Caça & pesca & natureza
Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Convidad
Convidado
avatar



Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Empty
MensagemAssunto: Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:   Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: EmptyTer Mar 22, 2011 11:32 am

Boas, como tenho visto boas opiniões sobre o coelho bravo, lembrei-me abrir tópico novo, onde todos nós, temos interesse em participar, pois todos nós caçamos pelo menos a uma espécie dita Caça de pena…

Mas para abrir a discussão, vou tentar nomear alguns factores:

-1- Habitat.

-1.1- Alimentação.

-1.2- Predação não natural (humana e animal).

-1.3- Agricultura agressiva e absoluta (falta de restolho).

-1.4- Pressão cinegética em países de rotas migratórias.

-1.5- Doenças naturais e provocadas pelo homem (contaminações – pesticidas e herbicidas / bagos de chumbo).

-1.6- Clima e variações de clima.

-1.7- Alterações nas rotas migratórias.

-1.8- Repovoamentos.

-1.9- Outras variantes

Não vou adiantar, mas tenho uma revelação a fazer, no que toca à predação não natural… de certo que vão ficar surpreendidos… mas vamos discutir primeiro…
Ir para o topo Ir para baixo
arcanais
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
arcanais


Número de Mensagens : 60
Idade : 62
Localização : Condeixa-a-Nova
Data de inscrição : 28/01/2011

Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Empty
MensagemAssunto: Re: Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:   Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: EmptyTer Mar 22, 2011 4:24 pm

- Sem dúbida nenhuma que as razões são as que adianta.
- Para mim, além das razões que aponta a solução, caso ela ainda seja possivel, passa por duas realidades que urge alterar.
- Não vai ser fácil, mas, na minha opinião a solução sustentável passa pela alteração dos hábitos agricolas com a consequente modificação dos habitats e por uma acção mais vincada do poder central na gestão da caça.
- O declinio começou no momemto em que o Estado se alheou de gerir a caça e a entregou a privados, sim o termo é esse mesmo. Não vou generalizar como é óbvio, mas a maior parte das entidades gestoras das zonas de caça não gerem a caça gerem as zonas de caça, que são coisas diferentes. Além disso criou-se um negócio em torno desta actividade que dificilmente se vai deixar beliscar por boas intenções.
- Senão vejamos: Dos repovoamentos que eu tenho conhecimento que têm sido feitos, as espécies sobrevivem, digamos alguns dias, meses.... depois, até para o ano que se vão comprar mais exemplares e esparralha-los por aí para serem "carne para canhão".
- Alguem se preocupa em fazer repovoamentos em condições, de forma que haja uma taxa de sucesso que estimule os caçadores e as entidades gestoras a investir realmente na caça?
- Alguém se preocupa em interrogar o Estado acerca do destino das verbas que anualmente enchem os cofres públicos para serem gastos não se sabendo bem onde nem por quem, e que advem exclusivamente das taxas e licenças pagas pelos caçadores, anunciando-se até aumentos escandalosos a breve prazo?
- Alguem se preocupa em inverter a tendência que a actividade da caça está a trilhar, levando-a de certeza, dentro de poucos anos a uma actividade elitista, tipo golfe...
- Alguem se preocupa em incentivar os pequenos agricultores a praticarem uma agricultura de subsistencia para a caça com a sementeira de cereais de inverno, (Trigo, aveia centeio), issso conseguia-se com meia dúzia de euros em sementes e gasóleo para os tratores. Não seria necessário semear herdades inteiras nem fazer adubação.....
- Alguém realmente se preocupa com a caça fora do periodo em que é permitido o seu abate?
- Sou caçador há vinte e tal anos, vejo com alguma tristeza, de ano para ano a caça e os caçadores serem encarados apenas como fontes de receita, e tenho a consciencia que tudo isso é orientado tendo em vista alguns objectivos que não me agradam e que para além de descaracterizar o conceito de caçador que herdei das gerações anteriroes à minha, vão criar um outro e talve único conceito de caça que vai ser acessivel apenas a alguns.
- Oxalá me engane e me arrependa do pessimismo com que estou a escrever estas palavras, mas é o que sinto.
Saudações cinegéticas.
A. Canais
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Empty
MensagemAssunto: Re: Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:   Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: EmptyTer Mar 22, 2011 5:11 pm

Eu ando no mundo da caça, desde os meus 12 anitos, hoje tenho 28, mas devo dizer que o que falou, é de facto de reflectir e de nos questionarmos-nos se de facto, a caça anda bem com tanta alteração, com tão pouca intervenção/cuidado... sofremos todos, mas principalmente, sofrem as espécies que estão a chegar ao nível de instinção, nos matos e matas de Portugal, pois ali ao lado, Espanha a coisa vai correndo melhor, mas não necessitamos de ir a outro país, à ai uns lugares no privado, onde também é bom, mas eu não lhe posse chegar por falta de €€€€€€€€€,€€.

Amigo, os meus parabens pela sua indignação... vá passando a palavra...


Última edição por sergio-monteiro em Ter Mar 22, 2011 5:53 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Empty
MensagemAssunto: Re: Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:   Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: EmptyTer Mar 22, 2011 5:38 pm

Tem razão na maior parte do que diz, no entanto é facil de dizer, mas muito dificil senão impossivel de por em prática, falo por experiencia pois sou gestor duma zona de caça e como eu muitos tem tentado por em prática sem resultados devido aos donos das terras não abdicarem dos seus direitos em beneficio dos caçadores só funcionaria se o dono das terras fosse o dono da zona de caça ai seria em seu proveito, teria dai dividendos, tal como acontece na vizinha Espanha, embora na minha zona não haja repovoamentos mas para isso acontecer, tem de se trabalhar em prole de uma boa gestão, com comedores control de predadores entre muitos outros factores.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Empty
MensagemAssunto: Re: Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:   Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: EmptyTer Mar 22, 2011 6:09 pm

Ora ai está, controlo de predadores, mas como crontrolar predadores, se muitos do predadores que as espécies cinegéticas têm somo nós os primeiros a colocar nos seus habitates... como controlar predadores se a lei não o premite e até penaliza com penas que até podem chegar a penas de prisão... mas como???

Vou então desvendar a situação que falei quando abri o tópico...

Ora, estava eu nas minhas normais incursões pelo campo/mato, e quando estava a chegar a um barreiro para observar como estava a decorrer a criação de galeirão, galinha de água e pato real e outras, ouvi um pato aos "gritos", apresei o passo, e qual o cenário com que me deparo, uma pata real e a sua prol, prol essa a ser devorada, (pintos de cerca de 1 semana), mas amigos, o ataque não vinha de cima, nem do mesmo nível, vinha de baixo... tratavam-se de achigâs, um cardume, que ao localizarem os pobres patinhos, atacavam e iam comendo um a um... sem que a pobre pata pudesse fazer nada... e esta emmmm!!!!

Pois é amigos, um iluminado qualquer povoou aquele que era o ninheiro dos patos com os tais achigâs, que agora não deixam nem um pato ali sair em estado adulto, postos isto, cada vez se vê menos patos no tal ninheiro, e pior é que em outros três ali também localizados a cerca de 2 a 5 Km, é mais do mesmo... então o que vamos esperar nos nossos rios!????

Mais um predador, para o qual o nosso pato real não estava preparado... e posso mesmo afirmar que com a expanção de tal peixe, será o fim das nossas aquáticas...

E esta... triste não é???

Eu sou do vale do Mondego, e devo dizer patos... só os velhos e até esse vão acabando nas mãos dos furtivos...
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Empty
MensagemAssunto: Re: Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:   Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: EmptyTer Mar 22, 2011 6:30 pm

Quando falei em control de predadores referi-me ao premitido por lei pois á muitos que a lei não premite como aves de rapina e talvez o maior de todos os predadores de perdigotos a cegonha, até porque os predadores são tambem importantes tem de haver um meio termo, mas em todo o caso o pior de todos eles é mesmo o homem.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Empty
MensagemAssunto: Re: Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:   Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: EmptyTer Mar 22, 2011 7:56 pm

antonio silva escreveu:
Quando falei em control de predadores referi-me ao premitido por lei pois á muitos que a lei não premite como aves de rapina e talvez o maior de todos os predadores de perdigotos a cegonha, até porque os predadores são tambem importantes tem de haver um meio termo, mas em todo o caso o pior de todos eles é mesmo o homem.

essa da cegonha predar os perdigotos, é que eu não fazia a mais pequena ideia..
pensava que os maiores predadores de predigotos seriam os gatos assilvestrados, rapoza, pegas e rapinas. nunca tinha ouvido falar das cegonhas!
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Empty
MensagemAssunto: Re: Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:   Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: EmptyTer Mar 22, 2011 8:14 pm

tiago escreveu:
antonio silva escreveu:
Quando falei em control de predadores referi-me ao premitido por lei pois á muitos que a lei não premite como aves de rapina e talvez o maior de todos os predadores de perdigotos a cegonha, até porque os predadores são tambem importantes tem de haver um meio termo, mas em todo o caso o pior de todos eles é mesmo o homem.

essa da cegonha predar os perdigotos, é que eu não fazia a mais pequena ideia..
pensava que os maiores predadores de predigotos seriam os gatos assilvestrados, rapoza, pegas e rapinas. nunca tinha ouvido falar das cegonhas!

Poso afirmar sem sombra de duvida que em certas zonas as cegonas fazem mais estragos que eses que enumerou todos juntos, qualquer um dos que enumerou, matam um perdigoto e comem, a cegonha mata-os todos um por um até ao extreminio do bando, leva um ou dois de cada vez para as crias voltando ao local do crime as vezes que forem nesseçárias até levar tudo, já presenciei algumas vezes e tenho por hábito informar-me com quem mais sabe e observa esses fenómenos pessoas que passam a maior parte do dia no campo que são os pastores.
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Empty
MensagemAssunto: Re: Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:   Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: EmptyTer Mar 22, 2011 9:01 pm

O abandono da agricultura é sem dúvida uma das causas, o uso dos pesticidas
gatos que em algumas zonas são uma praga.

Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Empty
MensagemAssunto: Re: Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:   Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: EmptyTer Mar 22, 2011 9:40 pm

Pois, no que se refere à agricultura, cada vez se vê mais maquinaria, que aquando da apanha as culturas, sobre tudo as cerealíferas, não deixam nem "um bago" para trás, claro está que não critico os agricultores pois é o seu "ganha pão"... mas poderiam ser feitos planeamentos com as entidades gestoras, e com tanto pousio, porque não fornecer cereais, que fossem cultivados, e em troca uma parte da colheita ficar nos terrenos, por exemplo, o Girassol, o trigo, a aveia, milho e outras...



Os arrozais, deixaram de ser uma atracção para as nossas aquáticas, pois para além de as máquinas não deixarem nem um pé, depois de colhido o arroz, o que vemos são campos sem água sem nada para alimentar a nossa aves... ainda nos campos de arroz, cada vez mais se vê, as gaivotas e outras espécies predatórias, porque não ir reduzindo essas populações...



No que toca aos tordos, uma das culturas que mais podia alterar o estado da coisa é claro a azeitona, mas essas oliveiras que vemos, estão ao abandono, porque não cuidar delas, como o acordo do proprietários... outra coisa que podia melhorar a vinda de tordos ao nosso pais é, a pastorícia, mas mais do mesmo, mais abandono... já ninguém quer ser chamado de pastor antes Doutor...
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Empty
MensagemAssunto: Re: Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:   Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: EmptyQua Mar 23, 2011 1:00 am

antonio silva escreveu:
tiago escreveu:
antonio silva escreveu:
Quando falei em control de predadores referi-me ao premitido por lei pois á muitos que a lei não premite como aves de rapina e talvez o maior de todos os predadores de perdigotos a cegonha, até porque os predadores são tambem importantes tem de haver um meio termo, mas em todo o caso o pior de todos eles é mesmo o homem.

essa da cegonha predar os perdigotos, é que eu não fazia a mais pequena ideia..
pensava que os maiores predadores de predigotos seriam os gatos assilvestrados, rapoza, pegas e rapinas. nunca tinha ouvido falar das cegonhas!

Poso afirmar sem sombra de duvida que em certas zonas as cegonas fazem mais estragos que eses que enumerou todos juntos, qualquer um dos que enumerou, matam um perdigoto e comem, a cegonha mata-os todos um por um até ao extreminio do bando, leva um ou dois de cada vez para as crias voltando ao local do crime as vezes que forem nesseçárias até levar tudo, já presenciei algumas vezes e tenho por hábito informar-me com quem mais sabe e observa esses fenómenos pessoas que passam a maior parte do dia no campo que são os pastores.

O Amigo António Silva tem toda a razão no que diz e tal como a cegonha também a garça boieira é uma devoradora de perdigotos.
Mas atenção que são apenas predadores oportunistas, isto é, quando por acaso uma cegonha/garça encontram casualmente uma ninhada de perdigotos apanham o maximo que puderem...mas não andam à sua caça.

Mas ao lote de predadores menos conhecidos também temos as pegas azuis (charnecos) e os ouriços (por causa dos ovos).
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Empty
MensagemAssunto: Re: Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:   Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: EmptyQua Mar 23, 2011 1:14 am

sergio-monteiro escreveu:
Pois, no que se refere à agricultura, cada vez se vê mais maquinaria, que aquando da apanha as culturas, sobre tudo as cerealíferas, não deixam nem "um bago" para trás, claro está que não critico os agricultores pois é o seu "ganha pão"... mas poderiam ser feitos planeamentos com as entidades gestoras, e com tanto pousio, porque não fornecer cereais, que fossem cultivados, e em troca uma parte da colheita ficar nos terrenos, por exemplo, o Girassol, o trigo, a aveia, milho e outras...

O problema não passa pelo facto das ceifeiras não deixarem "um bago" bem pelo contrário até deixam muita comida para trás até.

O grande problema é que aves como a codorniz e a perdiz precisam de zonas não cultivadas para diversificar a sua alimentação e no tempo de criação para que os perdigotos se possam alimentar dos insectos (gafanhotos) que são fundamentais para a sua nas primeiras semanas. Além do que essas tiras de pousio servem de abrigo para os animais quando se realizam as ceifas. E mesmo após as ceifas servem de abrigo contra os predadores.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Empty
MensagemAssunto: Re: Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:   Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc: Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Desaparecimento de cão de caça
» Caça galinhola
» Incriçoes para caça ao tordo
» Caça a Galinhola zona norte
» CACA A ROLA PODE TERMINAR DAQUI A 2 ANOS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: