Caça & pesca & natureza
Dúvida de quantidade de cães Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Dúvida de quantidade de cães Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Dúvida de quantidade de cães

Ir para baixo 
+5
podengos
cmatos
GildoCCC
RMBC
Tomás
9 participantes
AutorMensagem
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Tomás


Número de Mensagens : 498
Idade : 32
Localização : porto salvo
Data de inscrição : 31/01/2011

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptySáb Out 01, 2011 7:46 pm

Boas

Por teimosia do amigo GildoCC, gostaria de saber a vossa opinião.

Caçar aos coelhos.

Um caçador sozinho pode levar 10 cães e num grupo de 5 caçadores pode levar 10 cães a mesma, mas se so forem 2 caçadores só podem levar 4 cães.

cada caçador pode levar dois cães, sendo que se forem no grupo referido acima de 5 caçadores podem levar 10 como sozinho.

Estou certo ou errado?

Espero pelas vossas opiniões

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 66
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptySáb Out 01, 2011 7:58 pm

Se forem dois (na caça ao coelho), podem levar na mesma 10 cães.

Artigo 84.o

Cães de caça

1 — No exercício da caça às espécies de caça menor,
cada caçador só pode utilizar até dois cães, sem prejuízo
das seguintes excepções:
a) Na caça de batida, em que o número de cães
não é limitado;
b) Na caça ao coelho-bravo, por processo diferente
do de batida, cada caçador ou grupo de caçadores
pode utilizar até 10 cães;

c) Na caça à raposa a corricão podem ser utilizados
até 50 cães
Ir para o topo Ir para baixo
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 487
Idade : 28
Localização : Leiria
Data de inscrição : 15/12/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptySáb Out 01, 2011 8:47 pm

Para mim é isso, amigo RMBC.





Cada grupo de caçadores de coelhos, pode levar no maximo 10 cães, tenha o grupo uma pessoa, ou 2 ou 3 ou 4 ou 5.



Se for de perdizes é igual so que o maximo é de dois cães.





Dúvida de quantidade de cães 600400
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 66
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptySáb Out 01, 2011 9:27 pm

Se forem perdizes, são 2 cães por caçador. 2 caçadores podem levar 4 cães.
Ir para o topo Ir para baixo
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos


Número de Mensagens : 101
Idade : 30
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/06/2011

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptySáb Out 01, 2011 9:37 pm

RMBC escreveu:
Se forem perdizes, são 2 cães por caçador. 2 caçadores podem levar 4 cães.



É o que eu entendo pela lei, mas se os caçadores (sejam 2,3,4 ou 5) estiverem a caçar em conjunto só podem levar 2 cães. Isto dito por um agente da Florestal no terreno....
Ir para o topo Ir para baixo
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 487
Idade : 28
Localização : Leiria
Data de inscrição : 15/12/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptySáb Out 01, 2011 10:15 pm

Até agora é está confirmado o que eu disso, 2 para perdizes e 10 para coelhos, seja qual for o número de armas.
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 66
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 9:21 am

Citação :
Até agora é está confirmado o que eu disso, 2 para perdizes e 10 para coelhos, seja qual for o número de armas.

Citação :
É o que eu entendo pela lei, mas se os caçadores (sejam 2,3,4 ou 5) estiverem a caçar em conjunto só podem levar 2 cães. Isto dito por um agente da Florestal no terreno.

Não
.
Para as perdizes cada caçador pode levar 2 cães de parar. Se forem numa linha 5 caçadores podem levar 10 cães.
Vê-se bem que vcs nunca caçaram no Alentejo, onde por vezes se fazem linhas com 10, e mais, caçadores a caçar à perdiz. Imaginem se esses caçadores todos só pudessem levar 2 cães de parar!!

Aqui há que entender e distinguir duas coisas: uma é caçar à pena com cão de parar e outra ao pêlo com cães levantadores ou de rasto. Um grupo a caçar ao coelho com cães levantadores ou de rasto, não pode levar mais de 10 cães. Se for um grupo a caçar à perdiz (e aqui o conceito de grupo não é o mesmo que ao coelho), cada elemento pode levar 2 cães de parar, independentemente do numero de caçadores. Um caçador que caça ao coelho com mais de 2 cães, não pode atirar a perdizes.

Dou-vos um exemplo: hoje mesmo cheguei agora da caça. Às 10h já tinha 2 perdizes mortas, por isso terminei a caçada. Fui caçar sózinho, mas lá já se encontravam outros caçadores que eu nem conhecia, mas para pudermos caçar, fizemos todos uma linha e batemos o terreno no mesmo sentido. Não nos conhecia-mos, nem falamos uns com os outros, no entanto formamos uma linha e caçamos em "grupo". Agora imaginem se os 7 ou 8 que lá andavamos tinhamos de deixar os cães no carro, porque só podia-mos levar 2. Não faz sentido, pois não?
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 46
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 11:35 am

Citação :
Aqui há que entender e distinguir duas coisas: uma é caçar à pena com cão de parar e outra ao pêlo com cães levantadores ou de rasto. Um grupo a caçar ao coelho com cães levantadores ou de rasto, não pode levar mais de 10 cães.


Uma coisa que não tenho bem claro é quando se fala num grupo que caça o coelho é quantos caçadores fazem parte desse grupo .
Se não estou em erro quando tirei a carta era assim 1 caçador 10 cães ou 10 caçadores 10 cães continua assim ??????????
sei que noutro tópico já a algum tempo me foi dito outra coisa mas já que estamos aqui a falar do mesmo queria saber realmente o que é ou não .
Como disse tenho na mente 1 caçador pode caçar com 10 cães e um grupo de 10 caçadores só podem andar com 10 cães ,claro para o coelho .
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 66
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 12:00 pm

Está correcto. Ao coelho, sejam 1 ou 10 caçadores, apenas podem utilizar um máximo de 10 cães.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 46
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 12:34 pm

RMBC escreveu:
Está correcto. Ao coelho, sejam 1 ou 10 caçadores, apenas podem utilizar um máximo de 10 cães.


Muito obrigado pela confirmação eu sempre foi assim que aprendi mas como já vai a alguns anos estava na duvida obrigado pela resposta .
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos


Número de Mensagens : 101
Idade : 30
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/06/2011

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 12:35 pm

RMBC escreveu:
Está correcto. Ao coelho, sejam 1 ou 10 caçadores, apenas podem utilizar um máximo de 10 cães.

Temos aqui muita confusão.... O que eu entendo pela lei é que cada grupo de caçadores só pode ter até 5 elementos e, na caça de salto ao coelho o limite máximo de cães é 10. Para as restantes espécies a caçar de salto (perdiz, codorniz, galinhola) o limite é de 2 cães por caçador ou por grupo..... ou seja se forem 5 caçadores só podem levar 2 cães.
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 12:36 pm

Zé, no tópico que referes fui eu que mencionei os 5 caçadores como limite máximo com base na legislação seguinte... sempre me baseei nisso para as Associativas e Municipais onde caço...

Decreto-Lei nº 201/2005 de 24-11-2005

ANEXO - (Decreto-Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto)

CAPÍTULO VI - Exercício da caça

SECÇÃO V - Períodos e processos de caça

----------

Artigo 90.º - Processos de caça



1 - A caça pode ser exercida pelos seguintes processos:

a) De salto - aquele em que o caçador se desloca para procurar, perseguir ou capturar exemplares de espécies cinegéticas que ele próprio levanta, com ou sem auxílio de cães de caça;
b) À espera - aquele em que o caçador, parado, emboscado ou não, com ou sem negaça ou chamariz e com ou sem cães de caça para cobro, aguarda as espécies cinegéticas a capturar;
c) De batida - aquele em que o caçador aguarda, para capturar, as espécies cinegéticas que lhe são levantadas por batedores, com ou sem cães de caça, no caso de caça menor, e sem cães, no caso de caça maior;
d) Com furão - aquele em que o caçador se coloca à espera para capturar coelhos-bravos com auxílio de furão;
e) A corricão - aquele em que o caçador se desloca a pé ou a cavalo para capturar espécies cinegéticas apenas com o auxílio de cães de caça e com ou sem pau;
f) De cetraria - aquele em que o caçador, para capturar espécies cinegéticas, utiliza aves de presa para esse fim adestradas, com ou sem auxílio de cães de caça;
g) De aproximação - aquele em que o caçador se desloca para capturar determinado exemplar de caça maior;
h) De montaria - aquele em que o caçador aguarda, em local previamente definido, para capturar exemplares de caça maior levantados por matilhas de caça maior conduzidas por matilheiros;
i) Com lança - aquele em que o caçador para capturar exemplares de caça maior utiliza lança, com ou sem auxílio de cavalo e de cães de caça.

2 - Nos terrenos cinegéticos não ordenados, no processo de caça de salto, os grupos ou linhas de caçadores não podem ser constituídos por mais de cinco caçadores, devendo entre linhas mediar no mínimo 150 m.
3 - Nos terrenos cinegéticos não ordenados a bater ou a montear é proibido o exercício venatório nos 15 dias anteriores à realização da batida ou montaria e numa faixa com largura de 500 m circundante daqueles terrenos, nos dias das batidas ou montarias, desde que devidamente sinalizados.
4 - É proibido enxotar, bater ou praticar quaisquer actos que possam conduzir intencionalmente as espécies cinegéticas de uns terrenos para outros, com excepção das batidas e montarias devidamente autorizadas.

Início de Vigência: 29-11-2005


Se estiver a ser induzido em erro por essa legislação, informem pf..


Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos


Número de Mensagens : 101
Idade : 30
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/06/2011

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 12:38 pm

Então sendo assim amigo castilho qual de nós está correto?
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 12:39 pm

cmatos escreveu:
Para as restantes espécies a caçar de salto (perdiz, codorniz, galinhola) o limite é de 2 cães por caçador ou por grupo..... ou seja se forem 5 caçadores só podem levar 2 cães.

Também sempre pensei que fosse assim... mas na Legislação que o amigo Rui Bonito citou em cima, está a prova de que não é...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 12:41 pm

Não sei amigo... agora vou dar trabalho aos orelhudos... amigos
Até logo...


Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 66
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 2:26 pm

Amigo castilho, o art. 90º que cita (quanto ao numero de caçadores por grupo), diz respeito apenas ao terreno não ordenado. Penso que já quase não existem terrenos em regime não ordenado, pelo menos nas zonas onde caço.

Na caça de salto, cada caçador pode usar até 2 cães, independentemente do numero de caçadores que compõem o grupo.

Artigo 84.o
Cães de caça
1 — No exercício da caça às espécies de caça menor,
cada caçador só pode utilizar até dois cães, sem prejuízo
das seguintes excepções:

a) Na caça de batida, em que o número de cães
não é limitado;
b) Na caça ao coelho-bravo, por processo diferente
do de batida, cada caçador ou grupo de caçadores
pode utilizar até 10 cães;

c) Na caça à raposa a corricão podem ser utilizados
até 50 cães.

Nunca é mencionado o limite do numero de cães por grupo (desde que não ultrapasse os 2 por caçador), excepto na caça ao coelho bravo.
É assim que interpreto a lei e é assim que caço. Ainda há 15 dias, eu e um amigo meu fomos fiscalizados pelo SEPNA, às codornizes na Chamusca (em ZCM) e cada um de nós levava 2 cães, logo 4 no total. Não houve qualquer problema.

Para quem quiser ler o Decreto, aqui fica o Decreto-Lei n.o 201/2005 de 24 de Novembro de 2005, com as devidas alterações ao Decreto-Lei n.o 202/2004 de 18 de Agosto de 2004:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 5:25 pm

Este tópico faz-me lembrar a velha história da garrafa de Whisky que para o dono da casa está meia vazia e para as visitas está meia cheia!

Amigos quando eu tirei a carta de caçador era assim:

Na caça ao coelho tanto faz ser um caçador ou até 5 ( que é o limite da linha), só podem levar 10cães.

Na caça à perdiz cada caçador ou até 5 ( que também é o limite da linha) só podem utilizar dois cães!

Pela mesma razão tive noutro forum um pequeno KRIPTOCUO com outro membro , por ele e outro colega terem utilizado 3 cães na caça à Galinhola Agreement

Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 66
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 5:28 pm

Dois caçadores podem utilizar 3 cães na caça da galinhola. Até podem utilizar 4, 2 cada um!
Mostrem-me onde está escrito o contrário.
Mas fará algum sentido que indo um grupo de 5 amigos à caça da perdiz só possam levar 2 cães? Então ando há 30 anos em transgressão e nunca fui multado! Devo ser um gajo cheio de sorte! Dúvida de quantidade de cães 40618
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 5:34 pm

Citação :
Agora imaginem se os 7 ou 8 que lá andavamos tinhamos de deixar os cães no carro, porque só podia-mos levar 2. Não faz sentido, pois não?

Amigo Rui Bonito, uma linha de caça só pode ter no máximo 5 caçadores Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 66
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 5:36 pm

Amigo Abílio isso é/era no regime não ordenado. Mas o exemplo que eu dei (7 ou 8), não era de um grupo (organizado) de caça, era de vários caçadores que acabaram por ter de se juntar pelas características do terreno. De outra forma teriam de caçar "uns contra os outros".

Até posso ir mais longe (e quem tem conhecimento desta realidade pode dizer se é verdade ou falso), em muitas ZCA do Baixo Alentejo, os sócios dividem-se em dois grupos e uns caçam de salto (em linha), em direcção a portas, onde se encontram os outros. No segundo dia trocam-se as posições. Como será fácil imaginar, a linha terá muito mais do que 5 caçadores.
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 7:17 pm

RMBC escreveu:

Até posso ir mais longe (e quem tem conhecimento desta realidade pode dizer se é verdade ou falso), em muitas ZCA do Baixo Alentejo, os sócios dividem-se em dois grupos e uns caçam de salto (em linha), em direcção a portas, onde se encontram os outros. No segundo dia trocam-se as posições. Como será fácil imaginar, a linha terá muito mais do que 5 caçadores.

Verdade...
Não sei se a legislação diferencia essa forma de caça ao coelho com a que se prática nas Associativas e Municipais no resto do país... a ideia que tenho é que essas adoptaram o 5 como máximo num grupo de caçadores...


Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
Miguel Sousaa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Miguel Sousaa


Número de Mensagens : 121
Idade : 29
Localização : madeira
Data de inscrição : 28/09/2011

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 7:40 pm

na minha terra se for so 1 caçador pode ultilzar ate 5 cães, se for em grupo pode usar 10 caes na caça ao coelho
na perdiz 1 caçador pode ultilzar 2 caes e se for em grupo pod eultizar 4 caes no maximo
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 66
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptyDom Out 02, 2011 8:10 pm

Amigo castilho, claro que nós aqui estamos a fazer exercícios académicos, pois na realidade ninguém (que saiba caçar, claro), irá fazer uma linha de 5 caçadores com 10 cães de parar! Isso seriam uns autênticos espanta caça! Dúvida de quantidade de cães 739466
Caçar com 2 cães de parar só o faço sozinho ou, eventualmente, com outro companheiro. Mais do que isso, utilizo apenas um.
Por outro lado, as entidades gestoras das zonas de caça podem (e devem) impor regras para os seus associados ou clientes, uma vez que devem ser o primeiro garante da legalidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Tomás


Número de Mensagens : 498
Idade : 32
Localização : porto salvo
Data de inscrição : 31/01/2011

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptySeg Out 03, 2011 7:37 am

Eu ja cacei no alentejo em ferreira e é so em linhas muito grandes.

O que a lei que vosses meteram ai é que cada caçador sozinho pode levar 10 cães, e um grupo de caçadores pode levar 10 tambem mas este grupo so pode ser constituido por 5 pessoas porque apartir de duas pessoas cada caçador so pode levar dois cães, referindo-me a caça aos coelhos.

Na caça a pena de salto pode levar dois cães cada caçadore, ma à quem leve mais é como aos coelhos
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães EmptySeg Out 03, 2011 9:40 am

RMBC escreveu:

Artigo 84.o
Cães de caça
1 — No exercício da caça às espécies de caça menor,
cada caçador só pode utilizar até dois cães, sem prejuízo
das seguintes excepções:

a) Na caça de batida, em que o número de cães
não é limitado;
b) Na caça ao coelho-bravo, por processo diferente
do de batida, cada caçador ou grupo de caçadores
pode utilizar até 10 cães;

c) Na caça à raposa a corricão podem ser utilizados
até 50 cães.


Isto é simples.

Caça à lebre, perdiz, codorniz, galinhola...cada caçador do grupo pode levar 2 cães.

Na caça ao coelho de salto só se podem utilizar 10 cães no maximo seja o grupo constituido por uma ou várias armas.

Caso o coelho seja caçado em batida podem utilizar-se os cães que se quiser. (como no caso das caçadas de mertola onde muitas vezes se usam mais de 10 cães no mesmo grupo).



Não confundam as regras do regime não ordenado e do ordenado.

No regime não ordenado tem de ficar definido na Lei como se pode caçar.

No regime ordenado as entidades gestoras é que definem esses processos. Assim, um grupo de caçadores pode ter o número que se entender.

Como disse e muito bem o Rui Bonito, por essa razão, se vêem linhas com muito mais de 10 caçadores no alentejo em ZCA, ZCT e ZCM...porque é ordenado e a Lei permite.


Não compliquem o que é simples!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida de quantidade de cães Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida de quantidade de cães   Dúvida de quantidade de cães Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida de quantidade de cães
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Quantidade de cães na caça ao coelho
» Duvida
» Cães de caça X Cães de competição
» Tiro aos pratos\ quantidade de pratos partidos!
» Dúvida

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Eventos :: Duvidas & opiniões & sugestões-
Ir para: