Caça & pesca & natureza
Comentários às Caçadas    - Página 4 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Comentários às Caçadas    - Página 4 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Comentários às Caçadas

Ir para baixo 
+25
Armenio Tavares
JCoelho
Prates
Robalete
Ciclone
altesa
diasibiza
Marcodatsun
brunoferraz
Simão
Cepsita
podengos&coelhos
zambujal
Eduardo Ferrás
coelhobravo
marteleiro
mário ferreira
beretta302
vvitor
Hélio
patrick_lgs
Vitor21
miguel
João Paulo
podengos
29 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySex Out 08, 2010 3:30 pm

coelhobravo escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
Coelhos a morrerem dentro das covas?! affraid affraid affraid

Tenho que ir tirar um curso de gestor cinegético pois não percebo mesmo nada disto!

Também fiquei surpreendido, nas zonas que conheço nunca verifiquei isso, agora que os mosquitos no Verão atacam muito as covas isso tenho visto.
Agora isso dos repovamentos é muito imprevisivel, já fiz muitos repovamentos pois durante vários anos tenho colaborado activamente na gestão de 2 zonas de caça com grande distancia geografica uma da outra e acompanhado outras 2 mais próximas com pouco mais do que observador e já vi areas onde não havia um coelho recuperarem (lentamente) com repovoamentos, outras onde havia alguns parece que ainda reduziram com muitos coelhos já introduzidos. Uma das zonas onde nunca houve repovoamentos tem areas com densidades muito boas.

Uma técnica que tenho observado resultados positivos é a das cercas para criar coelhos para reforço da própria zona.

Tens o caso de Samuel bem perto Gil, com resultados incriveis sem duvida que estão a fazer um trabalho 5*. sobre os repovoamentos conforme falamos no outro dia as vezes parece que passado um mes se fez um "despovoamento" (se é que a palavra existe)
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySex Out 08, 2010 3:39 pm

os repovoamentos para resultar teem de ser bem feitos ------na minha associativa nao estao a ser bem feitos ---por isso os fracos resultados ---------------------vejam so onde fui quita a tarde desde que e reserva nunca levou um repovoamento --por isso os efectivos de ano pra ano sao quase sempre os mesmos --e os poucos que ficam que dao filhos --e a populaçao nunca aumenta
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySex Out 08, 2010 3:42 pm

É verdade e Pombal também, agora no louriçal também se esta a criar o mesmo sistema, em Serpa já começamos o ano passado.

A hemorrágica é terrivel e parece que quanto maior a população pior.

Agora estou a ver o vosso ponto de vista de morrerem nas covas, mas pela experiencia que tenho só se for por morrerem ´com tão poucos sintomas que não tenham tempo de saír. A verdade é que na maior parte das vezes não temos noção de onde foram parar tantos coelhos mas também não temos ideia da quantidade predadores e necrofagos que existem e vagueiam pela zona.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySex Out 08, 2010 3:42 pm

Marcodatsun escreveu:
não sei se já toda a gente viu coelhos irem a correr á frente dos cães e caiem para o lado e ficam ali, agora imaginem que lhe dá quando está na cova? logicamente fica lá. doenças prolongadas ou com o rui falou e muito bem coelhos cumbados no maximo morrem á boca da cova nunca lá dentro.
Marco, eu por um acaso já assisti a um episódio desses uma vez e não acredito que o coelho tenho morrido de hemorrágica mas sim de coração.
A hemorrágica tem um período de incubação que varia entre as 24 e as 48horas e o sinal clínico mais evidente é a morte súbita e rápida dos coelhos adultos e jovens adultos (os novos com idade de 2-3 meses não são afectados). A morte é normalmente precedida de alguma agitação o que demonstra que o coelho se apercebe que vai morrer. Alguns coelhos podem (nem sempre) apresentar sangue espumoso no nariz.
O coelho ao aperceber-se que vai morrer jamais fica dentro da cova porque o seu instinto de sobrevivência da espécie assim o manda.

Um coelho morto dentro da cova normalmente identifica-se por moscas varejeiras a entrar no seu interior e/ou outros animais pois a cova fica automaticamente inactivada.

É óbvio que alguns coelhos morrem dentro das covas mas não façam disso regra nem associem isso a uma doença em concreto.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySex Out 08, 2010 3:45 pm

coelhobravo escreveu:
A verdade é que na maior parte das vezes não temos noção de onde foram parar tantos coelhos mas também não temos ideia da quantidade predadores e necrofagos que existem e vagueiam pela zona.
E por isso desaparecem as carcaças dos coelhos em pouquíssimo tempo.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySex Out 08, 2010 3:51 pm

podengos&coelhos escreveu:
Marcodatsun escreveu:
não sei se já toda a gente viu coelhos irem a correr á frente dos cães e caiem para o lado e ficam ali, agora imaginem que lhe dá quando está na cova? logicamente fica lá. doenças prolongadas ou com o rui falou e muito bem coelhos cumbados no maximo morrem á boca da cova nunca lá dentro.
Marco, eu por um acaso já assisti a um episódio desses uma vez e não acredito que o coelho tenho morrido de hemorrágica mas sim de coração.
A hemorrágica tem um período de incubação que varia entre as 24 e as 48horas e o sinal clínico mais evidente é a morte súbita e rápida dos coelhos adultos e jovens adultos (os novos com idade de 2-3 meses não são afectados). A morte é normalmente precedida de alguma agitação o que demonstra que o coelho se apercebe que vai morrer. Alguns coelhos podem (nem sempre) apresentar sangue espumoso no nariz.
O coelho ao aperceber-se que vai morrer jamais fica dentro da cova porque o seu instinto de sobrevivência da espécie assim o manda.

Um coelho morto dentro da cova normalmente identifica-se por moscas varejeiras a entrar no seu interior e/ou outros animais pois a cova fica automaticamente inactivada.

É óbvio que alguns coelhos morrem dentro das covas mas não façam disso regra nem associem isso a uma doença em concreto.

se não estou em erro a doença pode acontecer instantaneamente em alguns casos, o normal é entre as 24h e as 72h é uma doença que ataca sobretudo o figado causando assim a morte por paragem de funcionamento do mesmo, os coelhos de 2-3 meses podem apanhar á mesma a diferença é que o seu organismo desenvolve defesas para o virus, são estes coelhos que garantem uma maior imunidade á doença por parte dos coelhos em certas zonas.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySex Out 08, 2010 4:21 pm

este ano aqui numa zona em agosto eram dezenas de coelhos para nao dizer mais ---de agosto a setembro desapareceram ---morreram de que ?onde estao os restos mortais deles?nao se viu um coelho morto ---
Ir para o topo Ir para baixo
diasibiza
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
diasibiza


Número de Mensagens : 20
Idade : 44
Localização : v. conde
Data de inscrição : 10/09/2010

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySex Out 08, 2010 6:40 pm



Citação :
este ano aqui numa zona em agosto eram dezenas de coelhos para nao dizer mais ---de agosto a setembro desapareceram ---morreram de que ?onde estao os restos mortais deles?nao se viu um coelho morto ---

Aqui normalmente em fim de agosto inicio de setembro é um desastre.
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySex Out 08, 2010 7:34 pm

caros amigos eu tinha aqui um coelho cruzado para treinar umas cachorras e qual não é o meu espanto o coelho estava aparentemente bem de repente começa a chiar caiu de lado esperneou deito qualquer coisa de sangue pelo nariz mas pouco e morreu.
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 59
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: comentários ás caçadas   Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySex Out 08, 2010 8:06 pm

É mesmo assim que morrem os coelhos que contraem a hemorrágica virica .Essa doença é capaz de matar 80% a 90% dos coelhos existentes numa determinada zona em 48horas.Numa semana à lá muitos ,na semana seguinte perguntamos ,onde estão os coelhos???,mato cortado,esgravatados com poucos dias ,tudo recente ,mas os coelhos simplesmente desaparecem,e dos 10% que escapam ainda morrem alguns com a mixomatose,e nós caçadores ainda matamos algum desses que escaparam,
Infelizmente a área onde essa doença passa leva muitos anos a recompor-se.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySex Out 08, 2010 8:22 pm

No mínimo 2 ou 3 anos quando o surto é grande. Já aconteceu aqui onde caço!
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 59
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: comentários ás caçadas   Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySex Out 08, 2010 11:04 pm

Acerca das doenças e dos comentários que só agora li,não posso confirmar se os coelhos doentes morrem ou não dentro das covas,mas acredito que alguns morrem, lá dentro,por já ter visto muitas vezes moscas varejeiras a entrar e a sair das covas,é sinal que lá estará alguma coisa podre.
Vou contar um episódio que se passou à uns anos e o qual eu vi com os meus olhos.Fui caçar com o meu grupo a um sítio que para nós era a estrear,pena ser o fim de semana antes do fecho da geral,era uma mancha enorme de tojo fechado em forma de rectângulo circundado por uns corta fogos,começamos numa ponta e só acabamos na outra já a horas de seguir para o almoço,os cães acharam uma grande quantidade de coelhos que fugiam sempre para a frente e pouca vista davam,mas lá fomos conseguindo enganar um ou outro,perto do final da mancha descobrimos num vale uma serie de covas,onde ninguém tinha feito espera e para onde os cães seguiram diversas vezes a perseguir os coelhos .Resolvemos ir almoçar,passado algum tempo fomos recomeçar a caçar precisamente nessa área e um dos meus colegas chamou-me,estavam dois coelhos mortos em cima das covas,ainda mornos,sem ferimentos de nada,estranhamos a situação e na altura ainda poucos conhecimentos tínhamos acerca da Hemorrágica viral .No fim de semana seguinte regressamos à mesma zona,com a fé redobrada porque já conhecíamos minimamente o terreno e a tendência dos coelhos.
Por incrível que pareça ,apenas se matou um coelho e uma galinhola,foi o único que os cães acharam,mas andaram toda a manhã a trincar ossos e peles.Essa zona ainda hoje não recuperou.
Outra vez resolvi ir caçar perto de Serpa,num sítio que descobri onde a trilha dos coelhos se varria no chão e onde vi bastantes coelhos,isto no segundo dia da geral.Ao chegarmos ao local vimos dois coelhos a fugir para o mato,já era dia e nada de caçadores na área,(prometia uma boa caçada),Apenas matámos dois coelhos e eu atirei a mais um que errei,a esteva cortada ainda meio verde ,as unhas de coelho marcadas à volta de uma poça de água,tudo com pouco tempo,mas nem sinal de coelhos vivos ,nem mortos ,tivemos de vir embora .Parece que tinha passado ali um ar ruim que os levou a todos para outro local.
Enfim é isto que a hemorrágica provoca.
Ir para o topo Ir para baixo
Robalete
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Robalete


Número de Mensagens : 9
Idade : 50
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 19/03/2008

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: caça   Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySáb Out 09, 2010 5:09 pm

Boas

Amigo Zambujal.Bestial amigos Bom Diario! E tudo ao promenor! Continuaçao po
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptyDom Out 10, 2010 9:15 pm

de salientar algumas caçadas de colegas do forum que caçam em associativas como de turisticas se trata.-se ---tal o abate de coelhos --------------assim vale a pena aqui caçadas de muitos coelhos ate ao fim da caça e impensavel----------e pelo que vejo e falo com colegas que nao fazem diario teem feito caçadas tudo quase pro fraco ----sao excessoes alguns foristas -----eu aqui tambem nao tem sido mau mas nao ha coelhos para grandes molhos ---------------parabens a quem tem boas associativas ----------pelo que vejo de algumas caçadas os caes tem de achar sempre para cima de 3o coelhos visto a percentagem dos que fogem e sempre grande pelo menos no meu grupo e assim suponho que nos outros tambem------matar coelhos em quantidade quase so em turisticas e nao e em todas ------
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptyDom Out 10, 2010 10:42 pm

amigo vitor comigo esta a acontecer o mesmo --alimentava expectativas com alguns que estao a sair furadas -----nos treinos eram do melhor ---na realidade do que e a caça e de todo o ambiente tiros -barulhos --muitos caes --muita gente ---confusao pouco ou nada caçam estao receosos -----enquanto outros que faziam treinos normais sem grande evidencia estao a ser os melhores e a progredir dia a dia va-se la entender isto
Ir para o topo Ir para baixo
vvitor
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vvitor


Número de Mensagens : 307
Idade : 52
Localização : montijo
Data de inscrição : 16/02/2010

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptyDom Out 10, 2010 10:49 pm

Acredite amigo zambujal tenho pelo menos 3 que tinha muitas esperanças e sairam todas furadas , mas tambem tenho por outro lado 2 que pensava que iriam ser normais e estao a revelar-se umas maquinas . agora e continuar a trabalhar e tirar cachorrros e fazelos eu esta visto , e com os novos que tenho para iniciar ja na prx epoca ou ate nesta vamos ver .
Mas com o tempo tudo se vai resolver e fazer uma equipa campeã , vai levar e o seu tempo .
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptyDom Out 10, 2010 10:57 pm

e muito complicado e ingrato por vezes o trabalho que se tem e o tempo perdido nao ser devidamente recompensado----mas e mesmo assim no fim de cada epoca o que nao interressaar e para despachar --- o tempo esta ame ensinar que nao devemos ter elsvadas expectativas ---senao e maior a desilusao
Ir para o topo Ir para baixo
Prates
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Prates


Número de Mensagens : 58
Idade : 51
Localização : Corroios
Data de inscrição : 17/03/2008

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySeg Out 11, 2010 10:49 am

Foram as que vi.
Afinal os coelhos não fizeram mal nenhum.
Uma manhã muito bem passada com o Seth no seu melhor. Uma das codornizes deu um trabalhão até que levantou sem paragem de dentro de uma seara de pimentos. Durou bem mais de 1/2 hora o trabalho do cão. Focinho em cima, focinho por baixo e eu a deixá-lo andar para ver o que ia dali sair. Errei o 1º, ficou ao 2º.
Agora uma cena com a qual fiquei um pouco triste:- Vejo o Seth parado nuns pastos, aproximo-me e mando avançar como normalmente faço. Ele avança, ouço chiar e vejo que apanhou uma lebre pequenina. Tirei-a imediatamente. Estava viva. Parecia de boa saúde. Deixei o cão afastar-se e voltei a colocá-la no local, até pode ser que o aperto não tenha causado danos maiores.

Ò amigo coelho dizes tu que ficas triste com a cena do seth,deves é ficar contente que tens ai um grande cão de caça.Olha bretons á muitos e a caçar bem,mas o teu e com poucas caçadas devido tu a dedicartes mais aos coelhos com os podengos,é uma maquina que não se encontra todos os dias.Aproveita o bem.
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySeg Out 11, 2010 12:28 pm

Prates escreveu:
,mas o teu e com poucas caçadas devido tu a dedicartes mais aos coelhos com os podengos,é uma maquina que não se encontra todos os dias.Aproveita o bem.
Amigo Prates se fizeres bem as contas talvez não seja bem assim. Começo nos coelhos em Outubro até finas de Dezembro, terças e sábados. O Seth começa mais cedo, um dia ou dois de caça de avanço. Em Outubro,Novembro e Dezembro sempre que eu possa, mantém os dois dias de caça, quintas, domingos e por vezes algum feriado. A partir de 1 de Janeiro o Seth mantém- se nas galinholas quando os outros terminaram. Feitas as contas, não sei não. Quanto a treinos é verdade que gasto mais tempo com os coelheiros mas porque são mais e existe sempre algum novo para iniciar.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptyTer Out 12, 2010 7:37 am

zambujal escreveu:
de salientar algumas caçadas de colegas do forum que caçam em associativas como de turisticas se trata.-se ---tal o abate de coelhos --------------assim vale a pena aqui caçadas de muitos coelhos ate ao fim da caça e impensavel----------e pelo que vejo e falo com colegas que nao fazem diario teem feito caçadas tudo quase pro fraco ----sao excessoes alguns foristas -----eu aqui tambem nao tem sido mau mas nao ha coelhos para grandes molhos ---------------parabens a quem tem boas associativas ----------pelo que vejo de algumas caçadas os caes tem de achar sempre para cima de 3o coelhos visto a percentagem dos que fogem e sempre grande pelo menos no meu grupo e assim suponho que nos outros tambem------matar coelhos em quantidade quase so em turisticas e nao e em todas ------

Amigo zambujal nao se esqueça tambem das ZCMs, que bem geridas sao melhores que a grande maioria das associativas.
Basta ter metade do pessoal por dia a caçar em relaçao a uma associativa, alem de terem metade das despesas(nao ter guarda por exemplo).
Eu na minha nao posso ser muito exigente, pois 5 a 7 coelhos pagos como fossem numa turistica tinha a cota ja bem paga.
Só tenho pena é que seja muita gente e lá para as 10horas da manha o terreno ja esteja tudo mais que batido, na grande maioria dos dias.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptyTer Out 12, 2010 7:59 am

isso o terreno estar batido nao interressa se nao houvesse coelhos ---nao os matavam -----teem de haver muito coelho ----senao com tanta gente --ninguem matava nada ----sao excessoes --mas existe ------------na minha daquipra frente ve-se pouca gente a caçar entao a quinta ninguem --e mesmo ao domingo poucos ---e ha zonas andas sozinho todo o dia ----so que caça pouca ---e tem condiçoes para haver -----mesmo com repovoamentos -----chega a altura da caça --onde estao os coelhos?
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptyTer Out 12, 2010 11:40 am

Uma mancha ja batida, é uma mancha ja com a maioria dos coelhos guardados, a volta de 70%(covas).
Existe sempre um ou outro que fica encostado e o grupo que vem atras faz com que o encove tambem ou mata-o.Depois chega-se mais para o meio da epoca a grande maioria dos grupos anda a penar e a dizer-se mal das direcçoes.

Alem disso a verdade é uma, se existe coelhos para os socios x e y, tambem existe para os socios restantes.
Depois os numeros depende de muita coisa: nº de armas, trabalho que tem para por os coelhos a fogo, caes, e ate mesmo a sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptyTer Out 12, 2010 12:00 pm

onde existe covas existe coelhos --por isso matam-se sempre nesses sitios coelhos aha muitos que se descuidam e nem chegam a cova -------nessa reserva que caças --nao se mata coelhos se nao houver -----depois aha uns com caes melhores ou conhecem melhor a zona matam melhor ---mas existe caça isso e o principal -------------dou-te so o ex --na minha reserva actualmente a caçar legal ----nao ao pe de casas auto -estradas e outras zonas interditas ---para matar 4 ou 5 coelhos tens de trabalhar muito e mesmo assim nao sei ----agora se fores caçar onde e interdito isso te garanto numa manha trazes 15 coelhos a vontade ------------e ate pode nem aparecer ninguem -----e vens feliz da vida --mas tambem podes apanhar 1 multa que te serve de emenda mas ha malta que arrisca -------a caça quase em todas as reservas esta refugiada onde nao se pode caçar --e a bicharada nao vai
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptyQui Out 14, 2010 7:03 pm

patrick_lgs escreveu:
Data:11/10/2010

Zona:ZCT

Espécies: Coelhos
Processo: de salto
Arma:Yildiz Laterais
Munições: Melior Diamante 34gr chumbo nº 5 e J&B dispersante nº 5

Peças avistadas: 5 coelhos
Peças atiradas: 2 Coelhos
Peças abatidas: 1 coelho
Tiros efectuados: 3 tiros
Cães: Poborsky, Messi e Kardec (Bem como toda a equipa da matilha do Ciclone)


Grupo: Patrick_lgs, Ciclone e um amigo do Ciclone (o meu pai acompanhou mas sem arma)

Relato:

Estava combinado o encontro para as 7:30 e às 7:15 já o Ciclone me confirmava a sua chegada..eu estava a minutos do sítio.

Feitos os cumprimentos da praxe...demos lugar a uma animada conversa para dar tempo para o sol nascer.

Decidi que iriámos caçar na zona onde tinha feito a minha abertura, já que assim, saberia qual a tendencia de fuga para orientar de alguma forma o amigo do Ciclone que iria ser o nosso esperista.

Montada a estrategia...foi o momento de soltar os cães e poder ver ao vivo a matilha do Ciclone.

Mal entrámos no mato...não demorou muito para os cães iniciarem o frenezim de um perseguição. Conforme iámos avançando no terreno, os cães iam dando com um ou outro coelho...sem que lhes vissemos o casaco..ou quando se viam...a confusão era tal...que atirar estava fora de questão. Num desses momentos, sinto um cão dar uma "porrada" e passado pouco tempo...oiço o coelho chiar. Corri e o velhote da companhia do Ciclone tinha um meio-coelho na boca. Estava feito o primeiro...já que não sabiámos o que o sócio da espera teria...embora tivesse dado dois ou três tiros.
Quando chegámos a meio da mancha de mato a bater...os cães simplesmente calaram-se...deserto cinegético puro. Estava claro que a doença deixou a zona bastante pobre de coelhos.
Foi preciso chegar quase ao fim da mancha para a coisa animar mais um pouco...e foi aí que vi o meu primeiro coelho...mas não atirei por segurança. Mas passado pouco tempo, o Ciclone dá um tiro e os cães apanham o coelho.
Já mesmo no fim da mancha...numa zona mais fechada. Os cães levantam outro coelho e que me passa a 1 metro dos pés...e quando me volto para lhe dar...vejo de relance um cão...não atiro novamente. Era o velho da companhia...o coelho esse fintou-nos e pôs-se a salvo.
O sócio da espera tinha dois.
Passamos para uma segunda zona de mato e a coisa continuou pobre do coelhos. Apenas quando chegámos perto de uma zona mais fechada. É que os cães mostraram o seu valor...pois já o calor se fazia sentir e deram com uns quantos. Dos quais o Ciclone matou um que ficou que nem um passador ( tens de ser mais meiguinho com os coelhos amigo Ciclone amigos ). Eu ainda vi 3 coelhos a tiro...matei o primeiro...penso que tenha chumbado o segundo...pois deu uma valente cambalhota mas os cães não deram mais com o rasto depois do tiro e o ultimo não atirei por não saber onde estava o meu pai... o terreno arenoso permitia o tiro...mas eu jogo sempre pelo seguro.

Contabilidade final 6 coelhos...com um belissimo trabalho dos cães...especialmente da matilha do Ciclone...com algumas feras em pura ascenção. Uma verdadeira matilha de coelheiros...que dá gosto de os ouvir "cantar".

Por volta da 13:30 lá fomos almoçar...

Devo realçar o excelente convivio e camaradagem que existiu em toda a caçada...só foi pena a zona estar pobre de coelhos.

Agradeço ao Ciclone e seu companheiro de caça por me terem acompanhado nesta caçada foi um verdadeiro privilegio.

[img]Comentários às Caçadas    - Página 4 Dsc00689j Uploaded with ImageShack.us[/img]


Os meus parabens pelo belo diario que tem construido.
Tem uma boa visualização tornando-o apelativo para quem o le.
Alem disso tem sido contruido com um pequeno resumo da caçada e de uma fotografia, que penso que toda a gente gosta de ler/ver.

Fora isso tenho a certeza que a caçada com o amigo Ciclone foi de uma boa camaradagem, pois pelo pouco tempo que tive com ele foi essa a impreessao que me passou, ser uma pessoa 5*.
Cumprimentos Bruno Ferraz.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptyQui Out 14, 2010 7:42 pm

brunoferraz escreveu:


Os meus parabens pelo belo diario que tem construido.
Tem uma boa visualização tornando-o apelativo para quem o le.
Alem disso tem sido contruido com um pequeno resumo da caçada e de uma fotografia, que penso que toda a gente gosta de ler/ver.

Fora isso tenho a certeza que a caçada com o amigo Ciclone foi de uma boa camaradagem, pois pelo pouco tempo que tive com ele foi essa a impreessao que me passou, ser uma pessoa 5*.
Cumprimentos Bruno Ferraz.

Obrigado pelas tuas palavras amigo Bruno. O meu diário tem-me dado muito gozo em escrever..porque acabo por reviver os lances e momentos das minhas caçadas.


Quanto ao Ciclone...pois sem tirar nem pôr. Há pessoas que pela sua forma de estar na vida e pela personalidade...entram pela porta grande no nosso restrito clube de amigos e o Ciclone é um deles.
E para mim...a caça é isto.
amigos
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptyQui Out 14, 2010 7:53 pm

Amigo Zambujal,

O problema de hoje dos cães foi o orvalho. Pelo menos aqui para os meus lados quem foi diz que o orvalho rebentou logo com os cães. Muito orvalho também significa menos rasto.

Não sei se foi o caso!

Se foi aconselho-o ir caçar pelas 8:30 - 9h em dias assim.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptyQui Out 14, 2010 8:02 pm

talvez tenhas alguma razao ----o que e certo e que de tarde tenho morto uns bons coelhos ---helio os caes se molhando e um problema e depois com a falta de caça ainda pior depois os caes e que pagam ----mas eu exijo mais porque sei o que valem ----tambem e certo que me faltaram as 2 melhores cadelas para silvas ---e lataem bem e por vezes isso faz toda a diferença -----------sabes que as vezes o tempo para nos parece que esta bom --mas nao esta --e os caes acusam ---mesmo assim nao tem sido mau -----temos de compreender que a caça ja nao e o que era --em que se matava coelhos em todo lado --mesmo com caes fracos
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptyQui Out 14, 2010 8:18 pm

Como se costuma a dizer: Melhores dias virão. ;)

Os cães caçam melhor a chover do que caçam com o orvalho e calor.

Cheguei em determinados anos antes de ir aos coelhos dar uns tiros aos tordos até às 9h e depois largava os cães. Havia gente que já não tinha cães quando eu soltava os meus que depois caçavam até à hora de almoço. Às vezes a pressa é inimiga de uma boa caçada.

No outro dia vi o castanho está muito bonito o cão. ;)
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptyQui Out 14, 2010 8:25 pm

o que dizes e verdade ----a caça faz-se numa 1h
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 46
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 EmptySeg Out 18, 2010 5:52 pm

vvitor escreveu:
16/10/2010
HORA :07:30
Local:ZCA
Arma: Browning Maxus Hunter
Cartuchos :Pellagri dispersor nº6 e pellagri nº6 35g e rio dispersor nº 6
coelhos
Socios presentes : 38
Total de coelhos mortos :+86
Grupo D
caçadores :10
Peças atiradas: ???
Peças vistas :dezenas
Tiros dados:?
peças abatidas :36
peças cobradas :33 coelhos +3 desfeitos

moi meme

Peças atiradas: 9
Peças vistas :dezenas
Tiros dados:22
peças abatidas :4
peças cobradas :3 coelhos + 1 que dei

Uma das melhores zonas e nao estava no meu dia ..........ou seria os cartuchos que estavam falsificados
Começamos bem muitos coelhos vistos longe mas a esperança que muitos mais ficassem a nossa espera , o dia estava mormo mas bom para caçar .
Para começar a confirmação em relação a alguns caes para despachar e outros para medalhar pelo bom trabalho feito ao longo da manha .
Viu-se uns pombinhos mas poucos , muitos coelhos tirados , a zona e belissima mas cheia de covas e mato em certos sitios , na linha quem matou mais estava como ponteiro .
Foi pena tanto o meu dia como o de mais 2 companheiros que erramos coelhos de toda a maneira , estava mesmo em dia nao , os tiros sempre atrasados , basta ver que dos 4 que matei 3 tinham so as patas traseiras partidas .... chega assim nao se estraga a carne .
O meu filho matou o 1º coelho dele ...... parado e com as patas ja partidas hihihii , ele nao sabia ....
Mais um bom dia e um bom almoço de bacalhau .
Os cães a selecção ja esta feita , 2 vão ter de arranjar outro plantel brevemente e uma ja a dei para criaçao pois e bonita caça bem mas sem tiros perto ....

beretta302 escreveu:
vvitor escreveu:
16/10/2010
HORA :07:30
Local:ZCA
Arma: Browning Maxus Hunter
Cartuchos :Pellagri dispersor nº6 e pellagri nº6 35g e rio dispersor nº 6
coelhos
Socios presentes : 38
Total de coelhos mortos :+86
Grupo D
caçadores :10
Peças atiradas: ???
Peças vistas :dezenas
Tiros dados:?
peças abatidas :36
peças cobradas :33 coelhos +3 desfeitos

moi meme

Peças atiradas: 9
Peças vistas :dezenas
Tiros dados:22
peças abatidas :4
peças cobradas :3 coelhos + 1 que dei

Uma das melhores zonas e nao estava no meu dia ..........ou seria os cartuchos que estavam falsificados
Começamos bem muitos coelhos vistos longe mas a esperança que muitos mais ficassem a nossa espera , o dia estava mormo mas bom para caçar .
Para começar a confirmação em relação a alguns caes para despachar e outros para medalhar pelo bom trabalho feito ao longo da manha .
Viu-se uns pombinhos mas poucos , muitos coelhos tirados , a zona e belissima mas cheia de covas e mato em certos sitios , na linha quem matou mais estava como ponteiro .
Foi pena tanto o meu dia como o de mais 2 companheiros que erramos coelhos de toda a maneira , estava mesmo em dia nao , os tiros sempre atrasados , basta ver que dos 4 que matei 3 tinham so as patas traseiras partidas .... chega assim nao se estraga a carne .
O meu filho matou o 1º coelho dele ...... parado e com as patas ja partidas hihihii , ele nao sabia ....
Mais um bom dia e um bom almoço de bacalhau .
Os cães a selecção ja esta feita , 2 vão ter de arranjar outro plantel brevemente e uma ja a dei para criaçao pois e bonita caça bem mas sem tiros perto ....

Esqueceste-te do sacarrabos...
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários às Caçadas    Comentários às Caçadas    - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Comentários às Caçadas
Ir para o topo 
Página 4 de 8Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Comentários das caçadas
» Comentários às Caçadas
» Comentários às Caçadas
» Como estamos de coelhos.
» Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Eventos :: Lixeira-
Ir para: