Caça & pesca & natureza
Introdução à caça I Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Introdução à caça I Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Introdução à caça I

Ir para baixo 
+3
tiago
Vitor21
leziria
7 participantes
AutorMensagem
leziria
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
leziria


Número de Mensagens : 6
Idade : 41
Localização : Santaém
Data de inscrição : 29/09/2010

Introdução à caça I Empty
MensagemAssunto: Introdução à caça I   Introdução à caça I EmptyQua Set 29, 2010 10:23 pm

Aceito todo o tipo de conselhos que me permitam ganhar experiencia no início desta minha nova etapa na vida que é a caça!
Como por exemplo, os cartuchos a utilizar com determinadas espécies, gramas, etc...
Quais os hábitos a evitar?
Enfim, tudo aquilo que tiveram que aprender no início das vossas caçadas, e principalmente coisas que faziam mal no início e que ao longo dos anos corrigiram.
Grato pela vossa atenção!

Melhores Cumprimentos...
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Introdução à caça I Empty
MensagemAssunto: Re: Introdução à caça I   Introdução à caça I EmptyQua Set 29, 2010 10:37 pm

Olá amigo Leziria,
Quanto ao chumbo uso geralmente 6 ou 7.
Faço-me também acompanhar sempre por 1 ou 2 cartuchos chumbo 1, para o caso de aparecer algum "bicho grande" lol.
Também costumo trazer uns cartuchos, que é tipo de bucha invertida e que dizem que até 100 metros funciona como uma bala. O ano passado foi a 1ª vez que eu e o meu pai usámos isso. Dizem que mesmo sendo espécie de bala. é permitido usar nas caçadas normais.

Quanto ao que tenho a melhorar é essencialmente o tiro, falho muito na pontaria, e esse facto faz-me por vezes não atirar com medo de aleijar algum amigo ou cão.

De resto, vicio, amizade, boa companhia, e algumas aldrabices já fazem um caçador.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Introdução à caça I Empty
MensagemAssunto: Re: Introdução à caça I   Introdução à caça I EmptyQua Set 29, 2010 10:41 pm

no que diz respeito a cartuchos para a época geral que se aproxima, aconselhava-te, um bom cartucho com 34 gramas de chumbo 8 para primeiro tiro e 7 para segundo e terceiro (se tiveres automatica) no inicio de temporada, e com 7 e 6 para o final da temporada e não terás problemas. como és de santarem, aconselho-te o especial de caça da sulbeja, que é um bom tiro. para tordos um bom cartucho com 32 gramas e chumbo numero 8 pa dias normais, e 7,5 para dias de chuva e vento, e quando os tordos andam altos. quanto aos cartuchos de 32 gramas eu tenho um gosto muito pessoal pela polvora csb3, o que nao quer dizer que os outros nao sejam bons. normalmente qualquer cartucho com 32 gramas é um bom tiro ja que é uma carga muito equilibrada ( a mais equilibrada para o calibre 12).
kuanto o choque, como pelo que das a entender, tens falta de experiencia, eu aconselharte ia o choque 3 para tudo, pelo menos por agora. quando as perdizes te começarem a sair mais largas podes meter o 2. depois daki a uns tempos quando tiveres mais experiencia poderas utilizar choque mais fexados, mas por agora axo que te deves concentrar em abater as peças que te saiem mais perto e deixar as mais largas para depois.
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Introdução à caça I Empty
MensagemAssunto: Re: Introdução à caça I   Introdução à caça I EmptyQui Set 30, 2010 8:45 am

O conselho que lhe dou é respeitar os conpanheiros de caça a natureza, a caça, o resto virá com a experiencia, quanto aos cartuchos escolha uma marca que se venda perto de si compre sempre dos mesmos independente da marca, tem quase todos as mesmas caracteristicas pois são carregados por máquinas muito identicas, julgo tambem o comentário do amigo victor 21 não ser o mais proprio para quem se vai iniciar como caçador estou-me a referir aos cartuchos dos 100 metros e cartuchos para os bichos grandes.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Introdução à caça I Empty
MensagemAssunto: Re: Introdução à caça I   Introdução à caça I EmptyQui Set 30, 2010 8:51 am

antonio silva escreveu:
O conselho que lhe dou é respeitar os conpanheiros de caça a natureza, a caça, o resto virá com a experiencia, quanto aos cartuchos escolha uma marca que se venda perto de si compre sempre dos mesmos independente da marca, tem quase todos as mesmas caracteristicas pois são carregados por máquinas muito identicas, julgo tambem o comentário do amigo victor 21 não ser o mais proprio para quem se vai iniciar como caçador estou-me a referir aos cartuchos dos 100 metros e cartuchos para os bichos grandes.

Este comentario é sinonimo de sabedoria sem duvida :D
nota
cartuchos 6/7 dá para quase tudo é tipo polivalente :D
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Introdução à caça I Empty
MensagemAssunto: Re: Introdução à caça I   Introdução à caça I EmptyQui Set 30, 2010 9:04 am

Eu tambem nao sou muito experiente na caça com arma na mao.
Contudo,

Com o entusiasmo de ser o 1 ano e principalmente depois dos primeiros abates, tende-se que o caçador inexperiente ande contente e corra com a arma na mao.
Tente nao cair nessa armadilha.
Outro conselho, ter o maximo cuidado a atirar a coelhos/levres entre linhas de sujo.Por exemplo, linhas de eucaliptos/pinheiros novos, caminhos com vegetaçao alta dos dois lados,...onde principalmente nao vemos quem vem de lado.

Cumprimentos bruno Ferraz.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Introdução à caça I Empty
MensagemAssunto: Re: Introdução à caça I   Introdução à caça I EmptyQui Set 30, 2010 9:22 am

leziria escreveu:
Aceito todo o tipo de conselhos que me permitam ganhar experiencia no início desta minha nova etapa na vida que é a caça!
Como por exemplo, os cartuchos a utilizar com determinadas espécies, gramas, etc...
Quais os hábitos a evitar?
Enfim, tudo aquilo que tiveram que aprender no início das vossas caçadas, e principalmente coisas que faziam mal no início e que ao longo dos anos corrigiram.
Grato pela vossa atenção!

Melhores Cumprimentos...

Primeiro que tudo...a caça é um desporto de convivio. Como tal, o fundamental para se iniciar será sempre...mas sempre ter noções de segurança.

Nunca estar perto dos companheiros com a arma carregada
Nunca atirar se não vê claramente se é uma peça de caça
Na duvida nunca atire
Ao passar um obstaculo...descarregar sempre a arma.
Não confie na patilha de segurança da arma...a unica forma de ela estar em segurança é estar descarregada.
Nunca aponte na direcção dos seus colegas ou outras caçadores

Há mais regras de segurança...não há interesse em numera-las todas porque ninuem que se vá iniciar na caça se lembra de todas. Porém se se lembrar de 3 destas sempre que for à caça já está no bom caminho.

Poder caçar é praticamente o unico direito de um caçador tem...depois é só obrigações. Ora veja:

Tem a obrigação de:
-respeitar os proprietários dos terrenos bem como todos os bens e propriedade dos mesmos.
- respeitar a natureza
-respeitar as peças de caça abatidas ( até um simples tordo merece todo no nosso respeito. Pois ele deu a vida em troca de nada)
-respeitar os outros caçadores
-respeitar a linha de tiro dos companheiros do lado.


Os cartuchos...o nº do chumbo a utilizar. Isso são coisas que vais aprender com o tempo. A ouvir os teus amigos de caça. Mas deves ter sempre em conta que aquilo que é bom para um pode não servir para ti. Por isso o meu conselho é experimentar muito e perante os resultados fazer a escolha mais acertada.


Depois, não te preocupes se falhares muitas peças ou não. De uma forma ou outra todos passamos pelo mesmo. E apesar de ter 20 anos de caça ainda não mato tudo....nem nunca conheci o mata tudo.


Diverte-te...arranja um bom grupo de amigo...um ou mais cães ( sim...porque sem cães a caça não faz sentido) é vai para o campo e aprecia a natureza.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Introdução à caça I Empty
MensagemAssunto: Re: Introdução à caça I   Introdução à caça I Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Introdução à caça I
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Introdução do faizão
» Opiniões sobre introdução de coelhos
» A introdução e solta de coelhos capturados
» Canal e Caça e Revistas de Caça
» II Feira de Cães e Caça -Clube Desportivo de Caça e Pesca Argense

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: