Caça & pesca & natureza
Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.

Ir para baixo 
+5
RMBC
sergio magalhaes
Vitor21
Ricardopedro
VitorAlmeida
9 participantes
AutorMensagem
VitorAlmeida
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
VitorAlmeida


Número de Mensagens : 143
Idade : 59
Localização : Ovar
Data de inscrição : 01/09/2008

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptySáb Jan 15, 2011 8:27 pm

Olá amigos!

Resolvi abrir este tópico partilhar com vós as regras do Santo Huberto, o que podei ser certo ou errado, dependentemente das opiniões de cada um, gostaria de forma ordeira que houvesse respeito na forma de responderem. E como está para fechar a época de caça e abrir a época das provas de S. Huberto e adepto do mesmo, resolvi deixar aqui o meu repúdio, a esta situação que vi num vídeo.

Este mês comprei a revista caça e cães de caça, como costumo fazer a quase todos os meses, ao mesmo tempo comprei um suplemento de vídeos, onde o titilo era o amestramento com coleira electrónica, como gosto de aprender comprei para ver o que vinha por ali!

E como em tudo na vida, há coisas que se aprendem, outras que se aprende-mos se quisermos. Não vou sequer criticar a forma impune que foi feito o vídeo, mas sim o é na verdade a ética da caça real e o que deveria ser o S. Huberto.

No documentário do vídeo à uma cena onde ensina como usar o colar electrónico. O amestramento era que o cão a respeite o levante e o tiro, achei ridícula toda aquela cena, mas no fundo rime só com meus botões e falei para mim próprio, amestradores cães de circo. Achei que a cena podia se tornar de alguma forma real se fosse na caça real e brava!

Vou resumir mais ó menos o que se passou, pois nem todos certamente viram o vídeo.

Existem duas pessoas, um com uma espingarda e a outra é o amestrar do cão, e um cão evidentemente, o amestrador é comentador habitual destes vídeos. O cão é colocado no terreno para busca, simula uma prova de S. Huberto, corre normalmente para um lado e outro, um pouco lento na minha opinião, até que certa altura o cão pára, com a emanação de uma perdiz que tinha sido colocada previamente na caixa lançadora, o amestrador abre a caixa a perdiz sai e é abatida com tiro certeiro, o cão corre, sem respeitar o levante e tiro, e cobra a perdiz normalmente, e entrega ao amestrador. Até aqui tudo normal para um cão que não sabia do que se estava ali a tentar ensinar.

Mas o amestrador resolve repetir a cena pois o cão não tinha respeitado o levante nem o tiro, e coloca outra perdiz na caixa lançadora, o amestrador lança o cão no terreno novamente, corre normalmente para um lado e outro, um pouco lento na minha opinião, até que certa altura o cão pára com a emanação da perdiz que tinha sido colocada previamente na caixa lançadora, o amestrador abre a caixa a perdiz sai e é chumbada numa asa, pois o atirador não teve um tiro certeiro, como é usado o colar electrónico, cão respeita o levante e tiro, tudo normal se o cão tivesse cobrado, como vai cobrar só à ordem do amestrador demora alguns segundos a que o faça, o cão avança quando chega ao local onde a perdiz tinha caído, já a perdiz não estava lá, pois a perdiz tinha-se refugiado em local seguro onde o cão nunca mais lá conseguiu chegar, escusado dizer o cão não conseguiu cobrar, no final provavelmente para muita gente ver, e não ficarem com a ideia que o cão não tinha cobrado, ou julgarem que são todos burros foi colocada um perdiz já tesa provavelmente a que tinha sido morta no lance anterior e então o cão cobra.

Achei isto tudo ridículo!

Como praticante de S. Huberto, como adepto do mesmo, e como caçador, de caça real e não de caça de galinheiro, serei sempre a favor do que pode, sim, ser a caça real.

O respeite ao levante, só pode prejudicar o trabalho do cão, quando tiver efectuar o cobro! Podem-me vir dizer se o cão respeitar o levante e tiro o mesmo terá maior segurança na hora de a tirar, sim será verdade, mas isso caberá ao atirador julgar se deve ó não atirar, mas então sendo assim vamos fazer o mesmo ao nosso podengos, ( espera não corras a trás do coelho que podes levar um tiro), se estamos a praticar uma prova de S. Huberto que simula a caça real, onde andamos a dizer que vamos atirar a espécies cinegéticas Perdiz Vermelha ou Faisão, será isto que refiro atrás a caça real?

Uma perdiz brava em caça real, chumbada a vinte ou trinta metros, que consiga dar à perna e com o cão a respeitar tudo a perdiz vai-se embora , e fica um perdiz ferida no mato ou perde-se uma prova porque o cão cobrou o que é muito grave, e deixa ser ética de caçador deixar uma peça de caça ferida no mato.

O problema é que os nossos Juízes de S. Huberto que temos em Portugal e alguns nunca sequer foram caçadores, vão atrás daquilo do que os outros fazem, ou leram, avaliam este tipo provas e de situações, baseando-se nos livros e na quilo que alguém escreveu para eles, nem sequer tem formação continua para poderem julgar, falar ou julgar ou mesmo saberem o que é na verdade é a caça real, ou mesmo avaliarem as raças de cães, chegam mesmo a dar mais pontuação a um não conseguiu detectar nenhuma perdiz, julgam ao qual acham muitíssimo importante porque leram ou acham bonito.

O problema grave é nós como caçadores estamos a entrar no jogo deles o que passa a ser grave e deixa de ser o que é na verdade é a caça, e sim passa a ser um circo com cães amestrados.

Li aqui uma frase de um Forista, (a caça não sendo suada não presta, ou não faz sentido), eu concordo com ele!

As opiniões de cada um, valerá o que vale, eu deixei a minha.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.perdigueirodeovar.com
Ricardopedro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Ricardopedro


Número de Mensagens : 62
Idade : 31
Localização : Merceana- Alenquer
Data de inscrição : 26/12/2010

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Re: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptySáb Jan 15, 2011 9:38 pm

Eu não percebi muito bem o que estava escrito no final do texto, existe algumas trapalhadas na lingua penso eu :S

Se puder, corrija, ou corrija-me, pois ão percebendo eu muito disto, gostava de aprender com a sua opinião e conhecimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Re: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptyDom Jan 16, 2011 1:36 am

Amigo Vitor, eu percebi a sua ideia...
A partir do momento em que os cães são avaliados em certas provas pela sua beleza física e não pelo seu trabalho... está tudo dito.
Os cães veem-se é no monte, e o melhor até é nem ser nos dias de caça.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Re: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptyDom Jan 16, 2011 12:14 pm

amigo vitor almeida tem razao no que diz mas no meu entender nas provas de santo huberto tem sempre de ser com caça de cativeiro se fosse com caça brava seria muito dificil de cordenar essas provas mas ai esta os espetaculo esperado pelos participantes ,assietentes e juizes deveria ser esse a caça real nao de cativeiro ja agora amigo digame qual o dvd que viu eu tenho aqui uns 200 tanto de espanha como portugueses (espanhois) para eu reparar esse pormenor por acaso nao vi mas sabe os que incorporam esses filmes sao sempre os mesmos consuante o tema desse filme mas amigo esteve bem em relaçao a este (topico)
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
VitorAlmeida
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
VitorAlmeida


Número de Mensagens : 143
Idade : 59
Localização : Ovar
Data de inscrição : 01/09/2008

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Re: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptyDom Jan 16, 2011 1:05 pm

Ricardopedro escreveu:
Eu não percebi muito bem o que estava escrito no final do texto, existe algumas trapalhadas na lingua penso eu :S

Se puder, corrija, ou corrija-me, pois ão percebendo eu muito disto, gostava de aprender com a sua opinião e conhecimento.

Diga-me concretamente o não percebeu, estou aqui para ajudar a perceber. Pois não estou a perceber o que pretende aprender! O meu português não é de escritor, claro sou um simples motorista peço desculpa, o meu sétimo ano escolar, já foi feito há trinta e três anos.
sergio magalhaes escreveu:
amigo vitor almeida tem razao no que diz mas no meu entender nas provas de santo huberto tem sempre de ser com caça de cativeiro se fosse com caça brava seria muito dificil de cordenar essas provas mas ai esta os espetaculo esperado pelos participantes ,assietentes e juizes deveria ser esse a caça real nao de cativeiro ja agora amigo digame qual o dvd que viu eu tenho aqui uns 200 tanto de espanha como portugueses (espanhois) para eu reparar esse pormenor por acaso nao vi mas sabe os que incorporam esses filmes sao sempre os mesmos consuante o tema desse filme mas amigo esteve bem em relaçao a este (topico)
Obrigado todos aqueles que me compreenderam. Claro o S. Huberto terá de ser sempre com caça de cativeiro. O meu reparo a que refiro, verifiquei que me compreendeu, mas o que não compreendo, é, haver Juízes não avaliarem as características de cada raça e a querem introduzir características que nada haver com característica da raça
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.perdigueirodeovar.com
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Re: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptyDom Jan 16, 2011 1:20 pm

amigo isto e simples eu ja foi ver algumas provas e reparei que nem todos os juizes usam os mesmos criterios com os participantes e isso sera porque ? sera derivado as RAÇAS ou a cara dos participantes e isso bem um pouco sobre aquilo que se refere
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 66
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Re: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptyDom Jan 16, 2011 3:46 pm

Caro Vítor

Não vi o vídeo em questão, por isso é um pouco difícil dar uma opinião consciente. Vou tentar arranja-lo e depois direi alguma coisa.

Quanto aos "juízos dos juízes" (e refiro-me ao Santo Huberto), não podemos esquecer que esta é uma prova para caçadores com cão de parar, sendo que a pontuação do caçador pode ir até os 50pts, a do cão até os 30pts e 20pts estão reservados para o tiro. Resumindo a grosso modo, o cão "vale apenas" 30% do bolo...
Muitas vezes se centra a atenção toda no cão e nos abates, embora a parte do caçador seja muito mais importante. É perfeitamente possível que um concorrente com apenas um abate ficar à frente de outro com dois abates, pois o que conta é a forma como foram alcançados e não o abate em si (que vale apenas 10pts). Por seu lado, o respeito ao levante, ao tiro e o cobro à ordem podem valer no máximo 2 ou 3 pts.
Julgar no Santo Huberto pode ser subjectivo e há juízes que dão mais importância a determinadas coisas que outros não valorizam tanto, porém em relação aos cães existe uma coisa chamada "estalão de trabalho" e é com base nesse que deve ser avaliado o desempenho de cada raça.
Quanto ao juízes, haverão sempre os bons e os menos bons, como aliás também os concorrentes, haverão sempre os bons e os menos bons. Isso é universal.

No campeonato do mundo a prova desenrola-se sobre caça selvagem e a maior parte dos concorrentes e cães nem têm oportunidade de mostrar o que valem quanto ao tiro, abate, paragem, cobro, etc, mas nem por isso deixa de ser encontrado um vencedor, sendo os conjuntos avaliados pela forma como se apresentam, postura, educação, abordagem do terreno, pelo estilo do cão, ensino, obediência, ligação ao caçador, etc.

Pôr um cão a "fazer os respeitos" dá muito trabalho e nem todos os cães têm mentalidade para isso. Muitos cães se perdem para a caça por causa de um mau ensino e por causa de os donos/treinadores quererem obrigá-los a fazer aquilo para o qual não estão naturalmente habilitados. Não tem nada a haver com raças, tem sim a haver com cada cão em si, pese embora haverem raças que aceitam melhor o ensino do que outras. Isso já terá a haver com o trabalho feito na selecção da raça de há muitos anos para cá.
Os meus cães de provas fazem os respeitos, os meus cães caça não, mas nem por isso deixam de fazer boas prestações e são tão efectivos como os outros.

Espero que tenha feito boa viagem de regresso ontem.
Abraço. Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. 600400
Ir para o topo Ir para baixo
VitorAlmeida
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
VitorAlmeida


Número de Mensagens : 143
Idade : 59
Localização : Ovar
Data de inscrição : 01/09/2008

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Re: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptyDom Jan 16, 2011 5:00 pm

RMBC escreveu:
Caro Vítor

Não vi o vídeo em questão, por isso é um pouco difícil dar uma opinião consciente. Vou tentar arranja-lo e depois direi alguma coisa.
Olá grande amigo muito obrigado por responder, eu tenho o video eu dou-lhe para ver.



RMBC escreveu:
Espero que tenha feito boa viagem de regresso ontem.
Abraço. Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. 600400
Quanto há viagem correu muito bem, depois de um dia exausto e muito cansativo para mim, mas correu bem! Mas como diz o meu o velho ditado quem corre por gosto não cansa! E eu adoro estar com os meus amigos! E estar no S. Huberto!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.perdigueirodeovar.com
hunterfisher
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
hunterfisher


Número de Mensagens : 20
Idade : 69
Localização : TROFA
Data de inscrição : 14/02/2010

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Re: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptyDom Jan 16, 2011 6:00 pm

confrade vitor
Excelente exposição sob [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e acresceccento

Só é caça quando é escaça ....
Ir para o topo Ir para baixo
http://hunterfisher-portugal.blogspot.com/
Ricardopedro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Ricardopedro


Número de Mensagens : 62
Idade : 31
Localização : Merceana- Alenquer
Data de inscrição : 26/12/2010

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Re: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptyDom Jan 16, 2011 9:55 pm

Agora já entendi, estava a dizer que dão mais valor á beleza do cão que á sua prática em situações reais de caça .

Aminha total inexperiencia não ajuda a entender aquilo a que se refere :)

" julgar ou mesmo saberem o que é na verdade é a caça real, ou mesmo avaliarem as raças de cães, chegam mesmo a dar mais pontuação a um não conseguiu detectar nenhuma perdiz, julgam ao qual acham muitíssimo importante porque leram ou acham bonito."

Foi aqui que não tinha percebido
Ir para o topo Ir para baixo
VitorAlmeida
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
VitorAlmeida


Número de Mensagens : 143
Idade : 59
Localização : Ovar
Data de inscrição : 01/09/2008

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Re: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptyDom Jan 16, 2011 10:39 pm

Ricardopedro escreveu:
Agora já entendi, estava a dizer que dão mais valor á beleza do cão que á sua prática em situações reais de caça .

Aminha total inexperiencia não ajuda a entender aquilo a que se refere :)

" julgar ou mesmo saberem o que é na verdade é a caça real, ou mesmo avaliarem as raças de cães, chegam mesmo a dar mais pontuação a um não conseguiu detectar nenhuma perdiz, julgam ao qual acham muitíssimo importante porque leram ou acham bonito."

Foi aqui que não tinha percebido
Não amigo tudo é necessário, morfologia, trabalho, beleza, tudo é muito importante no mundo dos cães. Nenhum cão é perfeito, nós humanos não somos perfeitos.
Vou dar um exemplo ( tem uma arvore de um fruto nela faz um enxerto de uma outra arvore de fruto, outro fruto que não corresponde com o fruto que a arvore produz, o fruto que provavelmente possa nascer nessa arvore nunca será bom, ou então terá dois sabores diferentes).

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.perdigueirodeovar.com
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Re: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptySeg Jan 17, 2011 9:25 pm

amigo vitor palmas palmas
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
JOSE CARLOS CORREIA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
JOSE CARLOS CORREIA


Número de Mensagens : 2
Idade : 66
Localização : AÇORES
Data de inscrição : 30/03/2012

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Re: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptySex Mar 30, 2012 2:38 pm

Caro amigo:

Pois já disse quase tudo e bem sobre as provas de S. Huberto contudo gostaria de acrescentar algo mais sobre o ensino dos cães:

Quem se dedica verdadeiramente a estas provas gosta de ter um cão bem treinado que bata o terreno de forma ordenada e rápida sempre com ligação ao caçador e que faça o respeito ao levante e o cobro á ordem. Embora não seja obrigatório estas aptidões do cão fazem a diferença algumas vezes quando o juiz tem que desempatar entre duas provas muito iguais. Além disso é sempre bonito ver um cão com um grau de ensino superior e deve-se valorizar o trabalho do treinador pois geralmente está aqui investido muito trabalho e sabedoria. Mas quantas vezes bons cães de caça fazem melhores prestações que outros muito mais bem preparados. Eu próprio aficionado há muitos anos pese embora tenha um cão devidamente preparado e que praticamente só utilizo nestas provas gosto com alguma frequência de utilizar os cães com que caço geralmente ás galinholas perdizes e codornizes e estes muitas vezes conseguem pela sua experiência resolver situações difíceis que um cão só de provas não consegue resolver. Quero com isto dizer que todos os caçadores que tenham um cão de parar podem participar e o que interessa verdadeiramente é ir para estas provas de S. Huberto com espirito desportivo e desfrutar do convívio entre os participantes, dos nossos cães e do almoço que geralmente vem a seguir.



Saudações cinegéticas

Lopes Correia
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: ola   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptySex Mar 30, 2012 4:19 pm

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. 679215 nao sou mt apreciador dessas provas mas adoro

ver o trab dos caes mas infelizmente é tudo caça de galinheiro eu sou

adepto de caça brava eu sei que é dificil e impossivel nessas provas mas....

quanto aos juizes todas as provas que envolvam $$$$$$$

pode fazer com que surjam mais pessoas como o amigo almeida assim revoltadas com o sistema.....
Ir para o topo Ir para baixo
Aldonio Paulino
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Aldonio Paulino


Número de Mensagens : 160
Idade : 40
Localização : Ribeira Brava Madeira
Data de inscrição : 25/12/2011

Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Re: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. EmptySáb Mar 31, 2012 10:19 pm

Quero com isto dizer que todos os caçadores que tenham um cão de parar podem participar e o que interessa verdadeiramente é ir para estas provas de S. Huberto com espirito desportivo e desfrutar do convívio entre os participantes, dos nossos cães e do almoço que geralmente vem a seguir.Estou totalmente de acordo com as palavras do amigo Jose Carlos Correia,eu embora tenha um cão de parar ainda não entrei em nenhuma prova,apenas sou colocador de perdizes,mas o principal é o espirito desportivo e o convivio!Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. 687241
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty
MensagemAssunto: Re: Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.   Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Prova de Santo Huberto para homenagear um trabalhador desta modalidade.
» Santo huberto.
» SANTO HUBERTO
» Santo Huberto - Cabanas de Viriato
» Grande Prémio do CCP de Ovar, Santo Huberto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: