Caça & pesca & natureza
Latir no rasto - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Latir no rasto - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Latir no rasto

Ir para baixo 
+24
rafeiro
diogo30alvite
ruiuepe
hugo50
batistuta
rafeirage
Avx777
Nuno Miguel
pedro eusebio
Abílio Vidal
coelhobravo
Marcodatsun
patrick_lgs
zambujal
L.AGOSTINHO
podengos&coelhos
podengos
José Costa
sergio magalhaes
pinho
lobo cal. 12
Claudio077
Vitor21
micael33
28 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Costa


Número de Mensagens : 97
Idade : 46
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 12/05/2012

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptySeg Jul 02, 2012 7:04 pm

zambujal escreveu:
amigo jose costa ja agora explique-me o que e latir de rasto ---e que sou um pouco leigo na materia ----ja agora digame se e caçador ?

Amigo Zambujal, sou cozinheiro e enganei-me no fórum peço desculpa... lol! lol! lol!

De qualquer maneira se é leigo na matéria, sempre pode ver uns vídeos de caça da colecção espanhola "Punto de Mira", aparecem lá uns cães bem porreiros a latir no rasto e fica esclarecido.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptySeg Jul 02, 2012 7:09 pm

amigo quando lhe perguntei se era caçador nao foi por mal ----ha muita gente que participa no forum e nao sao caçadores ---nao compro revestas caras amigo o meu bolso nao da pra isso ---e penso que atravez de revistas pouco se aprende ---o amigo e que me podia esclarecer o que considera 1 cao latir de rasto ----
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 46
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptySeg Jul 02, 2012 8:09 pm

Bem aqui fica a minha opinião e como sabem eu nunca teve cães a latir de rasto adquiri a 2 anos e pouco uma fêmea a latir no rasto ,Mas da minha criação fiquei com uma fêmea e os pais dessa fêmea não latem em falso só o ver o coelho e os irmãos da ninhada só o ver o coelho também .Mas esta fêmea late ate demais para o meu gosto o meu pai ate diz se continuar assim é como um cão de rasto ,ela foi treinada junto a uns cruzados de beagles e late ate dizer que chega .

Os meus cerdosos se ficar com um cachorro para mim esse cachorro só late o ver o coelho ,mas os cachorros que vendo ou ofereço a maioria late e bem ,por isso digo que so pode ter a ver com os treinos e com quem são treinados juntos.
O meu pai a dias fez um treino e diz que o meu macaco já da umas piadelas antes de latir com o coelho a vista,Desde que tenho esta fêmea a alegria da matilha e outra e caçam sempre mais juntos .

Citação :
o amigo e que me podia esclarecer o que considera 1 cão latir de rasto ----


Bem para mim o latir de rasto é uma coisa nova no meu canil .Mas nos últimos treinos que fez os meus cães estou a falar de duas fêmeas lisas dão umas piadelas em rasto fresco e passado um pouco mudam o latir latem mais seguido (para mim quando dão umas piadelas essas piadelas é no rasto mas quando latem seguido sem parar é a ver o coelho visto quando perdem o coelho elas mudam outra vez o latir só dão umas piadelas ) dos que so latem a ver coelho desses nem falo porque so latem o ver o coelho e ai o latir e o mesmo ..Numa matilha de podengos acho que se deve ter um ou dois cães podengos ou outra raça a dar umas piadelas para os outros cães se juntar e ajudar ,Mas esse cão que da umas piadelas tem de ser certo para os outros caes acudirem por se eles se apercebem que e um latir falso o fim de algum tempo não bom acudir .

Outra coisa que temos de ter em conta se fizermos um treino de um cachorro so junto a podengos que so latem o ver coelho ou muito perto esse cao de rasto nunca vai latir tanto como se fosse treinado com uma matilha de cães de rasto.

espero ter respondido o amigo zambujal
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Costa


Número de Mensagens : 97
Idade : 46
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 12/05/2012

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptySeg Jul 02, 2012 8:26 pm

zambujal escreveu:
amigo quando lhe perguntei se era caçador nao foi por mal ----ha muita gente que participa no forum e nao sao caçadores ---nao compro revestas caras amigo o meu bolso nao da pra isso ---e penso que atravez de revistas pouco se aprende ---o amigo e que me podia esclarecer o que considera 1 cao latir de rasto ----

Ainda bem que ficou esclarecido, por momentos já estava a pensar que o amigo "estava a entrar comigo".

Nada melhor que um video para tentar elucidá-lo. Veja que os cães ainda não estão a ver o javali e já estão a "dizer mal da vida":

Ir para o topo Ir para baixo
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Costa


Número de Mensagens : 97
Idade : 46
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 12/05/2012

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptySeg Jul 02, 2012 8:34 pm

Aqui outro tipo de cão a pistar sem latir no rastro. Originalmente o "cão de pastor alemão" não era usado para seguir rastos, hoje fá-lo e calado porque assim foi ensinado, imagine o que era este cão seguir, por exp., um fugitivo e ir a ladrar constantemente. Ao contrário dos cães de rastro utilizados na caça, ao percorrerem largas distâncias afastados do caçador e no meio da vegetação, se não latissem como é que o caçador sabia onde andavam e onde se colocar à espera da caça, entre outros factores.





Tenho um cão que faz algo parecido.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptySeg Jul 02, 2012 8:58 pm

José Costa, é óbvio que com saber, trabalho e dedicação até é possível pôr um cão a cantar ou a tocar piano.
Mas o que aqui se debate é a aptidão natural de um podengo cantar, ou não, de rasto. E quanto a isto não há volta a dar porque ou está no sangue e o cão faz isso naturalmente ou então não se ensina com três cantigas como você sugere. A conversa de colocar um podengo ao lado de um cão de rasto para "copiar" a cantiga também não é assim tão trivial e aposto que os resultados não são iguais à soma de 2+2=4!
Já cá ando há uns tempitos e já me passaram muitos coelheiros pelas mãos e uma das poucas coisas que nunca consegui fazer foi dar "cantiga" a um cão "mudo". Se alguém o conseguir tiro-lhe o meu chapéu e reduzo-me à minha insignificância.
Ir para o topo Ir para baixo
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Costa


Número de Mensagens : 97
Idade : 46
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 12/05/2012

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptySeg Jul 02, 2012 9:57 pm

podengos&coelhos escreveu:
José Costa, é óbvio que com saber, trabalho e dedicação até é possível pôr um cão a cantar ou a tocar piano.
Mas o que aqui se debate é a aptidão natural de um podengo cantar, ou não, de rasto. E quanto a isto não há volta a dar porque ou está no sangue e o cão faz isso naturalmente ou então não se ensina com três cantigas como você sugere. A conversa de colocar um podengo ao lado de um cão de rasto para "copiar" a cantiga também não é assim tão trivial e aposto que os resultados não são iguais à soma de 2+2=4!
Já cá ando há uns tempitos e já me passaram muitos coelheiros pelas mãos e uma das poucas coisas que nunca consegui fazer foi dar "cantiga" a um cão "mudo". Se alguém o conseguir tiro-lhe o meu chapéu e reduzo-me à minha insignificância.

Concordo, nem nunca quis dizer o contrário.

O Podengo é um cão de levante e ponto final. Que é possível ensiná-lo, é. Difícil, também, nunca referi que era com três cantigas. Nunca vai ficar um profissional, é difícil. Já os vi a cantar em rastos com bastante tempo, já, há muitos anos atrás um tio meu minhoto que mora para os lados de Paredes de Coura, tinha-os e bem que nos enganavam muitas vezes, a maioria era um encanto vê-los a devorar as silvas e tojo.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptySeg Jul 02, 2012 10:25 pm

o latir de rasto nao se ensina --esta na genetica do cao ---e ponto final ---e como o rui diz um cao mudo ou que lata a vista nunca vem a latir de rasto ----eu nao considero o latir de rasto o latir meia duzia de vezes ---considero o latir de rasto todo o cao que ao dar com o coelho lata ----e depois da fuga do coelho o siga a latir por onde ele passou --ate o levar a tiro ----ou perde-lo ------regra geral os bons caes a latir bem de rasto geralmente seguem bem ---dai o latir de rasto ---agora um cao chegar a um sitio e dar com um rasto dum coelho e começar a latir sem nunca ir bater com o coelho ---para mim e latir em falso ----------quando vou experimentar 1 cao que o vendedor diga que late de rasto ----esse cao obrigatoriamente tem de dar com o coelho e andar algum tempo sempre em cima do rasto do coelho ate o perder ----portanto geralmente tem de seguir bem tambem ---senao faz pouco sentido dizer que late de rasto ---
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 7:44 am

José Costa escreveu:
Marcodatsun escreveu:
amigo josé costa quer com isto dizer que consegue ensinar um cão a latir de rasto mesmo que este só late em cima do coelho? abraço

Sim é possível, basta encontrar a técnica adequada.

podengos&coelhos escreveu:
José Costa, é óbvio que com saber, trabalho e dedicação até é possível pôr um cão a cantar ou a tocar piano.
Mas o que aqui se debate é a aptidão natural de um podengo cantar, ou não, de rasto. E quanto a isto não há volta a dar porque ou está no sangue e o cão faz isso naturalmente ou então não se ensina com três cantigas como você sugere. A conversa de colocar um podengo ao lado de um cão de rasto para "copiar" a cantiga também não é assim tão trivial e aposto que os resultados não são iguais à soma de 2+2=4!
Já cá ando há uns tempitos e já me passaram muitos coelheiros pelas mãos e uma das poucas coisas que nunca consegui fazer foi dar "cantiga" a um cão "mudo". Se alguém o conseguir tiro-lhe o meu chapéu e reduzo-me à minha insignificância.



Amigo José costa apesar de eu partilhar da opinião do Rui, é que meter um cão a latir de rasto se lhe estiver na genetica não latir é impossivel pelo menos do meu pouco conhecimento sobre cães de coelho, se voce conseguir posso lhe garantir que ganha bom dinheiro com isso Latir no rasto - Página 2 600400
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 46
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 8:35 am

Citação :
eu nao considero o latir de rasto o latir meia duzia de vezes
---considero o latir de rasto todo o cao que ao dar com o coelho lata
----e depois da fuga do coelho o siga a latir por onde ele passou --ate o
levar a tiro

pois a quem os tenha assim amigo zambujal .
Mas para o meu tipo de caça gosto de cães certos no latir e um ou dois caes na matilha a dar umas piadelas em rasto fresco e só latir mesmo quando vê o coelho para nos orientar .Agora andar com cães a latir toda uma manha e não se ouve tiros não isso não é para mim gosto de andar a caçar discreta-mente.

Por isso em cima disse que tenho uma fêmea que para o meu gosto já tem treta a mais. Latir no rasto - Página 2 139124

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 10:07 am

amigo podengos nao compreendeu bem aquilo que escrevi ---------e eu sei porque escrevo e o que escrevo ---porque felismente tenho ca varios a latir de rasto mas certos ---ou seja ve-se eles darem com o coelho ---ve-se o trajeto do coelho e ve-se depois os caes a seguir o mesmo trajeto do coelho a latir ----isto sim e latir de rasto -----nao e como chegar no meio duma terra apanhar rasto fresco e come~çar a latir sem dar seguimento ao coelho ---isso para mim e latir em falso ----amigo dos 13 caçados que tenho todos latem ------mas 9 latem bem de rasto e seguem bem ----amigo caçar em matos fortes com armas colocadas sem caes a latir bem de rasto ----mais vale ficar a dormir ----esta sera sempre a minha opiniao ---mas aceito outras ----cada qual tem o seu ponto de vista ---
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 1:05 pm

Se um cão latir em falso não vale de nada , até estraga é a caçada ,

porque mete o resto da matilha a ´´nora´´.

Concordo com o Zambujal que para matões cães a latir bem dão mt jeito.



Boas caçadasLatir no rasto - Página 2 600400 Latir no rasto - Página 2 600400 Latir no rasto - Página 2 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 1:15 pm

Zambujal escreveu:

-
Citação :
amigo caçar em matos fortes com armas colocadas sem caes a latir bem de rasto ----mais vale ficar a dormir ----esta sera sempre a minha opiniao



eheheheh, dormidi cada sesta Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 2:05 pm

José Costa escreveu:
zambujal escreveu:
amigo quando lhe perguntei se era caçador nao foi por mal ----ha muita gente que participa no forum e nao sao caçadores ---nao compro revestas caras amigo o meu bolso nao da pra isso ---e penso que atravez de revistas pouco se aprende ---o amigo e que me podia esclarecer o que considera 1 cao latir de rasto ----

Ainda bem que ficou esclarecido, por momentos já estava a pensar que o amigo "estava a entrar comigo".

Nada melhor que um video para tentar elucidá-lo. Veja que os cães ainda não estão a ver o javali e já estão a "dizer mal da vida":




.....amigo José,deixeme ver se entendi o seu ponto de vista,segundo o amigo estes cães de rasto "azul da gasconha" sem sequer verem a presa neste caso javali ja vão a "dizer mal da vida" porque foram treinados para isso e não porque é genético nesta raça é isso?????

...no caso do pastor alemão paresseme que faz o que qualquer cao que nao tem genética para latir de rasto faz, que é seguir um cheiro e só ladra ou late quando encontra o "coelho ou a droga ou seja o que for"...coloque o amigo um cão de rasto mesmo para achar produtos "manhosos" e vão ver se na "maioria" dos casos não dizem logo "mal da vida"

......mas isto com treinos como o amigo diz tudo é possivel, eu desde que vi "um porco a andar de bicicleta" já não digo nada!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 2:40 pm

Já disse neste em ou em outro tópico que a voz tem muito a ver com o sangue.

E a partir daí não há muita volta a dar. A inteligência nos cães também não se constroi. Há cães mais inteligente e outros menos. Até os podemos ensinar a fazer umas coisas mas n é por aí.
Ir para o topo Ir para baixo
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Costa


Número de Mensagens : 97
Idade : 46
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 12/05/2012

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 5:50 pm

Marcodatsun escreveu:
José Costa escreveu:
Marcodatsun escreveu:
amigo josé costa quer com isto dizer que consegue ensinar um cão a latir de rasto mesmo que este só late em cima do coelho? abraço

Sim é possível, basta encontrar a técnica adequada.

podengos&coelhos escreveu:
José Costa, é óbvio que com saber, trabalho e dedicação até é possível pôr um cão a cantar ou a tocar piano.
Mas o que aqui se debate é a aptidão natural de um podengo cantar, ou não, de rasto. E quanto a isto não há volta a dar porque ou está no sangue e o cão faz isso naturalmente ou então não se ensina com três cantigas como você sugere. A conversa de colocar um podengo ao lado de um cão de rasto para "copiar" a cantiga também não é assim tão trivial e aposto que os resultados não são iguais à soma de 2+2=4!
Já cá ando há uns tempitos e já me passaram muitos coelheiros pelas mãos e uma das poucas coisas que nunca consegui fazer foi dar "cantiga" a um cão "mudo". Se alguém o conseguir tiro-lhe o meu chapéu e reduzo-me à minha insignificância.



Amigo José costa apesar de eu partilhar da opinião do Rui, é que meter um cão a latir de rasto se lhe estiver na genetica não latir é impossivel pelo menos do meu pouco conhecimento sobre cães de coelho, se voce conseguir posso lhe garantir que ganha bom dinheiro com isso Latir no rasto - Página 2 600400

Sim, é possível fazê-lo. Apesar de trabalhar com cães, o meu ordenado é outro e não provém dos cães.
Ir para o topo Ir para baixo
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Costa


Número de Mensagens : 97
Idade : 46
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 12/05/2012

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 6:06 pm

[quote="pedro eusebio"][quote="José Costa"]
zambujal escreveu:

.....amigo José,deixeme ver se entendi o seu ponto de vista,segundo o amigo estes cães de rasto "azul da gasconha" sem sequer verem a presa neste caso javali ja vão a "dizer mal da vida" porque foram treinados para isso e não porque é genético nesta raça é isso?????

...no caso do pastor alemão paresseme que faz o que qualquer cao que nao tem genética para latir de rasto faz, que é seguir um cheiro e só ladra ou late quando encontra o "coelho ou a droga ou seja o que for"...coloque o amigo um cão de rasto mesmo para achar produtos "manhosos" e vão ver se na "maioria" dos casos não dizem logo "mal da vida"

......mas isto com treinos como o amigo diz tudo é possivel, eu desde que vi "um porco a andar de bicicleta" já não digo nada!!!!

Se ler bem e com atenção aquilo que escrevi antes, vai ver que eu nunca fiz nenhuma referência ao latir daqueles cães EM PARTICULAR ser genético ou não ser.

Esqueça o Pastor Alemão ele ladra na presença daquilo que encontrou porque foi ensinado. Parece não saber, mas digo-lhe que já existem cães de rasto que são usados para fins que não a caça e só latem quando encontram aquilo para que foram ensinados e quando o encontram.

Já agora conseguem-me esclarecer se o lobo, a raposa, ladram, uivam ou cantam atrás das presas??? Onde está a genética???
Ir para o topo Ir para baixo
Claudio077
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Claudio077


Número de Mensagens : 82
Idade : 37
Localização : rio maior
Data de inscrição : 20/04/2012

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 6:42 pm

Uma coisa sao milhares de anos de evolucao e aprendizagem com o homem para serem caes para determinadas tarefas,levantar,rastrear,perseguir,parar......outra coisa completamente difrente e um animal selvagem que caça ou nao sozinho perder a refeicao sabesse la de quantos dias por emitir um ruido..e os que fazem(caes selvagens africanos por exemplo)serve para se ensitarem uns aos otros na perseguiçao e acoçar a presa porque antes de haver contato com a presa nao ha barulho...os caes de rasto tem a mao do homem de a muitos anos escolhidos de geraçao em geraçao para fazerem uma tarefa especifica do agrado de alguem que gostava de os ouvir de narix no chao e a latir...se é genetica?na minha opiniao é e muito.

cumprimentosLatir no rasto - Página 2 40618
Ir para o topo Ir para baixo
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Costa


Número de Mensagens : 97
Idade : 46
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 12/05/2012

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 7:41 pm

Claudio077 escreveu:
Uma coisa sao milhares de anos de evolucao e aprendizagem com o homem para serem caes para determinadas tarefas,levantar,rastrear,perseguir,parar......outra coisa completamente difrente e um animal selvagem que caça ou nao sozinho perder a refeicao sabesse la de quantos dias por emitir um ruido..e os que fazem(caes selvagens africanos por exemplo)serve para se ensitarem uns aos otros na perseguiçao e acoçar a presa porque antes de haver contato com a presa nao ha barulho...os caes de rasto tem a mao do homem de a muitos anos escolhidos de geraçao em geraçao para fazerem uma tarefa especifica do agrado de alguem que gostava de os ouvir de narix no chao e a latir...se é genetica?na minha opiniao é e muito.

cumprimentosLatir no rasto - Página 2 40618

Concordo em parte. Os cães trabalham por associações comportamentais e são reforçados ou castigados (não é bater) pelo ser humano, claro que ao longo dos anos essa determinada raça tem uma maior predisposição para dar um comportamento/agradar ao ser humano através da descendência , sim pode ser genético mas eu nesse campo não me meto, há quem entenda mais do assunto que eu. Eu entendo a genética como um instinto natural, tudo o que seja aprendido após ensinamento pode ser esquecido e aí eu já duvido da genética. Se há podengos que não caçam e sabujos que não latem, não acredito em genética, acredito que um comportamento deixou de ser reforçado pelo ser humano e o cão deixou de dar aquele comportamento.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 8:14 pm

L.AGOSTINHO escreveu:
Se um cão latir em falso não vale de nada , até estraga é a caçada ,

porque mete o resto da matilha a ´´nora´´.
Isso acontece poucas vezes porque os cães não são burros e depois de 2 ou 3 "idas ao engano" rapidamente deixam de ligar ao "enganador".
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 8:26 pm

então como se explica um podengo a cantar na gaiola a ver o coelho e depois na caça não cantar ou dizer muito muito pouco?

é que se a base é a aprendizagem e o reforço não estou a entender...

É que se a base fosse essa e n a genética todos os cães desempanhavam as mesmas funções. caniches a latir de rasto aos coelhos, beagles em provas de protecção, terrier em obediencia.. etc etc

Mas o que é certo é que não se consegue. Pode surgir um por mero "acaso" não por trabalho e saber. POrque se fosse saber para quê escolher uma raça? o que viesse à rede era peixe, e servia para tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Avx777


Número de Mensagens : 351
Idade : 33
Localização : Mangualde
Data de inscrição : 04/05/2011

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 8:52 pm

Nuno Miguel escreveu:
então como se explica um podengo a cantar na gaiola a ver o coelho e depois na caça não cantar ou dizer muito muito pouco?

é que se a base é a aprendizagem e o reforço não estou a entender...

É que se a base fosse essa e n a genética todos os cães desempanhavam as mesmas funções. caniches a latir de rasto aos coelhos, beagles em provas de protecção, terrier em obediencia.. etc etc

Mas o que é certo é que não se consegue. Pode surgir um por mero "acaso" não por trabalho e saber. POrque se fosse saber para quê escolher uma raça? o que viesse à rede era peixe, e servia para tudo.

Tenho exatamente a mesma opinião. Alguns podengos seguem de rasto devido ao apuramento de sangues. É bastante comum fazer-se isso. Pelo menos na minha zona conheço gente que faz.
Ir para o topo Ir para baixo
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Costa


Número de Mensagens : 97
Idade : 46
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 12/05/2012

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 10:02 pm

Avx777 escreveu:
Nuno Miguel escreveu:
então como se explica um podengo a cantar na gaiola a ver o coelho e depois na caça não cantar ou dizer muito muito pouco?

é que se a base é a aprendizagem e o reforço não estou a entender...

É que se a base fosse essa e n a genética todos os cães desempanhavam as mesmas funções. caniches a latir de rasto aos coelhos, beagles em provas de protecção, terrier em obediencia.. etc etc

Mas o que é certo é que não se consegue. Pode surgir um por mero "acaso" não por trabalho e saber. POrque se fosse saber para quê escolher uma raça? o que viesse à rede era peixe, e servia para tudo.

Tenho exatamente a mesma opinião. Alguns podengos seguem de rasto devido ao apuramento de sangues. É bastante comum fazer-se isso. Pelo menos na minha zona conheço gente que faz.

É o que normalmente acontece em Portugal, se o cão dá é bom ou lá encarrilha com alguma coisa positiva que acontece ou é posto de lado e acabou. Muitas vezes bons cães são postos de lado porque não se consegue fazê-los evoluir mais. Não quer dizer que não se seleccionem bons cães, sim conseguem-se excelentes cães, se os pais o fazem, há mais predisposição para os filhos o voltarem a fazer. Também não quer dizer que se os filhos desses cães mudarem de donos, venha a acontecer o mesmo...

Respondendo ao Sr. Nuno Miguel, a aprendizagem e o reforço não são a mesma coisa. Na aprendizagem ou aquisição, na consolidação e na exigência existem sempre reforços quando eles cães nos dão as respostas que queremos, não é a meio para (normalmente o que se faz) para encorajar. Encorajar é uma coisa reforçar é outra. Entenda-se reforçar, é algo de bom que se dá a um cão quando ele faz aquilo que queremos para ele perceber (associar) que o comportamento que ele teve leva a que ele tenha determinado reforço (algo bom).
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 10:33 pm

Confrade José Costa

Diga-me como é que você faz para por em prática tudo aquilo que referiu anteriormente num cachorro que está a ser iniciado a caçar coelhos em silvado ou matos fechados?

É que sinceramente, não estou a ver como podemos dar um reforço a um cão que dá os primeiros passos nesta matéria.

É que o cachorro tem de entrar num ambiente "hostil" (pois pica e rasga a carne), de visibilidade reduzida. Além de entrar neste "inferno" tem de encontrar uma bola de pêlo que está escondida no sítio mais dificil e quando se iniciar a perseguição, essa bola de pêlo irá utilizar um labirinto de caminhos e esconderijos que nunca mais acabam.
E nós cá fora a incentivar. Latir no rasto - Página 2 40618

Da mesma forma que não vejo como pode "corrigir" ou melhor dizendo, fazer com que um cão passe a latir de rasto só atravês do tal S.A.B.E.R.
É que para se corrigir um cão ou fazer um reforço temos de estar perto da acção para que tenha um efeito positivo. Sinceramente não estou a ver ninguem conseguir acompanhar um cão no meu de um silvado enorme ou de um matagal fechado.

Mas estamos sempre a aprender.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 11:07 pm

é que o problema não é num cão feito mas sim fazê-lo num cachorro. Eu sei o que é reforço positivo.

Mas vamos lá deixar a teoria e passar á prática. Como coloca um cão a latir de rasto? neste momento tenho uma que não o faz mas se voçê se comprometer a por em pratica esse saber eu até lhe pago. se aceitar para mim até me ajuda.

Mas continuo a dizer que por muita gente que conheço ainda ninguém o conseguiu fazer mas...

Já agora os seus cantam de rasto? Já aplicou estas teorias nos seus?
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyTer Jul 03, 2012 11:59 pm

Nuno o teu cão ladra na gaiola e quando vai nos coelhos é latir, quantos caes te ladram no canil e não latem?

Não sou nenhum expert, mas a gaiola serve para desenferrujar a lingua e ganhar vicio ou gana, este metedo devia ser seguido de uma solta a vista com um coelho que lhe dé bem e um cão já com força para dar coice com uma area boa para o coelho esticar e começar as primeiras piadelas.

Mas a minha fraca ideia e experiencia diz me que o "sangue" é que manda, ou senão não fazia o que faço desde sempre em controlar a cantoria mais ou menos nos meus cruzamentos.

E para latir menos qual é o remedio?
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyQua Jul 04, 2012 12:48 pm

rafeirage escreveu:
Nuno o teu cão ladra na gaiola e quando vai nos coelhos é latir, quantos caes te ladram no canil e não latem?

Não sou nenhum expert, mas a gaiola serve para desenferrujar a lingua e ganhar vicio ou gana, este metedo devia ser seguido de uma solta a vista com um coelho que lhe dé bem e um cão já com força para dar coice com uma area boa para o coelho esticar e começar as primeiras piadelas.

Mas a minha fraca ideia e experiencia diz me que o "sangue" é que manda, ou senão não fazia o que faço desde sempre em controlar a cantoria mais ou menos nos meus cruzamentos.

E para latir menos qual é o remedio?



arranja cães com menos nariz hehehehe
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyQua Jul 04, 2012 12:54 pm

Mas rafeirage a gaiola abre a cantoria em alguns casos mas em outros provo-te que não. Até podem latir muito para a gaiola mas depois mal piar no monte... Mas na mp que te enviei vÊs melhor o que te explico.
ah e outra coisa amigo José se conseguir colocar os cães todos a caçar bem largo, mesmo que no sangue esteja "programado " para curto diga-me. Pois eu cá adoro cães com boa pata e que se estiquem, o resto é o que todos os caçadores gostam.Latir no rasto - Página 2 600400


Última edição por Nuno Miguel em Qua Jul 04, 2012 2:07 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyQua Jul 04, 2012 1:38 pm

Nuno Miguel escreveu:
Mas rafeirage a gaiola abre a cantoria em alguns casos mas em outros provo-te que não. Até podem latir muito para a gaiola mas depois mal piar no monte... Mas na mp que te enviei vez melhor o que te explico.
ah e outra coisa amigo José se conseguir colocar os cães todos a caçar bem largo, mesmo que no sangue esteja "programado " para curto diga-me. Pois eu cá adoro cães com boa pata e que se estiquem, o resto é o que todos os caçadores gostam.Latir no rasto - Página 2 600400



Nuno concordo, eu diria que a gaiolã pode melhorar o vicio e a gana do cão mas abrir-lhe o latir dificilmente, não digo o que o cão venha até a dar mais um ai ou duas mas nunca um cão que late só em cima veem a latir de rasto seja com gaiola sem gaiola ou com S.A.B.E.R. ou sem ele, o que lhe traz muita vez o latir de rasto é velhice na fase decadente de um cão quando os anos pesam bastante e lhe faltam pernas para acompanhar a matilha e os coelhos, abrem o latir por falta de velocidade numa atitude de desespero.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 EmptyQua Jul 04, 2012 2:38 pm

acho que ja estao a fazer para ai uma grande misturada ----sobre caes que latem ou nao de rasto ----------o que me parece a mim e haver malta que confunde o que e realmente latir de rasto ---com o latir normal dum cao que acha 1 coelho ----latir de rasto e desde que o cao acha o coelho e o perde e recupera varias vezes ----mas sempre pegado e a seguir e latir ---ate o coelho encovar ou morrer -----quero com isto dizer que geralmente caes que latem bem de rasto seguem bem -----nao vejo as 2 coisas serem separadas -----nao inventem ---onde nao ha muito pra inventar ----o latir de rasto esta associado quase sempre ao seguir bem ----so pode ser genetico ------
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Latir no rasto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Latir no rasto
Ir para o topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: