Caça & pesca & natureza
Copelas dos cartuchos Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Copelas dos cartuchos Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Copelas dos cartuchos

Ir para baixo 
+2
Hélio
besainas
6 participantes
AutorMensagem
besainas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
besainas


Número de Mensagens : 19
Idade : 36
Localização : SENDIM
Data de inscrição : 10/08/2010

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptyTer Ago 17, 2010 8:43 pm

Boas noites...
Após uma procura rápido pelo sub-tópico "armas e munições" não consegui encontrar resposta para uma questão que me suscita algum interessa, e espero que alguém me possa ajudar.
Em termos gerais gostaria de perceber qual a influência do tamalho das copelas nos cartuchos, tendo em conta que temos a mesma marca, carregamento, chumbo, polvora, semelhantes velocidade/pressão, mas diferentes cargas.
EXEMPLO PRÁTICO: Temos um cartucho melior vit 33 nº6, 33g, polvora vihtavuori, velocidade/pressão 415/600, copela 12mm e melior especial batida plus nº6, 35g, polvora vihtavuori, velocidade/pressão 415/600, copela 25mm.
Qual destes cartuchos tem o tiro mais curto e abre mais ?
Eu dei este exemplo prático, mas se quiserem podem dar outros. Espero ter sido esclarecedor no que diz a minha questão. Aguardo por informações.

Cumprimentos.
Nuno Rodrigues

Bom inicio de época venatória para todos os caçadores.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptyTer Ago 17, 2010 10:01 pm

Segundo sei a copela não tem muito a ver com a dispersão ou nada mesmo. A questão da dispersão tem mais a ver com a bucha empregue e a quantidade e tipo de pólvora.

A copela está um pouco associado à potência do tiro e às dilatações provocadas pelas pressões geradas.

De qualquer modo o António Silva será capaz de explicar melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptyQua Ago 18, 2010 10:53 am

Esse tipo de copela é utilizada para proteger as camaras das armas das elevadas pressões a que são sujeitas, geralmente com cargas de chumbo supriores a 33gr ou cargas extremas de polvora, á fabricantes que utilizam esse tipo de copela no tiro desportivo, como os olhos tambem comem, o cartucho tem outra apresentação não melhorando no entanto a sua prestação, mas é só a minha opnião.
Quanto á questão do amigo besainas embora ambos tenham a mesma velocidade/pressão a quantidade de polvora muda consoante a quantidade de chumbo justificando assim a utilização de copela maior ou seja o fabricante muda os varios componetes para conservar a velocidade/pressão que acha ser a mais conveniente.
Ir para o topo Ir para baixo
besainas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
besainas


Número de Mensagens : 19
Idade : 36
Localização : SENDIM
Data de inscrição : 10/08/2010

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptyQui Ago 19, 2010 9:06 am

antonio silva escreveu:
Esse tipo de copela é utilizada para proteger as camaras das armas das elevadas pressões a que são sujeitas, geralmente com cargas de chumbo supriores a 33gr ou cargas extremas de polvora, á fabricantes que utilizam esse tipo de copela no tiro desportivo, como os olhos tambem comem, o cartucho tem outra apresentação não melhorando no entanto a sua prestação, mas é só a minha opnião.
Quanto á questão do amigo besainas embora ambos tenham a mesma velocidade/pressão a quantidade de polvora muda consoante a quantidade de chumbo justificando assim a utilização de copela maior ou seja o fabricante muda os varios componetes para conservar a velocidade/pressão que acha ser a mais conveniente.

Obrigado pela opinião.

Mas tendo em consideração aquilo que disse, qual destes cartuchos mencionados na minha questão tem maior alcance e uma maior dispersão? Gostava de perceber qual é a interferência da copela nesses parametros. Perceber a relação da carga do chumbo com a copela e consequentemente influencia no tiro.
Esta duvida advem da leitura de alguns excertos que mencionavam que quanto maior fosse a copela maior era a dispersão do tiro e consequentemente menor era a distência do tiro.

Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptyQui Ago 19, 2010 4:23 pm

besainas escreveu:
antonio silva escreveu:
Esse tipo de copela é utilizada para proteger as camaras das armas das elevadas pressões a que são sujeitas, geralmente com cargas de chumbo supriores a 33gr ou cargas extremas de polvora, á fabricantes que utilizam esse tipo de copela no tiro desportivo, como os olhos tambem comem, o cartucho tem outra apresentação não melhorando no entanto a sua prestação, mas é só a minha opnião.
Quanto á questão do amigo besainas embora ambos tenham a mesma velocidade/pressão a quantidade de polvora muda consoante a quantidade de chumbo justificando assim a utilização de copela maior ou seja o fabricante muda os varios componetes para conservar a velocidade/pressão que acha ser a mais conveniente.

Obrigado pela opinião.

Mas tendo em consideração aquilo que disse, qual destes cartuchos mencionados na minha questão tem maior alcance e uma maior dispersão? Gostava de perceber qual é a interferência da copela nesses parametros. Perceber a relação da carga do chumbo com a copela e consequentemente influencia no tiro.
Esta duvida advem da leitura de alguns excertos que mencionavam que quanto maior fosse a copela maior era a dispersão do tiro e consequentemente menor era a distência do tiro.


Tal como referi atráz a copela não tem influencia na prestação do tiro tem como objectivo principal proteger a camara da arma devido a certos carregamentos, para tirar a duvida teste com as duas copelas com a mesma carga e tire conclusões.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptyQui Ago 19, 2010 9:22 pm

boas,
concordo completamente com o sr silva.
kuanto ao cartucho mais aberto é o especial batida plus.
Ir para o topo Ir para baixo
besainas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
besainas


Número de Mensagens : 19
Idade : 36
Localização : SENDIM
Data de inscrição : 10/08/2010

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptySex Ago 20, 2010 5:46 pm

antonio silva escreveu:
besainas escreveu:
antonio silva escreveu:
Esse tipo de copela é utilizada para proteger as camaras das armas das elevadas pressões a que são sujeitas, geralmente com cargas de chumbo supriores a 33gr ou cargas extremas de polvora, á fabricantes que utilizam esse tipo de copela no tiro desportivo, como os olhos tambem comem, o cartucho tem outra apresentação não melhorando no entanto a sua prestação, mas é só a minha opnião.
Quanto á questão do amigo besainas embora ambos tenham a mesma velocidade/pressão a quantidade de polvora muda consoante a quantidade de chumbo justificando assim a utilização de copela maior ou seja o fabricante muda os varios componetes para conservar a velocidade/pressão que acha ser a mais conveniente.

Obrigado pela opinião.

Mas tendo em consideração aquilo que disse, qual destes cartuchos mencionados na minha questão tem maior alcance e uma maior dispersão? Gostava de perceber qual é a interferência da copela nesses parametros. Perceber a relação da carga do chumbo com a copela e consequentemente influencia no tiro.
Esta duvida advem da leitura de alguns excertos que mencionavam que quanto maior fosse a copela maior era a dispersão do tiro e consequentemente menor era a distência do tiro.


Tal como referi atráz a copela não tem influencia na prestação do tiro tem como objectivo principal proteger a camara da arma devido a certos carregamentos, para tirar a duvida teste com as duas copelas com a mesma carga e tire conclusões.

Ok. Obrigado.
Os textos que andei a ler induziram-me em erro. A dispersão esta relacionada essencialmente com a bucha e o tipo de chumbo utilizado no carregamento. Não é assim?
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptySex Ago 20, 2010 7:51 pm

A dispersão aumenta na medida em que:

  • aumenta a quantidade de pólvora
  • diminui a esfericidade do chumbo
  • diminui a densidade do chumbo
  • aumenta a pressão
  • a bucha é mais pequena que a coluna de chumbo
  • a bucha seja menos rígida
  • a bucha seja dispersora


Haverá mais condicionantes que influenciam o tiro e a sua dispersão.

As copelas maiores evitam uma maior deformação do involucro em si e daí faz com que a sua extracção da câmara seja mais fácil. Num caso extremo se a copela fosse muito pequena para uma grande carga esta dilataria muito e possivelmente encravaria na câmara, sendo necessário a utilização de ferramenta para o retirar. As pessoas mais velhas certamente lembra-se de uma peça, com uma espécie de 3 "unhas" que fazia parte do cinturão dos caçadores para fazer a extracção do invólucro que não saia por estar demasiado apertado da câmara da arma. Hoje em dia face à qualidade dos invólucros e dos cartuchos em si já não é necessário nada disto. A copela associa-se à carga e "potência" do tiro e não à dispersão.
Ir para o topo Ir para baixo
besainas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
besainas


Número de Mensagens : 19
Idade : 36
Localização : SENDIM
Data de inscrição : 10/08/2010

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptySex Ago 20, 2010 8:27 pm

Hélio escreveu:
A dispersão aumenta na medida em que:

  • aumenta a quantidade de pólvora
  • diminui a esfericidade do chumbo
  • diminui a densidade do chumbo
  • aumenta a pressão
  • a bucha é mais pequena que a coluna de chumbo
  • a bucha seja menos rígida
  • a bucha seja dispersora


Haverá mais condicionantes que influenciam o tiro e a sua dispersão.

As copelas maiores evitam uma maior deformação do involucro em si e daí faz com que a sua extracção da câmara seja mais fácil. Num caso extremo se a copela fosse muito pequena para uma grande carga esta dilataria muito e possivelmente encravaria na câmara, sendo necessário a utilização de ferramenta para o retirar. As pessoas mais velhas certamente lembra-se de uma peça, com uma espécie de 3 "unhas" que fazia parte do cinturão dos caçadores para fazer a extracção do invólucro que não saia por estar demasiado apertado da câmara da arma. Hoje em dia face à qualidade dos invólucros e dos cartuchos em si já não é necessário nada disto. A copela associa-se à carga e "potência" do tiro e não à dispersão.

Obrigado pelo esclarecimento.
Ir para o topo Ir para baixo
besainas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
besainas


Número de Mensagens : 19
Idade : 36
Localização : SENDIM
Data de inscrição : 10/08/2010

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptySex Ago 20, 2010 8:35 pm

Hélio escreveu:
A dispersão aumenta na medida em que:

  • aumenta a quantidade de pólvora
  • diminui a esfericidade do chumbo
  • diminui a densidade do chumbo
  • aumenta a pressão
  • a bucha é mais pequena que a coluna de chumbo
  • a bucha seja menos rígida
  • a bucha seja dispersora


Haverá mais condicionantes que influenciam o tiro e a sua dispersão.

As copelas maiores evitam uma maior deformação do involucro em si e daí faz com que a sua extracção da câmara seja mais fácil. Num caso extremo se a copela fosse muito pequena para uma grande carga esta dilataria muito e possivelmente encravaria na câmara, sendo necessário a utilização de ferramenta para o retirar. As pessoas mais velhas certamente lembra-se de uma peça, com uma espécie de 3 "unhas" que fazia parte do cinturão dos caçadores para fazer a extracção do invólucro que não saia por estar demasiado apertado da câmara da arma. Hoje em dia face à qualidade dos invólucros e dos cartuchos em si já não é necessário nada disto. A copela associa-se à carga e "potência" do tiro e não à dispersão.

Helio sabes se é possivel encontrar essa informação no que diz respeito aos vários cartuchos existentes no mercado. Normalmente, falo da melior porque é a marca de cartucho de caça que utilizo, o site oficial apenas nos informa do involucro, carga, polvora e velocidade/pressão.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptySex Ago 20, 2010 8:59 pm

Já muito diz no site da Melior.

Quanto a essa informação que pretendes nunca pode ser dada pois o chumbar é diferente de cano para cano. Há armas que chumbam mais fechado e outras mais disperso.

Terás de alvejar a arma para veres como fica.
Ir para o topo Ir para baixo
besainas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
besainas


Número de Mensagens : 19
Idade : 36
Localização : SENDIM
Data de inscrição : 10/08/2010

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptySáb Ago 21, 2010 12:27 pm

Hélio escreveu:
Já muito diz no site da Melior.

Quanto a essa informação que pretendes nunca pode ser dada pois o chumbar é diferente de cano para cano. Há armas que chumbam mais fechado e outras mais disperso.

Terás de alvejar a arma para veres como fica.

Mas independentemente da dispersão provacada pelo cano, há cartuchos com maior dispersão que outros, derivado dos componentes utilizados no carregamento. Não sei se me fiz entender.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptySáb Ago 21, 2010 1:57 pm

besainas escreveu:
Hélio escreveu:
Já muito diz no site da Melior.

Quanto a essa informação que pretendes nunca pode ser dada pois o chumbar é diferente de cano para cano. Há armas que chumbam mais fechado e outras mais disperso.

Terás de alvejar a arma para veres como fica.

Mas independentemente da dispersão provacada pelo cano, há cartuchos com maior dispersão que outros, derivado dos componentes utilizados no carregamento. Não sei se me fiz entender.


Tens de ler com atenção o que o Helio e o A. Silva escreveram... confia que éstá integralmente correcto, e parece-me, devidamente consubstanciado empiricamente...

Mais importantes que os componentes utilizados, polvora, bucha, qtd de chumbo, fulminante, etc, é a quantidade e a forma como se utilizam...

Exemplo, um cartucho carregado com 1,45 grs de A2, fará um tiro muito mais disperso se carregado com maior pressão sobre a polvora que um carregado com 1,65grs sujeito a pouca pressão....


No entanto, quando sujeito a pressões identicas, o diametro da chumbada será maior quanto mais peso de polvora comportar...

Quanto à copela... nos tiros de fosso universal e olimpico, carregados merante com 28 e 24 grs respectivamente, como sabes, as cargas e pressões inerentes á polvora são minimas... daí resultar que as copelas sobredimensionadas advêem apenas de questões comerciais... nada mais... e sobretudo, nada relevam para a energia ou dispersão do tiro... É como o A. Silva te disse... os olhos tambem comem... e uma copela alta, aparentemente forte e "luzidia", vende-se melhor que uma ferrugenta de 5mm...

... mas às vezes as de 5mm ferrugentas partem os 25, e as altas e "luzidias" apenas fazem soar a "gaita"...

Ir para o topo Ir para baixo
besainas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
besainas


Número de Mensagens : 19
Idade : 36
Localização : SENDIM
Data de inscrição : 10/08/2010

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptySeg Ago 23, 2010 8:47 am

Obrigado A.Silva, Hélio e beretta302.
Penso estar minimamente esclarecido em relação ao assunto mencionado na minha questão.

Cumprimentos
Nuno Rodrigues
Ir para o topo Ir para baixo
Zebreirense
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Zebreirense


Número de Mensagens : 2
Idade : 46
Localização : Zebreira
Data de inscrição : 23/08/2010

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Buchas de cartuchos de caça   Copelas dos cartuchos EmptySeg Ago 23, 2010 4:26 pm

Boa tarde, sou novo no fórum e tenho algumas questões a colocar relativamente ao carregamento de cartuchos de caça.
Consegui encontrar na garagem algumas centenas de discos de papel e buchas de cortiça de várias medidas(altura). Carrego os meus próprios cartuchos com os componentes actuais(fulminante, pólvora,bucha plástica e cartucho com fecho em estrela). Gostaria de perguntar aos entendidos se eventualmente utilizaram os componentes atrás descritos e se ainda os posso utilizar. Bem Hajam
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptySeg Ago 23, 2010 5:35 pm

Zebreirense escreveu:
Boa tarde, sou novo no fórum e tenho algumas questões a colocar relativamente ao carregamento de cartuchos de caça.
Consegui encontrar na garagem algumas centenas de discos de papel e buchas de cortiça de várias medidas(altura). Carrego os meus próprios cartuchos com os componentes actuais(fulminante, pólvora,bucha plástica e cartucho com fecho em estrela). Gostaria de perguntar aos entendidos se eventualmente utilizaram os componentes atrás descritos e se ainda os posso utilizar. Bem Hajam

É claro que pode utilizar esses componentes não obtem é os resutados que obtem com os actuais, aconselhava a utilizar esse material para tiros aos coelhos ou similares em que não nessecite de tiros muito fechados nem muito longos.
Ir para o topo Ir para baixo
Zebreirense
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Zebreirense


Número de Mensagens : 2
Idade : 46
Localização : Zebreira
Data de inscrição : 23/08/2010

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Carregamento de Cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptyTer Ago 24, 2010 1:46 pm

Muito obrigado pela rápida resposta, porém ainda me suscitou uma dúvida! Os discos de papel, onde os irei usar? Não eram usados nos cartuchos fechados com rebordo? Actualmente ainda hà desses cartuchos à venda? Eu só utilizo dos de fecho em estrela... Bem Haja
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptyTer Ago 24, 2010 10:25 pm

Zebreirense escreveu:
Muito obrigado pela rápida resposta, porém ainda me suscitou uma dúvida! Os discos de papel, onde os irei usar? Não eram usados nos cartuchos fechados com rebordo? Actualmente ainda hà desses cartuchos à venda? Eu só utilizo dos de fecho em estrela... Bem Haja

Sim esses discos eram utilizados para fazer o rebordo normal, actualmente só utilizados nos dispersores.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos EmptyQua Ago 25, 2010 7:42 am

Mas se conseguires arranjar cartuchos deflagrados, por exemplo dos dispersores sulbeja, sem os vincos das estrelas, e se tiveres para aí um rebordador, consegues perfeitamente fechar o cartucho com o disco...

Aconselho-te é a usar um bocado de plástico e não o cartão, por causa da humidade...

E se o rebordo ficar bem feito o cartucho até fica bonito... e a meu ver aguenta suficientemente bem o aperto...

... mas considera o que acima te referiram... não esperes as pressões de cartuchos carregados electronicamente....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Copelas dos cartuchos Empty
MensagemAssunto: Re: Copelas dos cartuchos   Copelas dos cartuchos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Copelas dos cartuchos
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: