Caça & pesca & natureza
Primeira Grande Montaria  Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Primeira Grande Montaria  Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Primeira Grande Montaria

Ir para baixo 
+9
cmatos
castilho
epirikito
Justo
Nuno_benelli
batistuta
Luis Lopes
Simão
apgl
13 participantes
AutorMensagem
apgl
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
apgl


Número de Mensagens : 19
Idade : 47
Localização : agra vieira do minho
Data de inscrição : 17/02/2010

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyDom Set 11, 2011 3:21 pm

1º MONTARIA MATA PENDURA
DA ZCA RIBEIRA DA LAGE
Se é aquele caçador que gosta de estar presente nas melhores montarias do norte estamos a sua espera!!!
Venha dai com a sua família e amigos e venha conhecer e divertires caçando temos boas soluções de alojamento casas de turismo rural a 15 minutos da mancha.
Local: Agra Vieira do Minho
Data: 26 de Novembro 2011
Nº Portas: 90 (40 já reservadas)
4 Matilhas
hec: 300
Preço: 50€ Taco e Almoço
Marcações e informações
E-mail [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tel. ( tag)939631166
Tel.933980350
Ou MP
As inscrições terminam dia 12 de Novembro

Ir para o topo Ir para baixo
Simão
Moderador
Moderador
Simão


Número de Mensagens : 482
Idade : 32
Localização : Anadia
Data de inscrição : 26/02/2009

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyTer Set 13, 2011 8:53 am

Montaria com o nome Mata-Pendura, é so novidades... Pena que sejam tristes...
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Lopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Luis Lopes


Número de Mensagens : 4
Idade : 57
Localização : Odiáxere
Data de inscrição : 18/08/2011

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyTer Set 13, 2011 5:10 pm

Penso que a mensagem a passar será:

quem mata pendura

mas, aguarda-se confirmação
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyTer Set 13, 2011 6:14 pm

No meu ponto de vista, assim é que devia ser, quem mata pendura.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
apgl
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
apgl


Número de Mensagens : 19
Idade : 47
Localização : agra vieira do minho
Data de inscrição : 17/02/2010

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyTer Set 13, 2011 8:23 pm

Luis Lopes escreveu:
Penso que a mensagem a passar será:

quem mata pendura

mas, aguarda-se confirmação

Boas amigos
Se assim tem melhor compreensão assim seja
QUEM – MATA PENDURA
OK desculpa
Saudações cinegéticas:
Ir para o topo Ir para baixo
Simão
Moderador
Moderador
Simão


Número de Mensagens : 482
Idade : 32
Localização : Anadia
Data de inscrição : 26/02/2009

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyTer Set 13, 2011 8:36 pm

Sem duvida o pior metodo a adoptar em montaria, nao por causa dos caçadores presentes, mas sim por causa de alguns comedores, que querem é carne depois é so problemas e tudo o que meche fica...
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyTer Set 13, 2011 8:57 pm

É mesmo,outros dão um tiro, acertam numa patinha não faz estrago nenhum e reclamam que fizeram sangue primeiro!
Ir para o topo Ir para baixo
Simão
Moderador
Moderador
Simão


Número de Mensagens : 482
Idade : 32
Localização : Anadia
Data de inscrição : 26/02/2009

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyTer Set 13, 2011 9:19 pm

Nuno_benelli escreveu:
É mesmo,outros dão um tiro, acertam numa patinha não faz estrago nenhum e reclamam que fizeram sangue primeiro!



Mas atençao que a lei da caça diz o primeiro a fazer sangue, ate pode ser numa unha ou numa orelha, quem tem direito é quem faz sangue em primeiro. Mas em mata pendura uma res atirada por mais que um monteiro, da quase sempre problemas, principalmente se forem daqueles que querem é carne.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyTer Set 13, 2011 9:52 pm

Simão escreveu:
Nuno_benelli escreveu:
É mesmo,outros dão um tiro, acertam numa patinha não faz estrago nenhum e reclamam que fizeram sangue primeiro!



Mas atençao que a lei da caça diz o primeiro a fazer sangue, ate pode ser numa unha ou numa orelha, quem tem direito é quem faz sangue em primeiro. Mas em mata pendura uma res atirada por mais que um monteiro, da quase sempre problemas, principalmente se forem daqueles que querem é carne.


Eu vou as montarias e já vi reservas em que quem matasse a res ficava com ela.

Se é apenas para fazer sangue levo uma .22 que faz sangue.

tem de haver consciência e bom senso
Ir para o topo Ir para baixo
Simão
Moderador
Moderador
Simão


Número de Mensagens : 482
Idade : 32
Localização : Anadia
Data de inscrição : 26/02/2009

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyQua Set 14, 2011 1:00 pm

Nuno nisso discordo contigo, ate podes nao concordar mas as regras sao assim, e assim tem de se reger todas as reservas, nenhuma reserva se pode sobrepor á lei geral. Na caça menor ja é ao contrario, é quem mata que tem direito. Mas claro que duas pessoas de bom senso facilmente chegam a um acordo, mas a lei é assim e quem fere um animal, em caça maior, se quiser tem sempre direito a ele...
Ir para o topo Ir para baixo
Justo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Justo


Número de Mensagens : 33
Idade : 43
Localização : Évora-Coruche
Data de inscrição : 25/07/2011

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyQua Set 14, 2011 1:51 pm

Caros amigos. Por este preço, eu que não percebo nada de montarias (apenas fiz uma onde tive a sorte de matar um porco), nem há que reclamar grande coisa. No meu ponto de vista, eu que adoro a caça ao javali, mas em espera, para mim o facto de matar ou disparar já é quase como secundário. Só o facto de ter que tentar enganar o javali com mil-e-uma mãnhas, e conseguir que eles vão ao cevadouro, perceber de onde vêm, para onde vão, a que horas passam, se são grandes ou não...só isto para mim já me trás muita gratificação! Peço desculpa estar a fugir um pouco ao tópico, mas detesto ver pessoal a disputar uma peça de caça, quando nem um dedo mexeram para conseguirem ter um javali a tiro. Montarias sim, mas para quem aprecia mesmo o mundo do javali e quer algo de gratificante, tem que ser em espera. Para mim, só aí estamos de igual para igual com o Javali (se não estivermos mais abaixo, lol).

Peço desculpa se feri algumas susceptibilidades, mas eu penso assim, não não vejo a caça como ''matar, matar, matar''

Um caçador é bem diferente de um matador de caça, e é aqui que reside o grande problema da nosso mentalidade Portuguesa a nível Cinegético, enquanto não alterarmos isto, nunco iremos muito longe!!!
Ir para o topo Ir para baixo
epirikito
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
epirikito


Número de Mensagens : 354
Idade : 43
Localização : Arruda dos Vinhos
Data de inscrição : 25/11/2008

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyQua Set 14, 2011 2:40 pm

Simão escreveu:
Nuno nisso discordo contigo, ate podes nao concordar mas as regras sao assim, e assim tem de se reger todas as reservas, nenhuma reserva se pode sobrepor á lei geral. Na caça menor ja é ao contrario, é quem mata que tem direito. Mas claro que duas pessoas de bom senso facilmente chegam a um acordo, mas a lei é assim e quem fere um animal, em caça maior, se quiser tem sempre direito a ele...



Onde é que viu isto da caça menor e maior??


Artigo 64.º
Direito às peças de caça


1 — O caçador adquire o direito à propriedade do animal
por ocupação, sem prejuízo de regime diverso em zonas
de caça e em montarias e batidas a espécies cinegéticas
de caça maior em terrenos cinegéticos não ordenados,
não podendo, porém, ser recusado ao caçador o direito ao
troféu dos exemplares de caça maior, desde que cumpridos
os termos regulamentares ou contratuais.
2 — Considera -se ocupado o animal que durante o acto
venatório for morto ou apanhado pelo caçador, pelos seus
cães ou aves de presa.
3 — O caçador adquire o direito à ocupação do animal
logo que o fere, mantendo esse direito enquanto for em
sua perseguição.
4 — O caçador que ferir ou matar exemplar que se refugie
ou tombe em terreno onde o exercício da caça seja
proibido ou condicionado não pode entrar nesse terreno
sem legítima autorização, salvo tratando -se de terreno não
murado e aquele se encontre visível, caso em que o pode
fazer desde que sozinho e sem armas nem cães.
5 — Quando for necessária a autorização referida no
número anterior e esta seja negada, é obrigatória a entrega
do animal ao caçador, no estado em que se encontre, sempre
que tal seja possível.




Julgo que seja igual para a caça menor e maior, ou seja, o caçador que fere o animal tem direito a ele enquanto for em perseguição!



Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyQua Set 14, 2011 6:24 pm

epirikito escreveu:


Artigo 64.º
Direito às peças de caça


1 — O caçador adquire o direito à propriedade do animal
por ocupação, sem prejuízo de regime diverso em zonas
de caça e em montarias e batidas a espécies cinegéticas
de caça maior em terrenos cinegéticos não ordenados,
não podendo, porém, ser recusado ao caçador o direito ao
troféu dos exemplares de caça maior, desde que cumpridos
os termos regulamentares ou contratuais.
2 — Considera -se ocupado o animal que durante o acto
venatório for morto ou apanhado pelo caçador, pelos seus
cães ou aves de presa.
3 — O caçador adquire o direito à ocupação do animal
logo que o fere, mantendo esse direito enquanto for em
sua perseguição.
4 — O caçador que ferir ou matar exemplar que se refugie
ou tombe em terreno onde o exercício da caça seja
proibido ou condicionado não pode entrar nesse terreno
sem legítima autorização, salvo tratando -se de terreno não
murado e aquele se encontre visível, caso em que o pode
fazer desde que sozinho e sem armas nem cães.
5 — Quando for necessária a autorização referida no
número anterior e esta seja negada, é obrigatória a entrega
do animal ao caçador, no estado em que se encontre, sempre
que tal seja possível.




Julgo que seja igual para a caça menor e maior, ou seja, o caçador que fere o animal tem direito a ele enquanto for em perseguição!





Na minha opinião, a Lei é igual para caça maior e menor...

Interpreto-a da seguinte forma..:
- ponto 1: persebe-se que o direito ás peças de caça é por "ocupação.."

- ponto 2: considera-se "ocupado" o animal morto pelo caçador, apanhado pelos seus cães ou aves de presa.. certo.. mas isto só é válido se o animal não for ferido.. ou se quem o feriu não for em sua perseguição...

- ponto 3: o caçador adquire o direito a "OCUPAR" o animal logo que o fere... mas no caso das montarias, o animal só fica "ocupado" se a ferida lhe tiver feito sangue e se o caçador o "pistear".. pelo menos é isso que se lê no site do clube português de monteiros...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
Simão
Moderador
Moderador
Simão


Número de Mensagens : 482
Idade : 32
Localização : Anadia
Data de inscrição : 26/02/2009

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyQua Set 14, 2011 7:43 pm

Sempre me disseram, mesmo na formaçao para a carta de caçador, que na caça maior quem fere tem direito ao animal, e na caça menor é quem mata que tem direito ao animal.
Ir para o topo Ir para baixo
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos


Número de Mensagens : 101
Idade : 30
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/06/2011

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyQua Set 14, 2011 7:57 pm

Simão escreveu:
Sempre me disseram, mesmo na formaçao para a carta de caçador, que na caça maior quem fere tem direito ao animal, e na caça menor é quem mata que tem direito ao animal.



Eu já não aprendi assim, o primeiro que acerte tem direito à peça...Primeira Grande Montaria  139124
Ir para o topo Ir para baixo
epirikito
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
epirikito


Número de Mensagens : 354
Idade : 43
Localização : Arruda dos Vinhos
Data de inscrição : 25/11/2008

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyQua Set 14, 2011 7:58 pm

castilho escreveu:

Na minha opinião, a Lei é igual para caça maior e menor...



Na minha também! Primeira Grande Montaria  232712
Ir para o topo Ir para baixo
augusto correia
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
augusto correia


Número de Mensagens : 19
Idade : 65
Localização : s.paio de oleiros
Data de inscrição : 13/05/2010

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyDom Set 18, 2011 9:57 pm

gostaria de reservar uma porta se for possivel.. terror
Ir para o topo Ir para baixo
augusto correia
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
augusto correia


Número de Mensagens : 19
Idade : 65
Localização : s.paio de oleiros
Data de inscrição : 13/05/2010

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyTer Set 20, 2011 5:48 pm

eu que mate um javali, ou um veado ,e depois que apareça um artista qualquer a dizer que o animal e´dele porque deu um tiro e esse tiro provocou-lhe um arranhao que fez sangue .esta com sorte , o minimo que lhe pode acontecer e´levar uma corrida.... terror
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyTer Set 20, 2011 9:44 pm

Pois cada um tem a sua opinião, eu penso assim, penso que acho que devia de haver bom senso, se apenas partiram uma pata ou um tiro de raspão,penso que não tem lógica ir pedir o animal, com sorte ganha metade, e com alguns
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyQua Set 21, 2011 9:42 am

.......isto do primeiro sangue é um bocado complicado, é que á sangue e sangue!!!!

.....lembro-me que á cerca de 4 ou 5 anos numa das monterias organizadas pela reserva da minha aldeia um homem que por acaso eu conhecia bem atirou num bom navalheiro,mas um tiro de barriga indo com metada das tripas penduradas o javali dobrou o cabeço e começou a descer a encosta do outro lado como se nada fosse passou numa das portas do cabeço que o errarm com 2tiros só foi "parado" numa das portas de fecho da mancha andou seguramente 1.5km pelo mato e se não fosse morto ali aínda continuava.

o primeiro tiro tinha sido de caçadeira ficando com as tripas á mostra o tiro mortal foi de uma carabina 30.06 um buraquinho que mal se via.

......moral da história- como as reses mortas eram para a assossiação, ao caçador só pertencia o troféu o caricato da história é que nem um caçador nem o outro queriam o troféu....o primeiro porque apesar de lhe ter tirado as tripas fora reconheceu que aínda bem que haviam mais portas para segurar o animal que iria morrer certamente o segundo que lhe deu o tiro mortal não quiz um troféu de uma rés que já vinha com as tripas penduradas.....2 cavalheiros pessoas de bom sensso ...pois não vale apena chatisses...



eu sou sinsero cada caso é um caso ...mas caçar um troféu que já venha debelitado por um primeiro tiro.....NÃO OBRIGADO!!!!!!

....acreditem....o nosso consciente ao olhar para um troféu desses.......não era a mesma coisa!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
RUI PERPETUA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RUI PERPETUA


Número de Mensagens : 43
Idade : 46
Localização : PONTE DE SOR
Data de inscrição : 18/04/2010

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyDom Out 02, 2011 11:26 pm

A regra de quem faz sangue primeiro está na minha opinião bem concebida,já o local onde este é ferido podendo ser por isso entregue ou não também depende do director de montaria.

O principio do qual me rejo é...se fizer sangue e que o ferimento debelite o animal de forma a dar vantagem por isso ao outro monteiro que o remata.

Por ex.jamais entrego uma rês com tiro de raspão na pele,furar uma orelha.....mas para isso tem que se ver no local com ambos os monteiros sem mais intervenções e não se pode mexer no animal.
Ir para o topo Ir para baixo
apgl
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
apgl


Número de Mensagens : 19
Idade : 47
Localização : agra vieira do minho
Data de inscrição : 17/02/2010

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptyQui Nov 10, 2011 9:24 pm

Boa noite caros amigos
Estão a terminar as inscrições para a montaria escrevam-se
Saudações cinegéticas
Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
vitorlopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
vitorlopes


Número de Mensagens : 91
Idade : 46
Localização : aldeia velha-avis
Data de inscrição : 10/08/2009

Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  EmptySex Nov 11, 2011 11:17 pm

O ano passado fui com a matilha a uma mata pendura , os caes agarraram

um javali de 50 a 60 kl dentro de um silvado , no fim da montaria fui com

o guarda para lhe dizer onde estava o javali xegando ao lucal ,qual nao é o meu espanto

o javali zero já tinha ido , Para verem o que se passa no mata pendura , um artista de uma porta

depois de eu ter rematado o javali , (ficam sempre os caes mais teimosos a morder) o gajo

ouvia os caes a morder no javali morto , deu se oa trabalho de dar uma navalhada com um canivete para

ai com 5cm , no javali disse ao guarda que o javali ainda estava vivo e que tinha sido ele que o matou .

Carregou o porquinho e levou o para casa todo contentePrimeira Grande Montaria  5504 lol.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Primeira Grande Montaria  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Grande Montaria    Primeira Grande Montaria  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Primeira Grande Montaria
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» montaria dia 14 Nov
» 5 de janeiro de 2014 montaria reserva do codesseiro
» montaria mista em gois dia 9 de Fevereiro
» Montaria
» Montarias 2011/2012

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Maior :: Montarias e Esperas-
Ir para: