Caça & pesca & natureza
Estará o Javali a diminuir em Portugal Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Estará o Javali a diminuir em Portugal Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Estará o Javali a diminuir em Portugal

Ir para baixo 
+19
RC78
Delfimatias
pedroramos
rodabreu
coelhobravo
Ciclone
Batata
micael33
Vitor21
antcarper1
JBS
FALCÃOPEREGRINO
pointerman
R063R10
vitor76
Marcodatsun
canil.da.regada
Luís_Sousa
podengos
23 participantes
AutorMensagem
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptySeg Nov 03, 2008 12:25 pm

Estou a criar este tópico para se poder falar um pouco sobre a caça o javali que a alguns anos para cá tem vindo a aumentar e a pergunta é Estará o Javali a diminuir em Portugal ?.abraço


lol! lol! lol! lol!

Ps para a minha zona tem vindo a aumentar nos últimos anos
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Luís_Sousa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 22
Idade : 39
Localização : Castelo Branco
Data de inscrição : 30/10/2008

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptySeg Nov 03, 2008 3:46 pm

Apesar de não ser 1 adepto fervoroso da caça maior, tenho tido conhecimento do resultado de algumas caçadas que se fazem na minha região. Parece que o nº de javalis abatidos tem vindo a ser relativamente constante apesar do aumento do nº de aficcionados nesta região, resultado da diminuição dos coelhos por aqui existentes.

Já os veados, parece que têm vindo a aumentar!

p.s: recentemente até vi 1 belo exemplar na minha quinta, onde nunca antes tinha visto :scratch:
Ir para o topo Ir para baixo
canil.da.regada
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 44
Idade : 37
Localização : guarda
Data de inscrição : 16/07/2008

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyTer Nov 04, 2008 8:03 am

na minha zona digo o contrario, o que toca a caça ao javali, cada vez a menos
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyTer Nov 04, 2008 8:36 am

na minha zona mesmo apenas aparece de vez enquando um k deve ser escuraçado da vara, mas perto de soure começam já a existir mais exemplares k desçem a serradas degracias cheers
Ir para o topo Ir para baixo
vitor76
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vitor76


Número de Mensagens : 393
Idade : 47
Localização : barcelos
Data de inscrição : 08/11/2008

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyQui Nov 13, 2008 9:27 pm

Aqui na minha sona tem meia duzia deles mas podoa haver mais alguns se nao fossem alguns intelegentes que por vezes nem caçadores sao.
Mas como dice a alguns na ultima montaria que se fez aqui na nossa associativa matou-se 3 e ainda foram vistos mais 2.
Ir para o topo Ir para baixo
R063R10
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
R063R10


Número de Mensagens : 9
Idade : 43
Localização : Alentejo
Data de inscrição : 23/09/2008

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyQui Nov 13, 2008 10:48 pm

Aqui não nos podemos queixar :lol:

cheguei agora mesmo a casa vindo de mais uma espera, a ultima desta lua, e nada... mas não é porque não haja, porque se eu vos mostrar o cevadouro metem as mãos na cabeça, parece que andou lá um tractor a lavrar :P

é pena os gajos 🐷 ali entrarem tarde para caraças, no domingo viram cerca de 20 perto do meu cevadouro, durante uma caçada ás perdizes, e no domingo quando me vinha embora atravessaram-se 3 á frente do carro, podem ser que para a próxima lua tenha mais sorte

Abraço e boas caçadas
Ir para o topo Ir para baixo
http://kacipesca.super-forum.net/portal.htm
pointerman
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
pointerman


Número de Mensagens : 44
Idade : 52
Localização : Reboleira
Data de inscrição : 19/10/2008

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptySex Nov 14, 2008 7:20 pm

Eu idem onde caço e a noite toda de arco na mao,andam ali a volta ronque ronque e nada de ir comer,quando la nao estamos e um fartote e so encher o bandulho e poses para as fotos das trail cams:roll:
Ir para o topo Ir para baixo
FALCÃOPEREGRINO
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 32
Idade : 64
Localização : TERRAS DE BOURO
Data de inscrição : 06/10/2008

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: j   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyTer Dez 23, 2008 12:12 pm

BOAS FESTAS E FELIZ NATAL
POIS NA MINHA OPNIÃO OS JAVALIS AUMENTAM EM ALGUMAS ZONAS DO PAIS E DIMINUEM NOUTRAS POR VÁRIOS FACTORES
POIS EM QUALQUER UMA DELAS TÊM DE SER CUIDADAS E CONTROLADAS
Ir para o topo Ir para baixo
JBS
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
JBS


Número de Mensagens : 6
Idade : 45
Localização : Tavira - Algarve
Data de inscrição : 09/02/2011

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyQua Fev 16, 2011 1:47 pm

Na minha zona, o concelho de Tavira e arredores, tenho notado uma diminuição acentuada. Em 2002/2003 na montarias da zona cobravam-se cerca de 7 a 10 javalis em média, nesta corrente época os valores têm sido bem mais baixos, 3 a 5. Relativamente à qualidade tem sido a mesma, nesta montarias atiram a tudo quanto aparece, pequenos ou grandes, não fazem distinção. A desculpa é que os pequenos são mais saborosos! Este tipo de comportamento ao longo dos anos teve e está a ter o seu impacte na população de javalis.
Cumprimentos.
Jorge
Ir para o topo Ir para baixo
antcarper1
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
antcarper1


Número de Mensagens : 179
Idade : 42
Localização : Braga
Data de inscrição : 01/02/2011

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyQua Fev 16, 2011 6:40 pm

Na minha zona de caça por vezes andamos a caçar e la aparecem os javalis... e por sinal cada vez ha mais javalis...

Cumprimentos
António Pereira
Boas caçadas
Estará o Javali a diminuir em Portugal 739466
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyQua Fev 16, 2011 7:38 pm

Na minha zona cada vez há mais javali.
Já aconteceu andar a caçar ao coelho e aparecer javalis, na minha e noutras equipas.
E cada vez se ouvem mais relatos de pessoas (meros "civis") que viram javalis a atravessar estradas durante a noite, quando passavam de carro... isto para não falar do número de rezes nas montarias que a média deve andar certamente entre os 10 a 15
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
micael33


Número de Mensagens : 366
Idade : 32
Localização : ponte de lima
Data de inscrição : 11/02/2012

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyQui Jul 12, 2012 7:28 am

Por aqui tambem tem aumentado o numero de javalis.

Ainda o ano passado apareceram 3 num dia de caça ao coelho.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Batata
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Batata


Número de Mensagens : 79
Idade : 33
Localização : Guarda
Data de inscrição : 17/07/2011

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptySáb Jul 21, 2012 1:55 am

na minha zona nunca houve tantos como agora de á uns 15 20 anos para cá muito também devido ás auto-estradas quando se acabava o minho das silagens na zona de castelo branco e idanha eles não tinham mais nada para comer e vinham subindo para comer o centeio e o milho ainda existente nestas zonas, com a maior existência de auto-estradas isso dificultou-lhes imenso a vida. Este ano também por haver mais zonas de semeada e milho existem muitos mesmo e gordos.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptySáb Dez 29, 2012 3:41 pm

Respondendo de forma cinegeticamente correta........penso que sim!
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 59
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyDom Dez 30, 2012 8:45 pm

Aqui entre Setúbal e Sesimbra,à cerca de dez anos atrás ,quem quisesse ver um destes animais teria de se deslocar ao Alentejo.
Hoje em dia os avistamentos são frequentes,(alguns em pleno dia)acidentes de carro ,danos em vinhas ,e em muitos terrenos cultivados.
A Serra da Arrábida está repleta de javalis,ao ponto de o ICN conceder autorização,para serem feitos alguns ''ganchos'' dentro do Parque Natural.
Um deles será feito em breve,no início do próximo ano.
Não acredito que vá ser um sucesso ,pois apenas vão participar duas matilhas,e o terreno em causa ser do pior que existe,(grandes matões), praticamente intransponíveis para os matilheiros.
Sei que já fizeram outros dois ganchos noutros dois pontos da serra,no primeiro,logo após a solta do cães deram com os porcos ,estes fugiram serra acima,levando os cães atrás,por uma zona de serra rochosa e muito íngreme,e onde não existiam ''portas colocadas''devido a não ter qualquer acesso ,e sei que o matilheiro que lá foi ,teve bastante trabalho para recuperar os cães e disse que ali Nunca mais na vida.
O segundo gancho foi feito à poucos dias e segundo sei apenas mataram um porco.
Daí as minhas perspectivas quanto ao próximo ,serem um pouco ''reservadas''.
Mas as esperas nocturnas continuam a facturar quase todas as noites.
Ainda à três noites atrás atiraram por três vezes mesmo aqui perto de onde moro.Logo ás seis h e cinco minutos,ouvi o primeiro disparo,(rendeu um navalheiro com cento e dez kg),O último que ouvi foi às 8.45h.
Quase todos os dias de lua matam porcos por aqui,por isso se existem menos porcos noutros pontos do país ,é porque vieram para Sesimbra lol! (Talvez de férias!!!!Quem sabe!!!)
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyQua Jan 02, 2013 11:22 am

Para Sesimbra e para a zona de Soure amigo Júlio, aqui esta igual aqui há uns anos não se ouvia falar neles, agora vê-se rasto por todo o lado, os meus cães já pegaram em varios este ano, não estou a gostar muito, pois seguem-nos muito tempo e estragam os cães e já há muuita gente a armar laços, sei de caçadores que ficaram com cães presos. Eu prefiro os coelhos se quizerem levar daqui os javalis agradeço.Estará o Javali a diminuir em Portugal 139124
Ir para o topo Ir para baixo
rodabreu
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
rodabreu


Número de Mensagens : 59
Idade : 41
Localização : Leiria
Data de inscrição : 02/06/2011

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyQua Jan 02, 2013 1:04 pm

Na zona onde caço, perto de Montemor-o-velho, a densidade de javalis está sem dúvida a aumentar. Na minha associativa estão reunidas todas as condições para a sua fixação, abundância de comida (sobretudo pelo cultivo de milho e hortas), zonas de alimentação alternadas por zonas de floresta que servem de abrigo e abundância de água.
Têm também havido relatos de levante de javalis durante caçadas à menor, inclusive com cães feridos.
Apesar de ser natural de Soure, desconheço a realidade por lá, mas acredito que se passe o mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
pedroramos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
pedroramos


Número de Mensagens : 5
Idade : 30
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 01/01/2013

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Javali   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyQua Jan 02, 2013 1:18 pm

A meu ver o javali tem tipo um aumento notavel no nosso território, mas da maneira que os estão a abater, como tenho visto montarias em que se mata 40 e tal, e os laços que constantes que pessoas com pouca ou nenhuma formação os metem, nao vamos ter este numero elevado de javalis como temos.

Eu gosto de caçar ao javali, tanto em esperas como montarias, mas mato um javali e ja me chega, ja fico bastante contente.



Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Delfimatias
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Delfimatias


Número de Mensagens : 62
Idade : 52
Localização : Coruche
Data de inscrição : 28/12/2012

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: estara o javali a diminuir em portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyQui Jan 03, 2013 11:11 pm

talvez en crtas zonas mas por aqui nao bem pelo contrario tanbem nao se fazem por aqui montarias,basicamente so esperas noturnas. mas nesta altura do ano e muito dificil eles irem aos cevadouros com milho mas enfim para quem gosta a que ter paciencia...boas caçadas
Ir para o topo Ir para baixo
RC78
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RC78


Número de Mensagens : 122
Idade : 46
Localização : Mirandela
Data de inscrição : 14/11/2012

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptySex Jan 04, 2013 10:31 pm

na zonas onde caço (Mirandela e Murça),cada vez ha mais ,por muita pena minha pois tenho um cao que se esta a estragar na caça ao coelho por via dos javalis.
Ir para o topo Ir para baixo
zemendes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
zemendes


Número de Mensagens : 17
Idade : 42
Localização : Fronteira
Data de inscrição : 01/06/2011

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptySex Jan 04, 2013 10:38 pm

O Javali adapta-se com muita facilidade à zona onde se encontra. Se encontrar as condições ideais como comida, sossego e que ninguém o incomode, consegue reproduzir e adaptar-se à zona. No nosso país, estes nobres animais encontram todas estas condições. Como tal não creio que possa existir diminuição das espécies. Na minha zona, especificamente, a população tem-se mantido de forma homogena. Por exemplo, na última montaria realizada foram abatidos 16 espécies, em 35 portas. O normal dos últimos tempos...
Ir para o topo Ir para baixo
josirui
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
josirui


Número de Mensagens : 31
Idade : 54
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 18/12/2012

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptySex Jan 04, 2013 11:06 pm

Eu trabalho nas ruinas romanas de Conimbriga (Condeixa-a-Nova, Coimbra) e, de há alguns anos a esta parte, é frequente os guardas nocturnos avistarem varas a deambularem pelo local com aparente descontracção, parecendo estar já habituados à presença humana.
Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Cláudio


Número de Mensagens : 82
Idade : 51
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 23/08/2011

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyTer Jan 08, 2013 12:33 pm

Boas!

Eu gosto da caça ao javali, mas só quando acaba ao coelho. Por isso penso que se deveria controlar melhor a densidade destes animais pelo país, principalmente porque destroem os ninhos das perdizes e as loras dos coelhos.

Temos este ano uma boa oportunidade para os “varejar” uma vez que por aqui morreram muitos coelhos com a “hemorrágica”, dávamos descanso aos orelhudos e controlávamos os javalis… (de forma legal, sempre!)
Ir para o topo Ir para baixo
joka205
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joka205


Número de Mensagens : 21
Idade : 39
Localização : guarda
Data de inscrição : 29/11/2013

Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal EmptyQua Dez 11, 2013 5:31 pm

na minha zona ha algums mas onumero aumenta na altura da castanha e da bolota
caça k nao pratico mas tenho tido conhecimento de grupos k so se dedicao ha marranada e os numeros
aumentao de temporada em temporada
mas caça por negocio nao e para mim.
na minha quinta tem andado um bastante grande ja ha varios meses k me vem dado prejuizo
nas castanhas e nas uvas ja o vim uma 10 vezes so uma das quais levava arma nao pode atirar.
ja e bastante russo e grande.
 velho solitario deve ser um bom trufeu
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Estará o Javali a diminuir em Portugal   Estará o Javali a diminuir em Portugal Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Estará o Javali a diminuir em Portugal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fármacos podem diminuir fertilidade dos peixes
» Caçadores espanhóis testam com sucesso munições de cobre para diminuir a contaminação ambiental com chumbo
» Montaria ao Javali
» O meu primeiro javali
» javali no laço!!!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Maior :: Debates-
Ir para: