ---ninguem gosta de estar a pagar pra nao matar nada ------aqui ainda se consegue achar 10 coelhos por dia de caça ---e matar alguns noutras nem o pelo veem ---havia muito pra dizer mas fico por aqui---
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptyTer Nov 20, 2012 2:34 pm

Sobre perdizes e coelhos selvagens, farinhentos(as) (criados em cativeiro), repovoamentos, densidades de caça, podia se escrever páginas e páginas sobre o assunto e mesmo assim ficaria muito por dizer.
No caso das perdizes, obviamente nas primeiras semanas são alimentadas mais a base de farinhas. Mas os bons criadores após a perdiz estar com determinada idade, colocam-nas em bons parques de voo, onde se alimentam apenas de ervas e cereal, para depois quando forem repovoadas, terem mais hipótese de se safar, vindo já habituadas a comer sobre tudo as ervas novas tão do agrado das selvagens. O problema põe-se mais na falta de qualidade colocada nos repovoamentos. Mas não me vou adiantar mais, porque isto é um assunto, como se costuma dizer, que não só dá pano para mangas como para fazer roupa para encher um guarda fatos. Comentários às Caçadas  - Página 3 600400
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptyTer Nov 20, 2012 7:32 pm

sobre perdizes percebo pouco ---mas as das largadas escapam muitas ---porque no fim da caça ve-se muita perdiz junta --quanto ---quanto ao que o nuno diz dos abates ---nunca disse que os outros nao matam nada ---matar matam mas sao 5 ou 6 grupos com bons caes ---nos primeiros dias tudo mata coelhos .--depois e como em todo o lado os coelhos estao nos matos fortes e so grupos com bons caes os matam ---quem caça sozinho ou mesmo 2 armas tem muita dificuldade ---independentemente de haver alguns coelhos ----daqui ate ao fim da caça pra se matar coelhos tem de se ter bons caes e boas armas ---tomara a maioria das reservas terem os coelhos que ainda por aqui vai havendo ---evo andar na media de 6 a 7 por dia de caça ---nao sei bem ----isso nao se faz nesta altura em qualquer z c a ----aqui todos os anos se largam 600 coelhos nao por nao haver ---mas simplesmente porque a z c a tem 30000 euros em caixa e investe sempre algum desse dinheiro em repovoamentos de coelhos e perdizes --independentemente de haver muitos ou poucos ---e das poucas z c a onde nao aceitam socios por estar cheia ---e so caçamos ai 60 ou 70 caçadores ----o resto uns dias vao outros nao ---as quintas quase nao se ve 1 caçador na z c a e ate em alguns domingos --
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptyTer Nov 20, 2012 10:43 pm

Citação :
Amigo zambujal uma coisa posso garantir quando os coelhos são soltos
venham eles de onde vierem, mas qualquer cão os apanha quanto mais
predadores, porque eles não sabem as fugas. A fuga do coelho faz se por
pequenos refugios mas ainda mais pelas imensas sáidas que os seus
trilhos possuem. OU seja, a base da fuga do coelho é a experiencia
naquele mapa de caminhos bem definidos. Se não os há nem os conhecem, de
nada serve.

Nuno tens toda a razão. Comentários às Caçadas  - Página 3 232712

E acrescento o seguinte: coelhos soltos sem serem colocados em parques de adaptação durante algumas semanas, ficam de tal maneira desorientados que se põem a andarem busca do seu antigo território, chegando a fazer dezenas de kilometros por dia. Saindo facilmente dos limites de qualquer zona de caça. Apenas uma pequena percentagem fica dentro da zona onde foram largados e normalmente esses são coelhos jovens que nunca criaram.
Tenho alguma dificuldade em acreditar que uma coelha solta e que esteja prenhe, venha a criar com sucesso a sua ninhada. primeiro que sofre um stress tremendo no momento da captura, depois é a viagem, depois é o seu manuseamento e vacinação e finalmente o stress de estar num terriotório desconhecido onde desconhece para onde deve fugir, onde descansar, onde comer. Mesmo quando são soltas em parques de adaptação elas abortam...quanto mais. Mais, apesar de fertil elas só recomeçam a criar 2 a 3 meses depois de soltas.
Mais, quem pratica repovoamentos de coelhos com sucesso, sabe que nunca se deve tentar repovoar com coelhos vindos de zonas cuja vegetação e tipo de terreno completamente diferentes. Coelhos de zonas de esteva para zonas com estevas, coelhos de zonas de areal para zonas de areal, coelhos de silvas para zonas de silvados...etc...etc...etc...

Citação :
coelho alentejano coelhos que sao mais imunes as doenças
Era bom era...Existem sim zonas onde as doenças têm atacado menos...ou com menos intensidade. A verdadeira razão para tal facto ainda ninguem conseguiu dar-ma. Uns dizem que é por nunca fazer repovoamentoos, outros é por fazerem grande limpezas de predadores e desinfectação de covas mas por outro lado há zonas que fazem isto tudo e todos os anos é uma razia. Outros nada fazem e estão cheios de coelhos.

Outro aspecto é que se deveria apenas repovoar com coelhos vacinados zonas sem vestigios de coelhos. Pois fazer como muitos fazem, vacinar os coelhos e soltá-los logo, sem fazerem uma quarentena é o mesmo que dizimar a população de coelhos "residentes". Porque após ser vacinado, o coelho passa por um periodo febril em que é altamente contagioso. E podemos estar a introduzir uma nova estirpe da doença na zona ao qual os coelhos residentes não têm defesas naturais adquiridas ao longo do tempo.

O único repovoamento que existe realmente eficaz é o preservar e cuidar da população de coelhos bravos existentes numa determinada zona. Limpar predadores, criar zonas de alimento e controlar os furtivos. O resto são cantigas.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptyQua Nov 21, 2012 12:39 am

nisto dos repovoamentos ---cada cabeça sua sentença ---o que sei dizer e que desde que se faz estes repovoamentos ou mal feitos ou bem feitos ---tem se visto a populaçao dos coelhos aumentar e com bons abates ---so este ano foi um ano pior mas nao mau --porque ainda se mata uns coelhos nao tanto como os mais anos---escapam muitos e os que escapam justifica bem o investimento ---e fazem muita criaçao ---as doenças e que sao muitas ate porque as vacinas duram pouco tempo --se nao me engano 6 meses -
Ir para o topo Ir para baixo
Ricky21
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Ricky21


Número de Mensagens : 12
Idade : 41
Localização : Penedono
Data de inscrição : 22/08/2011

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptyQua Nov 21, 2012 10:52 am

Concordo plenamente com o zambujal ano mais fraco de sempre de caça ao coelho... Neste proximo ano vai ter sorte quem estiver a criar coelhos para vender pois ZCM ZCT e ZCA têm que puxar os cordões a bolsa se quiserem ter coelhos nos proximos anos...



Abraço...
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptyQua Nov 21, 2012 3:12 pm

[quote="patrick_lgs"]
Citação :
Amigo zambujal uma coisa posso garantir quando os coelhos são soltos
venham eles de onde vierem, mas qualquer cão os apanha quanto mais
predadores, porque eles não sabem as fugas. A fuga do coelho faz se por
pequenos refugios mas ainda mais pelas imensas sáidas que os seus
trilhos possuem. OU seja, a base da fuga do coelho é a experiencia
naquele mapa de caminhos bem definidos. Se não os há nem os conhecem, de
nada serve.

Nuno tens toda a razão. Comentários às Caçadas  - Página 3 232712

Tambem estou completamente de acordo, quando se solta um coelho bravo numa zona que não conhece é muito fácil de apanhar, mas se durar uma semana já dificilmente o apanham.

Já fiz muitos repovoamentos, os primeiros mais valia ter posto o dinheiro ao lixo, mas como só não erra quem não faz nada, arrisquei. O que retirei dos meus erros que vão de encontro a algumas afirmações que já aqui foram feitas é o seguinte:

- Quando as coelhas vêm prenhas mesmo que ainda lhes falte algum tempo para parir, se não abortarem não fazem loisa, e parem os coelhos espalhados, estas femeas geralmente ficam muito debilitadas e o final da história nem é preciso conta-la. Já experimentei pô-las em jaulas de criação adequadas, alguns sobrevivem mas já vi casos das coelhas comerem as crias.

- Quanto ao percorrerem grandes distancias, tambem já o pude observar, em zonas de caça muito grandes e com poucos predadores muitos sobrevivem, mas este risco é facil de evitar como já referiu o Patrik.

- As vacinas é importante serem dadas mas se não fôr de forma correta é pior a emenda que o soneto. Os primeiros que comprei o vendedor até me disse que podia dar a da hemorrágica e mixomatose ao mesmo tempo, que era o que faziam habitualmente.

Isto de repovoamentos dá para escrever um livro. Nem tudo é negativo, existem formas de os fazer até com algum sucesso, mas são trabalhosas e precisam de acompanhamento. Agora uma coisa é certa em 600 alguns sobrevivem e vão-se reproduzir, podem é não ser muitos. A minha opinião é que nestas situações e tendo em conta que quem faz estes repovamentos geralmente não ganha dinheiro(só quem os vende) portanto não pode estar a despender de muito tempo e trabalho neles. Acho fundamental ter um local para fazer a quarentena após vacinar e desparazitar para tentar evitar a propagação de doenças que não existem na zona a repovoar, (quando existe ainda algum efectivo) pois mesmo que não se note os coelhos que vamos repovar podem ser portadores e transmitir doeças aos residentes.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptyQua Nov 21, 2012 6:57 pm

zambujal escreveu:
nisto dos repovoamentos ---cada cabeça sua sentença ---o que sei dizer e que desde que se faz estes repovoamentos ou mal feitos ou bem feitos ---tem se visto a populaçao dos coelhos aumentar e com bons abates ---so este ano foi um ano pior mas nao mau --porque ainda se mata uns coelhos nao tanto como os mais anos---escapam muitos e os que escapam justifica bem o investimento ---e fazem muita criaçao ---as doenças e que sao muitas ate porque as vacinas duram pouco tempo --se nao me engano 6 meses -

Zambujal desculpe-me mas o que se passa na sua zc é tudo menos um repovoamento.

Se existe a necessidade de largarem 600 coelhos todos os anos é porque algo está mal.

pode ser:

- falta de gestão em que se permite abates excessivos comprometendo da população existente.
ou
- os coelhos são largados de forma deficiente e por isso a maioria morre por diversas causas.

Atenção que não sou contra os repovoamentos dos coelhos...muito pelo contrário. Mas uma coisa é certa, se eu pertencesse a uma zona que fizesse repovoamentos todos os anos um nº astronómico de coelhos ...aos 3º ano mandava um murro na mesa e perguntava ao presidente da zc se estavam a fazer um repovoamento ou uma largada de coelhos para calar os sócios.


É que 600 coelhos é muitoooo coelho.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptyQua Nov 21, 2012 7:00 pm

coelhobravo escreveu:
- Quando as coelhas vêm prenhas mesmo que ainda lhes falte algum tempo para parir, se não abortarem não fazem loisa, e parem os coelhos espalhados, estas femeas geralmente ficam muito debilitadas e o final da história nem é preciso conta-la. Já experimentei pô-las em jaulas de criação adequadas, alguns sobrevivem mas já vi casos das coelhas comerem as crias.

Por vezes bastam poucas palavras para se notar quem sabe da poda. Amigo coelhobravo é isso tudo e muito mais que não se escreveu. Já vi que o amigo também sofreu a bom sofrer nisto de repovoar zonas com coelhos Comentários às Caçadas  - Página 3 232712
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptyQua Nov 21, 2012 7:16 pm

chamem-lhe o que quizerem ---o que e certo e que quando chega a altura da caça --eles estao la ---e sao reconhecidos quando se apanham ---estao marcados e o tamanho sao muito maiores ---quanto aops filhos deles tambem sao bem maiores que os nossos residentes ---entao como se justifica uma recuperaçao do coelho bravo na z c a em causa ?antes destes repovoamentos estava a 00000----se ficam poucos quando acaba a caça devido aos abates -----chegamos a junho e coelho por todo o lado ---donde veem se nao do repovoamento ?tenho aqui pessoal que ja foi comigo ver a caça no verao ----eles sao testemhunhas e e em toda a reserva ---
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptyQua Nov 21, 2012 10:13 pm

para bons repovoamentos, é preciso coelhos habiantados á zona, isto porque esque pequeno rectangulo de terra ao qual chamam PORTUGAL apesar de pequeno tem muita alterações de clima/vegetação/terreno. è fundamental não deixar aumentar o numero de predadores, tratar das covas e desinfectalas porque o coelho precisa de covas para se defender. O espelho disso é este ano fraco a nivel nacional onde vai havendo coelhos é onde á covas onde o coelho tem defesa. Procurar largar coelhos criados de forma mais natural possivel e criados na mesma area que queremos repovoar (+/-).
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: ola   Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptyQui Nov 22, 2012 9:24 am

Comentários às Caçadas  - Página 3 679215camaradas....

obrigada camarada rui costa eu fikei com o seu nr e este ano talvez

inda lhe ligue para irmos caçar aos tordos ai em avidagos pk isso é mt grande

dá para mts armas.....



e respondendo ao camarada zambujal a respeito dos comentarios ás caçadas tem toda

a razão e foi mais uma lição pra mim ou um abre olhos pk eu sou simples e não vejo maldade

em lado nenhum mas ela esta á espreita em todo lado....
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptyQui Nov 22, 2012 8:18 pm

Matador, já agora qual a ZCM que se recusou a passar-lhe credencial? É que essa "recusa" tem muito que se lhe diga e comigo a coisa tinha que piar mais de fininho.
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: ola   Comentários às Caçadas  - Página 3 EmptySex Nov 23, 2012 9:47 am

Comentários às Caçadas  - Página 3 679215camarada podengos&coelhos

se calhar se eu me informasse bem eles atte não podiam fazer isso digo eu

mas tb as pessoas agora controlam tudo fazem o k kerem e lhes apetece e nós

além de sermos poucos caçadores inda temos k passar por isto....



a zona em causa zcm alijó

até á data nunca tinha acontecido nada sempra caçamos lá sem problema este ano

fizeram nos isto não sei pk mas tem algo por de tras....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas  - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Comentários às Caçadas
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Comentários das caçadas
» Comentários às Caçadas
» Comentários às Caçadas
» Como estamos de coelhos.
» algumas caçadas 2012!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Estatísticas / Sondagens :: O meu diário 2012&2013-
Ir para: