Caça & pesca & natureza
Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Dar desconto às peças de caça na altura do tiro

Ir para baixo 
+8
tiago mendes
vvitor
patrick_lgs
beretta302
j.Oliveira
Hélio
antonio silva
leziria
12 participantes
AutorMensagem
leziria
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
leziria


Número de Mensagens : 6
Idade : 41
Localização : Santaém
Data de inscrição : 29/09/2010

Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro EmptyQui Set 30, 2010 3:05 pm

Boas,
Alguém me sabe dizer como devemos calcular o desconto a dar a uma peça de caça ao efectuarmos o tiro?
É que não consigo "atinar" com o desconto que se deve dar e por isso falho imensa caça!
Outra coisa, se usarmos tiros mais rápidos não precisamos de dar tanto desconto, certo?
Tiros mais rápidos são tiros com menos gramas de chumbo, ou não têm k ser obrigatóriamente? Também ouvi dizer que os cartuchos carregados com polvora A2 são mais rápidos?!?
Tudo isto tenho ouvido mas não sei se é verdade, porque fala-se muito e todos pensam que sabem. Eu só posso afirmar que nada sei e pos isso é k levanto estas questões, para que possa aprender com a ajuda de todos!

(Não levem a mal as perguntas, mas não tenho ninguém na família que me tenha passado este vício, e por conseguinte, nunca tive um "professor")

Obrigado!

Melhores cumprimentos,

Carlos Massena
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro EmptyQui Set 30, 2010 3:53 pm

O desconto efectuado é sempre em função da polvora utilizada, polvora lenta, maior desconto, polvora mais rápida, menor deconto isto atendendo tudo á distancia que atira, visto em certas situações ter de atirar á peça sem descontos mesmo com polvoras mais lentas nesta questão penso que só com alguns tiros e alguns erros o vão ensinando os descontos a efecuar depende tambem da peça de caça que vai caçar, pois tem descontos bastantes diferentes o vento tambem tem alguma influencia á dias em que uma perdiz a favor do vento tem de se correr a arma um metro á frente mesmo com polvoras rápidas e sim a AS tem de se efectuar poucos descontos é das polvoras mais rápidas que temos no mercado.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro EmptyQui Set 30, 2010 8:02 pm

Não sou nenhum expert nisto de atirar bem. Umas vezes acerto outras falho penso que seja um atirador apenas razoável. A meu ver a arma deve arrancar atrás da peça de caça ultrapassa-la e depois disparar efectuando sempre um movimento contínuo. O adiantar o tiro tem muito a ver com a experiencia pois só com o tempo e habilidade é que se consegue calcular melhor. No entanto existe outra forma de atirar mas é mais difícil para a maioria das pessoas que é atirar sem "parar" a mão. Se o correr da mão for muito rápido ao passar pela peça e disparar ela cai. Eu como não atiro assim não posso dar muitos pormenores mas já o tenho feito e sei que funciona.

Estavas a falar da carga de chumbo vs velocidade. Em muitos casos até acontece que com menos gramas obtens maior velocidade mas nem sempre é assim.
Ir para o topo Ir para baixo
j.Oliveira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
j.Oliveira


Número de Mensagens : 637
Idade : 48
Localização : londres inglaterra
Data de inscrição : 05/06/2009

Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro EmptyDom Out 03, 2010 6:53 pm

eu estou de acordo com voces mas o correr a mao vem com a pratica e o ajuizar do cacador sempre se falhou e adese continuar a falhar mesmo os bons cacadores por isso tenha calma que quando ganhar pratica vai ver que nao falha tanto,quanto ao correr a mao na hora do disparo isso tem que a correr sempre em todas as modalidades de caca com arma de fogo so se a peca estiver parada e que nao se corre a mao,que de resto correce a mao sempre que fas um disparo a uma peca de caca eu falo por experiencia propria eu passo sempre a peca de caca digamos um meio metro depende das circuntancias e efetuo o disparo no momento em que passo a peca de caca,a perdiz nunca se deve disparar na hora que ela levanta porque isso e tiro perdido e para alem que se deve dar uma chance a caca ja nao se caca para comer nem com ganacia isto e a minha opiniao e se lhe acertares era uma ves uma perdiz hehehe,mas como eu disse isso vem com a pratica um abraco e continuacao de uma boa epoca cinegetica.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro EmptySeg Nov 15, 2010 2:18 pm

Concordo em absoluto com tudo o que li... mas relativamente a caça "aerea", onde há tempo para apontar e "dar descontos"...

Mas... e nos coelhos???
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro EmptySeg Nov 15, 2010 2:36 pm

beretta302 escreveu:
Concordo em absoluto com tudo o que li... mas relativamente a caça "aerea", onde há tempo para apontar e "dar descontos"...

Mas... e nos coelhos???

Lá estás tu com perguntas dificeis...lol Dar desconto às peças de caça na altura do tiro 600400
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro EmptySeg Nov 15, 2010 4:52 pm

beretta302 escreveu:
Concordo em absoluto com tudo o que li... mas relativamente a caça "aerea", onde há tempo para apontar e "dar descontos"...

Mas... e nos coelhos???

Bom para os coelhos o amigo berreta sabe bem os descontos a dar Dar desconto às peças de caça na altura do tiro 739466
Ir para o topo Ir para baixo
vvitor
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vvitor


Número de Mensagens : 307
Idade : 52
Localização : montijo
Data de inscrição : 16/02/2010

Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro EmptySeg Nov 15, 2010 10:55 pm

sabe ... sabe as vezes hihihihihih Dar desconto às peças de caça na altura do tiro 110663
ja agora eu nos coelhos passo o dito e atiro mas penso que estou a ficar com os tiros atrasados .... ora umas vezes ficam outras vão-se a rir ... ainda nao atinei bem ... mas diga-se e o 1º ano a serio nos coelhos , com o tempo vai melhorar mais ainda estou na 1º epoca com arma nova tambem .
Ir para o topo Ir para baixo
tiago mendes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
tiago mendes


Número de Mensagens : 100
Idade : 46
Localização : salvaterra de magos
Data de inscrição : 02/08/2010

Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro EmptySeg Nov 15, 2010 11:37 pm

eu não sou perito em coelhos mas se repararem quando atiram aos coelhos dentro de mato fazem um tiro de chofre um de instinto com a arma sempre a correr ( swing) ou seja passarem há frente a peça o mesmo deve ser feito no ar mas a distancia de tiro normalmente é maior logo mais desconto mas como disse nos coelhos não sou perito nem pouco mais ou menos
Ir para o topo Ir para baixo
CAL.20
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 737
Idade : 48
Localização : SINTRA
Data de inscrição : 24/10/2010

Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro EmptyTer Nov 16, 2010 10:04 am

Concordo num aspecto com o Tiago!
Quando se está dentro do mato é de chofre só pode.
Mas o desconto de um tordo para uma perdiz quando vai de asa aberta é um pouco diferente.
Já o desconto não será o mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro EmptyTer Nov 16, 2010 1:56 pm

Eu a atirar para o chão sou meio marreta e este ano decidi voltar à receita antiga: Dispersores com rebordo normal.

Muita gente não gosta de dispersores para os coelhos por causa do perigo que isso envolve mas acima de tudo temos de ser responsáveis e avaliadores da situação e nunca facilitar.

Os Dispersores que estou a usar são os da Espingardaria Silva com csb3 em chumbo 7 no primeiro tiro. Excelente dispersão e a maioria dos coelhos ficam logo ao primeiro tiro. Sábado 3 tiros três coelhos por parte do meu pai.

Só no 2º tiro é que meto um dispersor normal e em último um de embalar.

Nos coelhos 90% não precisa de desconto desde que não se pare a mão. É virar para lá o canudo e pum!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Prates
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Prates


Número de Mensagens : 58
Idade : 51
Localização : Corroios
Data de inscrição : 17/03/2008

Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro EmptyTer Nov 16, 2010 3:30 pm

Depende das zonas onde se caça eas distancias que os coelhos saem.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélder79
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Hélder79


Número de Mensagens : 139
Idade : 45
Localização : Vila de Prado
Data de inscrição : 04/12/2010

Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro EmptySeg Dez 06, 2010 1:02 am

Prates escreveu:
Depende das zonas onde se caça eas distancias que os coelhos saem.


Primeiramente isto.....depois......depende de vários factores (caça á pena ou pêlo): tipo- Arma utilizada (justapostos;sobrepostos ou smi-aut.) ; comprimento dos canos; shoks usados; cartuxos; vento;velocidade das peças de caça..........e muito mais. Não á um desconto certo.....cada tiro é singular e unico.
O segrdo está na presistência....vai ver que daqui a nada apanha o "timing" certo.

Abraço e Boas jornadas de caça.
Ir para o topo Ir para baixo
luis carvalho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
luis carvalho


Número de Mensagens : 237
Idade : 44
Localização : soure - coimbra
Data de inscrição : 05/12/2008

Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro EmptyQua Dez 08, 2010 10:13 am

é um tema que é muito debatido, mas tem a sua lógica
vou falar um pouco da minha experiência, quando comecei a caçar também me debatia com esse pormenor muito importante " o desconto a dar na altura do tiro ".
no início a precipitação do tiro que leva a atrasar os tiros, depois veio a calma do tiro e começei aos poucos a estudar o meu tiro e corrigir as minhas falhas, hoje digo que sou um bom atirador.
em 1º lugar temos que conhecer as nossas capacidades de tiro e avaliação de tiro, o resto vem por acréscimo, não esquecendo o terreno, as condições climatéricas e o estado psicológico no dia de caça. são factores que condicionam os nossos tiros.
Num belo dia de caça aos tordos, todos os tiros que dava era zero até que pousei a espingarda e simplesmente os olhava, outro dia nem era preciso apontá-los éra tiro e queda.
saudações cinegéticas
Ir para o topo Ir para baixo
http://luiscarvalho.blogs.sapo.pt
Conteúdo patrocinado





Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Dar desconto às peças de caça na altura do tiro   Dar desconto às peças de caça na altura do tiro Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dar desconto às peças de caça na altura do tiro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» dar DESCONTO A CAÇA
» Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.
» Marinada Básica para Peças de Caça Grandes
» Segredos do tiro de caça
» Segredos no tiro de caça

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: