Caça & pesca & natureza
pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça & pesca & natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe

pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher

Ir em baixo 
AutorMensagem
podengos
Administrador
Administrador
podengos

Número de Mensagens : 2927

pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher Empty
MensagemAssunto: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyTer Mar 17, 2009 3:27 pm

Bem caros amigos gostava de saber a vossa opinião sobre o pelo dos nossos cães ..No caso de novos caçadores e ainda não terem cães e estão em duvida na escolha de um cachorro ou cão adulto ..Que tipo de pelo deve escolher liso ou cerdoso ??O que deve de ter em conta antes de escolher .
Ou será que devemos ter cães lisos e cerdoso na nossa matilha ?'Fico a aguardar a vossa opinião

:lol: :lol: :lol: :lol:

pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher Pescador%5B1%5D
Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 403

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyTer Mar 17, 2009 8:49 pm

Existe liso e cerdodo com\ sem sub pelo, eu pessoalmente prefiro o liso e com sub pelo, pork é um pelo mais consistente para as silvas é certo que alguns casos apesentam mais debilidade com o calor mas se estivermos atentos não há perigo. No cerdoso quando exite a muda ou no fim de uma parição os animais ficam uma lastima e com a chuva ficam muito exarcados e sentem o frio...
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos

Número de Mensagens : 3307

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptySeg Mar 23, 2009 7:56 pm

Falando de podengos eu prefiro os lisos porque normalmente são mais certos. Os cerdosos são bastante mais difíceis de sairem bons mas quando saem são máquinas mesmo.
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel

Número de Mensagens : 329

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptySeg Mar 23, 2009 11:03 pm

Um minha opinião o pêlo não tem influência na maneira de caçar do cão, o que manda é o vício e a vontade de caçar.
Mas uma coisa é certa os cães cerdosos sofrem mais com a chuva e com o frio do que os lisos, o mesmo se passa em relação ao trabalho em silvas e matos agressivos pois os cerdosos saem mais rasgados.
Mas o que tem sangue caça em qualquer circunstância.
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 403

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptySeg Mar 23, 2009 11:20 pm

Bem dito Sr. Gabriel "sangue", mas enquanto a isso não é facial de arranjar. Mas partilho da sua opinião, gosto mais do liso...
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyTer Mar 24, 2009 8:12 am

Cerdoso cheers cheers
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone

Número de Mensagens : 909

MensagemAssunto: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyTer Mar 24, 2009 9:37 am

Cada um deve escolher aquilo de que mais gosta,Mas a caçar!! ,torna-se um assunto um pouco subjectivo,porque existem cães a caçar bem ,nas duas variedades de pêlo e nos três tamanhos.
Se a maioria das pessoas com que nos damos têm exemplares de pelo liso,tambem queremos pelo liso,se nos damos com quem só tenha cerdosos queremos os cerdosos.É complicado!!!
Mas podem ter a certeza que os há bons independentemente da variedade do pelo.O que conta é a linha (sangue)dos pais.
Só existe uma situação a qual eu referi num outro tópico,e que foi agora mencionada pelo nosso amigo Gabriel que é a prestação de um e outro com chuva e mato molhado,.
Estou completamente de acordo com o Gabriel.
marteleiro
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
marteleiro

Número de Mensagens : 761

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyTer Mar 24, 2009 1:42 pm

Eu já tive lisos e fiquei um bocado decepcionado com eles , nete momento tenho 5 cerdosas, e 2 meio cerdosas, não se negam a nada. Por isso voto nos cerdosos..:twisted: , mas não nenospreso os lisos o meu colega mais directo que caça comigo tem 10 lisos e eles tambem não dao treguas aos orelhudos, eu é que tenho tido azar...cheers
http://coelheiros.blogspot.com/
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel

Número de Mensagens : 329

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyTer Mar 24, 2009 2:19 pm

Volto à carga, pois penso que não é uma questão de melhor ou pior, nem uma votação certamente iria resolver esta questão.
Eu tenho cães cerdosos e lisos e estou contente com ambos, pois as prestações são excelentes, mas reconheço que os cerdosos são mais friorentos e sofrem mais quando molhados, muitas vezes isso só se observa quando regressamos a casa e passado algumas horas vamos aos canis e verificamos que os lisos já estão secos e os cerdosos continuam a tremer pois ainda estão molhados, de resto hája sangue e vontade de caçar.
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyTer Mar 24, 2009 3:22 pm

Concordo em 200% com o amigo Gabriel, eu apesar de perferir os cerdosos reconheço isso mesmo em condições de frio e chuva os lisos graças ao seu pelo mais denso consegue um melhor rendimento, tenho cerdosos com mais resistencia a tempo humido uns que outros graças á densidade do seu pelo que difere de exemplar para exemplar, o cerdosos e o meio pelo nota-sebem a diferença na resistencia á humidade.
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Henriques58

Número de Mensagens : 190

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyTer Mar 24, 2009 8:17 pm

Eu tenho uma podenga preta media com 10 meses saiu com um pelo nem liso nem cerdoso mas sim um tipo pelo de arame mas curto muito áspero é da raça do sr.lopes do abrantorto,esta caçada já deu uns toques,se sair mesmo boa vou ver se consigo arranjar alguem que tenha um cão podengo do mesmo tipo de pelo,pois aqui na nossa zona ai há 40 anos havia uns cães que nós chamava-mos os pelo de arame castanhos e eram do tipo podengo mas com as orelhas dobradas na ponta aquilo não havia silvas nem mato que os ferissem ,muito raçudos uns autenticos tratores e com respeito a chuva pareciam que estavam sempre enchutos,só que com o tempo foram desaparecendo.Isto tudo á conclusão de que entre o liso e o cerdoso cada um com as suas aptidões, eu vou ver se consigo ir para o meio pelo (de arame).

abraço.
podengos
Administrador
Administrador
podengos

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyTer Mar 24, 2009 8:34 pm

Henriques58 escreveu:
Eu tenho uma podenga preta media com 10 meses saiu com um pelo nem liso nem cerdoso mas sim um tipo pelo de arame mas curto muito áspero é da raça do sr.lopes do abrantorto,esta caçada já deu uns toques,se sair mesmo boa vou ver se consigo arranjar alguem que tenha um cão podengo do mesmo tipo de pelo,pois aqui na nossa zona ai há 40 anos havia uns cães que nós chamava-mos os pelo de arame castanhos e eram do tipo podengo mas com as orelhas dobradas na ponta aquilo não havia silvas nem mato que os ferissem ,muito raçudos uns autenticos tratores e com respeito a chuva pareciam que estavam sempre enchutos,só que com o tempo foram desaparecendo.Isto tudo á conclusão de que entre o liso e o cerdoso cada um com as suas aptidões, eu vou ver se consigo ir para o meio pelo (de arame).

abraço.

amigo compraste direita-mente o senhor Lopes ou não

Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Henriques58

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyTer Mar 24, 2009 8:46 pm

SIM AMIGO. Foi até uma troca de um cachorro breton a cadelita tinha 4 meses.
podengos
Administrador
Administrador
podengos

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyTer Mar 24, 2009 8:56 pm

Henriques58 escreveu:
SIM AMIGO. Foi até uma troca de um cachorro breton a cadelita tinha 4 meses.

eu já teve la no canil e jà teve e ainda tenho duas femias com o sangue dos podengos deste senhor .Posso dizer que ele tinha là uns podengos de pelo cerdoso muito bons mesmo custa é um pouco de euros mas a 3 anos atraz tinha là bons caes .Pelo que conheço deste senhor os podengos de pelo cerdoso sao muito bons os de liso nen tanto mas jà nao estou com este senhor à 3 anos ou mais ..abraço quando poderes mete uma foto

Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Henriques58

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyTer Mar 24, 2009 9:06 pm

AMIGO:
Vou pedir ao meu filho para me por umas fotos porque isso eu ainda não sei fazer,mas com o tempo lá irei,em relação á cachorra é filha de cães amarelos,pelo menos foi o que o sr.lopes me disse é que ás vezes saia um ou outro preto,e eu como gosto de podengos pretos trouxe esta cachorra, tenho tambem uma outra preta lisa mas essa é cá da casa.

abraço.
keeper
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 47

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyQua Mar 25, 2009 1:23 pm

Amigo Henriques58 pode-me dizer há quanto tempo tem a cadela?
É que eu sou de Abrantes, cidade que fica a 4 quilometros do canil Abrantorto, e dou-me muito bem com a sr. Armando Lopes, inclusivamente já lhe comprei 1 ou 2 cães...

Abraço
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick

Número de Mensagens : 1026

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyQua Mar 25, 2009 2:21 pm

Eu tive o prazer de conhecer o camarada Henriques58 e posso afiançar que ele tem lá coisas muito boas e bonitas.

Para além disso, faz o favor de ser uma excelente pessoa. :)

Saudações:cheers:
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Henriques58

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyQua Mar 25, 2009 8:27 pm

keeper escreveu:
Amigo Henriques58 pode-me dizer há quanto tempo tem a cadela?

Abraço

tenho a cachorra desde setembro2008
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Henriques58

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyQua Mar 25, 2009 8:36 pm

É que eu sou de Abrantes, .

Abraço[/quote]

Amigo em 1979/80 estive ai na tropa ,bonita cidade.
keeper
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 47

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyQui Mar 26, 2009 11:10 am

Amigo em 1979/80 estive ai na tropa ,bonita cidade.[/quote]

Amigo Henriques nessa altura ainda eu não era nascido :D
Nasci 4 anos depois.
Quando vier cá para estas bandas apite, para irmos beber uma minizinha.

P.S- O meu carro foi comprado na sua terra.

Grande abraço
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Henriques58

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyQui Mar 26, 2009 8:03 pm

Amigo KEEPER,fica combinado com todo o gosto.
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel

Número de Mensagens : 652

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyQua Dez 30, 2009 8:31 pm

andei a ver topicos antigos como este e fiquei estupfacto quando toda a gente diz que os cerdosos têm mais frio, a mim acontece m o contrario tenho uma cadela que com a chuva( de pêlo liso9 quando chega ao atrelado encolhe-se toda e ate da pena o quanto ela treme, mas eu acho que ela é muito friorenta. assim como ha pessoas que tem sempre muito frio, ela tambem é assim. agora os meus cerdosos nunca tremem de frio, as vezes la fraquejam um pouco com a chuva mas porque se torna mais pesado o terreno, acho eu... fiquei agora curioso.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos

Número de Mensagens : 3307

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyQui Dez 31, 2009 9:14 am

Nuno, os lisos sacodem o pêlo e a água sai toda enquanto que os cerdosos não o conseguem fazer tão bem devido ao pêlo grande. Os cerdosos aguentam melhor o frio.
Delgado
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Delgado

Número de Mensagens : 42

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyQui Dez 31, 2009 11:25 am

Na minha opinião, o que se deve ter em consideração é as condições do terreno e as condições climatéricas onde se caça. isso é que deve influenciar a escolha de podengos de pelo cerdoso ou pelo liso e se deve ser pequeno, médio ou grande. pois tal como já foi dito, tanto uns como outros, desde que sejam de boas linhas de sangue e tenham vicio podem vir a ser bons cães de caça.
Mas, na minha opinião existe um factor que podemos influenciar que é a habituação.
Se os cães forem criados desde pequenos e habituados às condições onde se irá caçar ás eventuais dificuldades irão de certa forma ser ultrapassadas.
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel

Número de Mensagens : 652

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptyQui Dez 31, 2009 12:37 pm

olhem nada melhor do que em breve comprovar. irei ter no fim de semana um exemplar de podengo medio liso, depois com o tempo sei. como eu gosto muito de cerdosos, ao ver este topico assustei m... eu s pudesse ter todos cerdosos até tinha.. e como alguem disse sera mesmo verdade que os lisos s rasgam menos em silvados? como nunca caço em silvados...
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick

Número de Mensagens : 1026

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptySab Jan 02, 2010 3:55 pm

É sempre relativo, mas a minha experiência diz-me que não. Os lisos não se rasgam menos em silvados. pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher Icon_smile Tanto ou mais que os cerdosos.
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher EmptySeg Jan 04, 2010 2:23 pm

tudo depende dos animais não existe nenhuma prova que os cerdosos se rasguem mais que os lisos ou vice versa penso que isso não passa de um mito.
Os lisos podem ter mais tendencia a rasgarem-se, visto ter menos pêlo e por vezes curto por outro lado existem cerdosos que o pêlo é pouco denso ao contrario dos lisos.
por tudo isto, pelos "sês" e os "mas" na minha opinião não existe nada em concreto apenas varias opiniões muitas vezes fundamentadas pelo cão A,B,C que era muito bom e que era liso ou cerdoso etc....

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher   pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher Empty

pelo liso ou pelo cerdoso qual o melhor como escolher
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: