Caça & pesca & natureza
qual o tipo de podengo mais indicado Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
qual o tipo de podengo mais indicado Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 qual o tipo de podengo mais indicado

Ir para baixo 
+8
Nuno Miguel
coelhobravo
podengos&coelhos
patrick_lgs
castilho
GildoCCC
Miguel Sousaa
teixeira helder
12 participantes
AutorMensagem
teixeira helder
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
teixeira helder


Número de Mensagens : 11
Idade : 46
Localização : valpacos
Data de inscrição : 02/12/2010

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptyDom Out 09, 2011 1:12 pm

sou caçador a 4 anos sobre tudo caço ao tordo.mas agora queria me dedicar ao coelho.mas qual o cao mais imdicado abito no norte do pais em valpacos vila real ! eu gosto do medio ! qual a voça opiniao sobre o assunto?obrigado a todos.qual o tipo de podengo mais indicado 462432
Ir para o topo Ir para baixo
Miguel Sousaa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Miguel Sousaa


Número de Mensagens : 121
Idade : 29
Localização : madeira
Data de inscrição : 28/09/2011

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptyDom Out 09, 2011 2:13 pm

teixeira helder escreveu:
sou caçador a 4 anos sobre tudo caço ao tordo.mas agora queria me dedicar ao coelho.mas qual o cao mais imdicado abito no norte do pais em valpacos vila real ! eu gosto do medio ! qual a voça opiniao sobre o assunto?obrigado a todos.qual o tipo de podengo mais indicado 462432

tenho 4 podengos de raça pequena e nao me arrependo de te-los sao grandes maquinas menos 1
Ir para o topo Ir para baixo
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 487
Idade : 28
Localização : Leiria
Data de inscrição : 15/12/2010

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptyDom Out 09, 2011 8:18 pm

Boas,



Em primeiro deveria infor se quer caçar em matos ou em silvas.



Se for em matos, então o podengo médio, é bom, e se for em cilvas e tojos é o podengo anão.



qual o tipo de podengo mais indicado 600400
Ir para o topo Ir para baixo
teixeira helder
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
teixeira helder


Número de Mensagens : 11
Idade : 46
Localização : valpacos
Data de inscrição : 02/12/2010

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptyDom Out 09, 2011 8:40 pm

amigo gildoccc na minha zona a muinto mato .mas tambem a muintas silvas. eu pessoalmente gosto mais do podengo medio mas nao sei se sera o mehlor?qual o tipo de podengo mais indicado 688738
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptyDom Out 09, 2011 8:48 pm

O Podengo pequeno rende mais nas silvas e menos no mato... o Podengo médio rende mais no mato e menos nas silvas...
O médio tem mais velocidade e resistência que o pequeno..
Eu aconselharia a ter os 2.. complementam-se a caçar e tem sempre a possibilidade de ir caçar onde quer...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptyDom Out 09, 2011 9:30 pm

Posso estar enganado, mas para a sua zona será sempre preferivel usar podengos médios ou médios/grandes. Com alguma apetencia para serem ponteiros. A zona de Vila Real é uma zona com grandes extensões de mato e pouca densidade de coelhos. Onde é necessário cães que façam longas perseguições enquanto as armas se vão posicionando em pontos estratégicos. O uso de podengos de pata curta(pequenos ou médios/pequenos) pode não ser a melhor opção para aí.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptySeg Out 10, 2011 2:39 pm

castilho escreveu:
O Podengo pequeno rende mais nas silvas e menos no mato... o Podengo médio rende mais no mato e menos nas silvas...
O médio tem mais velocidade e resistência que o pequeno..
Eu aconselharia a ter os 2.. complementam-se a caçar e tem sempre a possibilidade de ir caçar onde quer...

Abraço
Amigo Castilho, por experiência própria não partilho da tua ideia que os médios têm mais resistência que os pequenos. O problema pode estar no uso dos dois tipos de cães em simultâneo em zonas de mato muito aberto onde as constantes perseguições dos podengos médios pode estoirar os pequenos. Mas tenho cá para mim que depois de algum tempo os pequenos habituam-se a caçar com os médios e aprendem a dosear os seus esforços.
Pessoalmente caço com os dois tipos de podengos em conjunto e mesmo em mato posso garantir que, por norma, os pequenos aguentam o dia de caça completo tão bem ou, por vezes, até melhor que os médios.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptySeg Out 10, 2011 2:44 pm

Respondendo à pergunta do forista teixeira helder e do que eu conheço de caça da zona de Vila Real eu aconselhava os cães médios ou pequenos/médios porque a zona tem matos muito fechados com muita silva e tojo rijo à mistura.
Conheço um grupo que caça exclusivamente na zona de Vila Real e que usa, com excelentes resultados em termos de abates, os podengos médios baixos e os podengos pequenos.
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptySeg Out 10, 2011 3:14 pm

Também eu partilho da mesma opinião do Podengos&Coelhos, apesar de agora estar um bocado desfalcado ainda tenho alguns juntamente com os meus colegas e estou-me a reforçar, os meus pequenos em resistencia não ficam atraz dos medios, em matos mais abertos talvez os médios batam mais terreno em menos tempo e como têm mais pata nas perseguições chegam-se nestes terrenos mais próximo dos coelhos que os pequenos não se traduzindo isso em achar muito mais coelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptySeg Out 10, 2011 6:18 pm

podengos&coelhos escreveu:
O problema pode estar no uso dos dois tipos de cães em simultâneo em zonas de mato muito aberto onde as constantes perseguições dos podengos médios pode estoirar os pequenos

Era a isso que me queria referir Rui... se bem que o rendimento eu calculo-o verificando vários dias de caça e não um isoladamente...
A experiência que tenho é que depois de alguns dias de caça em simultâneo, os pequenos estão mais desgastados que os médios...
Obrigar os pequenos a um ritmo de caça superior ao normal deles desgasta-os mais... o ritmo cardíaco será sempre superior ao de um médio para caçadas iguais... maior desgaste...
Caçando com ambos em simultâneo e baixando o ritmo de caça, os médios aguentam sem problemas...
Caçando com uns ou com outros isoladamente e respeitando o ritmo de caça deles, o pequeno certamente que terá mais resistência por dosear mais o esforço...
Mas eu com os pequenos até nem tenho grande experiência... falo dos médios e dos médios/pequenos que é o que tenho e tenho tido... amigos


Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
teixeira helder
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
teixeira helder


Número de Mensagens : 11
Idade : 46
Localização : valpacos
Data de inscrição : 02/12/2010

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptySeg Out 10, 2011 7:02 pm

obrigados amigos por as vossas sugestons sao muinto instrutivas estou a ver que tenho muinto que aprender.mas com gente experiente como voçes nao vai ser difissil! e verdade que aqui a poucos coelhos e muinto mato e silvas tojo.um pouco de tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptySeg Out 10, 2011 7:33 pm

Teixeira, tenho um grupo amigo que caça ao coelho na ZCM de Sabrosa e, apesar de serem só dois caçadores, todos os dias penduram para cima de dois orelhudos. E caçam maioritariamente com "coelheiros" curtos de pata.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptySeg Out 10, 2011 7:36 pm

Amigo Castilho, pensa que a altura dos cães médios os folga em campo aberto mas em mato (por pequeno que seja) essa altura obriga o animal a andar quase sempre mais curvado e em esforço suplementar. Pros pequenos é quase sempre auto-estrada! qual o tipo de podengo mais indicado 232712

Um dia ainda havemos de fazer uma jornada aos coelhos em conjunto e vais-te surpreender com a resistência dos pequenos!
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptySeg Out 10, 2011 7:36 pm

coelhobravo escreveu:
(...) não se traduzindo isso em achar muito mais coelhos.
Sábias palavras! qual o tipo de podengo mais indicado 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptySeg Out 10, 2011 7:49 pm

Nem mais Rui e a cada dia de caça vejo isso que falas.

Para os pequenos nos matos e tojos apertado não há obstáculos, é sempre a abrir, o que passado umas horas se nota em relação aos médios tanto no cansaço como no corpo.

Acredito numa coisa, cansam mais, dependente da zona onde se der as correrias... se for em sitios apertados não é como se pensa.
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptySeg Out 10, 2011 8:07 pm

podengos&coelhos escreveu:
Amigo Castilho, pensa que a altura dos cães médios os folga em campo aberto mas em mato (por pequeno que seja) essa altura obriga o animal a andar quase sempre mais curvado e em esforço suplementar. Pros pequenos é quase sempre auto-estrada! qual o tipo de podengo mais indicado 232712

Um dia ainda havemos de fazer uma jornada aos coelhos em conjunto e vais-te surpreender com a resistência dos pequenos!

Também é verdade...
Como tenho dito, gosto de ter pequenos, pequenos/médios e médios, desde que bons...
Os mais altos que tenho agora são os 2 machos... esforçam mais e são mais selectivos a entrar... isso é inegável... mas em contrapartida, buscam mais de ventos... também gosto... Agreement

Venha ela..
Haja coelhos... amigos

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptySeg Out 10, 2011 8:12 pm

Castilho, até há uns 4/5 anos atrás eu desconhecia por completo que existissem podengos pequenos capazes de me satisfazer. Até que um dia conheci umas linhas de pequenos e fiquei fascinado. Depois disso já surpreendi alguns amigos e conhecidos com as capacidades de cães tão pequenos.
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptySeg Out 10, 2011 8:18 pm

Ainda me hão-de surpreender a mim... amigos
Não duvido, mas desconheço totalmente... a ideia que tenho dos pequenos é com mobilidade no terreno tipo "manetos.." e com essas formas, nada tenho contra mas não aprecio...
Gosto de mais mobilidade e rapidez... acredito que seja desses que tens...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptyTer Out 11, 2011 10:07 am

Castilho, se não for num dia de caça será num treino depois de acabar o nosso fado (dos tiros qual o tipo de podengo mais indicado 600400 ).
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptyTer Out 11, 2011 12:51 pm

podengos&coelhos escreveu:
castilho escreveu:
O Podengo pequeno rende mais nas silvas e menos no mato... o Podengo médio rende mais no mato e menos nas silvas...
O médio tem mais velocidade e resistência que o pequeno..
Eu aconselharia a ter os 2.. complementam-se a caçar e tem sempre a possibilidade de ir caçar onde quer...

Abraço
Amigo Castilho, por experiência própria não partilho da tua ideia que os médios têm mais resistência que os pequenos. O problema pode estar no uso dos dois tipos de cães em simultâneo em zonas de mato muito aberto onde as constantes perseguições dos podengos médios pode estoirar os pequenos. Mas tenho cá para mim que depois de algum tempo os pequenos habituam-se a caçar com os médios e aprendem a dosear os seus esforços.
Pessoalmente caço com os dois tipos de podengos em conjunto e mesmo em mato posso garantir que, por norma, os pequenos aguentam o dia de caça completo tão bem ou, por vezes, até melhor que os médios.

Assino por baixo Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
teixeira helder
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
teixeira helder


Número de Mensagens : 11
Idade : 46
Localização : valpacos
Data de inscrição : 02/12/2010

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptyQua Out 12, 2011 5:04 pm

obrigado amigos axo que vou opetar pelos pequenos. 4 seria sofissiente?
Ir para o topo Ir para baixo
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Tomás


Número de Mensagens : 498
Idade : 32
Localização : porto salvo
Data de inscrição : 31/01/2011

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptyQua Out 12, 2011 5:12 pm

dependo dos matos, mas o medio e mais rapido e mais eficaz em perseguir e o pequeno e mais lento mas bate todos os cantinhos
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptyQua Out 12, 2011 6:58 pm

amigo vou lhe dar uma opiniao ---siga a sua intuiçao ---ou pequenos ou medios interressa e que sejam bons ---e ha-os dos 2 ----procure sim bons sangues isso e o principal e depois muitos treinos ---
Ir para o topo Ir para baixo
CAL.20
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 737
Idade : 48
Localização : SINTRA
Data de inscrição : 24/10/2010

qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado EmptyQui Out 13, 2011 9:33 am

A minha opinião vale o que vale,mas eu tentava arranjar entre o Pequeno e o médio.

Velocidade fora e dentro do mato.

Mas como diz o Zambujal o sangue conta muito também.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





qual o tipo de podengo mais indicado Empty
MensagemAssunto: Re: qual o tipo de podengo mais indicado   qual o tipo de podengo mais indicado Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
qual o tipo de podengo mais indicado
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: