Caça & pesca & natureza
Caça Regime livre Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça & pesca & natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe

Caça Regime livre

Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Pmcm
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Pmcm

Número de Mensagens : 52

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySab Out 02, 2010 2:02 am

Alguém sabe-me dizer se podemos caçar nos terrenos que não estão associados a ninguém ou esses terrenos são considerados áreas de não caça?
Cumprimentos,
José Pimenta
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Pimenta

Número de Mensagens : 97

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySab Out 02, 2010 6:03 pm

Todo o terreno que não esteja ordenado, e com as devidas distâncias de casas e estradas, é considerado terreno livre, e como tal podes lá caçar. Aí à tua beira vai ficar livre a partir do dia 3 de Novembro, as zonas de Ourentâ, Bolho e Pocariça, porque não renovaram a associativa. Eles não vão retirar as placas mas passa a terreno livre.
Pmcm
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Pmcm

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySab Out 02, 2010 8:47 pm

Obrigado pela resposta e pela informação adicional, por acaso não sabia que eles não tinham renovado a associativa.
Melhores Cumprimentos,
Pedro
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs

Número de Mensagens : 1208

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySab Out 02, 2010 9:32 pm

CUIDADO COM AS INFORMAÇÔES

vejam com atenção:

Portaria n.º 1007/2010. D.R. n.º 192, Série I de 2010-10-01

Determina quais os terrenos cinegéticos que são áreas de refúgio de caça

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

------------------------------------- // //--------------------------------------------

Portaria n.º 1007/2010,de 1 de Outubro

O Decreto -Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto, alterado pelos Decretos-Leis n.os 201/2005, de 24 de Novembro, 159/2008,
de 8 de Agosto, 214/2008, de 10 de Novembro, e 9/2009, de 9 de Janeiro, estabelece no seu artigo 54.º que podem ser criadas áreas de refúgio de caça sempre que esteja em causa a conservação, fomento e protecção de espécies cinegéticas.

Considerando que existem vários processos de renovação de zonas de caça municipais que não são concluídos atempadamente, o que implica a sua extinção;

Considerando que existem vários processos de ordenamento de terrenos excluídos de zonas de caça municipais, que deveriam ter acompanhado os processos de renovação das zonas de caça de onde foram retirados e que não são concluídos, em simultâneo, com os processos de renovação dessas zonas de caça municipais;

Considerando que nas situações acima descritas não podem ser imputadas responsabilidades aos requerentes;

Considerando que nas áreas em causa existe um importante património cinegético que importa, entretanto, preservar:

Assim:

Com fundamento no disposto no artigo 54.º do Decreto-Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto, alterado pelos Decretos-Leis n.os 201/2005, de 24 de Novembro, 159/2008, de 8 de Agosto, 214/2008, de 10 de Novembro, e 9/2009, de 9 de Janeiro, e no uso das competências delegadas pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas pelo despacho n.º 78/2010, de 5 de Janeiro, manda o Governo, pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento
Rural, o seguinte:

Artigo 1.º

Áreas de refúgio

São área de refúgio de caça:
a) Os terrenos que integram zonas de caça municipais e cujos processos de renovação não são concluídos atempadamente;

b) Os terrenos que não são integrados nos processos de renovação de zonas de caça municipais a que pertenciam, para serem submetidos a outros pedidos de zonas de caça e cujos respectivos processos não são concluídos atempadamente;

c) Os terrenos que integram zonas de caça municipais para as quais não existem pedidos de renovação se existirem outros pedidos para novas zonas de caça sobre esses mesmos terrenos.

Artigo 2.º

Sinalização
Para efeitos de sinalização das áreas de refúgio referidas no artigo anterior considera -se equivalente e suficiente a sinalização efectuada com os modelos utilizados para as zonas de caça municipais.

Artigo 3.º

Produção de efeitos Esta portaria produz efeitos a partir do dia seguinte ao da sua publicação.

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento
Rural, Rui Pedro de Sousa Barreiro, em 29 de Setembro
de 2010.
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs

Número de Mensagens : 1208

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySab Out 02, 2010 9:39 pm

Sei que se estavam a referir a uma ZCA e esta legislação diz respeito a ZCM...mas mesmo assim eu teria muito cuidado ...nunca arriscaria a ir ao escuro.

É apenas a minha opinião.
Pmcm
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Pmcm

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptyDom Out 03, 2010 1:08 am

Realmente é verdade amigo patrick tem de se ter cuidado, mas os terrenos que falo já no ano anterior estavam livres. Estava com medo de ter saído alguma portaria a acabar com o regime livre, mas como não encontrei nada resolvi fazer a pergunta.
Melhores Cumprimentos,
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO

Número de Mensagens : 426

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySeg Nov 08, 2010 10:54 am

Alguem conhece mais zonas livres ?

BOAS CAÇADAS
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21

Número de Mensagens : 708

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySeg Nov 08, 2010 5:03 pm

Não. Encontar uma zona livre é como uma agulha num palheiro!
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes

Número de Mensagens : 2063

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptyTer Nov 09, 2010 9:34 pm

mesmo assim sera dificil corre 123
http://podengos.portugueses@live.com.pt
ruiolga17
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
ruiolga17

Número de Mensagens : 241

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptyQua Nov 10, 2010 1:25 pm

José Pimenta escreveu:
Todo o terreno que não esteja ordenado, e com as devidas distâncias de casas e estradas, é considerado terreno livre, e como tal podes lá caçar. Aí à tua beira vai ficar livre a partir do dia 3 de Novembro, as zonas de Ourentâ, Bolho e Pocariça, porque não renovaram a associativa. Eles não vão retirar as placas mas passa a terreno livre.

CUIDADO
Caros amigos, eu pretenço a estas associativas, e de facto eles não renovaram pelo simples facto de as três zonas se separarem para o ano, falei com o presidente e ele diz que não se pode la entrar sequer com caes quanto mais ir dar uns tiros, e isto engloba os associados da mesma.
se o motivo tivesse sido por não terem enviado os papeis da renovação a tempo então sim pederiamos ir la caçar, mas não é o caso.

A Povoa da lomba ainda está livre e parece-me que ira continuar assim, pois parece-me que não se entendem.
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes

Número de Mensagens : 2063

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptyQua Nov 10, 2010 5:12 pm

se continuar livre e bom corre 123
http://podengos.portugueses@live.com.pt
pedro vieira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
pedro vieira

Número de Mensagens : 6

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: caça...   Caça Regime livre EmptySeg Jan 10, 2011 8:17 am

Sera que eu posso casar no monsanto (lisboa)... Caça Regime livre 843707
machado
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
machado

Número de Mensagens : 397

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySeg Jan 10, 2011 9:09 am

Claro que podes"" casar"" é só arranjares a noiva e o padre eeeehhhhhhh.

Caçar não te sei dizer!!!
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz

Número de Mensagens : 1803

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySeg Jan 10, 2011 9:36 am

Pelo que sei e não tendo bem a certeza o único terreno livre que se pode caçar as migratorias de inverno é na 5ª região cinegética.
Foi onde saio edital.
Corrijam-me se estiver enganado, pois também gostaria de ter a certeza.
Cump. BF.
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio

Número de Mensagens : 685

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySeg Jan 10, 2011 11:45 am

é isso mesmo Bruno, só na 5ªregião que penso seja Algarve!!!
não se entende muito bem estes editais,porque razão só se pode caçar migratórias no livre na 5ªregião.
se calhar para o ano nem na 5ª região se pode caçar!!!!!
pedrobikes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
pedrobikes

Número de Mensagens : 32

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySab Jun 30, 2012 11:54 am

Por lei, podemos efectuar esperas aos javalis no terreno livre?
Ou as esperas só podem ser feitas em associativas?
Hugo Pinto
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Hugo Pinto

Número de Mensagens : 217

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySab Jun 30, 2012 11:59 pm

amigo, as esperas só podem ser feitas nas reservas associativas ou turisticas ou municipais, porque

para fazer uma espera ter de pedir a cardencial na associativa por exemplo, para a direçao lhe passar a dita cardencial

para o perido da lua cheia( 9 dias de espera) que sao sete dias antes da lua, a noite da lua e a noite seguinte.

Espero ter conseguido exclarece lo.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva

Número de Mensagens : 1396

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptyDom Jul 01, 2012 3:21 pm

Hugo Pinto escreveu:
amigo, as esperas só podem ser feitas nas reservas associativas ou turisticas ou municipais, porque

para fazer uma espera ter de pedir a cardencial na associativa por exemplo, para a direçao lhe passar a dita cardencial

para o perido da lua cheia( 9 dias de espera) que sao sete dias antes da lua, a noite da lua e a noite seguinte.

Espero ter conseguido exclarece lo.

As credenciáis só são passadas em ZCMs, quanto ao praticar-se esse tipo de caça em terreno livre seria impensável, pois os acidentes seriam uns atráz dos outros.
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Costa

Número de Mensagens : 97

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptyDom Jul 01, 2012 7:23 pm

José Pimenta escreveu:
Aí à tua beira vai ficar livre a partir do dia 3 de Novembro, as zonas de Ourentâ, Bolho e Pocariça, porque não renovaram a associativa. Eles não vão retirar as placas mas passa a terreno livre.

Atenção que a lei prevê para esse casos a não passagem automática a terreno livre. A zc não renovou mas ninguém lá pode caçar, está previsto na lei precisamente para não haver terreno livre. Já aconteceu onde eu moro.
vitor ribeiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
vitor ribeiro

Número de Mensagens : 27

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySeg Jul 16, 2012 11:13 pm

(Povoa da lomba)

meus amigos furasteiros tenham cuidado o meu tio foi para la caçar o ano k passou e deichou la 3 caes envenenados e outros igual por isso tenham mt cuidadoCaça Regime livre 739466

mas ele ja levava os caes assamados pork ja savia disso mas os k morrem sao senpre os melhores

o veneno tava numas sacas de batatas fritas (sardinhas de conserva)

tou a avisar por tanbem gostaria k m avizasem
Hugo Pinto
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Hugo Pinto

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptyQua Jul 18, 2012 2:56 pm

amigo Vitor, isso é que é uma noticia muito triste,

porque ainda a pessoas muito más, mas diga me uma coisa, como é que os caes com acaime comeram o comer envenenado?

que este ano corra melhor, para não haver noticias tristes como estas!
vitor ribeiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
vitor ribeiro

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptyQua Jul 18, 2012 8:11 pm

boas hugo olha alguns caes tiravao o asame e outros so a por lingua no veneno mas parecia ser mt fort olha mas digo k la avia mts coelhos era cada galhada. mas n sou eu k metia os meus caes la prefiro matar poucos coelhos do k vir todo (fudido) emvora mas ha 2 anos era igual nunca caçei la e nem kero para ver tristes figuras n vale apena tamos num pais k e assim enflisment
Hugo Pinto
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Hugo Pinto

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptyQui Jul 19, 2012 10:27 pm

eu digo te uma coisa, sou um homem impecavel e calmo,

mas se visse alguem a por veneno na altura que eu andasse lá a caçar,

estava f...., porque amandava uma chumbada ou duas, senão for as tres, como se tratasse de uma peça de caça.

esses gajos sem respeito a natureza e ao ser humano tiram me do serio.
vitor ribeiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
vitor ribeiro

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySex Jul 20, 2012 8:02 pm

eu era igual mas nessa altura nem m kero imaginarCaça Regime livre 739466 Caça Regime livre 739466 Caça Regime livre 739466 Caça Regime livre 739466
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal

Número de Mensagens : 869

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySex Jul 20, 2012 8:40 pm

[quote]
patrick_lgs escreveu:
CUIDADO COM AS INFORMAÇÔES

vejam com atenção:

Portaria n.º 1007/2010. D.R. n.º 192, Série I de 2010-10-01

Determina quais os terrenos cinegéticos que são áreas de refúgio de caça

------------------------------------- // //--------------------------------------------
Patrick_lgs, sempre OF LINE Agreement

As palavras voam, a escrita fica !!!
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta

Número de Mensagens : 383

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySex Jul 20, 2012 9:27 pm

Hugo Pinto escreveu:
eu digo te uma coisa, sou um homem impecavel e calmo,

mas se visse alguem a por veneno na altura que eu andasse lá a caçar,

estava f...., porque amandava uma chumbada ou duas, senão for as tres, como se tratasse de uma peça de caça.

esses gajos sem respeito a natureza e ao ser humano tiram me do serio.

Hugo, olha a violencia, nos dias de hoje não se pode, arranjavamos problemas com fartura, e o gajo ainda se ficava a rir,, mas o minimo nestes casos que faria se se visse, seria por o gajo a provar o petisco que fez, eh, eh, seria só o minimo.

Assim já não haveria problemas.
vitor ribeiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
vitor ribeiro

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptySex Jul 20, 2012 10:08 pm

isso tanbem tens razam mas infelisment as leis estao para eles
fernando.bravo.77
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
fernando.bravo.77

Número de Mensagens : 2

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptyQua Out 10, 2012 3:56 pm

Olá a todos, sei por conversas de café que vão abrir algumas zonas de caça no baixo alentejo, faço questão de partilhar com todos e gostaria também, se alguem descobrir algumas dessas zonas que partilhasse.

Boas caçadas!!!!Caça Regime livre 739466
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva

Número de Mensagens : 1396

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre EmptyQua Out 10, 2012 8:40 pm

Cuidado com o suposto terreno Livre.

<A href="http://kacipesca.super-forum.net/t6780p15-topic?p_vote=107388&eval=plus">

decreto lei 202/2004
Artigo 50.o
Extinção
1 — As concessões de zona de caça associativa e de
zona de caça turística extinguem-se por:
a) Revogação a pedido do concessionário;
b) Denúncia, nos termos do disposto no n.o 2 do
artigo 48.o;
c) Revogação, nos termos do disposto no artigo
seguinte;
d) Caducidade.
2 — No caso de caducidade da concessão ou renovação,
e na salvaguarda do património cinegético existente,
a extinção da zona de caça é determinada apenas
por portaria do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento
Rural e Pescas, não sendo entretanto permitida
a actividade cinegética.
Francisco Pinto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Francisco Pinto

Número de Mensagens : 6

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: terreno livre em cabréla   Caça Regime livre EmptyQua Out 10, 2012 9:16 pm

Boas noites amigos , será que os cabeços de cabréla ainda estão em terreno livre ?
queria ir lá dar uma voltinha com meus canitos ,ver se há por lá algum orelhudo !
Algem me sabe imformar ?

Boas caçadas terror
Conteúdo patrocinado

Caça Regime livre Empty
MensagemAssunto: Re: Caça Regime livre   Caça Regime livre Empty

Caça Regime livre
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça & pesca & natureza :: Caça Menor :: Regime livre-
Ir para: