Caça & pesca & natureza
Treino independente ou em grupo??? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Treino independente ou em grupo??? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Treino independente ou em grupo???

Ir para baixo 
+14
beretta302
brunoferraz
Marcodatsun
zambujal
pedro eusebio
pinho
rafeirage
Monteiro 28
podengos
Nuno Miguel
Tero Lero
patrick_lgs
Stick
Henriques
18 participantes
AutorMensagem
Henriques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Henriques


Número de Mensagens : 60
Idade : 43
Localização : Alenquer
Data de inscrição : 03/12/2008

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 4:25 pm

Caros Amigos,

Venho por este meio saudar-vos e aproveitar para enviar os melhores cumprimentos a todos os foristas.

A questão que levanto, prende-se com o treino de cachorros.

Na minha opinião o treino de cachorros deve ser efectuado de forma individual e não de forma colectiva.

Na medida em que achamos que o cachorro já aufere das capacidades de conseguir achar e seguir um coelho, aí deve ser introduzido no treino colectivo.

Fico a aguardar a Vossa Opinião.
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 4:40 pm

É um tema que tem o seu quê...
Eu acho que à medida que evolui deve ser introduzido em grupo. Mas há cães que, por falta de estímulo ou qualquer outra coisa abrem mais os olhos e despertam mais para a caça se observarem e andarem atrás dos outros numa 1ª fase (que não deve ser mais que 2 ou 3 treinos). Já nem falamos de mães e filhos, que não se podem dispensar um ao outro numa fase inicial.
No fundo, depende das características de cada animal, acho eu. Mas por norma concordo que a 1ª fase, até ao vício estar mesmo no corpo, deve ser o mais independente possível.
Saudações Treino independente ou em grupo??? Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 5:58 pm

Excelente tema.

Bem isto vai um pouco da experiencia e do sucesso de cada um.

Inicialmente,eu gosto de iniciar os cachorros sozinhos. Isto é, as primeiras saídas no campo serão sempre sozinho ou só cachorros. Para irem interagindo com a natureza e descobrirem os cheiros.

Depois faço uma ou 2 sessões com um coelho vivo. E deixo o cão à vontade sem pressão, mas sempre a dar-lhe confiança.

Após essas sessões faço mais umas saída ao campo com umas peles de coelho bravo e espalho rasto e deixo eles brincarem com as peles.

So depois é que faço o resto das saídas com a mãe ou outro adulto. Para aprenderem por imitação.


No fundo, ponho em pratica o que acontece na natureza com os filhotes de raposa por ex.

Primeiro à uma fase em que ficam na toca mas exploram a pouco e pouco o que os rodeia. Depois à as brincadeiras com insectos e finalmente seguem a mãe para um dia mais tarde imita-la Treino independente ou em grupo??? 739466
Ir para o topo Ir para baixo
Tero Lero
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Tero Lero


Número de Mensagens : 112
Idade : 40
Localização : Carviçais (Torre de Moncorvo), Mirandela
Data de inscrição : 31/03/2009

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 6:07 pm

Obviamente que depende da raça, e se vão ou não caçar em matilha!

Se forem perdigueiros, qualquer que seja a raça, acho que deve ser um treino isolado.

Se forem cães de rasto, devem ser acompanhados por um Podengo, daqueles velhos e sabidos!

Se forem Podengos, diria dia sim, dia não, ou seja um dia sós, outro acompanhados, acompanhados por não mais de dois cães, mas esta do dia sim dia não só até aos 4 meses, a partir daí sempre acompanhados.

Um pequeno aparte ou talvez, com o que tenho observado ao longo dos tempos, fico sempre com a sensação que os Machos são melhores "Professores" que as Fêmeas, concordam, ou não?
Ir para o topo Ir para baixo
http://tempodoavesso.blogspot.com/
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 6:16 pm

eu até diaria o contrario mas isso é relativo cada um tem experiencias diferentes e uns ja tiveram boas experiencias duma maneira e outros de outras maneiras. eu gosto de sair com eles sozinhos primeiro mas a cadela que tenho cerdosa com um ano e meio raramente saio sozinha ematilhou logo bem e fez se boa assim a caçar sempre com os mais velhos, demorou mais um bocadinho mas resultou de igual modo. estas conversas sao todas muito relativas... assim como o meu padrinho nunca mostra coelho manso e tem la um macho magnifico a latir. ja podem ver que isto nos caes nao ha regras. sao muitos os factores para um cao se fazer bom: sangue, alegria, vivacidade, teimosia(um bom bocado), nervoso, laticar, saudavel, nao ser maricas, pois muitos ao inicio têm medo de sair e até tem medo quando os outros andam com muita pedalada e passam ao pé deles encolhem-se, nao ter medo de barulhos...estava aqui muito tempo a enumerar coisas boas que um cao deve ter.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 7:30 pm

Tero Lero escreveu:

Um pequeno aparte ou talvez, com o que tenho observado ao longo dos tempos, fico sempre com a sensação que os Machos são melhores "Professores" que as Fêmeas, concordam, ou não?

Eu concordo plenamente... Treino independente ou em grupo??? 753366 Treino independente ou em grupo??? 688738
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 7:38 pm

Sei que a maioria gosta de femias eu só posso dizer uma coisa um macho é sempre um macho claro que por vezes começa a caçar mais tarde mas depois de começar não à melhor .A respeito o treino de cachorros também os levo de inicio sozinhos e depois com um bom cão nunca levo mais de um cachorro treinos curtos deixar o cão velho encontrar o coelho e depois acaba o treino nesse dia ..e no outro dia a mesma coisa e o longo dos meses aumentar o tempo .. Treino independente ou em grupo??? 688738
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 7:42 pm

caes ematilham pior, pelo que vejo.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 8:24 pm

Nuno Miguel escreveu:
caes ematilham pior, pelo que vejo.
Treino independente ou em grupo??? Confused Treino independente ou em grupo??? Confused Treino independente ou em grupo??? Confused Treino independente ou em grupo??? Suspect Treino independente ou em grupo??? Suspect Treino independente ou em grupo??? Suspect

Generalizar dessa forma ...acho que é errado. Caço ao coelho há mais de 20 anos e não posso concordar.

Os podengos são cães que por natureza caçam em matilha. A prova disso é o laticar...que serve para avisar o resto da matilha. Dentro da matilha existem muitas vezes uma hierarquia entre os cães, que muitas veses passa despercebida ao dono.

Mas lá está...cada um fala e expõe a sua opinião com base na sua experiencia.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 8:40 pm

claro assim como eu gosto mais de cadelas e outras pessoas mais de machos mas uma coisa é certa nunca vi uma matilha so de machos e o resto ja vi muita vez.
Ir para o topo Ir para baixo
Monteiro 28
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Monteiro 28


Número de Mensagens : 440
Idade : 43
Localização : Sintra
Data de inscrição : 05/12/2009

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 8:42 pm

Eu pessoalmente treino os cachorros umas vezes sosinhos outras com um cão mais velho
mas tento sempre mais com o cachorro sozinho , para ele ter que procurar se ñ ele mete-se a mama
do outro e ñ procura.


em relação a caes ou cadelas eu pessoalmente so tenho caes ao menos qando chega a altura da caça
ñ me preocupo se alguma esta prenha ou saida Treino independente ou em grupo??? 739466
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 9:02 pm

bem já foi dito, mas... para mim o treino deve ser no inicio até 3 individuos novos não gosto por sistema treinar um de cada vez para terem a noção de matilha, pois podem se a abituar a caçar sozinhos e a não ir ao latir. Kd um evoluir mais que os outros não o levar com os mais atrasados sistematicamente para os outros terem mais oportunidade de achar. No fim dar-lhe a equipa principal para dar andamento e e ver o que realmente ensinamos em comparação com os velhinhos.
Ir para o topo Ir para baixo
pinho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
pinho


Número de Mensagens : 205
Idade : 48
Localização : aveiro
Data de inscrição : 11/03/2010

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: treino de cachorros ao coelho   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 9:42 pm

boa noite amigos
eu costumo a quando os cachorros teem uns tres meses mostrar-lhes uns coelhos mansos ate eles se interessarem, quando mostrarem interesse começo a sair para o mato, por exemplo um silvado pequeno perto de umas terras de cultivo ou perto de umas casas, e vao ver que o cachorro quando sentir um rasto fresco começa a entrar, a partir dai é treino todos os dias ou sempre que se poder.
quando os cachorros ja sabem ao que andam é que os ponho com os outros caes a caçar
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 9:50 pm

acho que já foi dito tudo e todas as opiniõs são válidas. é tudo muito relativo .....mas acho que o mais importante é os cachorros saírem para o campo o maior numero de vezes possivel ,onde aja rasto de coelhos. Treino independente ou em grupo??? 753366
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 10:11 pm

Monteiro 28 escreveu:


em relação a caes ou cadelas eu pessoalmente so tenho caes ao menos qando chega a altura da caça
ñ me preocupo se alguma esta prenha ou saida Treino independente ou em grupo??? 739466

Já somos dois Treino independente ou em grupo??? 600400
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: treino independente ou em grupo   Treino independente ou em grupo??? EmptyQui Abr 22, 2010 10:15 pm

o macho quando e bom e sempre melhor que a cadela e mais resistente mas e melhor em todos os sentidos os cachorros quando teem sangue ao fim de 3 ou 4 vezes de sairem onde haja rasto começam logo a procurar sozinhos nao precisam de mostrar coelhos e saem muito melhores quando nao se mostra coelhos podem crer teem e de sair muita vez de principio logo ao amanhecer ou de noite quando começam a procurar e a achar rasto e a dar ao rabo e a entrar no mato passa-se a ir a horas sem rasto para os obrigar a procurar e depois e ter sorte que ele esbarre com algun orelhudo e a partir dai nunca mais para mas nisto tudo o principal e os sangues bons sangues significa bons caes e nao a volta a dar
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptySex Abr 23, 2010 7:49 am

adoro este tema Treino independente ou em grupo??? Lol

em relação a "machos"
Conheço alguns caçadores que caçam com matilha só de machos, não podem é ter femeas nem em casa, é muito bom caçar só com machos não tem "cio" logo podemos caçar a epoca toda com a mesma matilha sem baixas, logicamente não dá para tirar filhos, é o unico "senão" que vejo.

Em relação ao treino de cachorros...
Acho que conforme a raça se deve prever um treino, um cão de rasto, convem que seja treinado sozinho e só metido com outros quando já riscar no rasto, pk? são cães de matilha por natureza e caso andem a ser treinados com outros vão seguir o rasto...dos cães mais velhos e não o do coelho como pretendemos, primeiro devemos mete-los a seguir sozinhos e depois facilmente matilham, para alem de matilhar o treino com cães mais velhos vai ajuda-los a seguir mais rapidamente....onde o cachorro fica enrolado o cão velho indica o caminho certo.
em cães de levante, nomeadamente os podengos, ai o treino na minha opinião deve ser alternador, desde sozinhos os primeiros treinos e depois alternando em treino sozinho e em grupo, os treinos sozinhos não podem ser em demasia caso contrario o cachorrovai se tornar individualista, em grupo tambem não se pode exagerar caso contrario deixa de procurar e começar a ficar dependente do trabalho dos outros.


agora uma coisa que já disse neste forum, "não existe regras para o ensino, cada cão é um cão, e cabe a nos conseguir entender aquilo que o cão precisa de forma a torna-lo o mais prefeito possivel, e a limar os seus defeitos" -isto não depende só do cão depende muito de nos, bons sangues em más mãos é sinal de cão perdido.
quando digo más mãos não estou a dizer que não treinam, até podem treinar muito mas não sabem entender os cães, isso ganha-se com a experiencia e com o contacto quer com os cães como com "caçadores" não é com "transportadores de espingarda"
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptySex Abr 23, 2010 10:02 am

Ja foi tudo dito.
Para mim nem 8 nem 80.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptySex Abr 23, 2010 10:44 am

Eu só tenho podengas. Nunca tive problemas. Caço com cadelas com o cio... e se tivesse um cão lá no meio, não o poderia fazer...

Cães alfa são sempre um problema, e cadelas lideres são exemplos...

As cadelas fazem-se mais cedo que os cães, e mesmo em adultas são mais concentradas no trabalho... não andam com preocupações de urinar em cada pé de mato que vêm.

Cadelas ematilham mais facilmente, e caçam em conjunto, sem competir, mas a entreajudar,,,,

E tenho o canil junto a casa... pelo que sempre que uma cadela se saisse... eu não dormia...

O unico cão macho que tenho, e não está em minha casa, é um breton. É um espectáculo a caçar... no entanto, assim que o tiro do atrelado, tenho que lhe meter uma trela e mante-la até estar longe dos outros, senão, é o primeiro que aparecer, é o primeiro com que ele se pega......


Relativamente ao treino, eu faço-o sempre em conjunto... em primeiro lugar, para as cadelas se conhecerem umas às outras, depois para os cachorros se habituarem à confusão de terem outros cães a correr e a ladrar junto a eles...
E principalmente, para cedo começarem a sentir a excitação de correr atrás dos coelhos conjuntamente com outros cães... uma cachorra que ouça 5 ou 6 vezes a "sinfonia podengueira"... a seguir vai laticar tambem...

... mas esta é a minha modesta opinião...
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: treino independente ou em grupo   Treino independente ou em grupo??? EmptySex Abr 23, 2010 10:59 am

amigo bereta nao esteja muito certo das cadelas se fazerem primeiro eu conheço caes bem novos dao baile em cadelas da mesma idade e como o marco diz o sangue e que interressa e depois a maneira de ensinar e depois a intensidade dos treinos na base dos treinos e que esta o segredo para fazer bons caes e nao pensem que e so sair com o cao se fosse assim toda a gente tinha caes bons e nao e assim
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptySex Abr 23, 2010 11:02 am

As cadelas normalmente são mais precoces e os machos um pouco mais briguentos mas também mais rijos. Machos tive poucos mas já tive dois que não me importava de os voltar a ter.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptySex Abr 23, 2010 1:56 pm

Vou tentar esclarecer a minha modesta opinião:

Obviamente, e isto parece-me consensual, tão bons a caçar são os cães como as cadelas... claro que estamos perante uma questão indivídual, que carece de analise às caracteristicas de cada animal "per si".

No entanto, e se quizerem, apelidarei isto condições "extra venatórias", vejo grandes vantagens entre trazer a caçar uma matilha meramente com femeas, relativamente a uma de/ou com machos.

Mas isto é uma opinião propria minha, sujeita ao contraditório.

Abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptySex Abr 23, 2010 1:59 pm

Os machos têm a vantagem de não andarem com o cio no tempo da caça, podemos sempre contar com eles. Os meus deicharam de ser briguentos, arrangei um canil maior e estão sempre juntos, de inicio foi complicado. Valeu uma ida ao veterinário para um ser cozido, mas agora têm um lider e já para aí à dois anos, altura em que tomei esta medida nunca mais tive problemas.
Ir para o topo Ir para baixo
Delgado
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Delgado


Número de Mensagens : 42
Idade : 43
Localização : montalegre
Data de inscrição : 30/11/2009

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptySex Abr 23, 2010 4:05 pm

O treino ser independente ou em grupo, na minha opinião é indiferente
Digo isto pela experiência que tenho, pois os meus çães sempre foram habituados desde pequenos a ir para o monte com o gado. Há uns anos atrás andavam todo o ano no monte e era costume passarem dois, três dias sem virem para casa e quando chegavam pareciam palitos. Aconteçe que as coisas mudam e hoje em dia se se quer ter caça tem-se que acabar com certos comportamentos menos próprios, que eu aliás reconheço e por isso deixei de ter os cães soltos todo o ano, principalmente na época do defeso. Ainda assim reconhço que quando se criam cachorros existe uma vontade muito forte em saber aquilo que vão dar pelo que, ainda costumo ter sempre à solta dois três cachorros até saberem aquilo que andam a fazer no monte.
Agora, acreditem que vai sempre um com o gado para o monte e aprende exactamente igual se for acompanhado ou não. Facto é que, o que precisam de ver é caça e começarem-se a entusiasmar. A maior parte das vezes quando vão com o rebanho e rara a vez que não se levanta um coelho ou uma lebre à frente do rebanho que os cachorros não vejam. e assim que se começa a agudizar o instinto.
O que eu nunca deixo fazer é irem dois ou mais cachorros para o monte porque assim só querem é brincadeira.
Devo também dizer que ao começar a caça os cães novos matilham sempre, acudindo sempre àquele que começar a "cantar" isto porque é o seu instinto base (caçar em matilha).
o inconveniente que aconteçe é que normalmente os cães (machos) fazem-se mais independentes e não obedeçem tanto. os cães (machos ou femeas) também ficam muito mais largos mas isso é o menos porque onde caço (na minha opinião) os cães tem de caçar largo e irem por eles ao meio do mato enquanto uma pessoa aguarda nos caminhos, nas abertas a aguradar em silêncio que o coelho passe. porque se assim não fosse preferia dar a arma aos cães e procurar eu...
cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? EmptySáb Abr 24, 2010 11:13 pm

amigos gostava de dar a minha opiniao mas eu ainda a poucos dias tambem perguntei como e se devia treinar mas estou aprender com vosses Treino independente ou em grupo??? 688738 Treino independente ou em grupo??? 739466
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
Conteúdo patrocinado





Treino independente ou em grupo??? Empty
MensagemAssunto: Re: Treino independente ou em grupo???   Treino independente ou em grupo??? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Treino independente ou em grupo???
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» treino de podengos
» treino
» Treino
» A minha matilha
» Treino

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: