Caça & pesca & natureza
ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO

Ir para baixo 
+21
SV98
VITORPALMILHA
artmar
Cláudio
RMBC
smarques
arcanais
matador
batistuta
PMQP
j.Oliveira
Hélio
tiago
wal
JoaoAntunes
antonio silva
Stick
Pedrohunter
mvit
beretta302
FCLARAENG
25 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
FCLARAENG
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
FCLARAENG


Número de Mensagens : 13
Idade : 53
Localização : AGUEDA
Data de inscrição : 15/12/2009

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptyTer maio 25, 2010 6:40 pm

OLA MALTA:

Venho colocar uma questão.

Estou no processo de obter a carta, já passei no exame inicial, só falta a LUPA.

No entanto tenho uma questão pretinente, apesar de ser dextro, tenho o olho esquerdo como olho directo, como devo escolher a arma?

1 - arma direita e atirar à direita?

2 - arma direita e atirar à esquerda?

3 - arma esqueda e atirar à esquerda?

Que factores a ter em conta tanto para armas de dois caos como semi-automaticas?

Um abraço,

Fclara.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 53
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptyTer maio 25, 2010 6:55 pm

A meu ver, o meu amigo deverá lograr aquilo que todos nós quereriamos e apenas alguns conseguem: atirar com ambos os olhos abertos.

E se o meu caro tem essas caracteristicas, parece-me que ser-lhe-à mais facil a adaptação, ainda para mais se não é atirador usual e ainda não tem "vicios".

Mas mesmo com ambos os olhos abertos, o director permanecerá o esquerdo, ao que ser-lhe-à mais facil, digo eu, fazer o alinhamento da fita encarando pela arma contranatura - pela esquerda.

Mas isto digo eu.

Devo confessar que o seu caso é sui generis ao que gostava de ir ouvindo os seus comentários à adaptação com armas.

Já agora, como é que encara as pressões de ar?
Ir para o topo Ir para baixo
FCLARAENG
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
FCLARAENG


Número de Mensagens : 13
Idade : 53
Localização : AGUEDA
Data de inscrição : 15/12/2009

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptyTer maio 25, 2010 7:02 pm

OLA:

Sempre me lembro de pegar nas armas à direita, maqs engraçado que quando eta novato e trabalhava nas sementeiras tanto me ageitava a manobrar as enxadas tanto com a mão esquerda quer com a mão direita à comandar, embora fosse preferencialemtne direito.
a atirar com pressões de ar sempre com o direito, mas quando passei pela tropa é que tive conhecimento do olho director e fique a saber que o meu é o esquerdo, pelo menos conforme ele ensinaram.
Quanto a atirar como a maioria de todos nós quando atiro mantenho o olho esquerdo fechado.
um abraço e obrigado pela atenção
fclara
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 53
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptyTer maio 25, 2010 7:47 pm

Eh lá...

O meu amigo falou aí em encarar um tipo de armas, que me parece que aqui toda a gente foge: a enxada...

Olha aí está um tipo de arma que eu quero longe do meu armário.
Ir para o topo Ir para baixo
mvit
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
mvit


Número de Mensagens : 40
Idade : 49
Localização : Loulé
Data de inscrição : 26/05/2010

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptyQua maio 26, 2010 2:51 pm

Questão muito complicada de responder...
na minha modesta opinião o melhor é mesmo tentar atirar a esquerda.
porque mesmo com os dois olhos abertos o olho director sera sempre o esquerdo.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedrohunter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 96
Idade : 39
Localização : V.N.Famalicão
Data de inscrição : 19/06/2009

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptyQui maio 27, 2010 12:50 am

Um armeiro/coronheiro consegue fazer-lhe uma coronha de modo a que esta encoste no ombro direito, mas no encare os canos ficam alinhados pelo seu olho director(esquerdo) ******

Já vi dois exemplos desses, estéticamente não é muito bonito, mas é funcional........... 123

amigos
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptyQui maio 27, 2010 10:38 am

Desculpem, não querendo tirar importância à questão, acho que é teoria a mais.
Eu nunca fiz testes precisos mas tenho quase a certeza que o meu olho director é o esquerdo. Descobri-o quando já caçava há muito. Entretanto já me tinha ajeitado conforme podia como todos nós.
Importante é o forista que pôs a questão perceber que isso está longe de ser um drama. Pode optar por alguns dos conselhos aqui já dados e muitos que venham a ser a dados, mas mais importante é perceber que como todos os que iniciam tem que dar tiros, muitos tiros. E vai apanhanado o seu próprio jeito de encare e tiro, coisa que não se aprende em livros.
Para lhe falar do meu exemplo, hoje acredito que 90% das vezes fecho o olho esquerdo, algumas vezes em tiros específicos é com os 2 abertos. Erro e mato das duas maneiras, mas desconfio que aprendi a dar o desconto necessário com os aperfeiçoamentos. Aqui não há dúvida que umas boas jornadas aos tordos são importantes. Aos pratos nunca atirei, também devia ser uma desgraça. ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Icon_rabbit
Portanto, amigo, acho que não perderá em procurar espingarda dextra com uma coronha a abrir para um esquerdo, mas principalmente lembre-se que é preciso é dar tiros. A quê, nos dias de hoje? Pois, aí está outra questão.
Mas estaremos cá então para ir falando.
Abraço ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptyQui maio 27, 2010 12:34 pm

Amigo esqueça o olho director, se sempre atirou com a direita é contiuar a atrirar não faça muito caso do que lhe disseram na tropa, na tropa a mim tambem me disseram que o meu olho director era o esquerdo e eu continuei a fazer da mesma maneira que sempre fiz, a atirar á direita.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 53
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptyQui maio 27, 2010 9:36 pm

Amigo Silva,

Não obstante o meu caro ser eventualmente quem mais perceba de armas/tiros neste forum, neste assunto não lhe posso dar razão, e creio ester certo no que digo.

Em certas modalidades em que se faz o tiro de "chofre", aí não lhe posso dar mais razão, porque ninguem aponta. A espingarda estando bem encoronhada, vira-se para lá o cano, e manda-se chumbo.

Já em tiros apontados, o olho director é de importancia fulcral, para isto basta aludir a que é o olho director que se enconra no alinhamento da fita, e que consequentemente faz a pontaria, caso contrario, se a fita tiver ao longo do olho que não aponta, o tiro sai a 2 metros do alvo.

Penso que nesta situação, uma coronha à medida (que deve ser um monstro) seria a solução certa, teria um cast off como eu nunca vi, a puxar da direita para a esquerda, apoiaria no ombro direito, mas alinharia o cano pela esquerda.

Mas isto digo eu. E esta opinião é obviamente criticavel.
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptyQui maio 27, 2010 11:14 pm

Amigo pedrohunter á armeiros que são verdadeiros milagreiros.
Amigo beretta o olho director é aquele a que nos habituamos no meu caso olho director é o esquerdo foi-me dito na tropa mas eu já tinha atrirado uns quantos tiros antes de ir para a tropa e assim continuei até em tiros de precisão, mais tarde devido a um acidente atirei alguns tiros á esquerda com resultados positivos mas por norma atiro sempre á direita no caso aqui exposto se estava habituado a atirara á direita na minha opnião deve continuar, mas cada caso é um caso.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 53
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySex maio 28, 2010 8:51 am

Parece-me que isso quer realmente é pratica. Mas com a espingarda, não com a enxada!!

Quantos mais tiros der, melhor ...

E faça umas provas de compak, aí as coisas saem mais de instinto que nos fossos.
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)
JoaoAntunes


Número de Mensagens : 262
Idade : 65
Localização : Freixianda
Data de inscrição : 19/10/2008

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySex maio 28, 2010 9:21 am

Amigo, ja lhe deram varios concelhos, mas ao fin tem de fazer o que se sente mais confortavel a fazer. eu concordo com o pessoal que disse se nao lhe faz difirenca atirar onde monta a arma de baixo do olho director, ou como eu custumo dizer dominate. Amigo na maioria da caca menor nao temos muito tempo para andar a apontar por tanto na maioria dos tiros mesmo aqueles que dao tempo para apontar a monta da arma acaba por ser instintiva e ai esta a mechanica de fazer um bom tiro porque se a arma nao estiver bem montada a pontaria nao vai ser boa. Nao ha de esquecer que numa arma de cacedeira o ponto de mira de traz e o olho dominate. numa carabina ja e completamente outra estoria.
Por tanto se nao lhe faz difirenca encarar a arma do lado ou de outro comece ja pelo seguro e encare a arma logo de inicio de baixo do olho director ou dominate. ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO 600400 ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO 40618
Ir para o topo Ir para baixo
wal
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
wal


Número de Mensagens : 23
Idade : 53
Localização : Ribatejo
Data de inscrição : 18/11/2009

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Atirar á Esquerda   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySex maio 28, 2010 9:46 am

Bons Dias a todos

Venho vos falar no meu caso e talvez o possa ajudar e procurar minimizar este problema eu sou direito em tudo no entanto devido a problemas de falta de visão do olho direito e como tenho um gosto enorme por espingardas a pouco e pouco fui tentando procurar fazer tudo a esquerda o que não tem sido facil mas com força de vontade a gente vai-se habituando e no entanto atirava com espingardas direitas, coisa que com alguns tiros acabei por começar a ter resultados +/- satisfatorios. A um ano tive a sorte do meu pai me oferecer uma fabarm esquerda o que no principio tambem não foi facil começar a atirar mas depois de algum tempo e algumas fustrações comecei a ter resultados.

Assim em jeito de conclusão:

Posso dizer é preferivel habituar-se a atirar á esquerda que com força de vontade e alguma habilidade consegue-se, mas se atirar a direita com o habito aprendemos a compensar o desvio da coronha leva é algum tempo até apanhar-mos aquele jeito especial (no meu caso tambem com algumas vergonhas eh eh eh mas depois não á pai isto modestamente falando Claro!!!)

Comprimentos a todos

Wal
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySex maio 28, 2010 4:06 pm

do meu ponto de vista voçe deve adquirir uma espingarda para destros e a coronha deve estar-lhe bem adaptada como se atirasse com o olho esquerdo fexado! sendo destro, deve ter em conta que a sensibilidade da mão direiita é superior á da esquerda, pelo que os tiros serão colodos na altura correcta mais facilmente, alem de o agarre e aperto da coronha contra a cara ser feito mais facilmente sempre com a mesma pressao. isto é um factor mt importante no tiro, e o qual raramente é falado. depois disto se quiser disparar com os dois olhos abertos existem varias soluções, uma das quais é usando uns oculos de tiro (que podem ser transparentes) e pedir a outra pessoa para lhe colar uma pequena rodela de papel preto na zona onde se situa o seu olho esquerdo, quando tem a arma encarada. se quiser posso meter aki uma foto de um exemplo deste tipo de oculo, para voce ver. agora, atirar a esquerda sendo voce direito, axo que é a pior solução. espero ter ajudado!!! boas caçadas! ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO 753366 ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO 739466
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySex maio 28, 2010 7:23 pm

tiago escreveu:
do meu ponto de vista voçe deve adquirir uma espingarda para destros e a coronha deve estar-lhe bem adaptada como se atirasse com o olho esquerdo fexado! sendo destro, deve ter em conta que a sensibilidade da mão direiita é superior á da esquerda, pelo que os tiros serão colodos na altura correcta mais facilmente, alem de o agarre e aperto da coronha contra a cara ser feito mais facilmente sempre com a mesma pressao. isto é um factor mt importante no tiro, e o qual raramente é falado. depois disto se quiser disparar com os dois olhos abertos existem varias soluções, uma das quais é usando uns oculos de tiro (que podem ser transparentes) e pedir a outra pessoa para lhe colar uma pequena rodela de papel preto na zona onde se situa o seu olho esquerdo, quando tem a arma encarada. se quiser posso meter aki uma foto de um exemplo deste tipo de oculo, para voce ver. agora, atirar a esquerda sendo voce direito, axo que é a pior solução. espero ter ajudado!!! boas caçadas! ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO 753366 ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO 739466

Uma pala tipo pirata tambem resolve e sempre fica mais barato, o pior vai ser os companheiros.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySex maio 28, 2010 9:40 pm

Eu também sou apologista de atirar à direita mas habitue-se a fechar o olho esquerdo. É uma questão de hábito!

O meu pai atirava à direita e infelizmente te de mudar para a esquerda. Antes piscava o olho esquerdo e agora tem de ser ao contrário. Mesmo ao fim de 10 anos uma vez ou outra digo-lhe: Demoraste tanto tempo a atirar? e ele responde: "Enganei-me a piscar o olho". lol!

Isto é um caso mais complicado que o seu pois ainda não adquiriu uma postura de tiro. É a maneira mais fácil que vejo para não ter problemas se não quiser atirar à esquerda ou se sente melhor a atirar à direita.

Se comprar semi-automática eu compraria arma para direito e caso não me estivesse a dar bem "virava" a coronha para esquerdo mudando as anilhas de cast-off/in.
Ir para o topo Ir para baixo
j.Oliveira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
j.Oliveira


Número de Mensagens : 637
Idade : 48
Localização : londres inglaterra
Data de inscrição : 05/06/2009

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySex maio 28, 2010 10:30 pm

ola amigos eu li com atencao as vossas opinioes e aqui vai a minha toda a pessoa que quer saber qual e o melhor lado para atirar seja esquerdino ou direito e simples ex:numa distancia de 5 ou 10 metros fixas um alvo depois unes o dedo indicador com o outro dedo indicador e o dedo pulgar ao outro dedo pulgar depois esticas os bracos com os dedos indicadores e polgares a tocaremce levantas os bracos ate ficarem nivelados com a cara, olhas pela abertura que a entre os dedos e a mao e fixas no alvo a 5 ou 10 metros ou ate menos e olhas de frente para o alvo pode ser uma arvore um objeto qualquer e semtra o alvo no meio da abertura dos dedos e depois fechas o olho esquerdo como estejas a faser mira e depois fechas o olho direito (ou vise versa)se conseguires ver melhor o alvo com o olho esquerdo es esquerdino se conseguires ver o alvo com o olho direito es direito. um bem aja a todos com os comprimentos do j.oliveira ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO 739466 ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO 739466 ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO 739466
Ir para o topo Ir para baixo
PMQP
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
PMQP


Número de Mensagens : 39
Idade : 46
Localização : Aveiro
Data de inscrição : 10/11/2010

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySáb Set 10, 2011 9:22 pm

Companheiro

Como eu entendo o seu problema e posto que a sua dúvida está datada há já bastante tempo, espero que já tenha o problema resolvido. Contudo, vou deixar aqui a minha opinião, que alias veio de um grande coronheiro que é o Sr. Manuel Ricardo, de Rates. Passo a explicar, por estes dias, resolvi ir ao Sr. Manuel para me dar a sua opinião relativamente às minhas coronhas. Assim que ele me pediu para colocar a arma à cara (sou destro em tudo), viu de imediato que o meu olho director era o esquerdo. Foi peremptório comigo e disse-me que eu a atirar à direita tendo o olho director esquerdo, nunca iria conseguir fazer boas médias no tiro, fosse de caça ou de pratos. Por um único facto, como podemos atirar a 100% se temos que fechar o olho director. Se não o fecharmos, nunca conseguiremos encarar a fita da arma em linha recta. Desde já, deixo aqui um desafio a todos os destros, “metam” a arma ao ombro esquerdo e depois façam pontaria com os olhos abertos. Claro que ele me disse que podia afinar ao máximo a arma para continuar a atirar à direita e por muito que eu treinasse, nunca mas nunca iria ser um atirador realizado e com sucesso a 100%. Solução, atirar à esquerda, ter muita força de vontade e treinar o encare à esquerda no mínimo 10 minutos por dia e assim que estivesse habituado, passaríamos ao passo seguinte, treinar no campo de tiro e só depois na caça. Disse que se fosse muito mais velho (tenho 33 anos), não me dava tal conselho, mas com a minha idade é asneira não alterar a minha forma de atirar. Garantiu-me que os resultados vão ser garantidos. Uma coisa posso afirmar, estou a treinar todos os dias cerca de 30 minutos e ao fim de uma semana, já não me faz tanta confusão o encare à esquerda. Outra experiencia que ele me disse para fazer foi a de tapar o olho director e conduzir com o carro durante um tempo. Companheiros a dificuldade quase que dobra. Não tenho dúvidas que se o nosso olho director é o esquerdo, temos que atirar à esquerda e vice-versa. Haja força de vontade, treino e acompanhamento por um bom profissional do tiro. Espero ter ajudado.

Abraço





FCLARAENG escreveu:
OLA MALTA:

Venho colocar uma questão.

Estou no processo de obter a carta, já passei no exame inicial, só falta a LUPA.

No entanto tenho uma questão pretinente, apesar de ser dextro, tenho o olho esquerdo como olho directo, como devo escolher a arma?

1 - arma direita e atirar à direita?

2 - arma direita e atirar à esquerda?

3 - arma esqueda e atirar à esquerda?

Que factores a ter em conta tanto para armas de dois caos como semi-automaticas?

Um abraço,

Fclara.
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySeg Set 12, 2011 2:00 am

Caros companheiros, gostei deste tópico, dá que falar e está aqui pano para mangas, isto porque o campo de errar é muito grande, no meu ponto de vista ,sou canhoto e quando disparo é com os dois olhos abertos, quando éra puto fechava o direito e errava mais que o normal, com o tempo habituei-me a atirar com os dois abertos até agora, e acho que não me tenho dado mal, o que é preciso é não trocar de arma, a habituação faz o resto.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: ola   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySeg Set 12, 2011 8:59 am

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO 679215 se precisares do nome de um armeiro

conhecido meu que fez uma cronha especial para um colega

meu caçador com o mesmo problema que o teu a cronha entra

no ombro direito fica a ser o olho directivo o esquerdo a cronha ficou

por 500euros



abraços e segurança acima de tudo...
Ir para o topo Ir para baixo
arcanais
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
arcanais


Número de Mensagens : 60
Idade : 62
Localização : Condeixa-a-Nova
Data de inscrição : 28/01/2011

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: OlÁ companheiro.   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySeg Set 12, 2011 11:13 am

Tenho o mesmo problemo que você. Atiro à direita e tenho o olho director o esquerdo. Devo disser-lhe que sou caçadoe há mais de 20 anos e só este ano me dei conta disso. No entanto devo-lhe dizer que sou um péssimo atirador, talvez motivado por esse facto que só agora descobri.
Apenas este ano me dei conta disso, como já lhe disse e já tentei duas técnicas que me aconsenharam. Sem grandes resultados por equanto, até porque o nº de tiros tem sido bastante reduzido.
1ª técnica: Se usa óculos, coloque um ponto negro (fita isoladora p.ex:) na lente do lado esquerdo de forma que quando encarar a arma e com o olho direito fechado o esquerdo não visualize a mira. Depois atire sempre com os dois olhos abertos. É um pouco incomodativo mas garantiram-me que funciona.
2ª técnica. Se não usa óculos e não pretende adquirir ocúlos de tiro, coloque uma pequena tira, que pode ser de fita isoladora ou aluminio, qualquer coisa desde que se lá segure, do lado esquerdo da fita de mira, colocada de forma que quando levar a arma à cara, só o lho direito tenha a mira descoberta, o esquerdo não pode ver a mira. Atire também com os dois olhos abertos.
Há uns videos que representam bem essas duas técnicas. Parecem-me bastante simples, no entanto, já esperimentei ambas e é muito imcomodativo, para quem sempre atirou sem esses condicionalismos torna-se dificil de mecanizarmos os movimentos e ter a destreza e rapidez original. Mas meu amigo o problema é nosso e se o queremos resolver temos que encontrar a melhor solução que se adapta a nós.
Boa Sorte

António Canais
Ir para o topo Ir para baixo
smarques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
smarques


Número de Mensagens : 110
Idade : 46
Localização : Castelo Branco / Lisboa
Data de inscrição : 26/03/2010

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySeg Set 12, 2011 12:49 pm

FCLARAENG escreveu:
OLA:

Quanto a atirar como a maioria de todos nós quando atiro mantenho o olho esquerdo fechado.
um abraço e obrigado pela atenção
fclara



Caro senhor



Se atira com o olho esquerdo fechado (mesmo efeito do autocolante nos oculos, mas para mim mais confortável) então não tem problema, porque o olho que vai alinhar/visualizar a fita (se conseguir, eu por vezes nem fita nem mira) é automaticamente o direito, agora se pretende atirar com os 2 olhos abertos aí sim terá que seguir os conselhos que lhe foram dados. Eu começo um Sr. que teve um problema na vista direita, como era dextro mandou efectuar uma coronha ao sr. Manuel Ricardo que lhe permite encarar a arma do lado direito tendo o mesmo efeito que se a tivesse a encarar do lado esquerdo. A coronha faz um desvia muito grande talvez um angulo de cerca de 80 graus.



Cumprimentos



Sérgio Marques
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 66
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySeg Set 12, 2011 12:52 pm

Eu também tenho esse "problema". E coloco as aspas, porque é isso mesmo, um pretenso problema. Há muitos truques (?), para contornar essa situação, mas, depois de experimentar alguns, dou-lhe apenas um conselho: ao apontar feche o olho esqº. Pois é. É tecnicamente errado, mas resolve. Depois, não dê muita importância ao facto e atire!
Nós, com os dois olhos abertos, temos uma visão tri-dimensional. Quando fechamos um dos olhos, passamos a ter visão bi-dimensional. Quer isto dizer, que temos a precepção da largura e da altura, mas perdemos a noção da profundidade.
Na caça, quando atiramos com dos olhos fechados, perdemos a noção da distância (profundidade) a que se encontra a peça. Mantemos, todavia, a noção da esqª, dtaª e altura. Claro que é um handicap, mas será compensado pela adaptação gradual e pela experiência.
As técnicas adoptadas para contornar esse problema vão desde a colocação de uma pequena barra lateral na ponta do cano, até à fita nos óculos, mas, pela minha experiência, isso só serve para atrapalhar ainda mais. Normalmente esse facto acaba por ser ultrapassado pela experiência.
Se reparar, muito dos que têm o olho dtº director e atiram à dtª, também fecham o olho esqº...
Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Cláudio


Número de Mensagens : 82
Idade : 51
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 23/08/2011

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySeg Set 12, 2011 4:13 pm

Boa tarde a todos!



Eu também sou destro a tudo e tenho o olho director esquerdo.



Tal como me foi sugerido por especialistas, comprei uma arma esquerda.

Como não conseguia seguir muito bem os coelhos "correr a mão", depressa passei a atirar à direita.



Até que um dia a atirar, a uma distância de 10 metros, a um bidão, "consegui não lhe acertar"



Para tudo!!!



Lá dei razão a quem me disse que nunca seria um bom atirador se não atirasse à esquerda...



Com a prática acabei por conseguir "encarar" e "correr a mão" com menos dificuldade.



Leva mais tempo mas fica bem feito...



Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
artmar
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
artmar


Número de Mensagens : 312
Idade : 60
Localização : Aveiro
Data de inscrição : 10/06/2010

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySeg Set 12, 2011 7:05 pm

Boa tarde confraria !!!
Aqui vai mais uma experiência de vida, digo.....uma experiência de um caçador com olho director esquerdo.
Desde que me conheço como gente, sempre chutei a bola com o pé direito, tenho mais força, mais percepção e mais sensibilidade na mão direita, contudo Deus quis que eu tivesse o olho director esquerdo. Em 1979 quando eu acabei de fazer os meus 16 anos o meu pai que uns meses antes andou por Coimbra a tratar dos meus documentos para caçar, nesse ano e na abertura de 15 de Agosto pôs-me uma arma nas mãos e toca a caçar. Logo no 1º dia as rolas e quando ele reparou que eu encostava a coronha no ombro esquerdo ficou admirado e mais tarde até um pouco fulo comigo. Dizia ele que não era assim que se pegava na arma mas sim, encostar a arma no ombro direito, com a mão esquerda no fuste, ( como ele fazia ). Sem saber e sem conhecimento nenhum dos olhos directores tentei explicar lhe que não me dava jeito por causa do olho e que não conseguia apontar, se pegasse na arma como ele dizia. O tempo foi passando e apesar de ele não achar muita graça á forma como eu pegava na arma, lá se foi acostumando ate porque comecei a dar-lhe uns bigodes.
Tive sorte em que na 1ª vez que peguei numa arma de caça o instinto superou o habito, mas sem saber ler nem escrever.
Abraço
Artmar
Ir para o topo Ir para baixo
VITORPALMILHA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
VITORPALMILHA


Número de Mensagens : 3
Idade : 45
Localização : Loures
Data de inscrição : 24/08/2011

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Ai o olho!   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySex Set 16, 2011 7:20 am

Caros amigos

A minha mulher, caçador mais viciada do que eu, tem o mesmo problema, tem o olho director esquerdo e atira à direita.
Foi aconselhada a tapar o olho director com uns óculos de tiro até se habituar e depois a fechar o olho quando atira. Segundo a teoria emanada na altura, quando fechamos um dos olhos o outro passa a ser o director.
Agora ela atira sempre com o olho fechado e consegue bons resultados. Mas teve bastante tempo para se habituar a isso.
Vou tentar que ela atira à esquerda, mas parece-me menos provável que esta solução.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
SV98
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
SV98


Número de Mensagens : 2
Idade : 46
Localização : Vila Nova de Paiva
Data de inscrição : 24/10/2011

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptySeg Out 24, 2011 2:51 pm

Boa tarde a todos,

eu tambem sou direito e o meu olho diretor é o esquerdo!!

Eu atiro com os olhos abertos!

O que faço é simples, eu utilizo uma boina e essa justa na cabeça de forma que quando encaro a arma o olho esquerdo fique tapado pela boina e não veja a mira da arma com o olho esquerdo!!

Quer dizer mesmo com os dois olhos abertos só vejo a mira ou a fita com o olho direito!!

Outra coisa foi por uma fita mais comprida!!

fiquei de tal maneira habituado que agora nem preciso de boina!

espero ter ajudado

Ups...........

Falhar a caça não é um erro é uma virtude que faz com que tenhamos a mesma peça de caça no proximos dias para falhar novamente!
Ir para o topo Ir para baixo
mikinho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
mikinho


Número de Mensagens : 18
Idade : 53
Localização : espinho
Data de inscrição : 27/09/2011

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: cross eye dominance    ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptyTer Out 25, 2011 9:15 am

Boas ,

Aqui vai a minha opinião :

Sendo eu canhoto e tendo o meu olho director o direito tinha problemas ao atirar com os dois olhos abertos .

Depois de muita pesquisa e porque a soluçao de por uma etiqueta nos oculos nao é muito pratica resolvi comprar uma mira da mara easyhit que resolve esse problema .

No fundo a mira permite que se atire com os dois olhos abertos uma vez que no meu caso o unico olho que vé o ponto de mira é o esquerdo passando este a ser o director .

O funcionamento é o seguinte a mira é um pequeno tubo ( 2,5 mm a 3 mm ) que impossibilita que o olho director " natural " visialuze a mira .

Estou muito contente com a minha e é de facil aplicaçao é só por em cima da fita e colar .

Deixo o link para que possam dar uma espreitadela .

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Tomás


Número de Mensagens : 498
Idade : 32
Localização : porto salvo
Data de inscrição : 31/01/2011

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptyTer Out 25, 2011 1:26 pm

Voce tem de atirar com os olhos abertos
Ir para o topo Ir para baixo
rpepereira
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
rpepereira


Número de Mensagens : 160
Idade : 44
Localização : Cacem
Data de inscrição : 01/08/2011

ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO EmptyTer Nov 01, 2011 6:13 pm

FCLARAENG escreveu:
OLA MALTA:

Venho colocar uma questão.

Estou no processo de obter a carta, já passei no exame inicial, só falta a LUPA.

No entanto tenho uma questão pretinente, apesar de ser dextro, tenho o olho esquerdo como olho directo, como devo escolher a arma?

1 - arma direita e atirar à direita?

2 - arma direita e atirar à esquerda?

3 - arma esqueda e atirar à esquerda?

Que factores a ter em conta tanto para armas de dois caos como semi-automaticas?

Um abraço,

Fclara.

Olá,

eu já há muitos anos que vejo pessoal com esse problema, não na caça, mas no meio Militar, a regra que sempre ouvi é treinar o olho direito...

é o mais facil pois ainda não tem vicios para atirar, acredite que em pouco tempo se vai adaptar.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty
MensagemAssunto: Re: ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO   ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» 686, 682 ou SV10???
» escolha de arma
» escolha de arma
» escolha de arma
» Escolha de arma sobrepostos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: